lentes convergentes e divergentes

15
Sistema de Ampliação da Visão : Lentes LENTES CONVERGENTES LENTES DIVERGENTES Colégio Alberto Ferreira Rezende Física: 2º B Professora: Claudia

Upload: felipe-dias

Post on 22-Dec-2014

7.628 views

Category:

Education


14 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Lentes convergentes e divergentes

Sistema de Ampliação da Visão : Lentes• LENTES CONVERGENTES

• LENTES DIVERGENTES

Colégio Alberto Ferreira Rezende Física: 2º B

Professora: Claudia

Page 2: Lentes convergentes e divergentes

"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável."

Galileu Galilei

Page 3: Lentes convergentes e divergentes

O que é uma lente?

Podemos dizer que a lente é um dos componentes ópticos mais utilizados para a formação de imagens em diversos sistemas ópticos(visão). As lentes têm por finalidade modificar o percurso dos raios de luz que nelas incidem. Elas mudam a trajetória dos raios por meio da refração(mudança de direção). Sendo assim, podemos classificar as lentes em convergente e divergente.

Page 4: Lentes convergentes e divergentes

Lentes Convergentes Em uma lente esférica com comportamento convergente, a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que convergem(direciona-se) a um único ponto.

Tanto lentes de bordas finas como de bordas espessas podem ser convergentes, dependendo do seu índice de refração em relação ao do meio externo.

Figura 1: Lente biconvexa (com bordas finas) Figura 2: lente bicôncava (com bordas espessas)

Page 5: Lentes convergentes e divergentes

A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. É utilizada para observar com mais detalhe pequenos objetos ou superfícies. Também denominada microscópio simples - é constituída de uma única lente convergente. O que o olho passa a enxergar é uma imagem virtual do objeto. Apesar dessa ampliação, a lupa não serve para a observação de objetos muito pequenos como células, bactérias e insetos pequenos, pois nesses casos se faz necessário um aumento muito grande com uso de microscópio.

Exemplo de lentes convergentes : Lupa

Page 6: Lentes convergentes e divergentes

Lente da Lupa Uma lupa é constituída por uma lente convergente com distância focal na ordem de centímetros, capaz de conjugar uma imagem virtual, direta e maior que o objeto.

No entanto, este instrumento se mostra eficiente apenas quando o objeto observado estiver colocado entre o foco principal objeto e o centro óptico.

Page 7: Lentes convergentes e divergentes

Lentes Divergentes Em uma lente divergente, a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que divergem a partir de um único ponto.

O caso mais comum é o que a lente tem índice de refração maior que o índice de refração do meio externo. Nesse caso, um exemplo de lente com comportamento divergente é o de uma lente bicôncava (com bordas espessas):

Lente com comportamento divergente é o de uma lente biconvexa (com bordas finas)

Page 8: Lentes convergentes e divergentes

Lentes Divergentes: correções com Óculos

Na miopia, a luz de objetos distantes é focada na frente da retina. A miopia ocorre normalmente quando o globo ocular é muito longo, entretanto, às vezes é causada pelo foco excessivo no sistema de lente. O resultado é que se pode ver objetos próximos com nitidez, mas os objetos mais distantes ficam embaçados. A miopia pode ser corrigida usando-se uma lente côncava para divergir ou estender a luz de forma que, quando passar pelo sistema de lente, seja focada na retina.

se você tiver miopia, a imagem é focada antes de chegar a sua retina (acima).

Um óculos com lente côncava empurra o foco para a área de foco para visão nítida.

Page 9: Lentes convergentes e divergentes

quando uma pessoa procura um médico oftalmologista queixando-se de estar vendo os objetos distantes borrados, são receitados óculos que tenham lentes com graus divergentes. Exemplo na figura ao lado.

Então, quanto maior é o grau das lentes divergentes, maior é a dificuldade que a pessoa possui para enxergar objetos de longe e mais distantes da retina as imagens se formam.

As lentes divergentes são mais espessas nas bordas do que no centro, o que lembra os fundos de garrafas. Dessa forma, vem daí a expressão: “fundo de garrafa” para os óculos com dioptrias negativas maiores.

Lentes divergentes corretivaMiopia

Page 10: Lentes convergentes e divergentes

Hipermetropia é um problema visual caracterizado pela dificuldade de ver objetos próximos. Essa dificuldade ocorre porque a imagem é formada atrás da retina em vez de diretamente nela. Ela pode ser causada pelo tamanho pequeno do globo ocular ou pelo poder de foco limitado

A maioria dos casos de dificuldade em enxergar de perto pode ser corrigido com lentes convergentes, elas curvam a luz para o centro e movem o ponto focal para frente, para que a luz fique focada na retina ao invés de atrás da retina.

Lentes Convergentes corretivaHipermetropia

Page 11: Lentes convergentes e divergentes

Lentes Divergentes e Convergentes : Telescópios

Um telescópio é um equipamento incrível que tem a capacidade de fazer com que objetos distantes pareçam muito mais próximos.

a lente objetiva (em refratores) ou o espelho primário (nos refletores) captam muita luz de um objeto distante e trazem essa luz, ou imagem, para um ponto ou foco;

uma lente ocular "pega" a luz do foco da objetiva ou do espelho primário e a amplia para que ocupe uma grande porção da retina. Esse é o mesmo princípio que a lente de aumento usa: ela pega uma imagem pequena no papel e a espalha pela retina do olho para que pareça maior.

Page 12: Lentes convergentes e divergentes

Lentes Convergente: Microscópio

Um microscópio é um instrumento óptico composto por um tubo delimitado nas suas extremidades por lentes esféricas convergentes, formando uma associação de lentes separadas.A lente mais próxima do objeto observado é chamada objetiva, e é uma lente com distância focal na ordem de milímetros. A lente próxima ao observador é chamada ocular, e é uma lente com distância focal na ordem de centímetros.

Page 13: Lentes convergentes e divergentes

Lentes ConvergentesMicroscópio

O funcionamento é bastante simples. A Lente objetiva fornece uma imagem real, invertida e maior que o objeto. Esta imagem funciona como objeto para a lente ocular, que funciona como uma lupa, fornecendo uma imagem final virtual, direta e maior.

Ou seja, o objeto é aumentado duplamente, fazendo com que objetos muito pequenos sejam melhores observados. Aumentando uma imagem, em ,aproximadamente, 2.000 vezes da original.

Page 14: Lentes convergentes e divergentes

Equipe:

o Clewerton Gabriel

o Silas Ferreira

o Gabriel Henrique

Page 15: Lentes convergentes e divergentes

Bibliografia

• Howstuffworks ? Como tudo funcionaEntre em:http://www.hsw.uol.com.br/

• SóFísicaEntre em:http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica