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Limpeza Intestinal (Lagoo Prakshalana)

No Fique Enfezado

Alimentao inadequada, correria, falta de tempo, estresse, todos esses fatores contribuem para que problemas digestivos e especialmente a constipao intestinal, a popular priso de ventre venha se tornando uma queixa cada vez mais constante entre os que procuram a prtica de yoga.

Cerca de 90% da serotonina (que o neurotransmissor responsvel pela alegria) produzido no intestino. A serotonina mostra-se baixa em pessoas com depresso, demonstrando a importncia do bom funcionamento intestinal nestas pessoas. A priso de ventre tambm tem influencia no humor das pessoas, como a sabedoria popular mostra, ao usar a palavra enfezada (literalmente, cheia de fezes), associando essa situao s pessoas com mau-humor ou irritadias.

Como no poderia deixar de ser, o Yoga tem recursos bastante eficientes para esses problemas. Entre eles, o Shank Prakshalana, que constitui-se de um mtodo de limpeza intestinal completa e o Laghoo Prakshalana, uma verso mais light da mesma prtica. Nos posts a seguir, coloquei a descrio detalhada do segundo mtodo, o Laghoo Prakshalana, que considero poder ser feito pela maioria das pessoas sem maiores dificuldades, desde que no tenham nenhuma restrio mdica. A prtica completa (Shankprakshalana) nunca deve ser tentada sem o acompanhamento de um profissional de yoga qualificado.

Laghoo Prakshalana

(lavagem intestinal simplificada)

Preparao:recomendvel fazer uma dieta lquida ou semi-lquida na noite anterior. Pratique pela manh antes de beber ou comer qualquer Deixe disponvel gua limpa e morna (6 copos de 200ml

aproximadamente). Adicione 2 colheres de ch de sal por litro gua de modo que fique levemente salgada.

Use roupas leves e confortveis.

Prtica:

1) Beba dois copos de gua morna salgada o mais rpido que puder.

2) Faa os 5 (cinco) seguintes asanas dinamicamente, oito vezes cada e na sequncia correta.

a) Tadasana

De p, ps juntos, ou separados um palmo. Entrelace os dedos das mos e volte as palmas para cima, apoiando-as no topo da cabea. Fixe o olhar num ponto sua frente um pouquinho acima do nvel da sua cabea. Inale e alongue os braos, ombros e peito para cima. Levante os calcanhares e fique na ponta dos ps. Alongue todo o corpo. Mantenha a posio com os pulmes cheios por alguns segundos. Baixe os calcanhares enquanto exala e traga as mos de volta para o topo da cabea. Isto uma volta. Relaxe por alguns segundos e recomece.

b) Tiryaka Tadasana

De p, ps separados dois palmos. Entrelace os dedos das mos e volte as palmas para cima, apoiando-as no topo da cabea. Fixe o olhar num ponto diretamente sua frente. Inale e alongue os

braos para cima. Exale e movimente o corpo lateralmente para o lado direito. Inale e volte ao centro. Exale e movimente para o lado esquerdo. Repita 8 vezes para cada lado.

c) Kati Chakrasana

De p, ps separados dois palmos. Coloque os braos para a frente, na altura dos ombros, palmas voltadas para dentro. Exale e movimente o tronco para a direita, jogando o brao direito para trs e o brao esquerdo na direo do ombro direito. Acompanhe o movimento do brao direito com o olhar. No movimente os quadris, apenas o tronco, da cintura para cima. Inale e volte ao centro, na posio inicial. Exale e faa o mesmo movimento para o lado esquerdo. Isto uma volta. Faa oito voltas, dinamicamente e sempre alternando os lados.

d) Tiryaka Bhujangasana

Deitado de barriga para baixo, apoie-se nos braos esticados. Os ps podem estar juntos ou levemente separados. Procure deixar o corpo alinhado, sem levantar ou abaixar o quadril. Exale e tora o tronco para o lado direito ao mesmo tempo em que gira a cabea e procura olhar para o p direito. Inale e retorne ao centro. Exale e faa o mesmo para o lado esquerdo. Isto uma volta. Faa oito voltas, dinamicamente e sempre alternando os lados.

e) Udarakarshanasana

Sentado de ccoras, ps separados, mos nos joelhos. Exale e tora o tronco para o lado esquerdo empurre a coxa esquerda contra o lado direito do abdome e empurre o joelho direito para o cho. A cabea gira e olha por cima do ombro esquerdo. Inale e volte posio inicial no centro. Exale e faa o mesmo para o lado esquerdo. Isto uma volta. Faa oito voltas, sempre alternando os lados. Esta uma volta completa.

No descanse entre as voltas.

3) Beba mais dois copos de gua salgada e novamente faa os cinco asanas, oito vezes cada.

4) Repita o procedimento pela terceira e ltima vez.

Aps a terceira volta, v ao banheiro e veja se h qualquer movimento intestinal. No force a evacuao e no preocupe-se; se no ocorrer na hora ir ocorrer mais tarde.

Durao: Separe uma hora para a prtica.

Frequncia:Uma vez por semana suficiente para a maioria dos casos. Nos casos de constipao pode ser praticado diariamente at que haja melhora.

