língua portuguesa – 1º ano -...

61
1 Língua Portuguesa 1º Ano Comunicação Oral Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado. Não Satisfaz Não sabes escutar e não presta atenção a pequenos discursos; Não distingue, retém nem reproduz o que ouve; Não descreve situações vividas ou imaginadas; Fala de forma pouco clara e audível; Intervém inoportunamente. Satisfaz Exprime-se utilizando um vocabulário pouco diversificado, só quando solicitado, em conversas e diálogos no pequeno ou grande grupo; Relata acontecimentos ou experiências; Faz descrições simples; Conta e elabora pequenas histórias; Responde a questionários mais directos. Satisfaz Bem Exprime-se sem dificuldade utilizando vocabulário diversificado; Relata com facilidade acontecimentos ou experiências; Responde facilmente a questionários; Faz descrições pormenorizadas revelando poder de observação; É criativo na elaboração de relatos de histórias; Faz recolha de contos tradicionais, adivinhas. Satisfaz Muito Bem Exprime-se de forma clara e autónoma; Faz descrições pormenorizadas, revelando poder de observação; Compreende o conceito de pesquisa de produções escritas; Fundamenta as suas opiniões.

Upload: truongkhanh

Post on 07-Nov-2018

242 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

1

Língua Portuguesa – 1º Ano

Comunicação Oral F

raco

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Não sabes escutar e não presta atenção a pequenos discursos;

Não distingue, retém nem reproduz o que ouve;

Não descreve situações vividas ou imaginadas;

Fala de forma pouco clara e audível;

Intervém inoportunamente.

Sa

tis

faz

Exprime-se utilizando um vocabulário pouco diversificado, só quando solicitado, em conversas e diálogos no pequeno ou grande grupo;

Relata acontecimentos ou experiências;

Faz descrições simples;

Conta e elabora pequenas histórias;

Responde a questionários mais directos.

Sa

tis

faz B

em

Exprime-se sem dificuldade utilizando vocabulário diversificado;

Relata com facilidade acontecimentos ou experiências;

Responde facilmente a questionários;

Faz descrições pormenorizadas revelando poder de observação;

É criativo na elaboração de relatos de histórias;

Faz recolha de contos tradicionais, adivinhas.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Bem

Exprime-se de forma clara e autónoma;

Faz descrições pormenorizadas, revelando poder de observação;

Compreende o conceito de pesquisa de produções escritas;

Fundamenta as suas opiniões.

Page 2: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

2

Língua Portuguesa – 1º Ano

Comunicação Escrita/Leitura F

raco

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Escreve de forma pouco legível;

Não compreende enunciados escritos;

Não reconhece globalmente as palavras;

Não faz nem entende recados, avisos…;

Não organiza ficheiros de palavras e imagens;

Não domina as regras básicas de organização textual e da escrita;

Lê de forma silábica sem expressividade.

Sa

tis

faz

Compreende e responde a enunciados escritos com ajuda;

Reconhece globalmente algumas palavras;

Domina algumas das regras básicas da organização textual e da escrita;

Produz pequenos textos com frases simples;

Entende e escreve recados e avisos simples;

Organiza ficheiros de palavras e imagens;

Produz dicionários ilustrados;

Lê de forma autónoma mas com pouca expressividade.

Sa

tis

faz B

em

Produz textos criativos;

Reconhece globalmente palavras de uso corrente;

Conhece e aplica correctamente as regras básicas da organização textual e da escrita;

Elabora jogos de palavras com facilidade;

Lê de forma autónoma mas com pouca expressividade;

Produz dicionários ilustrados com alguma criatividade.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Produz textos criativos com correcção ortográfica, aplicando as regras básicas da organização textual e da escrita já interiorizadas;

Reconhece globalmente palavras de uso não corrente;

Faz pesquisas com autonomia;

Lê com progressiva clareza e entoação;

Identifica num texto a informação pretendida.

Page 3: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

3

Matemática – 1º Ano

Números e Operações

Forma e Espaço

(Inic. à Geometria)

Grandezas e Medidas

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não lê nem escreve números até 10; Não adiciona nem subtrai; Não estabelece relações de ordem entre números; Não relaciona a unidade com a dezena; Não resolve situações problemáticas.

Não distingue linhas curvas e linhas rectas; Não distingue figuras e sólidos; Não faz construções.

Não conhece as notas e moedas em uso; Não constrói instrumentos de medida; Não efectua medições; Não relaciona unidades de tempo.

Sa

tis

faz

Lê e escreve números até 10; Lê e escreve numerais ordinais até ao 10º; Adiciona com transporte; Faz subtracções; Estabelece relações de ordem entre números; Relaciona a unidade e a dezena; Resolve situações problemáticas.

Reconhece linhas curvas e linhas rectas; Distingue figuras e sólidos; Faz construções com modelos.

Conhece as notas e moedas em uso; Constrói instrumentos de medida e efectua medições; Utiliza a balança para comparar massas; Identifica recipientes com a mesma capacidade; Relaciona unidades de tempo, com apoio.

Sa

tis

faz B

em

Relaciona a unidade, a dezena; Explora situações que conduzam à descoberta da multiplicação a partir da adição de parcelas iguais.

Identifica e distingue figuras e sólidos geométricos; Faz construções com facilidade.

Efectua medições e estima os seus resultados; Relaciona unidades de tempo (hora, dia…).

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Faz subtracções com empréstimo; Resolve situações problemáticas complexas, utilizando estratégias diferenciadas e explicando como chegou ao resultado.

Identifica as figuras e sólidos geométricos, distinguindo as suas diferentes características; Faz construções com muita facilidade, sem a presença de modelo.

Reconhece e relaciona diferentes formas de medir e quantificar;

Page 4: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

4

Estudo do Meio – 1º Ano

Á DESCOBERTA DE SI MESMO

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não reconhece a sua identificação; Não reconhece os seus gostos e preferências; Não reconhece a sucessão de actos praticados ao longo do dia da semana…; Não exprime aspirações nem projectos para o futuro; Não reconhece características familiares; Não reconhece as partes constituintes do seu corpo; Não reconhece as modificações do seu corpo; Não reconhece nem aplica as regras de higiene e de saúde do seu corpo; Não conhece nem aplica as regras mais elementares de prevenção e segurança.

Sa

tis

faz

Reconhece algumas características da sua identidade; Reconhece os seus gostos e preferências; Reconhece alguns actos praticados ao longo do dia, da semana…; Tem aspirações e projectos limitados; Reconhece as modificações do seu corpo; Reconhece algumas características familiares; Conhece e aplica algumas regras de higiene e da saúde do seu corpo.

Sa

tis

faz

Be

m

Reconhece a sua identificação; É ambicioso nos projectos e aspirações; Reconhece a sucessão de actos praticados ao longo do dia; da semana…; Conhece e aplica habitualmente as regras de higiene, saúde, prevenção e segurança.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

É ambicioso nos projectos e aspirações; Conhece-se como ser individual e social; Conhece o seu corpo, reconhece as suas modificações e compara-se com os outros; Conhece e aplica todas as regras de higiene, saúde, prevenção e segurança.

Page 5: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

5

Estudo do Meio – 1º Ano

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não reconhece os nomes próprios, apelidos, sexo, idade dos membros da sua família; Não estabelece relações de parentesco; Não reconhece os nomes, idades e sexo de outras pessoas com quem mantém relações próximas; Não reconhece a sua classe; Não reconhece regras de funcionamento da sua escola.

Sa

tis

faz

Reconhece o nome próprio, alguns apelidos, sexo e idade dos membros da sua família; Reconhece nomes, algumas idades e sexo de outras pessoas com quem mantém relações próximas; Estabelece algumas relações de parentesco; Reconhece a sua classe, Reconhece e aplica algumas regras de funcionamento da sua escola.

Sa

tis

faz

Be

m

Reconhece o nome próprio, apelidos, sexo e idade dos membros da sua família; Reconhece nomes, idades e sexo de outras pessoas com quem mantém relações próximas; Estabelece relações de parentesco; Reconhece e aplica quase sempre as regras de funcionamento da sua escola.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Be

m

Reconhece e aplica quase sempre as regras de funcionamento da sua escola. Reconhece e valoriza a necessidade de cumprimento de regras com vista ao funcionamento harmonioso da escola.

Page 6: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

6

Estudo do Meio – 1º Ano

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não reconhece os cuidados a ter com plantas e animais; Não reconhece manifestações da vida vegetal e animal; Não reconhece as características do estado do tempo; Não relaciona a duração do dia e da noite ao longo do ano; Não reconhece as diferentes formas com que a água se encontra na natureza; Não identifica cores, sons e cheiros da natureza.

Sa

tis

faz

Reconhece alguns cuidados a ter com as plantas e animais; Reconhece algumas manifestações da vida vegetal e animal; Reconhece as características do estado do tempo; Reconhece algumas das formas com que a água se encontra na natureza; Reconhece cores, sons e cheiros da natureza.

Sa

tis

faz

Be

m

Relaciona a duração do dia e da noite ao longo do ano; Reconhece as características do estado do tempo; Reconhece as diversas formas sob as quais a água se encontra na natureza.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Recolhe e analisa dados sobre os diferentes seres vivos, demonstrando uma atitude de curiosidade perante a sua evolução e desenvolvimento.

Page 7: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

7

Estudo do Meio – 1º Ano

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não reconhece os diferentes espaços da casa; Não reconhece as funções desses espaços; Não consegue representar a sua casa; Não reconhece os diferentes espaços da sua escola; Não reconhece as funções desses espaços; Não consegue representar a sua escola; Não descreve os seus itinerários diários; Não consegue representar os seus itinerários; Não localiza espaços em relação a um ponto de referência.

Sa

tis

faz

Reconhece os diferentes espaços da casa; Reconhece algumas das funções desses espaços; Reconhece os diferentes espaços da sua escola; Reconhece algumas funções desses espaços; Descreve os seus itinerários diários; Representa alguns dos seus itinerários; Localiza com dificuldade espaços em relação a um ponto de referência.

Sa

tis

faz

Be

m

Reconhece as funções dos diferentes espaços da casa; Reconhece as funções dos diferentes espaços da escola; Representa os seus itinerários; Localiza bem espaços em relação a um ponto de referência.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Be

m

Descreve e representa com minúcia os diferentes espaços da casa e da escola; Localiza com precisão espaços em relação a um ponto de referência.

Page 8: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

8

Estudo do Meio – 1º Ano

Á DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não compara alguns materiais segundo propriedades simples (forma, textura, cor, sabor, cheiro); Não agrupa materiais segundo essas propriedades; Não realiza experiências que conduzem à conservação da capacidade/volume, independentemente da forma do objecto; Não identifica algumas propriedades físicas da água; Não reconhece materiais que flutuam e não flutuam; Não verifica experimentalmente o efeito da água nas substâncias Não identifica sons do seu ambiente imediato; Não conhece e nem aplica alguns cuidados na utilização e conservação de objectos em situações concretas.

