lÍngua portuguesa - claudio borba :: … · web view(santa casa/sp) instruções para as questões...

39
QUESTÕES DE COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL DE CONCURSOS ANTERIORES 108) (FESP/RJ/98) No fragmento “Lembre-se leitor como se fez gente...”,o conectivo em destaque expressa: a) conformidade; b) comparação; c) intensidade; d) causa; e) modo. 109) (FISC.TRIB/98) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo: As transformações tem passado a sociedade parecem condenar o homem uma existência num mundo dominado pela máquina. a) porque — à b) por que — à c) porque — a d) por que — a 110) (FR-ISS-FJG/03) “Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura. A sua elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social.” Em cada alternativa abaixo, os dois períodos do texto acima citados são reescritos, de tal maneira que passem a constituir um único período. A nova redação não respeita o sentido original do texto na seguinte alternativa: a) Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura, sendo lenta e imperceptível sua elaboração, visto que feita espontaneamente pela vida social. b) Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura, porquanto sua elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social. c) Fatos sociais, decorrentes de elaboração lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social, são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura. d) Fatos sociais, cuja elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social, são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura. 111) (FTE-ESAF/PA/02) Assinale a opção em que a seqüência preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o coeso e coerente. A literatura _(1)_ desenvolvimento econômico do último quarto de século nos dá um exemplo meridiano desse papel diretor dos mitos nas ciências sociais: pelo menos 90% do que aí encontramos _(2)_ funda na idéia que se dá por evidente, segundo _(3)_ o desenvolvimento econômico, tal qual vem sendo praticado pelos países que lideraram a revolução industrial, pode ser universalizado. Mais precisamente: pretende-se que os padrões de consumo da minoria da humanidade, que atualmente vive nos países altamente industrializados, são acessíveis _(4)_ grandes massas de população em rápida expansão que formam o chamado Terceiro Mundo. Essa idéia constitui, seguramente, uma prolongação do mito do progresso, elemento essencial na ideologia diretora da revolução burguesa, dentro _(5)_ se criou a atual sociedade industrial. (FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento Econômico, p. 8)

Upload: trinhcong

Post on 12-Feb-2019

235 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

QUESTÕES DE COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL DE CONCURSOS ANTERIORES

108) (FESP/RJ/98) No fragmento “Lembre-se leitor como se fez gente...”,o conectivo em destaque expressa:

a) conformidade;b) comparação;c) intensidade;d) causa;e) modo.

109) (FISC.TRIB/98) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo: As transformações — tem passado a sociedade parecem condenar o homem — uma existência num mundo dominado pela máquina.

a) porque — àb) por que — àc) porque — ad) por que — a

110) (FR-ISS-FJG/03)“Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura. A sua elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social.”

Em cada alternativa abaixo, os dois períodos do texto acima citados são reescritos, de tal maneira que passem a constituir um único período. A nova redação não respeita o sentido original do texto na seguinte alternativa:

a) Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura, sendo lenta e imperceptível sua elaboração, visto que feita espontaneamente pela vida social.b) Fatos sociais são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura, porquanto sua elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social.c) Fatos sociais, decorrentes de elaboração lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social, são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura.d) Fatos sociais, cuja elaboração é lenta, imperceptível e feita espontaneamente pela vida social, são criações históricas do povo, que refletem os seus costumes, tradições, sentimentos e cultura.

111) (FTE-ESAF/PA/02) Assinale a opção em que a seqüência preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o coeso e coerente.

A literatura _(1)_ desenvolvimento econômico do último quarto de século nos dá um exemplo meridiano desse papel diretor dos mitos nas ciências sociais: pelo menos 90% do que aí encontramos _(2)_ funda na idéia que se dá por evidente, segundo _(3)_ o desenvolvimento econômico, tal qual vem sendo praticado pelos países que lideraram a revolução industrial, pode ser universalizado. Mais precisamente: pretende-se que os padrões de consumo da minoria da humanidade, que atualmente vive nos países altamente industrializados, são acessíveis _(4)_ grandes massas de população em rápida expansão que formam o chamado Terceiro Mundo. Essa idéia constitui, seguramente, uma prolongação do mito do progresso, elemento essencial na ideologia diretora da revolução burguesa, dentro _(5)_ se criou a atual sociedade industrial.

(FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento Econômico, p. 8)

(FTE-ESAF/PA/02) Leia o texto abaixo para responder à questão 112.

Não é preciso ser adepto da tradição intelectual para reconhecer os inconvenientes da praxe de preterição do influxo interno, a que falta a convicção não só das teorias, mas também das suas implicações menos próximas, de sua relação com o movimento social conjunto, e da relevância do próprio trabalho e dos assuntos estudados. Percepções e teses notáveis a respeito da cultura do país são decapitadas periodicamente, e problemas a muito custo identificados e assumidos ficam sem o desdobramento que lhes poderia corresponder. O prejuízo acarretado pode se comprovar pela via contrária, lembrando a estatura isolada de uns poucos escritores como Machado de Assis, Mário de Andrade e hoje, Antônio Cândido, cuja qualidade se prende a este ponto.

(SCHWARZ, Roberto, Cultura e política, p.110)

1 2 3 4 5a) de cerca do o na qual a de queb) cerca do lhe em que as de quale) acerca do se a qual às da quald) a cerca de lhes em qual as em quale) de cerca do se o qual à em que

Page 2: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

112) Assinale a opção que continua o texto de forma coesa e coerente.

a) Com aquela praxe de conciliar o estrangeiro com o autóctone, a convivência familiar e estabilizada entre concepções em princípio incompatíveis esteve no centro da inquietação ideológico-moral do Brasil desde sempre.

b) A certos intelectuais tal herança colonial de preocupar-se apenas com o que vem do próprio país parecia um resíduo que logo seria superado pela marcha desse progresso.

c) Outros intelectuais viam naquele movimento o país autêntico, o Brasil genuíno, original, o berço a ser protegido e preservado contra imitações absurdas.

d) A nenhum deles faltou informação nem abertura para a atualidade. Entretanto, souberam retomar criticamente o trabalho dos predecessores, entendido não como peso morto, mas como elemento dinâmico, subjacente às contradições contemporâneas.

e) Outros ainda desejavam harmonizar esse progresso com trabalho escravo, para não abrir mão de nenhum dos dois e outros mais consideravam que esta conciliação já existia e era desmoralizante.

(Adaptado de SCHWARZ, Roberto. Cultura e política)

113) (FT-NIT.-UFRJ/02) “É muito difícil dizer alguma coisa sobre Paulinho da Viola que já não tenha sido dita.”

Dentre as transformações impostas a esta frase, a que lhe modifica o sentido original é:

a) É muito difícil que se diga alguma coisa sobre Paulinho da Viola ainda não dita.

b) É muito difícil dizer alguma coisa sobre Paulinho da Viola que já se não tenha dito.

e) É dificílimo alguém dizer alguma coisa sobre Paulinho da Viola que já não dissera.

d) É muito difícil dizer alguma coisa sobre que Paulinho da Viola não tenha ainda dito.

114) (FT-NIT.-UFRJ/02) “Porém dois aspectos de sua personalidade artística parecem sobressair em meio à riqueza de sua obra.”

Dentre as modificações impostas a essa frase nas alternativas baixo, a que se revela gramaticalmente inaceitável é:

a) Porém parece que dois aspectos de sua personalidade artística sobressaem em meio à riqueza de sua obra.

b) Porém dois aspectos de sua personalidade artística parece sobressaem em meio à riqueza de sua obra.

c) Porém parecem sobressaírem dois aspectos de sua personalidade artística em meio à riqueza de sua obra.

d) Porém parecem sobressair em meio à riqueza de sua obra dois aspectos de sua personalidade artística,

115) (FUVEST/SP) Marque a frase em que o pronome relativo está empregado corretamente:

a) E um cidadão em cuja honestidade se pode confiar.

b) Feliz o pai cujo os filhos são ajuizados.

c) Comprou uma casa maravilhosa, cuja casa lhe custou uma fortuna.

d) Preciso de um pincel delicado, sem o cujo não poderei terminar meu quadro.

e) Os jovens, cujos pais conversei com eles, prometeram mudar de atitudes.

116) (FUVEST/SP) Ele lutou pela vitória, de sorte que foi recompensado.Comece com: Ele foi recompensado,...

a) à medida que;

b) depois que;

c) uma vez que;

d) se bem que;

e) contanto que.

Page 3: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

117) (FUVEST/SP) É provável que os hotéis estejam cheios, visto ter aumentado muito, ultimamente, o número de turistas.Comece com: O número de turistas aumentou...

a) entretanto;

b) embora;

c) uma vez que;

d) sem que;

e) em conseqüência

118) (FUVEST/SP) No entanto, o amigo, que lhe prometera chegar cedo, só apareceu à noite. Comece com: O amigo só apareceu...

a) pois que;

b) mesmo que;

c) não obstante;

d) enquanto;

e) ao passo que.

119) (FUVEST/SP) Espere até a tarde, que ele aparecerá.Comece com: Ele aparecerá...

a) assim que;

b) quando;

c) para que;

d) enquanto;

e) portanto.

120) (FUVEST/SP) A continuar esse frio, acabaremos enregelados. Comece com: Acabaremos enregelados...

a) que;b) porque;c) enquanto;d) quando;e) se.

121) (FUVEST/SP) Sabendo-se observada, voltou-lhe o desconforto. Comece com: Voltou-lhe o desconforto...

a) por saber-se;

b) mesmo que se soubesse;

c) não obstante saber-se;

d) à medida que se sabia;

e) embora se soubesse.

122) (FUVEST/SP) “Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade.”

O segmento destacado poderia ser substituído, sem alteração do sentido da frase, por:

a) desde que imponhas.

b) se bem que impões.

c) contanto que imponhas.

d) conquanto imponhas.

e) porquanto impões.

123) (ICE-TCE-ESAF/00) Leia os dois trechos adaptados da ‘Carta de São Luís” (24/09/1993) e, em seguida, marque a frase que estabelece a ligação coesiva entre eles.

Os Tribunais de Contas do Brasil, reunidos em São Luís — Maranhão, realizaram seu XVII Congresso, esgotando uma agenda voltada para o aperfeiçoamento, seja dos métodos, seja dos resultados, que dêem plenitude ao cumprimento das insubstituíveis funções que a Constituição Federal de 1988 lhes outorgou.

[................................................................................]

esta agenda impregnou os trabalhos com inarredáveis preocupações com o futuro imediato da Pátria, conduzindo ao enunciado de valores cuja caracterização materializa uma contribuição que os Tribunais de Contas do Brasil se consideram obrigados a oferecer.

a) Porquanto seja por essas considerados plenos,

Page 4: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

b) Inobstante as demandas do referido tribunal,

c) Não obstante a gravidade da crise que exaure o País,

d) E contrapondo-se-lhes,

e) E, por via de conseqüência, da própria Lei Magna,

124) (ICMS/SP/02) A primeira parte do 3º parágrafo, reescrita no passado, apresenta-se correta quanto à correlação entre os verbos em:

a) Os políticos costumaram ser rigorosos na aprovação de leis para o resto da sociedade, mas tendiam a redigir textos mais compreensivos quando o que estava na mira são os próprios deslizes.

b) Os políticos costumam ser rigorosos na aprovação de leis para o resto da sociedade, mas tenderam a redigir textos mais compreensivos quando o que estivesse na mira fossem os próprios deslizes.

c) Os políticos costumavam ser rigorosos na aprovação, de leis para o resto da sociedade, mas tendiam a redigir textos mais compreensivos quando, o que estava na mira eram os próprios deslizes.

d) Os políticos costumaram ser rigorosos na aprovação de leis para o resto da sociedade, mas tenderiam a redigir textos mais compreensivos quando o que estiver na mira forem os próprios deslizes.

e) Os políticos costumavam ser rigorosos na aprovação de leis para o resto da sociedade, mas tenderiam a redigir textos mais compreensivos quando o que estiver na mira forem os próprios deslizes.