Descanso: Aps completar a prtica, descanse por 30 minutos antes de beber ou comer qualquer coisa.

Restries: No h restries especiais de alimentao.

Precaues: No tente forar a evacuao, isso deve acontecer totalmente de forma natural.

Contra-indicaes: Pessoas que sofram de qualquer enfermidade devero consultar um profissional qualificado de yoga antes de tentar o Laghooprakshalana. Esta prtica tambm deve ser evitada por gestantes.

Benefcios: Diferentemente do Shankprakshalana, mtodo completo de limpeza intestinal, o Laghooprakshalana ou mtodo simplificado objetiva apenas incrementar o funcionamento normal

dos intestinos. um mtodo excelente e simples de estimulao da movimentao intestinal e ideal para aqueles que no podem fazer o mtodo completo. Laghoo altamente recomendado para aqueles que sofrem de desordens digestivas como constipao, flatulncia, acidez, indigesto e outros males digestivos. Ajuda a prevenir infeces urinrias e a formao de clculos renais, alm de ser usada em muitas tcnicas teraputicas de yoga.

Notas 1: Grandes benefcios podem ser obtidos se combinarmos esta prtica com alimentao leve ou dietas. Medicaes podem continuar sendo tomadas sem problemas.

Nota 2: Caso tenha ficado com dvidas de como efetuar os exerccios, o link do vdeo a seguir pode lhe ser til: http://www.youtube.com/watch#!v=FKPNBUd_up4 (no exatamente como descrito aqui, mas os exerccios tambm podem ser feitos como visualizado no vdeo est narrado em russo, mas auto-explicativo)

Nota 3: Outro link de um texto interessante sobre a importncia dos intestinos limpos na nossa sade: http://www.yogalotus.com.br/intestino%20e%20o%20cerebro.htm

Shanka Prashalana

Texto retirado do site http://www.vivendodaluz.com/ sobre SHANKA PRASHALANA, que tratase de um mtodo para desintoxicao do corpo fsico a partir de uma lavagem intestinal por mtodo no invasivo, no agressivo. Muito eficiente. Tem muito a ver com o combate ao medo no que tange aos aspectos relacionados ao corpo fsico, pois limpa os rgos internos, com conseqente liberao da cadeia muscular da regio abdominal, local onde esse sentimento apresenta reflexologia. bom para o organismo de uma forma em geral, limpando-o, vitalizando e liberando os rgo internos. bastante eficiente realizar periodicamente um processo de desintoxicao no corpo fsico para se somar a processos de desintoxicao que comeamos a realizar em nossos corpos emocional (processos de processamento e liberao emocional, como os realizados com EFT), mental

(Programao Mental) e espiritual desde o despertar de nossa conscincia no caminho da auto realizao.

A propsito da questo de desintoxicao e purificao, indica-se ainda a leitura de dois livros:

"Voc sabe se desintoxicar?", do Dr. Soleil. uma leitura rpida, interessante e apresenta mtodos simples e eficientes, exceo das prticas propostas para lavagem intestinal, uma vez comparadas a esta do Shanka Prashalana. Esse livro pode ser encontrado no Restaurante Girassol, por R$ 10,50, na 409 sul, alm de outros pontos de venda.

"Libertando-se do Hbito de Morrer - A Cincia da Vida Eterna", de Leonard Orr. Leitura tambm simples, objetiva e fascinante. Algumas vezes, mgica... Aborda mtodos simples e interessantes, ligados a purificaes diversas, como qualidade do pensamento, mantra ioga, prtica de afirmaes, importncia da meditao; prticas de respirao e alguns de seus desdobramentos; relacionamento purificador com fogo, gua e terra; dentre outros.

Entre 50% a 60% das pessoas sofrem de um mal crnico da civilizao: constipao intestinal. sabido que esta uma das causas principais do envelhecimento prematuro, pela autointoxicao que envenena progressivamente o organismo.

A constante autointoxicao assim produzida leva a inconvenientes tais como halitose, insnia, depresso nervosa, hemorridas, erupes cutneas, congestes hepticas, anemias e cncer.

Os especialistas em autpsias dizem que 60 a 70% dos clons dissecados contm matrias estranhas, tais como vermes de dezenas de anos. As paredes interiores do intestino delgado so tambm seguidamente incrustradas de matrias fecais antigas e duras, lembrando as chamins que necessitam serem raspadas.

Existe no Yoga uma tcnica de autolavagem completa do trato intestinal que oferece resultados surpreendentes e que ainda pouco conhecida no Ocidente.

Trata-se de uma tcnica relativamente simples, pela qual ingerimos gua salgada, na mesma concentrao do soro fisiolgico, para que no seja absorvida pela mucosa intestinal. A gua assim ingerida guiada atravs do tubo digestivo com o auxlio de movimentos adequados e facilmente executados, mesmo por principiantes.

Esta autolavagem deve ser feita em jejum e dura, em mdia, uma hora e meia. medida que a gua eliminada, observa-se a expulso de pequenos sedimentos que estavam incrustrados na mucosa intestinal e que so responsveis por fermentaes ptridas e irritaes crnicas. A gua eliminad