leg 00000012

Upload: emerson-vieira

Post on 14-Jul-2015

90 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COMANDO - GERAL

Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar de Minas Gerais (R.123)

EDIO 2001

1

RESOLUO N 3568 DE 08 DE JANEIRO DE 2001Aprova o Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar de Minas Gerais (RUIPM-R 123)

O Coronel PM Comandante-Geral da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuies previstas nos Art.6, Inciso I, do R-100, aprovado pelo Decreto n 18.445, de 15 de abril de 1977, RESOLVE:

Art. 1 Fica aprovado o Regulamento de Uniformes e Insgnias da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais (RUIPM R123). Art. 2 A DAL providenciar a atualizao das Normas para Distribuio e Controle de Uniformes, aprovadas e baixadas pela Resoluo Nr 3.339, de 30Dez96, e a atualizao do Catlogo de Especificao de Tecidos e Uniformes. Art. 3 O perodo de carncia para uso dos uniformes e das peas de fardamento, fora das especificaes estabelecidas neste regulamento, ser at 31/03/02, exceo feita japona bege, cujo perodo de carncia ser at 31/12/05. Art. 4 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao e revoga as disposies em contrrio, em especial, o RUIPM aprovado e baixado pela Res. Nr 2.971 de 27/10/93.

Quartel do Comando-Geral em Belo Horizonte/MG, 08 de janeiro de 2001.

MAURO LCIO GONTIJO - CORONEL PM (a) COMANDANTE-GERAL

2

SUMRIO / NDICE

Normas Gerais

CAPTULO I ......................................................................................................

04

CAPTULO II Codificao e Classificao dos Uniformes ............................................................ CAPTULO III Composio e Uso dos Uniformes .......................................................................... CAPTULO IV Classificao e Uso das Insgnias ............................................................................ CAPTULO V Classificao e Uso dos Distintivos ......................................................................... CAPTULO VI Peas Complementares e Equipamentos de Proteo Individual ............................. CAPTULO VII Uniformes de Posse Obrigatria .............................................................................. CAPTULO VIII Classificao e Uso das Condecoraes ................................................................... CAPTULO IX Disposies Finais e Transitrias ..............................................................................

05

06

13

14

16

17

17

20

ANEXO A: Descrio e utilizao das peas de uniformes ANEXO B: Correspondncias com os uniformes das Foras Armadas e trajes civis

3

CAPTULO I NORMAS GERAISArt. 1 O presente Regulamento tem por objetivo definir os uniformes, distintivos e insgnias da Polcia Militar, bem como regular o seu uso e posse. Pargrafo nico - Os termos utilizados no presente Regulamento sero definidos no Anexo "A". Art. 2 A utilizao correta dos uniformes, distintivos, condecoraes e insgnias garante a boa apresentao individual e coletiva do pessoal da Polcia Militar, contribuindo para o fortalecimento da disciplina e do conceito da Instituio perante a opinio pblica. Art. 3 Constitui obrigao de todo militar zelar por seus uniformes, distintivos e insgnias e pela correta apresentao pessoal em pblico e tambm a de seus subordinados. Art. 4 Os uniformes prescritos neste regulamento so de uso exclusivo da Polcia Militar do Estado de Minas Gerais. Art. 5 No permitido alterar as caractersticas dos uniformes, nem a eles sobrepor e/ou agregar pea, insgnia ou distintivo, de qualquer natureza, no previstos neste regulamento ou em ato do Comandante-Geral. Art. 6 Os militares que comparecerem fardados s solenidades militares e atos sociais devem utilizar os uniformes previstos para a ocasio ou designados pela autoridade competente. Art. 7 Para fins deste Regulamento, estendem-se aos Aspirantes-a-Oficial as prescries referentes aos oficiais, e aos alunos dos diversos cursos de habilitao e formao de oficiais, as prescries referentes aos Cadetes do Curso de Formao de Oficiais (CFO), salvo quando se dispuser expressamente em contrrio. Art. 8 Os integrantes da Polcia Militar de Minas Gerais, quando em cursos fora da Corporao ou disposio de outras co-irms, usaro os uniformes da PMMG, salvo se o regulamento da co-irm anfitri dispuser o contrrio. Art. 9 Os integrantes de outras co-irms, matriculados em cursos de formao na PMMG, ficam obrigados a utilizarem os uniformes previstos neste Regulamento, sendo os mesmos de uso facultativo para os demais cursos. Art. 10. As cores, tonalidades, texturas, tipos, modelos, modelagens, acabamentos e complementos de uniformes so os constantes das Normas de Especificao de Uniformes e Equipamentos Operacionais de uso individual, sendo vedada qualquer alterao, criao ou incluso de novos itens, ainda que em carter experimental, sem anlise prvia da DAL e aprovao pelo EMPM.

4

CAPTULO II CODIFICAO E CLASSIFICAO DOS UNIFORMESArt. 11. Os uniformes previstos neste Regulamento esto codificados e classificados da seguinte forma: CDIGO CLASSIFICAO DOS UNIFORMES A UNIFORMES DE CERIMNIA, GALA E DESFILE - Uniforme de Cerimnia Branco A.1 - Uniforme de Cerimnia Bege A.2 - Uniforme de Cerimnia Cinza A.3 - Uniforme de Gala e Desfile para a APM A.4 - Uniforme de Gala e Desfile Drages da Independncia A.5 - Uniforme de Gala e Desfile para Guarda Governamental A.6 B UNIFORMES OPERACIONAIS E DE INSTRUO - Uniforme para Policiamento Ostensivo Geral B.1 - Uniforme para Policiamento de Meio Ambiente, em Motocicleta, de Trnsito B.2 Urbano e Rodovirio e Policiamento Montado - Uniforme para Policiamento em Bicicleta B.3 - Uniforme para Policiamento em Embarcao B.4 - Uniforme para Grupos de Aes Tticas Especiais (GATE) B.5 - Uniforme para Policiamento Areo B.6 - Uniforme para Controle de Distrbios Civis (Camuflado Urbano) B.7 C UNIFORMES ADMINISTRATIVOS - Uniforme de Trnsito e Expediente C.1 - Uniforme para o Pessoal de Sade C.2 - Uniforme para Gestantes C.3 - Uniforme para Pessoal de Manuteno C.4 D UNIFORMES PARA DELEGAES E PRTICAS DESPORTIVAS - Uniforme de Educao Fsica D.1 - Agasalho de Educao Fsica D.2 - Uniforme de Defesa Pessoal D.3 - Uniforme para Provas Hpicas D.4

5

CAPTULO III COMPOSIO E USO DOS UNIFORMESArt. 12. Os uniformes possuem as seguintes composies e previses de uso:A UNIFORMES DE CERIMNIA, GALA E DESFILE UNIFORME DE CERIMNIA BRANCO USO COMPOSIO PARA O MILITAR COMPOSIO PARA O MILITAR MASCULINO: FEMININO: 1) Em solenidades cvico- meia preta; - meia fina fum; militares e em outras ocasies, - sapato preto; - sapato social preto de salto alto; quando determinado. - cala cinza; - saia cinza; -cinto preto; - cinto preto; 2) Nos deslocamentos externos -camisa branca de manga comprida; - camisa branca de manga comprida; OPM. - gravata preta; - gravata preta; - tnica branca ; - tnica branca; 3) De uso facultativo para as - quepe cinza com floro do crculo - chapu cinza com floro do crculo praas em formaturas, correspondente. correspondente. apresentaes da orquestra sinfnica e bandas de msica e outras situaes a critrio do Comandante, Diretor ou Chefe. Observaes: 1) Peas complementares para as duas composies: a) Distintivo composto por duas garruchas cruzadas ou distintivo especial de quadros e categorias, tamanho grande, disposto na lapela das tnicas, na altura do n da gravata e com a base voltada para a direo do primeiro boto da tnica; b) Platina removvel indicativa de posto, graduao ou ano de curso (para os cadetes e alunos da APM); c) Insgnia em tecido indicativa da graduao , afixada nas mangas; 2) Fica facultado s militares: a) o uso da cala social em substituio saia, exceto durante desfiles e formaturas. b) o uso de sapato tipo mocassim durante desfiles e formaturas militares.

A.1

UNIFORME DE CERIMNIA BEGECOMPOSIO PARA O MILITAR MASCULINO: - meia preta; - sapato preto; - cala bege; - cinto preto; - camisa bege de manga comprida; - gravata preta; - tnica bege; -quepe bege com floro do crculo correspondente.

