leed in motion: brazil (portuguese translation)

32
LEED ® IN MOTION: BRASIL

Upload: usgbc

Post on 07-Apr-2016

260 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

In this report you will gain insight and perspective to understand how LEED is being used to support local and regional demands in Brazil’s built environment. LEED in Motion: Brazil highlights how the global rating system is being used in Brazil, and it also shows how LEED credits and strategies push the limits of convention for maximum outcomes.

TRANSCRIPT

Page 1: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED® IN MOTION:BRASIL

Page 2: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

O relatório LEED® in Motion: Brasil é uma continuidade da série de relatórios LEED in Motion, lançada em 2013. É um dos muitos relatórios de uma série especial, focados no uso do sistema LEED em diversos países e regiões.

A sua finalidade é equipar os leitores com a visão e a perspectiva que necessitam para compreender o LEED, como um sistema de classificação global que permanece flexível o suficiente para atender às necessidades regionais e locais.

Page 3: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

ÍNDICE

Sobre o LEED ..................................................................................................................................................................... 1

Prefácio de Felipe Faria ................................................................................................................................................. 2

Por que LEED? .................................................................................................................................................................. 3

Como o LEED funciona no Brasil ................................................................................................................................ 5

Onde no Brasil o LEED está sendo usado ................................................................................................................. 6

Projetos ........................................................................................................................................................................... 21

Quem está usando o LEED no Brasil? ...................................................................................................................... 17

Pessoas ........................................................................................................................................................................... 18

Recursos ............................................................................................................................................................................ 26

As informações deste relatório foram atualizadas em julho de 2014

Este é um documento em evolução e será atualizado regularmente. Em caso de

dúvidas, favor entrar em contato com Joe Crea em [email protected]

Page 4: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)
Page 5: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 1

SOBRE O LEED O LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, é um sistema de certificação de construção sustentável global, regional e local que fornece verificação por terceiros das características, projeto, construção, manutenção, operação e eficácia das edificações sustentáveis.

Desenvolvido e mantido pelo U.S. Green Building Council, o LEED é um programa simples e eficaz que permite percorrer por questões complexas, e muitas vezes conflitantes, relacionadas à construção e ao meio ambiente que afetam os seres humanos no mundo todo. É uma ferramenta que pode ser usada para melhorar o meio ambiente, criar edificações com melhor desempenho e melhorar a saúde pública. Com caminhos para realizações específicas, o LEED foi concebido para uso em uma grande variedade de climas e localidades, em harmonia com as leis e requisitos locais.

A cada dia, mais de 158.000 metros quadrados de espaço, em mais de 150 países e territórios, recebem a certificação LEED. Mais de 63.000 projetos comerciais estão atualmente participando do LEED, o que equivale a quase 1,3 bilhão de metros quadrados de espaço de construção em âmbito mundial. Projetos de construção ganham pontos por atingir um dos quatro diferentes níveis de certificação LEED: Certificado, Prata, Ouro ou Platina.

Com o apoio de comitês de desenvolvimento LEED, voluntários, profissionais, Mesa Redonda Internacional LEED (chamada “LEED International Roundtable” em inglês) e de mais de 30 conselhos de construção sustentável em todo o mundo, o LEED está continuamente evoluindo e sendo otimizado para vários tipos de construções em todos os mercados mundiais.

Colégio Positivo

Page 6: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL2

PREFÁCIO de Felipe Faria, Diretor Executivo do Green Building Council Brasil

Perder na Copa do Mundo de 2014 para a Alemanha de 7 a 1 foi um baque, mas, no final, o Brasil ganhou o jogo do legado de 6 a 0.

Pela primeira vez na história da Copa do Mundo, com um decreto do governo brasileiro para desenvolver construções sustentáveis, tivemos seis estádios certificados por um sistema internacional de classificação de construções sustentáveis.

O Brasil e o mundo reconhecem o LEED como uma marca internacional de qualidade com aplicabilidade e adaptabilidade que vão além dos EUA. No jogo do legado, os vencedores não foram os jogadores de futebol, mas os projetistas, arquitetos, engenheiros e empresas que têm contribuído para tornar o Brasil o quinto país, fora os Estados Unidos, com o maior número de edifícios com certificação LEED do mundo.

Embora a Copa tenha acabado, o futuro do Brasil continua a ir a todo o vapor à frente e o LEED está desempenhando um papel fundamental na construção de uma sociedade saudável que meu país legitimamente merece. Está ajudando a proteger e a conservar dois dos nossos mais finitos recursos, a energia e a água. Também está construindo economias locais que estão fornecendo materiais locais e regionais em todo o Brasil.

Por exemplo, um dos principais desafios para o FSC Brasil (Forest Stewardship Council - Conselho Brasileiro de Manejo Florestal) foi determinar a forma de introduzir, naturalmente, madeira certificada no setor da construção. Por meio de seu trabalho com construtores e arquitetos, perguntaram, “o que está ajudando a fazer esta introdução?” A resposta mais comum? O LEED.

Esse resultado nos deixa muito satisfeitos. Sabemos, direta ou indiretamente, que estamos promovendo e influenciando fortemente a adoção de práticas de maior responsabilidade social ainda em todo o Brasil. As regiões pobres do país, que nunca tiveram setores econômicos estabelecidos, estão começando a prosperar ao mesmo tempo em que protegemos nossos recursos naturais e habitats, tais como as florestas tropicais.

O Brasil está vencendo este importante jogo de legado e estamos satisfeitos em ver que o LEED é um protagonista crucial.

Felipe Faria Diretor Executivo Green Building Council Brasil

Itaipava Arena Pernambuco—uma obra da Odebrecht Properties e uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, obteve certificação LEED Prata.

Page 7: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 3

Produção industrial

POR QUE LEED? Hoje, arquitetos, empresas de construção, empresas de energia, planejadores urbanos, empreendimentos e políticos brasileiros estão trabalhando juntos para criar as cidades sustentáveis do futuro. Na verdade, pessoas em mais de 150 países e territórios ao redor do mundo usam o LEED pelos seguintes motivos:

1. Reconhecimento global

2. Consideração do local de construção

3. Foco na redução do consumo de água

4. Ênfase na redução do consumo de energia

5. Aspectos relacionados à saúde e produtividade dos trabalhadores

NÚMERO TOTAL DE PROJETOS REGISTRADOS E CERTIFICADOS: 871

ÁREA TOTAL REGISTRADA E CERTIFICADA: 24 milhões de metros quadrados

certificado registrado

181 690

Cinco principais topologias construtivas LEED no Brasil

Cinco principais sistemas de classificação LEED mais procurados no Brasil

Armazéns e centros de distribuição

Varejo

Edifícios públicos

Escritório

Edifícios existentes: Operações e manutenção3

Nova construção2

Envoltória e estrutura principal1

Interiores comerciais4

Varejo: Interiores comerciais5

3

2

1

4

5

Informação de julho de 2014

Page 8: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL4

Créditos LEED O LEED é organizado por créditos. Um crédito representa uma estratégia ou resultado específico para criar um edifício sustentável. A relação abaixo mostra a porcentagem dos projetos no Brasil que obtiveram créditos específicos 20% acima da Taxa de Obtenção Global.

LEED para Novas Construções

WEc2: Tecnologias Inovadoras para Efluentes 46,46%

EAc5: Medição e Verificação 23,39%

LEED para Envoltória e Estrutura Principal

WEc2: Tecnologias Inovadoras para Efluentes 39,76%

MRc6: Madeira Certificada 22,91%

LEED para Interiores Comerciais

EQc5: Controle Interno de Produtos Químicos e Poluentes 41,44%

MRc5: Materiais Regionais 37,02%

EQc8.2: Iluminação Natural e Vista—Vista 24,04%

EAc3: Medição e Verificação 22,99%

LEED para Edifícios Existentes: Operações e Manutenção

EAc3.2: Medição de Desempenho—Medição a Nível de Sistema 38,78%

SSc6: Controle de Qualidade das Águas Pluviais 36,41%

SSc5: Desenvolvimento do Terreno—Proteger e Recuperar o Habitat 26,98%

WEc3: Paisagismo com Uso Eficiente de Água 25,06%

Page 9: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 5

COMO O LEED FUNCIONA NO BRASILAs edificações com certificação LEED estão entre as mais eficientes e sustentáveis do mundo. Os créditos e estratégias LEED visam desafiar os limites da convenção para produzir o máximo em termos de resultados. Os resultados são medidos em cinco áreas-chave:

ENERGIA E ATMOSFERA

ÁGUA

RESÍDUOS

TRANSPORTE

EXPERIÊNCIA HUMANA

LEED Dynamic PlaqueRecentemente, o USGBC desenvolveu a LEED Dynamic Plaque™ para fornecer monitoramento contínuo do desempenho de edificações em tempo real. Ao ilustrar visualmente muitos dos aspectos intangíveis do desempenho da edificação, a placa permite que seus ocupantes tomem as medidas necessárias para garantir que opere como pretendido. Saiba mais em LEEDON.io.

