lazer folha de jurerê - ajin · aproximadamente 100 carpas japonesas coloridas se movimentam nas...

10
IMÓVEIS INTERPRAIAS Encontro será no dia 31 de maio em Canasvieiras. Participe! pág. 03 Plano Diretor da Capital realiza novas reuniões distritais Carpas embelezam Praça dos Morrinhos Muita cor e beleza em movimento no lago da Praça dos Morrinhos podem ser apreciadas pela comunidade que frequenta o espaço de lazer na Avenida dos Dourados. Aproximadamente 100 carpas japonesas coloridas se movimentam nas águas. Os peixes foram doados pelo associado Daniel Heyse Tavares, morador do bairro, e seu pai, João Tadeus Tavares, que mora em Itaiópolis, no planalto catarinense. Nossos sinceros agradecimentos. É com essas ações envolvendo a Comunidade que estamos conseguindo revitalizar este belo espaço de lazer de Jurerê Internacional. Atualmente, com o sistema de circulação das águas do lago em operação, a oxigenação da água e as condições físico-químicas adequadas, proporcionam as condições de vida para os peixes ornamentais. Informamos aos associados que estamos buscando apoio da Prefeitura para readequar a iluminação da Praça dos Morrinhos, a exemplo do Parque dos Curumins, que recebeu nova iluminação em 2015. Novas eleições já contam com adequações no estatuto da entidade pág. 02 Poder público realiza obras emergenciais no bairro págs. 10 e 11 Lazer As carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns, na região de Niigata, no Japão, aperfeiçoando suas características, chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta). As Nishikigois estão sempre presentes em lagos de jardins públicos e privados de todo mundo, pois são bastante exuberantes. Fonte: www.cpt.com.br Folha de Jurerê Folha de Jurerê Informativo da Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional - AJIN | MAI.2016 / Ano 19 / Nº 91 / www.ajin.org.br

Upload: others

Post on 13-Mar-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IMÓVEISINTERPRAIAS

Encontro será no dia 31 de maio

em Canasvieiras. Participe!

pág. 03

Plano Diretor da Capitalrealiza novas reuniõesdistritais

Carpas embelezamPraça dos MorrinhosMuita cor e beleza em movimento no lago da Praça dos

Morrinhos podem ser apreciadas pela comunidade que

frequenta o espaço de lazer na Avenida dos Dourados.

Aproximadamente 100 carpas japonesas coloridas se

movimentam nas águas. Os peixes foram doados pelo associado

Daniel Heyse Tavares, morador do bairro, e seu pai, João Tadeus

Tavares, que mora em Itaiópolis, no planalto catarinense. Nossos

sinceros agradecimentos.

É com essas ações envolvendo a Comunidade que estamos

conseguindo revitalizar este belo espaço de lazer de Jurerê

Internacional. Atualmente, com o sistema de circulação das

águas do lago em operação, a oxigenação da água e as

condições físico-químicas adequadas, proporcionam as

condições de vida para os peixes ornamentais.

Informamos aos associados que estamos buscando apoio da

Prefeitura para readequar a iluminação da Praça dos Morrinhos,

a exemplo do Parque dos Curumins, que recebeu nova

iluminação em 2015.

Novas eleições já contam com

adequações no estatuto

da entidadepág. 02

Poder público realiza obras

emergenciais no bairropágs. 10 e 11

Lazer

As carpas ornamentais, coloridas ou estampadas, surgiram por mutação genética espontânea das carpas comuns, na região de Niigata, no Japão, aperfeiçoando suas características, chegando a obter três tipos híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (branca e preta). As Nishikigois estão sempre presentes em lagos de jardins públicos e privados de todo mundo, pois são bastante exuberantes.

Fonte: www.cpt.com.br

Folha de JurerêFolha de Jurerê

Informativo da Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional - AJIN | MAI.2016 / Ano 19 / Nº 91 / www.ajin.org.br

O Núcleo Gestor do Plano Diretor de Florianópolis aprovou em 28 de maio o calendário de audiências públicas para discussão do Plano Diretor junto à comunidade.

A sentença judicial n. 502529948.2015.404.7200/SC determinou que a Prefeitura de Florianópolis deve promover 13 audiências distritais e uma geral, e para tanto, retomar as atividades do Núcleo Gestor, com a convocação dos representantes do grupo destituído em 2013 para o reinício dos trabalhos.

O cronograma aprovado prevê atividades até o mês de agosto de 2016, quando o material resultante desta nova etapa do Plano deve ser encaminhado pelo Executivo ao Legislativo.

Na metodologia de trabalho, constam, além das 14 audiências determinadas pela justiça, mais duas audiências finais, que têm por objetivo apresentar a síntese das demandas advindas das audiências distritais e reuniões técnicas sobre o texto, mapas e tabelas da minuta do Anteprojeto de Lei encaminhado à Câmara em 2013. Entre as duas audiências, a Prefeitura afirmou que irá promover uma consulta pública para dar ainda mais transparência ao processo.

O andamento dos trabalhos do Núcleo Gestor, bem como as atas consolidadas, cronogramas e metodologia de trabalho estão disponíveis no site do Plano Diretor, bem como a como a lista de representantes por Distrito e entidades (http://goo.gl/YEX6X3).

