leed in motion: retail (portuguese translation)

26
LEED ® IN MOTION: LOJAS DE VAREJO

Upload: usgbc

Post on 07-Apr-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

LEED in Motion: Retail examines how LEED-certified shops, banks and other retail locations enhance communities, benefit retailers and businesses and create a healthier, more comfortable consumer experience.

TRANSCRIPT

LEED®

IN MOTION:LOJAS DE VAREJO

O LEED in Motion é uma série de relatórios do U.S. Green Building Council (USGBC) que fornece uma visão holística sobre o movimento de construção verde e o sistema de avaliação de construção verde mais utilizado do mundo: o LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental - Leadership in Energy and Environmental Design) do USGBC. Esses relatórios do setor fornecem embasamento aos leitores com números e perspectivas de que precisam para construir um caso aprofundado relacionado à sustentabilidade.

O relatório LEED in Motion: Lojas de Varejo examina como lojas, bancos e outros estabelecimentos de varejo certificados pelo LEED melhoram as comunidades, beneficiam varejistas e empresas e criam uma experiência mais saudável e confortável para o consumidor.

Interessado em outros setores do segmento e outros aspectos da construção verde? Navegue pelos nossos outros relatórios LEED in Motion, disponíveis em inglês, espanhol, francês e chinês:

• LEED in Motion: Pessoas e Progresso

• LEED in Motion: Lugares e Políticas

• LEED in Motion: Impactos e Inovação

• LEED in Motion: Residências

• LEED in Motion: Canadá

• LEED in Motion: Grande China

• LEED in Motion: Suécia

ÍNDICEPrefácio do CEO do USGBC, Rick Fedrizzi ......................................................................................................... 1

Prefácio da Starbucks ............................................................................................................................................. 2

EM NÚMEROS Projetos LEED ............................................................................................................................................................ 3

Pessoas ......................................................................................................................................................................... 12

Informações adicionais ............................................................................................................................................18

Os dados deste relatório são de 27 de agosto de 2014.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO1

CONSTRUINDO UM MELHOR MERCADO GLOBALO mercado global, uma imensurável rede mundial de bens e serviços e diferentes moedas, sempre envolveu muito mais do que somente dinheiro.

Desde os remotos tempos do escambo até a economia do e-commerce dos dias atuais, os produtos que vendemos e as compras que fazemos são um reflexo dos principais valores da humanidade: qualidade, integridade e honestidade. É por isso que varejistas centenários têm tanto orgulho de suas habilidades artesanais e de sua tradição, e é por isso que as pequenas e novas empresas e as startups são uma parte tão vibrante da nossa economia — a economia global oferece aos novos e antigos varejistas um mundo de promessas e oportunidades.

Duas décadas atrás, criamos o sistema de avaliação da construção verde LEED para honrar esses mesmos valores. Em 2007, começamos a trabalhar no sistema de avaliação LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail) com o objetivo de oferecer aos varejistas do mundo todo uma solução personalizada para operar um negócio sustentável. Hoje, uma parcela impressionante do mercado global—cerca de 8.000 lojas de varejo em todo o mundo—participam do programa LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail). Mudanças positivas a nível macro trazem impactos de longo alcance.

Como varejistas e proprietários de negócios, ficamos diante de escolhas sobre como honrar e celebrar nossos clientes; como operar nossas empresas com integridade; e como otimizar as operações dos nossos negócios para beneficiar o resultado final e a comunidade.

E do outro lado do balcão: todos nós somos clientes. Em cada compra que fazemos, fazemos uma escolha. Cada real que gastamos, ou promove uma causa ou sistema no qual acreditamos ou perpetua um no qual não acreditamos. Apesar de ser impossível tomar todas as nossas decisões de compra com o nível de análise que merecem, podemos ter ótimos benefícios com as compras conscientes que fazemos.

O LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail) possibilita que varejistas tomem decisões de compra sustentáveis e permite que consumidores façam escolhas com as quais se sintam bem. As pessoas, o planeta e os lucros agradecem. E nos sentimos mais seguros ainda com o aspecto relacionado a pessoas do LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail): se você está gerenciando a loja ou passando pelos corredores, você deve ser capaz de respirar bem e se sentir saudável e confortável.

As ofertas de varejo do LEED são usadas tanto por grandes varejistas quanto por pequenas empresas familiares da mesma forma, de uma ponta a outra por toda a economia global. Nas páginas a seguir, alguns dos principais varejistas do setor, da Starbucks à Wells Fargo à Nike, contarão como utilizaram a certificação LEED para honrar e cumprir suas metas de sustentabilidade. Não há dúvida de que você está em ótima companhia se for um usuário do LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail).

Então, da próxima vez que for tomar seu café com leite de manhã, depositar um cheque ou comprar remédios, olhe ao seu redor e veja se está em uma cafeteria, banco ou farmácia certificados pelo LEED. Aquela placa na parede tem efeitos que vão muito além da pegada ecológica.

Atenciosamente, Rick Fedrizzi CEO e fundador U.S. Green Building Council

Prefácio de Rick Fedrizzi, CEO e fundador, U.S. Green Building Council

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 2

PREFÁCIO

A Starbucks atingiu um grande marco “verde” este ano: abriu sua 500ª loja certificada pelo LEED.

O LEED é o sistema de avaliação de construção verde mais usado do mundo. Na verdade, ele é muito mais do que isso. Para a Starbucks, o LEED é uma prova para clientes, parceiros (funcionários) e comunidades onde operamos do nosso compromisso com a redução do nosso impacto no ambiente de todas as formas possíveis.

Todos os dias, em 18 países do mundo, cerca de 229.000 pessoas visitam uma loja Starbucks certificada pelo LEED. Em suas visitas, nossos clientes podem comprovar que mantemos os mais altos padrões de tecnologia da construção e de materiais, assim como o compromisso de preservar os recursos naturais valiosos de suas comunidades. Como parte das nossas metas de responsabilidade globais de 2015, temos o compromisso de reduzir o uso global de água e energia em 25% em todas as nossas lojas. Na verdade, as lojas Starbucks certificadas pelo LEED já utilizam 30% a menos de energia e 60% menos de água do que estabelecimentos não certificados.

Lojas de varejo representam 20% de todas as construções dos EUA, ocupando mais espaço do que escritórios. Como resultado, os maiores varejistas do mundo também foram referências no desenvolvimento e implementação do LEED e, em 2012 e 2013, o investimento em construção verde saltou para US$ 1 bilhão no setor de varejo. O suporte e a colaboração desse segmento é fundamental para a criação de um futuro verde no varejo.

O relatório LEED in Motion que você está lendo é um exame detalhado do incrível progresso que o LEED alcançou entre os varejistas nos últimos anos. O relatório também destaca os notáveis avanços conquistados pelas ofertas de varejo do LEED em poucos anos, e sua importância como uma área de crescimento para o padrão LEED.

Por exemplo, a porcentagem de proprietários de lojas de varejo que estão altamente envolvidos na construção verde mais do que dobrou, de 18% em 2011 para 38% em 2013. Espera-se que esse número chegue a 52% nos próximos dois anos. Além disso, espera-se que cerca de dois terços das lojas de varejo e três quartos dos proprietários de hotéis tenham implantado sistemas de manutenção e operação verdes até 2015.

