liberaÇÃo de atualizaÇÃo – cordilheira cordilheira ... · os códigos informados na tela...

5

Click here to load reader

Upload: lamkien

Post on 18-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO – CORDILHEIRA Cordilheira ... · Os códigos informados na tela serão utilizados para ... Por esta rotina é possível gerar os arquivos para entrega

LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO – CORDILHEIRA

(Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando o sistema em seguida para efetivar a atualização do banco de dados. Tal medida evita transtorno aos usuários

durante o horário de expediente, visto que este processo pode ser demorado.)

Cordilheira Gerenciador de Sistemas – 2.109a

1) Alterado para que ao acessar o sistema (CGS), antes de registrar as DLL's, verifique se existe o Framework 3.5 do .Net instalado no computador. Este Framework é pré-requisito para o registro das DLL's e, todo o sistema requer a instalação do mesmo em todas as estações, para o seu correto funcionamento.

A partir desta versão, caso não tenha o Framework 3.5 do .Net instalado no computador, será exibido um alerta, possibilitando o download do instalador a partir da mensagem. Este download será realizado em http://www.ebs.com.br/boletim/Microsoft_NET_Framework_3_5/instalacao_Microsoft_net_framework_3_5.html.

Se não for instalado o Framework, não será possível acessar o sistema.

Cordilheira Escrita Fiscal – 2.121a

1) Criado tratamento que permite a contabilização das notas fiscais (entrada, saída e conhecimento de frete) a partir do CFOP informado nos itens das notas.

Para isto, efetuadas as seguintes alterações:

• No cadastro da Empresa, em Parâmetros/ Contabilização/ Integração/ Parâmetros, criada a opção “Contabilizar nota fiscal pelos itens”.

OBSERVAÇÃO: Com esta opção marcada, as opções “Agrupar lançamentos de entrada/saída” e “Contabilizar ICMS e IPI nota a nota” serão desabilitadas, pois não é possível executar ambas ações simultaneamente.

• Em Cadastros\ Genéricos\ Operações Contábeis, criadas novas operações e elementos contábeis para efetuar a contabilização pelos itens:

Operações:✔ 401, 402, 403, 404, 421 e 422

Elementos:✔ VLMERC1 a VLMERC10: Valor de mercadorias a contabilizar agrupado por CFOP.✔ VLMERCSEMIPI1 a VLMERCSEMIPI10: Valor de mercadorias a contabilizar agrupado por

CFOP excluído o valor de IPI dos itens.✔ VLMERCSEMICMS1 a VLMERCSEMICMS10: Valor de mercadorias a contabilizar agrupado

por CFOP excluído o valor de ICMS dos itens.✔ VLMERCSEMICMSIPI1 a VLMERCSEMICMSIPI10: Valor de mercadorias a contabilizar

agrupado por CFOP excluídos os valores de ICMS e IPI dos itens.P á g i n a | 1

Page 2: LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO – CORDILHEIRA Cordilheira ... · Os códigos informados na tela serão utilizados para ... Por esta rotina é possível gerar os arquivos para entrega

✔ CTCFOPCLASMERC1 a CTCFOPCLASMERC1: Cliente ou Fornecedor✔ VLMERCNAOCONTABILIZAR: Valor de mercadorias cujo CFOP esteja marcado para não

contabilizar.✔ VLMERCCONTAFIXA: Valor de mercadorias cuja contrapartida deva ser efetuada em outra

conta que não a do cliente/fornecedor.✔ CTCLIFORCONTAFIXA: Conta fixa para lançamento, quando não utilizada a conta do

cliente/fornecedor.

• Ao marcar a opção para contabilizar pelos itens e gravar a alteração, a Matriz de Contabilização será automaticamente atualizada, considerando as novas operações contábeis:

Para as notas de Entrada:✔ Código 401: Se não marcada nenhuma das opções: “Excluir ICMS do valor contábil das

notas de entrada” e “Excluir IPI do valor contábil das notas de entrada/saída”.

✔ Código 402: Se marcada a opção: “Excluir ICMS do valor contábil das notas de entrada” e não marcada a opção: “Excluir IPI do valor contábil das notas de entrada/saída”.

✔ Código 403: Se marcadas as opções: “Excluir ICMS do valor contábil das notas de entrada” e a opção: “Excluir IPI do valor contábil das notas de entrada/saída”.

✔ Código 404: Se não marcada a opção: “Excluir ICMS do valor contábil das notas de entrada” e marcada a opção: “Excluir IPI do valor contábil das notas de entrada/saída”.

Para as notas de Saída:✔ Código 421: Se não marcada a opção: “Excluir IPI do valor contábil das notas de

entrada/saída”.

✔ Código 422: Se marcada a opção: “Excluir IPI do valor contábil das notas de entrada/saída”.

• Na contabilização das notas (on-line ou por lote), alterado para gerar os dados a partir do CFOP dos itens das notas, quando marcada a opção de “Contabilizar nota fiscal pelos itens”, nos parâmetros da Empresa.