O IPUF coordena as atividades do Núcleo Gestor e realiza reuniões técnicas para preparar o material para as audiências públicas. O grupo técnico conta com três engenheiros, três arquitetos, três geógrafos e uma socióloga.

Anunciadas datas dasaudiências do Plano Diretor

Em 22 de setembro de 2015 a AJIN encaminhou ofício à Procuradora Regional de Direitos do Cidadão, Analúcia Hartmann, manifestando o interesse em participar das audiências referente ao gabarito de construções em ARE, em face de alterações do Plano Diretor Lei 482/2014 e 128/2014. Infelizmente não obtivemos retorno. Mas chegou o momento de nos manifestarmos comunidade. Vamos lá comunidade de Jurerê Internacional, a audiência pública que compreende o nosso bairro será em Canasvieiras no dia 31 de maio. Participe! É o futuro de nosso bairro em discussão.

2 Editorial

Presidente: Jose Michelli Vasques

Vice Presidente: Paulo Cezar Maciel da Silva

Diretoria Financeira: José Carlos Benatto, Antônio Carlos Dainez e Jayme Milnitsky

Diretoria de Segurança: Ildo Raimundo Rosa; Paulo Cesar M. da Silva; Mark de Matos e Sérgio R. da Costa

Diretoria Jurídica: Luiz AdalbertoVilla Real e Luiz Carlos Zucco

Diretoria de Comunicação: Aluísio Dobes

Diretoria de Operações: José Michelli Vasques e Jayme Milnitsky

Diretoria Social e de Esportes: Elisabeth Tesser; Maria C. Garcia; Luiza Milnitsky e Nilde Pontes da Silva

Diretoria de Meio Ambiente: Sérgio Rodrigues da Costa

Consultoria em Segurança: Edson Correia

Apoio Administrativo: Inajara Castro, Luciana Menezes

A Folha de Jurerê é uma publicação bimestral da Associação de Proprietários e Moradores deJurerê Internacional - AJIN

EndereçoAvenida dos Salmões, 600 - sala 03Open Shopping Jurerê Internacional - CEP: 88053-365(48) 3282-1590 / www.ajin.org.br / [email protected]

Estamos procurando fazer o melhor! Se for o caso, ligue-nos!

Jornalista Responsável: Adalgisa Frantz (RS 5397/JP)Diagramação: Wmidia - comunicação total

EXPEDIENTE

Cidade 3

Estatuto da AJIN recebe reformaspara se adequar aos novos tempos

Conheça o Estatutoda AJIN na íntegra!

www.ajin.org.br

Diretoria Executiva da AJIN

Com este Editorial pretendia-se fazer a prestação de contas da Diretoria liderada por José Michelli Vasques nos últimos dois anos. Porém, em extensa matéria adiante nesta edição, demonstra-se o quanto a atual Administração está fazendo pela comunidade, principalmente cobrando dos Poderes Públicos a responsabilidade pela solução de problemas do cotidiano de Jurerê Internacional. Todavia, a AJIN vem permanentemente se atualizando e se adequando às novas realidades que vivemos, daí se alterar o foco à modificações do Estatuto Social, que permitirão agilizar procedimentos formais, até então adequados à época em que foram criados.

Até aqui, em face de o Estatuto estabelecer para o Associado que sua contribuição seria espontânea, como à época exigiu o Ministério Público de SC, provocado por morador que se sentiu pressionado, a principal fonte de receita da AJIN – o Associado, tornou-se incer ta pela irregularidade de algumas contribuições. Além dos problemas óbvios desse procedimento, tivemos casos em que Associados inadimplentes valeram-se da condição de associado para usufruir vantagens junto ao comércio e prestadores de serviço conveniados. Agora, o Estatuto no art. 11, in fine, estabelece que: “São Associados [...] estiverem em dia com, pelo menos, 9 (nove) das 12(doze) últimas contribuições mensais previstas neste Estatuto Social e que não estejam inadimplentes nos últimos seis meses, ou, se associados a menos de 9 (nove) meses, que estejam em dia com todas as contribuições mensais”.

Outra alteração significativa aparece no Processo Eletivo – art. 13, § 1º que reza: “Os candidatos a membros do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal serão inscritos de forma individual, sem formação de chapa.” Até antes das alterações estatutárias

aprovadas pela AGO em abril deste ano, já registradas no Cartório de Títulos e Documentos, era obrigatória a

formação de chapas de candidatos com onze nomes para o Conselho Deliberativo e três

membros para o Conselho Fiscal, permitindo agora que cada Associado, individualmente, possa concorrer à eleição. A AGO entendeu que está é a f o r ma de poss i b i l i t a r ma io r ox igenação a cada ano dos Conselhos que determinam a política a ser desenvolvida pela Diretoria Executiva. Outras alterações do ES poderão ser conhecidas diretamente

na sede da AJIN a qualquer tempo.

Agora, no dia 24 de maio corrente acontecerá a eleição para Presidente e

Vice-Presidente, e renovação de um terço (11 membros) do Conselho Deliberativo e dos três

membros do Conselho Fiscal já com as novas regras. É a oportunidade de cada Associado exercer o direito de

escolher os dirigentes da AJIN e conhecer os projetos daqueles que, voluntariamente, se dispõe a manter cada vez mais alta a qualidade de vida em nosso bairro.