USO

A.2

1) Em solenidades COMPOSIO PARA O MILITAR cvico-militares e em FEMININO: - meia fina, cor da pele; outras ocasies, quando - sapato social preto, de salto alto; determinado. - saia bege; - cinto preto; 2) Nos deslocamentos - camisa bege de manga comprida; externos OPM. - gravata preta; - tnica bege; -chapu bege com floro do crculo correspondente. Observaes: 1) Peas complementares para as duas composies: a) distintivo composto por duas garruchas cruzadas ou distintivo especial de quadros e categorias, em tamanho grande, dispostos nas lapelas das tnicas, na altura do n da gravata e com a base voltada para a direo do primeiro boto da tnica; b) platina removvel indicativa de posto, graduao ou ano de curso (para os cadetes e alunos da APM); c) insgnia em tecido indicativa da graduao , afixada nas mangas. 2) facultado o uso da camisa bege de manga curta para as duas composies. 3) Fica facultado s militares: a) o uso de sapato tipo mocassim durante desfiles e formaturas militares; b) o uso da cala social em substituio saia, exceto durante desfiles e formaturas.

6

UNIFORME DE CERIMNIA CINZA COMPOSIO PARA O MILITAR MASCULINO: - meia preta; - sapato preto; - cala cinza; - cinto preto; - camisa branca de manga comprida; - gravata preta; - tnica cinza; - quepe cinza com floro do crculo correspondente. A.3 COMPOSIO PARA O MILITAR FEMININO: - meia fina fum; - sapato social preto de salto alto; - saia cinza; - cinto preto; - camisa branca de manga comprida; - gravata preta; - tnica cinza; - chapu cinza com floro do crculo correspondente.

USO 1) Em solenidades cvico-militares e em outras ocasies, quando determinado. 2) Nos deslocamentos externos OPM. 3) De uso facultativo para as praas em formaturas, apresentaes da orquestra sinfnica e bandas de msica e outras situaes a critrio do Comandante, Diretor ou Chefe.

Observaes: 1) Peas complementares para as duas composies: a) distintivo composto por duas garruchas cruzadas ou distintivo especial de quadros e categorias, em tamanho grande, disposto na lapela das tnicas, na altura do n da gravata e com a base voltada para a direo do primeiro boto da tnica; b) platina removvel indicativa de posto, graduao ou ano de curso (para os Cadetes e Alunos da APM); c) insgnia em tecido indicativa da graduao , afixada nas mangas. 2) Fica facultado s militares: a) o uso da cala social em substituio saia, exceto durante desfiles e formaturas; b) o uso de sapato tipo mocassim durante desfiles e formaturas militares. UNIFORME DE GALA E DESFILE PARA APM COMPOSIO PARA O MILITAR COMPOSIO PARA O MILITAR MASCULINO: FEMININO: - meia fina fum; - meia preta; - sapato social preto de salto alto; - sapato preto; - cala azul cobalto; - saia azul cobalto; - cinto preto; - cinto preto; - tnica azul ultramar; - tnica azul ultramar; - cinturo azul com bordas, fundo - cinturo azul com bordas, fundo vermelho e talim azul; vermelho e talim azul; - luvas brancas com punho curto; - luvas brancas com punho curto; - chapu azul cobalto ou barretina azul - quepe azul cobalto ou barretina azul cobalto. cobalto. - polaina branca ( para uso somente com a barretina). USO 1) Em solenidades cvico-militares, nos desfiles e guardas de honra, mediante determinao, armado com espadim, espada ou fuzil.

A.4

Observaes: 1) Peas complementares para as duas composies: a) platina removvel indicativa do ano de curso dos Cadetes e Alunos da APM; b) alamar azul com pingente vermelho para todos os anos dos cursos da APM, indistintamente, devendo ser afixado do lado direito da tnica. 2) militar fica facultado o uso de sapato tipo mocassim durante desfiles e formaturas militares. 3) O uso da barretina implica, obrigatoriamente, a utilizao de polaina branca para o militar masculino. 4) A tnica dos oficiais ter detalhes correspondentes aos postos nas mangas e platinas.

7

A.5

UNIFORME DE DESFILE DRAGES DA INDEPENDNCIA COMPOSIO BSICA: - meia preta; - bota preta; - espora de metal branco; - espora de metal amarelo para possuidores de curso de equitao; - culote azul ferrete com bombacho; - cinto preto; - tnica branca com dragonas (douradas para Oficiais e vermelhas para Praas); - cinturo preto com fivela especial; - luvas pretas com punho longo; - capacete dourado.

USO 1) De uso exclusivo pelos cavalarianos em solenidades cvicomilitares, nos desfiles e guardas de honra, mediante determinao.

A.6

UNIFORME DE GALA E DESFILE PARA GUARDA GOVERNAMENTAL COMPOSIO BSICA: - meia preta; - coturno preto com cadaro branco; - cala bege; - cinto preto; - jaqueta bege; - cinturo preto, com acessrios; - luvas pretas, com punho longo; - leno branco; - boina preta. Observao: 1) facultado o uso do capacete branco em substituio boina preta.

USO

1) Em solenidades cvico-militares, guardas de Palcios, desfiles ou guarda de honra na APM, CFAP e Cia PGd, ou quando determinado.

B

B.1

UNIFORMES OPERACIONAIS E DE INSTRUO UNIFORME PARA POLICIAMENTO OSTENSIVO GERAL USO COMPOSIO BSICA: 1) Para os policiamentos - meia preta; a p, radiopatrulha- coturno preto; mento, guarda em - cala bege com elstico; aquartelamentos, sedes - cinto preto; dos poderes pblicos e - gandola bege, manga curta; presdios e em - cinturo de couro preto, com acessrios (equipamento); operaes de choque. - boina preta. 2) Nos deslocamentos externos OPM. Observaes: 1) O capacete de policiamento branco poder ser utilizado quando necessrio, 3) Instruo critrio do Comandante. militar. 2) Para o policiamento de trnsito urbano e rodovirio a cobertura ser o bon regulvel branco. policial-

8

UNIFORME PARA POLICIAMENTO DE MEIO AMBIENTE, EM MOTOCICLETA E DE TRNSITO URBANO E RODOVIRIO E POLICIAMENTO MONTADO COMPOSIO BSICA: - meia preta; - bota preta especfica para o Policiamento de Meio Ambiente, em motocicleta e de trnsito urbano e rodovirio; (Acrescentado pela Resoluo 3951, de 31/10/07) - bota preta especfica para o policiamento montado; - culote bege; - cinto preto; - gandola bege, manga curta; - cinturo de couro preto, com acessrios (equipamento); - boina preta; - luvas pretas para motociclistas. Observaes: B.2 1) capacete de segurana branco poder ser usado pelo policiamento montado, critrio do Comandante da Unidade. 2) cordo de apito para os motociclistas empenhados no policiamento de trnsito urbano e rodovirio ser o branco. 3) obrigatrio o uso do chapu aba larga bege no Policiamento de Meio Ambiente. 4) A bota preta para o policiamento montado possui modelo prprio. 5) Para o policiamento de trnsito urbano e rodovirio a cobertura ser o bon regulvel branco. 6) Nos deslocamentos externos OPM, no estando em servio, facultado o uso da boina aos policiais militares das Cias de Polcia de Meio Ambiente. (Itens 5 e 6 acrescentados pela Resoluo 3951, de 31/10/07)

USO

1) No policiamento DE Meio Ambiente, em motocicleta, de trnsito urbano e rodovirio e policiamento montado; inclusive com emprego em escoltas, como batedor e guarda em aquartelamentos. 2) Nos deslocamentos externos OPM. 3) Instruo militar. policial-

4) Durante os cursos de equitao ou de motociclista, a critrio do Comandante. 5) Nas atividades administrativas do RCAT, e das Cias de trnsito urbano e rodovirio e de Meio Ambiente. (Itens 4 e 5 acrescentados pela Resoluo 3951, de 31/10/07) USO 1) No policiamento em bicicleta.

UNIFORME PARA POLICIAMENTO EM BICICLETA COMPOSIO BSICA: - meia branca; - bota de segurana preta; - bermuda preta; - tensor preto; - luva preta para ciclista; - camisa branca com gola polo; - cinturo de couro preto, com acessrios (equipamento); - culos de proteo (equipamento); - boina preta. B.3 Observaes: 1) Durante os deslocamentos o militar dever utilizar o capacete preto para ciclista. 2) O tensor preto dever ser utilizado por baixo da bermuda. 3) A camisa branca com gola polo ter inscries da logomarca da PMMG na frente e nas costas, etiqueta de identificao e faixas refletivas nas mangas, frente e costas. 4) Quando as condies climticas exigirem, ser utilizado o agasalho de educao fsica, confeccionado em modelo prprio (cala, bluso e camisa branca com gola polo). 9

B.4

UNIFORME PARA POLICIAMENTO EM EMBARCAO USO COMPOSIO BSICA: 1) No policiamento - meia soquete preta; em embarcao. - tnis preto; - bermuda bege com bolsos laterais; 2) Vedado o - gandola bege, manga curta; deslocamento do - cinturo de couro preto, com acessrios (equipamento); militar no estando em - chapu tipo selva-safari, bege, com floro do crculo correspondente. (Item servio. (Item acrescentado pela Resoluo 3951, de 31/10/07) acrescentado pela Resoluo 3951, de 31/10/07) Observao: 1) Peas complementares para a composio bsica: a) Passadores (Luvas removveis) na cor preta, com bordado indicativo da insgnia de posto/graduao; b) Insgnia bordada em tecido (divisa) indicativa da graduao, fixada nas mangas. (Item 1 acrescentado pela Resoluo 3951, de 31/10/07) 2) facultado o uso da camisa branca de gola polo, prevista para o uniforme B.3. 3) facultado o uso da gandola bege, de manga comprida. (Acrescentado pela Resoluo 3951, de 31/10/07)

B.5

UNIFORME PARA GRUPOS DE AES TTICAS ESPECIAIS (GATE) COMPOSIO BSICA: - meia preta; - coturno preto com cano de lona; - cala preta; - cinto preto; - bluso preto tipo safari; - cinturo de couro preto com acessrios (equipamento); - boina preta. Observaes: 1) Em razo da especificidade das misses que lhes so afetas, fica facultado aos Grupos de Aes Tticas Especiais (GATE): a) o uso da camiseta preta em substituio ao bluso tipo safari no interior dos quartis. A camiseta ter as seguintes inscries: logomarca da PMMG, escudo do GATE na frente e inscrio GATE nas costas; b)o uso do suspensrio compartimentado ou do colete ttico compartimentado, ambos na cor preta, em substituio ao cinturo de couro preto; c) o uso de capuz e/ou bon regulvel preto. UNIFORME PARA POLICIAMENTO AREO COMPOSIO BSICA: - bota de segurana preta; - meia preta; - macaco bege para piloto; - boina preta.

USO

1) Nas aes/operaes e instruo dos grupos de aes tticas especiais.

USO 1) Em aes operaes radiopatrulhamento areo. ou de

B.6

Observaes: 1) facultado o uso de coldre axilar, suspensrio compartimentado ou colete ttico compartimentado. 2) O capacete de vo dever ser utilizado em operaes areas. 3) facultado o uso de macaco cinza, em tecido antichama, para o pessoal de servio (comandantes de aeronaves, comandantes de operaes, observadores areos, mecnicos de aeronaves e pessoal de apoio).

10

B.7

UNIFORME PARA CONTROLE DE DISTRBIOS CIVIS CAMUFLADO URBANO COMPOSIO BSICA: - meia preta; - coturno preto com cano de lona; - cala com estampa camuflado urbano; - cinto preto; - bluso tipo safari, com estampa camuflado urbano; - cinturo de couro preto com acessrios (equipamento); - boina preta. Observaes 1) O capacete antitumulto poder ser utilizado nas operaes de choque, quando determinado. 2) Em razo da sua exclusividade e especificidade de uso, a utilizao e a confeco do uniforme B.7 depende de autorizao do Comandante-Geral.

USO 1) Em aes e/ou operaes de controle de distrbios civis. 2) Vedado o deslocamento do militar no estando de servio.

11

C

C.1

UNIFORMES ADMINISTRATIVOS UNIFORME DE TRNSITO E EXPEDIENTE COMPOSIO PARA O MILITAR COMPOSIO PARA O MILITAR MASCULINO: FEMININO: - meia preta; - meia fina, cor da pele; - sapato preto; - sapato preto; - cala bege; - saia ou cala bege; - cinto preto; - cinto preto; - camisa bege, manga curta; - camisa bege, manga curta; - boina preta; - boina preta; - quepe bege, com floro do crculo - chapu bege, com floro do crculo correspondente. correspondente.

USO 1) Nas atividades administrativas, em solenidades ou quando determinado. 2) Nos deslocamentos externos OPM.

Observaes: 1) O uniforme poder ser usado com cinturo preto de couro, com acessrios, nos deslocamentos externos OPM e emprego no policiamento ostensivo. 2) Durante a realizao de cursos a militar usar a cala bege.

C.2

UNIFORME PARA PESSOAL DE SADE COMPOSIO PARA O COMPOSIO PARA O MILITAR MASCULINO: MILITAR FEMININO: - meia branca; - meia branca; - sapato branco; - sapato branco; - cala branca; - saia ou cala branca; - camisa branca manga curta; - camisa branca manga curta; - cinto branco; - cinto branco; - bon regulvel branco. - bon regulvel branco. Observaes:

USO 1) Pelos militares do QOS e QPE Aux. Sade, nos ambulatrios, enfermarias, clnicas e nos demais servios de assistncia sade. 2) Nos deslocamentos externos OPM.

1) facultado o uso dos uniformes operacionais e administrativos, com guarda-p branco, para os militares do QOS e QPE Aux. Sade, empregados respectivamente em Unidades Operacionais e Administrativas. 2) Para os veterinrios e seus auxiliares do Quadro de Sade, ser autorizada a utilizao da bota de borracha branca, ou da bota de segurana preta.

C.3

UNIFORMES PARA GESTANTES COMPOSIO BSICA: - meia fina cor da pele; - sapato preto; - bata bege; - camisa bege; - boina preta.

USO 1) Uso restrito ao interior dos quartis, substituindo os demais uniformes, enquanto durar a gestao.

Observaes: 1) facultativo o uso da cala bege, com cadaro, usada com camiso bege confeccionado em modelo prprio para gestantes. 2) Para pessoal da rea de sade o uniforme ter as mesmas caractersticas e peas na cor branca. UNIFORME PARA MANUTENO COMPOSIO BSICA: - meia preta; - bota de segurana preta; - cala bege; - cinto preto; - bluso bege para manuteno; - boina preta. 12 USO 1) Nos servios de manuteno das oficinas, no interior das Unidades, sendo facultado uso para os veterinrios e auxiliares. 2) proibido o uso nos deslocamentos externos OPM, exceto se de servio.

C.4

D

UNIFORMES PARA DELEGAES E PRTICAS DESPORTIVAS UNIFORME DE EDUCAO FSICA COMPOSIO PARA O MILITAR COMPOSIO PARA O MILITAR MASCULINO: FEMININO: - meia branca; - meia branca; - tnis predominantemente preto; - tnis predominantemente preto; - calo preto para os oficiais e azul - calo preto para os oficiais e azul para as praas para as praas; - sunga de natao preto para os oficiais - mai olmpico preto para os oficiais e azul para as praas; e azul para as praas; - tensor preto para oficiais e azul para - tensor preto para oficiais e azul para praas (facultativo); praas; - camiseta branca, com gola olmpica. - camiseta branca, com gola olmpica. USO 1) No interior dos aquartelamentos, na prtica de atividades fsicas-desportivas, em competies oficiais ou quando determinado.

D.1

Observaes 1) Os cales, exceto para Cabos e Soldados, tero uma listra nas laterais, sendo branca para os Oficiais, Subtenentes e Sargentos e vermelha para os Cadetes/Alunos da APM. 2) Para a prtica da atividades de natao, o uniforme ser composto de: sunga de natao preta para oficiais e azul para praas do sexo masculino, e mai inteirio (olmpico) preto para as oficiais e azul para praas do sexo feminino; a) por ocasio das formaturas anteriores prtica da atividade de natao, alm da sunga e do mai, o uniforme ser composto do calo e da camiseta branca do uniforme de educao fsica, utilizados com chinelo preto. 3) A camiseta dever ter a inscrio do posto/graduao e nome de chamada do militar inscrito, em preto, na altura do peito, do lado esquerdo. 4) Para Cadetes e Alunos da APM, ser pintado acima do nome de chamada, o distintivo indicativo do ano do curso e, para os demais alunos, a abreviatura do curso de formao. 5) Fica facultada a execuo da atividade desportiva sem o uso da camiseta branca, sendo obrigatrio s militares a prtica das referidas atividades utilizando o mai correspondente ao respectivo crculo. 6) Os Oficiais e Praas formados em Cursos de Educao Fsica usaro duas listras de cor branca nas laterais do calo. AGASALHO DE EDUCAO FSICA COMPOSIO BSICA: - meia branca; - tnis preto; - cala azul de educao-fsica; - camiseta branca do uniforme de educao fsica; - bluso azul de educao-fsica. USO 1)Interno: usado nas atividades fsicas, solenidades esportivas, competies oficiais, ou a critrio do Comandante, Diretor ou Chefe.

D.2

2)Externo: usado nos deslocamentos externo OPM, em competies esportivas de carter oficial ou quando Observaes determinado e pelos militares 1) As calas dos agasalhos , exceto para Cabos e Soldados, tero empregados no patrulhamento em uma listra nas laterais, sendo amarela para os Oficiais, branca para bicicleta, com as devidas adaptaes, Subtenentes e Sargentos e vermelha para os Cadetes e Alunos da quando as condies climticas assim APM. o indicarem. 2) facultado s militares o uso do mai em substituio camiseta branca.

13

UNIFORME DE DEFESA PESSOAL COMPOSIO BSICA:

USO de

- chinelo preto; 1) Em atividades - cala branca "Shitabaki" ; treinamento especfico. - bluso branco "Waqui"; - faixa "Obi", na cor correspondente ao nvel de adestramento do usurio. D.3

Observaes 1) Sob o Uniforme de Ataque e Defesa os militares devero usar o short de natao e as militares o mai olmpico. 2) O bluso branco Waqui dever ter a inscrio do posto/graduao e nome de chamada do militar inscrito, em preto, na altura do peito, do lado esquerdo. 3) Para os Cadetes e Alunos da APM, o distintivo do curso/ano ser bordado em preto, com fundo branco, afixado no lado esquerdo do bluso, acima da tarjeta de identificao. Para os alunos dos demais cursos de formao da PMMG prevista a abreviatura do curso pintada ou afixada acima da tarjeta de identificao.

UNIFORME PARA PROVAS HPICAS

USO

D.4

COMPOSIO BSICA: - bota preta; 1) Em demonstraes - meia preta; eqestres, provas hpicas, ou - espora de metal branco (amarelo para possuidores de curso de equitao); quando determinado. - culote bege; - cinto preto; - camisa bege; - gravata preta; - jaqueta bege; - capacete protetor bege; - boina preta.

CAPTULO IV CLASSIFICAO E USO DAS INSGNIASArt. 13. Os postos so identificados por insgnias usadas no sentido longitudinal das platinas, de acordo com a descrio seguinte: I - Oficiais Superiores: a) Coronel: trs estrelas compostas; b) Tenente-Coronel: duas estrelas compostas, seguidas por uma estrela base; c) Major: uma estrela composta, seguida por duas estrelas base. II Oficiais Intermedirios e Subalternos: a) Capito: trs estrelas base; b) Primeiro-Tenente: duas estrelas base; c) Segundo-Tenente: uma estrela base. III Aspirante-a-Oficial: uma estrela de cinco pontas, cheia. 1 A estrela composta colocada prxima costura da manga das camisas, tnicas, bluses, jaquetas, capotes, macaces, bluses de couro e japonas, seguida das estrelas base. 3 O Comandante-Geral usar insgnia distinta dos demais coronis, sendo formada por bordado de estrela de cinco pontas, em cor dourada, ao centro de um crculo vermelho, contornado por uma fita azul, contendo vinte e sete estrelas prateadas. Abaixo, trs estrelas de oito pontas, dispostas em forma triangular, em cor amarelo-ouro. Esse conjunto delimitado por folhas de louro douradas, laadas pelo prolongamento da fita azul.14

4 A insgnia a que se refere o pargrafo anterior ser bordada em platina removvel, para uso nos uniformes A.1, A.2 e A.3, e, bordada em luva removvel, para uso nos uniformes operacionais e C.1. 5 Os Coronis Juzes do Tribunal de Justia Militar do Estado de Minas Gerais usaro insgnias, especficas de Juzes Militares, em sentido longitudinal das platinas. A platina obedecer s seguintes composies: Bordada sobre veludo na cor preta em fio Myller dourado, tendo na parte inferior trs estrelas de 8 pontas cada, com dimetro de 20 mm, contendo dois crculos sobrepostos, concntricos, sendo o externo bordado em linha azul 100% polyester onde se observam distribudas sobre ele, cinco estrelas bordadas em fio Myller prata e o interno bordado em linha 100% polyester na cor vermelha tendo ao centro uma estrela bordada em fio Myller dourado, dispostas sobre a platina no formato de um tringulo issceles a 5mm da base. Acima deste conjunto, um sabre, como fiel, sustenta dois pratos de balana em equilbrio. Circunda este ltimo conjunto, dois ramos de louro enlaados abaixo. Na parte superior da platina aplicado um boto de metal com a inscrio do cruzeiro do sul. Toda a extremidade da platina leva um acabamento bordado em fio Myller dourado de 3mm de espessura. 6 A insgnia a que se refere o pargrafo anterior ser bordada em platina removvel , para uso dos Juzes Militares do Tribunal de Justia Militar, nos uniformes A.1, A.2 e A.3. (Pargrafos 5 e 6 acrescentados pela Resoluo 3783, de 29/10/04) Art. 14. As graduaes so identificadas por insgnias, de acordo com as descries seguintes: I os Cadetes (CFO), os Alunos do Curso de Habilitao de Oficiais (CHO) e os Alunos do Curso Especial de Formao de Oficiais (CEFO) usaro insgnias correspondentes aos respectivos cursos, conforme descrio abaixo: a) Cadetes: estrela de cinco pontas, vazia, inscrita em crculo, com barras verticais, correspondentes aos seguintes anos de curso: - 4 ano - quatro barras verticais posicionadas ao lado do conjunto crculo e estrela; - 3 ano - trs barras verticais posicionadas ao lado do conjunto crculo e estrela; - 2 ano - duas barras verticais posicionadas ao lado do conjunto crculo e estrela; - 1 ano - uma barra vertical posicionada ao lado do conjunto crculo e estrela. b) Alunos do CEFO: tringulo vazio, inscrito em crculo, com barras verticais, correspondentes aos seguintes anos de curso: - 2 ano - duas barras verticais posicionadas ao lado do conjunto crculo e tringulo; - 1 ano - uma barra vertical posicionada ao lado do conjunto crculo e tringulo. c) alunos do CHO: tringulo vazio, inscrito em crculo; II - Subtenente: tringulo eqiltero, vazio, posicionado com uma de suas pontas voltada para o boto que prende a platina. III Primeiro-Sargento: cinco divisas formando dois conjuntos, um superior de 03 (trs) e outro inferior de 02 (duas) divisas. IV Segundo-Sargento: quatro divisas formando dois conjuntos, um superior de 03 (trs) e outro inferior de 01 (uma) divisa. V Terceiro-Sargento: trs divisas. VI - Cabo: duas divisas. VII Soldado 1 Classe: uma divisa. Art. 15. As insgnias designativas dos postos sero confeccionadas: I - bordadas em platinas removveis para uso nos capotes, japonas, bluses de couro, tnicas dos uniformes A.1, A.2, A.3 e A.6 e camisas dos uniformes C.1, C.2 e C.3. II - bordadas em luvas removveis, usadas nas platinas da camisa do uniforme C.4 e nos bluses e gandolas dos uniformes operacionais.15

Art. 16. As insgnias designativas de graduaes sero confeccionadas: I - bordadas em platinas removveis para uso pelos Cadetes/Alunos da APM e Subtenentes, nas platinas das jaquetas, capotes, japonas, bluses de couro, tnicas dos uniformes A.1, A.2, A.3 e A.6 e camisas dos uniformes C.1, C.2 e C.3. II - bordadas em luvas removveis, usadas pelos Cadetes/Alunos da APM e Subtenentes, nas platinas da camisa do uniforme C.4 e nos bluses e gandolas dos uniformes operacionais. III - em tecido: para Sargentos, Cabos e Soldados, afixadas 11 (onze) cm abaixo da costura do ombro das mangas dos bluses, bluses de couro, camisas, capotes, japonas, jaquetas, macaces e tnicas.