Para a Starbucks, o marco da 500ª loja a receber a certificação do LEED é só o começo. O LEED continua sendo uma importante parte da nossa habilidade de atender às expectativas de clientes e parceiros, que acreditam que a empresa cultiva os mesmos valores que eles. Ainda assim, não pretendemos parar de evoluir na forma como construímos e operamos nossas lojas, trabalhando com outras pessoas ou abraçando os desafios ambientais, sempre visando atender às nossas expectativas, e as dos nossos clientes e acionistas.

Na sua essência, o U.S. Green Building Council foi criado para desafiar continuamente o status quo e abrir as portas para a construção verde. Este relatório foi intitulado LEED in Motion (“LEED em Movimento") para refletir o senso de “movimento contínuo" do nosso setor. Esperamos que você se inspire nas histórias encontradas nele, e que assim como nós, tenha assumido o compromisso de nunca desistir de ir sempre além no que se refere à construção verde.

Empresa-membro nível

GOLD do USGBC

da Starbucks

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO3

O mercado global tem uma presença dominante. Onde quer que esteja no mundo, você raramente está longe dele: restaurantes, feiras, bancos, butiques e muito mais. Esses são os lugares onde bens e serviços são trocados por dinheiro, estimulando nossa economia e enriquecendo nossas vidas. Esses são nossos pontos de encontro: a cafeteria onde escreveu sua dissertação ou o mercado onde compra comida para a sua família. O setor de varejo constitui um segmento essencial do negócio global e causa impacto e afeta a população mundial todos os dias.

O setor de varejo abrange grande parte do território, de shoppings inteiros a edifícios independentes e lojistas; de gigantes varejistas a pequenas empresas familiares; de roupas exclusivas a restaurantes fast food. A área destinada ao varejo e centros comerciais abrange 20% dos edifícios nos EUA—mais do que edifícios de escritórios.1 O crescimento de edifícios verdes no setor de varejo saltou para US$ 1 bilhão de 2012 para 2013.2 Temos uma grande oportunidade e a obrigação de trabalhar para transformar esse setor do nosso ambiente construído em um setor verde. E mais: o setor está estabelecendo um novo padrão para o varejo sustentável.

• Atualmente, a Starbucks tem 500 lojas certificadas em 18 países.

• A Kohl’s está comprometida em atingir a certificação do LEED para todas as suas lojas. A empresa certificou 434 edifícios ou 38% das suas lojas. Das certificações, 286 são projetos de edifícios existentes.

• A Target está comprometida em buscar a certificação LEED para 100% das suas lojas canadenses. Até o momento, 143 estão certificadas e outras estão em andamento.

• A Verizon Wireless tem 200 certificações, todas LEED Silver ou superior.

PROJETOS“Por quem os negócios são realmente responsáveis? Seus clientes? Acionistas? Funcionários? Nós afirmaríamos que não é nenhuma das alternativas anteriores. Fundamentalmente, as empresas são responsáveis por sua base de recursos. Sem um ambiente saudável, não existem acionistas, funcionários, clientes e nem a própria empresa.” - Yvon Chouinard

No USGBC, acreditamos que o setor de varejo pode e deve ser verde. Em 2000, o USGBC lançou o LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental - Leadership in Energy and Environmental Design), um programa de edifícios verdes que fornece verificação terceirizada dos recursos e eficácia dos edifícios verdes. LEED, o principal programa de certificação para edificações verdes do mundo, é a força pela qual uma quantidade sem precedente de edifícios, líderes, empresas e equipes de projeto têm se reunido para alcançar um grande impacto coletivo na criação de edifícios melhores: que economizam energia, recursos e dinheiro, e que são saudáveis para nossas famílias, amigos, colegas de trabalho e clientes.

1 U.S. Energy Information Administration, 2012 CBECS preliminary building characteristics results (2012), http://www.eia.gov/consumption/commercial.

2 McGraw Hill Construction, Dodge, (2013)

3 McGraw Hill Construction, Green Retail and Hospitality SmartMarket Report (2013), 1, http://construction.com/SMR/GreenRetailandHospitality.

“Proprietários de lojas de varejo,

principalmente, tornaram-se mais

interessados no verde — a porcentagem

de proprietários altamente envolvidos

em edifícios verdes (mais da metade

de seus edifícios novos verdes) mais

do que duplicou, de 18% em 2011 para 38% em 2013. E espera-se

que esse número cresça ainda mais nos

próximos dois anos—chegando a 52%.” 3

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 4

LEED e VarejoEspaços de varejo possuem várias particularidades, de demandas de ocupação a fluxos de resíduos, uso de água e energia, que exigem uma oferta LEED mais específica e com mais nicho. O LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail) foi lançado em fase piloto em 2007 e formalmente em 2010. Aproximadamente 100 varejistas e franqueados independentes e nacionais, incluindo Bank of America, Best Buy, Chipotle, Wells Fargo, Citigroup, Kohl’s, L.L.Bean, McDonald’s, Pizza Fusion, Starbucks e Target participaram do programa piloto desde seu lançamento em 2007, fornecendo feedback valioso sobre o desenvolvimento dos sistemas de avaliação.

Hoje, o LEED oferece opções de certificação de varejo para novas construções, interiores comerciais e projetos de edifícios existentes, oferecendo aos varejistas mais soluções do que nunca.

Os aspectos específicos dos projetos de varejo que o LEED ajuda a abordar incluem:

• Ocupações de varejo: funcionários e clientes, turnos e horas de operação

• Requisitos de espaços diferentes: parte da frente da casa ou parte de trás da casa

• Fluxos de resíduos diferentes

• Requisitos de estacionamento

• Preocupações exclusivas referentes à controlabilidade dos sistemas

• Energia de processo e cargas de água

Por que o LEED?Porque os varejistas sabem que o LEED beneficia o triple bottom line.

Pessoas: Consumidores e investidores estão plenamente conscientes do impacto positivo, no ambiente e nas comunidades, que o mundo corporativo é capaz de causar. O LEED é uma linguagem comum que carrega o selo incontestável de aprovação de terceiros. Os investidores levam isso em consideração e os consumidores estão compreendendo isso cada vez mais. Além disso, como retratado na próxima seção, lojas de varejo certificadas pelo LEED priorizam a saúde humana: dentre seus vários benefícios de saúde, elas oferecem melhor qualidade do ambiente interno, ou seja, clientes e funcionários respiram melhor e se sentem mais confortáveis. Em um negócio onde a experiência do cliente é fundamental, esses benefícios são muito valiosos.

Planeta: edifícios certificados pelo LEED têm um desempenho melhor do que edifícios convencionais. Incorporar a sustentabilidade em um nível global resulta em projetos de varejo LEED usando menos energia e água. Em média,

as lojas LEED da Starbucks usam 30% a menos de energia e 60% a menos de água.4 Um exemplo da L.L.Bean: “Um sistema de controle de iluminação de última geração, sensores de ocupação, um sistema de gestão de uso de energia e comissionamento do sistema mecânico contribuíram para reduzir o consumo de energia das lojas [certificadas pelo LEED] em 40% a mais do que instalações comparáveis.5” Essas tendências se sustentam no mundo todo: o carro-chefe global da Zara, sua loja LEED Platinum em Roma, usa 30% a menos de energia, 70% a menos de água, evita 200 toneladas de emissões de CO2 por ano e atingiu 78% de reaproveitamento de resíduos durante a construção.6

Lucro: Economia de recursos = economia de custos. A McGraw Hill Construction descobriu que proprietários de lojas de varejo sustentável tiveram uma redução média de 8% nos custos de operação anual e 7% de aumento do valor patrimonial.7 Além disso, no ambiente competitivo do varejo, empresas com evidência clara de responsabilidade social corporativa se destacam entre os outros varejistas, atraindo clientes e investidores.