...a AJIN vem permanentemente se

atualizando e se adequando às novas

realidades que vivemos, daí se

alterar o foco à modificações do

Estatuto Social, que permitirão

agilizar procedimentos formais...

“23/05 : Campeche24/05 : Pântano do Sul31/05 : Canasvieiras01/06 : Rio Vermelho07/06 : Cachoeira do Bom Jesus08/06 : Lagoa da Conceição09/06 : Barra da Lagoa14/06 : Ingleses15/06 : Sede Continente21/06 : Ratones22/06 : Sede Insular28/06 : Santo Antônio de Lisboa29/06 : Ribeirão da Ilha30/06 : Audiência Pública Geral21/07 : Audiência Pública Fixa ( Etapa 1)18/06 : Audiência Pública Fixa ( Etapa 2)

“FJ

A construção de prédios de grande porte tem impactado o cenário bucólico do bairro. Você acha esse processo irreversível?

RN

Sim. A verticalização é uma tendência mundial, tendo em vista o crescimento populacional. Esta concentração, se distribuída de forma adequada, possibilita melhor aproveitamento da infraestrutura urbana, gerando menores custos de implantação e diminuindo a ocupação horizontal, que, por sua vez, reduz a impermeabilização do solo. Mas vale ressaltar que a verticalização deve ser planejada! Para isto, também, é que serve o PLANO DIRETOR, que indicará o zoneamento e gabarito adequado para este tipo de edificação. A participação popular é fundamental neste processo.

FJ

O que pode ser feito em busca de equilibrar concreto e natureza, tendo em vista a verticalização acelerada do residencial?

RN

Um dos maiores agressores à natureza é a ocupação do solo. Neste caso, a verticalização do residencial tem seus benefícios e um deles é a concentração, como dito antes. Todavia, o seu impacto visual, na escala humana, não é um dos mais interessantes. Com o tempo as pessoas vão se acostumando. O exemplo disto é que pouco se percebe a construção de prédios no centro da cidade, mas na periferia o impacto é imediato. Novamente, estes conflitos devem ser discutidos no planejamento das cidades.

Com esta parte resolvida, cabe aos empreendedores em conjunto com os arquitetos a responsabilidade do bom uso do zoneamento permitido.

FJ

O seu trabalho como arquiteto possui grande afinidade com JI. Quando iniciou essa relação de trabalho com o bairro?

RN

Comecei em 1995 quando Jurerê Internacional ainda era um bairro em que as pessoas usavam suas casas apenas como residências de veraneio.

Entrevista44 Entrevista

A verticalizaçãono bairro deveser planejada

Folha de Jurerê

O projeto original do empreendimento Jurerê Internacional vem perdendo as características nos últimos tempos. Uma das maiores polêmicas são as construções de muros em residências. Qual seu olhar para esta questão?

Robson Nascimento

Acredito que seja por conta de insegurança, os proprietários começam a delimitar o espaço com diversos tipos de cercas, grades e muros, desqualificando uma das principais propostas do balneário. Deveríamos adotar um padrão único, que não impactasse no visual de nossos jardins, do tipo permeável e transparente, como por exemplo o vidro ou cercas vivas.

FJ

Cerca de quantos projetos foram desenvolvidos pelo seu escritório para JI?

RN

Ainda não tenho uma contagem precisa, mas foram centenas.

FJ

Quais os maiores desafios para o crescimento sustentável do residencial hoje?

RN

Temos um grande problema com excesso de visitantes na alta temporada, isso nos faz repensar se a infraestrutura foi planejada para corresponder a tanto.

“ “PLATAFORMA DIGITAL PARA IMOBILIÁRIAS

Planos a partir de . Informe o código AJISMO e em todos os planos. Promoção válida para contratações R$ 120,00/mês até 30/06/2016ganhe 20% de desconto

Site paraImobiliária

+Portais

Imobiliários

Acesse o site, fale com nossos consultores e descubra! www.ismob.com.br

Redes Sociaise WhatsApp

+Imóveis noFacebook

Gestão deNegócios

+Relacionamento

com Clientes

wm

idia

.com

.br

SMS e E-mailMarke�ng

+Aplica�vo

iOS / Android

5

O arquiteto Robson Nascimento é autor

de vários projetos em Jurerê Internacional.

O profissional atendeu a reportagem da

Folha de Jurerê e nos revelou sua opinião

a respeito do crescimento do bairro.

Confira!

531

Infraestrutura 76 Infraestrutura

Ações para melhorar a drenagem

Várias medidas estão sendo discutidas e implementadas para solucionar e mitigar o problema de colapso do sistema de drenagem de Jurerê Internacional em decorrência de grandes precipitações de chuvas na região.

A AJIN também está interagindo com a PMF para implantar bocas de lobo em alguns pontos considerados críticos, nos entroncamentos de avenidas e ruas para melhorar o escoamento das águas das chuvas, como Rua dos Meros com Avenida dos Salmões e Rua dos Tucunarés com Rua das Carapitingas. No entroncamento da Rua das Tibiras com a Avenida dos Dourados já foram construídas duas bocas de lobo, local em que está sendo recuperado o trecho do canal central da Avenida pela PMF (matéria na página 10). 2 4 6

Limpeza e manutenção da passagem entre os trechos 1 e 2 do Canal do DNOS estendendo-se pelo trecho 2, por aproximadamente 50 metros, em direção ao Rio Ratones – visa aumentar a eficiência da vazão das águas. EXECUTADO – A AJIN está avaliando a necessidade de limpeza do trecho 2 até o Rio Ratones que atravessa a Reserva Ecológica dos Carijós.

