lei maria da penha (11

11
LEI MARIA DA PENHA (11.340/06) Como surgiu a Lei? Surgiu por iniciativa popular, devido a grande violência sofrida pelas Mulheres. A Lei Maria da Penha (11.340/06 ) é considerada uma importante conquista no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Recebeu esse nome como forma de homenagear a pessoa símbolo dessa luta, Maria da Penha Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido, ficou paraplégica, mas se engajou na luta pelos direitos da mulher e na busca pela punição dos culpados. No seu caso, a punição do marido agressor só veio 19 anos e 6 meses depois.

Upload: silvio-candido

Post on 14-Nov-2014

8.533 views

Category:

Education


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Lei maria da penha (11

LEI MARIA DA PENHA (11.340/06)Como surgiu a Lei?

Surgiu por iniciativa popular, devido a grande violência sofrida pelas Mulheres.

A Lei Maria da Penha (11.340/06) é considerada uma importante conquista no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Recebeu esse nome como forma de homenagear a pessoa símbolo dessa luta, Maria da Penha Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido, ficou paraplégica, mas se engajou na luta pelos direitos da mulher e na busca pela punição dos culpados.

No seu caso, a punição do marido agressor só veio 19 anos e 6 meses depois.

Page 2: Lei maria da penha (11

A introdução da lei diz:Cria mecanismos para coibir a violência

doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Page 3: Lei maria da penha (11

Seu nome é uma homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha

Maia, agredida seguidamente pelo marido. Após duas tentativas de assassinato em 1983, ela ficou paraplégica. O marido, Marco

Antonio Herredia, só foi preso após 19 anos de julgamento e passou

apenas dois anos em regime fechado.

Page 4: Lei maria da penha (11

A lei triplicou a pena para agressões domésticas - a pena máxima foi de um para três anos. Antes da lei, o crime de violência doméstica era considerado de "menor potencial ofensivo" e julgado nos juizados especiais criminais junto com causas como briga de vizinho e acidente de trânsito.

09/02/2012 – O Supremo valida lei Maria da Penha mesmo sem denúncia da vítima .“A partir de agora, Ministério Público passará a ter a prerrogativa de denunciar agressores e as vítimas não poderão impedir que isso aconteça”

A lei não será aplicada apenas em casos de lesões leves ou culposas (acidentais). Hoje, para ter validade, é necessária uma representação da agredida e a manutenção da denúncia contra o agressor. Estatísticas indicam que até 90% das mulheres desistem no meio do caminho.

Page 5: Lei maria da penha (11

A lei alterou o Código Penal e permitiu que agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Também acabou com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas.

A lei também trouxe uma série de medidas para proteger a mulher agredida, que está em situação de agressão ou cuja vida corre riscos. Entre elas, a saída do agressor de casa, a proteção dos filhos e o direito de a mulher reaver seus bens e cancelar procurações feitas em nome do agressor. A violência psicológica passa a ser caracterizada também como violência doméstica.

Page 6: Lei maria da penha (11

CRITICAS POSITIVAS:Vários segmentos da sociedade, comemoram essa conquista. “A juíza Andréia Pachá considera a lei um marco na história da luta contra a violência doméstica, segundo ela: " A Lei Maria da Penha foi um passo importante para enfrentar violência contra mulheres”

Page 7: Lei maria da penha (11

CRITICAS NEGATIVAS:Alguns críticos alegam que, embora mais

rara, a violência contra o homem também é um problema sério, minorizado pela vergonha que sentem em denunciar agressões sofridas por parte de companheiras agressivas.

Page 8: Lei maria da penha (11

ALGUMAS FORMAS DE VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES:

As Nações Unidas definem violência contra a mulher como:

"Qualquer ato de violência baseado na diferença de gênero, que resulte em sofrimentos e danos físicos, sexuais e psicológicos da mulher; inclusive ameaças de tais atos, coerção e privação da liberdade seja na vida pública ou privada". - Conselho Social e Econômico, Nações Unidas (1992).

Psicológica;

Verbais, dentre outras;

Page 9: Lei maria da penha (11

IMAGENS:

Page 10: Lei maria da penha (11

ATIVIDADE:Redija um texto abordando a violência contra a

Mulher, relacionando os fatores principais. Destaque a importância da Lei Maria da Penha, adequando a nossa realidade. (Violência, Agressões, Alcoolismo, Drogas, Doenças, e outras). (minimo 15 linhas);

Page 11: Lei maria da penha (11

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:GOOGLE – Imagens violência contra a

mulher.;Wikipedia;You tube;Jornal Globo (2009);http://pastoraldamulherbh.blogspot.com/

2011/02/alteracoes-podem-enfraquecer-lei-maria.html