levantamento preliminar das Áreas de … jornada de iniciação científica - meio ambiente -...

1
II Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente - Outros 175 LEVANTAMENTO PRELIMINAR DAS ÁREAS DE ESPECIAL INTERESSE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO, RS. Leonardo Konrath da Siliveria, Marco Antonio Fontoura Hansen (orient.) Universidade do Vale do Rio dos Sinos; [email protected]; [email protected]. As Áreas de Especial Interesse Ambiental (AEIA) são áreas de estudo para posterior avaliação de sua importância ambiental, delimitação e finalmente classificação como Unidade de Conservação (UC). Devido ao grande desenvolvimento dos municípios do COREDE Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS) e do rápido crescimento populacional nesta região se faz necessário o levantamento das AEIA que ainda mantém remanescentes conservados ou preservados do meio ambiente endêmico desta região. Este estudo tem por objetivo o levantamento e caracterização das AEIA existentes no município de Novo Hamburgo, contribuindo para o desenvolvimento do ecoturismo e, ainda, para preservação destes importantes refúgios em meio a uma região fortemente urbanizada. O município de Novo Hamburgo situa-se na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, e possui área total de 224 km 2 . O levantamento das informações foi realizado entre os meses de março e dezembro de 2005, em visitas à órgãos públicos, como Prefeitura Municipal e Fórum, assim como em consultas via Web. Foram encontradas 17 AEIA e 2 UCs, cujos objetivos estão entre a preservação da fauna, flora e recursos hídricos, educação ambiental, turismo e lazer. As duas UC são: a APA Parque Municipal Henrique L. Roessler, com 51,3 ha e a Reserva Biológica do Ecossistema do Brejo, com 262,41 ha. As AEIA são: Parque Florestal Imperial; Sítio São Luiz, com 27,5 ha; Balneário do Taimbé, com 5 ha; Eco Parque da Lomba, com 22 ha; Balneário da Cascata, com 2,5 ha; Sítio de Lazer São João; Balneário Túnel do Tempo; Sítio Recanto do Vovô, com 20 ha; Sítio Cia do Lazer, com 4,5 ha; Turiscampo, com 70 ha, Sítio Jacaré-do-Papo-Amarelo, com 18 ha; Sítio Pé na Terra, com 52 ha; Parque Municipal de Novo Hamburgo, com 27 ha; Restaurante da Chácara, com 56 ha; Haras Al Alesube, com 60 ha; Pesque-pague Lomba Grande e Balneário Poço Feio. As áreas obtidas das AEIA junto as áreas das UCs ocupam o total de 3.03% do município de Novo Hamburgo, ainda se faz necessário obter a área de quatro AEIA. Foram características deste levantamento a dificuldade na obtenção de informações, a descentralização das mesmas e, ainda, a ausência de dados, como georeferenciamento das AEIA. Para continuidade deste levantamento sugere-se a coleta de dados nas próprias AEIA, completando assim os dados ausentes, pois estes dados serão disponibilizados na Web DATASINOS para acesso da comunidade em geral. (Apoio: FAPERGS processo nº. 04/0539.4, convênio UNISINOS – UNILASALLE).

Upload: vuxuyen

Post on 02-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: LEVANTAMENTO PRELIMINAR DAS ÁREAS DE … Jornada de Iniciação Científica - Meio Ambiente - Outros 175 LEVANTAMENTO PRELIMINAR DAS ÁREAS DE ESPECIAL INTERESSE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO

II Jornada de Iniciação Científica- Meio Ambiente -

Outros 175

LEVANTAMENTO PRELIMINAR DAS ÁREAS DE ESPECIAL INTERESSEAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO, RS.Leonardo Konrath da Siliveria, Marco Antonio Fontoura Hansen (orient.)Universidade do Vale do Rio dos Sinos; [email protected];[email protected].

As Áreas de Especial Interesse Ambiental (AEIA) são áreas de estudo para posterioravaliação de sua importância ambiental, delimitação e finalmente classificação comoUnidade de Conservação (UC). Devido ao grande desenvolvimento dos municípios doCOREDE Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS) e do rápido crescimento populacionalnesta região se faz necessário o levantamento das AEIA que ainda mantém remanescentesconservados ou preservados do meio ambiente endêmico desta região. Este estudo tem porobjetivo o levantamento e caracterização das AEIA existentes no município de NovoHamburgo, contribuindo para o desenvolvimento do ecoturismo e, ainda, para preservaçãodestes importantes refúgios em meio a uma região fortemente urbanizada. O município deNovo Hamburgo situa-se na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, e possui área total de224 km2. O levantamento das informações foi realizado entre os meses de março edezembro de 2005, em visitas à órgãos públicos, como Prefeitura Municipal e Fórum,assim como em consultas via Web. Foram encontradas 17 AEIA e 2 UCs, cujos objetivosestão entre a preservação da fauna, flora e recursos hídricos, educação ambiental, turismo elazer. As duas UC são: a APA Parque Municipal Henrique L. Roessler, com 51,3 ha e aReserva Biológica do Ecossistema do Brejo, com 262,41 ha. As AEIA são: Parque FlorestalImperial; Sítio São Luiz, com 27,5 ha; Balneário do Taimbé, com 5 ha; Eco Parque daLomba, com 22 ha; Balneário da Cascata, com 2,5 ha; Sítio de Lazer São João; BalneárioTúnel do Tempo; Sítio Recanto do Vovô, com 20 ha; Sítio Cia do Lazer, com 4,5 ha;Turiscampo, com 70 ha, Sítio Jacaré-do-Papo-Amarelo, com 18 ha; Sítio Pé na Terra, com52 ha; Parque Municipal de Novo Hamburgo, com 27 ha; Restaurante da Chácara, com 56ha; Haras Al Alesube, com 60 ha; Pesque-pague Lomba Grande e Balneário Poço Feio. Asáreas obtidas das AEIA junto as áreas das UCs ocupam o total de 3.03% do município deNovo Hamburgo, ainda se faz necessário obter a área de quatro AEIA. Foramcaracterísticas deste levantamento a dificuldade na obtenção de informações, adescentralização das mesmas e, ainda, a ausência de dados, como georeferenciamento dasAEIA. Para continuidade deste levantamento sugere-se a coleta de dados nas própriasAEIA, completando assim os dados ausentes, pois estes dados serão disponibilizados naWeb DATASINOS para acesso da comunidade em geral.

(Apoio: FAPERGS processo nº. 04/0539.4, convênio UNISINOS – UNILASALLE).