Créditos de Prioridade Regional Créditos de Prioridade Regional (RPCs) são créditos LEED específicos que melhoram ainda mais a aplicabilidade local e regional do sistema de classificação em um determinado país ou região. Eles incentivam a obtenção de créditos que atendem às prioridades ambientais geograficamente específicas. Não são novos créditos LEED, mas sim créditos existentes que foram designados como particularmente importantes para suas áreas. O incentivo para obter esses créditos é na forma de um ponto de bonificação. Se um RPC é conquistado, um ponto de bonificação é atribuído à pontuação total do projeto. Uma vez que os RPCs não são novos créditos, as equipes de projeto LEED não precisam tentar obtê-los além dos créditos LEED existentes que estão tentando obter.

Caminhos Alternativos para Conformidade (Alternative Compliance Paths - ACPs)Global Alternative Compliance Paths, ou ACPs Globais, estão agora disponíveis para todos os projetos comerciais em busca da certificação de construção sustentável LEED usando as versões dos sistemas de classificação de 2009. ACPs Globais oferecem um método flexível para projetos em todo o mundo demonstrarem conformidade com os créditos LEED que são tradicionalmente mais desafiadores para projetos fora dos EUA.

LEED International Roundtable A LEED International Roundtable é uma equipe de profissionais e especialistas do setor de construções sustentáveis de todo o mundo. Esses membros contribuem com uma visão profund sobre os requisitos técnicos locais e regionais, dinâmica de mercado, aspectos sociais, além de promover o crescimento do LEED como um sistema de classificação global. Como resultado, o LEED mantém seu rigor como uma ferramenta global que fornece apoio para as necessidades regionais e locais. Os objetivos coletivos da LEED International Roundtable é examinar créditos LEED em todos os sistemas de classificação, avaliar sua aplicabilidade nos países e recomendar alternativas localmente apropriadas, mantendo ao mesmo tempo a coerência e o rigor técnico do LEED em âmbito mundial. O Brasil é representado na LEED International Roundtable pelo Green Building Council Brasil. gbcbrasil.org.br/en/

Page 10: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL6

Fazenda Rio Grande

MaringáRio de Janeiro

1

2

3

4

Manaus

Coca-Cola Brasil“Obter a certificação LEED atesta o compromisso da empresa em minimizar os impactos ambientais, otimizar suas operações cada vez mais sustentáveis e proporcionar aos funcionários maior bem-estar. A certificação demonstra o quanto a sustentabilidade é importante para a Coca-Cola Brasil.”

Rino Abbondi Vice-presidente de Técnica e Logística

Criada em 1942, a divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. Com mais de 40 locais de operação no Brasil, no momento três fábricas, um prédio de escritórios e um laboratório têm certificação LEED, e muitos outros estão em diferentes estágios de certificação. A Coca-Cola Brasil pretende certificar todos os seus locais de operação no Brasil até 2020. Aproximadamente 2.000 funcionários dos escritórios e plantas de engarrafamento da Coca-Cola Brasil trabalham em um edifício com certificação LEED todos os dias.

1  Sede e laboratórios da Coca-Cola BrasilRio de Janeiro, BrasilSede: LEED Prata 2013 Laboratórios: LEED Prata 2014

A sede é o primeiro edifício existente no Rio de Janeiro a conseguir a certificação LEED, e encontra-se entre os primeiros projetos de edifícios já existentes certificados no Brasil. Os laboratórios da Coca-Cola estão instalados em uma estrutura independente de dois andares de aproximadamente 7.000 metros quadrados de espaço para escritório e laboratório.

2   Recofarma Manaus (fábrica de concentrados da Coca-Cola)Manaus, BrasilCertificação LEED 2014

No coração da Amazônia, este projeto é a primeira certificação de edifício existente no setor de produção do Brasil. A fábrica é responsável por fornecer concentrado para todo o país.

Reequipar o sistema de controle da qualidade do ar interno em uma fábrica é um desafio. Mesmo assim, por meio de uma série de projetos de retrofit, todos os espaços internos com ar condicionado recebem agora suprimento adequado de renovação de ar de uma maneira eficiente do ponto de vista energético, onde o ar externo quente e úmido é previamente tratado antes de entrar no espaço com ar condicionado.

3  Fábrica Coca-Cola LeãoFazenda Rio Grande, Paraná—BrasilLEED para Novas ConstruçõesLEED Prata 2012

Esta é a primeira fábrica do Brasil a receber a certificação LEED. Começando com o projeto conceitual, a fábrica foi planejada e construída seguindo uma série de princípios de construção sustentável, tais como ventilação natural, garantindo o conforto térmico dos ocupantes sem a necessidade de ar condicionado na maioria dos espaços da fábrica e fornecendo iluminação natural a 86% dos espaços internos.

4  Fábrica Coca-Cola FEMSAMaringá, Paraná—BrasilInstalações: LEED Ouro 2013 Fábrica: LEED Prata 2014

As águas pluviais coletadas no telhado são tratadas e utilizadas para fabricar Coca-Cola. O sistema tem capacidade para armazenar até 1.000.000 de litros de água da chuva. O projeto documentou uma redução de 47% no uso de energia para refrigeração industrial. A economia anual de energia prevista para a fábrica seria suficiente para atender a 2.700 residências brasileiras típicas. O projeto conseguiu todos os pontos de eficiência energética e energia renovável.

14

ONDE NO BRASIL O LEED ESTÁ SENDO USADO?

Page 11: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 7

quando se considera a emissão de gases, compostos orgânicos voláteis (COV) e ureia-formaldeído. Nas áreas de engarrafamento, temos controles muito mais rigorosos que, obviamente, vão além do LEED.

Quais medidas vocês implementaram para assegurar que seu projeto LEED continue a ter alto desempenho e melhore com o tempo? Acompanhamos os indicadores em um banco de dados central de todas as fábricas, com destaque para água, energia e emissões. Cada fábrica tem métricas a cumprir para cada indicador determinado de comum acordo anualmente.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? Buscamos sempre créditos relacionados ao consumo de água e energia. Ambos são os mais cruciais. Atuamos no setor de bebidas, portanto a água é o nosso principal recurso natural e a energia representa uma fatia importante do custo total de produção.

Estamos muito interessados em saber mais sobre a experiência dos ocupantes de seus edifícios LEED. Você pode compartilhar alguns aspectos específicos de como as pessoas se sentem vivendo e trabalhando em seus edifícios com certificação LEED? Em edifícios que foram recentemente certificados, temos notado uma maior satisfação dos ocupantes, especialmente com iluminação natural, controles de temperatura, maior interação com o exterior por meio de vistas e/ou acesso às áreas externas. Nossas fábricas mais novas têm telhados verdes e mais espaços abertos e verdes, e os escritórios mais novos têm sensores de CO2. Agora, muitos ocupantes se beneficiam do transporte financiado pela empresa e de incentivos para o uso compartilhado de veículos.

“Em edifícios que foram recentemente certificados, temos notado uma maior satisfação dos ocupantes”.

Por que você optou por usar o LEED?Semelhante ao compromisso com a certificação LEED para a Copa do Mundo e as próximas Olimpíadas, a Coca-Cola Brasil compartilha a mesma visão de construir e manter estruturas que sejam sustentáveis, ambientalmente conscientes e eficientes em termos de consumo de energia e água, em linha com os projetos de legado que permanecerão como resultado dos jogos.

Como o LEED se encaixa em seus objetivos gerais em termos de sustentabilidade? Está em sintonia com a visão corporativa de “Viver positivamente” e a missão da empresa de reduzir e controlar o consumo de água e energia, a geração de resíduos e as emissões.

Qual é o valor (marketing, ROI, desenvolvimento de negócios e preços de locação) que o LEED oferece à sua organização e às partes interessadas? O reconhecimento do público em geral do LEED como um valioso sistema de certificação em sustentabilidade. Isso permite que as partes interessadas saibam mais sobre “ser sustentável” no local de trabalho e levem tal conhecimento para casa e para suas comunidades.