Sa

tis

faz

Compara alguns materiais segundo propriedades simples (forma, textura, cor, sabor, cheiro); Agrupa alguns materiais segundo essas propriedades; Realiza com dificuldade experiências que conduzem à conservação da capacidade/volume, independentemente da forma do objecto; Identifica algumas propriedades físicas da água; Reconhece materiais que flutuam e não flutuam; Verifica experimentalmente o efeito da água nas substâncias Identifica sons do seu ambiente imediato; Conhece e aplica alguns cuidados na utilização e conservação de alguns objectos em situações concretas.

Sa

tis

faz B

em

Realiza experiências que conduzem à conservação da capacidade/volume, independentemente da forma do objecto; Conhece e aplica alguns cuidados na utilização e conservação de objectos em situações concretas; Conhece e aplica alguns cuidados na utilização e conservação de objectos em situações concretas.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Be

m

Realiza com muita facilidade e autonomia experiências com água e sons e aprecia os efeitos, resultados e conclusões.

Page 9: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

9

Expressão e Educação Plástica – 1º Ano

Modelagem

e Escultura

Construções

Desenho e

Pintura

Recorte Colagem e Dobragem

Cartazes

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não possui destreza manual e não explora os diferentes materiais (plasticina, barro, etc.).

Incapacidade de produzir e criar actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Não consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Não domina nem explora os diferentes materiais utilizados no recorte colagem e dobragem.

Não consegue fazer composições usando a imagem e a palavra como fim comunicativo.

Sa

tis

faz

Possui destreza manual e explora os diferentes materiais utilizados na modelagem e escultura.

Revela capacidade de criar e reproduzir actividades do agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais.

Consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa os seus trabalhos no âmbito do recorte, colagem e dobragem.

Faz a ligação da imagem e da palavra com fim comunicativo.

Sa

tis

faz B

em

Manipula e explora com muita destreza os diferentes materiais utilizados

Cria e produz com muita facilidade as actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Domina as técnicas complexas de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa com perfeição todos os trabalhos na área do recorte, colagem e dobragem.

Compõe com fim comunicativo usando a imagem e a palavra com muita criatividade.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Page 10: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

10

Expressão e Educação Musical – 1º Ano

Jogos de Exploração

Experimentação, Desenvolvimento e Criação

Musical

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não Satisfaz

Não reproduz sons; Não reconhece sons; Não reproduz ritmos e melodias.

Não consegue utilizar diferentes maneiras de produzir sons; Não consegue criar sons; Não conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…).

Satisfaz

Reproduz sons; Reproduz canções; Reconhece sons de alguns instrumentos.

Utiliza diferentes maneiras de produzir sons; Cria sons com facilidade; Conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…)

Satisfaz Bem Reproduz ritmos e batimentos com facilidade.

Compreende e cria canções.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Expressão e Educação Dramática – 1º Ano

Jogos Dramáticos

Jogos de Exploração

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não Satisfaz

Não compreende instruções de comunicação gestual. Não consegue reproduzir uma personagem. Tem dificuldade em exprimir-se através do corpo e da voz

Não consegue movimentar-se de forma livre e pessoal. Não consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais.

Satisfaz

Compreende instruções de comunicação gestual. Cria e reproduz personagens; Exprime-se através do corpo e da voz; Usa o corpo e a voz com expressividade; Reconhece diferentes papéis.

Consegue movimentar-se de forma livre e pessoal; Consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais; Movimenta-se de forma expressiva.

Satisfaz Bem

Reconhece e aplica diferentes papéis na comunicação.

Imagina-se com diferentes ritmos e atitudes com expressividade.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Page 11: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

11

Língua Portuguesa – 2º Ano

Comunicação Oral F

raco

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Não consegue exprimir-se por iniciativa própria em conversas ou diálogos no pequeno e grande grupo;

Não relata acontecimentos ou experiências;

Tem muita dificuldade em contar e elaborar histórias;

Não responde a questionários;

Intervém inoportunamente.

Sa

tis

faz

Exprime-se utilizando um vocabulário pouco diversificado, só quando solicitado, em conversas e diálogos no pequeno ou grande grupo;

Relata acontecimentos ou experiências;

Faz descrições simples;

Conta e elabora pequenas histórias;

Responde a questionários mais directos.

Sa

tis

faz B

em

Exprime-se sem dificuldade utilizando vocabulário diversificado;

Relata com facilidade acontecimentos ou experiências;

Responde facilmente a questionários;

Faz descrições pormenorizadas revelando poder de observação;

É criativo na elaboração de relatos de histórias;

Faz recolha de contos tradicionais, adivinhas;

Produz rimas e cantilenas.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Exprime-se de forma clara e autónoma;

Faz descrições pormenorizadas, revelando poder de observação;

Compreende o conceito de pesquisa de produções escritas;

Fundamenta as suas opiniões;

Identifica o essencial num discurso.

Page 12: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

12

Língua Portuguesa – 2º Ano

Comunicação Escrita/Leitura F

raco

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Escreve de forma pouco legível;

Não compreende enunciados escritos;

Não conhece as regras elementares da escrita;

Não faz nem entende recados, avisos…;

Não organiza ficheiros de palavras e imagens;

Faz uma leitura hesitante;

Revela muitas dificuldades em responder a questões sobre um texto lido.

Sa

tis

faz

Compreende e responde a enunciados escritos com ajuda;

Conhece algumas regras elementares da comunicação escrita;

Produz pequenos textos com frases simples;

Entende e escreve recados e avisos simples;

Organiza ficheiros de palavras e imagens;

Elabora jogos de palavras;

Produz dicionários ilustrados;

Compreende e responde a enunciados escritos;

Lê de forma autónoma mas com pouca expressividade.

Sa

tis

faz B

em

Produz textos criativos;

Conhece e aplica correctamente as regras elementares de comunicação escrita;

Elabora jogos de palavras com facilidade;

Produz dicionários ilustrados com alguma criatividade.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Produz textos criativos com correcção ortográfica, aplicando as regras elementares da comunicação escrita já interiorizadas;

Faz pesquisas com autonomia;

Lê com progressiva clareza e entoação;

Identifica num texto a informação pretendida.

Page 13: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

13

Matemática – 2º Ano

Números e Operações

Forma e Espaço

(Inic. à Geometria)

Grandezas e Medidas

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não lê nem escreve números até 100; Não adiciona nem subtrai sem concretização; Não estabelece relações de ordem entre números; Não relaciona a unidade com a dezena; Não resolve situações problemáticas.

Não distingue linhas curvas e linhas rectas; Não distingue figuras e sólidos; Não faz construções.

Não conhece as notas e moedas em uso; Não constrói instrumentos de medida; Não efectua medições; Não relaciona unidades de tempo.

Sa

tis

faz

Lê e escreve números até 100; Lê e escreve numerais ordinais até ao 20º; Adiciona com transporte; Faz subtracções; Estabelece relações de ordem entre números; Relaciona a unidade e a dezena; Resolve situações problemáticas.

Reconhece linhas curvas e linhas rectas; Distingue figuras e sólidos; Faz construções com modelos.

Conhece as notas e moedas em uso; Constrói instrumentos de medida e efectua medições; Utiliza a balança para comparar massas; Identifica recipientes com a mesma capacidade; Relaciona unidades de tempo, com apoio.

Sa

tis

faz B

em

Relaciona a unidade, a dezena e a centena; Explora situações que conduzam à descoberta da multiplicação a partir da adição de parcelas iguais.

Identifica e distingue figuras e sólidos geométricos; Faz construções com facilidade.

Efectua medições e estima os seus resultados; Relaciona unidades de tempo (hora, dia…).

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Faz subtracções com empréstimo; Resolve situações problemáticas com desenvoltura, utilizando estratégias diferenciadas e explicando como chegou ao resultado; Utiliza o sinal na representação de produtos.

Identifica as figuras e sólidos geométricos, distinguindo as suas diferentes características; Faz construções com muita facilidade, sem a presença de modelo.

Reconhece e relaciona diferentes formas de medir e quantificar; Adequa diferentes unidades métricas à realidade; Relaciona unidade de tempo e localiza-as no calendário.

Page 14: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

14

Estudo do Meio – 2º Ano

À DESCOBERTA DE SI MESMO

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não reconhece datas e factos; Não faz leitura de imagens; Não exprime aspirações nem projectos para o futuro; Não distingue os órgãos dos sentidos e as suas funções; Não reconhece as modificações do seu corpo; Não reconhece nem aplica as regras de higiene e de saúde do seu corpo, nem dos espaços de uso colectivo; Não conhece nem aplica as regras mais elementares da prevenção de segurança;

Sa

tis

faz

Reconhece algumas datas e factos; Identifica alguns locais em mapas; Tem aspirações e projectos limitados; Associa órgãos dos sentidos e as suas funções; Reconhece as modificações do seu corpo; Conhece e aplica algumas regras de higiene e da saúde do seu corpo e dos espaços de uso colectivo; Reconhece as datas e factos relacionados com o seu passado; Localiza em mapas, os locais das vivências passadas; Faz projectos e tem aspirações alargadas;

Sa

tis

faz

Be

m

Reconhece as datas relacionadas com o seu passado; Localiza, em mapas, os locais das vivências passadas; É ambicioso nos projectos e aspirações; Reconhece as modificações do seu corpo; Associa os órgãos dos sentidos às suas funções; Conhece todas as regras.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Be

m

É ambicioso nos projectos e aspirações; Conhece-se como ser individual e social; Conhece o seu corpo, reconhece as suas modificações, associa os órgãos dos sentidos às funções de forma autónoma.

Page 15: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

15

Estudo do Meio – 2º Ano

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não reconhece datas e factos do passado familiar; Não reconhece regras da vida em sociedade; Não identifica os modos de vida e funções sociais dos membros em sociedade; Não reconhece instituições e serviços da comunidade.

Sa

tis

faz

Reconhece regras da vida em sociedade; Identifica os modos de vida e funções sociais dos membros em sociedade; Conhece instituições e serviços da comunidade; Reconhece e associa datas e factos do seu passado familiar; Conhece e aplica as regras de vida em sociedade.

Sa

tis

faz

Be

m

Identifica os modos de vida e funções sociais dos membros da sociedade; Conhece as instituições e serviços da comunidade e algumas regras do seu funcionamento.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Be

m

Valoriza as funções sociais e modos de vida dos membros da sociedade; Identifica as instituições e serviços da sociedade de acordo com as suas características e importância.

Page 16: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

16

Estudo do Meio – 2º Ano

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Não identifica as diferenças entre os diversos tipos de plantas e de animais; Não reconhece as características do estado do tempo; Não relaciona as estações do ano com os estados do tempo característicos; Não reconhece a existência do ar.

Sa

tis

faz

Reconhece as diferenças entre os diversos tipos de animais e plantas; Reconhece as características do estado do tempo; Relaciona as estações do ano com os estados de tempo característicos; Reconhece a existência do ar; Reconhece o ar em movimento.

Sa

tis

faz

Be

m

Recolhe dados sobre a evolução do desenvolvimento desses animais e plantas; Faz pesquisas para identificar aspectos físicos e seres vivos de outras regiões.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Recolhe e analisa dados sobre os diferentes seres vivos, demonstrando uma atitude de curiosidade perante a sua evolução e desenvolvimento.

Page 17: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

17

Estudo do Meio – 2º Ano

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não identifica os itinerários diários; Não traça o itinerário na planta da localidade; Não distingue os diferentes tipos de transporte utilizados na localidade; Não conhece outros tipos de transporte; Não reconhece tipos de comunicação pessoal e social.