125) (ICMS/SP/02) “Numa cidade onde falta Verdade, Honra e Vergonha.”Mantendo-se a mesma relação gramatical e de sentido, o pronome “onde” poderia ser substituído por:

a) aonde.b) que.e) de que.d) em que.e) cuja.

126) (ICMS/SP/02) A frase “Observe-se, na prática, como a coisa funciona “. reescrita de forma objetiva e de acordo com as prescrições da norma culta, equivale a

a) Veja-se, na prática, a forma como a lei é aplicada.

b) Tratam-se de perceber, na prática, as aplicações da lei.

c) Note-se como o negócio acontece na prática.

d) Considere-se os procedimentos adotados na prática.

e) Perceba-se como acontece as coisas na prática.

127) (IP/SP/00) Preencha corretamente as lacunas do texto.

“A colocação _____ tanto aspirávamos, _____ vantagens já vos falamos, obedece _____ um longínquo e profundo planejamento.”

a) a qual - em cujas - à

b) que - de suas - a

c) a que - de cujas - a

d) à qual - cujas - a

128) (IPLAN-RIO-FJG/01) Dentre as modificações impostas a cada trecho do texto abaixo transcrito, a que NÃO corresponde ao significado original é:

a) Pela sua incalculável empatia com o grande público (...). Por sua incalculável empatia com o grande público.

b) Noel não é o compositor de uma nota só, nem o criador de uma estrutura musical solitária e passe-partout.Noel não é o compositor de uma nota só, nem o criador de uma estrutura musical insulada e passe-partout.

c) (...) e seus discos, fitas e cedês desaparecem como por encanto das prateleiras das lojas do ramo, vorazmente consumidos pelos fãs.

Page 5: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

(...) e seus discos, fitas e cedês desaparecem como por encanto das prateleiras das lojas ramificadas, vorazmente consumidos pelos fãs.

d) A despeito das muitas parcerias que aceitou ou ofereceu, a criatividade excepcional de Noel Rosa é a responsável direta por sua permanência na história da música popular brasileira.Não obstante as muitas parcerias que aceitou ou ofereceu, a criatividade excepcional de Noel Rosa é a responsável direta por sua permanência na história da música popular brasileira.

Texto LP-II

Geração liberal — aplauso ou degola?

Às vésperas do terceiro milênio, labirintos misteriosos da ciência e doenças outrora incuráveis vêm sendo desvendados. Mas, à medida que se desenvolve, o século da urgência expõe à guilhotina famílias inocentes, desnorteadas com o constante processo de mudanças sociais por que passamos.

Depois do período de ditadura militar brasileiro, de 1964 a 1979, o excesso de liberdade e a falta de rigidez na instrução dos filhos surgem como conseqüência da repressão e do autoritarismo que os pais vivenciaram décadas atrás. As não raras cenas de hoje de violência e injustiça também contribuem para a degradação da família. Habituadas ao cotidiano de assaltos, brigas e seqüestros, as crianças levam para dentro dos próprios lares atitudes agressivas — espelho do mundo moderno.

Grande parte dessa culpa atribui-se, ainda, à necessidade de nossa era consumista, que mantém os pais longe de casa, pois o trabalho, colocado em primeiro plano, absorve-lhes bastante tempo. Para compensar a carência afetiva a que estão sujeitos seus filhos, os pais tentam, por meio de dinheiro, recuperar a integração em casa; compram-lhes brinquedos, roupas e calçados da moda.

Assim, o progresso tecnológico, com um riso irônico, lega aos homens seus inventos mirabolantes, mas debocha do crescimento desordenado e rápido de uma sociedade contraditória, que se moderniza cientificamente, mas regride no âmbito dos valores morais. E preciso que se descubra o que toma o homem inerme diante de tal situação, para que se possa resgatar a união e a identidade da instituição família, pois ainda há tempo para se evitar a degola da mesma.

Lisiane Schneider. Desmistificando a redação.Florianópolis: Pailoti, 1997, p. 75 (com adaptações).

129) Julgue os itens abaixo, que constituem reescrituras de trechos do texto LP-II, quanto à correção gramatical e à manutenção do sentido original das idéias apresentadas no referido texto.

1) Linhas de 1 a 6: Os labirintos misteriosos da ciência entre eles a cura para doenças outrora incuráveis, vêm sendo desvendados às vésperas do terceiro milênio. Mas à proporção que o século da urgência se desenvolve, expõe à guilhotina famílias inocentes e desnorteadas com o constante processo de mudanças sociais porque passamos.

2) Linhas de 7 a 10: O uso excessivo da liberdade e a falta de rigidez na instrução dos filhos surgem como conseqüências da repressão e do autoritarismo que os pais vivenciaram há anos, durante o período da ditadura militar (1964 a 1979), no Brasil.

3) Linhas de 16 a 19: Para satisfazer à nossa necessidade de consumistas, que nos mantêm longe de casa, atribuímos grande parte de nossa culpa ao trabalho, colocado em primeiro plano, absorvendo-nos bastante tempo.

4) Linhas de 19 a 22: Para compensar a carência afetiva de seus filhos, os pais tendem a recuperar, por meio de dinheiro a integração familiar:compram-lhes roupas, brinquedos, e calçados da moda.

5) Linhas de 27 a 30: E preciso descobrir o que torna o homem impávido diante de tal situação, para que se possam resgatar a união e a identidade da instrução familiar, contra cuja destruição ainda há tempo de se lutar.

130) (Mec-Provão)

I. O assédio em si trás no meio um poder aquisitivo escondendo ao trabalho, assim podendo fazer e refazer, adicionando o sentido, junto a essa conduta de mulher ideal, Não querendo ser prejudicial ao método agressivo, mas ao jeito decisivo a maneira pela força que o traz da forma de se agir, A teimosia circunstancial vem devido ao exotismo da participação com credibiloso contraste à elevacidade do adultério da simples cena de uma turbulência a um ser precioso.

Trecho de dissertação de um aluno de ensino médio

Page 6: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

II. A safra pertenceu originalmente a um sultão que morreu em circunstâncias misteriosas, quando urna mão saiu de seu prato de sopa e o estrangulou. O proprietário seguinte foi um lorde inglês, o qual foi encontrado certo dia, florindo maravilhosamente numa jardineira. Nada se soube da jóia durante algum tempo. Então, anos depois, ela reapareceu na posse de um milionário texano que se incendiou enquanto escovava os dentes.

Woody Allen, Sem plumas

a) O texto I é incoerente, pois não faz sentido no contexto em que foi escrito.

b) O texto I e o texto II são incoerentes, qualquer que seja o contexto imaginado para sua interpretação.

c) O texto I é coerente: dada sua finalidade, as relações de sentido tornam-se claras.

d) Os textos I e II são coerentes: dada sua finalidade, as relações de sentido tornam-se claras.

e) O texto II é incoerente, pois faz referência a acontecimentos que contrariam a lógica de qualquer mundo imaginável.

131) (MPERJ-UFRJ/01) “Este é o time cuja torcida já agrediu o jogador brasileiro”; este segmento do texto é fruto da união das duas orações seguintes:

a) Este é o time / A torcida deste time já agrediu o jogador brasileiro;

b) Este é o time / o jogador brasileiro já foi atingido pela torcida deste time;

c) A torcida já agrediu o torcedor brasileiro / Esta é a torcida deste time;

d) A torcida já agrediu o jogador brasileiro / Este é o time cuja;

132) (MPERJ-UFRJ/01) “...pois moedas não resgatam a dignidade.”; reescrevendo-se este segmento do texto, mantendo-se o seu sentido original, a única forma INADEQUADA é:

a) visto que a dignidade não é resgatada por moedas;

b) porque moedas não são o resgate da dignidade;

c) porquanto a dignidade não se resgata com moedas;

d) já que por moedas não é resgatada a dignidade;

e) pela razão de que a dignidade não é resgatada por moedas.

(MPOG-ESAF/00)

Após a devastação geral provocada pelo neoliberalismo triunfante, firma-se, em todos os continentes, a convicção de que o capitalismo substitui, aos poucos, o Estado totalitário como o principal adversário da democracia e dos direitos humanos. Para suscitar a esperança é preciso, pois, urgentemente, apontar à humanidade as vias de resistência a esse seu inimigo irreconciliável. Elas passam por um esforço combinado de reconstrução, tanto na cúpula quanto na base do edifício social. Na cúpula, trata-se de instituir a supremacia do poder político sobre as forças econômicas, tanto na esfera nacional quanto na internacional.

(Fábio Konder Comparato, Folha de S. Paulo, Mais!, 31/12/2000)

135) Assinale a opção que constitui uma seqüência coesa e coerente para o texto acima.

a) Porquanto, em janeiro de 2001, ao mesmo tempo que os mais ricos vão se reunir, como fazem todos os anos, em Davos (Suíça), Porto Alegre acolherá os participantes do Primeiro Fórum Social Mundial.

b) O caminho que conduz essa justiça é um só: fortalecimento do poder político, com efetiva participação e controle popular, ou seja, a soberania dos povos (não dos Estados nem dos grandes grupos empresariais), com o integral respeito aos direitos humanos. Em suma, a boa e verdadeira democracia.

c) Bem como um número crescente de movimentos e associações articula-se para denunciar, nas ruas e praças de todo o globo, a ação predatória das grandes organizações internacionais que regulam as finanças do mundo.

d) Conquanto, nunca, em toda a história das civilizações, uma sociedade política foi militarmente tão poderosa quanto os EUA o são hoje. Seu orçamento militar é 12 vezes superior à soma de todos os demais orçamentos do mundo.

Page 7: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

e) Uma desproporção comparável se desenvolve em termos de preponderância militar e capacidade de espionagem graças ao concurso de vários satélites de transmissão, 50.000 especialistas em informática e macrocomputadores que processam 95% das telecomunicações que se fazem nos diversos países.

(MPOG-ESAF/00)

Embora, desde 1983, tenham sido criados diversos programas de assistência e de recuperação dos bancos estaduais, a maioria destes continuou a conviver com dificuldades operacionais e patrimoniais, as quais acabaram ampliando o nível de desequilíbrio das contas públicas. A questão do desequilíbrio financeiro e patrimonial desses bancos é de natureza estrutural e vinha desafiando diferentes administrações do governo federal e dos governos estaduais.

(Textos adaptados de Paulo Haddad, Jornal da Tarde, 21/06/2000)

136) Assinale a única opção que é inadequada e incorreta como seqüência sintática para o texto.

a) Um de seus maiores problemas vinha sendo o excesso de agências deficitárias mantidas em operação sob argumentos políticos, inconsistentes e precária.

b) A concentração de operações de crédito apenas com governos e suas empresas foi um dos fatores que acentuou de forma crítica a fragilidade dessas instituições.

c) Observou-se que um dos problemas freqüentes nesses estabelecimentos era o dos empréstimos ao setor privado com precária análise de risco.

d) A desprofissionalização da alta administração como mecanismo de sustentação de interesses políticos clientelísticos intensificou a crise dessas instituições.

e) Observando anéis burocráticos que tomam insólitas muitas práticas de créditos e de financiamentos e quando emperram o fluxo de circulação desejável.

