liduina carvalho pegada ecológica

18
PEGADA ECOLÓGICA O método da Pegada Ecológica consiste na realização do calculo da área necessária de terra e água que possa manter, através da produção de bens requeridos, um certo sistema e para assimilar os dejetos e resíduos por ele produzidos (BELLEN, 2006). A pegada ecológica calcula a pressão do ser humano sobre o planeta, medindo a rapidez com que consumimos recursos naturais e produzimos resíduos, em comparação com a capacidade do planeta. O cálculo da riqueza deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. WWF-Brasil “A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da Natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida.”

Upload: joaovictorsoaressampaio

Post on 08-Jul-2015

482 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Liduina carvalho pegada ecológica

PEGADA ECOLÓGICA

O método da Pegada Ecológica consiste na realização do calculo da área necessária de terra e água que possa manter, através da produção de bens requeridos, um certo sistema e para assimilar os dejetos e resíduos por ele produzidos (BELLEN, 2006).

A pegada ecológica calcula a pressão do ser humano sobre o planeta, medindo a rapidez com que consumimos recursos naturais e produzimos resíduos, em comparação com a capacidade do planeta.

O cálculo da riqueza deve considerar outros aspectos além do desenvolvimento econômico, como a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

WWF-Brasil

“A Pegada Ecológica foi criada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da Natureza utilizamos para sustentar nosso estilo de vida.”

Page 2: Liduina carvalho pegada ecológica

Caatinga-Fev/ 2011

O Relatório Brundtland apresentado à Assembleia Geral da ONU em 1987, desenvolveu o conceito de desenvolvimento sustentável como sendo aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.

Em muitos dos países desenvolvidos a prosperidade aumentou, o capital social diminuiu e o bem-estar/felicidade não aumentou e o grau de satisfação da vida está declinando. Ocorreram imensos custos ambientais na busca pela prosperidade. (Michael Pennock,2007)

O desenvolvimento econômico é um meio e não um fim. A humanidade é o fim para quem o desenvolvimento econômico deve contribuir para trazer mais qualidade de vida e não escravizar o homem.

Page 3: Liduina carvalho pegada ecológica

A capacidade de regeneração anual do planeta é limitada.

Segundo a ONG Global Footprint Netwoork (GFN), a capacidade de regeneração anual do planeta é ilimitada. Diante disso, a capacidade de consumo do ser humano parece ilimitada e o planeta não é suficiente para cumprir com as exigências que a Humanidade lhe impõe.Desde a década de 1970, os seres humanos vivem muito acima dos seus meios. Estamos consumindo 50% do que a Terra é capaz de produzir.

Sabemos que a água potável é um recurso cada vez mais escasso no planeta. Em 2007 a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que cerca de 1,1 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e estima-se que dois milhões de crianças morrem todos os anos pela falta dela ou de saneamento básico.

Qual a relação entre o seu cotidiano e o meio ambiente?

Page 4: Liduina carvalho pegada ecológica

CONFLITO DE USO DAS ÁGUAS

A demanda por água potável continua crescendo junto com o crescimento econômico e com o aumento da população. Cerca de 1,3 bilhão de pessoas não tem acesso à água potável, com isso, os países pobres são os mais vulneráveis(Wordwatch Institute, 2000). FOTO: REUTERS

Page 5: Liduina carvalho pegada ecológica

Poluição em São Paulo Poluição do Ar

Os principais responsáveis pelo déficit nos recursos planetários, são as emissões de dióxido de carbono e a exploração dos recursos naturais.“A mudança climática como consequência dos gases de efeito estufa que se emitem mais rápido do que podem ser absorvidos por florestas e oceanos é a consequência mais tangível e urgente.” ONG Global Footprint Netwoork (GFN)

Page 6: Liduina carvalho pegada ecológica

Meio rural

Meio urbano

Ao represar rios, queimar florestas, aterrar pântanos, poluirmos os rios e criar cidades, estamos destramando os fios de uma complexa rede de segurança ecológica.

Page 7: Liduina carvalho pegada ecológica

CENAS DOS NOSSOS DIAS

Chaval - CE

Lixão na cidade de Jaiba - MG

“O mundo está do jeito que está, porque somos do jeito que somos” (Gurjieff).

Page 8: Liduina carvalho pegada ecológica

O Uso Sustentável do Espaço

Como uma população específica pode usar de forma mais sustentável um dado território, considerando-se os recursos naturais disponíveis, o potencial econômico e o contexto atual de desenvolvimento?

A Humanidade está simplesmente usando mais do que o planeta pode prover. Atualmente cada habitante da Terra dispõe apenas de 1,5 ha(15.000 m² ou uma área de 100m x 150m), dos quais apenas 0,24 ha são aráveis (Fonte: Genebaldo Freire, 2001, p.183).

Mais de 100 milhões de pessoas vão morrer e o crescimento econômico global será reduzido em 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2030 se o mundo fracassar no combate às mudanças climáticas, alertou um relatório conduzido pela organização humanitária DARA(set/2012),encomendado por 20 governos da Europa.

