liçao 8 o cristao e o meio ambiente

6
AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 8 (Revista: Central Gospel) Tema: O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE Texto Áureo: Romanos 8.22 _________________________________________ PALAVRA INTRODUTÓRIA - Professor(a), nesta lição lição você pode se preparar buscando informações sobre meio ambiente, por exemplo o conhecimento sobre efeito estufa e aquecimento global, pois eu não cito esses temas aqui. - Muitos crentes se negam a considerar temas atuais baseados na ideia de que o apocalipse está chegando e tudo já está determinado para acontecer. Esses são considerados pelos ímpios como fanáticos e bitolados. __________________________________________ 1. A NATUREZA FOI CRIADA ANTES DO HOMEM - “do momento em que se deu esse princípio”, a tese mais conhecida e aceita afirma que provavelmente a criação teria tido dois momentos, ou duas criações, uma que começa em Gênesis 1.1 e outra a partir do momento em que Deus disse “Haja luz”. Na primeira criação talvez tenham sido feitos os dinossauros, pois não são diretamente mencionados nos seis dias de criação e nem depois há registros deles. Professor procure não viajar muito nessas teorias para não perder o foco. 1.1. O castigo da terra - “precipitou o planeta nos caos”, pela Bíblia entendemos que não existiam erva daninha antes de Adão ou que talvez não existissem espinhos em algumas plantas. Provavelmente não haviam terremotos e furacões no mundo antes do pecado. 1.2. O intruso na natureza - “fonte ilimitada”, Os recursos minerais são limitados. Água doce, petróleo, gás, tem previsão de se tornarem mais escassos e os seres humanos devem aprender a viver economizando esses recursos. - “sustentação das gerações futuras”, com base nessa ideia de preservação as nações se preocupam com o conceito de

Upload: hebersantospe

Post on 14-Aug-2015

72 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Liçao 8   o cristao e o meio ambiente

AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 8(Revista: Central Gospel)

Tema: O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE  Texto Áureo:  Romanos 8.22 _________________________________________ PALAVRA INTRODUTÓRIA- Professor(a), nesta lição lição você pode se preparar buscando informações sobre meio ambiente, por exemplo o conhecimento sobre efeito estufa e aquecimento global, pois eu não cito esses temas aqui.- Muitos crentes se negam a considerar temas atuais baseados na ideia de que o apocalipse está chegando e tudo já está determinado para acontecer. Esses são considerados pelos ímpios como fanáticos e bitolados.  __________________________________________1. A NATUREZA FOI CRIADA ANTES DO HOMEM - “do momento em que se deu esse princípio”, a tese mais conhecida e aceita afirma que provavelmente a criação teria tido dois momentos, ou duas criações, uma que começa em Gênesis 1.1 e outra a partir do momento em que Deus disse “Haja luz”.  Na primeira criação talvez tenham sido feitos os dinossauros, pois não são diretamente mencionados nos seis dias de criação e nem depois há registros deles. Professor procure não viajar muito nessas teorias para não perder o foco.

1.1. O castigo da terra- “precipitou o planeta nos caos”, pela Bíblia entendemos que não existiam erva daninha antes de Adão ou que talvez não existissem espinhos em algumas plantas. Provavelmente não haviam terremotos e furacões no mundo antes do pecado.

1.2. O intruso na natureza - “fonte ilimitada”, Os recursos minerais são limitados. Água doce, petróleo, gás, tem previsão de se tornarem mais escassos e os seres humanos devem aprender a viver economizando esses recursos.  - “sustentação das gerações futuras”, com base nessa ideia de preservação as nações se preocupam com o conceito de sustentabilidade e elaboraram as metas de desenvolvimento sustentável, que significa desenvolver a industria e a economia repondo ao meio ambiente aquilo que foi extraído dele.

1.3. Uma proposta panteísta - “pregando o panteísmo”, o panteísmo é a crença de que Deus está em tudo e sua natureza se confunde com a obra criada e propõe-se a adoração dos elementos da natureza._______________________________________2. A RESPONSABILIDADE DO HOMEM PARA COM A NATUREZA- “transcende”, ultrapassar, passar além, ou ser superior.- “imagem e semelhança”, não se refere à forma física, significa que o homem herdou de Deus características que o faz semelhante ao criador, como as qualidades do caráter, o livre arbítrio, a capacidade de avaliar.  

2.1. Leis ambientais divinas

Page 2: Liçao 8   o cristao e o meio ambiente

2.1.1. O ano Sabático da terra- Com o advento da agricultura descobriu-se que é excelente para a terra o período de descanso de um ano, pois evita a saturação do solo, no período de descanso da terra, as ervas daninhas deixam o solo mais fértil.- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2

2.1.2. O ano do Jubileu- “quinquagésimo”, o ano do jubileu também era um ano de ações sociais, de restituição da terra para aquele que tenha vendido pela pobreza. Era um ano em que as famílias deveria restituir a posse da herança original. Isso era uma ação de Deus contra a ganância daqueles que se aproveitavam da falência dos outros para aumentar a suas posses de terras.- Atualmente a palavra que vai contra a preservação do meio ambiente se chama “ganância”. Deus já combatia naquela época o que os ambientalistas tentam combater hoje.

2.1.3. Leis peculiares- “juntar sementes de espécies diferentes”, o objetivo era evitar a tentativa de se criar novas espécies. O Senhor queria livrar o seu povo de todo descontentamento com a natureza que Ele criou. - “evacuar”, defecar, essa ordenança tinha o objetivo de manter a higiene no arraial.- “parapeito”, era uma mureta na parte de cima da casa, para evitar que alguém pudesse cair do terraço.____________________________________________3. O MAU USO DA TERRA- “humanidade, de modo geral”, a responsabilidade de proteger o meio ambiente deve ser de cada cidadão, não adianta os governos criarem tantas leis para preservação se não buscar incutir na cultura do povo a ideia de proteção ambiental.- “projeto de sustentabilidade”, planejamento para as empresas e países extraírem da natureza a matéria prima e fazerem a devida reposição.

3.1. As fontes de energia- “renováveis”, que sempre estarão presente na natureza, não se acabam.- “eólica”, fonte de energia que usa o vento como elemento de força para geração de energia.- “fóssil”, fonte que usa o material fóssil, que é o petróleo.- “energia limpa”, energia que não polui o meio, é o caso da eólica e solar, já não é o caso dos combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.  

3.2. A poluição- “troca de elementos”, ou simplesmente o acréscimo de elementos no ambiente, solo, água e ar.

3.3. Outros fatores- “crescimento populacional”, atualmente a população mundial está acima dos sete bilhões de habitantes. Segundo dados da ONU um ser humano produz em média 1quilo de lixo por dia. _____________________________________4. O FUTURO DO PLANETA

Page 3: Liçao 8   o cristao e o meio ambiente

- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3

4.1. Período negativo: sete anos da grande tribulação virão sobre a terra- “sucessões de tragédias”, a ira do Senhor será derramada sobre a terra e será expressa por eventos da natureza.- Nesse período a Igreja de Jesus já terá sido arrebatada da Terra.

