limos

26

Upload: grupo-1

Post on 03-Apr-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Limos
Page 2: Limos

Índice

2

Limos: o que é?.............................................3

Editorial.........................................................4

Saiba mais.....................................................7

Curiosidades.................................................9

Reportagem ITS............................................10

Saúde em processo.....................................15

Reportagem INPA........................................16

Caminho para a nutrição.............................18

Tecnologia social no baixo sul da Bahia......20

Saúde e progresso........................................22

Saúde lesionada...........................................24

Inclusão que transforma.............................25

Page 3: Limos

Limos: o que é?

Na mitologia grega Limos, tambémchamado Etón, é um daemon ou espírito quepersonifica a fome, sendo, pois, sua oposta adeusa dos alimentos, Deméter. Sua equivalentena mitologia romana é a deusa Fames.

Como outros terríveis daemones, Limos foigerado por Éris (a discórdia) por si mesma, aindaque Homero, em sua Ilíada, o nomeia como filhode Zeus.

Teve papel de carrasco em alguns castigos que osdeuses infligiram aos mortais, como Eresichtón,que foi condenado a padecer sobre uma fometerrível por mais que comesse. Limos seintroduziu nas entranhas deste rei da Tessália porordem de Deméter, que estava irritadaporque Eresichtón havia destruído um de seustemplos ancestrais para construir um salão debanquetes (outra versão afirma que o castigoveio por Eresichtón ter derrubado uma árvore, oufloresta sagrada da deusa). Até tal ponto chegoua desesperação de Eresichtón que acaboucomendo‐se a si mesmo.

3

Revista Limos All Rights Reserved

Page 4: Limos

Muito Abaixo de Nutrir

O tema da subnutrição tem sido apresentado com frequência em tecnologia social; com o intuito de orientar e reeducar a maneira de se alimentar da sociedade brasileira e mundial. O foco de diversos projetos tecno‐sociais visam ajudar àqueles os quais nem dispõem de alimentos.

A subnutrição, nesse viés, é um mal que, no Brasil, está severamente presente. Esse problema essencialmente causado pela falta de ingestão de nutriente, pode se dar também pela combinação equivocada entre alimentos.No Brasil, porém, além da fome expressiva que assola claramente a parte mais pobre da população e que gera subnutrição, a doença também começa a atingir àqueles da classe média e alta.

Entre esses, a subnutrição chega, mas de outra forma. Um exemplo que leva à compreensão disso é o estadunidense. Em ambiente de alto desenvolvimento e classe operária ativa, os restaurantes fast foods atuam expressivamente deturpando os hábitos alimentares. Ricos em sódio e gorduras, saciam a fome, mas não fornecem os nutrientes necessário ao indivíduo.

4Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 5: Limos

No Brasil, a rede dessas chamadas "comidas rápidas" têm se potencializado. E, assim sendo, esse problema tem afetado a infância, vez que esses alimentos possuem sabor atrativo. Devido a essa quase ausência de proteínas e vitaminas juvenil, as crianças tem tido deficiência na produção de zinco, e logo, a baixa imunidade. Além disso, as crianças subnutridas não crescem direito e danificam a capacidade do cérebro em fazer conexões.

Entre tais consequências graves, é preciso atentar para a educação dos hábitos alimentares dos brasileiros, e, nesse sentido, a Tecnologia Social, através dos projetos sustentáveis que promove, busca a melhoria dos índices de subnutrição.

Revista Limos All Rights Reserved

5

Page 6: Limos

Tecnologia Social

6Revista Limos All Rights 

Reserved

Tecnologia Social

Page 7: Limos

Saiba Mais

7

Subnutrição 

Falta de investiment

os

Fatores políticos e sociais 

Falta de nutrientes 

Baixa renda

Revista Limos All Rights Reserved

Entenda como ocorre um dos problemas maispreocupantes da humanidade: a subnutrição