A divulgação da composição dos materiais faz parte da métrica de sustentabilidade geral da sua organização? Em caso afirmativo, por que isso é importante para vocês? Sim. Por atuarmos no setor de bebidas, obviamente, o nosso ambiente interno passa por um rigoroso controle de qualidade. Ao construirmos ou remodelarmos fábricas e escritórios, a divulgação dos componentes de tintas, carpetes e móveis é de interesse

Ana Paula Forte Especialista ambiental da Coca-Cola Brasil

Fábrica Coca-Cola FEMSA

Page 12: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL8

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? Consideramos os prerrequisitos e créditos relacionados com a categoria Qualidade Ambiental Interna os mais cruciais, pois essas práticas são incomuns em Fortaleza. Os fornecedores locais não estão preparados para atender às diversas exigências, o que torna necessário buscar fornecedores em regiões mais distantes.

Estamos muito interessados em saber mais sobre a experiência dos ocupantes de seus edifícios LEED. Você pode compartilhar alguns aspectos específicos de como as pessoas se sentem vivendo e trabalhando em seus edifícios com certificação LEED? Um dos nossos clientes estava em busca de uma opção de investimento, considerando vantagens como a localização e o projeto sustentável. Ele ouviu as recomendações de amigos e encontrou no Paço das Águas exatamente o que estava procurando. A credibilidade que a empresa desfruta no mercado e a seriedade do conselho de administração também foram os motivos para outro cliente decidir investir no edifício. Além do apartamento onde vive, ele também comprou outras unidades com a intenção de investir. Ele ficou muito satisfeito com as possibilidades de lucro que pode obter, principalmente agora, após o edifício receber a etiqueta nacional de eficiência energética e a certificação LEED. “Isso faz uma diferença real em relação aos demais edifícios e irá aumentar o valor do apartamento”, diz ele.

Fortaleza/CE, Brasil LEED for Core and Shell (Ouro) Certificada em agosto de 2013

Por que você optou por usar o LEED? Decidimos usar o LEED para o nosso projeto porque é a certificação ambiental de edifícios de mais renome internacional. Além disso, foi a primeira certificação ambiental com a qual nos familiarizamos na Greenbuild. Por fim, entendemos também que a avaliação de terceiros e o certificado dão legitimidade a práticas de construção sustentável.

Qual é o valor (marketing, ROI, desenvolvimento de negócios e preços de locação) que o LEED oferece à sua organização e às partes interessadas? A certificação LEED do Paço das Águas aumentou o valor do edifício e proporcionou à empresa a credibilidade do trabalho realizado, a legitimidade das práticas de construção sustentável e coroou o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Recentemente, recebemos a certificação e, agora, estamos trabalhando em uma campanha publicitária para sensibilizar a população em relação ao sistema LEED e as vantagens da construção sustentável. Além disso, nosso público-alvo e o próprio mercado consideram-nos uma empresa distinta e um ponto de referência em construção sustentável. Estes são os maiores valores que o LEED nos trouxe.

Quais medidas vocês implementaram para assegurar que seu projeto LEED continue a ter alto desempenho e melhore com o tempo? Redigimos o manual do proprietário e capítulos específicos no guia do administrador do edifício sobre os atributos sustentáveis do projeto, de acordo com a certificação LEED e as etiquetas nacionais de eficiência energética. Os capítulos explicam todas as diferenças do edifício, as estratégias de operação e manutenção e dicas para compra sustentável de móveis e equipamentos pessoais. Além disso, tentamos e conseguimos obter o crédito LEED para Comissionamento Avançado, que inclui uma visita técnica para verificar o desempenho do edifício dez meses após o término da construção e o início da ocupação.

ROLIM ENGENHARIA“Procuramos reduzir o consumo de recursos naturais e o impacto ambiental de nossas atividades, visando contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, uma marca da evolução contínua da empresa”.—Ticiana Rolim, Diretora Comercial e de Marketing da Rolim Engenharia

Page 13: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 9

Fortaleza/CE, Brasil LEED for Core and Shell (Certificado) Certificado em abril de 2014

O Paço das Águas é o primeiro edifício residencial vertical no Brasil a obter a certificação LEED. O complexo de 66 apartamentos foi construído pela construtora C. Rolim Engenharia.

Pio Rodrigues Neto, presidente da C. Rolim Engenharia, destacou que a certificação LEED foi o resultado de quatro anos de estudos e trabalho da equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa.

Muitos recursos sustentáveis do edifício de uso misto incluem:

• Paisagismo eficiente com irrigação automatizada e uso de plantas nativas e adaptadas.

• Utilização de águas pluviais para a irrigação, vasos sanitários de alta eficiência e dispositivos de economia de água para torneiras e chuveiros.

• Gestão de resíduos sólidos no local de construção.

• Armazenamento e coleta de materiais recicláveis.

• Seleção do terreno em uma área densamente urbanizada, com acesso a muitos serviços básicos.

• Garagens com detecção automática de monóxido de carbono para exaustão mecânica.

• Elevadores sem engrenagens, que proporcionam economia de energia que chega a 30% em comparação com os modelos convencionais.

• Equipamentos e eletrodomésticos para garantir a máxima eficiência energética.

PAÇO DAS ÁGUAS

Page 14: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL10

Nossos clientes estão à procura de um forte retorno sobre seus investimentos. Com o LEED, podemos garantir a eles que estamos construindo um projeto de qualidade, seja ele um desenvolvimento corporativo, como o Evolution Tower, em Barueri, ou um arranha-céus residencial, como é o caso do edifício Park One, em São Paulo.

Na Odebrecht, temos orgulho de nossa inovação para encontrar novas soluções, mesmo para projetos já em construção. Para nos diferenciar, fazer coisas novas de uma nova maneira está no nosso DNA. Sempre olhamos para a frente para trazer novas soluções para o mercado. O LEED nos ajuda a manter a nossa vantagem competitiva, melhora o nosso espírito empreendedor e realça o nosso profundo compromisso com a responsabilidade social e o povo do Brasil.

Esses valores são centrais não só na Odebrecht Realizações Imobiliárias, mas em todas as empresas que compõem a organização Odebrecht. Sejam os estádios do Maracanã, Arena Fonte Nova e Arena Pernambuco—todos com certificação LEED—ou outros projetos ao redor do mundo, trabalhamos arduamente em cada um deles para encontrar soluções de engenharia para reduzir os impactos negativos sobre as pessoas e o meio ambiente. Isso tem sido um elemento central da nossa história e continuará a ser o nosso objectivo para as próximas décadas.

“Nossos clientes estão à procura de um forte retorno sobre seus investimentos. Com o LEED, podemos garantir a eles que estamos construindo um projeto de qualidade.”

Por mais de setenta anos, o empreendedorismo e a responsabilidade social têm definido a cultura da organização Odebrecht, um dos principais conglomerados brasileiros que atua em 15 segmentos de negócios. Nossa postura frente aos negócios é ampla e específica. De imóveis à construção, de plantas petroquímicas à gestão de resíduos e estradas com pedágio, a nossa cultura singular nos permitiu crescer e evoluir ao longo dos anos. Tem sido, verdadeiramente, um modelo de negócios sustentável e profundamente focado nas pessoas e em sua capacidade de aprender, construir e crescer.

Na Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR), empresa do ramo imobiliário do nosso grupo, acreditamos que para se manter diferenciada e ocupar um lugar de destaque no mercado é preciso ter uma forte seleção de áreas para construir e desenvolver os nossos projetos. Essa seletividade, quando colocada ao lado da sustentabilidade, nos permite gerar valor para os nossos acionistas, clientes e comunidades. A demanda por sustentabilidade é alta, mas a nossa abordagem, em todas as situações, é a de olhar para tudo com uma visão holística. Consequentemente, vários dos nossos projetos são pioneiros em iniciativas sustentáveis. O complexo Parque da Cidade, em São Paulo, e o projeto do Bairro Ilha Pura (veja a página 14), no Rio de Janeiro, são, por exemplo, os primeiros empreendimentos imobiliários a receberem a certificação LEED para Desenvolvimento de Bairros na América Latina.

O LEED é uma solução internacional que tem sido uma ferramenta fundamental para nós nos últimos anos, à medida que continuamos a acolher nossa cultura responsável e empreendedora. Sabemos que o LEED é reconhecido mundialmente e traz valor para nossos projetos e para as pessoas. Os projetos LEED também contribuem para as muitas economias locais do nosso país. É um excelente sistema que nos permite manter nossa singularidade e competitividade no mercado.