(MPOG-ESAF/00)

_(1)_ a globalização tem aspectos altamente positivos, criando pontes entre as nações, em substituição aos antigos muros que as separavam, e permitindo _(2)_ uma ampla divulgação e utilização das tecnologias mais modernas _(3)_, é evidente que a globalização pode tornar-se, em determinados casos, um elemento destruidor da cultura nacional e da escala de valores de uma sociedade. Cabe _(4)_ ao Estado, tendo em vista o contexto nacional, ser um fiscal e catalisador eficiente do nível adequado da globalização que interessa ao país, abrindo a sua economia, num mundo que não mais admite que as nações se transformem em verdadeiras autarquias, _(5)_ , protegendo adequadamente os valores humanos, econômicos, intelectuais en2orais do País e dos cidadãos.

(Arnoldo Wald)

137) Assinale a opção incorreta em relação às lacunas do texto.

a) O texto permaneceria correto se iniciado pela expressão Não há dúvida de que (1).

b) E opcional o uso de também, entre vírgulas, em (2).

c) Como se trata de uma oposição de idéias, é correto o uso de Entretanto em (3).

d) O articulador sintático correto para (4) é conquanto.

e) Em (5), para acentuar a oposição de idéias, seria correto colocar todavia.

138) (MPOG-ESAF/00) Indique o item em que são respeitadas as relações semânticas do fragmento abaixo ao reescrevê-lo em dois períodos sintáticos.

Há, portanto, vários pontos fundamentais que devem ser levados em conta quando se tratar da organização da sociedade. Todos os seres humanos necessitam da vida social e todos valem essencialmente a mesma coisa. Mas cada um tem características próprias de sua individualidade. Por isso a vida em sociedade acarreta sempre a possibilidade de conflitos.

(Dalmo de Abreu Dallari, O que é Participação Política, com adaptações)

Page 8: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

a) Há, portanto, vários pontos fundamentais que devem ser levados em conta quando se tratar da organização da sociedade, pois todos os seres humanos necessitam da vida social e todos valem essencialmente a mesma coisa. No entanto, cada um tem características próprias de sua individualidade. Assim, a vida em sociedade acarreta sempre a possibilidade de conflitos.

b) Há, portanto, vários pontos fundamentais que devem ser levados em conta quando se tratar da organização da sociedade. Todos os seres humanos necessitam da vida social e todos valem essencialmente a mesma coisa, embora cada um tenha características próprias de sua individualidade, posto que a vida em sociedade acarreta sempre a possibilidade de conflitos.

c) Há, portanto, vários pontos fundamentais que devem ser levados em conta quando se tratar da organização da sociedade: todos os seres humanos necessitam da vida social e todos valem essencialmente a mesma coisa, cada um tem características próprias de sua individualidade e a vida em sociedade acarreta sempre a possibilidade de conflitos.

d) Há, portanto, vários pontos fundamentais que devem ser levados em conta quando se tratar da organização da sociedade, pois todos os seres humanos necessitam da vida social e todos valem essencialmente a mesma coisa. Mas cada um tem características próprias de sua individualidade e por isso a vida em sociedade acarreta sempre a possibilidade de conflitos.

e) Há, portanto, vários pontos fundamentais que devem ser levados em conta quando se tratar da organização da sociedade ainda que todos os seres humanos necessitem da vida social e todos valham essencialmente a mesma coisa; porque cada um tem características próprias de sua individualidade e a vida em sociedade acarreta sempre a possibilidade de conflitos.

139) (MPOG-ESAF/02) Em cada par de palavras, escolha a que preenche com propriedade a respectiva lacuna do texto, e depois marque a seqüência correta.

A maioria das análises sobre a crise de _1_ que caracterizou a primeira década após a _2_ da democracia no país consistiria em _3_ suas origens a problemas derivados da própria transição democrática, tais como a explosão de _4_, a sobrecarga da _5_, o excesso de pressões e

outras restrições decorrentes do alargamento da participação política. Dessa forma, o governo, _6_ por exigências excessivas e mesmo contraditórias, ver-se-ia impossibilitado de deliberar e agir com a _7_ e a segurança necessárias, tendo em vista o caráter emergencial da crise. _8_ a esse diagnóstico está o pressuposto de uni conflito inevitável entre o reconhecimento do teor explosivo da crise e o aprofundamento da democracia mediante a ampliação dos espaços de participação dos direitos de cidadania.

(Adaptado de El Diniz)

1. a) governabilidade b) globalização2. a) repressão b) instauração3. a) retomar b) atrelar4. a) demandas b) denúncias5. a) dívida b) agenda6. a) acossado b) diversificado7. a) presteza b) imparcialidade8. a) Oposto b) Subjacente

a) a, b. a, a, b, b, a, ab) a, a, b, b, a, b, a, ac) a, b, b, a, b, a, a, bd) b, b, b, a, b, a, a, be) b, a, b, b, b, a, b, a

140) (PCDF-UnB-CESPE/00) É terrível quando um servidor público muda de lado, mas isso acontece. Ora é um fiscal que, em troca de uma caixinha, ensina uma empresa a burlar a fiscalização ora é um técnico do governo que repassa informações privilegiadas sobre juros ou câmbio. _______ nada se compara ao que acontece quando quem troca de lado é alguém que pertence aos quadros da polícia.

Veja, 4/8/99 (com adaptações).Assinale a opção cujo termo ou expressão completa, de forma coesa e coerente, a lacuna do texto acima.

a) Porquanto

b) Em segundo lugar

c) No entanto

d) Contrariamente

e) Por outro lado

Page 9: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

141) (PCDF-UnB-CESPE/00) Com uma população de 7.000 presos, a Casa de Detenção do Carandiru forma uma sociedade estranha, que tem um código de conduta todo próprio, uma Linguagem peculiar e um dia-adia que combina violência e esperança, tédio e atividades educacionais e esportivas. É um choque cruzar aqueles muros gigantescos e encontrar um mundo bem mais rico e complexo que o descrito nas reportagens sobre rebeliões. Ali vive uma comunidade que fala um idioma apenas assemelhado ao português, tantas são as gírias internas. Essa comunidade se rege por normas próprias e rígidas, cujo descumprimento pode levar à morte.

Veja, 26/8/98 (com adaptações)

Assinale a opção que completa, de forma coesa e coerente, o texto acima.

a) Embora pareçam despropositadas para quem está de fora, elas ajudam a manter em uma temperatura aceitável esse barril de pólvora.

b) Quando policiais encarregados de reprimir o crime saem às ruas para cometê-lo, o país está posto diante de um desafio.

c) Morar nele não significa a mesma coisa para todos os presos. Lá dentro, é claro, ninguém se sente no céu. A qualidade de vida apresenta todos os matizes entre o purgatório e o inferno.

d) Esses três dias que o detento trabalha abatem um em sua pena. No dia da liberdade, muitos trocarão o purgatório por um inferno: a tentativa de reintegração na sociedade.

e) Além desses faxineiros e dos professores, outros 1.000 presos trabalham na Casa de Detenção, fornecendo mão-de-obra para cerca de quinze empresas.

(PETROBRAS-CESPE-UnB/00) Os fragmentos a seguir, adaptados de Veja (29/9/99, p. 114), são trechos de um texto, mas estão ordenados aleatoriamente.

I - Isso porque, desde a década de 70, o mundo vem buscando fontes alternativas de energia para fugir à dependência exagerada de combustíveis fósseis.

II - Historicamente, o petróleo é o principal combustível do capitalismo industrial, mas seu

peso relativo na economia e sua onipresença na vida das pessoas diminuem visivelmente.

III - Os progressos foram muitos, mas o mundo ainda está longe de poder abrir mão do petróleo.

IV - A indústria química também está substituindo derivados de petróleo por matérias-primas sintéticas.

V - No Brasil, esse esforço criou o PROALCOOL. O álcool combustível já é utilizado até em carros nos Estados Unidos da América. Há experiências de veículos movidos a energia elétrica.

142) Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente dos seus fragmentos, assinale a opção incorreta.

a) O fragmento I é uma explicação da afirmação apresentada na segunda oração do fragmento III.

b) O fragmento II, por ser uma afirmação geral, constitui uma introdução adequada ao texto.

c) O fragmento III apresenta um caráter conclusivo, sendo adequado ao fechamento do texto.

d) A palavra “também” indica que o fragmento IV está ligado a uma informação apresentada anteriormente; este, portanto, não deve iniciar o texto.

e) No fragmento V, a expressão “esse esforço” refere-se à informação dada no fragmento I, estabelecendo-se o encadeamento sucessivo desses fragmentos.

(PETROBRAS-CESPE-UnB/01)

O programa do álcool (com todos os seus defeitos) contribuiu muito para garantir o destino dos combustíveis líquidos e da própria indústria automobilística no Brasil, evitando prognósticos negativos, pelo menos para os próximos cinqüenta anos.

Aziz Nacib Ab’Sáber. O petróleo na Amazônia.In:Amazônia: do discurso à práxis. p. 293-5.

143) Assinale a opção cuja reescritura do texto acima mantém as mesmas relações de idéias nele contidas.

Page 10: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

A) O programa do álcool — com todos os seus defeitos —contribuiu bastante para garantir, no Brasil, o futuro dos combustíveis líquidos e da própria indústria automobilística, evitando prognósticos ruins, pelo menos para as próximas cinco décadas.

B) O programa do álcool e todos os seus defeitos contribuíram muito para garantir o destino dos combustíveis líquidos e da própria indústria automobilística no Brasil, evitando prognósticos negativos, pelo menos para os próximos cinqüenta anos.

C) Com todos os seus defeitos, o programa do álcool contribuiu para garantir a destinação dos combustíveis e da própria indústria automobilística, evitando prognósticos não-positivos para os próximos cinqüenta anos.

D) O programa do álcool, com todos os seus defeitos: contribuiu muito para a indústria automobilística no Brasil; garantiu o destino dos combustíveis líquidos; evitou prognósticos negativos e garantiu os próximos cinqüenta anos.

E) Apesar de todos os seus defeitos, o Pró-Álcool contribui muito para a garantia dos combustíveis e da própria indústria automobilística no Brasil e evita os prognósticos negativos até a metade do século.

(PETROBRAS-CESPE-UnB/01)

Acidentes em alto-mar

Acidentes em alto-mar, envolvendo plataformas exploradoras das riquezas marinhas, entre elas o petróleo, marcaram a história das empresas petrolíferas do mundo, a partir da segunda metade do século XX.

A maior dessas tragédias aconteceu em março de 1980, no campo petrolífero de Ekofisk, no Mar do Norte: a plataforma Alexander Kielland, da Noruega, afundou durante uma tempestade, quando uma das peças metálicas de sua base rachou. Morreram mais de 120 pessoas e cerca de cem foram dadas como desaparecidas.

Dois anos depois, a maior plataforma submarina de exploração de petróleo do mundo na época, a Ocean Ranger, afundou na costa gelada da ilha de Terra Nova, no Canadá. A força das ondas de trinta metros de altura e dos ventos de 130 quilômetros — um furacão! — causou o acidente que matou os 84 tripulantes da embarcação.

Em 1988, uma outra plataforma tombou no Atlântico, quando estava sendo rebocada de Halifax,

no Canadá, para o Mar do Norte. Novamente o mau tempo foi o provocador do acidente: uma tempestade rompeu o cabo que ligava a plataforma ao rebocador. A tripulação —25 canadenses — teve de abandonar a embarcação.

Na década de 70, o mundo assistiu a diversos acidentes. Em 1976, o petroleiro liberiano Sansinena explodiu no cais de uma companhia de petróleo na baía de Los Angeles. Cinco pessoas morreram, três desapareceram e cinqüenta ficaram feridas. A explosão foi sentida a 6 quilômetros de distância.