A ganância juntamente com o consumo de materiais e as atuais atividades econômicas estão destruindo a ecologia que sustenta a nossa vida.

Page 9: Liduina carvalho pegada ecológica

IMPACTOS DA AGRICULTURA

Page 10: Liduina carvalho pegada ecológica

IMPACTOS DA EXTRAÇÃO

DE MADEIRA

IMPACTOS DA PECUÁRIA

Page 11: Liduina carvalho pegada ecológica

ARATUBA

ÁREAS EM PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO

Canindé

Independência

Aratuba

Page 12: Liduina carvalho pegada ecológica

O desenvolvimento sustentável baseado nos atuais padrões de uso dos recursos naturais não é nem concebível teoricamente.

As cidades precisam urgentemente evoluir para novos sistemas sustentáveis que imitem a natureza. Em vez de devorar recursos naturais e devolver poluição ao ambiente, deve controlar seu apetite e reaproveitar seus detritos.(Banco de dados da Conferência de Istambul, 1996).

Bairros de classe média espremidos por um cinturão de nobreza e criminalidade.

O avanço desordenado dos empreendimentos imobiliários.

Page 13: Liduina carvalho pegada ecológica

Dentre os objetivos do Milênio, que são oito, o sétimo foi estabelecido em prol de garantir a Sustentabilidade Ambiental, que contempla a conservação da natureza geográfica, o equilíbrio de ecossistemas, a erradicação da pobreza e da exclusão, bem como o respeito aos direitos humanos e a integração social.

A sustentabilidade implica crescer com base em critérios de equilíbrio ambiental e inclusão social.

Para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), “crescimento em renda e emprego deve ser baseado em investimentos públicos e privados que reduzem emissões de carbono e poluição, aumentam a eficiência energética e de recursos, e reduzem a perda de serviços da biodiversidade e dos ecossistemas.”

Para o coordenador executivo da Articulação no Semiárido (ASA), os grandes projetos que estão sendo implantados, na região do Semiárido, não respeitam as pessoas. O poder econômico dos grandes projetos passa por cima de todos.

Bhutan, da Comissão de Planejamento do Governo Real do Butão diz que o “Desenvolvimento devia ser entendido como um processo que busca maximizar a Felicidade, em vez do crescimento econômico, reconhece que o indivíduo tem necessidades, materiais, espirituais e emocionais.”

.

POR ONDE COMEÇAR AS MUDANÇAS?

Page 14: Liduina carvalho pegada ecológica

A dieta de cabras é melhorada pela silage, sequeiro região em Ouricuri Pernambuco

No Nordeste do Brasil, é oferecido suporte para projetos que estão sendo executados por parceiros locais, para um Semiárido sustentável, com alternativa de fontes de renda, de modo a aliviar a pressão sobre os recursos naturais, da água sustentável e manejo do solo, bem como do meio ambiente educação.

Inauguração de uma cisterna como fonte de abastecimento de água

Page 15: Liduina carvalho pegada ecológica

Mudanças fundamentais na forma como as Sociedades produzem e consomem, são indispensáveis para que se alcance o desejado desenvolvimento sustentável.

PRODHAM/Canindé- Ce

Associação Caatinga/Crateús - Projeto "No Clima da Caatinga"/2012

Page 16: Liduina carvalho pegada ecológica

Foto: Vládia Lima - Comunicação Caatinga

Enquanto um número suficiente de pessoas não colocar a natureza acima de si mesmo – percebendo que os dois são inseparáveis, não podemos esperar que as nossas instituições governamentais executem as ações mais urgentes e óbvias para remediar a situação.

A humanidade agora está lutando não apenas por solo mas também por água e ar, num ambiente hostil que remonta à era pré-industrialista.Recomenda-se pois, uma profunda transformação, que exige uma reestruturação político-econômica global, baseada na democracia, na equidade, dignidade e Promoção Humana e na sustentabilidade ecológica e socioeconômica da Terra( Genebaldo Freire, 2001.

A crise ecológica é um sintoma da crise espiritual do ser humano, que vem da ignorância (Rio 92)

Page 17: Liduina carvalho pegada ecológica

Uma análise da pegada ecológica expõe o drama da insustentabilidade e salienta a necessidade de ajustes e redirecionamentos urgentes, nas formas de relacionamento dos seres humanos com o ambiente e no seu estilo de vida.

A transformação da vida no sistema global que se pretende alcançar de modo sustentável, só começará com o trabalho interior da transformação individual.

Diminuir a pegada ecológica e os custos financeiros, e manter um contato mais próximo com os vizinhos, tudo isso se traduz em menos stress e um estilo de vida com mais sentido e realização.

JORNAL O POVO, 2010 AP IMAGENS

Page 18: Liduina carvalho pegada ecológica

Paz e Bem!

[email protected]