leitura partilhada - o perfume: história de um assassino

2
Este livro conta-nos a história de um homem, Jean-Baptiste Grenouille, que possui um olfato apuradíssimo, fora do normal. Por outro lado, tem outra característica que é de ele próprio não ter cheiro nenhum (não tem odor). Jean-Baptiste nasceu em Paris, no séc. XVIII, num mercado, atrás de uma banca, no meio das tripas de peixe, num ambiente sujo e fedorento. A mãe abandonou-o para que ele morresse, como já tinha feito com outros bebés, mas este chorou com um grito profundo e foi resgatado. A mãe foi condenada à morte e Jean- Baptiste foi entregue a várias amas que o foram rejeitando por ser uma criança diferente, que não possuía cheiro, o que só podia ser sinal do mal. Acabou por ser criado por uma ama, Madame Gaillard, que cuidava de crianças por dinheiro e ela própria, devido a uma pancada no nariz, não conseguia sentir odores. Jean-Baptiste, como nasceu sem cheiro, nunca foi amado por ninguém: nem pela mãe, nem pelas amas, nem pelas crianças que viviam com ele. Desta maneira, também não desenvolveu afeto por ninguém. Odiava todos. Mais tarde foi entregue a um curtidor de peles com quem começou a trabalhar. Mais tarde, trabalhou com o perfumista Giuseppe Baldini, com quem aprendeu a técnica de fazer perfumes. Numa determinada noite, após ter sentido o odor de uma rapariga que era o odor mais puro e mais belo que ele já tinha sentido e que ficou para sempre guardado na sua memória, ele sentiu o desejo de criar o melhor perfume do mundo, a essência perfeita para conseguir atingir o seu principal objetivo: ser amado. Foi ao tentar apoderar-se do odor desta rapariga que acabou por matá-la. Foi a primeira vítima. Depois desta, foi matando outras jovens, retirando-lhes o odor. No entanto, faltava-lhe o odor de uma mulher ruiva, muito bela, com um cheiro absolutamente Título: O Perfume: História de um assassino Autor: Patrick Süskind

Upload: biblioteca-da-escola-secundaria-quinta-das-palmeiras

Post on 22-Dec-2015

5 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: LEITURA PARTILHADA - O Perfume: História de um assassino

Este livro conta-nos a história de um homem, Jean-Baptiste Grenouille, que possui um olfato apuradíssimo, fora do normal. Por outro lado, tem outra característica que é de ele próprio não ter cheiro nenhum (não tem odor).

Jean-Baptiste nasceu em Paris, no séc. XVIII, num mercado, atrás de uma banca, no meio das tripas de peixe, num ambiente sujo e fedorento. A mãe abandonou-o para que ele morresse, como já tinha feito com outros bebés, mas este chorou com um grito profundo e foi resgatado. A mãe foi condenada à morte e Jean-Baptiste foi entregue a várias amas que o foram rejeitando por ser uma criança diferente, que não possuía cheiro, o que só podia ser sinal do mal.

Acabou por ser criado por uma ama, Madame Gaillard, que cuidava de crianças por dinheiro e ela própria, devido a uma pancada no nariz, não conseguia sentir odores. Jean-Baptiste, como nasceu sem cheiro, nunca foi amado por ninguém: nem pela mãe, nem pelas amas, nem pelas crianças que viviam com ele. Desta maneira, também não desenvolveu afeto por ninguém. Odiava todos. Mais tarde foi entregue a um curtidor de peles com quem começou a trabalhar. Mais tarde, trabalhou com o perfumista Giuseppe Baldini, com quem aprendeu a técnica de fazer perfumes.

Numa determinada noite, após ter sentido o odor de uma rapariga que era o odor mais puro e mais belo que ele já tinha sentido e que ficou para sempre guardado na sua memória, ele sentiu o desejo de criar o melhor perfume do mundo, a essência perfeita para conseguir atingir o seu principal objetivo: ser amado.

Foi ao tentar apoderar-se do odor desta rapariga que acabou por matá-la. Foi a primeira vítima. Depois desta, foi matando outras jovens, retirando-lhes o odor. No entanto, faltava-lhe o odor de uma mulher ruiva, muito bela, com um cheiro absolutamente incrível. No final, consegue matá-la, tirando-lhe o cheiro e criar então o perfume absoluto (a fórmula perfeita do Amor).A população, revoltada, decide encontrar o criminoso e, quando o iam executar, ele lançou o seu poderoso perfume sobre todas as pessoas e elas ficaram possuídas pelo cheiro do amor, envolvendo-se sexualmente umas com as outras.Passado algum tempo, Jean-Baptiste volta às ruas de Paris e, encontrando um grupo de pessoas, despejou o resto do perfume sobre si e eles… O final só pode ser revelado com a leitura da obra.

Título: O Perfume: História de um assassino

Autor: Patrick Süskind

Editora: Editorial Presença

Page 2: LEITURA PARTILHADA - O Perfume: História de um assassino

Eu gostei do livro e recomendo a sua leitura.

João Lemos, 10º B