CAPTULO V CLASSIFICAO E USO DOS DISTINTIVOSArt. 17. Os distintivos da PMMG so os seguintes: I - distintivo Tiradentes: costurado a 02 cm abaixo da costura do ombro da manga esquerda das seguintes peas de fardamento: a) jaquetas e tnicas dos uniformes de Cerimnia, Gala e Desfile, exceto para o uniforme A.4; b) camisas e gandolas de todos os uniformes operacionais e administrativos; c) bluso Waqui (D.3) e jaqueta dos uniformes para Delegaes e Prticas Desportivas (D.4); d) bluso do uniforme de manuteno, do Grupo de Aes Tticas Especiais e do Controle de Distrbios Civis, bluso de couro, capote de l e japonas. II - distintivo da bandeira do Estado de Minas Gerais: costurado a 02 cm abaixo da costura do ombro da manga direita e utilizado nas mesmas peas de fardamento descritas para o distintivo Tiradentes. III - distintivo bsico de Polcia Militar: constitudo por duas garruchas cruzadas, de metal dourado, que, em tamanho grande, ser utilizado nas extremidades das golas das jaquetas e tnicas dos uniformes A.1, A.2, A.3, A.5, A.6 e D.4. Em tamanho reduzido, conhecido por garruchinhas, ser usado nas duas extremidades das golas das camisas dos uniformes C.1, C.2 e C.3, por todos os oficiais e praas do QOPM e QPPM. IV - distintivos logomarca da PMMG: em modelos e tamanhos prprios, utilizado bordado ou silkado na parte frontal do bon regulvel e da camisa branca com gola polo do uniforme B.3, nos suspensrios e coletes tticos compartimentados e nas capas de chuvas. V - distintivos dos crculos em coberturas: representados por distintivos prprios chamados de floro, com a funo de identificar os crculo dos Oficiais, Cadetes/Alunos, Subtenentes/Sargentos e Cabos/Soldados. Em modelos prprios sero afixados na parte lateral direita, na primeira metade da boina, e na parte frontal das barretinas, chapus e quepes. VI - distintivos especiais de quadros e categorias: sero confeccionados em metal dourado e utilizados, de forma facultativa, nas extremidades das golas das jaquetas e tnicas dos uniformes A.1, A.2, A.3, e D.4, em substituio ao distintivo bsico da PMMG (garruchas grandes). Em tamanhos reduzidos, sero usados nas duas extremidades das golas das camisas dos uniformes C.1, C.2, C.3 e C4, da seguinte forma: a) Coronis Juzes do Tribunal de Justia Militar: uma espada na vertical, com o punho para baixo, como o fiel de uma balana, tudo contornado por um ramo de carvalho direita e de um louro esquerda, ligados inferiormente por um lao; b) Militares do RCAT: duas lanas cruzadas, com bandeirolas e um lao de fita no cruzamento;16

c) Oficiais Mdicos: uma serpente enlaando um sabre; d) Oficiais Dentistas: duas serpentes enleando uma haste; e) Oficiais Psiclogos: um tridente; f) Oficiais Farmacuticos: uma nfora com uma serpente; g) Oficiais Veterinrios: um facho com uma serpente enleada em forma de V; h) Militares Enfermeiros e Auxiliares de Enfermagem: uma lmpada, com estampa, em alto relevo, de uma serpente enlaando um sabre; i) Militares da rea de Comunicao: um crculo vazado irradiando quatro setas apontadas para os pontos cardeais; j) Capeles: uma cruz latina; l) Militares Msicos e Corneteiros: uma lira. VII - distintivos de cursos: a) os distintivos de cursos e estgios realizados na Corporao so confeccionados em modelos prprios, consoante as especificaes tcnicas e condies de utilizao aprovadas e regulamentadas pelo Comandante-Geral, e sero de uso facultativo por seus possuidores; b) ser reconhecido o distintivo de curso e estgio, de interesse da Corporao, que atenda o requisito de carga horria mnima de 160 horas/aulas; c) uma vez aprovado, o distintivo de curso/estgio dever constar do respectivo Catlogo de Especificao de Uniformes da PMMG; d) ser permitido o uso de, no mximo, quatro distintivos, assim posicionados: - um na parte central do bolso direito, correspondendo aos cursos de formao, aperfeioamento e especializao; - dois acima do bolso direito, correspondendo aos cursos de especializao e atualizao; - um de uso tpico no brao correspondente aos cursos de atualizao ou estgios. e) os distintivos correspondentes aos cursos de formao, aperfeioamento e especializao, confeccionados em metal, sero usados sempre na parte central do bolso direito, pendente de uma tira de couro preta, que acompanha o contorno do respectivo distintivo, afixada no boto do referido bolso,

sendo permitido o uso de apenas um desses distintivos, correspondente ao curso de maior destaque ou maior durao; f) os distintivos correspondentes aos cursos de especializao e atualizao, confeccionados em metal, sero colocados acima do bolso direito, rente costura superior do referido bolso e correspondero sempre ao curso de maior destaque ou de maior durao, sendo permitido o uso de, no mximo, dois distintivos desses cursos, sendo o segundo distintivo posicionado 02 cm acima do primeiro; g) os distintivos de cursos de atualizao ou estgios de uso tpico no brao sero afixados na manga direita, das camisas e bluso dos uniformes administrativos, capotes, gandolas, japonas e macaces, 01 cm abaixo da costura do distintivo da bandeira de Minas, sendo permitido o uso de, no mximo, 01 desses distintivos, quando confeccionados em tecido; h) os cursos ou estgios realizados fora da Corporao seguiro as normas de utilizao dos rgo/entidades que os concederam, desde que reconhecidos pela PMMG; neste caso, o militar concludente do curso ou estgio somente poder usar o distintivo depois de publicao do ato concedente em BGPM; i) todos os distintivos de cursos ou estgios tero uma verso confeccionada em tecido, para ser usado nos uniformes operacionais, seguindo o mesmo padro do distintivo de metal, com especificaes prprias constantes do Catlogo de Especificao de uniformes. VIII - distintivo de comandante: representado por uma estrela de cinco pontas, cheia, em metal dourado, para uso acima do bolso direito, rente costura dos bluses, camisas, gandolas e tnicas e, na mesma altura, nos capotes de l, japonas e jaquetas pelos oficiais que exerceram ou exercem os cargos abaixo:17

Comandante Geral; Chefe e Subchefe do EMPM; Comandante Regional de Policiamento; Diretor; Comandante de Unidade de Execuo Operacional;

a) os distintivos de comandantes tero uma verso confeccionada em tecido, para ser usada nos uniformes operacionais; b) a verso confeccionada em tecido seguir o mesmo padro do distintivo de metal, com especificaes prprias constantes do Catlogo de Especificao de Uniformes; c) o oficial Comandante, Diretor ou Chefe usar apenas um distintivo de Comandante, independente do nmero de Comandos exercidos.

CAPTULO VI PEAS COMPLEMENTARES E EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUALArt. 18. So peas complementares dos uniformes: IAgasalho de chuva; II Alamar; III Bluso de couro; IV Cachecol de l; VCapa de chuva para Policiamento Montado; VI Capote de l preto; VII Etiquetas de identificao; VIII Fiador; IX Guarda-chuva XGuarda-p; XI Insgnia; XII Japona; XIII Luvas; XIV - Luvas removveis(passadeiras); XV Platinas removveis; XVI Pingalim; XVII - Talim. Art. 19. So equipamentos de proteo individual, que compem o uniforme: ICinturo de couro com acessrios; II Colete a prova de balas; III Colete refletivo; IV Colete ttico compartimentado; VCordo de apito; VI Suspensrio compartimentado. CAPTULO VII UNIFORMES DE POSSE OBRIGATRIA Art. 20. So uniformes de posse obrigatria: I - Uniformes de Gala e Cerimnia:

