letramento bibliotecas universitárias

23
Mediação da leitura em bibliotecas universitárias: encontros e desencontros Expositor : Leonardo Vasconcelos Renault [email protected] Doutorando em Ciência da Informação Bibliotecário coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG Debatedora: Maria da Conceição Carvalho [email protected] Professora Doutora da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Upload: leonardo-renault

Post on 08-Jul-2015

807 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

Apresentado no Forum de leitura promovido pelo grupo Teia de Textos em 02/09/2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Letramento bibliotecas universitárias

Mediação da leitura em bibliotecas universitárias: encontros

e desencontros

Expositor : Leonardo Vasconcelos Renault [email protected]

Doutorando em Ciência da InformaçãoBibliotecário coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas da

UFMG

Debatedora: Maria da Conceição [email protected]

Professora Doutora da Escola de Ciência da Informação da UFMG

Page 2: Letramento bibliotecas universitárias

Bibliotecas Universitárias

Missão e possibilidades:- Acesso ao conhecimento

- Suporte ao Ensino, Pesquisa e Extensão (administrativo ou intelectual?)

- Formação de leitores?

Page 3: Letramento bibliotecas universitárias

Letramento informacional

Para ser competente em informação, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando uma informação é necessária e deve ter a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação...Resumindo, as pessoas competentes em informação são aquelas que aprenderam a aprender. Elas sabem como aprender pois sabem como o conhecimento é organizado, como encontrar a informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela.(American Library Association - Presential Committee on Information Literacy, 1989, p.1)

Page 4: Letramento bibliotecas universitárias

Letramento acadêmico

- A possibilidade do letramento acadêmico pelo viés da informação:

●Através de resumos e resenhas●Identificação de fontes de informação●Busca e recuperação de informações●Qualificação da informação●Trocas ou mediações (informações, conhecimentos, saberes)

Page 5: Letramento bibliotecas universitárias

Letramento acadêmicoSabendo que vários processos e fatores estão envolvidos na construção de uma condição letrada, a interlocução até aqui realizada conduz a considerar o letramento como a competência para a participação em determinada forma de discurso, com propriedade para “falar sobre o falar, sobre questões, sobre respostas, isto é, a competência de uma metalinguagem”.

(GOULART, 2006, p. 451)

Page 6: Letramento bibliotecas universitárias

Letramento acadêmico- O aprendizado é um processo contextualizado, com real envolvimento e diálogo contínuo entre estudantes, docentes e bibliotecários;- Cultiva-se uma relação cotidiana com a informação;- O docente e o bibliotecário são facilitadores, mediadores e mesmo aprendizes;- Reconhecendo-se a diversidade, pratica-se o respeito às opiniões e estabelece-se o diálogo, o debate construtivo;-O processo de avaliação torna-se parte do processo, sendo baseado no mesmo.

(DUDZIAK, 2011)

Page 7: Letramento bibliotecas universitárias

Mediador

Uma representação habitual do professor é a de mediador, mas o sentido do senso comum apagou os sentidos originais do conceito, relativos à mediação semiótica na aprendizagem (Vygotsky [1930]1984) e passou a ver o mediador como aquele que está no meio, aquele que medeia, por exemplo, a interação entre autor e leitor, arbitrando sobre significados e interpretações. Daí termos argumentado em favor de uma outra representação, a de agente de letramento (Kleiman, 2006), cujas associações metonímicas com o conceito de agente (humano) trazem à mente a idéia de fazer coisas: um agente se engaja em ações autônomas de uma atividade determinada e é responsável por sua ação, em contraposição ao paciente, recipiente ou objeto, ou ao sujeito coagido.

(KLEIMAN, 2006, p. 414)

Page 8: Letramento bibliotecas universitárias

Pesquisa da biblioteca da UFBA

COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA A

ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS:

A CONTRIBUIÇÃO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA UFBA

Page 9: Letramento bibliotecas universitárias

Pesquisa da biblioteca da UFBA

Page 10: Letramento bibliotecas universitárias

Pesquisa da biblioteca da UFBA

Page 11: Letramento bibliotecas universitárias

O Diálogo

- O bibliotecário por Edson Nery da Fonseca

- O professor por Anísio Teixeira

Page 12: Letramento bibliotecas universitárias

Ser ou não ser bibliotecário

Page 13: Letramento bibliotecas universitárias

Ser ou não ser bibliotecário

Ser bibliotecário para dispensar aos usuários da biblioteca universitária toda a atenção que merecem;

não ser bibliotecário para preocupar-se apenas com a conservação de coleções.

Page 14: Letramento bibliotecas universitárias

Ser ou não ser bibliotecário

Ser bibliotecário para atuar "como um filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem", como queria Ortega;

não ser bibliotecário para deixar que os pesquisadores se percam na selva selvaggia de uma produção bibliográfica explosiva.

Page 15: Letramento bibliotecas universitárias

A visão do educadorA condição essencial para a liberdade no estado moderno está, com efeito, acima de tudo, na independência das instituições que guardam, aplicam e promovem o saber humano, isto é, as profissões chamadas liberais e a universidade, em face do Estado, ao qual cabe velar por elas, mas jamais interferir em sua área de ação ou na consciência profissional dos seus agentes.

(TEIXEIRA, 1953)

Page 16: Letramento bibliotecas universitárias

De mão dadasNão serei o bibliotecário de um mundo caducoTambém não me deixarei encantar pela biblioteconomia do futuroEstou no balcão de referência e contemplo os leitores da minha bibliotecaSeus estudos alimentam a minha esperançaMas considero, perplexo, o enorme universo dos livrosDeste mundo tão grande somos apenas uma parte A tarefa é comum, trabalhemos de mãos dadas.