Interligação do canal de drenagem da Avenida das Algas ao canal do DNOS, tendo como percurso do canal a ser aberto junto à antiga Estrada da Daniela. Está em processo de licenciamento ambiental junto aos órgãos competentes e fase final de elaboração do projeto executivo.

Prolongamento do sistema de escoamento do canal da Avenida das Lagostas, evitando-se assim, a drenagem para o canal (como ocorre atualmente). Galeria sob a Rodovia SC-400 está na fase de contratação das obras, conforme informado pela Habitasul em 03.04.2016.

Construção de EXTRAVASOR PARA O MAR a partir do canal de drenagem da Avenida das Raias junto a Avenida do B ú z i o s , v i s a n d o f a c i l i t a r o escoamento em situações de chuvas extremas. Estudo de viabilidade e projeto executivo foram entregues à AJIN pela Habitasul em 03/04/2016. Prevê-se como percurso através da Avenida dos Merlins.

Construção de EXTRAVASOR PARA O MAR a partir do canal de drenagem entre a Avenida das Algas e Rua dos Robaletes na Avenida do Búzios, visando facilitar o escoamento em situações de chuvas extremas. Em avaliação.

Constr ução de canal ização de drenagem até o canal de acesso ao lago de captação de água bruta – ponto 5 – distante 40 metros do canal. EXECUTADO

Equipes da Prefeitura realizam vistoria técnica no saneamentobásico em pontos do residencial

8 Segurança

Ocorrências

Meio Ambiente 9

Abaixo listamos a contagem das

ocorrências e as providências

tomadas nos meses de

Março/2016 e Abril/2016,

organizadas por tipo.

Março.2016

Associe-se!Unidos seremos mais fortes para lutar por nosso bairro

(48) 3282-1590Ligue e seja bem-vindo!

O futuro do nosso bairro depende do cuidado com o meio ambiente. O grave problema de poluição por esgoto no mar de Canasvieiras durante a temporada, praia vizinha à nossa, descortinou a necessidade de estarmos ainda mais vigilantes ao saneamento em nosso bairro. Para tanto, por solicitação da AJIN, técnicos da Floram e da Secretaria de Habitação e Saneamento Básico da PMF, acompanhados pelo Diretor Sérgio Rodrigues da Costa, realizaram verificação na rede de esgoto do Parador P-12 e em residências próximas a Passagem dos Atuns no dia 10 de março, onde estava sendo detectado um odor estranho.

Com relação à possível contaminação no veio de água próximo ao P-12, os técnicos realizaram verificação de todo o sistema de esgoto do estabelecimento. Os representantes do P-12 explicaram na ocasião que o sistema de esgoto da casa não estava ligado no sistema do SAE e também da Casan, sendo direcionado para infiltração no solo. Embora tenha sido apresentado o Laudo Sanitário vigente, emitido pelos órgãos municipais, a AJIN solicitou reavaliação deste sistema no curso d'água e, consequentemente, na restinga e na balneabilidade da praia neste ponto.

Outro ponto verificado foi o sistema de esgoto das residências próximas a Passagem dos Atuns, tendo em vista que está

sendo verificada a origem da contaminação, de forma esporádica, do curso d' água junto à passarela em direção ao mar, observado por moradores e frequentadores da praia nas proximidades. Esta questão está sendo tratada, também, com a equipe técnica do SAE_Habitasul, já que nas proximidades passam tubulações do sistema de esgoto do bairro. Foram emitidas correspondências comunicando à empresa, como responsável pela rede de tratamento de esgoto, da situação constatada pelo Diretor de Meio Ambiente.

Qualquer coloração estranha e cheiro de esgoto nos cursos d´água dos riachos, junto a praia, deve ser comunicado a Associação através do fone 3282-1590.

Abril.2016

10 Infraestrutura

Encerrando mais um mandato, a atual Diretoria da AJIN apostou

desde sempre em reivindicar junto aos órgãos públicos, obras de

infraestrutura necessárias ao bairro. Buscando o diálogo, mas

sem deixar de exigir os direitos da comunidade, foram obtidas

conquistas importantes e algumas ainda seguem em curso.

Elencamos obras recentes que foram atendidas via nossa

solicitação e reivindicações importantes e necessária para

futuros prosseguimentos.

Obras e vistoriasemergenciaisno bairro

11Infraestrutura

No dia 25 de março, em razão de fortes chuvas, a terra cedeu na Avenida dos Dourados com a Rua das Tibiras, causando sérios transtornos e alagamento. A AJIN solicitou intervenção emergencial à Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), que realizou imediatamente obras em para consertar o desmoronamento. Com o deslizamento de terra na lateral do canal, foi necessário relocar a tubulação de água do SAE. A PMF instalou uma boca de lobo na esquina da Rua das Tibiras, local que normalmente alaga em condições de precipitações fortes. Agradecemos a atenção do subsecretário de obras do município, Américo Pescador, e do Intendente de Canasvieiras, Valter José Andrade.

(ver foto na abertura da matéria)

Obras paracontenção dealagamento

No final da tarde de 18 de abril faltou energia no bairro devido à queda de um cabo da rede de distribuição do circuito de média tensão, o que provocou um curto circuito. Chamamos a Celesc Distribuição para relatar o problema e pedir solução urgente e fomos prontamente atendidos. Em consequência da queda, houve danos a um transformador de energia, necessitando ser trocado em caráter de emergência. O circuito abastece o Edifício Saint Tropez e residências junto à Avenida dos Salmões e proximidades da Rua dos Marimbaus. As equipes técnicas de manutenção atuaram de forma rápida, tendo em vista não somente a situação de energia, mas, também, pela situação de risco humano no local.

Celesc realizaatendimento ágil

O problema de escoamento das águas pluviais na Travessa dos Atuns entre a Rua das Anchovas e o Passeio dos Namorados é preocupante. Estamos reivindicando incessantemente a resolução do problema junto à PMF. O local é um dos pontos críticos de formação de poças de águas em razão da não existência de bocas de lobo e a falta de declividade do piso. Quando ocorrem chuvas ou desague de águas do lençol freático, a passagem fica cheia de água, formando lagoas, causando transtornos para os pedestres. Estas lagoas são foco de mosquitos e quando secam o depósito de material residual, deixam o piso escorregadio, provocando vários acidentes com queda, principalmente, de crianças e adultos. Como possível solução, foi sugerido pela Associação criar condição de declividade do piso pelos dois lados da Travessa, em forma de curvatura, com a elevação do piso central; a instalação de tubos pluviais em ambas as laterais e boca de lobo no acesso pela rua das Anchovas sendo canalizado até a área verde próximo ao riacho existente no local, passando por baixo do Caminho dos Namorados – área de circulação de pedestres ao longo da área verde frente à praia.

A AJIN está verificando outros pontos críticos de falta de drenagem pluvial para encaminhamentos junto à PMF, tais como na esquina da Rua dos Meros com a Avenida dos Salmões, com alagamentos constantes, obrigando execução de frequentes reparos no asfalto da avenida.

Sistema dedrenagem naTravessa dosAtuns

A Diretoria recebeu o novo Secretário de Segurança e Gestão do Trânsito da PMF Valci Brasil Junior em 7 de março. Na oportunidade, foram discutidas algumas pendências na renovação das sinalizações das principais avenidas do bairro, a saber:

Ÿ Placas de proibição de estacionamento na Avenida das Algas - lado direito no sentido da Avenida dos Búzios em direção a Avenida dos Dourados;

Ÿ Placas indicativas de sentido da via nos cruzamentos;

Ÿ Proteção no final da Av. das Algas junto ao canal de drenagem;

Ÿ Lombada ao longo da avenida das Lagostas entre a Avenida dos Dourados e a Estrada da Daniela;

Ÿ Lombada na Avenida dos Búzios; revitalização da passagem das plataformas do calçadão;

Ÿ Placas de proibição de usar equipamentos com som que perturbam o sossego alheio no final da Rua das Pirapemas - Largo dos Piraquês - Largo dos Acaraís - Rua dos Mandis - Rua das Castanheiras no Amoraeville II).

Estamos sempre de olho nas necessidades do bairro e a AJIN continuará fomentando parcerias a fim de trazer ainda mais melhorias para a comunidade de JI.

Novas ações desinalização do trânsito

12 13

Entregas deSegunda a SextaFaça seu pedidodas 8h as 10h30

Aceitamos cartão de débito

Saúde

Em Jurerê Internacional encontramos plêiades de Bromélias, seja nas áreas públicas adotadas pela AJIN – Bosque, Pé de Fruta e Passeio dos Namorados, seja em nossas residências ou nos morros verdes que nos cercam. Sabe-se que a água limpa armazenada em suas fo lhas é indispensável ao seu desenvolvimento e beleza, e sabe-se também que tal reservatório abriga larvas e pupas de mosquito. Poderia então aí ser berçário de indigitados mosquitos Aedes aegypti? Felizmente não. Afirma em publicação o Instituto Oswaldo Cruz – IOC, que “as bromélias não têm um papel importante na proliferação do mosquitos Aedes aegypti, vetor no vírus da dengue. [...] Antes mesmo da realização de estudos sistematizados sobre o tema, medidas como a eliminação de bromélias e o uso indiscriminados de inseticidas já vinham sendo adotadas pela população.” E diz mais o IOC: “Apenas 0.07% e 0,18% de um total de 2.816 formas imaturas (pupas e larvas) de mosquitos coletados nas bromélias durante o período de uma ano correspondem ao Aedes egypti e Aedes albopictus, sugerindo que as bromélias não constituem um problema epidemiológico como foco de propagação ou persistência desses vetores”. Nas bromélias analisadas foram encontradas 376 formas imaturas de mosquitos e, deste total, apenas dois exemplares correspondiam ao gênero Aedes.

A conclusão é que “As bromélias estão livres da dengue”. O mosquito não se prolifera em ambientes ecologicamente equilibrados onde existem predadores naturais. Mas se proliferam em caixas d'águas destampadas ou mal tampadas, tonéis, piscinas e outros depósitos com água parada, inclusive matagais em terrenos desocupados.

Mantenhamos, pois, as nossas bromélias e evitemos os focos de água parada.