Sa

tis

faz

Identifica os itinerários diários; Distingue alguns tipos de transporte utilizados na localidade; Conhece outros tipos de transporte; Reconhece alguns tipos de comunicação pessoal e social; Traça o seu itinerário na planta da localidade; Localiza o ponto de partida e o ponto de chegada.

Sa

tis

faz

Be

m

Distingue os diferentes tipos de transporte utilizado na localidade; Conhece outros tipos de transporte e distingue as suas funções.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Be

m

Distingue correctamente os vários tipos de transporte e agrupa-os de acordo com as suas características locomotoras; Reconhece todos os tipos de comunicação pessoal, social e sabe utilizá-los.

Page 18: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

18

Estudo do Meio – 2º Ano

Á DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não distingue as propriedades dos materiais; Não relaciona essas propriedades com a utilidade dos materiais; Não identifica a sua origem; Não reconhece a existência do ar nem as suas propriedades; Não reconhece a utilidade de alguns objectos de uso corrente; Não reconhece alguns cuidados na sua utilização.

Sa

tis

faz

Identifica a origem de alguns materiais (natural/artificial); Reconhece a existência do ar e algumas das suas propriedades; Reconhece a utilidade de alguns objectos de uso corrente; Reconhece alguns cuidados na sua utilização; Distingue as propriedades dos materiais; Relaciona essas propriedades com a utilidade dos materiais;

Sa

tis

faz

Be

m

Experimenta o comportamento de objectos em presença do ar quente e do ar frio; Reconhece a utilidade dos objectos de uso corrente; Reconhece e aplica os cuidados a ter na sua utilização.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Bem

Reconhece as propriedades dos objectos e a forma como estes se alteram na presença de diferentes condicionantes; Recorre a objectos de uso corrente adequadamente e de forma autónoma, reconhecendo a sua utilidade.

Page 19: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

19

Expressão e Educação Plástica – 2º Ano

Modelage

m e Escultura

Construções

Desenho e

Pintura

Recorte Colagem e Dobragem

Cartazes

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não possui destreza manual e não explora os diferentes materiais (plasticina, barro, etc.).

Incapacidade de produzir e criar actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Não consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Não domina nem explora os diferentes materiais utilizados no recorte colagem e dobragem.

Não consegue fazer composições usando a imagem e a palavra como fim comunicativo.

Sa

tis

faz

Possui destreza manual e explora os diferentes materiais utilizados na modelagem e escultura.

Revela capacidade de criar e reproduzir actividades do agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais.

Consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa os seus trabalhos no âmbito do recorte, colagem e dobragem.

Faz a ligação da imagem e da palavra com fim comunicativo.

Sa

tis

faz B

em

Manipula e explora com muita destreza os diferentes materiais utilizados

Cria e produz com muita facilidade as actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Domina as técnicas complexas de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa com perfeição todos os trabalhos na área do recorte, colagem e dobragem.

Compõe com fim comunicativo usando a imagem e a palavra com muita criatividade.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Page 20: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

20

Expressão e Educação Musical – 2º Ano

Jogos de Exploração

Experimentação, Desenvolvimento e Criação

Musical

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não Satisfaz

Não reproduz sons; Não reconhece sons; Não reproduz ritmos e melodias.

Não consegue utilizar diferentes maneiras de produzir sons; Não consegue criar sons; Não conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…).

Satisfaz

Reproduz sons; Reproduz canções; Reconhece sons de alguns instrumentos.

Utiliza diferentes maneiras de produzir sons; Cria sons com facilidade; Conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…)

Satisfaz Bem Reproduz ritmos e batimentos com facilidade.

Compreende e cria canções.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Expressão e Educação Dramática – 2º Ano

Jogos Dramáticos

Jogos de Exploração

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não Satisfaz

Não compreende instruções de comunicação gestual. Não consegue reproduzir uma personagem. Tem dificuldade em exprimir-se através do corpo e da voz

Não consegue movimentar-se de forma livre e pessoal. Não consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais.

Satisfaz

Compreende instruções de comunicação gestual. Cria e reproduz personagens; Exprime-se através do corpo e da voz; Usa o corpo e a voz com expressividade; Reconhece diferentes papéis.

Consegue movimentar-se de forma livre e pessoal; Consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais; Movimenta-se de forma expressiva.

Satisfaz Bem

Reconhece e aplica diferentes papéis na comunicação.

Imagina-se com diferentes ritmos e atitudes com expressividade.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Page 21: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

21

Língua Portuguesa – 4º Ano

Comunicação Oral

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Exprime-se com muita dificuldade em conversas, diálogos, debates e, no âmbito da turma para organização, gestão e avaliação do trabalho e dos conteúdos das aprendizagens e na realização de projectos e actividades;

Tem dificuldade na formulação de recados, avisos, instruções, e em dar ordens e informações;

Não relata acontecimentos vividos ou imaginados, desejos...;

Conta com dificuldade histórias e histórias inventadas;

Não participa em grupo, na elaboração de histórias, de relatos...;

Não completa histórias, não imagina desenlaces, cenários, lugar, tempo, personagens...;

Recria com muita dificuldade histórias e não tem capacidade para transformar personagens...;

Não apresenta nem aprecia trabalhos individuais ou de grupo, nem dá sugestões para os melhorar;

Não intervém oralmente e não tem em conta a adequação progressiva a situações de comunicação;

Não revela capacidade para regular a participação nas diferentes situações de comunicação;

Responde com muita dificuldade a questionários;

Tem dificuldade em dramatizar textos próprios ou de outros;

Fala de uma forma pouco clara e audível;

Tem dificuldade em experienciar variações expressivas da língua oral;

Revela pouca capacidade para interpretar mensagens não verbais em linguagem verbal;

Tem dificuldade em reproduzir lengalengas, trava-línguas, rimas, adivinhas, contos, cantares;

Demonstra muita dificuldade em comparar versões diferentes dos mesmos contos;

Não participa na produção de rimas, lengalengas...;

Não usa as formas de tratamento adequado ao contexto escolar;

Não usa vocabulário diversificado;

Não utiliza estruturas sintácticas de subordinação.

Page 22: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

22

Sa

tis

faz

Exprime-se de forma satisfatória em conversas, diálogos, debates e, no âmbito da turma para organização, gestão e avaliação do trabalho e dos conteúdos das aprendizagens e na realização de projectos e actividades;

Formula recados, avisos, instruções, dá ordens e informações de modo satisfatório;

Relata acontecimentos vividos ou imaginados, desejos...;

Conta histórias e histórias inventadas;

Participa em grupo, na elaboração de histórias de relatos...;

Completa histórias, embora imaginando com alguma dificuldade, desenlaces, cenários, lugar, tempo, personagens...;

Recria histórias, embora transformando com alguma dificuldade personagens...;

Apresenta e aprecia trabalhos individuais ou de grupo, dando sugestões para os melhorar de um modo satisfatório;

Intervém oralmente, tendo em conta a adequação progressiva a situações de comunicação;

Regula a participação nas diferentes situações de comunicação;

Responde a questionários;

Dramatiza textos próprios ou de outros, de um modo satisfatório;

Fala de forma clara e audível;

Experimenta variações expressivas da língua oral, de forma satisfatória;

Interpreta mensagens não verbais em linguagem verbal;

Reproduz de forma satisfatória, lengalengas, trava-línguas, rimas, adivinhas, contos, cantares;

Compara versões diferentes dos mesmos contos;

Participa de modo satisfatório na produção de rimas, lengalengas...;

Usa as formas de tratamento adequado ao contexto escolar;

Usa vocabulário relativamente diversificado;

Utiliza de forma satisfatória, estruturas sintácticas de subordinação.

Page 23: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

23

Sa

tis

faz B

em

Exprime-se com facilidade por iniciativa própria em conversas, diálogos, debates e, no âmbito da turma, para organização, gestão e avaliação do trabalho e dos conteúdos das aprendizagens e na realização de projectos e actividades;

Tem facilidade em formular recados, avisos, instruções, dar ordens e informações;

Tem boa capacidade para relatar acontecimentos vividos ou imaginados, desejos...;

Conta histórias e histórias inventadas, com facilidade;

É um bom elemento na participação em grupo, na elaboração de histórias, de relatos...;

Facilmente completa histórias, imaginando desenlaces, cenários, lugar, tempo, personagens...;

Tem boa capacidade para recriar histórias, transformando personagens...;

Apresenta e aprecia trabalhos individuais ou de grupo, dando sugestões para os melhorar;

Intervém oralmente, facilmente tendo em conta a adequação progressiva a situações de comunicação;

Tem boa capacidade para regular a participação nas diferentes situações de comunicação;

Responde facilmente a questionários;

Tem boa capacidade para dramatizar textos próprios ou de outros;

Fala de forma clara e audível;

Experimenta variações expressivas da língua oral;

Interpreta facilmente mensagens não verbais em linguagem verbal;

Demonstra facilidade em reproduzir lengalengas, trava-línguas, rimas, adivinhas, contos, cantares;

Compara com facilidade versões diferentes dos mesmos contos;

Participa activamente na produção de rimas, lengalengas...;

Tem boa capacidade em usar as formas de tratamento adequado ao contexto escolar;

Usa vocabulário bastante diversificado;

Tem facilidade em utilizar estruturas sintácticas de subordinação

Page 24: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

24

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Exprime-se com autonomia e por iniciativa própria em conversas, diálogos, debates e, no âmbito da turma para organização, gestão e avaliação do trabalho e dos conteúdos das aprendizagens e na realização de projectos e actividades;

Formula recados, avisos, instruções, dá ordens e informações, de modo autónomo e independente;

Relata de uma forma diversificada, acontecimentos vividos ou imaginados, desejos...;

Conta de forma variada e pormenorizada, histórias e histórias inventadas;

Participa de uma forma activa e dinâmica em grupo, na elaborando autonomamente histórias de relatos...;

Completa histórias, imaginando com muita facilidade e de modo variado desenlaces, cenários, lugar, tempo, personagens...;

Tem muito boa capacidade para recriar histórias, transformando personagens...;

Apresenta e aprecia trabalhos individuais ou de grupo, tendo muita facilidade em dar sugestões variadas para os melhorar

Intervém oralmente com muita facilidade, tendo sempre em conta a adequação progressiva às situações de comunicação;

Regula a participação nas diferentes situações de comunicação, de uma forma autónoma e muito adequada;

Responde a questionários de um modo independente, dando respostas variadas e ricas no seu conteúdo;

Tem muito boa capacidade para dramatizar textos próprios ou de outros;

Falar de forma muito clara e audível;

Tem muito boa capacidade para experimentar variações expressivas da língua oral;

Interpreta com muita facilidade mensagens não verbais em linguagem verbal;

Tem muita facilidade em reproduzir lengalengas, trava-línguas, rimas, adivinhas, contos, cantares;

Facilmente compara versões diferentes dos mesmos contos, fazendo pesquisa sobre os mesmos;

Participa autonomamente e de forma diversificada na produção de rimas, lengalengas...;

Usa com muita facilidade, as formas de tratamento adequado ao contexto escolar;

Usa de uma forma autónoma, vocabulário rico e diversificado;

Utiliza com muita facilidade estruturas sintácticas de subordinação.