Certificação por volume e lojas de varejo LEEDGrandes varejistas possuem e operam uma grande quantidade de imóveis: a Target tem 1.780 lojas só nos Estados Unidos. Buscar certificações LEED separadas para dezenas ou centenas de lojas similares parece redundante, tedioso e demorado, certo? Deve haver um jeito mais fácil!

Entre na certificação por volume do LEED. Desenvolvido para grandes empresas em busca da certificação LEED para um grande volume de projetos semelhantes, a certificação por volume é a combinação perfeita para varejistas que buscam certificar muitas de suas lojas de varejo. Lojas de varejo procuram manter consistência; como resultado, são uma ótima combinação para o LEED Volume que apoia organizações a obter certificação mais rapidamente e a um custo menor, aproveitando a uniformidade e integrando o LEED em práticas por toda a organização.

O LEED Volume tem sido uma das principais razões pelo sucesso e aceitação do LEED no setor de varejo.

Quais varejistas estão usando o LEED Volume? Participantes incluem:

4 Starbucks, LEED® Certified Stores, http://www.starbucks.com/responsibility/environment/green-building/leed-certified-stores.

5 U.S. Green Building Council, L.L. Bean Mansfield, MA, http://www.usgbc.org/projects/ll-bean-mansfield-ma.

6 Inditex, Inditex’s Eco-Efficient Store, https://www.inditex.com/documents/10279/26311/eco_store.pdf/643f79dd-c1b3-494d-a703-ac972ef3dc97.

7 McGraw Hill Construction, Green Retail and Hospitality SmartMarket Report (2013), 1, http://construction.com/SMR/GreenRetailandHospitality.

• AHOLD USA• Bank of America• Best Buy• Chick-fil-A• Citibank• Deutsche Bank• Falabella

• Fifth Third Bank• HSBC México• Inditex• KeyBank• Kohl’s• Kum & Go• Lyfe Kitchen• McDonald’s

• PNC• Starbucks• Subway• Target

Corporation• Verizon Wireless• Walgreens• Wells Fargo

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO5

Total de projetos comerciais LEED globalmente (registrados no LEED, certificados pelo LEED, LEED para Desenvolvimento de Bairros (LEED for Neighborhood Development)):

67.472Área bruta de projetos LEED globalmente (registrados no LEED, certificados pelo LEED):

12,6 bilhõesLEED para Projetos de Varejo (LEED for Retail Projects) (registrados no LEED, certificados pelo LEED):

7.921LEED para Projetos de Varejo Certificados (LEED for Retail Certified Projects): 3.522Novas construções = 40% Edifícios existentes = 31% Interiores comerciais = 29%

Área bruta de projetos LEED de varejo globalmente (registrados no LEED, certificados pelo LEED):

515.841.924

2013

1.7702013

1.009

668 75

Projetos de varejo certificados pelo LEED por Nível de certificação

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

0 200 400 600 800 1000

1

2

7

13

28

55

168

* Certificações anuais, não cumulativas

285

905

635

485

317

1 Projetos de varejo certificados pelo LEED

certificado registrado Leed para desenvoLvimento de bairros (Leed for

neighborhood deveLopment)

24.837 42.237 398

82% dos proprietários de lojas de varejo conhecem o LEED e 61% deles estão usando o LEED atualmente ou já o utilizaram no passado. 8

8 McGraw Hill Construction, Green Retail and Hospitality SmartMarket Report (2013), 46, http://construction.com/SMR/GreenRetailandHospitality.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 6

Top 10 Estados dos EUA com LEED para Projetos de Varejo Certificados (LEED for Retail Certified Projects)

*A lista completa de estados pode ser encontrada na seção “Informações adicionais”.

1 Califórnia

10 Washington

3 Texas

4 Flórida

10 Ohio

2 Nova York

8 Nova Jersey

8 Massachusetts

5  Illinois

9  Virgínia

400

194

79

147 79

180

264 119

119

7 Maryland

132

Pensilvânia 6

82

123

*A lista completa de países pode ser encontrada na seção “Informações adicionais”.

3 México

32

Top 10 Países com LEED para Unidades de Varejo (LEED for Retail Units) (certificadas + registradas)

1 EUA

2,976

2 Canadá

234

7 Finlândia

15

8 Hong Kong

13

4 China

2810 Alemanha

10

7 Reino Unido

15

9 Espanha

12

6 Brasil

197 Chile

15

5 Tailândia

2010 Índia

10

6 Japão

19

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO7

TOP DEZ CRÉDITOS Os créditos LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail) obtidos mais frequentemente mostram áreas de impacto importantes.

100% dos projetos reduziram a poluição e os impactos de desenvolvimento do terreno por uso de automóvel, atingindo o crédito 4 de Terrenos Sustentáveis (Sustainable Sites - SS)

98%dos projetos reduziram a quantidade de contaminantes do ar interno que têm odor e/ou são nocivos para o conforto e o bem-estar de instaladores e ocupantes, atingindo o crédito 4 de Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality - IEQ)

98% dos projetos reduziram os impactos ambientais e econômicos associados ao uso excessivo de energia, atingindo o crédito 1 de Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere - EA)

96%dos projetos usaram produtos de construção que incorporam materiais com conteúdo reciclado, reduzindo assim os impactos resultantes da extração e do processamento de materiais virgens, atingindo o crédito 4 de Materiais e Recursos (Materials and Resources - MR)

95%dos projetos forneceram um ambiente térmico confortável que promove a produtividade e o bem-estar dos ocupantes, atingindo o crédito 7.1 de Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality - IEQ)

95%dos projetos aumentaram a eficiência hídrica em edifícios para reduzir a sobrecarga no abastecimento municipal e em sistemas de água residual, atingindo o crédito 3 de Uso Racional da Água (Water Efficiency - WE)

85%dos projetos evitaram empreendimentos em terrenos ambientalmente sensíveis e reduziram o impacto ambiental do local de um edifício em um terreno, atingindo o crédito 1 de Terreno Sustentável (Sustainable Sites - SS)

80%dos projetos reduziram problemas de qualidade do ar interior resultantes de projetos de construção e reforma e promoveram o conforto e o bem-estar dos trabalhadores da construção e dos ocupantes do edifício, atingindo o crédito 3.1 de Qualidade do Ambiente Interno (Indoor Environmental Quality - IEQ)

72% dos projetos aumentaram a densidade de desenvolvimento e protegeram greenfields, preservaram o habitat e recursos naturais, atingindo o crédito 2 de Terreno Sustentável (Sustainable Sites - SS)

67%dos projetos desviaram entulho de construção e demolição do descarte em aterros sanitários e instalações de incineração; e redirecionaram recursos recicláveis recuperados para o processo de fabricação e materiais reutilizáveis para os terrenos apropriados, atingindo o crédito 2 de Materiais e Recursos (Materials and Resources - MR)

Baseado em 369 projetos certificados pelo LEED 2009 para Projeto e Construção de Edifícios: Lojas de Varejo (LEED 2009 for Building Design and Construction: Retail). Consulte a seção “Informações adicionais” para obter mais detalhes sobre esses números.