Fonte: FIOCRUZ e O Globo de 18/02/2007

Bromélias não abrigamo mosquito da dengue

Notícias do Templo

Aluisio Dobes

Diretor de Comunicação

No dia 13 de março foi assinado o contrato da 1ª fase da obra do Templo Cristão Ecumênico - parte estrutural, mais estrutura metálica galvanizada do telhado, com a empresa Metalenge, de Turvo/SC, com preço total de R$ 521.303,90, fixo e irreajustável.

Forma de pagamento: 20% à vista, no valor de R$ 102.000,00, mais 10 parcelas mensais e sucessivas de R$ 41.930,39, com vencimento a par tir de 15/04 até 15/01/2017.

Prazo de 180 dias. Conclusão prevista para o próximo mês de outubro.

A Comissão de Construção, após levantamentos de preços e avaliações, optou por estruturas pré-moldadas. Das sete empresas convidadas a par ticipar, quatro enviaram propostas. A Metalenge foi selecionada pela melhor combinação de capacidade técnica e preço.

O relatório, com parecer da Comissão de Construção, foi devidamente aprovado pela Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Assembleia Geral Extraordinária dos Associados, com quórum qualificado, conforme determina o Estatuto Social da Comunidade Cristã do Templo de Jurerê Internacional - CCTJI.

Para viabilizar financeiramente a obra, nesta e nas demais fases de construção, a CCTJI conta exclusivamente com o apoio da comunidade. Neste sentido, novas ações de busca de apoio serão desenvolvidas. Participe! Colabore!

A praça e o Templo Cristão destinam-se ao uso da comunidade. Além do espaço religioso, ali estará localizada a sede da AJIN. O salão de apoio foi projetado para reuniões, cursos, eventos religiosos e culturais. Como exemplos, podem-se citar: casamentos, batizados, apresentações musicais, eventos destinados à ação social, encontros de jovens e festas do bairro.

Iniciam obras do Temploe da sede da AJIN

Nova promoção inclui segundo automóvel zero quilômetroJá começou uma nova promoção em busca de doadores, visando a obtenção dos recursos para pagamento dos serviços contratados. A viabilização financeira da obra e a velocidade da construção dependem do apoio da comunidade. Participe, doando e ajudando a buscar outros doadores. Escreva seu nome na história do bairro. Um dos colaboradores será contemplado com um automóvel GM/Chevrolet, zero Km, obtido em doação do Grupo Santa Fé.

Como colaborarParticipe das promoções, como esta do segundo automóvel. Participe dos almoços no Templo Cristão provisório. Contribua através do carnê distribuído pela AJIN, mensalmente ou, se preferir, deposite sua oferta no Banco do Brasil, agência 4550-0, conta corrente nº 10828-6, em nome da Comunidade Cristã do Templo de JI.

1ª FASE : Estrutura

DESIGNF I L M SPel ículas de Controle Solar

Película de controle solar, privacidade,

segurança e decoração para vidros

Revestimos portas, janelas, tampos

de mesa, boxes de banheiros, etc...

Há mais de 15 anos no mercado

de instalação de pelí[email protected](48) 9921-7870 (48) 8442-8866(48) 9113-3370 Orçamento sem compromisso!

Gente que faz a diferençaBem-vindos novos Associados! Com a sua contribuição construiremos um bairro cada vez melhor. Obrigada por fazer parte de nosso time...

JOÃO RENATORua dos Robaletes

EBERT GRIMM BERG

Rua das Tainhas

FRANCISCO JAVIER ALFARO DRETS

Rua das Pirapemas

Deseja se associar?

(48) 3282-1590Ligue e seja bem-vindo!

Silêncio legal

Emissão de ruídos em horários impróprios causam muitos transtornos na comunidade, além de ser falta de educação. Muitos associados estão reclamando na AJIN sobre barulhos desagradáveis provenientes de máquinas de cortar grama, podas e sugadores. Algumas pessoas contratam jardineiros para realizar os serviços aos domingos pela manhã e também depois das 22 horas, horário que os moradores merecem descansar.

Bom senso pessoal, por favor!

14 Diversos

AJIN - ESCRITÓRIO

AJIN - SEGURANÇA (24 horas)

EMERGÊNCIA POLÍCIA MILITAR

7ª D.P. - CANASVIEIRAS

DISQUE DENÚNCIA DA POLÍCIA CIVIL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

ATEND. MÉDICO DE URGÊNCIA - SAMU

DELEGACIA ELETRÔNICA

(48) 3282 1590

(48) 3266 4300

190

(48) 3261 0555

181

193

192

www.pc.sc.gov.br

Telefones Úteis

RECICLÁVELSACO DE LIXO COLORIDOSegunda e Sexta a partir das 13h

ORGÂNICO E COMUMSACO DE LIXO PRETOTerça, Quinta e Sábado a partir das 7h

Nos dias de lixo comum, coloque apenas sacos pretos na calçada, em dias de coleta seletiva, os sacos coloridos.

Se cada um fizer sua par te manteremos nosso bairro limpo e organizado!

O início oficial da pesca da tainha em 2016 foi no dia 1º de maio. A movimentação é grande nos ranchos de pesca de Florianópolis. A safra da tainha é uma bonita tradição do litoral de Santa Catarina e pode ser apreciada também em Jurerê Internacional, onde existe uma colônia de pescadores artesanais.