As décadas de 60 e 70 foram palco de grandes vazamentos de óleo do século. Em 1967, o petroleiro Torrey Canyon encalhou no Canal da Mancha, lançando cem mil toneladas de óleo cru na água. Mais de cinqüenta mil aves morreram no acidente que foi considerado o maior de todos os tempos. Em 1973, a Baía de Guanabara recebeu um grande despejo de óleo diesel que poluiu toda a extensão da Praia do Flamengo. Na época, a Capitania dos Portos aplicou uma pesada multa ao navio liberiano, responsável pelo vazamento.

Em março de 2001, aconteceu no Brasil a tragédia mais recente: a plataforma P-36 afundou, seis dias após terem acontecido três explosões em uma de suas colunas, causando a morte de dez pessoas. A respeito desse episódio, em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da PETROBRAS, Henri Philippe Reichstul, se disse transtornado com as perdas: “Esse é um momento triste e frustrante. Agora nossa maior preocupação é supervisionar os trabalhos ambientais e dar toda assistência às famílias dos mortos”.

Jornal do Brasil. 21/3/2001. “Cidade”, p.20 (com adaptações)

144) Os itens seguintes apresentam reescrituras dos parágrafos citados do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical e à manutenção das idéias essenciais do respectivo texto.

1) Segundo parágrafo — Em março de 1980 houve a maior das tragédias, no campo petrolífero de Ekotisk, no Mar do Norte. Uma das peças metálicas da base da plataforma Alexander Kielland, da Noruega, rachou durante uma tempestade, levando à morte mais de 120 pessoas e deixando desaparecidos cerca de cem indivíduos.

2) Terceiro parágrafo — A maior plataforma submarina de exploração de petróleo do mundo, em 1982, a Ocean Ranger, afundou devido a um furacão cuja força das ondas e dos ventos causou o acidente que matou os oitenta e quatro

Page 11: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

tripulantes da embarcação, na costa gelada, da ilha de Terra Nova, no Canadá.

3) Quarto parágrafo — Uma plataforma que estava sendo rebocada do Canadá para o Mar do Norte afundou no Atlântico, em 1988; o agente provocador desse acidente foi o mau tempo: o cabo que ligava a plataforma ao rebocador foi rompido por uma tempestade, tendo de abandonar o barco os vinte e cinco canadenses que consistiam na tripulação.

4) Quinto parágrafo — O mundo assistiu, na década de 70, diversos acidentes, entre eles o do petroleiro liberiano, que explodiu no cais de uma companhia de petróleo na baía de Los Angeles (onde a explosão foi sentida há sessenta e cinco quilômetros), levando cinco pessoas à morte e três à desaparecimento, além de ter provocado ferimentos em 50 pessoas.

5) Sétimo parágrafo — A respeito do episódio envolvendo a P-36, que afundou após terem acontecido três explosões em uma de suas colunas, causando a morte de dez pessoas, o presidente da PETROBRAS, em entrevista à imprensa, manifestando-se transtornado com as perdas, disse que o momento era triste e frustrante e que, a partir do acidente, a maior preocupação da empresa seria supervisionar os trabalhos ambientais e dar toda a assistência às famílias dos mortos.

(PPF-CESPE-UnB/OO)

Estava no Brasil

A cooperação foi similar à da Operação Condor, só que estritamente dentro da lei e a favor da democracia. No último fim de semana, a Polícia Federal deteve em Foz do Iguaçu, no Paraná, o general paraguaio Lino Oviedo, havia meses foragido, e cuja prisão preventiva com fins de extradição tinha sido pedida pelo Paraguai. No apartamento no qual se escondia, foram encontrados um revólver calibre 38, dez telefones celulares e uma peruca. Oviedo, que já comandou uma tentativa de golpe em 1996, é acusado de tramar o assassinato do vice-presidente de seu país, Luis María Argaña, no ano passado. Preso, ele poderá ser extraditado para o Paraguai, onde goza de grande simpatia popular e nenhuma do governo. Com sua fama de golpista, Oviedo é o principal suspeito de ter planejado a última quartelada para derrubar o governo do presidente Luis González Macchi, há um mês. E um abacaxi para os paraguaios. Se livre e clandestino, é um incômodo

para o governo; dentro de uma prisão no Paraguai, Oviedo é um perigo ainda maior, pois estará mais próximo e à vista de seus seguidores. O governo brasileiro não podia deixar de prender o general paraguaio. Um dos compromissos dos países-membros do MERCOSUL é a adesão ao regime democrático. Dar cobertura a golpistas, como Oviedo, não é um alento à democracia. O destino do general no Brasil está nas mãos do Supremo Tribunal Federal, responsável por julgar o pedido de extradição.

Veja. 21/6/2000) (com adaptações)

145) Em cada um dos itens seguintes, foi feita a reescritura de um período do texto. Julgue-os quanto à manutenção do sentido original e à correção gramatical.

1) Segundo período: Foi detido, na semana passada, em Foz do Iguaçu, no Paraná, o general Lino Oviedo, que tinha sua prisão preventiva decretada pelo governo paraguaio.

2) Terceiro período: Encontraram-se, no apartamento em que se escondia, um revólver calibre 38, dez telefones celulares e uma peruca.

3) Quarto período: Acusa-se Oviedo, que, em 1996, já comandou uma tentativa de golpe, de tramar, no ano passado, o assassinato do vice-presidente de seu país, Luis María Argafia.

4) Quinto período: Ele poderá ser extraditado e, preso, levado para o Paraguai, lugar onde goza de grande simpatia popular e nenhuma do governo.

5) Último período: O destino do general no Brasil, que é responsável por julgar o pedido de extradição, está nas mãos do Supremo Tribunal Federal.

146) (PREVI-RIO-FJG/02) Em cada alternativa abaixo, cita-se uma frase do texto, logo após repetida com leve modificação. A alternativa, em que a modificação proposta altera o sentido original da frase é:

a) “Mas, enquanto não saltava, o cicerone explicou ao companheiro: “Nesta rua há uma casa muito importante.”Mas, à medida que não saltava, o cicerone explicou ao companheiro: “Nesta rua há uma casa muito importante.”

Page 12: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

b) “O segundo aprovou, balançando a cabeça com muita seriedade e respeito.”O segundo aprovou, balançando a cabeça séria e respeitosamente.

c) “Há crônicas e crônicas mostrando o caos a que fomos lançados.”Há crônicas e crônicas que mostram o caos a que fomos lançados.

d) “Adianta alguma coisa escrever para os que não querem resolver?” Adianta alguma coisa escrever para quem não quer resolver?

147) (PRF/98) “Mas esse garoto é um sábio!”, sobressaltei, ouvindo a palavra final; a oração reduzida sublinhada só NÃO pode equivaler semanticamente a:

a) ... porquanto ouvia a palavra final;

b) ... quando ouvi a palavra final;

c) ... após ouvir a palavra final;

d) ... enquanto ouvia a palavra final;

e) ... depois de ouvir a palavra final.

148) (PUC/RS) A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante _______ que o adolescente enfrente adversidades, fracassos frustrações para que possa, segundo a canção, popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”.

A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é

a) porquanto;

b) porém;

c) pois;

d) contudo;

e) conquanto.

(Santa Casa/SP)

Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar, iniciando-o conforme se sugere, mas sem alterar a idéia contida no primeiro.

Em conseqüência, outras partes da frase poderão sofrer alterações. Assinale a alternativa que contém o elemento adequado ao novo período.

149) Abraçou-me com tal ímpeto, que não pude evitá-lo.Comece com: Não pude evitá-lo ____________

a) assim

b) quando

c) à medida que

d) então

e) porque

150) A continuar esse frio, acabaremos enregelados.Comece com: Acabaremos enregelados _______

a) que

b) porque

c) enquanto

d) quando

e) se

151) Sabendo-se observada, voltou-lhe o desconforto. Comece com: Voltou-lhe o desconforto ________

a) por saber-se b) mesmo que soubesse c) não obstante saber-se d) à medida que sabia e) embora soubesse

152) Ao estudar vinte pacientes internados com câncer, o cientista notou que a vitamina C aumentou a atividade de células.Comece com: O cientista notou que __________

a) se bem queb) caso c) então d) quando e) para que

Page 13: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

153) Evitando limitar-se ao texto descritivo e histórico, o autor traça perfis extremamente íntimos de seus personagens.Comece com: O autor traça perfis ____________

a) emborab) sec) então d) apesar dee) uma vez que

154) Com o princípio demagógico prevalecendo sobre à lógica econômica, será muito difícil superar a crise. Comece com: Será muito difícil superar a crise _________

a) ainda queb) casoe) no entantod) para quee) por conseguinte

155) A TV oferece imagens concretas, mas não fornece uma reprodução fiel da realidade.Comece com: A TV não fornece uma reprodução fiel __________

a) apesar deb) visto quee) porquantod) uma vez quee) à medida que

156) Sendo ele um traidor, recebem-no em casa.Comece com: Eles o recebem em casa _________

a) logob) apesar dec) casod) quandoe) a menos que

157) Resistindo à lei, você se prejudicará mais ainda.Comece com: Você será mais prejudicado ainda ___________

a) emborab) porquec) logo qued) visto quee) se

158) (SERPRO-ESAF/01) Marque a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, respeitando a ordem das palavras listadas.

Na esteira do progresso da informática _________ os softwares de texto, imagem e vídeo, motivando projetos artísticos _________ que passaram a _______ o próprio computador como ________ - e mesmo autor - dos produtos gerados.

(Roland de Azeredo Campos, Folha de São Paulo, 25/3/2001)

a) germinaram / multifacetados / situar / partícipe

b) desenvolvida / geradores / situar / partícipe

c) digital / multifacetados / responsabilizar / criador

d) germinaram / geradores / responsabilizar / passível

e) digital / precários / considerar / criador

159) (SERPRO-ESAF/01) Assinale a opção em que a redação sugerida para o fragmento está correta, coesa e coerente.

a) Diante da velocidade que ocorrem às transformações no setor de software, principalmente quanto aos curtos ciclos de tecnologia observados e à rápida evolução dos produtos, entende-se de que não basta um profissional bem formado. É preciso promover, regularmente, em termos de conhecimentos; sua atualização.

b) Quanto a curtos ciclos de tecnologia observados e a rápida evolução dos produtos, diante da velocidade que ocorrem as transformações no setor de software, entende que não basta um profissional bem formado. Promover, regularmente, sua atualização em termos de conhecimentos, é preciso.

c) Diante da velocidade com que ocorrem as transformações no setor de software, principalmente no que se refere aos curtos ciclos de tecnologia e à rápida evolução dos produtos, entende-se que não basta um profissional bem formado. É preciso promover, regularmente, sua atualização em termos de conhecimentos.

Page 14: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

d) No setor de software, diante da velocidade em que ocorrem as transformações, tanto quanto aos curtos ciclos de tecnologia observados e a rápida evolução dos produtos, entendem-se que não basta um profissional bem formado. Regularmente, é preciso promover sua atualização em termos de conhecimento.

e) Ocorrem transformações com velocidade no setor de software, no que se refere aos curtos ciclos de tecnologia observados e a rápida evolução dos produtos, entende-se de que não basta um profissional bem formado. É preciso promoverem, regularmente, suas atualizações em termos de conhecimentos.

160) (SERPRO-ESAF/01) Assinale a opção em que uma das sugestões é incorreta para o preenchimento coeso e coerente da lacuna correspondente.

Existem hoje no País cerca de 3,8 milhões de computadores conectados à Internet. _1_ o ritmo atual de crescimento, esse número dobrará em menos de quatro anos, podendo comprometer a velocidade e a qualidade das conexões e esgotar em pouco tempo o potencial de ingresso de novos usuários.

O programa Sociedade da informação tem como um de seus objetivos evitar _2_ esgotamento e contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais. Para isso, pretende _3_ o uso do computador em todo o território nacional e criar condições para que o maior número de brasileiros _4_ acessar a Internet.

