lição 2 os propósitos dos dons espirituais

23
Assembléia de Deus Ministério Shekinah

Upload: pr-andre-luiz

Post on 09-Jul-2015

535 views

Category:

Spiritual


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Page 2: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

TEXTO ÁUREO“Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja" (1Co 14.12).

Page 3: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

VERDADE PRÁTICAOs dons são recursos concedidos por Deus para fortalecer e edificar a igreja espiritualmente.

Page 4: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

1 Coríntios 12:8-11Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

1 Coríntios 13:1-2Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE – 1Co 12.8-11; 13.1,2

Page 5: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

1 – OS DONS NÃO SÃO PARA ELITIZAR O CRENTE1.1 A igreja coríntia.1.2 Uma igreja de muitos dons, mas carnal.1.3 Dom não é sinal de superioridade espiritual.

2 – EDIFICANDO A SI MESMO E AOS OUTROS2.1 Edificando a si mesmo.2.2 Edificando os outros.2.3 Edificando até o não crente.

3 – EDIFICAR TODO O CORPO DE CRISTO3.1 Os dons da igreja.3.2 Os sábios arquitetos do Corpo de Cristo3.3 Despenseiros dos dons

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Esboço da Lição

Page 6: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Nesta lição estudaremos overdadeiro propósito dos donsespirituais concedidos por Deusà sua Igreja. Os dons do EspíritoSanto são recursosimprescindíveis do Pai para osseus filhos. O seu propósito éedificar-nos e unir-nos,fortalecendo assim a Igreja deCristo (1 Tm 3.15).

Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa;Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

1 Timóteo 3:14-15 Revista CPAD

PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS“Dons Espirituais são meios pelos quais o EspíritoSanto revela o poder e a sabedoria de Deus atravésde instrumentos humanos… (1Co 12.7,11)”(BERGSTÉN, 2007, p. 102). “Os dons do Espíritodevem distinguir-se do dom do Espírito. Os primeirosdescrevem as capacidades sobrenaturais concedidaspelo Espírito para ministérios especiais; o segundorefere-se à concessão do Espírito aos crentesconforme ministrado pelo Cristo que ascendeu aoscéus (At 2.33)” (PEARLMAN, 2010, p. 319 - grifonosso). Em resumo: “É uma operação especial esobrenatural do Espírito Santo por meio do crente”.Vale ressaltar que os dons são do Espírito Santo enão daqueles através dos quais eles operam… e,através deles, o Espírito opera em quem quer, comoquer, quando quer e onde quer, com a finalidadeprecípua de edificar a Igreja, o corpo vivo de Cristo(SILVA, 1996, p. 89).

Comentário

Page 7: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A expressão do apóstolo, em 1Co 12.1: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”, sub-entende que, na Igreja Primitiva, os dons espirituais eram bastante frequentes. Cinco passagens do NT ensinam claramente que todo crente fiel está capacitado a receber algum dom espiritual (Rm 12.6; 1Co 7.7; 12.4-7; Ef 4.7; 1Pe 4.10). Em alguns cristãos, este dom encontra-se adormecido! Entretanto, a recomendação divina é que “despertes o dom de Deus, que existe em ti” (2Tm 1.6). Percebamos:

-Não devemos ser ignorantes (1Co 12.1);-Devemos procurar, ou seja, pedir, buscar (1Co 12.31; 14.1);-Os Dons são do Espírito Santo e não podem ser usados pela vontade do próprio crente (1Co 12.6);-O Espírito Santo distribui como quer. Não depende da nossa vontade a escolha dos Dons (1Co 12.11);-A maturidade de uma igreja não depende, necessariamente da manifestação dos Dons (Mt 7.20; 1Co 1.7; 3.1-4);-Os Dons são para a Igreja e não apenas para um cristão (1Co 12. 7-11);-Apesar de sua importância, os Dons não substituem às Escrituras (2Pe 1. 20,21; 2Tm 3. 16,17; 1Co 14.29);-Quando um dom espiritual se manifesta na vida do crente, ele deve atribuir toda a Glória ao Senhor (At4. 9,10).

Page 8: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Revista CPAD

1. A igreja coríntia.2. Uma igreja de muitos dons, mas carnal.3. Dom não é sinal de superioridade

espiritual.

Page 9: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

A Igreja em Corinto localizava-senuma cidade comercial e próximado mar, sendo uma das maisimportantes do Império Romano.Corinto era uma cidadeeconomicamente rica, porémmarcada pelo culto idolátrico.Durante a segunda viagemmissionária de Paulo, a igrejarecebeu a visita do apóstolo (At18.1-18). Paulo tratou, em suaPrimeira carta aos Coríntios, sobrea abundância da manifestação dosdons do Espírito, chegando aafirmar daquela igreja que"nenhum dom" lhe faltava (1 Co1.7).

Revista CPAD

Comentário

A igreja de Corinto estava na iminência de dividir-se em pelo menos quatro pedaços. Paulo, aoescrever-lhes, menciona que tem conhecimentode quatro grupos dentro da comunidade queameaçavam a sua unidade: os de Paulo, os dePedro, os de Apolo e os de Cristo (1 Coríntios 1.11-12). A igreja de Corinto, com seu espírito facciosoe divisionista.O apóstolo Paulo, ao dissertar arespeito dos dons espirituais, traz este ensinopara uma igreja local que estava acostumada aoexercício destes dons, pois a igreja em Corinto é aúnica que é mencionada nas Escrituras comosendo uma igreja local em que dom algum faltava(1Co 1.7).

De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,1 Coríntios 1:7

Page 10: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Paulo postulou três classes de homens, a saber,«espirituais», «carnais» e «naturais». Os homensespirituais e os carnais são ambos crentes, mas deinclinações opostas. Os homens naturais são osindivíduos ainda sem regeneração. (1Co 2.14).Paulo usa o termo «carnais» para se referir aoscoríntios, em outras palavras, «homens dacarne», ou seja, crentes controlados pela carne. Épossível interpretar que esse adjetivo significa queas pessoas assim qualificadas são inteiramentedestituídas do Espírito de Deus (se considerarmostão somente o sentido verbal), mas o contextogeral não nos permite tirar essa conclusão. Muifacilmente, entretanto, Paulo poderia estarquerendo dar a entender que toda a sua supostae apregoada espiritualidade, no exercício dosdons espirituais, era falsa, fraudulenta;

Comentário

AQ

Revista CPAD

Os dons do Espírito concedidos porDeus à igreja de Corinto tinhampor finalidade prepará-la esantificá-la para o serviço doevangelho: “a proclamação daPalavra de Deus naquela cidade”.Aquela igreja não usavacorretamente os dons querecebera do Pai, Tinha em seumeio divisões, inveja, imoralidadesexual, etc. Como pode uma igrejaevidentemente cristã ser aomesmo tempo carnal e imoral?

Page 11: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Porque não dispor das qualidades morais deCristo, e, ao mesmo tempo, ser supostamentehabitado pelo Espírito de Deus, a ponto derealizar feitos miraculosos, é uma aberrantecontradição, uma impossibilidade moral. Oscrentes «…espirituais…», de conformidade com ouso que Paulo fez desse vocábulo, eram os crentes«experientes», espiritualmente maduros, segundose lê em 1Co 2.6. Já os «carnais», em contrastecom isso, eram os, que davam excessivo valor àsabedoria «humana», conforme a menção e oscomentários existentes em 1Co 1.18,19;21 e2.1,4,5. O interessante aqui é que, mesmohavendo estes crentes espiritualmente maduros,aquela igreja continuava a ser carnal. O erroestava então no exercício dos dons.

Comentário

AQ

Revista CPAD

Por isso Paulo a chama de carnal eimatura (1 Co 3.1,3). Com esterelato, aprendemos que asmanifestações espirituais na igrejalocal não são propriamenteindicadoras deseriedade, espiritualidade esantidade. Uma igreja ondepredominam a inveja, contenda edissensões, nem de longe pode serchamada de espiritual, e sim decarnal.

Page 12: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Muitos crêem erroneamente que osirmãos agraciados com dons daparte de Deus são, por isso, maisespirituais que os outros. Os dons doEspírito são concedidos pela graçade Deus. Por ser resultado da graçadivina, não recebemos tais dons porméritos próprios, mas pela bondadee misericórdia de Deus. Que amensagem de Jesus possa ressoarem nossa consciência e convencer-nos de uma vez por todas de que osdons não são garantia deespiritualidade genuína:

Revista CPAD

"Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mt 7.22,23).

Os dons espirituais são uma capacitação especial para o desempenho de um serviço ou ministério. Não há nenhum membro do corpo de Cristo sem dons e nenhum membro do corpo possui todos os dons. Os dons espirituais não são distribuídos pela igreja, mas pelo Espírito Santo, conforme sua vontade e seus propósitos soberanos(1Co 12.11).

Comentário

Page 15: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Paulo diz que quem "fala línguaestranha edifica-se a si mesmo" (1 Co14.4). O apóstolo estimulava oscrentes da igreja de Corinto acultivarem sua devoção particular aDeus através do falar em línguasconcedidas pelo Espírito, com oobjetivo de edificarem a si mesmos.Isto não significa que o apóstolo dosgentios proibia o falar em línguaspublicamente, mas ao fazê-lo demaneira devocional o crente batizadocom o Espírito Santo edifica-se no seurelacionamento com Deus. Falar ouorar em línguas provenientes doEspírito é uma bênção espiritualmaravilhosa.

Revista CPAD

Comentário

Ler At 2.1-12

Oliveira Júnior, estudioso da PUC, refere-se àglossolalia como a "língua dos anjos" e que,portanto, não precisa de significado outro, senãoaquele contextual no qual está inserido,chamando-a, entretanto, de "glossolaliareligiosa“. Segundo este autor o embasamentopara o dom de línguas pelas denominações cristãsmodernas afastam-se do conceito dos Atos dosApóstolos, e fiam-se nas epístolas de Paulo deTarso, notadamente com expressões queconsidera ligadas aos fatos narrados em Atos, taiscomo: "língua dos anjos" (1 Coríntios, 13,1),"palavras inefáveis ditas no paraíso" (2 Cor. 12,4),"cantos em espírito" (1 Cor. 14, 15; Efésios 5, 19),"gemidos inefáveis", dentre outras.[

Page 16: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A causa das divisões da igreja de Corinto erajustamente a falta do amor. Todos os donsespirituais são proveitosos, incluindo 0 dom delínguas; mas nem todos se revestem de igualimportância. Ao buscarem os dons espirituais (ver1Co 12.31 e 14.1), os coríntios deveriam deixar debuscar o dom de línguas e abusar do mesmo,porquanto isso causara efeitos prejudiciais à suacomunidade cristã, como meio que era de auto-glorificação, além de interromper acomunicabilidade entre os membros da igreja queassim faziam. Portanto, se os crentes de Corintoestivessem genuinamente interessados em buscaros dons espirituais, a profecia deveria ser o seugrande alvo, e não as línguas. O grande teste dacontribuição que os nossos dons espirituaispodem fazer à igreja é o teste da edificação.

Comentário

AQ

Revista CPAD

Os crentes de Corinto falavam emlínguas e exerciam vários donsespirituais, mas parece que elesnão se preocupavam muito emajudar as pessoas. Por isso, oapóstolo lembra que os dons sótêm razão de existir quando oportador preocupa-se com aedificação da vida do outro irmãoem Cristo (1 Co 14.12).

Page 17: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

A causa das divisões da igreja de Corinto erajustamente a falta do amor. Todos os donsespirituais são proveitosos, incluindo 0 dom delínguas; mas nem todos se revestem de igualimportância. Ao buscarem os dons espirituais (ver1Co 12.31 e 14.1), os coríntios deveriam deixar debuscar o dom de línguas e abusar do mesmo,porquanto isso causara efeitos prejudiciais à suacomunidade cristã, como meio que era de auto-glorificação, além de interromper acomunicabilidade entre os membros da igreja queassim faziam. Portanto, se os crentes de Corintoestivessem genuinamente interessados em buscaros dons espirituais, a profecia deveria ser o seugrande alvo, e não as línguas. O grande teste dacontribuição que os nossos dons espirituaispodem fazer à igreja é o teste da edificação.

Comentário

AQ

Revista CPAD

Embora o apóstolo dos gentios estimulassetodos os crentes a falarem em línguas, istoé, a edificarem a si mesmos, seu desejo eraque também esses mesmos crentesprofetizassem a fim de que a igreja todafosse edificada. O comentário da Bíblia deEstudo Aplicação Pessoal diz sobre essetexto: "Embora o próprio Paulo falasse emlínguas, enfatizava a profecia, porque estaedificava a Igreja inteira, enquanto falar emlínguas beneficiava principalmente ofalante". Todos quantos vierem afrequentar nossas reuniões devem seredificados, sejam crentes ou não.Por isso, não podemos escandalizaraqueles que não comungam a mesma féque nós (1 Co 14.23). Como elescompreenderão a mensagem do evangelhose em uma reunião não entenderem o queestá sendo falado? (1 Co 14.9)

Page 19: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

AQ

Paulo mostra que quando os donssão utilizados com amor, todo oCorpo de Cristo é edificado.Conforme diz Thomas Hoover,parafraseando Paulo em Efésios4.16, "os membros do corpo, cadaqual com sua própria funçãoconcedida pelo Espírito, cooperampara o bem de todas. O amor éessencial para os dons espirituaisalcançarem seu propósito". Sem oamor, certamente não haveráedificação (1 Co 13). Sem o amorde Deus nos tornamos egoístas eacabamos por colocar nossosinteresses em primeiro lugar.

Revista CPAD

Comentário

É admirável unidade de muitas porções que Paulose refere, fazendo disso uma ilustração de comotal condição deveria prevalecer na igreja. Sãousados verbos no particípio presente a fim desalientar como essa unidade, tão intricada eperfeita em sua natureza e atuação, deve existirna forma de uma operação contínua. As ideias de«harmonia», de «adaptação», de «solidariedade»e de «unidade na diversidade», são assimexpressas (compare com Cl 2.2,19). RussellNorman Champlin afirma que ao mencionar aharmonia e a participação na vida mútua que oamor cristão propicia, Paulo chega ao final dapresente secção, reiterando a ideia de unidade,que inspirou esta passagem, a começar por Ef 4.1,como é necessário nos suportarmos uns aosoutros em amor, tendo em vista a preservação daunidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4.3).

Page 20: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Analisemos os propósitos dos dons espirituais:

•Edificar a Igreja (1Co 12.12-27; 1Co 14. 4, 5, 12);•Edificar o crente ( Ef 4.11-12);•Capacitar o crente a testemunhar de Cristo (At 6.8-10; 1Co 2. 4,5);•Capacitar o crente para ganhar almas para Cristo(At 8.5-8; 9.32-42);•A glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14);•A confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20;Hb 2.3-4);•O crescimento da obra de Deus em qualidade equantidade (At 6.7, 9.31, 19.20; Rm 15.19);•A Unidade da Fé e do conhecimento de Jesus (Ef.4.13; 4.15; 2 Pe 3.18);•A Maturidade Cristã (Ef 4.13,14);•Utilidade no serviço cristão (1Co 12.7; Ef. 4.12;1Pe 4:10).

