legalização de documentos emitidos no exterior

2
Legalização de documentos emitidos no exterior - validade no Brasil Nos termos da Norma Consular e Jurídica constante do Capítulo 4º (Atos Notariais e de Registro Civil), Seção 7ª, o Ministério das Relações Exteriores em Brasília, bem como seus Escritórios Regionais em alguns Estados brasileiros, não têm competência para efetuar legalização em documentos emitidos em países estrangeiros. Para produzir efeitos legais no Brasil, os documentos emitidos em países estrangeiros devem ser legalizados, unicamente, junto às Repartições Consulares do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no exterior. A legalização é efetuada, mediante a cobrança de emolumentos consulares, na Embaixada ou Consulado do Brasil cuja jurisdição corresponda à origem dos documentos. Após o procedimento de legalização, os documentos precisarão ser traduzidos para a língua portuguesa por profissional (Tradutor Juramentado) residente no Brasil. Acompanhado dessa tradução, os documentos terão validade em território brasileiro. Informações acerca da legalização consular a ser efetuada em documentos estrangeiros estão geralmente disponíveis nos sítios eletrônicos das Embaixadas e Consulados do Brasil no Exterior. LEGALIZAÇÃO EM DOCUMENTOS Corpo do texto: 1) Posso legalizar (autenticar ou reconhecer firma) no Brasil um documento expedido no exterior? Não. A legalização de documento estrangeiro deve ser feita na Repartição Consular brasileira da jurisdição em que foi expedido o documento. 2) Para que um documento estrangeiro seja válido no Brasil o que preciso fazer ? É possível que a firma do Cônsul brasileiro não seja aceita no Brasil por alguma autoridade ? A lei brasileira exige que o documento seja legalizado no Consulado ou na Embaixada do Brasil mediante a assinatura da autoridade consular. Este procedimento acarreta custos que poderão ser pagos, ou no ato da legalização, ou no Brasil,

Upload: tiziana-nieto-lescano

Post on 22-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Procedimiento de tramites necesarios para vivir en Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Legalização de Documentos Emitidos No Exterior

Legalização de documentos emitidos no exterior - validade no Brasil

Nos termos da Norma Consular e Jurídica constante do Capítulo 4º (Atos Notariais e de Registro Civil), Seção 7ª, o Ministério das Relações Exteriores em Brasília, bem como seus Escritórios Regionais em alguns Estados brasileiros, não têm competência para efetuar legalização em documentos emitidos em países estrangeiros.

Para produzir efeitos legais no Brasil, os documentos emitidos em países estrangeiros devem ser legalizados, unicamente, junto às Repartições Consulares do Ministério das Relações Exteriores (MRE) no exterior. A legalização é efetuada, mediante a cobrança de emolumentos consulares, na Embaixada ou Consulado do Brasil cuja jurisdição corresponda à origem dos documentos. Após o procedimento de legalização, os documentos precisarão ser traduzidos para a língua portuguesa por profissional (Tradutor Juramentado) residente no Brasil. Acompanhado dessa tradução, os documentos terão validade em território brasileiro.

Informações acerca da legalização consular a ser efetuada em documentos estrangeiros estão geralmente disponíveis nos sítios eletrônicos das Embaixadas e Consulados do Brasil no Exterior.

LEGALIZAÇÃO EM DOCUMENTOS

Corpo do texto:

1) Posso legalizar (autenticar ou reconhecer firma) no Brasil um documento expedido no exterior?

Não. A legalização de documento estrangeiro deve ser feita na Repartição Consular brasileira da jurisdição em que foi expedido o documento.

2) Para que um documento estrangeiro seja válido no Brasil o que preciso fazer ? É possível que a firma do Cônsul brasileiro não seja aceita no Brasil por alguma autoridade ?

A lei brasileira exige que o documento seja legalizado no Consulado ou na Embaixada do Brasil mediante a assinatura da autoridade consular. Este procedimento acarreta custos que poderão ser pagos, ou no ato da legalização, ou no Brasil, mediante GRU. Em casos excepcionais, a autoridade brasileira, em geral Juiz de Direito, poderá solicitar que a assinatura do Cônsul seja reconhecida pela Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior ( DBR ) do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Normalmente, uma vez que o documento contenha a firma do Cônsul do Brasil, ele estará apto a produzir efeitos jurídicos em todo o território nacional.

Autenticação de traduções e documentos estrangeiros

Documentos estrangeiros devem ser obrigatoriamente autenticados pelo consulado ou embaixada brasileira no país de origem para que tenham validade no Brasil e antes de serem traduzidos. Alguns consulados e embaixadas prestam este serviço por correio, mas somente dentro do país representado. Não é possível obter a autenticação consular, também chamada de consularização, no Brasil.

Page 2: Legalização de Documentos Emitidos No Exterior

Os consulados e embaixadas podem exigir o reconhecimento de firma do documento antes da autenticação.[2]

Encontre o consulado ou embaixada mais próxima no site do Ministério de Relações Exteriores: http://www.portalconsular.mre.gov.br/[3]

Além do escritório principal em Brasília, o Itamaraty dispõe de secretarias nas capitais dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro[4]