O programa inclui as Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remavs), que já _5_ implantadas por projetos pilotos em 14 cidades brasileiras.Nessa etapa, o Ministério da Ciência e. Tecnologia e o Ministério da Educação terão interligados na rede todas as instituições federais de ensino superior e institutos de pesquisa do país.

(Adaptado de http://www.mct.gov.br/temas)

a) 1. Se for mantido / Caso seja mantido

b) 2. esse / tal

c) 3. disseminar / difundir

d) 4. possa / chega a

e) 5. vêm sendo / estão sendo

161) (SERPRO-ESAF/01)

Marque a opção que, ao preencher as lacunas do trecho abaixo, provoca incoerência textual.

É preciso destacar um outro aspecto: a alta voltagem do desenvolvimento de aplicativos, _________ destinados a setores específicos ________ direcionados ao design em geral, exige cada vez mais um trabalho em colaboração, com equipes cada vez mais numerosas.

(Roland de Azeredo Campos, Folha de São Paulo, 25/3/2001)

a) quer ... quer

b) seja ... seja

c) nem ... nem

d) ou ... ou

e) tanto ... como

162) (SUS/99)

“Atualmente as pessoas vivem obcecadas com ginástica, dietas e atividades para melhorar a saúde do corpo, mas pouca gente imagina que o cérebro também deve ser exercitado o tempo todo.”

No período acima, o elemento de coesão destacado apresenta uma relação de oposição equivalente à estabelecida pelo termo assinalado em:

a) ... se bem que pouca gente imagine que o cérebro também possa ser exercitado o tempo todo.

b) ... porque pouca gente imagina que o cérebro também pode ser exercitado o tempo todo.

c) ... logo pouca gente imagina que o cérebro também possa ser exercitado o tempo todo.

d) ... já que pouca gente imagina que o cérebro também pode ser exercitado o tempo todo.

Page 15: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

163) (TCM-FJG/03)

Dentre as frases abaixo, a que é transformada com perda da noção semântica de finalidade é:

a) E começaram a preparar o cavalheiro para enfrentar o dragão.E começaram a preparar o cavalheiro porque enfrentasse o dragão.

b) O cavalheiro foi preparado para responder à altura.O cavalheiro iria equipado a fim de que respondesse à altura.

c) O cavalheiro iria equipado para resistir ao fogo.O cavalheiro iria equipado de tal sorte que resistisse ao fogo.

d) Precisavam de alguém para enfrentar o dragão.Precisavam de alguém que enfrentasse o dragão.

164) (TCM-FJG/03) “O dragão tentaria esmagar o cavalheiro com uma das suas grandes patas ou traspassá-lo com uma das suas grandes unhas”.

Em uma estrutura correlativa, essa frase seria construída da seguinte forma:

a) O dragão tentaria não só esmagar o cavalheiro com uma das suas grandes patas, como também trespassá-lo com uma das suas grandes unhas.

b) O dragão tentaria esmagar o cavalheiro com uma das suas grandes patas, de tal sorte que o trespassasse com uma das suas grandes unhas.

c) O dragão tentaria esmagar o cavalheiro com uma das suas grandes patas, além de trespassá-lo com uma das suas grandes unhas.

d) O dragão tentaria esmagar o cavalheiro com uma das suas grandes patas, bem como trespassá-lo com uma das suas grandes unhas.

165) (TFC/93)

Assinale a única opção que provoca mudança de sentido, se colocada no lugar da palavra sublinhada no texto abaixo.

“Malgrado fosse muito inteligente, não obteve bons resultados nas provas do Concurso.”

a) Embora;

b) Se bem que;c) Dado que;d) Ainda que;e) Não obstante.

166) (TFC-ESAF/00) Assinale a opção em que os dois períodos estão corretos.

a) O termo capital refere-se aos investimentos em fábricas, treinamento e pesquisa.

O termo capital faz referência aos investimentos em fábricas, treinamento e pesquisa.

b) Os recursos financeiros constituem o meio de financiamento que possibilita esses investimentos.

Os recursos financeiros constitui o meio de financiamento que possibilitam esses investimentos.

c) O capital acionário é o investimento em ativos empresariais e sociais, englobando aqueles feitos por companhias privadas e corporações públicas em fábricas, escritórios, máquinas e equipamentos.

O capital acionário é o investimento em ativos empresariais e sociais e englobado aqueles feitos por companhias privadas e corporações públicas em fábricas, escritórios, máquinas e equipamentos.

d) A formação de capital acionário (o processo de acúmulo de capital) aumenta a capacidade produtiva de uma economia, possibilitando maior oferta de produtos e serviços.

A formação de capital acionário (o processo de acúmulo de capital) aumenta a capacidade produtiva de uma economia, cuja possibilita maior oferta de produtos e serviços.

e) Investimentos em recursos humanos é aquele feito pelo governo e empresas privadas na educação em geral e por treinamento vocacional.

Investimentos em recursos humanos são aqueles feitos pelo governo e empresas privadas na educação em geral e no treinamento vocacional.

(Adaptado de Enciclopédia Compacta deConhecimentos Gerais - Isto É- p. 204 e 205)

Page 16: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

167) (TFC-ESAF/00) Leia o texto seguinte para responder à questão

O saber produzido pelo iluminismo não conduzia à emancipação e sim à técnica e ciência moderna que mantêm com seu objeto uma relação ditatorial. Se Kant ainda podia acreditar que a razão humana permitiria emancipar os homens de seus entraves, auxiliando-os a dominar e controlar a natureza externa e interna, temos de reconhecer hoje que essa razão iluminista foi abortada. A razão que hoje se manifesta na ciência e na técnica é uma razão instrumental, repressiva. Enquanto o mito original se transformava em Iluminismo, a natureza se convertia em cega objetividade. Inicialmente a razão instrumental da ciência e técnica positivista tinha sido parte integrante da razão iluminista, mas no decorrer do tempo ela se autonomizou, voltando-se inclusive contra as suas tendências emancipatórias.

(B. Freitag, A Teoria Crítica Ontem e Hoje, p. 35, com adaptações)

Marque o item que dá continuidade às idéias do texto, de forma coesa e coerente.

a) Por isso, a razão iluminista logrou seu intento ao assumir que os homens, sujeitos da história, dependem apenas de sua coragem e competência para dirigir o próprio destino.

b) A convicção partilhada pelos que acreditam no mito original de que, ao fazer uso da razão, o homem está preparado para iluminar a ciência e a técnica, fortaleceu-se no embate objetivo com o real.

c) Desta forma, a razão converteu-se em uma razão alienada que se desviou do seu objetivo emancipatório original, transformando-se em seu contrário: a razão instrumental, o controle totalitário da natureza e a dominação repressiva.

d) Nesse sentido, o sujeito abstrato da história, o iluminismo em todo seu apogeu, passou a acreditar em uma outra forma de razão emancipatória: aquela que converte a natureza externa em interna.

e) E, assim, pela razão instrumental proposta pelo iluminismo que a ciência e a técnica convertem-se em instrumento emancipatório do homem para, não só domesticar a natureza, mas também servir de libertação moral.

168) (TFC-ESAF/00)

Indique a seqüência que preenche corretamente as lacunas.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) estima que há 880 milhões de analfabetos adultos e 115 milhões de jovens em idade escolar fora da escola, entre a população mundial. A Unesco, _____ , não divulgou os números para cada país pesquisado. Em setembro do ano passado, o Ministério da Educação divulgou os dados mais recentes sobre o Brasil, _____ 14,7% da população entre 14 e 49 anos de idade continua analfabeta. Houve uma grande redução do problema, _____ , há 20 anos, mais de 30% da população naquela faixa etária não sabia ler e escrever.

O Ministério relacionou a queda dos índices de analfabetismo com o aumento da escolaridade: em 1980, apenas 49% das crianças entre 7 e 14 anos estavam na escola, percentual que subiu para 96% no ano passado. O Brasil reduziu pela metade o percentual de analfabetos na população, ______ dobrou o número de crianças em idade escolar nas salas de aula. Esse avanço é relevante, _____ a simples alfabetização já não é mais suficiente para a conquista de emprego num mercado de trabalho competitivo.

(O Estado de S. Paulo -Noras e Informações, 22/4/2000, p. A3)

a) porém, onde, pois, porque, contudo

b) entretanto, apesar de, já que, por que, mas

c) apesar de, entretanto, pois, por que, mas

d) no entanto, onde, apesar de, já que, por que

e) pois, porque, apesar de, já que, entretanto

169) (TFC-ESAF/00) Assinale o item que NÃO preenche a lacuna do texto com coesão e coerência.

Os historiadores dizem que a troca de e-mails, o download de fotos dos amigos ou as reservas para as férias feitas pelo computador talvez sejam divertidos, _____ a Internet não pode ser comparada a inovações como a invenção da imprensa, o motor a vapor ou a eletricidade.

(Adaptado de Negócios Exame, p.94)

a) contudo

Page 17: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

b) no entanto

c) entretanto

d) todavia

e) porquanto

170) (TJ/99) ... à força de trabalhos diurnos e noturnos ... a expressão à força de equivale a:

a) a poder de;

b) em vista de;

c) por causa de;

d) conquanto;

e) a despeito de;

171) (TJ-SGST/99) O período cuja redação está clara e correta é:

a) Como faltei ontem, tendo em vista que me submeti a exames médicos, vim solicitar que a referida falta seja abonada.

b) Venho solicitar que a falta que precisei fazer ontem seja abonada, em virtude de que fui realizar exames médicos.

c) Visto que precisei faltar ontem, solicito que a mesma seja abonada, dado o motivo de que fui submeter-me a e ames médicos.

d) Solicito que venha a ser abonada a falta de ontem, que ocorreu pela necessidade de me submeter a exames médicos.

e) Pela necessidade de me submeter aos exames médicos, solicito o abono da falta que ocorreu no dia de ontem.

172) (TJ-SGST/99) Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

a) Não vejo porque ele não possa nos responder.

b) O trem a cujo me referi já foi desativado.

c) A dedicação com que ele demonstra ter com ela é comovente.

d) São coisas das quais ele jamais se mostra atento.

e) E uma pessoa de cuja falta todos se ressentem.

173) (TRE/01) “Apesar da urgência da organização...”; nesse segmento do texto, a locução apesar de pode ser perfeitamente substituída por:

a) não obstante;

b) entretanto;

c) visto que;

d) já que;

e) após.

174) (TRF/98) A opção em que se alterou substancialmente o sentido da frase a seguir é:

“O MERCOSUL, embora mais recente, vem dando passos acelerados como grupo de integração desde 1991.”

a) O MERCOSUL é mais recente, mas vem dando passos acelerados como grupo de integração desde 1991;

b) O MERCOSUL vem dando passos acelerados como grupo de integração desde 1991, apesar de ser mais recente;

c) Mesmo sendo mais recente, o MERCOSUL vem dando passos acelerados como grupo de integração desde 1991;

d) O MERCOSUL, por ser mais recente, vem dando passos acelerados como grupo de integração desde 1991;

e) O MERCOSUL é mais recente; vem, no entanto, dando passos acelerados como grupo de integração desde 1991.

Page 18: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

175) (TRF/98) Alterou-se sensivelmente o sentido do trecho a seguir na opção:

“O MERCOSUL é, no momento, o mais notável bloco do Sul, devido ao peso especifico das economias nele comidas e pelo seu rápido avanço.”

a) O MERCOSUL é, no momento, o mais notável bloco do Sul, em virtude do peso específico das economias nele contidas e pelo seu rápido avanço;

b) Pelo peso específico das economias nele contidas e pelo seu rápido avanço, o MERCOSUL é, no momento, o mais notável bloco do Sul;

c) O MERCOSUL é, no momento, o mais notável bloco do Sul, por causa do peso específico das economias nele contidas e do seu rápido avanço;

d) Devido ao peso específico das economias nele contidas e pelo seu rápido avanço, o MERCOSUL é, no momento, o mais notável bloco do Sul;

e) O MERCOSUL é, no momento, o mais notável bloco do Sul, apesar do peso específico das economias nele contidas e do seu rápido avanço.