18

a) A1, A2 e A.3 para Oficiais, Cadetes e Alunos de Curso de Formao/ Habilitao de Oficiais; b) A.2 para Subtenentes e Sargentos. II - Uniformes Operacionais: - de posse obrigatria para todos os militares, de acordo com sua respectiva funo de fardamento. III - Uniformes Administrativos: - de posse obrigatria para todos os militares, de acordo com sua respectiva funo de fardamento. IV - Uniformes para Delegaes e Prticas Desportivas: a) Uniforme D.1 para todos militares ; b) Uniforme D.2 para Oficiais, Cadetes e Alunos da APM e CFAP; c) Uniforme D.4 para militares que participam de Provas Hpicas. CAPTULO VIII CLASSIFICAO E USO DAS CONDECORAES Art. 21. Condecoraes so peas que imprimem sinal de distino honrosa, smbolo ou insgnia civil ou militar, com o fim exclusivo de premiar e recompensar servios, levando-se em considerao o mrito de cada agraciado. Art. 22. Para efeito de condecorao sero observadas as seguintes nomenclaturas: I - Barreta : pea de metal revestida de um ou mais pedaos de fita, de 35 mm de largura por 10 mm de altura, que correspondem s cores das fitas de que pendem as insgnias recebidas pelos agraciados. usada pelos militares em fita de trs ou quatro, por cima do bolso superior, do lado esquerdo do uniforme. II Colar: pea constituda de dupla corrente, ornada com os elementos alegricos da condecorao, tendo a insgnia pendente de sua parte inferior. III Comenda: insgnia de comendador e de Grande-Oficial, geralmente usada no pescoo, pendente de uma fita. IV Faixa: fita larga, de dimenso varivel, usada a tiracolo (em banda), da direita para a esquerda, com a insgnia da ordem pendente, usada apenas pelos gr-cruzes. V Fita: tira estreita de tecido, geralmente de gorgoro de seda chamalotada, em cores e dimenses fixadas para cada condecorao, de onde pendem as medalhas ou as insgnias. VI Medalha: pea de metal, de formato varivel, pendente de fita, com passador ou roseta correspondente condecorao. VII Passador: pea retangular de metal, integrante de algumas medalhas, por onde atravessa a fita da condecorao, destinada, geralmente, a representar honrarias ou distinguir, pelas figuras que o formam, tempo de servio, categorias ou motivos outros, tudo de acordo com o Regulamento das respectivas medalhas. VIII Placa: chapa em esmalte, sobreposta a uma pea de metal dourado ou prateado, usada pelos Grandes-Oficiais e Gr-Cruzes de uma Ordem. IX Roseta: o lao ou n da fita em forma de rosa, constituda pela fita da condecorao e usada pelos agraciados na botoeira da lapela em traje civil. Art. 23. As condecoraes nacionais cujo uso autorizado nos uniformes da Polcia Militar so as seguintes:19

I - de bravura; II - de ferimento em ao; III - de campanha, cumprimento de misses ou operaes de guerra; IV - de mrito; V - de bons servios militares; VI - de esforo nacional de guerra; VII - de servios prestados s Foras Armadas e s Foras Auxiliares; VIII - de servios extraordinrios; IX - de aplicao aos estudos militares; X de distino e ato de abnegao; XI - de distino por servios prestados FEB, ANFEB e UPPM. Art. 24. As condecoraes estrangeiras de uso autorizado nos uniformes so as concedidas pelos Governos das naes amigas para premiar servios de natureza essencialmente policial-militar. Art. 25. As condecoraes de carter internacional de uso autorizado para os militares so as concedidas por organizao mundial ou continental de que participe o Brasil, ou em nome dela, por Governo de nao amiga, para premiar servio de natureza policial-militar. Art. 26. So de uso restrito nos uniformes as seguintes condecoraes: I as outorgadas pelos Governos municipais, exceto os de capitais de Estado, cujo uso ser restrito ao municpio outorgante, enquanto o militar estiver participando de solenidade a cargo do Governo municipal; II as outorgadas por rgo e associaes civis, cujo uso ser restrito s solenidades internas de tais rgos. Art. 27. So de uso proibido nos uniformes as condecoraes recebidas em simpsios, congressos, datas comemorativas, de instituies literrias ou cientficas, em competies desportivas, ou qualquer outra espcie congnere. Art. 28. O militar agraciado com qualquer condecorao de uso autorizado nos uniformes somente poder us-la aps a publicao do ato de sua concesso no Boletim Geral da Polcia Militar. Art. 29. As condecoraes sero usadas obrigatoriamente: I - nas paradas e desfiles militares; II nas grandes datas, nos atos e solenidades em que assim for determinado. Art. 30. Em solenidades e atos oficiais nacionais sero usadas, com prioridade, as condecoraes brasileiras. 1 Nas solenidades sujeitas ao cerimonial de outros Pases/Estados/Municpios dever ser dado destaque s condecoraes daquele Pas/Estado/Municpio. 2 Nas solenidades nacionais das Foras Armadas e das instituies co-irms da Polcia Militar, dever ser dado destaque s condecoraes de tais Corporaes. Art. 31. As condecoraes conferidas ao militar sero usadas nos uniformes, a critrio de seu possuidor, respeitadas as prescries contidas neste Capitulo. Pargrafo nico - Quando o militar possuir grande nmero de condecoraes, deve haver propriedade no seu uso, restrito apenas s mais importantes, de acordo com as circunstncias, e com senso esttico que d apresentao das mesmas maior dignidade. Art. 32. A disposio das condecoraes nos uniformes obedece s seguintes prescries: tnicas, I Colares : sero colocados ao pescoo, por sobre a camisa, dentro da gola e fora das na sua altura natural, sem necessidade de suspend-los ou de diminuir os seus tamanhos,20

sendo facultativo o seu uso juntamente com outras condecoraes, devendo ser usado somente um colar de cada vez. II - Faixas: a) somente uma faixa poder ser usada de cada vez, sendo colocada tiracolo, do ombro direito para o quadril esquerdo, passando por baixo da platina do lado direito, e do talim, do lado esquerdo, devendo ser ajustada de forma que o lao donde pende a insgnia no v alm de 2 a 3 centmetros abaixo da cintura; b) o uso da faixa de determinada condecorao implicar a obrigatoriedade do uso da respectiva placa; c) ser dada prioridade faixa de condecorao nacional, nas solenidades e atos oficiais, no Brasil ou no estrangeiro. III Comendas: a) nos uniformes A.1, A.2, A.3 e A.6, podem ser usadas at trs comendas por cima da gravata vertical, passando as fitas por baixo do colarinho da camisa, podendo ficar tais comendas parcialmente recobertas; b) nos uniformes A.4 e A.5 podem ser usadas, no mximo, trs comendas, pendentes do pescoo e dispostas escalonadamente, a primeira junto gola e as demais saindo dos primeiro e segundo botes, de modo que as fitas fiquem encobertas e as comendas ligeiramente superpostas; c) o uso da comenda de Grande-Oficial tem como complemento obrigatrio a respectiva placa. IV Placas: so usadas, no mximo, seis placas, sendo quatro no lado esquerdo e duas no lado direito, da seguinte forma: a) no lado esquerdo, quando for usada apenas uma placa, esta deve ser colocada logo abaixo das medalhas, sem contudo toc-las; b) sendo usadas duas placas, a segunda fica 10mm abaixo da primeira, em pala; c) sendo usadas trs placas, sero dispostas em tringulo, em roquete; d) sendo usadas quatro placas, a disposio em forma de cruz; e) sendo usada uma faixa, a placa que a complementa sempre a primeira a ser colocada; f) alm das placas usadas por fora dos incisos III e IV deste artigo, outras podem ser usadas dentro dos limites acima fixados; g) em princpio, o uso das placas obedece aos Regulamentos das respectivas Ordens, sendo usadas, no lado esquerdo, as da Ordem do Mrito Militar, Ordem de Rio Branco, as de GrCruzes da ordem do Mrito Aeronutico, das Ordens Nacionais do Mrito e, no lado direito, as placas da Ordem Naval, da Ordem do Mrito Foras Armadas, Grande Oficial da Ordem Nacional do Mrito Mdico e a de Grande Oficial da Ordem do Mrito Aeronutico; h) a grande maioria das Ordens honorficas tem vrios graus, os mais elevados com duas insgnias que se completam, sendo Gr-Cruz, com o pendente da fita larga a tiracolo e placa, e Grande Oficial, com insgnia ao pescoo e placa, muitas vezes diferente da primeira. V Medalhas: a) a disposio das medalhas, usadas no peito, obedece ordem de precedncia, citada no artigo 23 deste Regulamento; b) nos uniformes A.1, A.2, A.3 e A.6 as medalhas usadas no peito sero dispostas no lado esquerdo, em fileiras de quatro no mximo, segundo a ordem de precedncia, da direita para a esquerda e de cima para baixo, observando-se as seguintes prescries: - no caso de ser usada fileira nica, a parte inferior da fileira deve tangenciar a parte inferior da pestana do bolso superior esquerdo; - havendo mais de uma fileira, a distncia entre as medalhas de uma fileira e as da seguinte de 10mm;

21

c) nos uniformes A.4 e A.5 as medalhas usadas no peito so dispostas no lado esquerdo, entre os 1 e 4 botes, em fileiras de quatro no mximo, segundo a ordem de precedncia, da direita para a esquerda e de cima para baixo, observando-se as seguintes prescries: - havendo mais de uma fileira, a distncia entre as medalhas de uma fileira e as da seguinte de 10mm; - havendo uma nica fileira de medalhas, esta deve ser colocada na altura do 2 boto; - se forem duas ou trs fileiras, a primeira dever ficar entre os 1 e 2 botes; - no caso de quatro fileiras, a primeira deve ficar altura do 1 boto. VI Barretas: As barretas so usadas em substituio s condecoraes, quando determinado por autoridade competente ou critrio de seus possuidores. A disposio das barretas obedecer as seguintes prescries: a) a barreta solitria deve ficar centralizada, 2mm acima do bolso superior esquerdo; b) o conjunto de duas barretas deve ser colocado de forma semelhante barreta solitria; c) devem ser dispostas em precedncia idntica estabelecida para as medalhas; d) devem ser organizadas em fileiras de trs colunas, at quinze barretas e acima desta quantidades sero organizadas em fileiras de quatro colunas, sendo o conjunto assim formado colocado de forma centralizada, 2mm acima do bolso esquerdo da tnica; e) quando for o caso, podem ficar superpostas gola da tnica, sem contudo prend-la; 1 As condecoraes nacionais so colocadas antes das estrangeiras. 2 Quando do mesmo grau, a precedncia obedecer ao critrio da antigidade, isto , data da sua instituio, salvo se ao ser criada a condecorao lhe previamente determinada a precedncia. 3 Para as condecoraes estrangeiras e internacionais, o critrio a seguir o mesmo, sendo que a ordem de precedncia regulada pela data da sua concesso e no pela antigidade.

CAPTULO IX DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIASArt. 33. A pala dos quepes, bons regulveis e chapus femininos dos oficiais superiores ser revestida, em seu lado externo, de ramada bordada em modelo prprio. Art. 34. Facultativamente, o Capelo poder usar o uniforme C.1, quando no estiver participando de cerimnia religiosa, ocasio em que usar seus hbitos eclesisticos. Art. 35. Os capacetes de policiamento e de motociclistas sero confeccionados na cor branca e circundados por faixas nas cores herldicas da Corporao, sendo afixada na parte frontal a logomarca da PMMG. Art. 36 . O militar poder transitar fardado, no estando de servio, com os seguintes uniformes: - Uniformes de cerimnia: A.1, A.2 e A.3; - Uniformes operacionais: B.1 e B.2; - Uniformes administrativos: C.1 e C.2; - Uniformes para delegaes e prticas desportivas: D.2. 1 facultado o uso da cala do agasalho de educao fsica, sem o bluso, com a camiseta branca de gola olmpica ou com a camiseta prevista para o uniforme B.3, bem como com camisetas promocionais das Unidades da Corporao, desde que estas guardem traos caractersticos da Polcia Militar.

22

2 O militar, nas condies previstas no caput deste artigo, baseando-se nos princpios da universalidade e ostensividade do policiamento, dever estar em condies de intervir nos diversos tipos de ocorrncias com que porventura deparar, ficando responsvel em adotar as primeiras medidas cabveis ao fato. Art. 37. facultado o uso da cobertura no interior de viaturas PM e veculos oficiais e particulares, alm de outros meios de transporte de carter coletivo. Art. 38. Ficar dispensado do uso de uniforme o militar em tratamento psiquitrico, com problemas fsicos que prejudiquem a esttica, ou dispensado do uso de calado, aps parecer mdico. Pargrafo nico O uso do agasalho de educao fsica, no desempenho das atividades administrativas e auxiliares, somente ser permitido mediante prescrio mdica. Art. 39. facultado o uso de guarda chuva ou sombrinha, para o militar transitar fardado, desde que no esteja de servio. Pargrafo nico: O guarda-chuva e a sombrinha devero ser dobrveis, na cor preta e sem estampa. Art. 40. Aos militares que prestam servio na Coordenadoria de Defesa Civil (CEDEC), autorizado o uso de colete identificador da instituio, fardados ou no, desde que em atividades tipicamente operacionais da citada Coordenadoria, e que a pea mencionada no possua qualquer smbolo ou expresso que identifique a Polcia Militar. Art. 41. facultado o uso de camiseta branca sob as camisas e gandolas dos uniformes administrativos e operacionais, desde que a manga da camiseta no sobressaia ao uniforme. Art. 42. proibido ao militar que estiver em forma durante solenidades oficiais, de carter civil ou militar, sobrepor ao uniforme aparelhos celulares, bips ou similares. Art. 43. Os Comandantes, Diretores ou Chefes devero pautar pela uniformidade na utilizao das peas e de equipamentos individuais de uso facultativo, no emprego de fraes elementares ou constitudas. Art. 44. Para o policiamento em embarcao e no interior dos quartis facultado o uso da camiseta branca do uniforme de educao fsica (gola olmpica) ou a camisa prevista para o uniforme de policiamento em bicicleta (gola polo), em substituio gandola, (com ou sem o cinto de guarnio), exceto nas formaturas e desfiles. Art. 45. Para os militares que atuam na rea de sade (exceto os do QOS e QPE Auxiliar de sade), quando servindo no HPM, Centro Odontolgico, Centro Farmacutico e Junta Central de Sade, o uniforme previsto ser o C.1, podendo ser utilizado o guarda-p branco sobreposto ao uniforme. Pargrafo nico: A mesma prescrio aplicada ao militar exercendo a atividade de garom.

Quartel em Belo Horizonte,

de

de 2001.

MAURO LCIO GONTIJO, CEL PM Comandante-Geral

23

ANEXO "A" AO RUIPM

DESCRIO E UTILIZAO DE PEAS DE UNIFORMESItem Pea Descrio e utilizao Pea transparente, composta de cala e bluso pretos. A cala dever possuir faixas refletivas nas pernas e o Distintivo Tiradentes dever ser silkado na manga esquerda do bluso e o distintivo da bandeira de Minas na manga direita. O silk da logomarca da PMMG dever ser aplicado: - nas costas do bluso; - na frente da perna direita da cala; - na frente, do lado esquerdo do bluso. Pea em material PVC, composta de cala e bluso pretos. A cala dever possuir faixas refletivas nas pernas e o distintivo Tiradentes dever ser silkado na manga esquerda do bluso e o distintivo da bandeira de Minas na manga direita. O silk da logomarca da PMMG dever ser aplicado como no agasalho de chuva. Pea usada pelo Chefe do Gabinete Militar do Governador, Ajudantes-deOrdem, Assistentes Militares e Cadetes e Alunos da APM, sendo semelhante a um galo de fio de nylon, que guarnece um vesturio, com as seguintes correspondncias: 03 Alamar a) para o Chefe de Gabinete Militar do Governador, Assistentes Militares e Ajudantes-de-Ordens: - cinza, com pingente, para o uniforme A.1 e A.3; - amarelo-ouro, com pingente, para o uniforme A.2; - amarelo ouro, curto, sem pingente, para o uniforme C.1; b) para Cadetes e Alunos da APM, no uniforme A.4, na cor azul, com pingente vermelho para todos os anos dos cursos, indistintamente. Cobertura azul cobalto, alta e cilindriforme, usada com o uniforme A.4. Tipo de cobertura sem pala, na cor preta, utilizada com o distintivo dos crculos (floro) afixado no lado direito. Tipo de cobertura composta de pala, confeccionada em tecido. Para os oficiais superiores a pala ser revestida em seu lado externo de ramada bordada em modelo prprio. Bota de couro de cano curto, tipo borzeguim, fechada com cordes, usada no uniforme B.3. Espcie de agasalho de couro na cor preta, tipo jaqueta, utilizado nos uniformes de motociclistas e de policiamento rodovirio, para proteo contra o frio e eventuais quedas. Manta longa e estreita, na cor preta, de uso facultativo, utilizada para agasalhar a regio do pescoo quando as condies climticas exigirem. Pea de modelo apropriado para proteo do militar durante a execuo do policiamento montado, em caso de chuva.