ODEBRECHT

Ciro Barbosa Diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade

Odebrecht Realizações Imobiliárias

A Odebrecht tem cinco projetos certificados, e oito registrados.

Page 15: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 11

Praça São Paulo São Paulo, Brasil

“Cidade compacta” foi a visão por trás deste projeto multiuso com hotéis, moradores, lojas e escritórios corporativos ocupando um espaço de 30.000 metros quadrados. Todas as torres corporativas no local têm certificação LEED.

Estádio do Maracanã Rio de Janeiro, Brasil (usado para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e será usado para os Jogos Olímpicos de 2016)

O Estádio do Maracanã obteve certificação LEED Prata devido à adoção das seguintes medidas: uso eficiente de energia, água e materiais de construção, área sustentável e processos inovadores, entre outros. Uma das excelentes iniciativas no estádio foi a instalação de painéis solares, com uma área total de 2.500 metros quadrados, capaz de gerar 400.000 kW/h anualmente, energia que pode atender a 240 casas e equivalente a 10% do consumo anual do estádio. A arena também está equipada com um sistema que permite o reaproveitamento da água da chuva (para irrigação do campo), juntamente com medidas para desperdiçar menos água, tais como descargas econômicas nos banheiros. Em conjunto, essas iniciativas reduziram o consumo de água em 40%.

PROJETOS DA ODEBRECHT EM DESTAQUE

Page 16: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL12

Arena Fonte Nova Salvador, Brasil

Seis jogos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2014 foram realizados na Arena Fonte Nova. Além disso, ela foi selecionada pelo Comitê Olímpico Internacional para tornar-se o estádio oficial de futebol olímpico do torneio em 2016. Na Arena Fonte Nova, 20% dos materiais de construção foram fabricados de materiais reciclados, 75% dos resíduos de construção do projeto foram desviados do aterro sanitário e 35% da energia utilizada é comprada de fontes renováveis, como energia eólica e solar.

Page 17: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 13

Parque da Cidade São Paulo, Brasil

• Pré-certificado para o LEED for Core and Shell Ouro - Torre corporativa C1 • Em busca do LEED for Core and Shell Ouro: Torres corporativas A1, B1, B2 e B3 • Em busca da certificação LEED for Core and Shell: Shopping • Em busca da certificação LEED para Novas Construções: Hotel • Em busca da certificação LEED para Desenvolvimento de Bairros: Parque da Cidade

Com terreno composto de aproximadamente 80.000 metros quadrados na zona sul da cidade de São Paulo, o empreendimento de uso misto Parque da Cidade está completamente integrado com uma área verde de 22.000 metros quadrados. O projeto harmoniza os planos de revitalização municipal da região Chucri Zaidan, apresentados pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

O Parque da Cidade é composto por 10 edifícios: cinco torres corporativas, uma torre de escritórios, duas torres residenciais, um shopping center e um hotel. Sua área central é ocupada por um grande parque linear de 62.000 metros quadrados, aberto ao público e equipado com infraestrutura de serviços e lazer, restaurantes, um parque infantil, ciclovias com outras atrações para garantir o fluxo contínuo de pessoas sete dias por semana, independente do horário de expediente. O conjunto de soluções dos projetos de arquitetura e paisagismo observa os impactos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e também beneficia a região.

A execução deste projeto trará melhorias para o bairro com serviços de infraestrutura, acessibilidade e mobilidade urbana. Quando estiver pronto, a expectativa é que 65.000 pessoas circulem diariamente no empreendimento. Desse total, 25.000 representam uma população fixa de residentes e profissionais, o que levou ao planejamento cuidadoso do projeto para promover a integração do transporte público e incentivar o uso de veículos não poluentes.

Page 18: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL14

“Como o primeiro projeto de bairro LEED no Brasil e na América Latina, o Ilha Pura solidifica a posição de liderança do Brasil na vanguarda do movimento rumo à construção de edifícios sustentáveis de alto desempenho. Além de servir como Vila dos Atletas para os Jogos Olímpicos de 2016, a equipe do projeto adotou uma visão de longo prazo, garantindo que o legado desse bairro sustentável continue por muitos anos após 2016”. - Rick Fedrizzi, Presidente, CEO e Presidente Fundador do U.S. Green Building Council

ILHA PURA: O PRIMEIRO PROJETO LEED ND (PARA DESENVOLVIMENTO DE BAIRROS) DA AMÉRICA LATINA A vila dos atletas dos Jogos Olímpicos de 2016 com um legado de bairro em mente

“O LEED nos deu a certeza de que estávamos indo na direção certa. A sensação de quão longe poderíamos ir no sentido de criar um ambiente verdadeiramente sustentável para nossos clientes e para a comunidade. O LEED também contribuiu para nos dar orientação com os mais altos padrões de eficiência. Os Jogos Olímpicos vão passar rapidamente. O que vem depois? Os edifícios neste local vão existir por 50 a 100 anos. Queríamos nos certificar de que eles fossem estruturas saudáveis e eficientes do ponto de vista energético, que resistissem ao teste do tempo”.

- Mariana de Cillo Malufe Spignardi Gerente de Sustentabilidade

Ilha Pura

A primeira fase do projeto Ilha Pura terá 3.604 apartamentos para serem usados por mais de 18.000 atletas em 2016. O projeto também incluirá um parque público de 72.000 metros quadrados.

31 edifícios de 17 andares serão construídos no local do projeto, que abrange 870.000 metros quadrados. Os apartamentos estão planejados para serem vendidos (as vendas começarão mais adiante em 2014) e entregues aos clientes no prazo de um ano após as Olimpíadas.

A equipe do projeto por trás do Ilha Pura buscou desde a sua criação “comunicar o foco nos aspectos do legado” do primeiro projeto LEED ND da América Latina.

Page 19: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 15

Estamos muito interessados em saber mais sobre a experiência dos ocupantes de seus edifícios LEED. Você pode compartilhar alguns aspectos específicos de como as pessoas se sentem vivendo e trabalhando em seus edifícios com certificação LEED? No Brasil, os funcionários frequentemente elogiam seus locais de trabalho. Muitas vezes incapazes de expressar exatamente o motivo, eles sentem a diferença na qualidade do prédio em que estão trabalhando. Pode ser a iluminação natural, o frescor do ar, o cuidado com os banheiros, a comunicação visual, a vista e coisas do gênero.

Vocês têm planos para usar o LEED em projetos futuros? Em caso afirmativo, quais e como? Estamos sempre buscando usar o LEED para nossos projetos. O nosso objectivo é a construção sustentável.

Como o LEED se encaixa em seus objetivos gerais em termos de sustentabilidade? O LEED é uma ferramenta completa, que abrange os nossos objetivos principais, a saber: gestão de resíduos (sólidos e líquidos), escolhas de materiais, transporte, eficiência energética, eficiência no consumo de água e qualidade do ambiente interno.

Qual é o valor (marketing, ROI, desenvolvimento de negócios e preços de locação) que o LEED oferece à sua organização e às partes interessadas? Para nós, o tema sustentabilidade está totalmente ligado à inovação e à responsabilidade socioambiental. Todo esse valor combina bem com nossa marca.

Quais medidas vocês implementaram para assegurar que seu projeto LEED continue a ter alto desempenho e melhore com o tempo? Tentamos renovar a certificação a cada cinco anos. Assim, podemos ter certeza de que o projeto está sempre nas melhores condições durante seu ciclo de vida.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? Sim. Existem créditos mais fáceis de obter quando se está em grandes centros urbanos, como a cidade do Rio de Janeiro, onde a maioria dos nossos projetos está localizada. Para os nossos projetos, os créditos mais cruciais são SSc6.1 e SSc6.2, porque temos problemas com entupimento dos bueiros públicos, o que provoca alagamento de ruas em dias de chuva.

CASA DO FUTUROA Casa do Futuro foi fundada em 2005 pelos arquitetos Marcelo Pacheco e Rosana Correa e seu enfoque é na sustentabilidade e tecnologia para a construção civil. Entre seus vários projetos LEED planejados estão a Biblioteca Pública Estadual do Rio de Janeiro e o Posto Ecoeficiente Jardim Carioca.Por que vocês optaram por usar o LEED? A Certificação LEED é a ferramenta mais reconhecida internacionalmente para medir a sustentabilidade dos edifícios. É objetiva e voltada ao mercado. O LEED também agrega valor à área construída e associa a nossa marca com a proteção do meio ambiente.