176) (TRF/98) Alterou-se substancialmente o sentido da frase a seguir na opção:

“Institucionalmente, os países andinos estão mais desenvolvidos, porque seu processo já existe há 28 anos”.

a) Institucionalmente, os países andinos estão mais desenvolvidos, a ponto de seu processo já existir há 28 anos;

b) O processo dos países andinos já existe há 28 anos, por isso eles estão mais desenvolvidos;

c) Institucionalmente, os países andinos estão mais desenvolvidos, visto que seu processo já existe há 28 anos;

d) O processo dos países andinos já existe há 28 anos, eles estão, pois, mais desenvolvidos;

e) O processo dos países andinos já existe há 28 anos, por conseguinte eles estão mais desenvolvidos.

177) (TRF/98) Das propostas de alteração apresentadas para a frase abaixo, a única que NAO altera o seu sentido original é:

“Assim, não haveria necessidade de retomada de imóveis, porque mutuário em dia certamente seria mais atrativo para o mercado do que unidades habitacionais fechadas.”

(O Globo, 21/06/97, p.6)

a) “Assim, não haveria necessidade de retomada de imóveis, por conseguinte mutuário em dia certamente seria mais atrativo para o mercado do que unidades habitacionais fechadas”.

b) “Assim, não haveria necessidade de retomada de imóveis, porquanto mutuário em dia certamente seria mais atrativo para o mercado do que unidades habitacionais fechadas”.

c) “Assim, não haveria necessidade de retomada de imóveis, posto que mutuário em dia certamente seria mais atrativo para o mercado do que unidades habitacionais fechadas”.

d) “Assim, não haveria necessidade de retomada de imóveis, portanto mutuário em dia certamente seria mais atrativo para o mercado do que unidades habitacionais fechadas”.

e) “Assim, não haveria necessidade de retomada de imóveis; mutuário em dia certamente seria, pois, mais atrativo para o mercado do que unidades habitacionais fechadas”.

178) (TRF/98) O equivalente semântico mais adequado para o vocábulo grifado no trecho a seguir é:

“ALCA reúne Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela, após a saída do Peru, ainda não oficializada, enquanto o MERCOSUL tem como membros efetivos Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai...”

a) à medida que;

b) de modo que; .

c)ao passo que;

d) quando;

e) à proporção que.

Page 19: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

179) (TRF/98) Dos trechos abaixo, extraídos do texto, o único em que o vocábulo grifado se classifica da mesma forma que a conjunção destacada em

“O mais do que isto / É Jesus Cristo” é:

a) “Em São Paulo, a precariedade urbana é tal, que a inépcia no cumprimento de tarefas comezinhas como limpar as ruas se torna a causa de enchentes”.

b) “Nem sequer se pode admitir que a explicação esteja tão somente numa demanda temporariamente aquecida”.

c) “Vistas panoramicamente, as carências formam um sistema que leva as cidades ao caos”.

d) “As cidades crescem mais rápido que a capacidade de os governos investirem”.

e) “Prefeitos e governadores apostam sempre no que é visível”.

180) (TRF/99) A formulação proposta à direita modifica o sentido da formulação original na alternativa:

a) “... mais uniformes que diferenciados ..." menos diferenciados que uniformes;

b) “... ainda que variem amplamente ...“ contanto que variem amplamente;

c) “... porque se enquadram em três ordens de imperativos.” na medida em que se enquadram em três ordens de imperativos;

d) “... a forma de organização das relações internas entre membros bem como das suas relações com outras sociedades.” a forma de organização das relações internas entre seus membros e das suas relações com outras sociedades;

e) “... modos padronizados de pensar e de saber que se manifestam, materialmente, nos artefatos e bens...” modos padronizados de pensar e de saber os quais se manifestam, materialmente, nos artefatos e bens.

181) (TRF-ESAF/00)

Os fragmentos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os de forma coesa e coerente e assinale a resposta correta.

A - Na sede da entidade, a Receita recolheu para análise dezenas de notas fiscais, comprovantes de pagamentos e livros contábeis. Com base nos documentos, o órgão federal espera esclarecer a questão. O movimento financeiro durante os dez dias da festa é avaliado pelo Sebrae da cidade em R$ 278 milhões.

B - Segundo sua análise, o evento reúne 1 milhão de pessoas, com uma média de R$ 278 gastos por freqüentador. Desses R$ 278 milhões, a média de arrecadação é de 3%. Segundo informações obtidas pela Receita, metade desse percentual estaria sendo sonegado — ou seja, R$ 4,17 milhões. Além do clube, devem ser fiscalizados hotéis, restaurantes e a empresa que vende os anúncios da festa.

C - A suspeita de sonegação surgiu porque o recolhimento dos tributos por parte de comerciantes e empresários da região, no período da festa, é o mesmo dos outros meses do ano. “Todo mundo diz que o faturamento dobra ou triplica no período da festa, mas o total arrecadado em impostos fica igual”, diz o delegado da Receita. O primeiro alvo dos auditores na cidade foi o clube Os Independentes, instituição responsável pela organização da Festa do Peão de Boiadeiro.

D - A Receita Federal de Franca está apurando a sonegação de impostos praticada pelas empresas e associações que atuam na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

(Rogério Pagnan, Folha de S. Paulo. 15/08/2000, p. F2, com adaptações)

a) C, A, B, D

b) D, C, A, B

c) A, B, C, D

d) D, B, C, A

e) B, C, D, A

Page 20: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

182) (TRF-ESAF/00) Assinale o segmento do texto em que há erro de paralelismo sintático.

a) Estão participando da operação em Barretos cerca de 18 auditores da Receita. Ainda fazem parte da equipe especialistas em programas de computadores para acessar arquivos que possam conter dados importantes nas empresas.

b) Quanto aos documentos que forem recolhidos pelos agentes, todos serão analisados. Caso haja indício de sonegação, será instaurado processo no Ministério Público.

c) Além da ação judicial, poderão ser feitas autuações nos estabelecimentos em que as irregularidades se comprovarem. O valor das autuações ainda não foi divulgado pelo delegado, mas ele garantiu que a cobrança pode ser retroativa.

d) Disse, ainda, que o escritório que cuida da contabilidade do clube Os Independentes está acompanhando o caso ao lado da Receita Federal. Ele não acredita que a fiscalização da Receita Federal possa causar algum dano à imagem do clube.

e) O presidente do clube Os Independentes afirma não ter receio quanto à arrecadação de impostos e que achando normal a atitude dos auditores da Receita federal. “Sabemos que eles estão fazendo isso com todas as entidades sem finslucrativos.”

(Rogério Pagnan, Folha de S. Paulo, 15/08/2000, com adaptações)

183) (TRF-ESAF/00)

O setor comercial “on line” cresce mais de 30% ao ano.

À primeira vista, parece que o consumidor é beneficiado por produtos mais baratos. O problema é que o preço baixo é conseguido à custa de concorrentes, que são obrigados a pagar impostos, e de governos, que perdem receita fiscal. Apesar de estar crescendo muito, o comércio eletrônico ainda é pequeno em relação ao comércio total, o que faz as distorções econômicas e fiscais serem menores.

(Robert J. Samuelson, Exame, 22/03/2000, com adaptações)

O texto permanece correto se forem feitas as seguintes substituições, exceto:

a) o que faz / os quais fazem (l. 6)

b) à custa de / tendo como base o prejuízo de (l.3)

c) Apesar de estar / Embora esteja (l.5)

d) em relação ao / em comparação com (l.6)

e) ao ano / por ano (l.1)

(TRF-ESAF/00)

Recentemente à revelia do Governador de Minas Gerais, que havia vetado o projeto, foi implantado no estado um “Código de Defesa do Contribuinte” — que está sendo chamado de “código do sonegador” —, cujõs efeitos já se fazem sentir com a paralisação de boa parte das atividades de fiscalização.

Até algumas empresas idôneas já perceberam que aquele código só vai beneficiar o sonegador, favorecendo conseqüentemente a concorrência predatória. Por isso já estudam medidas judiciais visando a sua revogação.

(Folha de S. Paulo, 19/08/2000, p. A3. com adaptações)

184) Assinale a opção que apresenta inferência coerente com as idéias do texto.

a) O Governador de Minas Gerais está em posição favorável ao projeto do Código de Defesa do Contribuinte.

b) O Código de Defesa do Contribuinte, em Minas Gerais, tomou as atividades de fiscalização mais ágeis.

c) As empresas que sonegam impostos estudam medidas judiciais para revogar o Código de Defesa do Contribuinte.

d) Há ironia quando se chama o Código de Defesa do Contribuinte de “código do sonegador”.

e) As empresas idôneas de Minas Gerais têm sido beneficiadas em relação às suas concorrentes a partir do Código de Defesa do Contribuinte.

185) (TRF-ESAF/00)

Page 21: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

Assinale a opção em que as duas versões do trecho estão corretas.

a) Outro mundo que sempre esteve imune à fiscalização tributária: o político — também está, sentindo o “bafo quente do Leão”. Outro mundo que sempre esteve imune a fiscalização tributária — o político — também estão sentindo o “bafo quente do Leão”.

b) Pessoas conhecidas no mundo do futebol também receberam multas por ter esquecido de recolher impostos em cima do que ganharam, principalmente quando se transferiam de um clube para o outro. Pessoas conhecidas no mundo do futebol também receberam multas por terem esquecido de recolherem impostos em cima do qual ganharam, principalmente quando se transferiam de um clube para o outro.

c) A ação da Secretaria da Receita não seguiu nenhum planejamento olhando apenas para as pesquisas de opinião. E fruto de mudanças ocorridas na administração do Fisco nos últimos anos. A ação da Secretaria da Receita não seguiu nenhum planejamento que olhasse apenas para as pesquisas de opinião, pois é fruto de mudanças ocorridas na administração do Fisco nos últimos anos.

d) Dezenas de deputados foram surpreendidos pela convocação para comparecer à Receita. Acabaram autuados depois de uma análise rigorosa em suas declarações. Foram surpreendidos pela convocação para comparecer à Receita, dezenas de deputados, e acabaram autuados depois de uma análise rigorosa em suas declarações.

e) A fiscalização dos bancos, por exemplo, surgiu da criação de uma delegacia para cuidar exclusivamente do setor financeiro. Auditores foram treinados para entender a mecânica bancária e mergulharam nos livros contábeis de uma centena de instituições. A fiscalização dos bancos, por exemplo, surgiu da criação de uma delegacia para cuidar exclusivamente do setor financeiro, nos quais auditores foram treinados para entender a mecânica bancária e mergulharam nos livros contábeis de uma centena de instituições.

(Adaptado de VEJA, Edição 1646 -26/4/2000)

(TRF-ESAF/00)

O globalismo é uma configuração histórico-social abrangente, convivendo com as mais diversas formas sociais de vida e trabalho, mas também assinalando condições e possibilidades, impasses e perspectivas, dilemas e horizontes. ________ no âmbito do globalismo emergem ou ressurgein localismos, provincianismos, nacionalismos, regionalismos, colonialismos, imperialismos, etnicismos, racismos e fundamentalismos; _____ se reavivam os debates, as pesquisas e as aflições sobre a identidade e a diversidade, a integração e a fragmentação. Mas o que se desenvolve e predomina, recobrindo e impregnando as mais diferentes situações, é o globalisnio. A despeito de tudo o que preexiste e subsiste, em todas as suas peculiaridades, generalizam-se as relações, os processos e as estruturas que constituem o globalismo.