Page 25: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

25

Língua Portuguesa – 3º Ano

Leitura F

rac

o

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Tem dificuldade em organizar textos próprios e alheios;

Não demonstra capacidade para seleccionar em livros, textos que correspondam às temáticas das produções;

Não pratica a leitura por prazer;

Não lê textos por iniciativa própria;

Tem dificuldade em ouvir ler e ler narrativas e poemas de extensão e complexidade crescentes;

Não lê por escolha própria, pequenas narrativas e poemas;

Demonstra dificuldade em ler e interpretar textos narrativos e poéticos;

Não estabelece relações de sinonímia para aprofundar a compreensão do texto;

Não descobre, num contexto o sentido de palavras desconhecidas;

Não demonstra capacidade para praticar a leitura dialogada, não distinguindo as intervenções das personagens;

Tem dificuldade em prender o sentido de um texto no qual foram apagadas ou semi-apagadas letras e palavras;

Não demonstra capacidade para conhecer, em jornais os símbolos que assinalam a qualidade de programas de televisão e comparar esses símbolos em jornais diferentes;

Não recolhe documentação diversa;

Não faz leitura sussurrada;

Tem dificuldade em apreender o significado global de um texto;

Identificar as ideias principais de um texto;

Tem dificuldade em identificar a sequência dos acontecimentos principais;

Não demonstra capacidade para identificar a sequência cronológica das acções a realizar para executar uma determinada actividade;

Não antecipa informação a partir de capas, gravuras, títulos...;

Não toma a iniciativa de ler;

Não lê silenciosamente;

Não lê;

Não recorre à consulta de prontuários para esclarecer dúvidas;

Tem dificuldade em descobrir critérios de organização de dicionários;

Não treina a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários...

Page 26: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

26

Sa

tis

faz

Organiza textos próprios e alheios;

Selecciona em livros, textos que correspondem às temáticas das produções de forma satisfatória;

Pratica a leitura de um modo satisfatório ;

Ler, com frequência regular, textos produzidos por iniciativa própria;

Ouve ler e lê narrativas e poemas;

Lê pequenas narrativas e poemas;

Lê e interpreta de modo satisfatório textos narrativos e poéticos;

Estabelece algumas relações de sinonímia para aprofundar a compreensão do texto;

Descobre, num contexto, o sentido de algumas palavras desconhecidas;

Pratica de um modo satisfatório a leitura dialogada,;

Apreende o sentido de um texto no qual foram apagadas ou semi-apagadas letras e palavras;

Conhece em jornais alguns dos símbolos que assinalam a qualidade de programas de televisão e compara de forma satisfatória, esses símbolos em jornais diferentes;

Recolhe alguma documentação;

Faz leitura sussurrada de uma forma satisfatória;

Apreende o significado global de um texto;

Identifica as ideias principais de um texto, de forma satisfatória;

Identifica a sequência dos alguns dos acontecimentos principais;

Identifica de modo satisfatório, a sequência cronológica das acções a realizar para executar uma determinada actividade;

Antecipa alguma da informação a partir de capas, gravuras, títulos...;

Toma alguma iniciativa de ler;

Lê silenciosamente;

Lê;

Recorre de forma satisfatória, à consulta de prontuários para esclarecer dúvidas;

Descobre alguns critérios de organização de dicionários;

Treina a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários...

Page 27: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

27

Sa

tis

faz B

em

Organiza textos próprios e alheios segundo critérios diversificados;

Selecciona em livros, textos que correspondem às temáticas das produções, por iniciativa própria;

Pratica a leitura por prazer;

Lê, com frequência regular, textos produzidos por iniciativa própria;

Ouve ler e lê narrativas e poemas de extensão e complexidade crescentes;

Lê, na versão integral e por escolha própria, pequenas narrativas e poemas;

Demonstra boa capacidade para ler e interpretar textos narrativos e poéticos;

Estabelece relações de sinonímia para aprofundar a compreensão do texto;

Descobre facilmente num contexto, o sentido de palavras desconhecidas;

Pratica a leitura dialogada, distinguindo com facilidade as intervenções das personagens;

Prende facilmente o sentido de um texto no qual foram apagadas ou semi-apagadas letras e palavras;

Conhece, em jornais os símbolos que assinalam a qualidade de programas de televisão e compara esses símbolos em jornais diferentes;

Recolher documentação diversa;

Facilmente faz leitura sussurrada;

Apreender o significado global de um texto, com facilidade;

Tem boa capacidade para identificar as ideias principais de um texto;

Identifica facilmente a sequência dos acontecimentos principais;

Demonstra uma boa capacidade para identificar a sequência cronológica das acções a realizar para executar uma determinada actividade;

Antecipa informação a partir de capas, gravuras, títulos...;

Toma a iniciativa de ler;

Lê silenciosamente;

Lê bem;

Recorre à consulta de prontuários para esclarecer dúvidas;

Facilmente descobre critérios de organização de dicionários;

Treina a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários...

Page 28: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

28

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Organiza textos próprios e alheios segundo critérios diversificados e de forma autónoma;

Seleccionar em livros, textos que correspondem às temáticas das produções por iniciativa própria e de forma independente;

Pratica frequentemente, a leitura por prazer;

Lê autonomamente e com muita frequência, textos produzidos por iniciativa própria;

Demonstra muito boa capacidade para ler e ler narrativas e poemas de extensão e complexidade crescentes;

Lê frequentemente na versão integral e por escolha própria, pequenas narrativas e poemas;

Lê e interpreta textos narrativos e poéticos, de modo autónomo e diversificado;

Tem muito boa capacidade para estabelecer relações de sinonímia de modo a aprofundar a compreensão do texto;

Facilmente descobre num contexto, o sentido de palavras desconhecidas;

Pratica a leitura dialogada de forma autónoma, distinguindo com muita facilidade as intervenções das personagens;

Facilmente prende o sentido de um texto no qual foram apagadas ou semi-apagadas letras e palavras;

Demonstra muita aptidão para conhecer em jornais, os símbolos que assinalam a qualidade de programas de televisão e compara com facilidade esses símbolos em jornais diferentes;

Recolhe documentação diversa, de uma forma autónoma;

Faz frequentemente leitura sussurrada;

Apreende com muita facilidade, o significado global de um texto;

Identifica com muita facilidade, as ideias principais de um texto;

Facilmente e de forma autónoma, identifica a sequência dos acontecimentos principais;

Identifica facilmente e de modo autónomo, a sequência cronológica das acções a realizar para executar uma determinada actividade;

Demonstra muito boa capacidade para antecipar informação a partir de capas, gravuras, títulos...;

Toma a iniciativa de ler, frequentemente;

Lê silenciosamente, de modo frequente;

Lê frequentemente;

Recorre frequentemente à consulta de prontuários para esclarecer dúvidas;

Tem muita facilidade em descobrir critérios de organização de dicionários;

Treina frequentemente, a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários...

Page 29: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

29

Língua Portuguesa – 4º Ano

Comunicação Escrita

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Não completa histórias, nem cria histórias a partir de gravuras, banda desenhada, jogos de palavras...;

Revela muita dificuldade em escrever avisos, recados, cartas, notícias, convites...;

Demonstra muita dificuldade em transformar histórias, recontar histórias, contar histórias;

Não consegue registar por escrito, produções do património oral;

Revela dificuldade na resposta a questionários;

Não manifestar preferência por personagens e situações duma história;

Tem muita dificuldade em estabelecer relação entre livros e outros textos;

Não estabelece a sequência de acontecimentos;

Revela dificuldade na construção de listas de palavras...;

Não escreve legivelmente;

Não escrever com correcção ortográfica;

Não usa os sinais de pontuação;

Revela dificuldade no domínio do uso das letras maiúsculas;

Demonstra dificuldade no domínio das regras básicas da escrita;

Não respeita as regras elementares de concordância.

Sa

tis

faz

Completa histórias e cria histórias a partir de gravuras, banda desenhada, jogos de palavras...;

Escreve avisos, recados, cartas, notícias, convites...;

Transforma histórias, reconta histórias e conta histórias;

Regista por escrito, produções do património oral;

Responde a questionários;

Manifesta preferência por personagens e situações duma história de um modo satisfatório;

Relaciona livros e outros textos;

Estabelece a sequência de acontecimentos;

Constrói listas de palavras...;

Escreve legivelmente;

Escreve com alguma correcção ortográfica;

Sabe usar de um modo satisfatório os sinais de pontuação;

Domina razoavelmente o uso das letras maiúsculas;

Domina razoavelmente as regras básicas da escrita;

Respeita as regras elementares de concordância de um modo satisfatório.

Page 30: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

30

Sa

tis

faz B

em

De um modo criativo completa histórias, cria histórias a partir de gravuras, banda desenhada, jogos de palavras...;

Escreve com facilidade avisos, recados, cartas, notícias, convites...;

Transforma utilizando critérios diversificados histórias, reconta histórias, conta histórias;

Regista por escrito com facilidade produções do património oral;

Responde a questionários utilizando critérios diversificados;

Manifesta preferência por personagens e situações duma história;

Relaciona livros e outros textos utilizando uma complexidade crescente;

Estabelece a sequência de acontecimentos com facilidade;

Revela boa capacidade na construção de listas de palavras...;

Escreve legivelmente;

Escreve com bastante correcção ortográfica;

Sabe usar os sinais de pontuação;

Domina com facilidade uso das letras maiúsculas;

Domina bem as regras básicas da escrita;

Respeita as regras elementares de concordância.

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Completa com muita facilidade histórias, cria histórias a partir de gravuras, banda desenhada, jogos de palavras...;

Escreve de um modo muito diversificado e criativo avisos, recados, cartas, notícias, convites...;

Transforma com muita facilidade e de um modo bastante criativo histórias, reconta histórias, conta histórias;

Regista de um modo muito diversificado e por escrito, produções do património oral;

Responde com muita criatividade e facilidade a questionários;

Manifesta preferência por personagens e situações duma história com bastantes pormenores;

Relaciona facilmente livros e outros textos;

Estabelece frequentemente a sequência de acontecimentos;

Constrói frequentemente listas de palavras...;

Escreve legivelmente;

Escrever com muita correcção ortográfica;

Usa muito bem os sinais de pontuação;

Domina bem o uso das letras maiúsculas;

Domina muito bem as regras básicas da escrita;

Respeita as regras elementares de concordância.