Rosana Corrêa Fundadora, sócia e diretora da empresa

Danielle Garcia Sócia e diretora

Créditos da foto: Diller Scofidio + Renfro

O novo Museu da Imagem e do Som (MIS) em Copacabana está buscando a certificação LEED Ouro. O projeto é um esforço por parte do governo do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Page 20: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL16

Rio de Janeiro, Brasil Buscando a certificação LEED para Novas Construções (Ouro)

O Museu do Amanhã, projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, destina-se a ser uma obra de arquitetura emblemática que representa o que há de melhor em cultura, ciência, tecnologia e sustentabilidade.

• O Museu do Amanhã está localizado em uma grande área urbana, que oferece opções inteligentes de transporte público e uma boa oportunidade para os seus ocupantes reduzirem suas emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

• O Museu do Amanhã terá como princípio o uso inteligente da água, interna e externamente. A economia anual será realizada por meio de luminárias eficientes e paisagismo consciente.

MUSEU DO AMANHÃ • Painéis fotovoltaicos móveis serão instalados no telhado,

seguindo o movimento do sol para capturar a energia solar para ser usada imediatamente dentro do museu. A produção de energia renovável fornecerá 7% do total de energia necessária para o museu funcionar.

• O Museu do Amanhã reduzirá de forma significativa o impacto sobre os recursos utilizados na sua construção e operação, pois terá em sua cadeia de suprimentos materiais reciclados e produtos extraídos, fabricados e transportados de forma sustentável.

• O sistema de ar condicionado altamente eficiente projetado para o Museu do Amanhã poupará energia durante seu funcionamento devido ao uso da Baía de Guanabara como fonte de troca de calor. Esse recurso permite a eliminação de equipamentos redundantes e agrega benefícios econômicos e ambientais, como a redução do consumo de energia e a eliminação do uso de água potável em torres de resfriamento.

Copyright Santiago Calatrava

Com inauguração programada para o primeiro semestre de 2015, o Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Fundação Roberto Marinho. O projeto está sendo financiado pelo Banco Santander Brasil, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do governo federal, por meio da FINEP e da Secretaria Especial de Portos.

Page 21: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 17

QUEM ESTÁ USANDO O LEED NO BRASIL?

242Profissionais LEED

90 LEED Green Associates

O LEED Green Associate demonstra uma base sólida em princípios e práticas atuais de construção sustentável.

121 LEED APs com Especialidade

Esta credencial confirma o conhecimento avançado em construção sustentável, bem como experiência em um sistema de

classificação LEED específico.*

31 APs sem Especialidade

Soma dos LEED Green Associates, LEED APs com especialidade e LEED APs sem especialidade. Já que LEED Fellows devem ter um LEED AP com especialidade para se qualificar, não estão incluídos no total, pois seriam duplicados.

No Brasil, algumas das firmas de arquitetura, pessoas e empresas mais inovadoras e bem-sucedidas estão utilizando o sistema LEED.

Os profissionais LEED são os principais líderes do setor de construção sustentável. A obtenção de uma credencial profissional LEED, incluindo LEED Green Associate; LEED AP (Accredited Professional); LEED Fellow e diversas denominações de certificados, denota conhecimento qualificado em construção sustentável. As credenciais LEED

significam muito mais do que apenas um mérito profissional; aqueles que as obtêm formam uma rede de dedicados profissionais de construção sustentável que atuam em uma variedade de setores. À medida que o compromisso do Brasil com a sustentabilidade continua a evoluir e a crescer, cada vez mais profissionais da construção estão obtendo suas credenciais de profissionais LEED.

* Total em julho de 2014. Incluem profissionais com múltiplas especialidades.

Page 22: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL18

PESSOAS

Petinelli transformou a atividade de aproximação de diferentes partes para promover práticas de construção ecológica e sustentável em uma carreira profissional. Sua empresa está envolvida em cerca de 50 projetos LEED no Brasil, tendo concluído quase 7 e com, provavelmente, mais 25 certificações até o final de 2014.

Ex-diretor de desenvolvimento de conselhos para o World Green Building Council, Petinelli é um dos pioneiros da construção sustentável do Brasil. Ele se tornou um dos primeiros LEED APs do país e também é um dos membros fundadores do conselho de administração do Green Building Council Brasil.

O Colégio Positivo, uma instituição de ensino particular que acabou de obter a certificação LEED Ouro, é um de seus mais recentes projetos. Petinelli orientou e supervisionou todo o processo de construção da escola. Aqui, ele descreve, em suas próprias palavras, a experiência de incorporar o sistema LEED no Colégio Positivo.

Inicialmente, o Colégio Positivo achava que o LEED era uma realização muito ambiciosa. Eles realmente queriam apenas projetar um prédio ecológico que fosse sustentável. Quando fomos contratados, o projeto da escola já estava concluído, concebido de forma a reforçar o valor de sua marca: atrair os jovens com condições econômicas para pagar por uma educação de primeira, educando-os sobre o valor da construção sustentável.

A primeira coisa que observamos sobre o projeto foi a arquitetura excepcional. O edifício estava voltado para a direita, o aproveitamento da luz natural já havia sido cuidadosamente considerado e havia ventilação cruzada em todas as salas de

aula. Tinha sido totalmente projetado para a alta altitude e o clima ameno de Curitiba.

Nós nos aproximamos deles e dissemos: “Por que não considerar também a obtenção da certificação LEED? Vocês começaram bem. Não é necessário muito mais para obter a certificação”. Eles informaram que os recursos eram limitados e, se a certificação LEED iria ser uma opção, seria preciso convencer a construtora, a Ferreira Filho, a alterar tudo o que precisava ser alterado. A construtora não tinha nenhum incentivo além de fazer o trabalho para o qual havia sido contratada.

Naquele momento, percebemos que precisávamos identificar oportunidades para reduzir os custos de capital, a fim de convencer a construtora de que, com concessões mútuas suficientes, conseguiríamos a certificação LEED sem nenhum custo adicional. Principalmente, estávamos falando sobre mudanças no projeto de iluminação, responsável pelo maior uso de energia no prédio. Isso era fácil de resolver. A economia gerada com a iluminação poderia ser investida na automação do edifício. A construtora mostrou ter a mente muito aberta e viu que isso era possível. Esse foi um fator crucial: estavam receptivos à oportunidade.

Quando conversamos com eles sobre o LEED e uma nova maneira de pensar a respeito de edifícios e tecnologia, eles estavam dispostos a ouvir. Por fim, percebemos que esses profissionais tinham muito entusiasmo por edifícios. Quando começamos a falar sobre engenharia, começamos a falar a sua língua. Eles ficaram empolgados com o que poderiam aprender com esta experiência: saber como otimizar sistemas de edificações que poderiam reduzir o uso de energia, um excelente argumento de vendas que poderiam usar com futuros clientes.

O LEED proporciona uma estrutura. Proporciona credibilidade. Permite a criação de novas oportunidades no mercado. Cria uma oportunidade para o diálogo. O LEED é a nossa fronte. Se você se concentrar no desempenho dos edifícios, os clientes verão o valor. Mas o LEED tem realmente um lugar especial no mercado. Alguém busca a certificação LEED e um concorrente diz imediatamente: “Eu também preciso fazer isso”.

Guido Petinelli Diretor executivo da Petinelli Inc.

Page 23: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 19

Um exemplo claro disso foi a nossa capacidade de reduzir o número de luminárias por sala de aula de 12 para 9. Porque pudemos especificar luminárias mais eficientes, capazes de manter o mesmo nível de iluminação, economizamos cerca de R$ 600 por sala de aula (existem 25 salas) e investimos o dinheiro em outras partes do prédio. Isso foi custo de capital, não operacional. Assim, R$ 15.000 foram realocados e investidos em controles de iluminação diurna.

Sua reação foi: “Uau! Posso fazer mais com menos? Não sou um especialista em iluminação e construção sustentável, mas quero fazer parte disso”.

O pessoal da Ferreira Filho ficou tão impressionado que já nos disse que, daqui para a frente, a empresa vai construir somente edifícios com certificação LEED.

O que é notável em relação ao Colégio Positivo? Este projeto não teria sido possível sem a liderança interna. Ela não veio de muito alto, mas de um nível suficientemente alto da hierarquia. Everton Carpejani gerencia o departamento de compras no Positivo. Ele é um rapaz jovem que fez questão de fazer isso acontecer, encontrando espaço no orçamento para nos contratar como consultores. Ele concluiu que, se realizássemos tudo o que havíamos prometido, haviam melhores maneiras de fazer as coisas. Ele convenceu a organização a dar uma oportunidade para essa ideia.