(A Era do Globalismo, Octávio lanni)

186) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas, assegurando a coerência da informação.

a) A fim de que / desde que

b) Tanto é assim que / assim como

c) Contanto que / ainda que

d) Contudo / mas não

e) Por pouco que / sempre que

(TRF-ESAF/01)

Page 22: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

Leia o texto a seguir para responder à questão 187

Um aspecto crucial para o bom funcionamento do sistema tributário é a importância estratégica da administração tributá ria. A efetividade e a eficácia do sistema tributário dependem da administração tributária, que desempenha um papel, fundamental e imprescindível, de instrumento de garantia da aplicação efetiva da legislação. Grande parte dos problemas do sistema brasileiro izão poderá ser resolvida exclusivamente no plano da legislação. Há uma relação importante entre a fragilidade dos órgãos da administração e determinadas deficiências do sistema tributário nacional. Com uma administração tributária desprovida de recursos materiais e humanos, numa economia complexa e de proporções continentais como a brasileira, o sistema tributário, por mais concebido que possa ser sob o ponto de vista da legislação, deixará fatalmente a desejar em termos de qualidade, eficácia e justiça fiscal.

(www.unafisco.org.br)

187) Marque como corretos os itens que constituem continuação coesa e coerente para o texto.

I. Portanto, é fundamental o fortalecimento da máquina fiscal, que torna a administração tributária mais efetiva.II. Diante dessa evidência, hoje há um consenso quanto ao prescindível papel que desempenha o fortalecimento da administração tributária como efetivo instrumento de garantia da eficácia de todo o Sistema Tributário.III. Para que a administração tributária seja fortalecida e efetiva são também fundamentais o cumprimento voluntário das obrigações tributárias e a percepção do risco de sonegar por parte do contribuinte.IV. Embora a máquina fiscal não se mostre capaz de recuperar as obrigações tributárias descumpridas, então resta comprometida a eficácia de todo o sistema.V. Em última análise, é uma fiscalização fortalecida que vai definir o limite da efetividade da administração tributária, e, por conseqüência, do Sistema Tributário.

A quantidade de itens corretos éa) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

188) (TRF-ESAF/01)

Assinale a opção gramaticalmente correta que preenche os espaços do trecho (que é continuação do texto-base para a questão anterior), preservando a orientação argumentativa e respeitando a coerência e a coesão do texto.

Entendimento em contrário, no sentido de ______ o dever-poder do Fisco de examinar as citadas operações, resultaria em tornar _____ a ação fiscal, pois somente _____ de exame os valores que os contribuintes espontaneamente quisessem informar em suas declarações, o que se constituiria em um permissivo para se encobrir valores que os contribuintes não quisessem declarar e resultaria em violação da igualdade tributária, com total _____ daqueles contribuintes que não querem, ou não podem, esconder valores do crivo da tributação.

(Mary EIbe G. Q. Maia, “A inexistência de sigilo bancário frente ao poder-dever de investigação das autoridades fiscais”, Tribulação em Revista, julho/setembro de 1999)

a) abster ou restringir - ineficaz - poderiam ser passíveis - desprestígio

b) consagrar ou fortalecer - mais hesitosa - estariam sob o crivo - desoneração

c) cercear ou limitar - inoperante - seria passível - desconsideração

d) conceder foros de legitimidade - jubilosa - seriam merecedores - desrespeito

e) legalizar e respaldar - mais pródiga - seria possível - penalização

189) (TRF-ESAF/02)

Assinale a opção que, ao completar o texto abaixo o deixa gramaticalmente correto.

_______ nos dedos servidores públicos, _____ do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário, que ______ em exercício até os 70 anos de idade. Os que existem continuam no serviço público ______ e enquanto exercem cargo comissionado, o que _____ retribuição bem superior _______ de seu cargo efetivo.

(Hugo C. Meio Filho, correio Braziliense, 29/07/2002, com adaptações)

Page 23: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

a) Conta-se / sejam / permaneça / por que / lhe garante / àb) Contam-se / sejam / permaneçam / por que / garante-lhes / aoc) Conta-se / seja / permanecem / por que / garante-lhe / ad) Contam-se / seja / permanece / porque / garante-lhes / aoe) Contam-se / sejam / permanecem / porque / lhes garante / à

190) (TRF-ESAF/02) Marque a opção correta a respeito do emprego das palavras e expressões do texto.

A absorção dos jovens pelo mercado de trabalho também comporta oscila ções no último decênio, em seus momentos de maior recessão.

Portadora de índices de escolaridade mais altos do que seus pais, essa população, ao apresentar credenciais escolares valorizadas pelo jogo de mercado, pode estar mais protegida do desemprego no momento das crises, que atingiram, de forma mais intensa, a população adulta. Mesmo assim, torna-se importante considerar que o fantasma do desemprego não deixa de estar presente, embora suas conseqüências sejam mais atenuadas sobre a mão-de-obra juvenil. Em termos gerais, a estreiteza do mercado de trabalho — pela escassa oferta de novos postos — e a baixa remuneração, expressa na perda crescente do poder aquisitivo dos salários, afetam as expectativas e comportamentos desta faixa etária.

(Marília P. Sposito, A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade, com adaptações)

a) A oração subordinada reduzida de infinitivo iniciada por “ao apresentar ...“ (l.5) tem, textualmente, valor de uma subordinada causal.

b) Mantém-se a correção gramatical do período e a coerência textual ao substituir a expressão substantiva que inicia o texto pela forma oracional correspondente: O mercado de trabalho absorve os jovens...

c) A negativa na expressão “não deixa de estar presente” (l. 10 / 11) corresponde semanticamente a deixa de não estar ausente.

d) Mantém-se a correção gramatical e as idéias do texto ao se substituir a concessiva “embora” (l. 11) por apesar de ou conquanto.

e) A forma verbal “afetam” (l. 16) está empregada no plural por exigência das regras de concordância com “salários” (l. 16).

191) (TRF-ESAF/02) Para que o texto abaixo apresente coesão, coerência de idéias e progressão temática, é necessária a inserção de dois dos trechos nomeados a seguir como (A), (B) e (C) nos espaços [*] e [**].

Metade dos postos de trabalho com carteira assinada já é preenchida por profissionais que têm, no mínimo, o ensino médio. Para os cargos mais altos, as exigências estão aumentando.

[*]Os trabalhadores permanecem em emprego

menos qualificado durante o período em que estão estudando e, depois de formados, sentem-se preparados para tentar um posto mais elevado.

Essa nova leva de trabalhadores já é conhecida como a “geração do canudo”. Educar a força de trabalho constitui um dos maiores desafios de qualquer país e era uma grande trava ao desenvolvimento do Brasil.

[**]A compensação pode ser confirmada nos

contracheques. Em valores reais, o salário dos executivos triplicou nas últimas décadas.

(VEJA ESPECIAL, maio de 2002, com adaptações)

A. Tanto que a qualificação para as funções de alta gerência e de diretoria requer dezessete anos de estudo, dois a mais do que era requisitado dos diretores de empresas brasileiras no passado.B. Por isso, com o desenvolvimento da economia, o que vai diferençar as pessoas, seja os operários controlando máquinas pesadas, seja os altos executivos dirigindo multinacionais, é o investimento na prática que neutraliza as lacunas da graduação.C. Nos anos 80, a mão-de-obra tinha, em média, três anos de estudo. Atualmente os trabalhadores brasileiros estudam cerca de cinco anos. Continuam entre os menos instruídos e os menos produtivos do mundo, mas a curva de educação é ascendente.

Deve-se inserir, respectivamente, em [*] e [**]:

a) A e B b) A e Cc) B e C d) B e A e) C e B

Page 24: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

(TRF-ESAF/02) Leia o texto a seguir para responder à questão 192.

No passado, para garantir o sucesso de um filho ou de uma filha, bastava conseguir que eles tirassem um diploma de curso superior.

Uma vez formados, seriam automaticamente chamados de “doutor” e teriam um salário de classe média para o resto da vida. De uns anos para cá, essa fórmula não funciona mais. Quem pretende garantir o futuro dos filhos, além do curso superior, terá de lhes arrumar um capital inicial. Esse capital deverá ser suficiente para o investimento que gerará um emprego para seu filho.

Todo emprego requer investimentos prévios, algo óbvio, mas esquecido por nossos políticos e governantes.

(Stephen Kanitz, VEJA, 05/06/2002, com adaptações)

192) Marque a opção que não dá continuidade coerente ao texto.

a) Criar um emprego não é somente oferecer um salário e colocar o indivíduo para trabalhar. Muito antes de contratar um porteiro, é necessário construir urna guarita para alojá-lo.

b) Alguns dirão chocados: a que ponto chegamos, ter de comprar o próprio emprego! Mas no fundo sempre foi assim. Todos nós precisamos de um capital inicial para começar a trabalhar.

c) Se não forem os pais a investir no próprio filho, quem será? Quem comprará as máquinas, os equipamentos, o escritório, os computadores para que ele possa começar a trabalhar?

d) Americanos ganham oito vezes mais que brasileiros não porque trabalham oito vezes mais, mas porque investem muito mais em estoque, máquinas e equipamentos, aumentando brutalmente a produtividade de seus filhos.

e) Fica evidente que todos os investimentos prévios no combate à miséria devem propor um programa integrado de políticas sociais. Várias propostas apontam as fontes de recursos que, em geral, representam redirecionamentos de outros pagamentos.

193) (TRF-ESAF/02)

Marque onde deve ser inserido o trecho abaixo para que o texto a seguir apresente coesão e coerência.

Elas contém definições sobre a dimensão estratégica do país e sua relação com os marcos internacionais. Importa-lhes indicar os principais interesses nacionais e desenhar a defesa externa, sendo imprescindível o seu compromisso com os regimes democráticos dos quais decorrem.

O livro de defesa nacionalAAs políticas de defesa nacional são polfticas de Estado que dependem da legitimidade democrática, não se limitando a um mandato nem ao estrito jogo parlamentar, não raro com o apoio das oposições.

BE o Brasil, por meio da política de defesa nacional, objetiva preservar a soberania e a integridade territorial (além do patrimônio e interesses nacionais), o Estado de Direito e suas instituições, além de vislumbrar a promoção dos interesses brasileiros no exterior (inclusive a manutenção da paz e da segurança internacionais).

CPor isso, o livro de defesa de que o Brasil carece deverá ir além da política de defesa nacional. Deverá dar indicações claras das unidades militares, distribuição territorial, equipamentos bélicos e estratégias de defesa que, até o momento, são conhecidos por públicos muito restritos.

DEm relação aos nossos interesses nacionais, definidos na Constituição, o livro de defesa nacional, que se encontra em fase de atualização, será, ao mesmo tempo, um instrumento de poder, de diálogo e de confiança. Até porque a defesa nacional é (e deve ser cada vez mais) um tema de toda a sociedade.E

(Eliézer Rizzo de Oliveira, Correio Braziliense. 13/07/2002. com adaplações)

a) Ab) Bc) Cd) De) E

Page 25: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

194) (TRF-ESAF/02) Assinale a opção que, ao preencher as lacunas, toma o texto sintaticamente incorreto.

________ na execução de programas sociais no Nordeste, _________ no desempenho das relações entre centros de pesquisa e empresas, um dos maiores problemas sempre foi o de garantir que os recursos cheguem ao seu destino e que sejam usados com inteligência.

(Gilson Schwariz)

a) Seja / sejab) Tanto / quantoc) Conquanto / oud) Tanto / comoe) Quer / quer

195) (TRF-ESAF/02) Indique a opção que completa com correção gramatical e com coerência, as lacunas do texto abaixo.