Há muitas décadas, anualmente, durante três meses, o festival da pesca da tainha inicia com pescadores apelidados de “olheiros”, que sobem até os pontos mais altos das praias, na madrugada, para avistar a chegada de cardumes na costa catarinense. Ao avistar os peixes, os pescadores que estão na praia de prontidão são avisados e colocam as embarcações no mar, saindo em perseguição às tainhas.

Quando o sol nasce, a maioria já está de volta com muitos quilos do peixe. A maioria dos cardumes entra na costa pela madrugada, por isso a estratégia é usada. É bastante comum a população ajudar os pescadores a puxar as redes

17Receita16 Tradição à mesa

Safra da tainhaestimula receitascom o peixe

Ingredientes:

• 1,5 Kg de Tainha limpo e sem espinha

• 300 g de linguiça paio picada

• 100 g de bacon picado e sem couro

• 3 xícaras de tomates picados

• 1 xícara de cebola picada

• 1/2 xícara de pimentão verde picado

• 1 colher de chá de alho picado

• 300 ml de suco de limão

• 200 ml de azeite de oliva

• Azeitona a gosto picada

• Sal, orégano, cheiro verde e folhas de louro a gosto

PRESIDENTE

Vilson Bazzan

VICE PRESIDENTE

Elizabeth Rosito Marques

CONSELHO DELIBERATIVO

Alexandre Benedeto FloresAluisio DobesAnnalisa Blando Dal ZottoArmando GarciaBernardo Aecio de M. BoiteuxEgon O. J. FritscheElisabete TesserFabiana Raab MullerGerson DalcanaleIldo Raimundo da RosaJairo BrincasJoel Guimarães de OliveiraJose Carlos BenattoJosé Michelli Vasques

Juarez Fonseca de Medeiros

Karin VerzbickasLuiz Carlos ZuccoLuiz Carlos PeriniLuiz G Bertoncini JrLuiz Rosa dos ReisManoel Azeredo SaraivaMaria Ilse KnudsenMark de MatosNery Ribeiro Homem JuniorPaulo Cezar M.da SilvaRhoriy G. Barreto da SilvaSergio J. ManfroiSérgio Rodrigues da CostaValmor P. ScheibeVinicio FornasariWilson A. Steinwandter

CONSELHO FISCAL

Carlos Spellmeier

Gilberto Salvato

Luiz Fernando Dias Probst

SUPLENTES

Guenther Augenstein

Gisele N. Stangler

Ricardo Jorge Wolff

ConselhoDeliberativoda AJIN

Tainha recheada compaio e bacon

carregadas para fora dos barcos. A tainha é um peixe especial, de raro sabor. Por isso, preparamos uma receita de dar água na boca para nossos associados.

As tainhas são peixes essencialmente costeiros, que podem viver na água doce, salobra ou salgada. Muito pouco agressivos, praticamente indefesos, sendo vítimas de numerosas espécies vorazes. Podem ter cerca de 1 metro de comprimento e pesar até 8 Kg.

Você sabia?

Modo de Preparo:

Junte o suco de limão com o sal, orégano, cheiro verde e as folhas de louro, misture bem e reserve. Logo após, em uma forma forrada com papel alumínio, acomode a tainha com a barriga aber ta e espalhe bem o tempero no peixe. Deixe na geladeira por 30 minutos.

Recheio:

Em uma panela coloque 3 colheres de azeite e refogue o alho, a cebola, o tomate, o pimentão e as azeitonas a gosto, reserve. Em outra panela, coloque a linguiça paio e o bacon e frite-os sem óleo.Misture o refogado junto com a linguiça paio e o bacon, deixe no fogo por mais 1 minuto, desligue o fogo e reserve.

Montagem:

Pegue a tainha com a barriga aber ta, coloque o recheio aos poucos, aper tando devagar para não despedaçar o peixe. Feche com palitos de dente.Jogue 3 colheres de azeite por cima e embrulhe com papel alumínio, aper tando bem junto ao peixe.Com o forno pré-aquecido, coloque o peixe por 30 minutos no forno.Depois, retire o papel alumínio e jogue o restante do azeite por cima. Deixe-o no forno por mais 10 minutos. Sirva ainda quente!

Que tal divulgarsua receita na Folha de Jurerê?Entre em contato pelofone 48 3282 1590 ou [email protected]

Fon

te: m

ultip

esc.

com

.br

Demonstrativo de Receitas e Despesas do período 01/02/2016 a 31/03/2016

CONTAS

(+) RECEITAS TOTAIS

Receitas Operacionais

Contribuições para Manutenção

Contribuições Public./Patrocínio

Contribuições para Segurança

Contribuições Ajin Total

Contribuições Folha de Jurerê

Contribuições Templo

Ajuste /Diferença

Receitas Financeiras

Rendimentos de Aplicações

CONTAS

(-) CUSTOS E DESPESAS TOTAIS

Custos de Manutenção

Manutenção de Bairro

Jornal Folha de Jurerê

Serviços de Vigilância

Segurança de Câmeras

Despesas Operacionais

Despesas com Pessoal

Despesas Administrativas

Despesas Gerais

Despesas Tributarias

Despesas Financeiras

Fornecedores a Pagar

Compra Imobilizado

Impostos Retidos

Impostos Pagos

MAR.2016

128.664,35

105.074,53

22.515,00

2.600,00

54.921,00

25.038,53

23.589,82

2.516,42

3.268,19

12.155,68

1.533,09

1.244,64

0,00

0,00

14.042,03

16.913,83

19Saldo de Caixa

8422-5096(48) 3282-1090

*Abertura, Regularização e Encerramento de empresa*Escrituração Contábil, Fiscal e Pessoal*Declaração IR - Pessoa Jurídica e Física *Elaboração de contratos*Certidões em geral*Contabilidade de condomínio*Registro e folha mensal de empregador doméstico