É extremamente divertido trabalhar em uma escola. Sou arquiteto por formação, mas me considero um engenheiro. Esta foi a primeira vez que nos envolvemos em um projeto que tinha um foco específico no conforto. Como fornecer conforto adequado, tanto visual quanto térmico e físico para os alunos? A população do edifício é homogênea, fazendo a mesma coisa todos os dias. Havia sensibilidade para isso.

Por que você buscou a certificação LEED? Eu me convenci bastante cedo. Eu absolutamente acredito em todos os sistemas de classificação como um meio para atingir um fim. Estamos falando sobre transformação de mercado. Esses sistemas de classificação são alavancas. São ferramentas. Um meio para medir e recompensar. E medição e recompensa formam um conceito bem poderoso. O LEED proporciona uma estrutura. Proporciona credibilidade. Permite a criação de novas oportunidades no mercado. Cria uma oportunidade para o diálogo. O LEED é a nossa fronte. Se você se concentrar no desempenho dos edifícios, os clientes verão o valor. Mas o LEED tem realmente um lugar especial no mercado. Alguém busca a certificação LEED e um concorrente diz imediatamente: “Eu também preciso fazer isso”.

Recursos notáveis do Colégio Positivo• Redução de 43% no consumo total de energia

• Redução de 67% no uso de energia para iluminação, alcançada por meio da redução na densidade da potência de iluminação (47%) e utilização da luz natural (30%).

• Todas as salas de aula têm iluminação natural e 100% das luminárias são controladas através de atenuação contínua da intensidade e sensores de ocupação.

• O edifício é refrigerado passivamente. Não há um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, exceto para os servidores. Curitiba tem um clima ameno (zona de conforto da ASHRAE 3) e o edifício foi extensamente modelado para assegurar que o projeto oferecesse condições de conforto térmico adequado durante todo o ano. Este resultado foi alcançado por intermédio do formato e tamanho do edifício, orientação, WWR, massa térmica, dispositivos de sombreamento externo, exteriores de cores claras, telhado branco e ventilação cruzada natural. As quatro salas de aula no térreo têm um sistema de aquecimento de piso radiante.

• Redução de 92% no consumo total de água potável

• 100% das descargas de todos os vasos sanitários e mictórios são acionadas por águas pluviais armazenadas.

• Torneiras de baixa vazão são 60% mais eficientes que o padrão.

• Descargas de baixa vazão são 37,5% mais eficientes que o padrão.

Page 24: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL20

Ian McKee, LEED AP Presidente, EcoArenas

Co-autor do Plano Copa Verde para o Brasil

“Embora devêssemos comemorar a certificação LEED New Construction (Novas Construções) dos estádios da Copa do Mundo Brasil, está na hora de encarar a questão do legado dos estádios. O impacto ambiental de um estádio durante seu uso é significativamente maior do que durante a sua construção. Eu gostaria de desafiar as partes interessadas dos estádios a buscar a certificação na categoria de edifícios existentes para todos os estádios da Copa do Mundo até os Jogos Olímpicos do Rio de 2016. O Brasil pode mostrar que leva a sério a sustentabilidade e a construção sustentável expandindo o esforço para obtenção da certificação LEED dos Jogos Olímpicos do Rio. Tenho chamado isso de “Desafio do Legado da Copa Verde” e, talvez, com a ajuda da comunidade que promove a construção sustentável, pode ir adiante!”

Por que você optou por usar o LEED? O LEED é a melhor ferramenta que conheço para desafiar os projetistas, construtores e operadores a melhorar o desempenho ambiental. É simples, fácil de usar e bem conhecido pelo mercado. Ao nos envolver com as partes interessadas para as quais a construção sustentável é algo novo, podemos procurar o sistema LEED para obter exemplos claros de sua aplicação no Brasil e, se necessário, no exterior.

Como o LEED ajudou sua carreira? Como o diferencia no mercado? O LEED tem me ajudado a coordenar melhor as equipes de projeto visando projetar edifícios de melhor desempenho. A ferramenta estabelece critérios de referência para o desempenho, que é sempre fundamental quando se busca a excelência no trabalho. Por sermos uma empresa de consultoria em projetos de instalações desportivas com a sustentabilidade em nosso cerne, oferecemos soluções de ponta específicas a cada local, que concentram-se na geração de maior retorno ambiental e financeiro sobre o investimento, com o bônus adicional do LEED.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? A seleção do terreno é a mais importante decisão ambiental que o proprietário e a autoridade municipal tomam. A pegada de carbono de um estádio durante a operação é fortemente afetada pelo acesso aos transportes públicos e pelas distâncias que os fãs precisam viajar para ir e vir de um local. Na realidade, cerca de 70% das emissões de carbono relacionadas com eventos realizados em estádios vêm do deslocamento dos fãs. O projeto de iluminação dos campos/gramados, um assunto que abordamos logo no início para ajudar a melhorar a eficiência energética geral e a legislação que rege sistemas de compensação de energia elétrica (net-metering) (para integração das energias renováveis locais), é outro fator determinante para atingir níveis mais elevados de certificação, como o LEED Platina. Para o projeto de Brasília (e de outros estádios que desejavam utilizar energia solar), tivemos que acionar agressivamente os legisladores para aprovarem uma nova lei de compensação para a geração de energia fotovoltaica. Isso pode, de fato, ser um dos maiores legados da Copa do Mundo, que pode e deve ser desenvolvido. Por fim, os benefícios de um comissionamento avançado estão muito bem documentados. Se não conseguirmos chegar a um acordo com o cliente sobre a contratação de comissionamento avançado, consideraremos seriamente não participar do projeto.

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED?Projetistas, construtores e operadores têm interesse no LEED porque se trata de uma ferramenta eficaz. Os ambientalistas e os cidadãos preocupados com a sustentabilidade veem um parâmetro de referência que é testado e comprovado e que produz resultados em que podem confiar. Acredito firmemente no novo sistema LEED Dynamic Plaque™ do USGBC e estou confiante de que o interesse público vai crescer em torno dele. A melhor maneira de educar o público de que um edifício é uma estrutura viva e pulsante é fornecer dados de desempenho ambiental, em tempo real. Se soubermos mais sobre a anatomia de um prédio, como afeta o meio ambiente local e o impacto que está tendo sobre a nossa saúde imediatamente, é possível que esta nova tecnologia (LEED Dynamic Plaque) seja a ferramenta que nos levará além do “ponto de inflexão”.

Page 25: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 21

Por que você optou por usar o LEED? É o principal sistema de certificação em construção sustentável utilizado no Brasil e em todo o mundo. O LEED é uma excelente ferramenta de avaliação e é facilmente interpretado pelo mercado.

Como o LEED ajudou sua carreira? Como a diferencia no mercado? Ser um LEED AP é um diferenciador profissional, não são muitas pessoas que têm essa certificação no Brasil.

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED? É quantitativo e fácil de entender pelo mercado, devido ao seu sistema de pontuação.

Daniela Corcuera, LEED AP BD&C Quanta Studio

Corcuera participou de dez projetos LEED.

“O LEED é conhecido por ser a abordagem mais séria, honesta e holística para a certificação ambiental. Quando digo que o Brasil é o 5º país do mundo com mais edifícios com certificação LEED, as pessoas ficam surpresas!”

Por que você optou por usar o LEED? O LEED tem mais opções para estabelecer padrões e critérios de referência. Você pode comparar a eficiência de seu edifício com a de outros localizados nos EUA, China ou mesmo em Dubai. Aqui no Brasil temos muitos sistemas de certificação ambiental, como o AQUA, baseados no modelo francês HQE. Há também o inglês BREAM e o alemão DGNB. Alguns clientes preferem o LEED porque fazem parte de empresas internacionais e precisam seguir as regras institucionais.