O Estado cresceu em termos de pessoal e, principalmente, em termos de receita e despesa. Em muitos países, os servidores públicos, excluídos os trabalhadores das empresas estatais, correspondem ______ 10 a 20 por cento da força de trabalho, _______ no início do século XX essa proporção estava próxima de 5 por cento. As despesas do Estado, por sua vez, _______ nesse período: nos últimos trinta anos ______ , variando entre 30 e 50 por cento do PIB. Naturalmente, esse processo de crescimento ocorria ao mesmo tempo em que _____ as funções do Estado, principalmente na área social.

(Luiz Carlos Bresser Pereira, com adaptações)

a) a cerca de / enquanto / multiplicaram-se / dobraram / se ampliavam

b) acerca de / quando / multiplicar / dobraram-se / ampliava-se

c) cerca de / quanto / multiplicaram / dobravam-se / se ampliava

d) em cerca de / em quanto / se multiplicava / dobrou / ampliavam

e) de cerca de / por quanto / multiplicavam / dobravam-se / ampliava

196) (TRF-ESAF/02)

Assinale a opção em que uma das duas possibilidades de redação está gramaticalmente incorreta.

a) A economia americana sobreviveu a muitos percalços e, até o início da curta e moderada recessão, da qual parece começar a emergir, conheceu nove anos de uma das mais exuberantes expansões de sua história. /A economia americana sobreviveu a muitos percalços e conheceu nove anos de uma das mais exuberantes expansões de sua história até o início da curta e moderada recessão, de que parece começar a emergir.

b) O professor Paul Kennedy, figura expressiva da “escola do declínio” na década de 80, confessa ter mudado de posição. Temia o pior em 1985, quando o esforço militar consumia 45% do PIB. / Figura expressiva da “escola do declínio” na década de 80, o professor Paul Kennedy confessa que mudou de posição. Temia o pior em 1985, quando o esforço militar consumia 45% do PIB.

e) Pensa hoje que se tornou barato adquirir a hegemonia ao preço de 3,8% de PIB florescente e produtividade que permite encarar sem susto o momento próximo em que os EUA gastarão com a defesa US$ 1 bilhão por dia. / Seu pensamento hoje é esse: tornou-se barato adquirir a hegemonia ao preço de 3,8% de PIB florescente e produtividade que permite encarar sem susto o momento próximo em que os EUA gastarão com a defesa US$ 1 bilhão por dia.

d) Não quer isso dizer que os americanos sejam onipotentes ou possam ignorar para sempre alguns ameaçadores desequilíbrios de sua economia e as reações do resto do mundo. / Não quer isso dizer que os americanos sejam onipotentes ou que alguns ameaçadores desequilíbrios de sua economia e as reações do resto do mundo possa por eles serem ignorados para sempre.

e) Significa apenas reconhecer que a atual configuração do poder mundial está longe ao declínio e que um país como os Estados Unidos tem uma extraordinúria capacidade para recuperar-se de erros que para outros seriam provavelmente fatais. / Significa apenas o reconhecimento de que a atual configuração do poder mundial está longe do declínio e de que um país como os Estados Unidos tem uma extraordinária capacidade para recuperarse de erros que para outros seriam provavelmente fatais.

(Itens adaptados de Rubens Ricupero)

197) (TRT)

Page 26: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

Ela conhecera o poeta, ____ versos gostava e _____ estava apaixonada, na cidade ____nascera.As lacunas da frase acima são completadas, respectivamente, por:a) dos quais — por quem — que

b) de quem — por quem — onde

c) por cujos — com quem — em que

d) de cujos — por quem — onde

e) os quais — pelo qual — em que

198) (TRT) Marque o item onde ocorre uso incorreto do pronome relativo.

a) O vulcanismo é um processo contínuo com que no Brasil pouco nos preocupamos.

b) No Brasil, há ilhas oceânicas de origem vulcânica entre as quais Fernando de Noronha, Trindade e Martim Vaz.

c) O vulcão do Paredão onde indícios de atividade existem em Fernando de Noronha tem rochas datadas de 1.8 milhão de anos.

d) Submerso pelas águas, encontram-se ao largo das costas do nordeste, montes de topo achatado cujos cimos sofreram raspagem pela força das águas oceânicas.

e) No Brasil, a rocha vulcânica mais famosa em cuja constituição há granito alcalino é a que se situa no cabo de Santo Agostinho.

199) (TRT-FEC/03) No trecho “Entre os Romanos, o conceito de negotium mostra a oposição entre negócio e ócio: é um conceito que se define pela ‘ausência de lazer’”, é possível substituir, sem que o sentido do enunciado se altere, o sinal de dois pontos pela seguinte locução precedida de vírgula:

a) por conseguinte;

b) não obstante;

c) visto como;

d) se bem que;

e) à medida que.

200) (TRT-FEC/03) Ao se reescrever o trecho

“tanto na Antiguidade, como na Idade Média”,

Alterou-se sensivelmente o seu sentido original em:

a) na Antiguidade, tanto quanto na Idade Média; b) ora na Antiguidade, ora na Idade Média;c) não só na Antiguidade, senão que também na Idade Média; d) na Antiguidade e na Idade Média;e) seja na Antiguidade, seja na Idade Média.

201) (TRT-FEC/03) O sentido de

“...o autor de um bom manual de aritmética para o ensino médio não é necessariamente um intelectual, mas, se ele escrever esse livro adotando critérios pedagógicos inovadores e eficazes, pode ser”

Fica profundamente alterado com a substituição de “se ele escrever esse livro” por:

a) caso ele escreva esse livro; b) conquanto ele escreva esse livro; c) desde que ele escreva esse livro; d) uma vez que ele escreva esse livro; e) escrevendo ele esse livro.

202) (TRT-FEC/03) No enunciado

”A diminuição da jornada de trabalho criou o tempo liberado, que não pode ser confundido ainda com o tempo propriamente livre, pois aquele vai ser gasto de inúmeras maneiras.”

O sentido fica visivelmente alterado com a substituição da conjunção em destaque por:

a) porquanto; b) portanto; c) visto que; d) dado que; e) uma vez que.

203) (TRT-FEC/03) O sentido de:

Page 27: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

“Havia ‘dias sem trabalho’, que ofereciam possibilidades de repouso embora não muito”

Altera-se sensivelmente com a substituição da conjunção grifada por:

a) ainda que;

b) posto que;

e) se bem que;

d) desde que;

e) mesmo que.

204) (TST-SANEPAR/01) “Apesar dos pesados investimentos feitos no setor de produção, a empresa continua ten4o prejuízos consideráveis.” Indique a alternativa que mantém as relações de sentido da frase acima e está redigida de acordo com as normas do português padrão escrito.

a) Embora a empresa tem feitopesados investimentos no setor de produção, continua tendo prejuízos consideráveis.

b) A empresa continua tendo prejuízos consideráveis, portanto fez pesados investimentos no setor de produção.

c) Mesmo que a empresa tem feito pesados investimentos no setor de produção, continua tendo prejuízos consideráveis.

d) A empresa fez pesados investimentos no setor de produção, entretanto continua tendo prejuízos consideráveis.

e) Em decorrência dos pesados investimentos no setor de produção, a empresa continua tendo prejuízos consideráveis.

205) (TST-SANEPAR/01)

“Como todos os seres vivos, nós nascemos, atingimos a maturidade, procriamos e morremos.”Na frase acima, a conjunção como estabelece uma idéia de:

a) conformidade.

b) comparação.

c) causa.

d) conseqüência.

e) conclusão.

206) (TTN-ESAF/98)

Numere os períodos de modo a compor um texto coeso e coerente e, depois, escolha a seqüência correta.

( ) No caso das carteiras exclusivas, hoje restritas a investidores institucionais como fundos de pensão e seguradoras, o “dono” do fundo conseguia garantir liquidez diária, sem detrimento da rentabilidade.

( ) Com essa medida, que atinge em cheio os chamados “fundos exclusivos” (ou de um único cotista), o rendimento referente aos saques feitos fora da data de aniversário vai para os cofres do governo.

( ) Segundo a Receita, o objetivo do governo coma cobrança do IOF éinibir operações realizadas por fundos exclusivos.

( ) Ainda que em menor escala, os fundos de pensão serão atingidos pela decisão do governo de cobrar, a partir de fevereiro, 0,5% ao dia de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a diferença entre o valor da cota resgatada de um fundo de renda fixa e o valor pago ao cotista.

( ) Dos cerca de R$19 bilhões aplicados em fundos exclusivos, os fundos de pensão detêm aproximadamente R$ 3 bilhões.

( ) Até então, esse ganho revertia em favor do próprio fundo.

(baseado em Isto É Dinheiro, 14/1/98)

a) 4, 2, 6, 1, 5, 3;

b) 6, 1, 3, 5, 4, 2;

c) 2, 4, 3, 6, 5, 1;

d) 1, 2, 4, 5, 6, 3;

e) 3, 4, 5, 2, 6, 1.

207) (TTN-ESAF/98)

Page 28: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

Marque o texto que NÃO constitui seqüencia lógica do texto inicial.

O Brasil, no mundo globalizado, é uma das filiais preferidas da lavanderia internacional de dinheiro sujo, aquele obtido com o comércio ilegal de drogas e armamentos, corrupção, terrorismo, seqüestro e outros meios.

a) Uma boa parte dos supostos US$ 500 bilhões movimentados anualmente pelo crime organizado no mundo emerge na “Lavanderia Brasil” comodinheiro limpo.

b) Não se sabe exatamente o montante de dinheiro legalizado no país, mas écerto que não é pouco.

c) O volume de dinheiro do tráfico de drogas e armas é tão grande que pode causar danos sociais e ameaçar a segurança nacional.

d) Atualmente todos esses órgãos estão impedidos de trocar informações entre si devido à lei de sigilo bancário.

e) Para o governo brasileiro, a “Lavanderia Brasil” só poderá ser atacada com eficiência, nove anos depois da adesão do país ao Tratado de Viena, que combate o tráfico de drogas.

(Baseado em Isto É Dinheiro. 14/1/98)

208) (UC/MG)

Em “Orai porque não entreis em tentação”, o valor da conjunção do período é de:

a) causa;b) condição;c) conformidade;d) explicação;e) finalidade.

209) (UFMG)

Leia atentamente este parágrafo, observando as a relações de sentido que se estabelecem entre as frases:

“Os semáforos ganharam uma inesperada função social. Passamos a exercitar nossa infinita bondade pingando esmolas em mãos rotas. Continuávamos de bem com nossos travesseiros.”

Em todas as alternativas, as palavras ou expressões destacadas traduzem corretamente as relações de sentido sugeridas no trecho original, exceto em:

a) Os semáforos ganharam uma inesperada função social. Dessa maneira, passamos a exercitar nossa infinita bondade pingando esmolas em mãos rotas. Por conseguinte, continuávamos de bem com nossos travesseiros.

b) Os semáforos ganharam uma inesperada função social. Então, passamos a exercitar nossa infinita bondade pingando esmolas em mãos rotas. Dessa forma, continuávamos de bem com nossos travesseiros.

c) Os semáforos ganharam uma inesperada função social. Logo passamos a exercitar nossa infinita bondade pingando esmolas em mãos rotas. Assim, continuávamos de bem com nossos travesseiros.

d) Os semáforos ganharam uma inesperada função social. No entanto passamos a exercitar nossa infinita bondade pingando esmolas em mãos rotas. Em contrapartida, continuávamos de bem com nossos travesseiros.

Page 29: LÍNGUA PORTUGUESA - Claudio Borba :: … · Web view(Santa Casa/SP) Instruções para as questões 149 a 157: Essas questões apresentam um período que você deverá modificar,

Gabarito: