linda joia

77

Upload: douglas

Post on 23-Jul-2016

234 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Livro de poemas de João Soares dos Santos

TRANSCRIPT

Page 1: LINDA JOIA
Page 2: LINDA JOIA

Prefácio Este e-book é a realização de um sonho antigo, pois tendo uma família como eu tenho, sendo fruto de um grande amor de um pai e uma mãe amorosos, torna-se bastante simples apresentar essa obra, e principalmente sentir-me muito orgulhoso por ter um pai com uma sensibilidade enorme, conforme os leitores poderão observar. Esta obra é uma mostra dos versos feitos por meu pai desde sua adolescência até os dias de hoje e demonstram a solidez de um amor que ultrapassa os limites da existência física. João Soares dos Santos, é esse poeta urbano, que teve uma infância sofrida, mas que mesmo assim tem um coração repleto de amor. Por ser uma pessoa simples, seus versos falam da vivência humana de uma maneira desapegada de riquezas e posses. Seus versos dizem somente aquilo que seu coração sente ou que os seus 82 anos de vida, o presentearam na sua existência. Peço que leiam principalmente com o coração, pois a comunicação será muito mais simples. Um abraço Douglas Rodrigues dos Santos

Page 3: LINDA JOIA

LINDA JÓIA Passando por um caminho, de repente então achei uma linda jóia preciosa, e por muito tempo guardei Meio século se passou, eu estive a lhe guardar, mas Deus dela precisou, para com as estrelas brilhar. Ficou só a lembrança, pois não posso esquecer, quando a noite olho no céu, e vejo seu cintilar, parece querer dizer, te espero pra te amar Quanto mais ela brilha, aqui fico com meu sofrer, esperando chegar o dia de novamente seu amor eu ter.

Page 4: LINDA JOIA

FORMATURA (neto Marcel) Hoje a nossa alegria Será muito maior Pois é a tua formatura E não tem nada melhor Lutaste com muita bravura E sem nunca se cansar Estudando ano após ano Até este dia chegar Portanto assim mereceste O diploma receber Faça dele bom uso Para bons frutos colher E conosco aqui presentes Pra esse ato assistir te desejando bom futuro estamos a te aplaudir.

Page 5: LINDA JOIA

O AMOR O amor vem da amizade Da amizade o querer bem Querer bem e ter amor Quando se ama alguém Em todo o tempo vivido Muitos tropeços levei Mais venci a todos eles E alegre aqui cheguei O ser criança é tão belo tão puro tão sereno que quando ficamos adultos de nossa infância lembremos E todo aquele passado e tudo de bom que fizemos vem a nossa lembrança e por melhores dias esperamos O amor e o ciúme são inimigos fatais o amor acaricia e o ciúme mal nos faz.

Page 6: LINDA JOIA

AS FLORES As flores que te ofereço há muito tempo foram plantadas e hoje com amor e carinho para você são apanhadas No nosso jardim da vida lembranças são repassadas saudades dos velhos tempos com lindas flores semeadas. MINHA CABEÇA Minha cabeça parece um álbum de recordação pois traz sempre guardado o que sinto no coração Sempre tem uma lembrança de alegria ou de dor de uma saudade distante recordando um grande amor Saudade do amor que veio e que tão pouco tempo durou jurava que me amava se foi e não mais voltou

Page 7: LINDA JOIA

ENCHENTE DE 41 Mil novecentos e quarenta e um uma forte chuva caiu os arroios transbordaram que parecia um rio E esta água que descia devastadora e furiosa inundou todos os poços numa tragédia estrondosa E quantos ficaram órfãos com isso que aconteceu pois muito pai de família naquela tragédia morreu Eu ainda era pequeno mas me lembro muito bem dos que trabalhavam nesta hora quase não restou ninguém.

Page 8: LINDA JOIA

CORAÇÃO SOFRIDO Vejo que me aprecias não sei, qual é a tua intenção parece que, está querendo ser dona do meu coração Este coração sofrido trespassado pela dor não sabe se ainda pode dar-lhe um pouco de amor. HOMENAGEADO Se soubesse que um dia ia ser homenageado há muito tempo já tinha estes versos rimado Tudo o que trago na mente é algo do meu passado amor, saudade ou sofrer que tenho no peito guardado Uma lembrança que vem outra lembrança que vai recordando de alguém que não volta nunca mais.

Page 9: LINDA JOIA

DOCE AMAR Quando a gente se conheceu uma jura de amor se fez que por mais forte que fosse um, do outro não ia esquecer E agora, aqui nesta solidão espero meu dia chegar sentindo a sua falta lembro como foi doce te amar Um amor tão belo e puro só me resta recordar todo aquele tempo que tivemos a nos amar Cheio de tantas promessas e tanta jura de amor que agora na tua ausência sinto esta tão grande dor. Só a saudade me resta pois não posso te achar e sozinho assim no mundo sem você vou ficar.

Page 10: LINDA JOIA

O PÁSSARO Ao ver um pássaro voando e arrumando o seu ninho junto com a sua companheira de raminho em raminho Fazendo naquele galho o seu doce cantinho para dar muito amor e carinho aos seus filhinhos. NESTA HORA Aos amigos nesta hora muito cheio de emoção agradeço seu carinho de todo meu coração Saudades muita saudades de tudo que aqui deixei pois lembro os professores do colégio onde estudei Também lembro os amigos com quem eu trabalhei e outros que na infância bola de meia joguei.

Page 11: LINDA JOIA

ULTIMA HORA Ao ler no verso de seu convite juro que me comovi pois a sua fundação foi no ano que nasci Assim tendo a mesma idade irmãos devemos nos considerar e sempre com alegria muitos abraços trocar E nunca faltar harmonia para o nosso festejar. NA LOTECA Fui jogar lá na loteca veja, quem eu encontrei um amigo de infância com quem eu estudei E depois na juventude com ele até trabalhei e com a irmã dele certa vez eu namorei Só por causa do pai dela que, com ela não casei Trocamos conversas e abraços e um forte aperto de mão recordamos todo o tempo pois éramos como irmãos.

Page 12: LINDA JOIA

COLECIONAR Aos amigos agora irei atender um pedido vou colecionar meus versos e publicar em um livro Para deixar de lembrança quando eu já tiver ido e aquele que gostar, ofereça à quem não tenha lido. AJUDAR Se precisares de mim podes me procurar será com grande prazer que procurarei lhe ajudar Farei tudo que pedir pra não te deixar na mão porque um verdadeiro amigo nunca ouvirá o meu não. DIGA Diga quem você é que te direi quem sou se você for a saudades serei quem já lhe amou.

Page 13: LINDA JOIA

O MUNDO Deus criou o mundo com muita perfeição dando-nos a crença e para defesa a religião Criou a noite, criou o ódio e as estrelas para nos alegrar também deu a nós sentimentos para um ao outro amar Deu-nos sabedoria o direito de escolher entretanto fez um alerta para o mal não cometer Mas não sei se por ciúme alguém trouxe a maldição criando vícios horríveis que matam sem compaixão. BOM DIA Nem sempre um aperto de mão é sinal de amizade nem um sorriso, nem um abraço é feito com sinceridade E por traz de um bom dia chega junto à traição ferindo nossa alma magoando o coração.

Page 14: LINDA JOIA

AO DORMIR Ao dormir vejo-te em sonho você em um pedestal parecendo uma rainha soberana em seu altar E eu sendo seu escravo sempre tentando te amar implorando seu carinho que você nega em me dar E assim vou lhe adorando tentando lhe abraçar e você me ignorando não escuta meu falar. QUERER BEM O amor vem da amizade da amizade o querer bem querer bem é ter paixão quando se ama alguém TROPEÇOS Em todo o tempo vivido Muitos tropeços levei Mais vendi a todos eles E alegre aqui cheguei.

Page 15: LINDA JOIA

CERTO E ERRADO Tudo que passo hoje São reflexos do passado Por tudo que fiz de certo E tudo que fiz de errado. CANTAR Ao ver o pássaro cantando E no galho da árvore cantar Recordo aquela ingrata Que jurou sempre me amar. SEM DORMIR Todos dormem e eu acordado passo as noites, pensando em você. talvez de mim, não te recordes mas eu de ti, não posso esquecer. Vejo todo aquele amor sinto falta dos carinhos teus e lembro com amargura, que hoje são de outros, os lábios que foram meus. E assim passo noites e noites sem dormir, só a recordar e quando o sono me vence com você volto a sonhar.

Page 16: LINDA JOIA

DE POETA De poeta me chamaram então eu me comovi e desde aquele dia muitos versos escrevi Uns falam de alegria outros falam de amor de saudades e lembranças e alguns de desprezo e dor. TELEFONE TOCAR Ao ouvir o telefone tocar fui logo atender senti uma grande emoção sem saber o que responder Pois, era lá da cidade terra onde me criei aquelas minas dos ratos que bons momentos passei Senti naquele momento saudades de tudo que lá deixei do colégio e dos amigos que com eles estudei.

Page 17: LINDA JOIA

FALSO AMIGO Meu jovem e bom rapaz neste momento eu quero um conselho lhe dar e por ser seu amigo é que procuro lhe alertar Cuide-se dos falsos amigos e procure compreender que são poucos que se pode como amigo a gente ter. ASSIM PENSEI Um dia assim pensei em procurar alguém que me fizesse feliz ao encontrá-la então amar-te foi o que fiz Mas agora ao ver-te tristonha e magoada vejo o erro que cometi porque se soubesse que te faria sofrer deixaria-te livre pra outro amor escolher nem que nunca na vida de ti pudesse esquecer.

Page 18: LINDA JOIA

JARDINEIRO Ao ver-te assim tão alegre sorridente sempre a cantar sinto dentro do meu peito desejo de te amar Acho-te a mais linda flor que cultivo em meu jardim pra trazê-la bem cuidada e ter seu perfume só pra mim Não deixar ninguém tocá-la ser só eu seu jardineiro e sempre de seu amor ser o único herdeiro. PENSANDO A vida é uma coisa mesmo muito engraçada uns nela vivem pensando outros não pensam em nada Quem leva a vida assim nada pode resolver Mas quem na vida não pensa nunca nela irá vencer.

Page 19: LINDA JOIA

HÁ 50 ANOS Durou, só cinqüenta anos um mês e mais seis dias de uma doce união vivida com muita alegria Mas o destino não quis que assim continuasse pois uma cruel enfermidade fez com que esta união terminasse Levando aquela princesa dona do nosso lar nossa fada e rainha para nunca mais voltar. AFLITO O quarto que era nosso hoje só eu que habito você foi pra junto de Deus deixando-me assim aflito A solidão dói em meu peito não sei até quando eu resisto espero que quando chamado eu posso aí te achar para junto novamente o nosso amor continuar.