“A reciclagem e a gestão de resíduos são altamente valorizadas por proprietários

de lojas de varejo e hotéis—mais do que em outros setores.

Além disso, 77% de proprietários de lojas de varejo e 73% de hotéis exigem

que seus empreiteiros tenham práticas de manuseio de resíduos.”9

9 McGraw Hill Construction, Green Retail and Hospitality SmartMarket Report (2013), 1, http://construction.com/SMR/GreenRetailandHospitality.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 8

SAIBA MAIS sobre projetos de varejo LEED. Visite usgbc.org/projects

Os sócios fundadores do Destiny USA tinham a meta de criar um destino turístico bem-sucedido que não fosse apenas um centro de entretenimento, restaurantes e varejo, mas que também educasse a comunidade global que iria construí-lo, trabalhar nele e ser entretido por ele do ponto de vista da sustentabilidade.

Depois de atingir a certificação LEED Envoltória e Núcleo Central (LEED Core & Shell) Gold, a equipe do Destiny USA voltou sua atenção aos seus inquilinos: cada inquilino de varejo na parte em expansão do projeto foi solicitado a obter a certificação LEED. Mais de 50 inquilinos atingiram a certificação até o momento, o que significa que inúmeras pessoas aprenderam sobre sustentabilidade com o processo LEED ao longo do caminho. A equipe descobriu que inquilinos querem realizar a locação no Destiny USA porque a marca representa algo muito positivo.

Dentre suas conquistas de sustentabilidade, o projeto Destiny USA foi desenvolvido em um antigo brownfield. Uma parte das terras era previamente chamada de “Oil City” (cidade do petróleo), uma instalação de reserva de petróleo coberta por tanques de armazenamento de petróleo deteriorados. A outra parte do terreno era um antigo pátio de sucata. Foram anos de

DESTAQUE DO PROJETO LEEDDestiny USA Syracuse, NY LEED para Envoltória e Núcleo Central (LEED for Core and Shell): Mais de 50 inquilinos certificados pelo LEED com classificação Gold ou superior Certificado em fevereiro de 2012

remediação e a equipe tem orgulho de dizer que um edifício limpo, com orientação ambiental prospera onde antes só havia solo improdutivo.

O projeto também pratica a coleta de água da chuva e tem muito orgulho de suas medidas de sustentabilidade operacional. O Destiny USA concluiu uma modernização da iluminação com eficiência energética, aumentou seu programa de reciclagem e trabalhou com grupos locais de tratamento de resíduos para criar um programa de compostagem. Vinte e cinco dos restaurantes do Destiny USA participam do projeto e fizeram a compostagem de 1.127.895 toneladas desde que o programa começou em julho de 2012.

O Destiny USA engaja ativamente a comunidade na sustentabilidade, realizando um evento anual para comemorar os esforços verdes mais recentes do complexo e dos inquilinos, envolvendo a comunidade local por meio de eventos de sustentabilidade internos e compartilhando um relatório de sustentabilidade anual. O Destiny USA continua pesquisando tecnologia e oportunidades verdes para deixar a instalação mais eficiente energeticamente e ecologicamente correta.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO9

SAIBA MAIS sobre projetos de varejo LEED. Visite usgbc.org/projects

Para a Target, sustentabilidade é um princípio que orienta as decisões tomadas em toda a empresa e o LEED tem sido um componente essencial das iniciativas corporativas de sustentabilidade. Como o sistema de avaliação de sustentabilidade mais amplamente reconhecido, o LEED forneceu a plataforma ideal pela qual a Target tem conseguido quantificar e validar compromissos específicos de sustentabilidade e compartilhar esses sucessos com visitantes, membros da equipe e a comunidade.

Apesar de a Target ter certificado diversas lojas desde 2005, até a introdução da certificação por volume do LEED o potencial de uma implementação em grande escala não havia sido imaginado. Em 2013, a Target atingiu a certificação para 100% de suas 124 novas lojas no Canadá e mais nove nos EUA (incluindo a primeira loja Target LEED Gold em São Rafael, Califórnia).

Para ajudar a atingir a meta da Target de conservar água, energia e reduzir resíduos, uma loja nova típica irá cortar o uso de água em até 30% por meio de dispositivos hidráulicos eficientes, otimizar o desempenho de energia por meio de iluminação e sistemas

DESTAQUE DO PROJETO LEEDTarget 143 lojas certificadas pelo LEED

mecânicos eficientes e reduzir o resíduo da construção ao desviar uma grande porcentagem dos aterros sanitários.

Com apenas essas medidas, as lojas da Target certificadas pelo LEED atingiram o seguinte em 2013:

• Economizaram energia o suficiente para abastecer 8.253 casas anualmente

• Economizaram água o suficiente para encher 95 piscinas olímpicas

• Desviaram resíduos da construção de aterros sanitários o suficiente para igualar o peso de quatro Torres Eiffel e meia

E isso é só o começo. Em diversos locais, a Target integrou opções sustentáveis como energia solar, postos para recarga de veículos elétricos e paisagismo nativo. Com esses e outros esforços, a Target continua procurando novas oportunidades para diminuir os impactos ambientais por toda cadeia.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 10

SAIBA MAIS sobre projetos de varejo LEED. Visite usgbc.org/projects

A certificação LEED é a maneira pela qual a Nike é capaz de verificar e rastrear seus esforços de sustentabilidade e confirmar se suas metas gerais estão sendo atendidas. A Nike declara: “O LEED é rigoroso e atualmente é a plataforma de certificação de edifícios verdes disponível mais reconhecida no mundo. Sua presença e aplicação global nos permite comparar cada loja igualmente independentemente de sua localização. Também é reconhecido por nossos clientes criteriosos no mundo todo. O LEED nos possibilita estabelecer um baseline, rastrear uniformemente o desempenho de cada loja e comparar nossas conquistas internas e externas com outras marcas de nível mundial.”

A marca de sustentabilidade da Nike se relaciona especificamente a duas máximas da empresa que orientam as metas da Nike. Essas máximas são “fazer a coisa certa” e “é nossa natureza inovar.” Essas máximas, juntamente com outras, impulsionam o trabalho diário da Nike, incluindo os esforços de sustentabilidade. O LEED ajuda a estabelecer metas para as equipes da Nike e as responsabiliza por seus resultados. O LEED também ajudou a transformar o mercado e incentivou a inovação, o que a Nike visa liderar, apoiar e aplicar às melhores práticas.

DESTAQUE DO PROJETO LEEDNike Store Buenos Aires, Argentina LEED para Interiores Comerciais: Gold (LEED for Commercial Interiors: Gold) Certificada em janeiro de 2013

Abaixo, seguem algumas das conquistas da Nike Store no Unicenter em Buenos Aires:

• 100% da madeira nova é certificada pelo FSC

• 42% de redução do uso de água

• 100% de produtos ENERGY STAR

• 40% de redução da potência da iluminação

• 96% de resíduos da construção desviado de aterros sanitários

• 22% de conteúdo reciclado como porcentagem do custo total do material

• Comunicação contínua do LEED e sustentabilidade dentro da loja

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO11

DESTAQUE DO USUÁRIO DO LEED

Por que a Yum! escolheu o LEED para certificar seus estabelecimentos? Com mais de 40.000 restaurantes e um rápido crescimento contínuo no mundo todo, nós abraçamos nossa responsabilidade socioambiental corporativa. Edifícios verdes são o componente principal da nossa abordagem para reduzir a pegada ambiental dos nossos restaurantes KFC, Taco Bell e Pizza Hut.

Nossos 20 edifícios certificados pelo LEED que vão de Northampton, MA à Bangkok, na Tailândia forneceram soluções testadas em campo e prontas para o restaurante que podem ser implantadas. Estratégias incluem ventilação, ar-condicionado, iluminação, equipamentos de cozinha com economia de energia, assim como dispositivos, equipamentos de cozinha e irrigação com conservação de água. Claro que a economia varia de acordo com o mercado, mas já verificamos reduções de serviço público de até 30% em nossos edifícios LEED. Isso é medido, não só por modelos computacionais, mas ao medir de fato o consumo em um edifício base e comparar com o edifício LEED mais próximo.

Como o LEED ajuda a Yum! a se conectar com clientes e a destacar seu compromisso com a sustentabilidade? O centro da inovação e experimentação de edifícios sustentáveis na Yum! tem sido a Iniciativa E3 - Energia, Ambiente e Economia (E3 Initiative - Energy, Environment and Economics). A meta da iniciativa é desenvolver soluções de edifícios verdes globais que atendam

Yum!

Yum!, a empresa de restaurantes por trás de marcas globais como KFC, Taco Bell e Pizza Hut, tem uma estratégia LEED global impressionante. Saiba mais sobre seu trabalho de sustentabilidade.

aos objetivos do resultado final das pessoas, do planeta e gere lucros. Isso significa que quando pensamos em construir um restaurante de maneira sustentável, não estamos só pensando em componentes individuais, como uma frigideira ou isolamento do edifício, mas sim, pensando em como todos os componentes interagem, trabalham juntos e como será seu impacto no local e além dele. O LEED oferece uma estrutura fundamental e global para desenvolver essas soluções e medir o progresso.

Qual foi o edifício verde de uma iniciativa relacionada a varejo mais estimulante ou com maior impacto que você trabalhou? O restaurante KFC LEED Gold em Xuan Wu Men, Pequim, China (Lojas de Varejo de Interiores Comerciais - Commercial Interiors Retail) é um ótimo exemplo no qual sistemas de monitoramento em tempo real medem continuamente os sistemas de alta eficiência do edifício incluindo o HVAC e a iluminação. Apesar de não ter sido fácil, o projeto também reciclou 98% dos resíduos da construção e usou materiais de construção com 25% de conteúdo reciclado. Ao redor do mundo, em Orléans, França, nosso projeto LEED Gold (Novas Construções - Lojas de Varejo (New Construction - Retail)) é igualmente impressionante, e inovações como coleta de água da chuva e aquecedor de água solar estão sendo testadas. Nossos restaurantes são locais onde nossos clientes vêm desfrutar da nossa comida, assim como aprender sobre o quanto nos importamos com o meio ambiente.

Jonathan Balas AIA, LEED AP BD+C Gerente sênior, Sustentabilidade global, Yum! Brands, Inc.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 12

PESSOAS “Nós vemos nossos clientes como convidados de uma festa e nós somos os anfitriões. É nosso trabalho diário tornar cada aspecto importante da experiência do cliente um pouco melhor.” - Jeff Bezos

Responsabilidade social corporativa Onde compramos e como adquirimos os itens que nos permitem viver bem—do pão que dividimos com familiares e amigos, aos móveis nos quais relaxamos, ao terno que usamos no trabalho—tudo isso diz muito sobre nós como indivíduos. Nós acreditamos que o varejo deve ser uma experiência positiva para as pessoas, para a economia e os recursos do nosso planeta. Conforme o número e a força dos varejistas verdes continua crescendo rapidamente, isso está se tornando cada vez mais uma realidade.

“Consumo” é uma palavra carregada. Porém, varejistas globais com um compromisso crescente com as práticas responsáveis e sustentáveis estão mudando isso. De diversas formas, o consumo pode ser ligado às mudanças positivas: o edifício verde é um exemplo importante desses métodos. Varejistas estão examinando cadeias de fornecimento de produtos para eliminar impactos e energia desnecessários, repassando os lucros a organizações sem fins lucrativos e muito mais. Consumidores estão comprando em lojas locais, buscando embalagens menores ou recicladas e adquirindo produtos ecologicamente corretos. Todos esses princípios de “varejo responsável” ajudam a influenciar os sistemas de avaliação LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail).

O LEED ajuda da mesma forma varejistas grandes e pequenos a atingir responsabilidade social corporativa e metas de sustentabilidade de alto nível. O LEED demonstra um forte compromisso público com um futuro sustentável no qual investe. O aspecto de revisão por terceiros do LEED traz transparência e reconhecimento global e fornece credibilidade ao compromisso de sustentabilidade. Acima de tudo, demonstra liderança. Empresas em busca da certificação LEED juntam-se aos principais varejistas globais como Kohl’s, Starbucks, Verizon e Target.

“O LEED tem sido um grande componente da nossa divulgação ao público e formação. Começamos a divulgar os recursos do LEED para funcionários e clientes. Ambos são públicos essenciais. Para os clientes no ambiente de varejo, sua experiência no espaço físico é muito importante.”

– Ana Meyer,

Diretora de sustentabilidade corporativa,

Verizon Wireless

QUEM COMPRA EM VAREJISTAS CERTIFICADOS PELO LEED?

Olhando os dados dos maiores usuários de varejo do LEED, o USGBC estima que até 1,2 milhões de pessoas vão em um desses locais de varejo certificados pelo LEED todos os dias. Dentre eles:

229.000 pessoas vão a uma loja Starbucks certificada pelo LEED todos os dias.

82.000 pessoas vão a uma loja de conveniência Kum & Go certificada pelo LEED todos os dias.

1.000 pessoas vão a um Walgreens certificado pelo LEED todos os dias.

*Consulte a seção “Informações adicionais” para obter mais dessas estatísticas.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO13

Saúde e bem-estarMuito do desempenho do varejo envolve a experiência do cliente: serviço, seleção, local. Um cliente que entra em uma loja com luz solar e bem ventilada tem uma experiência bem diferente do que um cliente que entra em um edifício mal ventilado, antiquado com lâmpadas fluorescentes por todo lado. Os funcionários do varejo passam turnos longos dentro dessas lojas, centros e complexos. Nosso mercado global não deveria melhorar nossa saúde e nos deixar confortáveis? Nós acreditamos que sim.

A certificação LEED afeta e melhora praticamente todos os aspectos de um local de varejo: iluminação, temperaturas e qualidade do ar. O ar interior é fresco e livre de compostos orgânicos voláteis de degaseificação. A iluminação da loja pode ser melhorada com claraboias tubulares e outras lâmpadas altamente eficientes. Edifícios certificados pelo LEED estão apresentando maiores taxas de recrutamento e retenção de funcionários e maior produtividade. A certificação LEED oferece um lugar mais confortável para clientes e funcionários.

Diversos créditos do LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail) se conectam diretamente à experiência dos inquilinos, melhorando sua saúde e bem-estar:

LEED PARA LOJAS DE VAREJO—NOVAS CONSTRUÇÕES E INTERIORES COMERCIAIS (LEED FOR RETAIL—NEW CONSTRUCTION AND COMMERCIAL INTERIORS)

Prevenção à Poluição em Atividades de Construção (Construction Activity Pollution Prevention): A poeira suspensa no ar da atividade de construção pode ter impacto ambiental e à saúde humana. Partículas finas de poeira entram nas vias respiratórias e pulmões com facilidade e têm sido ligadas a diversos problemas de saúde como asma, diminuição da função pulmonar e dificuldades respiratórias. Evitar a poluição do ar durante a construção atenua esses impactos para as pessoas que estão trabalhando no projeto e para a comunidade vizinha.

Transporte Alternativo — Acesso ao Transporte Público (Alternative Transportation-Public Transportation Access): Locais de varejo em áreas urbanas onde se pode caminhar, andar de bicicleta e ter acesso ao transporte público estimulam maiores níveis de atividade física, o que pode melhorar a saúde dos inquilinos.

Transportes Alternativos - Veículos de Baixa Emissividade e Eficientes em Combustível (Alternative Transportation: Low-Emitting and Fuel-Efficient Vehicles): Automóveis geram grandes quantidades de poluentes atmosféricos responsáveis pela fublina e ozônio no nível do solo, o que têm efeitos negativos na saúde humana. Veículos com combustíveis alternativos e eficientes em combustível emitem menos poluição no ar e também evitam os efeitos negativos da produção da gasolina.

Poluição Luminosa (Light Pollution)*: A saúde humana pode ser prejudicada pelo mau uso da luz. Exposição prolongada à iluminação artificial, principalmente à noite, pode interromper os ritmos circadianos e a produção de melatonina, prejudicar a visão noturna e causar distúrbios do sono. Fornecer instalações de luzes adequadas que aumentam o acesso ao céu e melhora a visibilidade noturna, especialmente em ambientes de grandes lojas de varejo, pode ter um impacto positivo no ambiente e na saúde humana.

Best Buy: “Devido ao compromisso da Best Buy com a sustentabilidade, a certificação por volume do LEED se torna uma venda fácil. Seu impacto nos custos iniciais é insignificante e ela apoia todas as nossas iniciativas de sustentabilidade mais importantes: redução de energia, redução de carbono, custos menores de ciclo de vida de edifícios e melhor qualidade do ambiente interno. Como não gostar? Neste momento, a certificação por volume é só uma parte de como estamos fazendo negócios.”11

*Também se aplica a edifícios existentes

10 California Energy Commission, Daylight and Retail Sales (2003), V, http://www.energy.ca.gov/2003publications/CEC-500-2003-082/CEC-500-2003-082-A-05.PDF.

11 U.S. Green Building Council, LEED Volume Program: Testimonial – Best Buy, http://www.usgbc.org/sites/default/files/Testimonial_Volume_BestBuy.pdf.

Um relatório da Comissão de Energia da Califórnia (California Energy Commission) mostra que mais horas de iluminação natural por loja de varejo está fortemente associado ao aumento das vendas e transações.10

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 14

Uso Racional da Água (Water Efficiency)*: A saúde humana e o bem-estar ambiental são afetados quando reservatórios e aquíferos subterrâneos esgotam-se devido a níveis baixos de água que podem concentrar contaminantes naturais, como radônio e arsênico e poluentes humanos como resíduos agrícolas e químicos. Melhorar o uso racional da água em edifícios e espaços de inquilinos ajuda a manter os contaminantes em níveis seguros.

Energia e Atmosfera (Energy and Atmosphere)*: A produção de energia de fontes tradicionais, baseadas em combustível fóssil é um contribuinte significativo para a poluição do ar, liberando poluentes como dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio e dióxido de carbono. Isso tem efeitos muito difundidos e adversos na saúde humana, especialmente na saúde respiratória e contribui para a chuva ácida, fublina e concentrações de gases do efeito estufa. Pontos de venda de varejo com eficiência energética queimam menos combustíveis fósseis, o que diminui a poluição do ar associada dos edifícios.

Desempenho Mínimo da Qualidade do Ar Interior e Aumento da Ventilação (Minimum Indoor Air Quality Performance and Increased Ventilation)*: Ventilação adequada traz ar fresco para o espaço enquanto expulsa ar de exaustão contaminado, deixando o ar interior mais limpo e saudável para ocupantes e clientes.

Controle Ambiental da Fumaça de Tabaco (Environmental Tobacco Smoke Control)*: Evita o fumo passivo. A fumaça ambiental do tabaco contém milhares de produtos químicos, dos quais mais de 50 são cancerígenos.

Planos de Gestão da Qualidade do Ar Interior na Construção (Construction Indoor Air Quality Management Plans): Um plano abrangente de gestão da qualidade do ar interior de edifícios pode ajudar a minimizar os riscos à saúde de inquilinos existentes durante a construção de novos espaços para inquilinos.

Materiais e Móveis de Baixa Emissão (Low Emitting Materials and Furnishings)*: Trabalhar com fornecedores para usar produtos e materiais de baixa emissão e não tóxicos por toda uma loja ou restaurante pode contribuir positivamente para a saúde dos funcionários, clientes e do ambiente em geral. Tintas, revestimentos, adesivos e materiais de construção podem ser escolhidos para minimizar a degaseificação de compostos orgânicos voláteis nocivos, que por sua vez, maximiza a qualidade do ar interior.

Controle da Fonte Interna de Poluentes e Químicos (Indoor Chemical and Pollutant Source Control): Reduzir o potencial de vazamentos apoia o bem-estar dos ocupantes, o que pode contribuir para diminuir o custo de taxas de seguro de saúde e assistência médica de funcionários.

Estímulos e incentivosDe acordo com uma pesquisa realizada pela McGraw Hill, 70% dos proprietários de lojas de varejo definiram o governo (regulamentos/padrões locais/estaduais/federais) como tendo o maior impacto como um fator não relacionado ao negócio em suas decisões de se envolverem em projetos verdes.12 Estímulos baseados em política influenciando o espaço de varejo geralmente pertencem a duas amplas categorias: incentivos e requisitos. Alguns exemplos de incentivos de política incluem: bônus de densidade, autorizações expedidas, créditos e abatimentos fiscais e assistência técnica. Requisitos de política incluem mandatos, códigos de edifício verde e zoneamento de uso misto. Fora da intervenção direta do governo, a locação verde é exemplo de uma opção baseada no mercado que fornece uma estrutura para superar barreiras para espaços de varejo que estão se tornando verdes. A locação verde é uma linguagem jurídica inovadora que procura abordar a questão de incentivo dividido entre locador e inquilino, há muito identificado como uma barreira importante para a melhoria do estoque de edifícios alugados.

*Também se aplica a edifícios existentes

12 McGraw Hill Construction, Green Retail and Hospitality SmartMarket Report (2013), 34, http://construction.com/SMR/GreenRetailandHospitality.

13 San Diego Forward, Public Health White Paper, 4, http://www.sdforward.com/sites/sandag/files/Public%20Health%20White%20Paper.pdf.