Page 31: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

31

Língua Portuguesa – 4º Ano

Funcionamento da Língua Análise e Reflexão F

raco

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Revela muita dificuldade na distinção de diferentes tipos de texto;

Não distinguir os elementos fundamentais da frase;

Demonstra muita dificuldade em verificar a mobilidade de alguns elementos da frase,

Não distingue as formas afirmativa e negativa da frase;

Não estabelece relações de sinonímia e de antonímia;

Demonstra bastante dificuldade na organização de famílias de palavras;

Não demonstra interesse em exercitar o uso de sinais de pontuação;

Não identifica nem distingue nomes comuns, próprios e colectivos;

Não identifica o género, o número e o grau dos nomes;

Não identifica adjectivos nem consegue substituí-los por outros de sentido equivalente;

Revela muitas dificuldades na aplicação dos pronomes pessoais ligados às pessoas do discurso;

Não identifica verbos;

Não identifica vogais nem consoantes;

Demonstra dificuldade na combinação de um modo lúdico os diferentes sons da Língua;

Não compara onomatopeias com os sons imitados ou sugeridos;

Não estabelece relações entre som e letras;

Revela muitas dificuldades a decompor palavras em sílabas e distinguir sílaba tónica e sílabas átonas;

Não exercita o uso de sinais gráficos de acentuação;

Demonstra dificuldade em explicitar algumas regras elementares de ortografia;

Não realiza inferências do significado de palavras desconhecidas a partir da sua estrutura interna;

Não sabe usar instrumentalmente dicionários e enciclopédias infantis;

Não conhece paradigmas de flexão nominal, adjectival e verbal.

Page 32: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

32

Sa

tis

faz

Distingue de um modo satisfatório diferentes tipos de texto;

Distingue os elementos fundamentais da frase, de um modo satisfatório;

Verifica a mobilidade de alguns elementos da frase,

Distingue as formas afirmativa e negativa da frase;

Estabelece algumas relações de sinonímia e de antonímia;

Organiza famílias de palavras;

Exercita o uso de sinais de pontuação;

Identifica e distingue nomes comuns, próprios e colectivos;

Identifica o género, o número e o grau dos nomes;

Identifica adjectivos e substituí por outros de sentido equivalente;

Aplica os pronomes pessoais ligados às pessoas do discurso;

Identifica verbos de um modo satisfatório;

Identifica vogais e consoantes;

Combina ludicamente diferentes sons da Língua;

Compara onomatopeias com os sons imitados ou sugeridos;

Estabelece relações entre som e letras;

Decompõe palavras em sílabas e distingue sílaba tónica e sílabas átonas;

Exercita o uso de sinais gráficos de acentuação;

Explicita algumas regras elementares de ortografia;

Infere o significado de palavras desconhecidas a partir da sua estrutura interna;

Usa instrumentalmente dicionários e enciclopédias infantis;

Conhece paradigmas de flexão nominal, adjectival e verbal.

Sa

tis

faz B

em

Distingue utilizando critérios diversificados diferentes tipos de texto;

Distingue bem os elementos fundamentais da frase;

Verifica a mobilidade de alguns elementos da frase com alguma facilidade,

Distingue as formas afirmativa e negativa da frase com alguma facilidade;

Estabelece com uma complexidade crescente relações de sinonímia e de antonímia;

Organiza com facilidade famílias de palavras;

Exercita por prazer o uso de sinais de pontuação;

Identifica e distingui nomes comuns, próprios e colectivos;

Identifica o género, o número e o grau dos nomes;

Identifica adjectivos e substitui com alguma facilidade por outros de sentido equivalente;

Revela boa capacidade para aplicar os pronomes pessoais ligados às pessoas do discurso;

Identifica verbos;

Identifica vogais e consoantes;

Revela boa capacidade para combinar ludicamente diferentes sons da Língua;

Compara por iniciativa própria onomatopeias com os sons imitados ou sugeridos;

Estabelece com alguma facilidade relações entre som e letras;

Decompõe palavras em sílabas e distinguir sílaba tónica e sílabas átonas;

Exercita por prazer e por iniciativa própria o uso de sinais gráficos de acentuação;

Explicita algumas regras elementares de ortografia;

Infere o significado de palavras desconhecidas a partir da sua estrutura interna com alguma facilidade;

Usa com alguma regularidade dicionários e enciclopédias infantis;

Conhece paradigmas de flexão nominal, adjectival e verbal.

Page 33: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

33

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Assinala facilmente diferentes tipos de texto;

Distingue facilmente os elementos fundamentais da frase;

Verifica espontaneamente a mobilidade de alguns elementos da frase,

Distingue facilmente as formas afirmativa e negativa da frase;

Estabelece com muita facilidade relações de sinonímia e de antonímia;

Organiza de um modo criativo e variado famílias de palavras;

Exercita frequentemente o uso de sinais de pontuação;

Identifica e distingui muito bem nomes comuns, próprios e colectivos;

Identifica muito bem o género, o número e o grau dos nomes;

Identifica facilmente adjectivos e substituí-los por outros de sentido equivalente;

Aplica muito bem os pronomes pessoais ligados às pessoas do discurso;

Identifica espontaneamente verbos;

Identifica facilmente vogais e consoantes;

Combina muito bem e de um modo bastante lúdico os diferentes sons da Língua;

Compara por iniciativa própria onomatopeias com os sons imitados ou sugeridos;

Estabelece facilmente relações entre som e letras

Revela muito boa capacidade para decompor palavras em sílabas e distinguir sílaba tónica e sílabas átonas;

Exercita por iniciativa própria o uso de sinais gráficos de acentuação;

Explicita muitas regras elementares de ortografia;

Infere o significado de palavras desconhecidas a partir da sua estrutura interna;

Usa frequentemente dicionários e enciclopédias infantis;

Conhece os paradigmas de flexão nominal, adjectival e verbal.

Page 34: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

34

Matemática – 3º Ano 2010-2011

Números e Operações Iniciação à Geometria

Forma e Espaço Grandezas e Medidas

Fra

co

Distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Estabelece apenas relações de ordem entre a dezena, a centena e a unidade

Não estabelece relações de ordem entre números decimais;

Revela muita dificuldade na leitura de números decimais;

Domina a técnica da soma e da subtracção, no entanto revela incapacidade no domínio da técnica da multiplicação e da divisão;

Decompõe mas apresenta muita dificuldade na composição de números;

Revela incapacidade na estimativa de resultados;

Demonstra incapacidade no reconhecimento de notações numéricas: metade1/2, dobro x2, ...;

-Resolve com incorrecção os problemas;

Identificar sólidos geométricos, com dificuldade;

-Distinguir sólidos geométricos de figuras geométricas, com dificuldade.

Efectua medições com unidades de medida, de escolha livre, com dificuldade;

Conhece algumas das medidas de comprimento, capacidade e peso mas revela dificuldades em relacionar as mesmas;

Não calcula perímetros;

Demonstra dificuldades em reconhecer e utilizar o sistema monetário europeu €;

Demonstra dificuldades em reconhecer e utilizar as unidades de tempo.

Page 35: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

35

Sa

tis

faz

Conhece a numeração decimal escrita, leitura,

Domina a técnica da soma, da subtracção e da multiplicação, no entanto revela algumas dificuldades na técnica da divisão;

Sabe interpretar cálculo oralmente e por escrito;

Reconhece os dados e a pergunta de um problema;

Reconhece a notação de 1/2, 1/3 … para representar o inverso de 1x, 3x, …

Identifica, compara, constrói, transforma usando material moldável, o cubo, esfera, cilindro e paralelepípedo;

Utiliza o geoplano para representar figuras geométricas.

Reconhece e utiliza; unidades de tempo;

Reconhece e utiliza o nosso sistema monetário europeu;

Reconhece unidades de área.

Sa

tis

faz B

em

Domina as relações de ordem entre números, assim como a leitura e a escrita dos mesmos;

Compõe e decompõe números com facilidade;

Utiliza correctamente os algoritmos da adição, subtracção, multiplicação e divisão com e sem transporte;

Utiliza a notação de 1/2, 1/3 … para representar o inverso de 1x, 3x, …

Procura estratégias diferentes para a resolução de problemas simples, explicando os passos.

Identifica e compara figuras geométricas simples em diferentes posições;

Constrói maquetas simples (a rua, um jardim, a sala de aula…);

Distingue faces, arestas e vértices.

Reconhece e utiliza o nosso sistema monetário europeu, com facilidade;

Identifica, relaciona e utiliza medidas de comprimento, de capacidade de massa;

Reconhece o volume.

Page 36: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

36

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Domina as relações de ordem entre números, inteiros e decimais, assim como a leitura e a escrita dos mesmos;

Domina a técnica da soma, da subtracção e da multiplicação e divisão;

Dá sentido a problemas numéricos;

Reconhece as operações necessárias à sua resolução;

Explica os métodos e o raciocínio usados.

Utiliza a visualização e o raciocínio espacial na análise de situações e na resolução de problemas em geometria.

Compreende o processo de medição e o sistema de medidas;

Faz medições em situações diversas do quotidiano;

Reconhece, compara e utiliza o €, com facilidade.

Page 37: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

37

Estudo do Meio – 3º Ano

À Descoberta de Si Mesmo F

raco

Distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não identifica a sua naturalidade e nacionalidade.

Não conhece alguns órgãos do corpo humano;

Não identifica as funções vitais bem como os fenómenos associados.

Identifica

Sa

tis

faz

Identifica alguns fenómenos relacionados com as funções vitais: digestão (sensação de fome, enfartamento...), circulação (pulsação, hemorragias), respiração (movimentos respiratórios, falta de ar...);

Conhece alguns órgãos dos aparelhos (boca, estômago, intestinos, coração, pulmões, rins, genitais...) e saber localizá-los em representações do corpo humano;

Reconhece a importância do ar puro e do Sol para a saúde descrevendo de forma simples;

Identifica perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas;

Sa

tis

faz B

em

Conhece órgãos do corpo humano.

Conhece as funções vitais (digestiva, respiratória, circulatória e reprodutora).

Reconhece a importância do ar puro e do Sol para a saúde e explica de forma fundamentada.

Conhecer algumas regras de primeiros socorros.

Identifica perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Conhece regras de primeiros socorros abordadas em aula.

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Revela curiosidade e realiza pesquisa sobre o tema.

Conhece todos órgãos do corpo humano.

Conhece todas as funções vitais descrevendo-as (digestiva, respiratória, circulatória e reprodutora).

Reconhece sensações, estados psíquicos e sentimentos.

Conhece algumas regras de primeiros socorros, explicando os procedimentos com rigor.

Page 38: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

38

Estudo do Meio – 3º Ano

À Descoberta dos Outros e das Instituições

Fra

co

Distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não estabelece relações de parentesco.

Não identifica factos significativos na vida da família.

Não identifica, em mapas, locais importantes para a história da família.

Não distingue freguesia, concelho, distrito, país.

Sa

tis

faz Estabelece relações de parentesco próximo.

Identifica, revelando dificuldades, factos significativos na vida da família.

Identifica alguns locais em mapas.

Identifica a freguesia, concelho, distrito, país.

Sa

tis

faz B

em

Estabelece relações de parentesco (família nuclear)

Constrói a sua árvore genealógica simples até à 3ª geração (avós).

Identifica factos significativos na vida da família.

Localiza, em mapas, os locais importantes para a história da família

Identifica a freguesia, concelho, distrito, país, reconhecendo os seus símbolos.

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Revela curiosidade e realiza pesquisa sobre o tema.

Estabelece relações de parentesco (família nuclear/família alargada);

Constrói a sua árvore genealógica até 3ª geração (bisavós)

Reconhece e associa datas e factos do seu passado familiar, com facilidade.

Localiza, em mapas, os locais importantes para a história da família.

Reconhece a unidade de tempo: década.

Identifica a freguesia, concelho, distrito, país, reconhecendo os seus símbolos

Identifica alguns monumentos do concelho associados à história local.

Reconhece os símbolos regionais da Madeira e dos Açores.

Page 39: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

39

Estudo do Meio – 3º Ano

À Descoberta do Ambiente Natural

Fra

co

Distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não compara e classifica os seres vivos, segundo as suas características exteriores;

Constrói cadeias alimentares simples, com muitas dificuldades.

Não reconhece características de diferentes tipos de solo.

Não identifica a formas de relevo;

Não reconhecer o Sol como fonte de calor;

Não reconhece os pontos cardeais.

Não distingue estrelas de planetas.

Sa

tis

faz

Compara e classifica os seres vivos, segundo as suas características exteriores;

Constrói cadeias alimentares simples.

Reconhece algumas características de diferentes tipos de solo.

Identifica algumas formas de relevo;

Reconhecer o Sol como fonte de calor;

Conhece os pontos cardeais.

Distingue estrelas de planetas.

Sa

tis

faz B

em

Compara e classifica os seres vivos segundo critérios complexos.

Recolhe dados sobre a evolução do desenvolvimento desses animais e plantas;

Reconhece a utilidade de algumas rochas

Identifica formas de relevo e meios aquáticos da região.

Identifica as posições do Sol ao longo do dia.

Distingue estrelas de planetas dando exemplos.

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Revela curiosidade e realiza pesquisa sobre o tema.

Recolhe e analisa dados sobre os diferentes seres vivos, demonstrando uma atitude de curiosidade perante a sua evolução e desenvolvimento.

Identifica formas de relevo e meios aquáticos identificando-os em mapas.

Recolhe e analisa dados sobre astros

Page 40: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

40

Estudo do Meio – 3º Ano

À Descoberta das Inter-Relações Entre Espaços F

raco

Distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não descreve itinerários não diários (passeios, visitas de estudo férias).

Localiza com dificuldade os pontos de partida e de chegada.

Não traça correctamente os itinerários em plantas ou mapas.

Desconhece processos de orientação.

Conhece os pontos cardeais mas não a sua posição na rosa-dos-ventos.

Desconhece poucos espaços públicos do seu bairro ou da sua localidade.

Sa

tis

faz

Descreve itinerários não diários de forma muito sintética.

Localiza os pontos de partida e de chegada.

Traça itinerários em plantas ou mapas.

Conhece algum processo de orientação.

Conhece os pontos cardeais e localiza-os na rosa-dos-ventos.

Reconhece vários espaços públicos do seu bairro.

Reconhece as deslocações das pessoas e dos animais.

Identifica alguns meios de comunicação (transportes e meios de comunicação pessoal e social).

Sa

tis

faz B

em

Descreve itinerários não diários com alguns pormenores.

Localiza com facilidade os pontos de partida e de chegada.

Traça itinerários em plantas e mapas.

Conhece vários processos de orientação.

Conhece os pontos cardeais e localiza-os na rosa-dos-ventos.

Reconhece alguns espaços púbicos do seu bairro identificando as suas funções.

Identifica os meios de comunicação (transportes e meios de comunicação pessoal e social) e determina quais as suas funções.

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

Revela curiosidade e realiza pesquisa sobre o tema.

Descreve itinerários não diários com recurso a muitos pormenores.

Traça itinerários em plantas e mapas com facilidade.

Aplica algum processo de orientação, quando solicitado.

Conhece os pontos cardeais e localiza-os na rosa-dos-ventos.

Identifica os meios de comunicação (transportes e meios de comunicação pessoal e social), determina quais as suas funções e respectiva evolução.

Estudo do Meio – 3º Ano

Page 41: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

41

À Descoberta dos Materiais e Objectos

Fra

co

Distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Participa na realização de experiências mas não tira conclusões.

Sa

tisfa

z

Participa na realização de experiências e tira algumas conclusões com orientação.

Sa

tisfa

z B

em

Identifica as propriedades de alguns materiais a partir da realização de experiências.

Sa

tisfa

z M

uito

Be

m Revela curiosidade e realiza pesquisa sobre o tema.

Identifica as propriedades de alguns materiais a partir da realização de experiências, com facilidade.

Page 42: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

42

Estudo do Meio – 3º Ano

À Descoberta Das Relações entre a Natureza e a Sociedade F

raco

Distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não reconhece as actividades económicas da região.

Sa

tisfa

z

Identifica algumas actividades económicas da região.

Sa

tisfa

z B

em

Identifica as actividades económicas da região com facilidade. Identifica algumas das suas características. Reconhece a sua importância para a região.

Sa

tisfa

z M

uito

Be

m

Revela curiosidade e realiza pesquisa sobre o tema.

Page 43: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

43

Expressão e Educação Plástica – 3º Ano

Modelagem

e Escultura

Construções

Desenho e

Pintura

Recorte Colagem e Dobragem

Cartazes

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Não possui destreza manual e não explora os diferentes materiais (plasticina, barro, etc.).

Incapacidade de produzir e criar actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Não consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Não domina nem explora os diferentes materiais utilizados no recorte colagem e dobragem.

Não consegue fazer composições usando a imagem e a palavra como fim comunicativo.

Sati

sfa

z

Possui destreza manual e explora os diferentes materiais utilizados na modelagem e escultura.

Revela capacidade de criar e reproduzir actividades do agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais.

Consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa os seus trabalhos no âmbito do recorte, colagem e dobragem.

Faz a ligação da imagem e da palavra com fim comunicativo.

Sa

tis

faz B

em

Manipula e explora com muita destreza os diferentes materiais utilizados

Cria e produz com muita facilidade as actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Domina as técnicas complexas de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa com perfeição todos os trabalhos na área do recorte, colagem e dobragem.

Compõe com fim comunicativo usando a imagem e a palavra com muita criatividade.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Page 44: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

44

Expressão e Educação Musical – 3º Ano

Jogos de Exploração

Experimentação, Desenvolvimento e Criação

Musical

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não Satisfaz

Não reproduz sons; Não reconhece sons; Não reproduz ritmos e melodias.

Não consegue utilizar diferentes maneiras de produzir sons; Não consegue criar sons; Não conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…).

Satisfaz

Reproduz sons; Reproduz canções; Reconhece sons de alguns instrumentos.

Utiliza diferentes maneiras de produzir sons; Cria sons com facilidade; Conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…)

Satisfaz Bem Reproduz ritmos e batimentos com facilidade.

Compreende e cria canções.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Expressão e Educação Dramática – 3º Ano

Jogos Dramáticos

Jogos de Exploração

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não Satisfaz

Não compreende instruções de comunicação gestual. Não consegue reproduzir uma personagem. Tem dificuldade em exprimir-se através do corpo e da voz

Não consegue movimentar-se de forma livre e pessoal. Não consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais.

Satisfaz

Compreende instruções de comunicação gestual. Cria e reproduz personagens; Exprime-se através do corpo e da voz; Usa o corpo e a voz com expressividade; Reconhece diferentes papéis.

Consegue movimentar-se de forma livre e pessoal; Consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais; Movimenta-se de forma expressiva.

Satisfaz Bem

Reconhece e aplica diferentes papéis na comunicação.

Imagina-se com diferentes ritmos e atitudes com expressividade.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Page 45: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

45

Língua Portuguesa – 4º Ano

Comunicação Oral

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Não consegue exprimir-se oralmente por iniciativa própria;

Não consegue relatar acontecimentos ou experiências vividas;

Tem muita dificuldade em contar e elaborar histórias;

Não responde a questionários e não sabe expor ou justificar opiniões;

Não identifica intervenientes nem acções no espaço e no tempo.

Sa

tis

faz

Exprime-se utilizando um vocabulário pouco diversificado, só quando solicitado, em conversas e diálogos no pequeno ou grande grupo;

Relata acontecimentos ou experiências;

Faz descrições simples;

Conta e elabora pequenas histórias;

Responde a questionários mais directos.

Sa

tis

faz B

em

Exprime-se com facilidade utilizando vocabulário diversificado;

Relata com facilidade acontecimentos ou experiências;

Responde facilmente a questionários;

Faz descrições pormenorizadas revelando poder de observação;

É criativo na elaboração de relatos de histórias;

Faz recolha de contos tradicionais, adivinhas;

Produz rimas e cantilenas.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Exprime-se de forma clara e autónoma;

Faz descrições pormenorizadas, revelando poder de observação;

Compreende o conceito de pesquisa de produções escritas;

Fundamenta as suas opiniões;

Identifica o essencial num discurso.

Page 46: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

46

Língua Portuguesa – 4º Ano

Comunicação Escrita/Leitura

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Escreve com dificuldade;

Não compreende enunciados escritos;

Não conhece as regras elementares da escrita;

Não faz nem entende recados, avisos…;

Não organiza ficheiros de palavras e imagens;

Faz uma leitura hesitante;

Revela muitas dificuldades em responder a questões sobre um texto lido.

Sa

tis

faz

Compreende e responde a enunciados escritos com ajuda;

Conhece algumas regras elementares da comunicação escrita;

Produz pequenos textos com frases simples;

Entende e escreve recados e avisos simples;

Organiza ficheiros de palavras e imagens;

Elabora jogos de palavras;

Produz dicionários ilustrados;

Compreende e responde a enunciados escritos;

Lê de forma autónoma mas com pouca expressividade.

Sa

tis

faz B

em

Produz textos criativos;

Conhece e aplica correctamente as regras elementares de comunicação escrita;

Elabora jogos de palavras com facilidade;

Produz dicionários ilustrados com alguma criatividade.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Produz textos criativos com correcção ortográfica, aplicando as regras elementares da comunicação escrita já interiorizadas;

Faz pesquisas com autonomia;

Lê com progressiva clareza e entoação;

Identifica num texto a informação pretendida.

Page 47: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

47

Língua Portuguesa – 4º Ano

Funcionamento da Língua Análise e Reflexão

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o

Sa

tis

faz

Não domina os seguintes conteúdos:

Regras de ortografia e pontuação;

Diferenciação de diferentes tipos de texto;

Uso do dicionário;

Distinguir os elementos de uma frase;

Sinónimos e Antónimos;

Distinguir nomes próprios, comuns e colectivos;

Classificar os nomes quanto ao grau, género e número;

Identificar adjectivos;

Identificar os determinantes num texto;

Identificar verbos num texto;

Decompor as palavras em sílabas;

Distinguir sílabas tónicas e sílabas átonas;

Sa

tis

faz

Aplica regras de ortografia e pontuação;

Distingue alguns tipos de texto;

Usa razoavelmente o dicionário;

Distingue os elementos fundamentais de uma frase;

Reconhece satisfatoriamente a mobilidade de alguns elementos fundamentais de uma frase;

Distingue alguns sinónimos e antónimos;

Distingue nomes próprios, comuns e colectivos;

Classifica os nomes quanto ao grau, género e número;

Identifica alguns adjectivos;

Identifica determinantes num texto;

Decompõe as palavras em sílabas;

Distingue sílabas tónicas e sílabas átonas;

Sa

tis

faz B

em

Domina bem os seguintes conteúdos:

Regras de ortografia e pontuação;

Conhecimento de diferentes tipos de textos;

Usa correctamente o dicionário;

Distingue com clareza os elementos fundamentais de uma frase;

Realiza a mobilidade de alguns elementos fundamentais de uma frase;

Distingue Sinónimos e Antónimos;

Identifica Nomes Próprios, Comuns e Colectivos;

Classifica os nomes quanto ao grau, género e número;

Identifica adjectivos, verbos e determinantes;

Distingue com clareza sílabas tónicas de sílabas átonas;

Sa

tis

faz

Mu

ito

Be

m

Conhece e aplica muito bem todas as noções gramaticais aprendidas ao longo do 1.º Ciclo;

Page 48: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

48

Matemática – 4º Ano

Números e Operações

Geometria

Medida

Organização e tratamento de

dados

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

- Não realiza contagens progressivas e regressivas. - Não compara números dados e não ordena em sequências crescentes e decrescentes. - Não compreende o sistema décimal

- Não distingue os sólidos geométricos. - Não reconhece ângulos em figuras geométricas planas e nos objectos. - Não constrói um cubo a partir de uma dada planificação. - Não desenha frisos e rosáceas.