Não serei o escravo de um código obsoleto e de um sistema ultrapassadoNão direi que a biblioteca é hospital de almase o livro um amigo silencioso que não falhaO leitor é o meu objetivo: o leitor adulto, o leitor juvenil, o leitor infantilO aluno e o professor, o neoalfabetizado e o pesquisador científico.Para cada leitor, existe um livroe para cada livro encontrarei o seu leitor.

Edson Nery da Fonseca

Page 17: Letramento bibliotecas universitárias

De mão dadas

Impressões por Edson Nery da Fonseca“O seminário sobre bibliotecas

universitárias, que vai agora realizar-se no Estado de Illinois, foi proposto pelo Dr. Anísio, um dos poucos educadores brasileiros que dão à biblioteca o relevo que ela deve ter no sistema educacional.”

A respeito do Seminário Inter-Americano ocorrido em 1961 e idealizado por Anísio Teixeira do qual Edson Nery da Fonseca foi o representante brasileiro

Page 18: Letramento bibliotecas universitárias

De mão dadasCitações por Etelvina Lima

Sobre a missão das universidades“ (...)Trata-se de conservar o saber vivo e não morto, nos livros ou no empirismo das práticas intelectualizadas.”

“A universidade é em essência, a reunião entre os que sabem e os que desejam saber”.

Sobre a missão das bibliotecas“Entre professor e aluno há um gentleman’s agreement de que nada pode perguntar que não tenha sido ensinado, significando ensinado o que tenha dito em sala de aula.” Etelvina conclui que dessa forma a biblioteca perdia sua razão de ser, transformando-se em coleção de “bom gosto” e elegendo uma visão única e arbitrária do conhecimento.

Retirado da separata: A biblioteca no ensino superior de Etelvina Lima que foi um trabalho apresentado no VIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação realizado em Brasília no ano de 1975.

Page 19: Letramento bibliotecas universitárias

Propostas

- Repensar o papel da biblioteca universitária;- O serviço de referência como formador do pesquisador e do cidadão pensante;- Questionarmos: quem é o nosso usuário-leitor?

Page 20: Letramento bibliotecas universitárias

Desafios/Questões

- Do ponto de vista da literatura científica ou dos conceitos:

● Em que consiste a mediação da leitura no contexto universitário? Qual o papel da biblioteca universitária neste contexto?● Como trabalhar a dimensão da autonomia e ao mesmo formar um leitor/pesquisador maduro?● Existe ainda espaço para a volta do erudito? Como formá-lo?

Page 21: Letramento bibliotecas universitárias

Todo saber é uma "experiência" de saber. Tôda ciência é uma vitória da persuasão sôbre a fôrça. À medida que se estende a área do conhecimento racional e relativo, nesta medida se amplia a área de tolerância e de respeito pelo homem, e cresce a reverência pela sua missão de estender e desenvolver a aventura da vida sob o sol. O imenso poder que a sua pequena razão já lhe pôs nas mãos jovens não poderá ser lançado contra si próprio. A mestra da moderação e da tolerância, que é a mesma razão empreendedora, há de ser também a mestra da paz entre os homens. A guardiã dessa razão humana, origem e instrumento do saber, é a universidade, em cujo seio deve palpitar essa suprema esperança humana.

(TEIXEIRA, 1953)

Page 22: Letramento bibliotecas universitárias

Referências- ALA. Report of the Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. 1989. Disponível em:<http://www.ala.org/acrl/nili/ilit1st.html > Acesso em: Aug. 2000.

- DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy education: integração pedagógica entre bibliotecários e docentes visando a competência em informação e o aprendizado ao longo da vida. Disponível em: <http://www.sibi.ufrj.br/snbu/snbu2002/oralpdf/47.a.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2011. - FONSECA, Edson Nery da. Martirio e restauração de uma universidade. São Paulo: Fonseca, 1972.

- FONSECA, Edson Nery da. Ser ou não ser bibliotecario e outros manifestos contra a rotina. Brasilia: Associação dos Bibliotecarios do Distrito Federal, 1988.

- FONSECA, Edson Nery da. Universidades, bibliotecas e museus : diario de uma viagem aos Estados Unidos. Rio de Janeiro: 1964

- GOULART, Cecília. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teórico-metodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 450- 462, set./dez. 2006.

Page 23: Letramento bibliotecas universitárias

Referências- KLEIMAN, Angela B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Revista Filologia e Lingüística Portuguesa, n. 08, p.409-424. 2006.

- LIMA, Etelvina. A biblioteca no ensino superior. Revista de Biblioteconomia de Brasilia, Brasilia, v. 5, n. 2, p. 847-861, jul./dez. 1977.

-LORGUS, Alexandra Luiza. O TCC como reflexo do letramento acadêmico dos alunos de graduação em design da universidade Regional de blumenau. Blumenau: FURB, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2009. Disponível em: <http://proxy.furb.br/tede/tde_arquivos/4/TDE-2009-05-04T082320Z-469/Publico/Diss%20Alexandra%20Luiza%20Lorgus.PDF>. Acesso em: 14 abr. 2011.

- SILVA, Lúcia Vera da; GOMES, Henriette Ferreira. Competências em informação dos estudantes de graduação para a elaboração dos trabalhos acadêmicos: a contribuição das bibliotecas universitárias da UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2009.

- TEIXEIRA, Anísio. A universidade e a liberdade humana. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v.20, n.51, p.3-22, jul./set. 1953.

-