4.2. Período positivo: passados os sete anos da grande tribulação- “com os Seus santos”, com a Igreja que havia sido arrebatada.- “mil anos de paz”, na verdade será um governo regido com mão (vara) de ferro Ap 19.15, Ap 12.15. A paz será porque ninguém ousará nada contra o Leão da Tribo de Judá.- “natureza será recomposta”, devido o reinado absoluto do justo Jesus, a ganância estará controlada e os recursos do planeta serão recompostos.- “um novo céu e nova terra”, por essa passagem muitos acreditam que a terra atual será destruída, mas o texto não fala isso. Deus pode fazer algo novo a partir do que já existe. ____________________________________CONCLUSÃO- “dever se resume”, nos temos uma tarefa principal, mas para que a cumpramos bem precisamos cuidar de outras áreas como a vida social, trabalho e também o meio ambiente.- “agir como Jonas”, alguns crentes são completamente desprovidos de misericórdia, e torcem para ver a mão de Deus pesar. Precisamos lutar pelos perdidos, orar por eles e cuidar do planeta.- Professor acrescente a sua aula com informações adicionais como as reuniões para tratarem de clima e meio ambiente como a Rio Eco 92 realizada em 1992 no Rio de Janeiro e a Rio mais 20 realizada vinte anos depois no Rio de Janeiro. FAÇA A DIFERENÇA.

Boa aula!

Marcos André – professor

BIODIESEL A PARTIR DO SEBO DE BOVINOS

http://www.jbs.com.br/pt-br/content/biodiesel

A JBS Biodiesel é pioneira na produção de biodisel à base de gordura animal no Brasil, possuindo duas usinas de produção. A partir do sebo gerado no processamento da carne bovina a companhia possui a maior estrutura verticalizada de produção de biodiesel do mundo, com uma das mais modernas plantas do país, certificada pela ISO 9001 e a

Page 4: Liçao 8   o cristao e o meio ambiente

única do Brasil credenciada pelo ISCC (Certificado Internacional de Carbono e Sustentabilidade).

Desde o início do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) a JBS já produziu e entregou mais de 500 milhões de litros de biodiesel. A qualidade do biocombustível produzido pela JBS é atestada por laboratório próprio, o primeiro a ser certificado no Brasil pelo Inmetro com a ISO 17025 para biodiesel.

O pacote operacional, tenológico e logístico oferecido pela JBS garante a seus clientes e parceiros serviços e produtos de qualidade, com alta eficiência e performance no competitivo mercado de combustíveis do Brasil.

http://www.gotquestions.org/Portugues/Cristao-vegetariano.html

Pergunta: "Era Jesus um vegetariano? Deve um Cristão ser vegetariano?"

Resposta: Jesus não era vegetariano. A Bíblia registra ocasiões quando Jesus comeu peixe (Lucas 24:42-43) e carneiro (Lucas 22:8-15). Jesus milagrosamente alimentou as multidões com peixe e pão, o que seria estranho para Ele fazer se fosse vegetariano (Mateus 14:17-21). Em uma visão ao Apóstolo Pedro, Jesus declarou que todas as comidas eram purificadas e lícitas, incluindo os animais (Atos 10:10-15). Depois do Dilúvio nos tempos de Noé, Deus deu à humanidade permissão para comer carne (Gênesis 9:2-3). Deus nunca anulou essa permissão.

Tendo dito isso, não há nada de errado se um Cristão decide ser vegetariano. A Bíblia não nos comanda a comer carne. Não há nada de errado em não comer carne. O que a Bíblia diz é que não devemos forçar nossas convicções sobre esse assunto em outras pessoas ou julgá-las caso comam ou não comam carne. Romanos 14:2-3 nos diz: "Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu."

Novamente, Deus deu à humanidade permissão para comer carne depois do Dilúvio (Gênesis 9:3). Na Lei do Velho Testamento, a nação de Israel foi comandada a não comer certos tipos de comida (Levítico 11:1-47), mas nunca foi proibida de comer carne. Jesus declarou que todas as comidas, incluindo todos os tipos de carne, tinham sido purificadas (Marcos 7:19). Como com qualquer outra coisa, cada Cristão deve orar e pedir a Deus por direção quanto ao que Deus quer que comam. Qualquer coisa que tal pessoa decida comer é aceitável a Deus contanto que agradeçam a Ele por ter providenciado alimento (1 Tessalonicenses 5:18). 1 Coríntios 10:31 declara: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."

Page 5: Liçao 8   o cristao e o meio ambiente

Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/Cristao-vegetariano.html#ixzz3d26rCo1U