Indícios sugerem que uso da terra e planejamento de transporte e política tem um

impacto direto

na saúde pública. Estudos têm mostrado constantemente que pessoas que vivem em

comunidades com ruas caminháveis, compactas e de uso misto têm menor possibilidade de serem obesas e hipertensas, em comparação com as pessoas que vivem em comunidades focadas no uso de automóveis.13

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO15

DESTAQUE DO PROJETO LEEDKohl’s 434 lojas certificadas pelo LEED

A Kohl’s está comprometida em ser uma varejista líder em responsabilidade ambiental. O LEED é uma das maneiras pela qual colocaram esse compromisso em prática. Membro ativo do U.S. Green Building Council desde 2007, a Kohl’s utiliza sistemas de avaliação LEED do USGBC para orientar suas melhores práticas no projeto, construção e operações de mais de 1.100 lojas e instalações empresariais. Até o momento, a Kohl’s tem mais de 430 estabelecimentos certificados pelo LEED, o que equivale a mais de 35.600.000 pés quadrados de espaço certificado pelo LEED.

Em 2008, a Kohl’s assumiu o compromisso de buscar a certificação LEED para todas as suas lojas e instalações empresariais recém-construídas. Além disso, para melhorar continuamente seu desempenho operacional, todas as lojas Kohl’s, independentemente do status de certificação LEED, são mantidas e operadas usando as diretrizes de sustentabilidade do LEED para Edifícios Existentes: Operações e Manutenção (LEED for Existing Buildings: Operations & Maintenance). Para apoiar essas iniciativas, a Kohl’s também

atingiu um protótipo Gold pré-certificado pelo LEED para LEED para Novas Construções, Edifícios Existentes e Interiores Comerciais (LEED New Construction, Existing Buildings and Commercial Interiors) pela certificação por volume.

Os recursos que contribuem para a certificação LEED das lojas Kohl’s incluem a certificação ENERGY STAR, compromisso com energia verde, dispositivos hidráulicos com uso racional de água, reciclagem de resíduos, assim como participação no programa de limpeza verde da empresa e práticas de compra sustentável. Um exemplo do impacto do aproveitamento do sistema LEED é que a Kohl’s atingiu sua meta de 800 lojas certificadas pela ENERGY STAR que era até 2015, dois anos antes do programado, alcançando 821 lojas em 2013. A Kohl’s compartilha suas conquistas do LEED com clientes e stakeholders no relatório de responsabilidade social corporativa anual da empresa, disponível no site KohlsGreen.com, assim como em lojas certificadas pelo LEED por meio de adesivos nas portas e anúncios suspensos.

SAIBA MAIS sobre projetos de varejo LEED. Visite usgbc.org/projects

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 16

SAIBA MAIS sobre projetos de varejo LEED. Visite usgbc.org/projects

É fácil a decisão de buscar o LEED quando você é o proprietário do edifício e é seu edifício. Mas o que acontece quando o edifício é um shopping center? De repente, a decisão não é mais só sua. Você precisa convencer seus inquilinos. No caso do Ušće Shopping Mall, uma estrutura que se estende pelo novo e velho Belgrado, haviam mais de 100 inquilinos—todos pagando por seu próprio espaço—que precisavam ser convencidos de que esse seria um bom investimento financeiro para eles. Uma solução importante? Consultas gratuitas de energia.

“Ninguém tinha feito as contas para eles,” disse Marija Golubovic, LEED AP desde 2008 e consultora chave no projeto do Ušće Shopping Mall. “Os inquilinos não veem imediatamente o interesse direto ou os benefícios de longo prazo ao buscar a certificação de edifício verde. No entanto, quando você faz essas auditorias de energia gratuitamente para eles, podemos dizer com credibilidade, 'Se você mudar e investir dinheiro aqui, em dez meses irá recuperar o dinheiro aqui.'”

Cada inquilino recebe o status de energia do seu espaço. Eles sabem como estão gastando, se é um bom gasto e como fazer melhorias e diminuir ainda mais as despesas gerais. E durante o processo, se tornam cientes dos impactos à saúde para seus funcionários e clientes.

DESTAQUE DO PROJETO LEEDUšće Shopping Mall Belgrado, Sérvia LEED para Edifícios Existentes: Operações e Manutenção: Certificado (LEED for Existing Building: Operations and Maintenance: Certified)

Diariamente, 30.000 pessoas passam pelo Ušće Shopping Mall. Não existem muitos shoppings no coração de Belgrado, mas Ušće é o que está localizado bem no centro. Muitos moradores locais o consideram seu “novo museu” – um lugar não só para fazer compras, mas para se socializar e marcar reuniões. Se tornou de fato um centro comunitário com muitos se reunindo no shopping por causa da alta qualidade do ar lá dentro.

“As pessoas em Belgrado reclamam da má qualidade do ar,” disse Golubovic. “Queríamos que percebessem a diferença imediatamente neste edifício. Nós monitoramos o ar fresco. É tudo filtrado. Os inquilinos agora conseguem sentir a diferença.”

O projeto demorou dois anos para ser concluído e Golubovic, sua equipe e a equipe de gestão da instalação gabam-se orgulhosamente que são “viciadas em LEED” agora.

“O LEED para Edifícios Existentes: Operações e Manutenção (LEED for Existing Buildings: Operations and Maintenance - LEED EB: O+M) é a prova final de como o edifício está se comportando,” disse Golubovic. “LEED para Novas Construções (LEED for New Construction) é ótimo, uma premissa incrível para o futuro. Mas como administramos e gerenciamos esse edifício …é tudo LEED EB: O+M. Esses edifícios são como naves espaciais e a equipe da instalação tem ficado muito confortável com a administração do edifício por causa dos recursos controláveis do sistema LEED EB: O+M.”

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO17

DESTAQUE PROFISSIONAL LEED

Por que a Wells Fargo escolheu o LEED para certificar seus estabelecimentos? O LEED é uma abordagem de melhores práticas do setor para a construção e administração de imóveis. Com o compromisso ambiental da Wells Fargo lançado em 2012, gostaríamos de obter mais transparência e detalhamento em nossas metas de desperdício, energia e água. O LEED é uma ferramenta eficiente que nos ajuda a atingir essas metas, dado que a verificação das nossas conquistas é realizada por terceiros.

Como o LEED ajuda a Wells Fargo a se conectar com clientes e destacar seu compromisso com a sustentabilidade? Aproveitamos o processo de certificação do LEED para educar membros da equipe e clientes sobre os benefícios da redução do consumo de recursos naturais, além dos benefícios diretos às comunidades onde trabalhamos, vivemos e fazemos negócios.

Qual mensagem você acredita que todas as empresas deveriam saber sobre a importância da sustentabilidade e da construção verde no setor de varejo? Promover a saúde, o bem-estar e a produtividade dos membros da nossa equipe e dos clientes é uma grande motivação rumo à nossa responsabilidade socioambiental. Embora o impacto positivo nas pessoas seja o atributo mais difícil de avaliar, é indiscutível que o acesso a ar interior limpo, a luz do dia e vistas para a parte externa fazem as pessoas se sentirem melhor.

Qual foi o edifício verde de uma iniciativa relacionada a varejo mais estimulante ou com maior impacto que você trabalhou? Em 2013, a Wells Fargo lançou uma iniciativa de volume, o LEED para Edifícios Existentes: Operação e Manutenção (LEED for Existing Buildings: Operations and Maintenance - LEED EB: O+M) para nossas lojas de varejo com a intenção de certificar as operações das lojas em uma escala nunca antes obtida. Certificamos as primeiras 91 lojas em maio daquele ano. Foi a maior certificação simultânea de uma mesma empresa da história do LEED e aumentou o número de certificações LEED para Edifícios Existentes (LEED for Existing Buildings) para 3% globalmente.