Page 8: Limos

Existem inúmeros fatores por trás dasubnutrição e que encontra‐se predominante emdiversos países, porém, um dos maisdeterminantes é a falta de investimentos porparte do governo em educação e saúde.Caso boaparte da classe mais baixa tivesse acesso a taisdireitos, talvez os números de casos que sãoresultados da subnutrição seriam bem menospreocupantes não só no Brasil, mas como emtodo o mundo. Os maiores alvos da subnutriçãosão as crianças, principalmente as que residemna África, fator preocupante,uma vez que essecontinente apresenta péssima condições de vida,o que facilita para que a subnutrição seja umfator predominante.Em meados do século XXI existem grandes

problemas como a baixa renda, onde muitasfamílias não tem dinheiro o suficiente parasustentar‐se e acabam sofrendo pela desnutrição.É perceptível vários problemas que ocorrem naÁfrica, uma vez que neste local sofre desubnutrição crônica, o que apresenta comosintomas a hipotermia, hipoglicemia, anemiagrave, taquicardia, tendênciashemorrágicas, pneumonia, desidratação, sarampo, icterícia (aspecto amarelado da pele) e sinaisde colapso circulatório (mãos e pés frios, pulsofraco e consciência diminuída). Nestes casos maisgraves, é recomendado que o tratamento sejafeito em um hospital.

8

Page 9: Limos

Curiosidades• Mais de 5 milhões e meio de crianças morrem

todos os anos de subnutrição.

• Cuba é o único país sem desnutrição

• Dia mundial da alimentação alerta que 2 bilhõessofrem de desnutrição

• Estudo mostra que idosos têm 3,7 vezes mais riscode desnutrição

• 840 milhões de pessoas são afetadas pelasubnutrição

• Em 2013 mais de 8 mil crianças morreram na Áfricapor causa da desnutrição

• A cada 6 segundos uma criança morre desubnutrição

9Revista Limos All Rights 

Reserved

Brasil; 13000000

África; 239000000

Subnutrição no mundo; 870000000

Brasil

África

Subnutrição nomundo

Page 10: Limos

ITS Brasil: Nova alternativa de tecnologia social

“ Fundado há 13 anos, o projeto tem como metadisseminar o conhecimento no país”

O Instituto de Tecnologia Social, denominado ITSBRASIL, é uma associação de direito privadofundada em 04 de Julho de 2001. O ITS BRASIL éa concretização do conceito de Tecnologia Sociale tem como lema: “Promover a geração, odesenvolvimento e o aproveitamento detecnologias voltadas para o interesse social ereunir as condições de mobilização doconhecimento, a fim de que se atendam asdemandas da população”. Essa instituição équalificada como OSCIP (Organização daSociedade Civil de Interesse Público) conformeLei 9.790/99 e publicação no Diário Oficial daUnião, n° 209 – Ministério da Justiça ‐ Seção 1,de 28 de outubro de 2002.

10Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 11: Limos

Em suas ações, o ITS Brasil tenta sempre ajudar narealização de “pontes” eficazes entre as demandassociais e a produção de conhecimento do país. Umexemplo de “ponte” é que desde a sua fundação, oITS Brasil vem batalhando pela ampliação do acessoao sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação(CT&I), promovendo o conhecimento científico etecnológico para mais pessoas, fortalecendo acidadania e a inclusão social.A Tecnologia Social, para ser bem aplicada, precisaobedecer a quatro pilares: Ecologicamente correto,para não agredir a natureza, Economicamente viável,para ser propagado e aplicado em todos os lugares,Socialmente justo, para que a tecnologia realmentereduza os problemas da comunidade, eCulturalmente aceito, para não desrespeitar a culturade onde o projeto será aplicado. E o ITS Brasil foiinstituído para seguir os quatro pilares. A instituiçãotem um site, e através dele, podemos obter aindamais informações sobre o ITS Brasil e suas ações. Osite é : itsbrasil.org.br.

11

Page 12: Limos

Por que este estereótipo  éconsiderado belo?

12Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 13: Limos

E este é consideradochocante?     

13Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 14: Limos

Anorexia também causadesnutrição! Não caia nessaarmadilha da sociedade.

14Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 15: Limos

Saúde em Processo A subnutrição é um problema que atinge o mundo todo e que afeta as classes mais baixas. Debilita o organismo, facilitando a contração de doenças como hemorragia gastrointestinal e osteoporose, baixa no sistema imunológico. Em crianças, a consequência pode ser mais profunda, pois debilita o crescimento. A vista disso é inadmissível que no século XXI a existência desse obstáculo.Cientistas de um jornal científico conceituam que as pessoas com a subnutrição passam fome, porém a doença pode ser tanto pela falta de alimentação, mas também a dieta deficiente que pode ser devido à ingestão de alimentos que não possuem muitas vitaminas para que a pessoa consiga fazer suas tarefas do cotidiano.A subalimentação no Brasil normalmente ocorre em áreas rurais, como no norte do país e em comunidades indígenas e quilombolas.Além de existirem diversos fatores como a falta de alimentos e a alimorganismo.Segundo pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, revela que os problemas de crescimento geralmente começam durante a gravidez e segue até os dois anos de idade, passado esse tempo, a recuperação do crescimento é mínima e os danos causados são, em grande medida, irreversíveis.O processo de prevenção da doença nutricional seria o uso de uma mistura de diversos alimentos que suprem a quantidade necessária de proteínas e vitaminas que precisam ser consumidas, em forma de farinha, que deve ser incluída nas feitas durante o dia. 15