Comentário

AQ

Revista CPAD

Deus levanta homens para edificaremespiritual, moral e doutrinariamente aigreja local. A Igreja é o “edifício deDeus” (1 Co 3.9). Os ministros, sábiosarquitetos (1 Co 3.10). O fundamento jáestá posto pelos apóstolos: Jesus Cristo(1 Co 3.11). Mas os ministros têm detomar o cuidado com as pedrasassentadas sobre este alicerce, pois elestambém tomam parte na edificaçãoespiritual da Igreja de Cristo segundo amesma graça concedida aos apóstolos.Por isso, Paulo faz uma soleneadvertência para a liderança hoje: “masveja cada um como edifica sobre ele.Porque ninguém pode pôr outrofundamento, além do que já está posto,o qual é Jesus Cristo” (1 Co 3.10,11).

Page 21: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Nas marinhas de guerra de vários países, osdespenseiros exercem funções relacionadas com oarmazenamento e distribuição de alimentos.Atualmente, na Marinha Portuguesa, osdespenseiros formam uma das subclasses depraças da Classe da Taifa. Até 1968, a Classe dosDespenseiros formava uma das classes em que seorganizavam os praças de Taifa. Os praças daClasse de Despenseiros tinham postos com umadesignação própria: primeiro-despenseiro esegundo-despenseiro, ambos equiparados aoposto de cabo da Marinhagem.

Comentário

AQ

Revista CPAD

O apóstolo Pedro exortou a igrejaacerca da administração dos donsde Deus (1 Pe 4.10,11). Ele usou afigura do despenseiroque, antigamente, era o homemque administrava a despensa etinha total confiança do patrão. Odespenseiro adquiria osmantimentos, zelava para que nãoestragassem e os distribuíam paraa alimentação da família. Destaforma, os despenseiros da obra doSenhor devem alimentar a “famíliade Deus” (1 Co 4.1; Ef 2.19).

Page 22: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Percebamos:

•Não devemos ser ignorantes (1Co 12.1);•Devemos procurar, ou seja, pedir, buscar (1Co 12.31;14.1);•Os Dons são do Espírito Santo e não podem serusados pela vontade do próprio crente (1Co 12.6);•O Espírito Santo distribui como quer. Não dependeda nossa vontade a escolha dos Dons (1Co 12.11);•A maturidade de uma igreja não depende,necessariamente da manifestação dos Dons (Mt 7.20;1Co 1.7; 3.1-4);•Os Dons são para a Igreja e não apenas para umcristão (1Co 12. 7-11);•Apesar de sua importância, os Dons não substituemàs Escrituras (2Pe 1. 20,21; 2Tm 3. 16,17; 1Co 14.29);•Quando um dom espiritual se manifesta na vida docrente, ele deve atribuir toda a Glória ao Senhor (At4. 9,10).

Comentário

AQ

Revista CPAD

Eles precisam ter o cuidado no usodos dons concedidos pelo Senhorpara prover a alimentaçãoespiritual, objetivando a edificaçãodo Corpo de Cristo: “Cada umadministre aos outros o dom comoo recebeu, como bonsdespenseiros da multiforme graçade Deus. Se alguém falar, falesegundo as palavras de Deus; sealguém administrar, administresegundo o poder que Deus dá,para que em tudo Deus sejaglorificado por Jesus Cristo, a quempertence a glória e o poder paratodo o sempre” (1 Pe 4.10,11).

Page 23: Lição 2 os propósitos dos dons espirituais

Assembléia de Deus

Ministério Shekinah

Revista CPAD

A Igreja de Jesus Cristo tem uma missão a cumprir: proclamar o evangelho em um mundo hostil às verdades de Cristo e descrente de Deus. Diante desta tão sublime tarefa, a igreja necessita do poder divino. Os dons espirituais são um “arsenal” à disposição do corpo de Cristo para o cumprimento eficaz de sua missão na terra. Como já foi dito, o propósito dos dons é edificar toda a igreja, todo Corpo de Cristo para ser abençoado, exortado e consolado. Por isso, nunca devemos usar os santos dons de Deus em benefício particular, como se fosse algo exclusivo de certas pessoas. Somos chamados a servir a Igreja do Senhor, e não a utilizar os dons de Deus para nós mesmos.