lia pires - julgamentos dos anos 50

1

Click here to load reader

Upload: zhonline

Post on 27-Jun-2015

4.686 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Lia Pires - Julgamentos Dos Anos 50

TRANSCRIPT

Page 1: Lia Pires - Julgamentos Dos Anos 50

ZERO HORA | 47| GERAL PORTO ALEGRE, DOMINGO, 23/03/2003

Interessados em obter orientações devem mandar a pergunta para SeçãoViva Melhor, Avenida Ipiranga, 1.075, Porto Alegre – RS, CEP 90.169-900. Ou pelo fax (51) 3218-4799. A resposta será publicada no jornal.

VIVA MELHOR

Transporte de crianças Pergunta: Tenho dois filhos

em idade pré-escolar e escolar.Como devem ficar em veículos?

Resposta: A maioria das crian-ças deve ficar em cadeirinha desegurança comum, até que o as-sento fique pequeno. Isso geral-mente ocorre até os quatro anos(ou 18 quilos). A partir desse mo-mento, ela deve ficar em assento

ajustável, permanecendo em po-sição mais elevada.

O cinto de segurança três-pon-tos não fica em posição ideal.Nessa idade as crianças não fi-cam quietas, e o cinto pode ficarno abdômen, representando risco.

*Especialista em medicina e acidentede tráfego

Nelson Antonio Tombini*

A QUANTIDADE de radiação emitida pelo Sol cresceu cerca de 0,5%por década desde os anos 70, segundo estudo financiado pela Nasa. Semantido durante muitas décadas, pode causar mudanças climáticas, segun-do Richard Willson, pesquisador do Goddard Institute for Space Studies edo Earth Institute, da Universidade de Columbia, em Nova York.

◆Antes de concluir o cursode Direito na hoje UFRGS,Lia Pires começou aadvogar, em março de1943. Trabalhava noescritório do tio Voltaire deBittencourt Pires. Ainda em1943, Lia Pires se formariaoficial da reserva daCavalaria (na foto abaixo,ele está ao lado de Dinah,com quem se casaria em1945, mesmo ano daconclusão do curso deDireito).

◆Com a morte dotio, num acidenteaéreo, em SãoJerônimo, Lia Piresassumiu em 1950(foto acima) a defesado intrincado caso deum químico de SantaCruz do Sul acusadode matar porenvenenamento amulher, umaprofessora, 17 dias depois de secasarem. Segundo Lia Pires, o réufoi três vezes a júri, três vezesabsolvido. No mesmo ano, ficouconhecido ao garantir a liberdadea um famoso advogado quematou o cunhado, em Alegrete.

DIREITO NO SANGUE

Em março de 1943, antes de se formar e de cumprir o serviço militar, o criminalista nascido em Montenegrocomeçou no escritório do tio uma carreira que nos anos 50 seria destacada em revista nacional:

FOTOS ARQUIVO PESSOAL/ZH

◆Na metade dos anos50, Lia Pires (na fotomenor, entrevistado porJorge Alberto MendesRibeiro, em 1957)enfileirou vitóriasespetaculares em casosrumorosos. Virou temade reportagem nabadalada revista OCruzeiro e passou a serconhecido como o

“príncipe do júri gaúcho’’. – O Velho Lia se destacou numa

época em que havia grandescriminalistas como Itiberê de Moura,Angelito e Jamil Aiquel e FlávioBoianowsky – lembra o amigoAmadeu Weinmann.

A Clínica Heller de Cirurgia Plástica,comunica que o Dr. Nelson Heller

estará participando como palestrantedos seguintes eventos: IV SimpósioInternac.Cirurg. Plástica/São Paulo

de 21 a 23.3.03.Jornada de Cirurgia Plástica de Brasília

27 a 29.3.03.

Informações: 3231.6464/www.clinicaheller.com.br

Comunicado