Como o LEED ajudou sua carreira? Como a diferencia no mercado? Tornei-me LEED AP em 2007 porque trabalhava para uma empresa americana. Fui a 7º LEED Accredited Professional entre 191 milhões de brasileiros. Temos trabalhado em projetos LEED desde 2006. Eu estava sempre preocupada com projetos sustentáveis. Isso começou no Rio, na Eco-92. Era apenas o início de um movimento de “conscientização ecológica” no Brasil. Desde que me envolvi com o GBC Brasil, ajudei a difundir o conhecimento sobre o LEED por meio de cursos. No início, lembro-me que era muito difícil conseguir um número suficiente de alunos até mesmo para formar uma classe. Agora temos classes de LEED quase todos

os meses! Minha experiência com o LEED me proporcionou uma base sólida de conhecimentos e agora estou trabalhando para minha própria empresa.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? O LEED v4 tem muitas melhorias, principalmente considerando a qualidade do ambiente interno e o total de emissões de COV. Os fornecedores precisam adotar a EPD (Environmental Product Declaration). Mas na minha opinião, os créditos de otimização da eficiência energética continuam a ser os mais desafiadores. Aqui no Brasil, os clientes estavam acostumados a desperdiçar energia ao, por exemplo, deixar as luzes acesas durante a noite inteira. Agora, as coisas estão mudando rapidamente. Alguns clientes querem ser certificados, embora antes precisássemos convencê-los.

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED? O LEED é conhecido por ser a abordagem mais séria, honesta e holística para a certificação ambiental. Quando digo que o Brasil é o 5º país do mundo com mais edifícios com certificação LEED, as pessoas ficam surpresas! Ainda é caro para todas as classes sociais, mas está difundindo o movimento ecológico e algumas certificações mais simples estão se concentrando em construções para a população de baixa renda.

Eleonora Zioni, LEED AP BD&C Diretora executiva da Asclepio Consultoria

Atualmente, Zioni trabalha diretamente em cerca de 8 projetos LEED. Ela foi consultora ou revisora em

mais de 12.

Page 26: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL22

“O conforto para o usuário final em um projeto LEED é um dos pontos mais cruciais, pois há benefícios perceptíveis e imperceptíveis. Os edifícios com certificação LEED são projetados para ser mais saudáveis e “felizes”, tornando os usuários mais produtivos”.

de materiais e recursos (MR) e créditos de qualidade ambiental interna (IEQ).

Os créditos mais cruciais são aqueles que necessitam de um proprietário ou de investimento do empreiteiro, por exemplo, SSc8 (Redução da poluição noturna), os créditos IEQ 6.1 e 6.2 (Controlabilidade de sistemas) e IEQc7.1 e 7.2 (Conforto térmico). Este investimento é, na maioria dos casos, feito pelo proprietário ou pelo empreiteiro, mas utilizado pelo locatário ou o ocupante final. Em tais casos, o custo é o obstáculo mais crucial na obtenção desses créditos.

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED? O LEED é uma das mais reconhecidas certificações de edificações do mundo. Esse reconhecimento foi construído usando objetivos viáveis, ações mensuráveis e processos transparentes. Com essa combinação, temos uma maneira sólida de medir se um projeto é realmente sustentável, efetivamente saudável e financeiramente viável. Além disso, as partes interessadas do setor de construção civil também consideram o LEED uma maneira de demonstrar o “quanto ecológicos” seus edifícios são, e como é possível otimizar o lucro sem causar um grande impacto ambiental.

Em termos pessoais, como é a experiência de viver ou trabalhar em um edifício com certificação LEED? Você se sente mais saudável? Mais produtivo? O conforto para o usuário final em um projeto LEED é um dos pontos mais cruciais, pois há benefícios perceptíveis e imperceptíveis. Os edifícios com certificação LEED são projetados para ser mais saudáveis e “felizes”, tornando os usuários mais produtivos. Diversas medidas podem ser adotadas em um projeto com certificação LEED, em todas as fases de projeto e construção. Por exemplo, na fase de projeto, luz natural, ventilação natural e espaço aberto podem ser otimizados. Essas ações produzem benefícios diretos e indiretos. Na fase de construção, medidas como o uso de materiais reciclados, reutilizados e com conteúdo regional podem ter impactos diretos para o usuário, como, por exemplo, usar materiais de baixa emissão também em adesivos, selantes, tintas, revestimentos e sistemas de piso. Todas as medidas tomadas devem ser analisadas de uma perspectiva tríplice, assegurando-se de que os pilares do meio ambiente, saúde humana e financeiro não sejam esquecidos.

Gustavo Donegá Marques, LEED AP BD+C Construção Sustentável, América do Sul, Serviços de Consultoria em Sustentabilidade, Cushman &

Wakefield SA

Marques participou de quase 20 projetos LEED (certificados e registrados) desde novembro de 2012. Os

projetos incluem muitos tipos de edifícios, como industriais e administrativos, estádios de futebol da Copa

do Mundo FIFA 2014, armazéns e centros de distribuição e prédios de escritórios.

Por que você optou por usar o LEED? Optei por usar o LEED porque vou me formar este ano (2014) em engenharia ambiental e, ao analisar o mercado brasileiro de construção civil e as partes interessadas, pensei: Por que as empresas de construção civil brasileiras poluem tanto? Por que não usamos a certificação para medir e tratar dos benefícios ambientais da construção sustentável e limpa? No Brasil, a construção civil contribui para cerca de 90% de todos os resíduos da sociedade. De alguma forma, os benefícios devem ser provenientes de alguma atividade, então, por que não da atividade mais poluidora?

Como o LEED ajudou sua carreira? Como o diferencia no mercado? Ter o credenciamento LEED AP certamente acelerou a minha carreira. Ao mesmo tempo em que estudo o LEED profundamente, tenho colocado em prática o que aprendi no escritório, trabalhando em projetos de consultoria e analisando como posso aplicar o sistema de classificação LEED a outras tipologias de edifícios, não apenas edifícios de escritórios. A experiência tem me dado a autoridade para defender e apoiar o LEED junto aos clientes e para medir e demonstrar os benefícios diretos e indiretos do LEED. Além disso, existe uma sinergia entre o LEED e a engenharia ambiental no que concerne aos princípios sustentáveis aplicados, melhorias que podem ser medidas e muito mais.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? Temos dois tipos de projetos no Brasil: os localizados em centros urbanos e os que ficam fora do contexto urbano.

Para os que estão nos centros urbanos, certamente os créditos de seleção do terreno, como o SSc2 (Densidade urbana e conexão com a comunidade), SSc4.1 (Acesso ao transporte público) e SSc4.3 (Uso de veículos de baixa emissão) são relativamente “fáceis” de conseguir, bem como os créditos de eficiência do uso de água e o crédito MRc2 (Gestão de resíduos da construção).

Para os que estão fora dos centros urbanos, os créditos de fases de projeto são mais viáveis de conseguir, por exemplo SSc4.4 (Capacidade de estacionamento), créditos SS 7.1 e 7.2 (Redução da ilha de calor, áreas cobertas e descobertas), bem como créditos

Page 27: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 23

Por que você optou por usar o LEED?O LEED é uma ferramenta direta e simples que aborda uma linguagem comum para arquitetos, engenheiros e empreiteiros. O LEED também visa não só a eficiência energética, mas também ambientes mais saudáveis. Outro fator importante é a transparência de todo o processo, incluindo informações sobre os projetos, revisões e pesquisa.

Como o LEED ajudou sua carreira? Como a diferencia no mercado? Como LEED AP, os empreiteiros e os colegas têm mais confiança no meu trabalho.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Seleção do terreno, Transporte alternativo, Redução da ilha de calor (áreas cobertas e descobertas) e Gestão de resíduos da construção.

Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? Conteúdo reciclado e Materiais regionais: normalmente, os fornecedores não querem dar todas as informações sobre o conteúdo de seus produtos. Poucos sabem sobre a análise do ciclo de vida de um produto.

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED? É voltado para o mercado, pode ser facilmente entendido pelos clientes e o USGBC é uma organização conceituada.

Juliana Gehlen, MSc. Arq., LEED AP D+BC Ábaco Arquitetura & Design Ambiental

Gehlen trabalhou em três projetos LEED.

“Quando trabalho em um edifício com certificação LEED sinto-me bem e menos culpado em relação aos impactos causados.”

Por que você optou por usar o LEED? O LEED é a avaliação mais reconhecida para construções sustentáveis e tem avançado muito no Brasil.

Como o LEED ajudou sua carreira? Como o diferencia no mercado? O LEED ajudou a melhorar os meus conhecimentos sobre construções sustentáveis, especificamente em LEED. Posso ser reconhecido como consultor no mercado de construção, facilitando e orientando as equipes de projeto para implementar as melhores práticas de construção sustentável.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? Na empresa de consultoria onde trabalho, o CTE—Centro de Tecnologia de Edificações, trabalho estritamente com os pré-requisitos e créditos de avaliação da construção, como SSp1 – Prevenção da Poluição Durante a Obra, e MRc2 – Gestão de Resíduos da Construção. No

Brasil, é comum tentar obter os créditos MRc2 e MRc7, devido à importância que têm em relação às questões de resíduos e desmatamento, por isso, costumamos buscar esses créditos. Os mais importantes, na minha opinião, são os créditos IEQc4 - Materiais de Baixa Emissão, devido à dificuldade em conseguir que os fornecedores forneçam as informações necessárias para a documentação.