- Não relaciona o m, dm, cm e mm. - Não reconhece perímetro de polígonos. - Não reconhece as unidades de área. - Não relaciona as unidades de medida de capacidade.

Sa

tis

faz

- Lê e escreve numerais ordinais até 50º, o 100º e o 1000º. - Ordena nºs em sequências crescentes e decrescentes. - Estabelece relações de ordem entre nºs e utiliza a simbologia <, > e =. - Faz a composição de operadores numéricos. - Reconhece nºs decimais numa recta graduada (até à décima).

- Compara e distingue os seguintes sólidos geométricos: cubo, esfera, cilindro, paralelepípedo, cone e esfera. - Reconhece ângulos em figuras geométricas planas e nos objectos. - Desenha livremente com o compasso.

- Relaciona o m, dm, cm e mm. - Calcula o perímetro de polígonos. - Identifica o diâmetro e o raio de uma circunferência.

Sa

tis

faz B

em

- Numa recta graduada, dado o nº- correspondente a um ponto, atribui o nº- correspondente a outro ponto. - Reconhece múltiplos de um nº- natural. - Explicita oralmente e representa por escrito os passos seguidos ao efectuar cálculos. - Utiliza tabelas de 2 entradas da multiplicação para a divisão.

- Compara a amplitude de ângulos e reconhece: ângulo recto, agudo e obtuso. - Desenho frisos e rosáceas. - Desenha figuras geométricas simples com algumas réguas. - Representa, no geoplano, figuras geométricas e reproduz essas figuras em papel ponteado. - Procura, numa grelha quadriculada, os pontos equidistantes de um dado ponto.

- Relaciona todas as unidades de comprimento. - Desenha polígonos a partir de um perímetro dado. - Relaciona o m2, dm2 e cm2. - Relaciona as unidades de medida de capacidade e unidades de medida de massa.

Page 49: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

49

Sa

tis

faz M

uit

o B

em

- Identifica ordens e classes da milésima ao milhão. - Representa nºs decimais numa recta graduada. - Reconhece a equivalência entre x0,01 e :100.

x0,001 e :1000. :0,1 e x10 :0,01 e x100 :0,001 e x1000.

- Procura estratégias diferentes para efectuar um cálculo. - Estima a ordem da grandeza de um resultado antes de efectuar um cálculo.

- Faz transformações de figuras geométricas planas segundo algumas regras (utilizando diferentes meios e materiais: dobragens e geoplano). - Desenha figuras geométricas simples em superfícies curvas. - Esboça a planta da sala de aula. - Faz a leitura da planta da escola.

- Faz estimativas de medidas com base em unidades familiares. - Utiliza instrumentos da vida corrente relacionados com o tempo: relógios, calendários e horários. - Calcula áreas de quadrado e rectângulo utilizando a fórmula. - Reconhece o dm3.

Estudo do Meio – 4º Ano

Á DESCOBERTA DE SI MESMO

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Demonstra dificuldade em:

- Reconhecer a existência dos ossos e do esqueleto;

- Reconhecer as funções dos ossos;

- Reconhecer a existência dos músculos;

- Reconhecer as funções dos músculos;

- Identificar as funções da pele;

- Enumerar os cuidados a ter com o corpo;

- Enumerar regras de primeiros socorros.

Sa

tis

faz

- Identifica alguns ossos do corpo;

- Identifica algumas funções dos ossos;

- Reconhece a existência dos músculos;

- Identifica algumas funções dos músculos;

- Identifica as funções da pele;

- Conhece algumas medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras

solares, fracturas e distensões;

- Enumera algumas regras de segurança em caso de catástrofe.

Page 50: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

50

Sa

tis

faz B

em

- Reconhece a existência dos ossos;

- Enumera os ossos principais do corpo humano;

- Reconhece as funções dos ossos (suporte e protecção)

- Reconhece a existência dos músculos;

- Reconhece as funções dos músculos (movimento, suporte);

- Identifica as funções da pele;

- Conhece as medidas elementares a ter em conta em casos de queimaduras

solares, fracturas e distensões;

- Conhece e aplica regras de prevenção de incêndios;

- Conhece regras de segurança anti-sísmicas (prevenção e comportamentos a ter)

Sa

tis

faz

Mu

ito

Bem

Revela interesse e empenho no aprofundamento do conhecimento nos temas

trabalhados.

Estudo do Meio – 4º Ano

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Revela dificuldade em:

- Efectuar pesquisas;

- Conhecer alguns factos do passado do meio local;

- Reconhecer alguns factos históricos que se relacionam com os feriados

nacionais;

- Localizar factos históricos num friso cronológico;

- Reconhece unidades de tempo;

- Reconhece os principais símbolos nacionais: a bandeira nacional e o hino de

Portugal.

Sa

tis

faz

- Enumera medidas para efectuar pesquisas;

- Conhece factos do passado do meio local;

- Reconhece factos históricos que se relacionam com os feriados

nacionais;

- Localiza factos históricos num friso cronológico;

- Reconhece unidades de tempo: ano, década, milénio e o século.

Page 51: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

51

Sa

tis

faz B

em

- Enumera medidas para efectuar pesquisas;

- Recorre a fontes orais e documentais para a reconstituição do passado do

Meio;

- Conhece os factos do passado do meio local;

- Reconhece os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais;

- Localiza factos e datas históricas num friso cronológico;

- Reconhece com facilidade unidades de tempo: ano, década, milénio e o

século;

- Reconhece os principais símbolos nacionais: a bandeira nacional e o hino de

Portugal.

Sati

sfa

z M

uit

o

Be

m

Revela interesse e empenho no aprofundamento do conhecimento nos temas

trabalhados.

Estudo do Meio – 4º Ano

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Demonstra dificuldade em:

- Localizar os principais rios de Portugal;

- Identificar as maiores elevações de Portugal e do mundo;

- Reconhecer os fenómenos de condensação, solidificação, de precipitação, fusão e

vaporização;

- Reconhecer a forma da terra;

- Identificar as fases da lua;

- Reconhecer o sistema solar e alguns dos seus planetas.

Page 52: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

52

Sa

tis

faz

- Localiza os principais rios de Portugal;

- Identifica as maiores elevações de Portugal e do mundo;

- Reconhece os fenómenos de condensação, solidificação, precipitação, fusão e

vaporização;

- Reconhece a forma da terra;

- Identifica as fases da lua;

- Reconhece o sistema solar e alguns dos seus planetas.

Sa

tis

faz B

em

- Localiza os rios de Portugal;

- Identifica as maiores elevações de Portugal e do mundo;

- Reconhece e distingue os fenómenos de condensação, solidificação, fusão,

vaporização e de precipitação;

- Reconhece nascentes e cursos de água;

- Reconhece a forma da terra, com facilidade;

- Identifica, com clareza, as fases da lua;

- Reconhece o sistema solar e os seus planetas.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Revela interesse e empenho no aprofundamento do conhecimento nos temas

trabalhados.

Estudo do Meio – 4º Ano

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

o S

ati

sfa

z

Demonstra dificuldade em:

- Localizar Portugal em mapas;

- Reconhecer os aspectos da costa;

- Localizar os Arquipélagos da Madeira e dos Açores em mapa;

- Localizar no mapa as principais cidades do país;

- Interpretar os mapas;

- Reconhecer as principais fronteiras portuguesas e da União Europeia.

Page 53: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

53

Sa

tis

faz

- Localiza Portugal no mapa da Europa;

- Localiza no planisfério e no globo o Oceano Atlântico;

- Reconhece aspectos da costa;

- Localiza, em mapa, ilhas e arquipélagos;

- Localiza no mapa as cidades do seu distrito;

- Reconhece as fronteiras portuguesas;

Sa

tis

faz B

em

- Localiza Portugal no mapa da Europa, no planisfério e no globo;

- Localiza no planisfério e no globo os continentes e oceanos;

- Reconhece os aspectos da costa portuguesa;

- Localiza em mapa, os Arquipélagos da Madeira e dos Açores;

- Localiza no mapa as principais cidades do país, a capital do país e as capitais

de distrito;

- Reconhece as principais fronteiras portuguesas e da União Europeia;

- Reconhece algumas particularidades dos países da União Europeia.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Revela interesse e empenho no aprofundamento do conhecimento nos temas

trabalhados.

Estudo do Meio – 4º Ano

Á DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJECTOS

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Page 54: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

54

o S

ati

sfa

z

Demonstra dificuldade em:

- Manusear materiais e objectos de uso corrente;

- Classificar os materiais como sólidos, líquidos e gasosos segundo as suas

propriedades;

- Reconhecer o comportamento dos materiais face à variação de temperaturas;

- Reconhecer a importância da leitura das instruções e/ou normas de

utilização.

Sa

tis

faz

- Manuseia, com alguma dificuldade, materiais e objectos de uso corrente;

- Classifica os materiais como sólidos, líquidos e gasosos segundo as suas

propriedades;

- Identifica alguns comportamentos dos materiais face à variação de temperaturas;

- Reconhece a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização;

- Reconhece alguns princípios sobre a água, a electricidade, o ar e o som.

Sa

tis

faz B

em

- Manuseia materiais e objectos de uso corrente;

- Classifica os materiais como sólidos, líquidos e gasosos segundo as suas

propriedades, com facilidade;

- Identifica todos os comportamentos dos materiais face à variação de temperaturas;

- Reconhece a importância da leitura das instruções e/ou normas de utilização;

- Reconhece os efeitos da temperatura sobre a água;

- Reconhece a existência da electricidade e alguns dos seus princípios;

- Reconhece a existência do oxigénio;

- Reconhece a pressão atmosférica.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Revela interesse e empenho no aprofundamento do conhecimento nos temas

trabalhados.

Estudo do Meio – 4º Ano

Á DESCOBERTA DAS INTER-REALAÇÕES ENTRE A NATUREZA E A SOCIEDADE

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Page 55: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

55

o S

ati

sfa

z

Demonstra dificuldade em:

- Reconhecer as principais actividades económicas portuguesas;

- Identificar os principais produtos agrícolas produzidos em Portugal;

- Identificar os principais produtos industriais produzidos em Portugal;

- Identificar os cuidados a ter com o ambiente;

- Identificar os principais factores poluentes do ambiente;

- Reconhecer os efeitos da poluição atmosférica;

- Reconhecer a importância da natureza para a qualidade do meio ambiente;

- Reconhecer os desequilíbrios ambientais provocados pela actividade

humana.

Sa

tis

faz

- Identifica algumas actividades económicas portuguesas;

- Identifica alguns dos principais produtos agrícolas produzidos em Portugal;

- Identifica alguns dos principais produtos industriais produzidos em Portugal;

- Enumera alguns dos cuidados a ter com o ambiente;

- Identifica alguns dos principais factores poluentes do ambiente;

- Reconhece a importância da natureza para a qualidade do meio ambiente;

- Reconhece alguns dos desequilíbrios ambientais provocados pelo

homem no meio ambiente.

Sa

tis

faz B

em

- Reconhece as actividades económicas portuguesas;

- Identifica os produtos agrícolas produzidos em Portugal;

- Identifica os produtos industriais produzidos em Portugal;

- Enumera os cuidados a ter com o ambiente;

- Identifica os factores poluentes do ambiente;

- Reconhece os efeitos da poluição atmosférica;

- Reconhece a importância da natureza para a qualidade do meio ambiente;

- Reconhece os desequilíbrios ambientais provocados pelo homem no

meio ambiente, e adopta uma atitude crítica face à protecção do ambiente;

- Reconhece atitudes a ter para promover a defesa da Natureza.

Sa

tis

faz

Mu

ito

Bem

Revela interesse e empenho no aprofundamento do conhecimento nos temas

trabalhados.

Expressão e Educação Plástica – 4º Ano

Modelagem e

Escultura

Construções

Desenho e

Pintura

Recorte Colagem e Dobragem

Cartazes

Fra

co

Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Page 56: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

56

o S

ati

sfa

z

Não possui destreza manual e não explora os diferentes materiais (plasticina, barro, etc.).

Incapacidade de produzir e criar actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Não consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Não domina nem explora os diferentes materiais utilizados no recorte colagem e dobragem.

Não consegue fazer composições usando a imagem e a palavra como fim comunicativo.

Sa

tis

faz

Possui destreza manual e explora os diferentes materiais utilizados na modelagem e escultura.

Revela capacidade de criar e reproduzir actividades do agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais.

Consegue dominar as técnicas simples de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa os seus trabalhos no âmbito do recorte, colagem e dobragem.

Faz a ligação da imagem e da palavra com fim comunicativo.

Sa

tis

faz B

em

Manipula e explora com muita destreza os diferentes materiais utilizados

Cria e produz com muita facilidade as actividades de agrupamento, ligação, sobreposição de diferentes materiais e objectos.

Domina as técnicas complexas de desenho e pintura livres e sugeridas.

Explora e executa com perfeição todos os trabalhos na área do recorte, colagem e dobragem.

Compõe com fim comunicativo usando a imagem e a palavra com muita criatividade.

Sa

tis

faz M

uit

o

Be

m

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Expressão e Educação Musical – 4º Ano

Jogos de Exploração

Experimentação, Desenvolvimento e Criação

Musical

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não consegue utilizar diferentes

Page 57: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

57

Não Satisfaz

Não reproduz sons; Não reconhece sons; Não reproduz ritmos e melodias.

maneiras de produzir sons; Não consegue criar sons; Não conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…).

Satisfaz

Reproduz sons; Reproduz canções; Reconhece sons de alguns instrumentos.

Utiliza diferentes maneiras de produzir sons; Cria sons com facilidade; Conhece músicas (rimas, lengalengas, canções…)

Satisfaz Bem Reproduz ritmos e batimentos com facilidade.

Compreende e cria canções.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

Expressão e Educação Dramática – 4º Ano

Jogos Dramáticos

Jogos de Exploração

Fraco Apresenta um distanciamento acentuado em relação ao desempenho mínimo esperado.

Não Satisfaz

Não compreende instruções de comunicação gestual. Não consegue reproduzir uma personagem. Tem dificuldade em exprimir-se através do corpo e da voz

Não consegue movimentar-se de forma livre e pessoal. Não consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais.

Satisfaz

Compreende instruções de comunicação gestual. Cria e reproduz personagens; Exprime-se através do corpo e da voz; Usa o corpo e a voz com expressividade; Reconhece diferentes papéis.

Consegue movimentar-se de forma livre e pessoal; Consegue imaginar-se com diferentes atitudes e ritmos corporais; Movimenta-se de forma expressiva.

Satisfaz Bem

Reconhece e aplica diferentes papéis na comunicação.

Imagina-se com diferentes ritmos e atitudes com expressividade.

Satisfaz Muito Bem

Atingiu plenamente todas as competências definidas para o ano de escolaridade.

A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa que permite uma recolha sistemática de informações leva à tomada de decisões adequadas à promoção da qualidade das aprendizagens.

Page 58: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

58

Princípios Básicos: De acordo com a legislação em vigor, (Decreto-Lei nº6/2001 de 18 de Janeiro e Despacho Normativo nº30/2001 de 19 de Julho e a Circular 5/GD/2001 de 1 de Outubro), o sistema de avaliação dos alunos sofreu algumas alterações e terá como princípios básicos o seguinte:

Consistência entre os processos de avaliação e as aprendizagens e competências pretendidas;

Utilização de modos e instrumentos de avaliação diversificados;

Primazia da avaliação formativa;

Valorização dos processos de auto-avaliação;

Valorização da evolução do aluno;

Transparência do processo de avaliação;

Diversificação dos intervenientes no processo de avaliação. Finalidade: A avaliação visa:

Apoiar o processo educativo , permitindo o reajustamento dos projectos curriculares;

Certificar as diversas competências adquiridas no final do ciclo;

Contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo. Objecto: A avaliação incidirá sobre os seguintes domínios

Domínio Cognitivo

Domínio das Atitudes e Valores O critério de transição terá por base as seguintes ponderações:

Domínio Cognitivo (85%)

Língua Portuguesa (Comunicação Oral, Comunicação Escrita, Funcionamento da Língua) 30%

Matemática (Números e Operações, Forma e Espaço, Grandezas e Medidas, Resolução de Problemas) 25%

Estudo do Meio (A Descoberta de Si Mesmo, À Descoberta dos Outros e das Instituições, À Descoberta do Ambiente Natural, A Descoberta das Inter-relações entre Espaços, à Descoberta dos Materiais e Objectos, À Descoberta das Inter-relações entre a Natureza e a Sociedade) 20%

Expressões 10%

Domínio das Atitudes e Valores (15%)

Page 59: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

59

Assiduidade Pontualidade Auto-avaliação Participação e empenho Cumprimento de regras de acordo com o definido por cada estabelecimento de ensino

A avaliação incide sobre:

As aprendizagens;

As competências A avaliação deverá incidir sobre os conteúdos do Programa, na sua interacção com as competências essenciais entendendo-se competência como “o resultado de aprendizagem em cujo processo se aplicaram recursos (conhecimentos, capacidades e estratégias) em diversas situações e nomeadamente em situações problemáticas.” Instumentos e Parâmetros de Avaliação

Competências essenciais

Competências transversais

Atitudes/Comportamentos Autonomia Responsabilidade Empenhamento Relação com o outro

Assiduidade e pontualidade

Fichas de Avaliação Sumativa

Participação nas aulas Intervenções orais oportunas e cuidadas Realização de fichas de trabalho Respostas a questionários orais

Trabalhos individuais/Grupo Organização dos cadernos diários Realização de trabalho de pesquisa(individual/grupo) Participação activa e adequada no grupo Colaboração com colegas e professores

Trabalhos de casa Realização dos trabalhos de casa Organização e apresentação do trabalho de casa

Modalidades: A avaliação compreende as modalidades de:

Avaliação diagnóstica;

Avaliação formativa;

Avaliação sumativa.

Page 60: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

60

A avaliação diagnóstica realiza-se no início de cada ano de escolaridade e tem em vista a elaboração e adequação do projecto curricular de turma e deverá conduzir à adopção de estratégias de diferenciação pedagógica.

A avaliação formativa é a principal modalidade de avaliação e tem carácter contínuo e sistemático. Fornece informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens e competências, permitindo rever e melhorar os processos de trabalho.

A avaliação sumativa realiza-se no final dos períodos escolares, utilizando a informação recolhida na avaliação formativa; traduz-se na formulação de um juízo globalizante sobre o desenvolvimento das aprendizagens e das competências definidas para cada área curricular.

No final de cada ano lectivo, da avaliação formativa resulta a transição ou a retenção dos alunos, excepto no final do primeiro ano de escolaridade em que não haverá retenção. Intervenientes: O processo de avaliação é conduzido pelo professor titular da turma, tendo também como intervenientes:

Os alunos;

Os encarregados de educação;

Os outros professores;

Os serviços especializados de apoio educativo;

Os directores regionais de educação;

Compete aos alunos participar através da sua auto-avaliação, oralmente, perante registos de trabalhos efectuados e em modelos estruturados adequados ao trabalho desenvolvido, a partir do 3º ano de escolaridade, podendo estes processos ser iniciados em anos anteriores. Esta participação contribuirá para o professor apreciar a consciência do aluno perante o seu trabalho e, em simultâneo, poderá fornecer elementos para repensar critérios e orientações metodológicas. Compete aos Encarregados de Educação participar na avaliação através de troca de informações e pareceres acerca da evolução dos seus educandos em encontros com o professor da turma, nos momentos de atendimento aos encarregados de educação, solicitados pelo professor e / ou pelos Encarregados de Educação. Estes pareceres não terão carácter vinculativo, mas poderão ser registados e ponderados nos momentos de avaliação sumativa. Os Encarregados de Educação deverão ser ouvidos e ficar registada a sua posição quanto a casos de segunda retenção do seu educando. Podem os Encarregados de Educação solicitar, ao órgão de direcção da escola, pedido de reapreciação devidamente fundamentado, da decisão resultante da avaliação, no prazo de três dias úteis a contar da data de entrega das fichas de avaliação. Após resposta poderá ainda interpor recurso hierárquico para o Director Regional de Educação de Lisboa, quando o mesmo for baseado em vício existente no processo. Compete aos outros Professores contribuírem para o processo de avaliação nas reuniões de Conselho Escolar, através de pareceres, troca de informações, sugestões e , poderão até realizar programações conjuntas de actividades e/ou estratégias. Compete aos serviços especializados de apoio educativo participar no processo de avaliação dos alunos referenciados para apoio educativo, através de pareceres, sugestões e construção de Planos Educativos Individuais e Programas Educativos, adequados ás suas necessidades educativas.

Page 61: Língua Portuguesa – 1º Ano - aesje.ptaesje.pt/1CICLO/EB1_SJE/Documentos/Criterios_Avaliacao/CRIT_AVAL_1... · 2 Língua Portuguesa – 1º Ano Comunicação Escrita/Leitura o

61

Compete aos Directores Regionais de Educação participar na avaliação, quando o encarregado de educação recorrer aos seus serviços, ao interpor recurso hierárquico, por não concordar com a decisão resultante do processo de avaliação efectuado na Escola, quando já tiver sido formulado um pedido de reapreciação, devidamente fundamentado, dirigido ao órgão de gestão da Escola e desse pedido ter sido tomada decisão que poderia confirmar ou modificar a avaliação do final do ano lectivo.