01

Agasalho de chuva

02

Agasalho de chuva para motociclistas

04 05 06 07 08 09

Barretina Boina Bon regulvel Bota de Segurana Bluso de couro Cachecol de l Capa de chuva para policiamento montado Capote

10

11

12

Espcie de casaco comprido, de l, na cor preta, utilizado em situaes de frio intenso. Cobertura de modelo prprio, para uso pelas militares, composta de copa e aba, usada com os uniformes A.1 e A.3, na cor cinza, A.2 e C.1, na cor bege, e Chapu feminino A.4, na cor azul cobalto. Para as Oficiais Superiores a pala ser revestida, em seu lado externo, de ramada bordada em modelo prprio.24

Continuao do Anexo A - RUIPM Cinturo de Cinto de guarnio de couro, na cor preta, destinado ao acondicionamento de 13 couro com armas e equipamentos operacionais. Utilizado em todos os uniformes acessrios operacionais e no C.1. Pea sem mangas e gola, tipo suspensrio, composto de elemento refletivo e cor contrastante amarelo-limo em suas faixas, usado sobre o uniforme, em 14 Colete refletivo situaes que exijam maior ostensividade e identificao imediata do militar. De uso facultativo nos uniformes operacionais. Conjunto composto de uma capa externa, sem mangas e gola, na cor bege, e Colete a prova de 15 painis balsticos frontais e dorsais para proteo do militar contra projteis de balas armas de fogo. (Alterado pela Resoluo 3916, de 13/02/2007) Conjunto composto de uma capa externa, sem mangas e gola, na cor preta e painis balsticos frontais e dorsais para proteo do militar contra projteis de Colete a prova de 15 balas arma de fogo. A pea dever conter uma etiqueta de identificao com inscrio da abreviatura do posto/graduao e nome de guerra, na cor preta, com sistema removvel velcron, na altura do bolso superior esquerdo. Pea sem mangas e gola, tipo colete, confeccionada em tecido e nylon, na cor Colete ttico preta, dotada de compartimentos para acondicionamento de armas, equipamentos 16 compartimentado operacionais e painis balsticos de coletes prova de balas. De uso facultativo nos uniformes operacionais. Pea confeccionada em cordo rayon nas cores preta ou branca (para o policiamento de transito urbano ou rodovirio), usada nos uniformes 17 Cordo de Apito operacionais, presa platina, com a funo de evitar a queda ou perda da arma e do apito de trnsito. Pea destinada a distinguir os integrantes de uma organizao. Na PMMG existem dois tipos de distintivos: Os de uso geral, que identificam o Estado e a Corporao (distintivo de Tiradentes, bandeira do Estado de Minas Gerais, 18 Distintivo garruchas cruzadas, flores das coberturas, logomarca institucional) e os de uso especfico que indicam uma especialidade ou situao do militar (distintivo de comandantes, categorias, cursos, estgios, etc.). Pea de identificao do militar, com inscrio da abreviatura do posto/graduao e nome de guerra, na cor preta. - de acrlico - ser utilizada nos uniformes administrativos, afixada no centro da tampa do bolso superior direito; Etiquetas de - de pano - com sistema removvel velcron, para utilizao nas japonas de 19 identificao frio, nos uniformes operacionais e de instruo, na altura do bolso superior direito; - de couro - com sistema removvel velcron usada do lado esquerdo, na altura do peito, nos uniformes para policiamento em operaes especiais e radiopatrulhamento areo. Cordo em rayon preto, usado como complemento obrigatrio, preso ao copo 20 Fiador da espada. Guarda-chuva ou Pea complementar do uniforme, de uso facultativo, na cor preta, utilizada 21 sombrinha para proteo do militar em trnsito, em caso de chuva. Pea de vesturio, na cor branca, utilizada sobre o uniforme, a fim de resguard-lo da poeira, nas atividades ligadas rea de sade, veterinria, ensino 22 Guarda-p e treinamento. Dever trazer os distintivo de Tiradentes e da bandeira do Estado, conforme especificado e a etiqueta de identificao em acrlico. Pea, de uso obrigatrio, representativa dos postos e graduaes. Distingue os 23 Insgnia militares hierarquicamente. Agasalho de frio, de nylon preta, similar s jaquetas, usada como 24 Japona complemento dos uniformes administrativos e operacionais. Pea usada com os uniformes A.6 e D.4, sendo semelhante a um casaco curto, 25 Jaqueta de comprimento at a cintura do militar.25

Continuao do Anexo A - RUIPM Item Pea Descrio e Utilizao

26

27

28 29 30

31

32

Pea para proteo das mos, utilizada nas seguintes situaes e uniformes: a) Situaes: - quando o militar estiver armado de espada; - de l, na cor preta, de uso facultativo quando as condies climticas exigirem. b) Em complemento aos seguintes uniformes: Luvas - de couro, na cor preta, punho curto, nos uniformes A.1, A.2, A.3, B.1, B.2, B.3, B.6, e C.1; - de couro, na cor preta, punho longo (canhes) para uso obrigatrio nos uniformes A.5, A.6; - de couro, na cor branca, punho curto, para uso obrigatrio nos uniformes A.4 e A.6. Pea em tecido, na cor preta, com aplicao bordada das insgnias, com vistas Passadores (luvas identificao dos postos e graduaes, utilizada nas platinas dos uniformes removveis) operacionais. Pea em tecido, na cor preta, com aplicao bordada das insgnias, com vistas Platinas identificao dos postos e graduaes, afixada nos ombros das tnicas, camisas, removveis japonas e jaquetas. Pingalim Chicote fino e comprido, com revestimento de couro preto, usado no (rebenque) uniforme D4 para incitar animais. Cobertura masculina, tipo bon, usada com os uniformes A.1 e A.3 na cor Quepe cinza, A.2 e C.1 na cor bege e A.4 na cor azul cobalto. Para os oficiais superiores a pala ser revestida em seu lado externo de ramada bordada em modelo prprio. Pea sem mangas e gola, tipo suspensrio, confeccionada em nylon, na cor Suspensrio preta, dotada de compartimentos para acondicionamento de armas e ttico equipamentos operacionais. Utilizado nos uniformes B.5 e B.6, e, nos demais compartimentado uniformes operacionais, em substituio ao cinturo de couro nos casos de prescrio mdica, homologada pela Junta Central de Sade. Correia a tiracolo, a qual se prende a espada ou outra arma. usado com as seguintes cores e correspondncias entre os uniformes: Talim - de couro preto, para uso com os uniformes A.1, A.2, A.3, A.5, A.6 e B.1, B.2, B.3, B.5 e B.6; - com revestimento azul ultramar, para uso com os uniformes A.4 e A.6;

Quartel em Belo Horizonte,

de

de 2001.

MAURO LCIO GONTIJO, CEL PM Comandante-Geral

26

ANEXO B AO RUIPM CORRESPONDNCIAS COM OS UNIFORMES DAS FORAS ARMADAS E TRAJES CIVISPMMG Cd. Designao EXRCITO Cd. 1A 1B Uniforme de Cerimnia Cinza Uniforme de Cerimnia Branco Uniforme de Cerimnia Bege Uniforme de Cerimnia Bege Uniforme de Trnsito e Expediente Uniforme de Trnsito e Expediente Designao Gala Black-tie Passeio Completo Passeio Esporte Designao Tnica Cinza Fechada Jaqueta Preta Cd. 1.1 1.4 1.5 2.1 3.1 3.3 4.1 4.3 4.7 5.1 5.3 4.1 4.3 5.1 5.3 4.1 4.3 5.1 5.3 4.5 5.5 6.1 4.5 5.5 6.1 MARINHA Designao Sobrecasaca e Garance Sobrecasaca c/ Barretas Casaca Jaqueta Branca Alexandrino Alexandrino c/ Barretas Azul Azul c/ Barretas Azul Social Branco Branco c/ Barretas Azul Azul c/ Barretas Branco Branco c/ Barretas Azul Azul c/ Barretas Branco Branco c/ Barretas Azul de Vero Branco de Vero Cinza ou Cqui Azul de Vero Branco de Vero Cinza ou Cqui AERONUTICA Cd. 1 2 3A Designao Gala Branco Rigor Baratia Rigor CIVIL Designao Gala Black tie

A .3

2A

Tnica Cinza

3B

Baratia Social

Passeio Completo

A .1

2 B

Tnica Branca

4

Branco Social

Passeio Completo

A.2

3A

Tnica V.O

5

Baratia

Passeio

A.2

3B

Bluso V.O

5

Baratia

Passeio

C.1

3 C

Camisa Bege c/Gravata Camisa Bege meia manga

6A

Trnsito

Esporte

C.1

3 D

7A

Externo

Esporte

Homens Smoking ou casaca Smoking Terno escuro, camisa branca e gravata Blazer e gravata Blazer sem gravata

Mulheres Vestido longo com a bainha abaixo do tornozelo e, se a ocasio for bem formal, uma pequena calda. Vestidos mais sofisticados (podem ser bordados com pedraria ou em lam) ou pantalona larga em tecido nobre e transparente ou saias longas com tops bordados, de renda etc. Tailleur ou vestido em tecidos nobres como crepe, tafet, veludo ou organza. Tailleur ou vestido, scarpin de salta mdio, bolsa pequena. Cala comprida, pantalona, conjuntos de saia e blusa.

Quartel em Belo Horizonte, 08 de janeiro de 2001. MAURO LCIO GONTIJO, CEL PM (a) Comandante-Geral27