No lançamento, serão consideradas automaticamente as novas operações contábeis. Porém, se desejar não contabilizar determinada nota pelos itens, esta operação poderá ser alterada na aba Contabilização.

Os campos “Classificação 1” e “Classificação 2”, da aba Nota, continuarão sendo utilizados, porém para todos os CFOP's informados nos itens. Se para determinado CFOP não tiver a(s) classificação(ões) cadastrada(s), o sistema assumirá a primeira classificação que existir.

2) Na importação de notas de entrada, por XML ou DANFe, criado tratamento para não gerar crédito de ICMS e IPI. Poderá nunca gerar crédito de ICMS para o estabelecimento ou poderá não gerar o crédito de ICMS e/ou IPI para alguns CFOP's.

Alterações efetuadas:

• No cadastro do Estabelecimento, em Parâmetros/ Escrita Fiscal/ Tributação/ ICMS/IPI/ISS, criada a opção “Zerar crédito de ICMS”, na Importação de NF de Entrada (XML/DANFe).

P á g i n a | 2

Page 3: LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO – CORDILHEIRA Cordilheira ... · Os códigos informados na tela serão utilizados para ... Por esta rotina é possível gerar os arquivos para entrega

Esta opção poderá ser utilizada caso a empresa tenha algum regime diferenciado de apuração de ICMS, como por exemplo Bares e Restaurantes. Com ela marcada, ao importar as notas de entrada através de arquivo XML ou pelo DANFe, não irá gerar crédito de ICMS.

Neste caso, ao importar as notas, se o CST do item gerar crédito (00, 100 ou 200), o sistema automaticamente gravará este item com CST 90, sem valor de base de ICMS, gerando este valor em Outras.

Com esta opção marcada, o sistema gravará o CST 90 para todas as notas que originalmente gerariam crédito de ICMS, independente do CFOP. Para os demais CST's, continuará considerando o original do item.

• No cadastro de Natureza de Operação, criada a opção “Zerar crédito de ICMS ao importar XML/DANFe”. Esta opção pode ser utilizada nos casos em que a operação não gera direito a crédito, como por exemplo compra de material para uso e consumo. Com ela marcada, ao importar nota fiscal de entrada, por arquivo XML ou pelo DANFe, será zerado o valor do ICMS para itens que estejam com este CFOP, não gerando o crédito para a empresa.Neste caso, ao importar as notas, se o CST do item gerar crédito (00, 100 ou 200), o sistema automaticamente gravará este item com CST 90, sem valor de base de ICMS, gerando este valor em Outras.

• No cadastro de Natureza de Operação, criada a opção “Zerar crédito de IPI ao importar XML/DANFe”.

Esta opção pode ser utilizada por empresa que é contribuinte de IPI, mas que a destinação da compra não gera direito a crédito. Com ela marcada, ao importar nota fiscal de entrada, por arquivo XML ou pelo DANFe, o valor do IPI da nota será gravado como "IPI não creditado", se o CFOP de algum dos itens estiver com esta opção marcada.

3) Nas rotinas de importação de nota fiscal, incluídos campos para definir as Classificações contábeis.

Os códigos informados na tela serão utilizados para todas as notas importadas. Se o CFOP preponderante não possuir a classificação parametrizada, esta será desconsiderada.

4) Em Relatórios\ Gerenciais\ Declaração de Faturamento, alterado para considerar os valores informados em Bases Extras Tributáveis.

Para isso, no cadastro da base, em Cadastros\ Genéricos\ Bases Extras Tributáveis / Valores Tributados, incluída a opção “Integra Faturamento”. Esta opção ficará habilitada somente para o tipo Base. Se marcada, o valor lançado no mês, em Lançamentos\ Base Extra Tributável, será considerado no relatório.

Quando o relatório for emitido com a opção “Detalhado por CFOP”, as bases extras serão geradas em um bloco separado das notas ficais.

Quando o relatório for emitido com a opção “Detalhado por mês”, as bases extras serão geradas juntamente com as notas, na coluna “Outros”.

5) Em Módulos\ Geração de Arquivos\ SPED\ EFD Contribuições, alterado para que ao gerar o registro C600, referente a notas fiscais de energia elétrica, agrupe as informações por modelo, código de município do destinatário, série, sub-série e data do documento.

P á g i n a | 3

Page 4: LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO – CORDILHEIRA Cordilheira ... · Os códigos informados na tela serão utilizados para ... Por esta rotina é possível gerar os arquivos para entrega

6) ALTERAÇÃO ESPECÍFICA PARA PERNAMBUCO:

Em Módulos\ Geração de Arquivos disponibilizada rotina para geração do SEF 2012.

Por esta rotina é possível gerar os arquivos para entrega à SEFAZ de Pernambuco.

Os arquivo gerados por esta rotina devem ser importados/validados nos aplicativos SEF 2012- Sistema de Escrituração Fiscal e eDOC2012- Emissão de Documento Fiscal, disponibilizados pela SEFAZ-PE.

É possível gerar três arquivos:

• ICMS- LA (Livros da Apuração): deve ser importado no aplicativo SEF 2012• eDoc-Extrato: deve ser importado no aplicativo eDOC 2012• ICMS- Guias (GIA, GIAM, GIAF): deve ser importado no aplicativo SEF 2012

O aplicativo SEF 2012 exige que as inscrições estaduais estejam no formato novo e este aplicativo não faz a conversão automática, como acontecia no aplicativo SEF. Por isso, caso haja cadastros com a codificação antiga, deve ser efetuada esta atualização. Para auxiliar neste procedimento, foi criada uma rotina para converter as inscrições estaduais antigas para o formato novo, dos cadastros de clientes/fornecedores.

Esta rotina pode ser acessada a partir da tela de geração do SEF 2012 ou em Utilitários\ Rotinas Específicas\ Conversão de Inscrição Estadual.

Ainda em relação a Inscrição Estadual, no cadastro do estabelecimento também deve estar informado no formado novo. Esta atualização deve ser efetuada de forma manual, pois a rotina de conversão efetua este procedimento somente para o cadastro de emitentes/destinatários.

ATENÇÂO: Se no estabelecimento estiver informada a inscrição no formato antigo, não será possível importar o arquivo.

No site do SEFAZ-PE está disponível um aplicativo que converte a inscrição estadual e pode auxiliar neste procedimento.

OBSERVAÇÕES:

• O arquivo ICMS- Guias (GIA, GIAM, GIAF) está sendo gerado, porém o aplicativo SEF 2012 ainda não está apto para importá-lo. Deve-se aguardar a liberação da nova versão do aplicativo pela SEFAZ-PE, com a implementação correspondente a este arquivo.

• Para que as informações fiquem corretas, as notas fiscais devem ser lançadas com seus itens. Assim, as informações são geradas de forma separada, conforme o CFOP dos itens. Porém, é imprescindível que as informações estejam consistentes, ou seja, que o CST e os valores dos itens estejam condizentes com os valores da aba Bases. É pelo CST dos itens que o sistema identifica se o valor refere-se a base de cálculo, isentas ou outras. Para as notas que não possuem itens (energia, transporte, etc), os valores serão gerados a partir da aba Bases.

P á g i n a | 4

Page 5: LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO – CORDILHEIRA Cordilheira ... · Os códigos informados na tela serão utilizados para ... Por esta rotina é possível gerar os arquivos para entrega

• No aplicativo SEF 2012, após importar o arquivo, deve-se abrir o movimento e complementar, no cadastro do contribuinte, algumas informações de "Perfis e Marcadores" e "CFOPs preponderantes", pois estas não constam no arquivo.

• Caso ocorra algum problema no cadastro de contribuinte que precise ser corrigido no Cordilheira Escrita Fiscal, deve-se gerar e importar novamente o arquivo. Porém, antes este contribuinte precisa ser excluído no aplicativo SEF 2012, pois estes dados não são sobrescritos.

• É possível que ao importar o arquivo no aplicativo SEF 2012 ou eDOC 2012, ocorra erro de conexão, pois neste momento o aplicativo conecta ao SEFAZ para obter o perfil do contribuinte:

Mensagem: ERRO – Não foi possível conectar com o servidor da Sefaz/PE.Mensagem: Socket Erros # 10060Connection timed out. (1)

Não temos informações oficiais da SEFAZ-PE, porém, para resolver o problema foi necessário liberar a porta 1049 e os endereços 200.238.107.40, 200.238.107.41, 200.238.107.42 e 200.238.107.43.

7) Em Utilitários\ Importação\ Layout EBS\ Recebimentos – Regime de Caixa, alterado para agrupar corretamente os registros.

Também, foi criada a opção “Apagar registros já importados no mês”. Se marcada a opção, antes de efetuar a importação deletará os registros já existentes no mês/ano informado para importação.

8) Em Módulos\ Geração de Arquivos\ Geração de Arquivo para o Município\ Arquivo XML, incluída geração para o município de Maringá-PR.

No sistema, são gerados dois arquivos: um em TXT (que já estava disponível, em Módulos\ Geração de Arquivos\ Geração de Arquivo para o Município\ Arquivo Texto) e outro em XML (nova rotina).

As empresas deve verificar junto a prefeitura qual arquivo deve ser gerado.

9) Em Módulos\ Geração de Arquivos\ SPED\ EFD Contribuições\ Geração do Arquivo, ajustada a geração do Bloco P100, de empresas parametrizadas como Fabricantes de Produtos Incentivados, para gerar o total dos serviços, de notas fiscais de saída do mês de apuração, como Receita Não Incentivada.

P á g i n a | 5