Curt M. Radkin Vice-presidente sênior, Propriedades corporativas, Wells Fargo & Company

A Wells Fargo é uma grande líder no setor no quesito obtenção do LEED. Curt M. Radkin, que liderou a estratégia da empresa para minimizar o impacto ambiental do portfólio de imóveis da Wells Fargo, comenta sua abordagem.

Como você visualiza o futuro da construção verde e o varejo? Quais os planos para o futuro e o que faremos para alcançá-los? Desde 2008, a Wells Fargo tem construído novas lojas em conformidade com o LEED para Novas Construções (LEED for New Construction) e o LEED para Interiores Comerciais (LEED for Commercial Interiors) por meio da certificação por LEED Volume. Este trabalho foi o primeiro contato da empresa com construções verdes e sustentabilidade no começo do desenvolvimento do nosso compromisso ambiental. Embora esse trabalho tenha sido extremamente importante para nos educar em LEED, conseguir manter os atributos da construção verde durante as operações é o “Santo Graal” da sustentabilidade. Temos mais de 6.000 lojas de varejo e apenas algumas centenas foram abertas nos últimos cinco anos. Desenvolver uma estratégia LEED EB: O+M por meio do LEED Volume para aplicar as melhores práticas do setor em nossas operações diárias tem sido uma grande experiência de aprendizado. O programa LEED EB: O+M não foi desenvolvido tendo em mente pequenas lojas de varejo. Os estímulos econômicos para operar pequenas lojas são completamente diferentes. Em colaboração com o USGBC e nosso parceiro estratégico CBRE, criamos um programa de LEED Volume EB: O+M específico para as nossas necessidades com o objetivo de certificar 100 lojas todos os anos até 2020. Esperamos que o nosso programa possa ajudar outros varejistas que trabalham no formato de pequenas lojas a desenvolver programas LEED EB: O+M para seus portfólios. Quando isso acontece, quem sai ganhando é o planeta.

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 18

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:Página 6: Top 10 estados norte-americanos com projetos de varejo certificados pelo LEED

ESTADOPROJETOS

CERTIFICADOS PELO LEED

CA 404

NY 265

TX 195

FL 180

IL 148

PA 132

MD 124

NJ 119

MA 108

VA 82

OH 79

WA 79

CO 76

MI 72

NC 72

AZ 70

WI 69

IA 50

CT 50

GA 50

MN 49

OR 42

DC 36

MO 35

TN 29

AR 27

ESTADOPROJETOS

CERTIFICADOS PELO LEED

SC 26

IN 23

NH 20

NV 20

ME 18

UT 18

AL 18

NM 17

RI 16

HI 16

KS 16

OK 15

MS 14

NE 13

KY 13

DE 13

ID 12

MT 10

WY 9

LA 9

ND 6

SD 5

WV 5

VT 4

PR 4

AK 1

Total 2983

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO19

Página 6: Top 10 países com projetos de varejo certificados pelo LEED (Certificado + Registrado)

PAÍSES PROJETOS LEED

US 6881

CA 276

CN 95

BR 51

AE 44

MX 41

HK 34

CL 31

FI 29

GB 29

IN 26

ES 25

TH 25

JP 23

DE 21

TR 21

SE 17

CO 16

KR 16

IT 15

PE 14

FR 12

PA 11

SG 10

TW 10

MY 10

SA 10

AU 8

EC 8

CR 7

AR 6

PL 6

RS 6

IL 5

LB 5

PAÍSES PROJETOS LEED

NL 5

PH 5

PT 5

RO 5

QA 5

LK 4

SK 4

BG 3

CH 3

GT 3

EG 3

HR 3

RU 3

AT 2

BE 2

EE 2

SV 2

VN 2

BH 2

PK 2

DJ 1

ID 1

DK 1

GR 1

JO 1

KE 1

KZ 1

LC 1

MA 1

MO 1

MT 1

SI 1

SY 1

UY 1

LEED IN MOTION: LOJAS DE VAREJO 20

Página 7: Top 10 - Créditos

LEED 2009 para Projeto e Construção de Edifícios: Varejo (LEED 2009 for Building Design and Construction: Retail)

Crédito NomeContagem dos

projetos (Bem-sucedidos)

Contagem de projetos (Total)

Porcentagem de projetos (Total de bem-sucedidos)

SSc4Transporte alternativo (Alternative transportation)

368 369 100%

EQc4Materiais de baixa emissão (Low-emitting materials)

363 369 98%

EAc1Otimizar desempenho energético (Optimize energy performance)

361 369 98%

MRc4 Conteúdo reciclado (Recycled content) 355 369 96%

EQc7.1Conforto térmico – projeto (Thermal comfort – design)

351 369 95%

WEc3 Redução do uso de água (Water use reduction) 349 369 95%

SSc1 Seleção do terreno (Site selection) 313 369 85%

EQc3.1Plano de gestão de QAI da construção – durante a construção (Construction IAQ management plan – during construction)

295 369 80%

SSc2Densidade de desenvolvimento e conectividade da comunidade (Development density and community connectivity)

266 369 72%

MRc2Gestão de resíduos da construção (Construction waste management)

249 369 67%

Página 12: Quem são os clientes das lojas de varejo certificadas pelo LEED?

Cálculo: [Nº de projetos certificados pelo LEED] x ([Média de funcionários por loja] + [Média de clientes por dia na loja])

Empresa Projetos certificados

Média de funcionários

por loja

Média diária de clientes por loja

Total de pessoas que “aproveitam” o espaço

LEED*

Walgreen’s 1 20 770 1.000

Kum & Go 74 5 1.100 82.000

Starbucks Coffee Company 452 6 500 229.000

Total (inclui dados de 18 empresas) 1.88135 (média

ponderada)617

(média ponderada) 1.226.000

*Arredondado para o milhar mais próximo. O total estimado representa dados de 18 empresas (incluindo as relacionadas aqui), algumas foram removidas por motivos de confidencialidade. Os dados sobre a média de funcionários e clientes foram extrapolados em alguns casos com base nos dados e médias disponíveis no setor.

AGRADECIMENTOS

Todos os dias tomamos decisões sobre o que comprar e onde. No USGBC, temos um imenso orgulho de saber que o programa LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail) permite que varejistas e consumidores realizem mudanças positivas por meio de práticas de construção verde, educação e responsabilidade ambiental.

Somos muito gratos e inspirados pelos usuários do LEED para Lojas de Varejo (LEED for Retail), especialmente pelas marcas e empresas que ajudaram a desenvolver o programa em sua fase piloto, que estão certificando seu portfólio de edifícios e disseminando a mudança.

Porém, acima de tudo, gostaríamos de agradecer aos consumidores do mundo todo por serem atentos e tomarem decisões de compras inteligentes, de cafeterias a bancadas. Procure a placa do LEED na próxima vez em que estiver fora de casa trabalhando ou fazendo compras. É uma loja que merece ser prestigiada!

Taryn HolowkaVice-presidente de Marketing e Comunicações USGBC [email protected]