Page 16: Limos

Inpa promoveu workshop sobre tecnologia social

“O evento, o qual ocorreu no Amazonas em agosto de2014, teve ao menos 500 inscritos”

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)promoveu nos dias 4 e 5 de agosto de 2014 o 3ºworkshop de Tecnologia Social na Universidade Federaldo Amazonas, localizada em Manaus, capital do estado. Oevento teve objetivo mostrar à população local como aspesquisas do Instituto e o conhecimento científico apartir das mesmas têm condições de melhorar a vida dapopulação.

Outro objetivo do workshop é debater e encontrarpossíveis soluções para fazer com que os projetos detecnologia social se tornem cada vez mais presentes navida e no dia a dia dos moradores das comunidadesamazônicas. O Inpa tem 23 projetos adequados aos pilaresde tecnologia social registrados e boa parte deles foramexpostos no evento, tais como projetos para a produçãosustentável de alimentos, utilização de resíduos de peixepara outros afins, entre outros projetos.

“As tecnologias sociais são respostas efetivas e de baixocusto a problemas práticos que as pessoas enfrentam esão geradas de modo interativo com grupos sociais emsituação de exclusão, buscando transformar a vida daspessoas”, disse a coordenadora de Tecnologia Social doInpa, Denise Gutierrez.

16

Page 17: Limos

Em relação ao Inpa, foi criado em 1954, estudando ascondições do meio físico e da vida na regiãoamazônica com o intuito de promover odesenvolvimento da região e, sobretudo, o bem estarda população. Os primeiros anos do Instituto foramdedicados a pesquisa em relação à fauna e flora dolocal. Atualmente o foco é a expansão do usosustentável dos recursos naturais da Amazônia, osquais têm sofrido tanto com a ação humana.

17

Revista Limos All Rights Reserved

Page 18: Limos

Caminho para a nutrição

A subnutrição é um problema que atinge milharesde pessoas no mundo, seja em países desenvolvidosou subdesenvolvidos. Esta causa inúmeras mortes,principalmente de crianças, gestantes, doenteshospitalizados e idosos. Essa situação se dá pela mádistribuição de renda, saúde e educação além dafalta de uma alimentação básica e equilibrada.

Ao contrário do que muitos pensam, os termossubnutrição e desnutrição apresentam significadosdiferentes. Na subnutrição, a pessoa sofre pela faltade alimento, não é ingerida a quantidade necessáriapara sua sobrevivência, tendo suas reservas degorduras consumida pelo corpo. Já a desnutrição é aescassez de nutrientes essenciais à vida, comovitaminas e sais minerais. Porém, ambas causamdoenças serias que podem levar à morte. O Brasilvem mostrando uma melhora quanto aos fatoresque levam a subnutrição. Segundo o IBGE, atravésdo Índice de Gini, que mede a distribuição de rendado país, o Brasil apresenta menor taxas dedesigualdade; relacionadas ao programa do governoBolsa Família que auxilia famílias que possuem baixarenda.

18Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 19: Limos

Outro fator é a educação, que traz 94,4% da populaçãoincluída no programa Escola para Todos,consequentemente reduzindo as taxas de analfabetismo edobrando o número de jovens na escola desde 1995,afirma a UNESCO.Infelizmente, as melhorias não abrangem a parcela totalda sociedade. Pesquisas realizadas pelo Pnad mostraramque a classe média (1% da população) avançou mais queas pessoas marginalizadas em 2012, quanto ao mercadode trabalho, acessos a educação, serviços públicos, dentreoutros. O que mostra toda a ''progressão'' que o país teve,foi basicamente, insignificante. Segundo o MEC, aqualidade da educação também se mostra decadente,onde o governo não custeia cursos para os professores deescolas públicas, oferecendo aos alunos um ensino depéssima qualidade.A subnutrição se destaca pela desigualdade do mundo,em que os mais necessitados sofrem pela falta deassistência do governo e da população, estes nãoproporcionam um maior investimento na educação eprojetos de inclusão social que abranja a sociedade comoum todo.

19Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 20: Limos

“Banco do Brasil facilita a vida dos baianos promovendouma nova tecnologia social”A Fundação Banco do Brasil (FBB) promoveu umatecnologia social chamada PAIS ‐ Produção agrariaecológica Integrada e Sustentável implantada no Baixo Sulda Bahia. Serão 180 unidades compostas de horta circular,quintal agroecológico, galinheiro ao centro e irrigação porgotejamento distribuídos entre órgãos sociais da região.Segundo Rita Cardoso, diretora de ensino da CFR –PTN(Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves) eresponsável técnica do pais disse que “o PAIS possibilitaráo acesso para os educandos e suas famílias às tecnologiasque dispensam o uso de ações danosas ao meio ambiente,além da diversificação da produção. Será o desafio para osjovens replicarem os conhecimentos adquiridos em suascomunidades”.

Tecnologia social no Baixo Sul da Bahia

20Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 21: Limos

Um site educativo de grande acesso devido a suapopularidade revela que os fatores para o surgimentoda subnutrição é a má distribuição de renda.Todavia,não possui muita dimensão, já que o governo criou obolsa família para conseguir diminuir o índice dedesigualdade social.

O tratamento obviamente consiste em repor osnutrientes que faltam, mas, para que isso ocorra, ogoverno deve melhorar os sistemas de distribuição dealimentos e de renda para que acabe com essa doençaque afeta o desenvolvimento intelectual.

21Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 22: Limos

Sendo moradia de 13,6milhões de habitantes queenfrentam problemas coma escassez de comida, oBrasil é cenário de diversostranstornos em relação àsaúde alimentar. Asubnutrição é um exemplode que a dieta dapopulação brasileira precisaser aprimorada, e comurgência.

Atingindo principalmentepaíses subdesenvolvidos, asubnutrição é causada pelaalimentação precária, ouseja, a ausência de

vitaminas e sais mineraisindispensáveis nos hábitosalimentares do indivíduo. Oagravamento deste quadropode levar a um estágioainda mais grave,conhecida como adesnutrição. Vale lembrarque é necessária cautelacom crianças em seusprimeiros três anos de vida,uma vez que a subnutriçãopode causar sériosproblemas nodesenvolvimento mentaldas mesmas.

Saúde e progresso

22

Page 23: Limos

Uma revista brasileira dealta circulação afirma que omundo produz alimentosuficiente para alimentar atodos seus habitantes;assim anulando ajustificativa que a principalcausa da subnutrição é afome. Todavia, há a carestiade um esquema efetivo dedistribuição de seusrecursos. A parcela menosfavorecida do Brasil lidaconstantemente com ainstabilidade de sistemasde partilha de alimento,assim tornando maisacessível oestabelecimento dasubnutrição.

Combatendo a subnutriçãonão só reduziria os índicesde mortalidade infantil e demiséria no Brasil, mastambém contribuiria para amelhoria do estadonutricional em que seencontra os cidadãosbrasileiros. Uma simplesintervenção, como umprograma de reeducaçãoalimentar em comunidadescarentes, é capaz de fazeruma grande diferença parao futuro de nosso país.

23Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 24: Limos

Saúde Lesionada 

A subnutrição é uma doença causada pela baixaingestão de proteína, carboidratos, lipídios. Alémdisso, a incapacidade do organismo de absorvercorretamente os nutrientes que ingere, contribuipara a proliferação da doença. Por isso, esseassunto exige uma grande atenção.

Segundo os dados de “Save The Children” de 2012,mais de um terço das mortes no mundo é causadopela patologia.

A má alimentação ou a falta dela, na maioria doscasos, leva a subnutrição.Não existe umdeterminado momento da vida para adquiri‐la,entretanto é mais comum e mais sério em bebês ecrianças de até cinco anos de idade,consequentemente compromete a vida toda, sejano desenvolvimento psicológico ou físico.

24Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 25: Limos

Entre os dias 5 e 9 de dezembro foi realizadaa capacitação da CFR‐PTN dos agentes queserão os multiplicadores da metodologia daregião uma vez que a partir de janeiro de2012 essas capacitações ocorreram em cadaunidade que recebera os PAIS. Os primeirosjovens selecionados também participaram dainiciativa.

25Revista Limos All Rights 

Reserved

Page 26: Limos

Todos estão sujeitos a subnutrição, independente do seu tipo físico...

...O que vai dizer é a sua alimentação.

26Revista Limos All Rights 

Reserved