lavados pelo seu sangue

4
LAVADOS PELO SEU SANGUE “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vosso pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e mácula, o sangue de Cristo,” I Pedro 1:18,19 ILUSTRAÇÃO – DOAÇÃO DE SANGUE - Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Várias crianças tiveram morte instantânea. As demais ficaram muito feridas, entre elas, uma menina de oito anos, em estado grave. Ela precisava de sangue, urgentemente. Com um teste rápido descobriram seu tipo sangüíneo, mas, infelizmente, ninguém na equipe médica era compatível. Chamaram os moradores da aldeia e, com a ajuda de uma intérprete, lhes explicaram o que estava acontecendo. A maioria não podia doar sangue, devido ao seu estado de saúde. Após testar o tipo sanguíneo dos poucos candidatos que restaram, constataram que somente um menino estava em condições de socorrê-la. Deitaram-no numa cama ao lado da menina e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto, enquanto seu sangue era coletado. Passado alguns momentos, ele deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico pediu para a intérprete perguntou a ele se estava doendo. Ele disse que não. Mas não demorou muito, soluçou de novo e lágrimas correram por seu rostinho. O médico ficou preocupado e pediu para a intérprete lhe perguntar o que estava acontecendo. A enfermeira conversou suavemente com ele e explicou para o médico porque ele estava chorando: - Ele pensou que ia morrer. Não tinha entendido direito o que você disse e estava achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina não morrer. O médico se aproximou dele e com a ajuda da intérprete perguntou: - Mas se era assim, porque então você se ofereceu para doar seu sangue? - Porque ela é minha amiga. “…Sem derramamento de sangue não há remissão.” Hebreus 9:22 “ …Cristo o nosso Cordeiro pascal foi imolado.” I Coríntios 5:7 INSTITUIÇÃO DO SACRIFÍCIO PARA ISRAEL (4 TIPOS): 1. Sacrifício de expiação individual. Levítico 1.3-4 Finalidade – restabelecer a comunhão com Deus. 2. Sacrifício de Restituição. Lv 6.1-7 Finalidade – restabelecer a comunhão com o irmão ofendido. 3. Sacrifício Pacífico. Lv 3.1 Finalidade – voltar a adorar a Deus. Ter paz com Deus. Jesus nos trouxe a

Upload: fabio-augusto

Post on 12-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lavados Pelo Seu Sangue

TRANSCRIPT

Page 1: Lavados Pelo Seu Sangue

LAVADOS PELO SEU SANGUE

“Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vosso pais vos legaram, mas

pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e mácula, o sangue de Cristo,” I Pedro 1:18,19

ILUSTRAÇÃO – DOAÇÃO DE SANGUE - Numa aldeia vietnamita, um orfanato dirigido por um grupo de missionários foi atingido por um bombardeio. Várias crianças tiveram morte instantânea. As demais ficaram muito feridas, entre elas, uma menina de oito anos, em estado grave. Ela precisava de sangue, urgentemente. Com um teste rápido descobriram seu tipo sangüíneo, mas, infelizmente, ninguém na equipe médica era compatível.

Chamaram os moradores da aldeia e, com a ajuda de uma intérprete, lhes explicaram o que estava acontecendo. A maioria não podia doar sangue, devido ao seu estado de saúde. Após testar o tipo sanguíneo dos poucos candidatos que restaram, constataram que somente um menino estava em condições de socorrê-la.

Deitaram-no numa cama ao lado da menina e espetaram-lhe uma agulha na veia. Ele se mantinha quietinho e com o olhar fixo no teto, enquanto seu sangue era coletado. Passado alguns momentos, ele deixou escapar um soluço e tapou o rosto com a mão que estava livre. O médico pediu para a intérprete perguntou a ele se estava doendo. Ele disse que não.

Mas não demorou muito, soluçou de novo e lágrimas correram por seu rostinho.

O médico ficou preocupado e pediu para a intérprete lhe perguntar o que estava acontecendo. A enfermeira conversou suavemente com ele e explicou para o médico porque ele estava chorando:

- Ele pensou que ia morrer. Não tinha entendido direito o que você disse e estava achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina não morrer.

O médico se aproximou dele e com a ajuda da intérprete perguntou:

- Mas se era assim, porque então você se ofereceu para doar seu sangue?

- Porque ela é minha amiga.

“…Sem derramamento de sangue não há remissão.” Hebreus 9:22 “ …Cristo o nosso Cordeiro pascal foi imolado.” I Coríntios 5:7

INSTITUIÇÃO DO SACRIFÍCIO PARA ISRAEL (4 TIPOS):

1. Sacrifício de expiação individual. Levítico 1.3-4 Finalidade – restabelecer a comunhão com Deus.

2. Sacrifício de Restituição. Lv 6.1-7 Finalidade – restabelecer a comunhão com o irmão ofendido.

3. Sacrifício Pacífico. Lv 3.1 Finalidade – voltar a adorar a Deus. Ter paz com Deus. Jesus nos trouxe a paz. Jesus proclamou a paz – Efésios 2.17 Jesus é nossa paz – Ef 2.14 Somos aproximados a Deus pelo sangue de Jesus – Ef 2.13

4. O Sacrifício De Expiação Pelo Povo. Lv 16.15-22 Bode sacrificado (Fig. de Jesus) Bode emissário (Representa o esquecimento dos nossos pecados por Deus). Is 43.25; Hb 10.17

A NATUREZA DO SACRIFÍCIO DE JESUS

Quando nos aprofundamos nos significados e descrições da natureza da expiação, passamos a entender todas as implicações relacionadas a nós, e os benefícios a que somos abençoados.