Page 20: LINDA JOIA

MENTIRA DE SONHO Esta noite eu sonhei que estava a te beijar, que estava na igreja pois contigo ia casar. Tu estavas tão bonita vestida de novo assim, parecias uma flor no canteiro de um jardim. E eu cheio de alegria ali contigo frente ao altar, esperava sem sossego a cerimônia terminar. Mas que triste eu fiquei, quando a festa teve fim, já íamos indo pra casa quando alguém chamou por mim. Esta mentira de sonho, que bela felicidade se algum dia eu contigo casasse-me de verdade. BEIJO Amor sem beijo é carinho é amor suspeito e mesquinho parecido com amizade que se encontra em qualquer caminho

Page 21: LINDA JOIA

OUTRA VEZ Ao abrir de novo a janela e olhar o infinito outra vez procuro, procuro e não acho quem feliz sempre me fez. Vejo uma estrela brilhando sempre, sempre sem cessar parece estar me chamando prá novamente me amar. Alegria já não tenho no meu peito muita dor lembro todo o passado e de todo o nosso amor. Fizemos planos e planos juramos sempre nos amar e hoje aqui, triste sozinho só me resta recordar. Recordando todo o tempo que amor lhe pude dar sabendo que é impossível você pra mim voltar.

Page 22: LINDA JOIA

TER UM SONHO Como é bom se ter um sonho e contar para alguém faz lembrar-se de alguém que se ama e se quer bem Recordar um grande amor sempre nos traz prazer pois quem ama de verdade jamais alguém pode esquecer. ACREDITAR Eu não estou acreditando pois não posso acreditar que por causa de uma intriga vais deixar de me amar Se algum dia te magoei venho te pedir perdão és a jóia mais preciosa que tenho no coração Não tem prata, não tem ouro que seja de mais valor do que ter sempre de ti o mais sincero e puro amor.

Page 23: LINDA JOIA

SOFRER Quem ama e quer ser amado, nunca deve alguém desprezar para que ninguém um dia venha lhe abandonar Eu amo e sou amado porque assim sei fazer pois por amor nunca sofri e não fiz ninguém sofrer. AMIGOS DO DIÁRIO Aos amigos do diário aqui venho lhe abraçar e à todos nesta data um feliz natal desejar Que seja cheio de alegrias junto dos parentes seus e que recebam sempre as bênçãos e graças de Deus São estes os votos sinceros que desejo de coração simples mais verdadeiro do seu velho amigo João.

Page 24: LINDA JOIA

VERDADEIRO AMIGO O verdadeiro amigo é aquele que quando longe estão mas quando ele precisar sempre nos estender a mão. VIDA BRINCANDO Eu levo a vida brincando e piadas sempre contando pois não carrego nenhum rancor todos bem sempre tratando Com respeito e muito amor se por descuido alguém ofendo procuro me desculpar sou pobre mas educado todos bem quero tratar E assim eu levo a vida sempre alegre e sem mágoa e quem me vê assim não faz ideia o que por dentro estou passando Daí então é que vejo o quanto a vida é bela pois se todos pensassem assim ninguém nos tirava ela.

Page 25: LINDA JOIA

AO TE VER Ao te ver assim tão abatida cabisbaixa e muito oprimida parecendo querer chorar procurando um ombro amigo pra suas magoas afogar Pois minha amiga, o meu até ofereço para te consolar pois não posso ver teu sofrer andando assim desiludida sem poder nada fazer. ALEGRIA Pensando eu perco o sono passo as noites sem dormir alegria já não tenho vendo quanto sofri. VERDADEIRO Amor verdadeiro é aquele que perdoa quando erra e quando seu amor vai embora sabe como lhe espera.

Page 26: LINDA JOIA

SER CRIANÇA Ser criança é tão belo tão puro e tão sereno que quando ficarmos adulto de nossa infância lembraremos E todo aquele passado e tudo de bom que fizemos vem a nossa lembrança e melhores dias esperemos. SE ALGUÉM Se alguém antes pensasse não maltratava ninguém porque o que se faz de errado volta pra gente também. TEMPOS VIVIDOS É muito tempo vivido e muitas lembranças se vão saudade dentro do peito e amor no coração.

Page 27: LINDA JOIA

PREJUDICAR Amigos, amigos são tantos mas poucos se pode confiar alguns se dizem amigos só pra nos prejudicar. NA SUA CASA Quando lembro aquele dia quando vim te conhecer recordo com saudade aliviando meu sofrer Lembrando aquela hora, que em sua casa fui chegar e pedir à sua mãe licença pra frequentar E assim durante dois anos seguimos a namorar e depois desse tempo viemos então casar Cinquenta anos vivemos pra nossos filhos criar, sempre com muita alegria sem nada a reclamar Mas eis que um grande mal veio então lhe aparecer e a morte traiçoeira não deixou você viver.

Page 28: LINDA JOIA

QUANDO MOÇO Ao ver o pássaro alegre voando, e a flor a beijar, lembro-me, quando moço o quanto pude te amar Amei-te uma vida toda com alegria e prazer, procurando dar-te amor e não te fazer sofrer E hoje aqui sozinho, só me resta te lembrar, recordando aquele amor que já não posso te dar.

Sapucaia do Sul nos anos 70

Page 29: LINDA JOIA

ASSIM Quem me vê assim alegre e muitas piadas contando não sabe nem da metade de tudo que estou passando E se alguém me perguntar então logo vou informando são reflexos do passado que na esquina da vida sempre estou lembrando. MINHA TERRA Como é bom na minha terra ver mais um dia nascer e assistir todas as aves anunciarem o alvorecer Canta galo e quero-quero chamando o trabalhador sabiá com alegria acorda o seu amor Bem te vi também avisa, que tudo está assistindo e o canário na gaiola queixa-se do seu destino Assim fico meditando sobre isso que estou vendo, prá contar para vocês, meus versos vou escrevendo

Page 30: LINDA JOIA

MEUS 80 ANOS Neste meus 80 anos que a vida estou a levar, sempre contando piadas para todos agradar Fazer verso me dá alegria e prazer de assim viver, fico triste se, por acaso, vier à alguém desmerecer Acho que veio de berço, este dom de saber rimar, procuro escrever certo para quem ler, gostar Pois tiro tudo da mente e do fundo do coração, respeitando todo mundo com amor e educação Então, é assim amigos tudo o que posso contar, a história de um velho poeta que se sente feliz em rimar.

Page 31: LINDA JOIA

BERÇO Porto Alegre, berço onde nasci meu peito sempre soluça quando lembro de ti Muitas noites de seresta com amigos assisti no chalé da praça XV onde íamos nos reunir Muitas vezes ali esteve cantando pra nos alegrar Lupicínio Rodrigues e, o ouvíamos até o dia clarear Saboreando um chopinho, pra ver a noite passar recordando tudo, digo: Porto Alegre dos amores e das mais ardentes paixões Porto Alegre dos poetas e das belas e lindas canções Porto Alegre, por ti peço, nunca te tratem mal, e queiram sempre bem nossa formosa capital.

Page 32: LINDA JOIA

A IGREJA Sonhei com uma igreja que entrei para rezar, e então vi tua imagem junto ao padre no altar E ele ao lhe dar a benção e fazer o sinal da cruz, tu então te ajoelhava aos pés do menino Jesus E assim vejo-te sempre neste lindo pedestal, parecendo uma santa, imagem monumental E quando acordo de um todo, volto a te procurar e ali já não te encontro, só me resta chorar.

Antiga igreja matriz de Sapucaia

Page 33: LINDA JOIA

VELHICE Quando se é jovem, não se pensa na velhice, só farra, bebida e amor. E se alguém repreende acha-se que é tudo tolice Mas quando a idade chega é que se vê a realidade, que aquilo que diziam era a mais pura verdade Mas ai não adianta, a velhice já chegou só nos resta recordar o tempo que se passou e ter lembranças de tudo, de bom que pra traz ficou. AS FLORES As flores que te ofereço há muito tempo foram plantadas e hoje com amor e carinho prá você são apanhadas No nosso jardim da vida lembranças são repassadas saudades dos velhos tempos com lindas flores semeada.

Page 34: LINDA JOIA

FOLHA AMARELA O papel que te escrevo é uma simples folha amarela, mas tudo ali é sincero o que prá ti, escrevo nela As palavras que aqui anoto saem do meu coração, são cheias de carinho carregadas de paixão Este é um sentimento que vem de um amor, machucando este meu peito e causando muita dor E assim espero que ao ler você venha compreender, aliviando minha dor dando fim ao meu sofrer evitando que quem te ama deste amor venha morrer.

Grupo escolarasapucaia

Page 35: LINDA JOIA

AO DORMIR Ao dormir, tive um sonho, que os meus versos eu lia, enquanto eu declamava toda a platéia aplaudia Uns falavam de amizade outros de desprezo e dor, de um peito ferido e um coração sofredor Uma saudade eterna, uma lembrança sem fim, de alguém, à quem amava e foi pra longe de mim Me deixando assim sozinho, junto com a minha dor, sentindo a tua ausência, rogando o teu amor.

Page 36: LINDA JOIA

TRISTE HORA (SANTA MARIA) Vinte e sete de janeiro triste hora foi chegada, no coração do Rio Grande uma rapaziada dançava, sem saber que dali à pouco a morte lhes esperava. Início da madrugada a tragédia aconteceu, um mundo de esperanças, nesse momento morreu Cenário de desespero muita dor e aflição, deixando em suas famílias um vazio no coração As almas dos que partiram por Deus sejam acolhidas, aliviando o sofrimento de uma triste despedida, e à todos que aqui ficaram, continuem suas vidas.

Page 37: LINDA JOIA

MAIS UM NATAL Mais um Natal se aproxima um ano novo que vem, nós vamos trocar abraços, sem esquecer de ninguém E que este ano nos traga muita paz,saúde e alegria, alcançando tudo quilo que se desejou um dia E todo o aperto de mão que alguém venha lhe dar seja com sinceridade pedindo, à Deus, ajudar E no ano que está chegando possamos juntos festejar, com saúde e alegria voltando a nos abraçar. SOFRENDO Saudades, muitas saudades lembranças que lá se vão saudades da minha terra lembrança dos meus irmãos Quando deixei minha terra nunca mais lá voltei sofrendo fico pensando em tudo que lá deixei.

Page 38: LINDA JOIA

AMARGO VIVER Ao abrir a porta do quarto, para ali te encontrar, como sempre esperando para vir então me amar Pois se tornou tão difícil, este meu amargo viver, quando ali te procuro e não posso mais te ver Entro e fico ali pensando, reflito sozinho a chorar, sentindo tua ausência e procurar e não te achar. SENTIR DE NOVO Quero sentir-te de novo, ter-te bem perto de mim, assim disposta e sempre alegre, quero ver-te sempre assim Deixe de lado a tristeza pense somente no amor, esquece todas as mágoas e alivie a nossa dor Então seguiremos juntos sempre nos querendo bem, e mostrando para o mundo como se deve amar alguém.

Page 39: LINDA JOIA

PESO DA IDADE Se me ver assim tristonho muito quieto e pensativo, saiba que é algo sério o que se passa comigo Sempre fui muito alegre tristeza não tinha não, e sempre tinha lugar pra mais um no coração Quanto mais passa o tempo vem o peso da idade, vendo a velhice chegando dando adeus a mocidade Então assim eu peço, desculpas se vier a errar, aos que considero amigos jamais irei desprezar. FELICIDADE Felicidade não se compra nem se vende a ninguém é com muito amor e carinho que se dá a quem quer bem.

Page 40: LINDA JOIA

SEU NINHO Eu encontrei um amigo que uma história contou, de um pequeno passarinho que para fazer seu ninho, sua sacada usou e, onde um filhotinho ali então descascou Mas quando foi buscar, pro filho o alimento, um malvado ali chegou, e sem dó nem piedade o seu paizinho matou Ficando na orfandade por pouco tempo durou, e somente de lembrança seu ninho ali deixou. AVENTURA Ao lembrar de você recordo minha última aventura amor tão doce e meigo cheio de sonho e loucura

Page 41: LINDA JOIA

UMA VIDA Uma vida então lembrei e passei a escrever, poemas para todos, minha vida conhecer Fiz versos de todo jeito, de alegria e de dor, recordando aquele tempo que tive um grande amor Foram tantos anos vividos sempre nos querendo bem, sendo um amor verdadeiro de dar inveja a alguém Criamos os nossos filhos com muita educação, dando-lhes bons estudos pra ter boa profissão E assim aqui relato todo esse meu viver, é tudo uma verdade que tenho à lhes dizer.

Page 42: LINDA JOIA

AINDA SINTO Ainda sinto no rosto o carinho que você me fez com aquela mão tão macia queria sentir outra vez Naquele momento não vi qual era sua intenção se não no mesmo instante entregava meu coração Mais ainda esta em tempo se quiseres estou a esperar para sentir o seu carinho e vir de fato te amar. REMÉDIO O amor é o remédio que faz a gente viver já o ciúme fere e mata sem dó e com muito sofrer.

Page 43: LINDA JOIA

CHOREI Adeus, Arroio dos Ratos adeus, minas do carvão adeus para meus amigos lembranças para meus irmãos Foi assim que eu disse quando as minas deixei e quem estava comigo não notou que chorei Chorei por deixar as minas por anos, ser seu morador e por sentir no peito essa tão grande dor. SE METER Não adianta você, querer ajudar a mulher ninguém sabe fazer do jeito que ela quer Tudo que você faz ela logo vai refazer por isso é que lhe peço é melhor não se meter.

Page 44: LINDA JOIA

ENCONTRO DE AMIGO Eu encontrei um amigo e começamos conversar de quando aqui chegamos e onde fomos morar Lembramos como era Sapucaia em suas ruas estreitas passar cheias de água e barro que tínhamos que pisar Sua praça era cercada toda de arame farpado o campo era chão batido onde futebol era jogado Tinha o velho cinema que passava filme mudo onde se marcava encontro de casais de namorados. PROMESSAS Nossas promessas de amor jamais posso esquecer pois nunca pensei que um dia eu viesse te perder.

Page 45: LINDA JOIA

A NATUREZA Ao pensar na natureza vejo como é perfeita se ela tira alguma coisa outra ela logo ajeita Sei que mágoas não tens por te faltar a visão pois toca bem a sanfona e é mestra no violão Até parece que vê quando começa a tocar sempre alegrando a todos com seu suave cantar Tocando sua sanfona ou dedilhando o violão o que se pede tu tocas com todo teu coração Peço desculpa se ofendo não foi a minha intenção só sou um pobre poeta que te adora de coração.

Page 46: LINDA JOIA

TUDO QUE ESCREVO Sou um poeta não muito conhecido pois só escrevo prá mim e prá mostrar pros amigos Mas tudo que escrevo é tirado do coração sem ofender a ninguém e com muita emoção E se alguém eu ofender então peço perdão só procuro dar alegria esta é a minha intenção PRIMEIRO NATAL Foi meu primeiro Natal que sem você vim passar mas mesmo distante em prece vou te abraçar Sei que vais estar feliz com os anjos junto de Deus reunida com os amigos e outros parentes teus.

Page 47: LINDA JOIA

MEU DEVER Eu ando sempre pensando pois pensar é meu dever penso nos tempos idos é tão bom assim rever Penso no que fiz de errado e nos certos que eu fiz e vejo que o que passo hoje foi eu mesmo que quis Às vezes me desespero mas volto a me conformar pois que no mundo não erra não tem nada prá contar É difícil ter só o bom para aos outros poder falar pois não tem ninguém tão puro que não possa um dia errar.

A TRISTEZA

Se a tristeza matasse há muito tinha morrido pois ao olhar o passado vejo o quanto tenho sofrido

Page 48: LINDA JOIA

Dos meus olhos vertem lágrimas sinto meu coração ferido este meu triste passado só eu sei como passei Pois todo esse calvário foi eu mesmo que criei esta cruz que hoje carrego até a morte levarei São coisas da mocidade que na velhice se reflete por mais que queira esquecer mais na lembrança floresce É um espinho que fere que dói em quem padece e padecendo assim na vida minha tristeza cresce Tudo o que faço no mundo tem ofensa e é ruim assim vou me conformando não mereço sofrer assim Aqui quero aconselhar todo o jovem e bom rapaz que pense muito na vida pra na velhice ter paz e bons pensamentos ter quando for olhar pra trás.

Page 49: LINDA JOIA

MÁGOAS Ao vê-la assim tão abatida cabisbaixa, muito oprimida parecendo querer chorar procurando um ombro amigo prá suas mágoas afogar Minha amiga, se quiseres o meu ombro te ofereço pois te darei muito carinho pois sofrer eu não a deixo Tuas lágrimas pra mim é chuva, é temporal é uma chuva de amor que pro meu coração não faz mal. ADEUS SEM FIM O adeus que vou te dar é um adeus sem fim nesse adeus recomendo que sempre lembres de mim Vou fazer um juramento com a mão junto do peito que não amarei outros olhos e que nunca de ti esqueço pois eu sempre achei que teu doce amor eu mereço.

Page 50: LINDA JOIA

A CIGARRA A cigarra que canta alegre e está sempre à cantar traz lembranças de você faz a saudade voltar Minha amiga esta cigarra parece querer adivinhar ela diz na sua cantiga que você vai regressar Que bom se fosse verdade o que ela quer dizer mataria essa saudade acabaria o meu sofrer. LEILÃO Mandei fazer um leilão do meu triste coração na esperança que caia na palma da tua mão E esperando que saibas com amor lhe tratar e que nunca por desprezo venha lhe magoar Peço que você compreenda o que eu quero dizer não deixe cair em jogo o que de você pode ser.

Page 51: LINDA JOIA

LEMBRANDO PORTO ALEGRE Porto Alegre quando lembro esta cidade onde nasci recordo sempre os momentos onde nela eu vivi e neste exato momento eu quero lhe abraçar e muitas felicidades eu vou lhe desejar que todos os seus moradores nunca venham lhe maltratar e jamais neste mundo deixarei de te lembrar. SE ALGUÉM Se alguém antes pensasse não maltratava ninguém pois o que se faz de errado volta pra gente também SEMPRE VIVIDOS São muitos tempos vividos e muitas lembranças se vão saudade dentro do peito e amor no coração.

Page 52: LINDA JOIA

AOS FILHOS À todos os filhos do mundo um pedido vou fazer trate bem sua mãezinha nunca faça ela sofrer Aceite sempre os conselhos que ela queira lhe dar pois ninguém, além dela pode melhor amar por isso jamais mesmo as costas venha lhe dar. DESPEDIDA Na tua despedida quando teus lábios beijei naquele amargo momento muito triste eu fiquei Pois encerrava-se ali meio século de amor deixando em meu peito só saudade e muita dor.

Page 53: LINDA JOIA

LEVAR A VIDA Tudo o que fiz na vida sempre foi muito apressado por isso que até hoje na vida nada arrumei Tem que se levar a vida com alegria e prazer e Saber tratar a todos sem fazer ninguém sofrer Se soubesse que um dia pudesse te magoar livre te deixaria pra outro poder amar. TERNURA O amor é uma palavra que todos sabem dizer mas talvez poucos saibam o valor que ela pode ter Pois ela nos diz tudo carinho, ternura e prazer é um dizer tão pequeno mas de muita sinceridade que traz àquele que sofre lembranças e muita saudade.

Page 54: LINDA JOIA

LUA TRISTE Lua por que está assim tão tristonha, tão apagada tão bisonha não querendo clarear parecendo nervosa e magoada não conseguindo nem andar Ao te ver assim tão desolada e as nuvens te sombreando como querendo te esconder então fico pensando como é igual nosso sofrer. TEMPOS IDOS Quando vejo um idoso com cabelos bem branquinhos lembro dos tempos idos quando tinha meu velhinho Vejo ele com sua viola sempre alegre à tocar onde passava a noite cantando sem se cansar.

Page 55: LINDA JOIA

O ÚLTIMO ADEUS Na hora de tua partida meu relógio silenciou em respeito àquela pessoa que junto dele morou Seu silencio foi o aviso que já tinhas partido pois também naquela hora meu coração ficou ferido E em silencio ficou até a hora derradeira parecia um sentinela respeitando a companheira Voltando à trabalhar depois do último adeus pois a partir daquele momento sua alma estava junto de Deus.

Estação férrea de Sapucaia

Page 56: LINDA JOIA

MEUS OLHOS Se meus olhos falassem talvez pudessem dizer que choram a tua falta quando não podem te ver Sempre estão à tua espera esteja onde você estiver lagrimando de saudade só te amar quando puder É como fosse um imã estão sempre a te puxar para bem pertinho deles na esperança de te amar Peço então que acredito no que estou a dizer e venha o mais depressa aliviar esse sofrer. PREJUDICAR Amigos , amigos são tantos mas poucos, se pode confiar alguns se dizem amigos só pra nos prejudicar.

Page 57: LINDA JOIA

O QUE ESCREVO O que escrevo no papel é feito com emoção e tudo que trago e sinto dentro do meu coração Cuido em meus sentimentos só boas palavras dizer procurando em meus versos à ninguém eu ofender E se por descuido eu fizer venho me desculpar pois quero com muito amor com muita paixão agradar. CIDADE MODESTA Perguntaram meu nome e a cidade onde nasci então peguei meus documentos e disse: leia está escrito aí Filho de Porto Alegre criado em Minas de carvão morador de Sapucaia cinqüenta e sete anos se vão Quando eu aqui cheguei era uma cidade modesta e hoje está mais linda não há outra como esta.

Page 58: LINDA JOIA

A PRIMAVERA Quando chega a primavera sempre linda e formosa com todo seus esplendores enchendo todo o universo com lindas e belas flores Trazendo o seu perfume de puro e doce frescor enfeitando jardins e lares sempre com muito amor Mostrando com sua beleza como é lindo o seu viver trazendo só alegria esquecendo o sofrer. TER UM SONHO Como é bom ter um sonho e contar para alguém faz lembrar daquela pessoa que se ama e se quer bem Recordar um grande amor sempre nos dá muito prazer pois quem ama de verdade jamais alguém pode esquecer.

Page 59: LINDA JOIA

RECORDAÇÃO Ao pensar na terra que como filho me adotou e fez a pessoa simples e muito feliz como sou Hoje ao recordar tudo de bom que lá passei o colégio Paulo Couto com os amigos estudei Daquela casa modesta que era coberta de capim recordo isso e sinto tudo muito perto de mim E assim mando um abraço para todos os amigos meus desejando muitas felicidades juntos dos parentes seus. PLANOS Fizemos planos e planos juramos sempre nos amar e hoje aqui, triste e sozinho só me resta recordar Recordando todo o tempo que amor te pude dar sabendo que é impossível você pra mim voltar.

Page 60: LINDA JOIA

SAUDADE CONSTANTE Ao voltar à esta terra certa vez me emocionei pois ao subir no palco pouca coisa eu falei É por isso que agora desculpa quero pedir foi a minha emoção que me fez assim agir Pois ali naquela hora vendo os amigos meus senti uma dor no peito lágrima dos olhos correu Lembrei de quando menino no carnaval vinha olhar o “Última Hora” ensaiando pra em desfile, outro salão visitar. Recordo os amigos do colégio onde estudei e com quem na juventude junto eu trabalhei E então assim carrego essa lembrança distante guardada dentro do peito numa saudade constante.

Page 61: LINDA JOIA

RECORDANDO LEONARDO Hoje o céu está em festa pois outro artista chegou Leonardo foi o convidado que Gildo e Teixeirinha levou Vai ter um grande fandango com outros que lá estão vai ser um lindo baile com muito xote e vaneirão Vamos sentir muitas saudades deste grande cancioneiro mas o certo é que vai ser feliz com seus parceiros Aqui foi um grande artista que sempre nos alegrou suas milongas e rancheiras de cantar nunca cansou.

SABIÁ Sabiá que canta alegre anunciando o amanhecer teu cantar traz alegria pois não sabes o que é sofrer És o sentinela da madrugada o chefe do alvorecer

Page 62: LINDA JOIA

és o relógio da mata sábia que canta alegre tens todo esse poder Pois teu gorjear é feito com tanta emoção me faz lembrar de alguém que entreguei meu coração. ESTE CHÃO Este chão onde piso será minha última morada onde por meus amigos minha vida será lembrada De alguns terei elogios de outros talvez saudade compreenderei à todos com amor e lealdade Pois tudo que fiz aos amigos foi com muita emoção sempre feito com carinho trazendo-os no coração Espero ser compreendido nisso que estou a dizer e não esqueçam o amigo que assim te procura ter.

Page 63: LINDA JOIA

NOSSA RAINHA Todas as mães do mundo quero aqui homenagear pois delas, mais que ninguém sempre se deve lembrar É uma palavra tão pequena mas é grande o seu valor seu coração não tem ódio é todo cheio de amor Por isso que seus filhos nunca lhes deve faltar ouvir sempre seus conselhos e muito carinho lhe dar Pois ela é a nossa rainh a deusa do nosso lar assim sendo meus amigos este é o meu pensar queira bem sua mãezinha nunca venha lhe magoar.

Page 64: LINDA JOIA

A MARÉ A maré que flutua descendo as água do rio e meu coração chorando desde que você partiu Esta maré que passeia sempre alegre a flutuar e o meu peito sofrendo procurando sem te achar E assim então eu fico pensando e à maré apreciar enquanto vou esperando um dia você voltar E de todo aquele tempo venha então se lembrar e caia nos meus braços prá novamente nos amar. AS FLORES DA ROSA De uma rosa nasceram quatro lindas flores belas e perfumadas realmente uns amores E para cuidar do jardim tem os seus jardineiros

Page 65: LINDA JOIA

que lhes dão muito carinho com um amor verdadeiro E que este lindo jardim seja assim sempre unido e que com todas essas flores continue bem florido. SANFONA QUERIDA Esta sanfona querida nunca quero esquecer pois é a minha vida te tocar me dá prazer Sinto ciúme se alguém pede pra te emprestar pois acho que é só comigo que você deve estar O nosso destino foi por Deus assim traçado eu canto, você responde num dueto animado Por isso é que me sinto por você enciumado pois jamais quero perder-te e sempre tê-la a meu lado.

Page 66: LINDA JOIA

SONHANDO COM VOCÊ Todos dormem, só eu acordado passo as noites pensando em você talvez de mim não te recordes mas de ti eu não posso esquecer Vejo todo aquele amor sinto falta dos carinhos teus e me lembro com amargura que teus lábios já não são meus E assim passo noites e noites sem dormir, a recordar e se o sono me vence com você volto a sonhar. SOFRER Quem ama e quer ser amado nunca deve alguém desprezar para que ninguém, um dia venha lhe abandonar Eu amo e sou amado porque assim sei fazer pois por amor nunca sofri e não fiz ninguém sofre.

Page 67: LINDA JOIA

VISITA AO AMANHECER Hoje quando ao acordar ouvi alguém me chamar levantei abri a porta e convidei para entrar Passe adiante meu amigo e venha se sentar que enquanto conversamos o chimarrão vou cevar Espero que boas notícias você venha me trazer como estão meus compadres que há muito deixei de ver Pois sai assim depressa sem poder me despedir era algo muito urgente não podia deixar de ir Como vai meu afilhado por certo já casou era um rapaz muito esperto como o padrinho, namorador Quando voltar não esqueça de vir me procurar pois um presentinho à todos de lembrança vou mandar Mas se não me achar ou vier se esquecer de um abraço à todos e avise que irei aparecer.

Page 68: LINDA JOIA

POBRE MÃE Pobre mãe, aquela que vê seu filho na perdição pois ao nascer tinha planos de lhe dar educação Ser um homem honesto e à todos respeitar pedindo ao Nosso Senhor pra sempre lhe ajudar Estar ao lado do bem nunca vir fazer o mal e hoje o vendo caído parecendo um animal Sem coberta nenhuma o jornal é a proteção de repente chega o guarda fazendo a intimidação Alegando que os transeuntes ele está a atrapalhar chorando sua pobre mãe assiste triste à lhe cuidar.

Page 69: LINDA JOIA

RECORDAR Aos domingos eu sento defronte a televisão fico ali para assistir minha programação São programas gaúchos com gaita e violão e toda a gauchada dançando o vanerão Ao ver estes programas começo a recordar do meu tempo de moço que também ia tocar Passando a noite toda pois era bom pandeirista tocando e também cantando animando toda a pista.

Avenida Sapucaia anos 70

Page 70: LINDA JOIA

ACORDEI Eu acordei sonhando que estava a declamar e todo verso que lia via a platéia aclamar Aclamando e pedindo bis não cansavam de aplaudir e assim passava a noite até o dia surgir E eu ali declamando sem nunca me cansar passava assim a noite até o dia clarear. ADEUS SEM FIM O adeus que vou te dar é um adeus sem fim é um adeus que recomenda que sempre lembres de mim Até fiz um juramento com a mão em cima do livro não olharei pra outros olhos enquanto os teus forem vivos E seja sempre sincera como até agora tem sido assim sempre me amando como tenho merecido.

Page 71: LINDA JOIA

TRISTEZA Quando estou triste E começo a pensar Pra acabar com a tristeza Pego o lápis e vou rimar A rima é como remédio Que cura minha paixão Daquela à quem um dia Entreguei meu coração Foi miuito tempo vivido Sempre tendo muito amor Só amando e sem causar Nenhum desprezo ou dor. POR QUE TE ESCONDE Não sei porque te escondes Quando me vê passar Pois sei que é teu desejo Que venhamos a nos amar Então assim te peço Prá não mais se esconder Vindo aliviar meu coração Dando fim ao meu sofrer Pois se achas que te mereço Venha a mim se declarar Tire de mim esta dúvida

Page 72: LINDA JOIA

E deixe de amor te chamar E assim seguirmos juntos Sempre a nos querer Sem mágoa e só amando Felizes como deve ser. LEMBRANÇA O que me deixa alegre Ficando bem empolgado É quando que por amigos De poeta sou chamado Os versos que eu declamo Trago na mente guardados É lembrança de alguém Saudades de um passado Procuro só escrever Algo que já passei Recordando sempre alguém Que conheci e amei É uma lembrança profunda Cheia de recordação Que sempre guardarei Dentro do meu coração.

Page 73: LINDA JOIA

FELIZ UNIÃO Estando deitado na rede Tranqüilo à descansar Então olho pro céu E vejo uma estrela brilhar E então vou recordando Começo à meditar Lembrando quele tempo Que vivemos a nos amar Foram muitos e belos anos De uma feliz união Sem magoar um ao outro Só amor no coração E assim vou deixando Todo o tempo passar Com nosso sincero amor Um para o outro dar E vou soluçando baixinho Deixo lágrimas rolar E enquanto elas caem De você volto à lembrar.

Page 74: LINDA JOIA

Este livro de poemas é dedicado à todas as pessoas que colocam o coração à frente de todas as suas ações e atitudes. O coração é a identidade interna de cada pessoa, por isso mesmo não deixe nunca de mostrar sua identidade sentimental à todas as pessoas com quem convive. Este será sempre o seu cartão de apresentação da alma. O autor.

Page 75: LINDA JOIA
Page 76: LINDA JOIA
Page 77: LINDA JOIA