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED? As pessoas têm tanto interesse no LEED porque é o sistema de classificação de construções sustentáveis mais reconhecido internacionalmente. Um exemplo de seu prestígio internacional foi a certificação dos estádios da Copa do Mundo da FIFA.

Em termos pessoais, como é a experiência de viver ou trabalhar em um edifício com certificação LEED? Você se sente mais saudável? Mais produtivo? Quando trabalho em um edifício com certificação LEED sinto-me bem e menos culpado em relação aos impactos causados. Sei que o edifício gera e continua a gerar impacto ao longo do seu ciclo de vida. Sinto-me integrado com a cidade.

Renato Salgado, LEED GA Consultor de Obras Sustentáveis, Unidade de Sustentabilidade, Centro de Tecnologia de Edificações

Salgado participou em 11 projetos LEED desde que começou a trabalhar no setor da construção.

Page 28: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL24

“As pessoas têm interesse no LEED porque é um sistema reconhecido internacionalmente. Além disso, é constantemente atualizado após cuidadosas discussões realizadas pela comunidade internacional. O fato de que todos têm oportunidade de participar nas discussões deixa claro que a certificação LEED é um processo honesto e competente”.

Por que você optou por usar o LEED? Atualmente, o LEED é uma das certificações mais utilizadas para construções sustentáveis no Brasil, especialmente para novas construções e edifícios de escritórios. Buscar a certificação LEED pode ser muito desafiante em um país tão vasto como o nosso, e esta é a principal razão pela qual é escolhido apenas por empresas sérias e distintas no mercado da construção sustentável do Brasil.

Como o LEED ajudou sua carreira? Como o diferencia no mercado? Trabalhar como consultor LEED desde 2009 exigiu que eu me tornasse um LEED AP (Accredited Professional), a fim de seguir o mercado de construção sustentável do Brasil, em vez de me diferenciar. Isso significa que preciso estudar muito e atualizar meus conhecimentos, mas por outro lado tenho conseguido participar do processo de projeto e construção dos edifícios mais eficientes que existem neste país. O outro benefício é que os sistemas projetados para os edifícios com certificação LEED muitas vezes incluem novas tecnologias, o que torna tudo interessante e desafiador.

Há créditos LEED específicos que vocês procuram frequentemente obter ao iniciar um projeto? Quais créditos, na sua opinião, continuam sendo os mais cruciais, e por quê? O crédito de Otimização da Eficiência Energética é um dos mais importantes para avaliar nas primeiras fases do projeto, em primeiro lugar devido às disposições obrigatórias da ASHRAE para o pré-requisito, que são mais rigorosas do que as normas locais e, em segundo lugar, porque exige um elevado grau de sinergia entre as disciplinas de projeto, a fim de se beneficiar dos possíveis ganhos em termos de eficiência energética e, consequentemente, ganhos em pontos para a certificação.

Além do crédito e pré-requisito de energia, os créditos de madeira certificada do FSC são igualmente importantes. Este crédito tem sido difícil de conseguir no Brasil devido à falta de empresas e profissionais certificados, e os consequentes custos elevados associados com esta deficiência no mercado de madeiras com certificação do FSC. Na minha opinião, o mercado de madeira ilegal é um problema antigo no Brasil que deve ser tratado como uma prioridade.

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED? As pessoas têm interesse no LEED porque é um sistema reconhecido internacionalmente. Além disso, é constantemente atualizado após cuidadosas discussões realizadas pela comunidade internacional. O fato de que todos têm oportunidade de participar nas discussões deixa claro que a certificação LEED é um processo honesto e competente. Além disso, o processo de documentação para o exame de certificação do GBCI faz com que os edifícios com certificação LEED sejam verdadeiramente sustentáveis para o mercado de construção civil. A maquiagem verde e os truques sobre sustentabilidade, algo que ocorre com frequência em empresas que não são consideradas sérias, são muito difíceis de sustentar-se com o LEED.

Pedro Oliveira, Eng. Civil, LEED-AP BD+C Sustentabilidade Engineering, A Hill International Company

Oliveira tem trabalhado como consultor LEED para projeto e construção desde 2009 e esteve envolvido em mais de 10 projetos em quatro estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Pará e Minas Gerais.

Page 29: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL 25

Andre Belloni, LEED GA Petinelli Inc.

No total, Belloni trabalhou em 40 projetos em todo o Brasil, certificados ou em processo de certificação,

incluindo indústrias, usinas de energia, centros de logística, lojas, complexos residenciais, estádios, edifícios

de escritórios e escolas, totalizando mais 930.000 m² de área construída.

“Uma perspectiva que é pouco observada é a concorrência criada pela certificação LEED, quando o proprietário se sente compelido a buscar a certificação porque um concorrente está fazendo isso, mesmo sendo motivado apenas pelo marketing. Isso faz com que o mercado se auto-regule, colocando em movimento tudo o que é necessário para oferecer o melhor produto.”

Por que as pessoas têm tanto interesse no LEED? A certificação LEED fornece critérios bem definidos e é respeitada em todo mundo, o que proporciona confiabilidade ao sistema. Quando podemos estabelecer uma linha de base confiável, podemos comparar os edifícios no mesmo parâmetro e recompensar aqueles que obtiveram o melhor desempenho e estratégias sustentáveis. Uma perspectiva que é pouco observada é a concorrência criada pela certificação LEED, quando o proprietário se sente compelido a buscar a certificação porque um concorrente está fazendo isso, mesmo sendo motivado apenas pelo marketing. Isso faz com que o mercado se auto-regule, colocando em movimento tudo o que é necessário para oferecer o melhor produto. Percebemos que o mercado já está mudando e considerando a certificação uma necessidade. As melhores práticas geralmente exigidas para a certificação também podem reduzir os custos de construção e operação.

Por que você optou por usar o LEED? Optei por usar o LEED por causa da confiabilidade do sistema e por ser um produto mais completo que qualquer outro produto disponível no mercado brasileiro. A certificação LEED estabelece critérios claros para a sustentabilidade. Também fornece parâmetros de referência, permitindo a comparação do edifício que busca a certificação com outros no mercado de construção em todo o mundo. O conjunto de normas técnicas utilizadas para a certificação são de agências que são respeitadas em todo o mundo, o que dá maior credibilidade ao processo.

Como o LEED ajudou sua carreira? Como o diferencia no mercado? Para obter os melhores resultados na certificação LEED e para superar algumas barreiras técnicas e econômicas para o projeto, é necessário estar em contato constante com as novas tecnologias. Ao definir metas para a certificação, como o LEED Platina, você é forçado a repensar os problemas com uma nova perspectiva para chegar a uma solução viável. O grande desafio é descobrir como podemos fazer mais e melhor com menos recursos. Como LEED GA ou AP, essa distinção pode ser um grande diferencial e, consequentemente, incentivar o mercado a adotar novas práticas.

Page 30: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

LEED IN MOTION: BRASIL26

RECURSOSO LEED visa ajudar a identificar conexões. Do ambiente construído ao terreno que ocupa, entre as pessoas e os edifícios onde vivem,

trabalham e aprendem, e também conexões entre um edifício e outro. O LEED conecta.

Saiba mais sobre as nossas atividades internacionais e como você pode se envolver entrando em contato com

[email protected].

Conecte-se com o Green Building Council Brasil em www.gbcbrasil.org.br.

Acesse usgbc.org/leed/credentials para saber mais sobre como obter suas credenciais LEED.

Page 31: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)

AGRADECIMENTOS

Este relatório LEED in Motion não teria sido possível sem a ajuda dos seguintes líderes no Brasil: Felipe Faria, Ana Paula Forte, Ciro Barbosa, Rosana Correa, Danielle Garcia, Guido Petinelli, Andrea Belloni, Maria Carolina Fujihara, Daniela Corcuera, Eleonora Zioni, Gustavo Donegá Marques, Juliana Gehlen, Pedro Oliveira, Renato Salgado e Ian McKee.

Em caso de dúvidas sobre este relatório e para apresentar sugestões para futuros relatórios de mercado, entre em contato com:

Taryn Holowka Vice-presidente de Marketing e Comunicações USGBC [email protected]

Page 32: Leed in Motion: Brazil (Portuguese translation)