Tel: (48) 3369-0442 Rua: Das Algas, 343 - Sala 4 - Ed. Ilha da VitóriaCEP: 88053-505 - Jurerê - FlorianópolisEmail: [email protected] / www.ativacontabilsc.com.br

ReuniõesŸ Imobiliária Mar de Jurerê, para tratar sobre as locações da

temporada e questões de segurança;

Ÿ Diretoria da Intelbras, para tratar sobre melhorias no sistema de monitoramento;

Ÿ Diretoria da Habitasul, sobre sistema de drenagem, tratamento de esgotos e outros;

Ÿ Diretoria de Operações e Meio Ambiente da Casan, Eng°. Paulo Roberto Meller, para tratar sobre influências das áreas de concessão da Casan e seus impactos na balneabilidade da praia de Jurerê;

Ÿ Conselho Deliberativo da AJIN, para tratar sobre mudanças do Estatuto, Bandeira Azul, Bandeira Branca e questões da segurança durante o período da temporada;

Ÿ Secretário Adjunto de Obras da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Eng°. Américo Pescador, para tratar de melhorias no sistema de drenagem do bairro, bocas de lobo, canais e outros;

Ÿ Síndicos dos Prédios do Open Shopping, sobre o andamento da reforma do piso do Open Shopping – da contratação de profissional para elaboração do relatório de perícia técnica de engenharia civil, com objetivo de verificar as patologias do piso do calçadão e do entorno dos prédios;

Ÿ Responsáveis do 21º Batalhão de Polícia Militar, para tratativas diversas e apoio à segurança do bairro;

Ÿ Secretário Municipal de Segurança e Gestão do Trânsito, Valci Brasil Junior, e Diretor Geral, Aldo Sebastião Lopes Martins, para dar continuidade nos trâmites de melhorias na sinalização e placas de trânsito do bairro;

Ÿ Delegado da 7ª Delegacia de Polícia Civil de Canasvieiras, Otávio Cesar Lima, para tratar sobre perturbação do sossego alheio na região do AMORAEVILLE.

Ÿ Entrevista para a RBS TV – Diretoria de Segurança e Meio Ambiente da AJIN, Sérgio Rodrigues da Costa – sobre pousos e decolagens indevidos de helicópteros em áreas não homologadas/ não autorizadas.

CartasŸ Bruno Palha : Diretor de Fiscalização da Floram, comunicar

a ocorrência de degradação das condições do curso dágua localizado ao lado esquerdo da Passarela nº 01- em direção à praia, próximo ao P12, junto a área de Preservação Permanente. Constatação de odor e coloração da água, existência de possíveis vazamentos de esgoto e/ou algum tipo contaminante conforme relatório fotográfico.

Ÿ Carlos Leite : Diretor da Habitasul Empreendimentos Imobiliários Ltda, constatação de vazamento de esgoto junto à Passagem dos Atuns.Passagem de tubulação de esgoto ligando as estações elevatórias existentes junto à restinga, APP que proíbe e não comporta a presença de equipamento daquele tipo.

Ÿ René Dotti- Associado - Providências tomadas pela Diretoria de Segurança da Ajin em virtude do lamentável incidente de violência envolvendo a família.

Ÿ Rafael Hanne : Secretário Municipal de Obras de Florianópolis, solicitação de apoio para sanar problema de escoamento das águas pluviais na Travessa dos Atuns entre as ruas das Anchovas e o Passeio dos Namorados; sanar o escoamento das águas pluviais na esquina da Rua dos Meros com a Avenida dos Salmões; sanar problema de escoamento das águas pluviais na esquina das Ruas dos Tucunarés com as das Carapitingas, devido a falta de boca de lobo.

Ÿ Oficial do Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas da Capital, solicitação do Registro da Alteração Estatutária da Associação, registro anterior nº 27508, fls 229 , do livro A-104, em 27/01/2011.

Ÿ Michele Alves Corrêa : Delegacia de Polícia Civil, Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões, sobre ocorrências de PERTUBAÇÃO DE SOSSEGO na Second Floor.

AJIN em Ação

18 AJIN em Ação

Cartas mais recentes emitidas da Associação de Proprietáriose Moradores de Jurerê Internacional - AJIN, além dos trabalhosregulares de representação da comunidade e os relativos aos

Planos de Manutenção e Segurança MAR.2016

133.773,51

130.206,34

14.667,23

0,00

27.698,94

83.936,92

1.670,00

2.230,12

3,13

3.567,17

128.664,35

FEV.2016

127.221,33

105.961,95

25.207,00

2.854,85

50.796,05

27.104,05

21.259,38

5.653,23

3.705,90

8.479,58

0,00

1.546,54

0,00

0,00

13.009,51

14.883,64

FEV.2016

128.907,40

126.548,27

12.938,83

0,00

28.516,44

82.229,87

943,00

1.920,13

0,00

2.359,13

2.359,13