leonardo da vinci

18
LEONARDO DA VINCI Leonardo H. A. de Albuquerque Campina Grande – Paraíba 2014

Upload: profleonardoalbuqueque

Post on 29-Jun-2015

675 views

Category:

Education


2 download

DESCRIPTION

INTRODUÇÃO SOBRE VIDA E OBRA DE LEONARDO DA VINCI.

TRANSCRIPT

Page 1: LEONARDO DA VINCI

LEONARDO DA

VINCI

Leonardo H. A. de AlbuquerqueCampina Grande – Paraíba

2014

Page 2: LEONARDO DA VINCI

INTRODUÇÃO

O objetivo é introduzir um pouco sobre a vida e a obra de Leonardo da Vinci como preparação para trabalhar o kit da Vinci MACHINES da fischertechnik no projeto de robótica educacional da Escola E. E. F. M. Profª. Olivina Olívia Carneiro da Cunha, João Pessoa – Paraíba.

Page 3: LEONARDO DA VINCI

O SUPERSTAR

Ele foi um verdadeiro Superstar, no seu tempo. O Renascimento é denominado este tempo (ou Renascença) e realmente, foram criadas ou descobertas muitas coisas novas.

Colombo descobriu o “Novo Mundo”, a América, Gutenberg produziu o primeiro livro impresso. O vidro transparente e o relógio de bolso foram inventados.

Page 4: LEONARDO DA VINCI

ARTISTA E PESQUISADOR

Leonardo foi um multitalento, não podia somente pintar e desenhar, mas também foi ainda arquiteto, pesquisador da natureza, engenheiro e inventor numa única pessoa. Este talento múltiplo lhe concedeu o apelido “O gênio universal italiano”.

Page 5: LEONARDO DA VINCI

... DE VINCI Mas, comecemos bem pelo princípio. Leonardo da Vinci traduzido significa Leonardo de Vinci. Esta é uma pequena vila italiana nas proximidades de Florença na qual a sua família vivia e onde ele também nasceu em 15 de Abril de 1452.

Vinci, onde Leonardo nasceu e viveu.

Casa onde Leonardo da Vinci nasceu.

Page 6: LEONARDO DA VINCI

A carreia artística já iniciou na sua tenra juventude. Além disso uma pequena piada sobre a vida do jovem Leonardo: Um camponês um escudo de armas ao pai de Leonardo para que ele a remeta a um artista para ser pintada. Este a entrega, em vez disso, ao seu filho. O jovem Leonardo, que coleciona com prazer todos os tipos de animais, como cobras, lagartos e morcegos, pinta sobre o escudo uma mistura de todos estes animais, um tipo de seres de fábulas. O pai fica tão impressionado com o desenho que guarda o escudo e, mais tarde, o vende a comerciantes de Florença, que lhe pagam 100 Ducados pela peça( aproximadamente 700 reais).

Page 7: LEONARDO DA VINCI

O jovem Leonardo não recebeu nenhuma formação escolar especial. Ele não sabia no início Latim, o que era, porém, necessário naquele tempo para uma formação científica. Apesar desta limitação, ele fez o melhor que pode da sua situação. A motivação e a energia, ele tirava da sua curiosidade insaciável.“Diga-me... Como, de onde?” escrevia ele sempre renovadamente nos seus manuscritos. A resposta, ele a elaborava, na maioria das vezes, por si mesmo. Ele se denominava, por isso, discepolo dell’ esperienza “Díscipulo da experiência”.

Page 8: LEONARDO DA VINCI

Leonardo se ocupava com prazer com a natureza viva. Assim, foram transmitidas por ele pesquisas nos setores da botânica, zoologia e anatomia ( o estudo da estruturação dos organismos). De maneira especialmente frequente são vistos desenhos seus de um ser humanos, o que revela que Leonardo estudou exatamente as proporções humanas.

O HOMEM VITRUVIANO, Leonardo da Vinci (1452-1519).

Page 9: LEONARDO DA VINCI

O PINTOR

MONA LISA, Leonardo da Vinci (1452-1519).

A ÚLTIMA CEIA, Leonardo da Vinci (1452-1519).

Muitas das suas pinturas são ainda hoje famosas no mundo inteiro. Elas são tão perfeitas e lindas que fascinam a todos. Assim como, o retrato da Mona lisa – aquela com o sorriso cheio de segredos. Ou a Última Ceia. Um mural de 8 metros de largura num mosteiro de Milano.

Page 10: LEONARDO DA VINCI

O DESENHISTA

CABEÇA DE LEDA, giz/tinta por Leonardo da Vinci (1452-1519).

A BATALHA DE ANGHIARI, desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519).

Page 11: LEONARDO DA VINCI

O ARQUITETO Para diversos reis e soberanos, ele foi ativo como planificador de cidades, projetou igrejas, fortalezas, canais para passagem de navios, eclusas e pontes. Uma ponte de Leonardo da Vinci foi construída em 2001 na Noruega conforme os seus desenhos originais, e ela parece tudo menos antiga.

Ponte projetada por Leonardo da Vinci, construída na Noruega em 2011.

Page 12: LEONARDO DA VINCI

O ARQUITETO

Desenhos das torres dos Castelos de Sforsa - Leonardo da Vinci (1452-1519).

Sistema de abastecimento de água de uma cidade em dois níveis - Leonardo da Vinci (1452-1519).

Page 13: LEONARDO DA VINCI

O ARQUITETO

A cidade ideal com dois níveis de circulação - Leonardo da Vinci (1452-1519)

A cidade ideal em 3D.

Page 14: LEONARDO DA VINCI

PESQUISADOR DA NATUREZA

Desenho de lírios, lápis por Leonardo Da Vinci (1452-1519).

Estudos de caranguejos, desenho por Leonardo Da Vinci (1452-1519

Gatos por Leonardo da Vinci. A frase "O menor dos pequenos felinos é por si só uma verdadeira obra-prima"

Page 15: LEONARDO DA VINCI

O ANATOMISTA

Ele estudou a estrutura do corpo humano e preparou desenhos bastante exatos. Como ele não queria se basear no conhecimento de livros daquela época, pesquisou por si mesmo corpos humanos. Os desenhos eram de tal exatidão que muitos ainda hoje são utilizados em livros educativos de medicina.  Anatomia do Útero Gravídico

por Leonardo da Vinci.

Page 16: LEONARDO DA VINCI

O ANATOMISTA

Page 17: LEONARDO DA VINCI

O SEU SEGREDO......era o pensamento com os dois lados do cérebro. Sem dúvida, Leonardo pensava com as metades esquerda e direita do cérebro, ou seja, artística e logicamente. Ambas se interpenetram. Veja o desenho da máquina de grosas ao lado. Ela é reproduzida de maneira lógica e ao mesmo tempo com beleza.Além disso, ele possuía um modo de escrever muito incomum. Com a mão esquerda, ele escrevia da direita para a esquerda e, ainda, de maneira espelhada! Ele podia também escrever de maneira “normal“, mas achava isso difícil.

Page 18: LEONARDO DA VINCI

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

o MÓDULO SOBRE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO do kit da Vinci MACHINES da fischertechnik.