SEU SACRIFÍCIO POR NÓS, FOI:

Voluntário. (Por livre escolha, não por compulsão). João 10:17-18; GL 2:5-80

“Algumas vezes atribuímos a morte de Cristo aos Judeus, outras vezes aos soldados romanos, mas, na análise final, Jesus morreu sob o acordo de Sua própria vontade. Não lhe foi imposto, a não ser o impulso de seu próprio coração cheio de amor. O amor compele porque impele. Não há poder que seja exercido

Page 2: Lavados Pelo Seu Sangue

tão poderosamente como o amor na força de sua intensidade… Sua disposição de agir em nosso lugar ressalta o valor intrínseco de sua ação.” Marsh.

Expiatório. IS 53:5-6; Gl 3:13 = Cobrir; apaziguar; tornar satisfatório.

“A palavra expiação no hebraico significa literalmente cobrir, e é traduzida pelas seguintes palavras: fazer expiação, purificar, quitar, reconciliar, fazer reconciliação, pacificar, ser misericordioso e adiar.”

A expiação original inclui a idéia de cobrir, tanto os pecados (Sl 78.38; 79.9; Lv 5.18) como o pecador (Lv 4.20). Expiar o pecado é ocultar o pecado da vista de Deus de modo que o pecador perca seu poder de provocar a ira divina.

A morte de Jesus foi uma morte expiatória, porque seu propósito era apagar o pecado. (Hb 9.26,28; 2.17; 10.12-14; 9.14).” Myer Pearlman, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, pág. 132,133.

Propiciatório: Significa: (Juntar, tornar favorável ou efetuar reconciliação). Is 53.8,10-12; Tornar propício, favorável. Rm 3:25; I Jo 2:2; I Jo 4:10

“Crê-se que a palavra propiciação tem sua origem em uma palavra latina “Prope”. Que significa “perto de”. Assim se nota que a palavra significa juntar, tornar favorável ou efetuar reconciliação. Um sacrifício de propiciação traz o homem para perto de Deus, reconcilia-o com Deus, fazendo expiação por suas transgressões, ganhando graça e o favor divino.”

Reconciliatório: II Cor 5:18,19; Rm 5:5-10; Cl 1:15-21 A obra de reconciliação já foi totalizada por Cristo.

Substitutivo: (Em lugar de outros). II Cor 5:21; I Pd 2:24; Lv 1:3-4 O castigo que traz a Paz estava sobre Ele (Jesus). Is 53:5; I Pd 2:24; Mt 1:21

Esse termo, ‘substituto’, não ocorre na Bíblia; porém, o princípio que representa se encontra por toda a Bíblia, em conexão com os ensinamentos referentes à morte de Cristo, quer por símbolos quer por afirmação direta e clara. Traz em si o pensamento de que Cristo tomou o lugar dos pecadores ofensores, levando-lhes a culpa e sofrendo o castigo que mereciam.

Justificativo: Rm 5:1; 3:24 (Somos justificados diante de Deus em Jesus).

Redentor: Gl 3:13; Gl 4:4,5; Mt 20:28; Mc 10:45

A palavra redimir, tanto no Antigo como no Novo Testamento, significa tornar a comprar por um preço; livrar da servidão por preço, comprar no mercado e retirar do mercado.

O termo ‘resgate’ deriva das transações efetuadas entre os homens, como a libertação de um cativo mediante o pagamento do resgate, ou a soltura de um devedor encarcerado, ao liquidar sua dívida. Livre da escravidão por um preço de resgate.

QUATRO COISAS DO QUE NÃO FOMOS RESGATADOS

1. “Não por coisa corruptíveis, 2. Não por ouro. 3. Não por prata. 4. Não por herança/tradição. “…Mas, pelo precioso sangue de Cristo…” I Pd 1:18,19

O sangue de Cristo é suficiente para cobrir os pecados de toda a humanidade, desde Adão até o último homem. Mas, só é eficiente aos que crêem. (Tem que ser aplicado nos pecados) João 1:29; I Jo 2:2; tem que crer e confessar. João 1:12; Rm 10:9,10. Quem não crer já estar julgado. João 3:18; 36

Apelo: ilustração – Ataque ao Shopping Westgate, em Nairóbi, no Quênia. 21/09/2013 – Autoria: Islamitas Somalis do grupo Al-Shabab

Seu nome é Faith Wambua. Ela estava no centro comercial com a filha de 9 anos, Sy, e o filho de Ty, de 1 ano e 9 meses. Faith foi ao Shopping simplesmente comprar flores quando o ataque aconteceu.

Percebendo o tiros achou que era um assalto e se atirou no Chão juntamente com seus filhos, os terroristas começaram a chamar as pessoas como se fossem resgata-las após alguns minutos.

Uma mulher então respondeu e, menos de cinco segundos depois, ouvi dois tiros e a mulher se calou. Ela começou a gemer: 'Eu estou morrendo, estou morrendo, mas eu não podia fazer nada'.

Page 3: Lavados Pelo Seu Sangue

Eles sabiam que seriam os próximos.

Foi quando um milagre aconteceu. Não sei como não nos viram, estávamos tão perto dela. De maneira que o cheiro de pólvora foi sentido por Faith.

O sangue começou a escorrer na direção de deles e ela na intenção de se salvar se molha, se embebe do sangue daquela senhora e aos seus 2 filhos.

Faith Wambua passou mais de quatro horas deitada com os filhos esperando resgate.

Qual a nossa resposta a tamanho sacrifício: 2 Coríntios 5:14-18

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem

não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que

também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as

coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da

reconciliação.