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  • Lanche 2010Uma experincia saudvel na Escola

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    No incio deste ano, dando continuidade ao que j acontecia na Educao Infantil e Ensino Fundamental 1, implantamos para os alunos de 3, 4 e 5 anos, o Programa de Educao Alimentar, que contempla o preparo e fornecimento do lanche na prpria escola.

    Sabamos que seria um perodo curto para os alunos do 5 ano e que essa deciso envolveria uma grande exigncia de adaptao a novas situaes, com trmino definido para o final do ano. Como nossos alunos lidariam com as novas experincias? Seriam capazes de absorv-las, levando para seu dia a dia os aprendizados que elas poderiam oferecer?

    Por outro lado, no nosso 5 ano a programao curricular de Cincias trabalha informaes e valores importantes, cujas aprendizagens poderiam ser potencializadas atravs das situaes vivenciadas no lanche coletivo orientado pelas professoras.

    Na construo deste livro com os alunos quisemos registrar esse processo. O que aprenderam? O que valorizaram? O que levaro para suas vidas? O que pudemos ensinar?

    Nossos alunos do aqui algumas dessas respostas. Vale a pena aprender com elas.

    Stella Galli Mercadante Diretora do Ensino Fundamental

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    A importncia da alimentao na infnciaMrcia M. Godoy Gowdak Nutricionista, doutora em cincias pela faculdade de Medicina da USP

    Os primeiros anos de vida da criana so fundamentais para o desenvolvimento de bons hbitos alimentares que, por sua vez, contribuem para um crescimento saudvel e diminuem o risco de vrias doenas na idade adulta. Para entendermos bem o que uma alimentao adequada, preciso ter em mente que no existe um nico alimento que contenha todos os nutrientes necessrios nossa sade, exceto o leite humano nos primeiros meses de vida.

    Aps o aleitamento materno e ainda no primeiro ano, a criana no oferece resistncia quando comea a experimentar novos alimentos e gosta praticamente de tudo que lhe oferecido. A partir dos dois anos de idade, quando a criana passa a ter curiosidade e pressa para fazer novas atividades, ela comea a recusar e selecionar alguns alimentos. nesta fase que a criana pode desenvolver uma preferncia por alimentos energticos, como pes, batatas e macarro. Desta forma, ela adquire energia rapidamente para que possa continuar a fazer suas atividades, j que as frutas e as saladas exigem maior tempo de mastigao e fornecem menos calorias, ou seja, energia.

    Nas situaes em que a criana mantm a rotina alimentar com horrios regularizados e rituais que se repetem a cada refeio, o bom hbito alimentar mantido, mesmo no perodo crtico da alimentao, que ocorre geralmente aps os dois primeiros anos de vida. Estes rituais incluem, por exemplo, o hbito de comer salada ou legumes, fruta e sobremesa regularmente e no substituir alimentos, e sim experiment-los a cada oferta.

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    Se a criana possuir hbitos alimentares inadequados, preciso treinar novamente o paladar para incluir diariamente os alimentos que garantem a prevalncia de uma boa sade, tais como as frutas e os vegetais. Este treinamento leva tempo e pacincia, mas vale a pena se pensarmos em um crescimento saudvel.

    Ler e aprender o que cada grupo de alimentos pode trazer de benefcios sade tambm ajuda a aumentar o interesse por alimentos que no fazem parte do nosso hbito. Alm disso, existem alguns instrumentos que nos ajudam a ter uma boa alimentao. Para interpret-los preciso saber que existem trs grandes grupos de alimentos:

    1. Alimentos ricos em protenas: so nutrientes que participam da multiplicao das clulas e, portanto, muito importantes para o crescimento. Para melhor entender suas funes, basta comparar nosso corpo a um prdio em construo, e as protenas aos tijolos. As protenas so encontradas em todos os tipos de carne, como aves e peixes, leite e derivados e ovos. Existem alimentos de origem vegetal que tambm so ricos em protenas, tais como: feijo, soja, lentilha, gro de bico, ervilha.

    2. Alimentos ricos em carboidratos e gorduras: so nutrientes que fornecem energia ao nosso organismo e tambm so responsveis pela fixao das protenas. No exemplo do prdio, os carboidratos e as gorduras podem ser comparados ao cimento, responsvel pela fixao de um tijolo no outro. Os carboidratos so encontrados em alimentos como arroz, batata, mandioca, macarro, cereais matinais e farinhas. As gorduras saudveis so encontradas em leos vegetais como o azeite, leos de milho, soja e girassol, alm de frutas como o abacate e castanhas em geral.

    3. Alimentos ricos em vitaminas e minerais: so nutrientes que regulam o bom funcionamento de todo o organismo. Na criana,

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    estes nutrientes controlam o seu crescimento, alm de garantir uma boa sade. No exemplo do prdio em construo, as vitaminas e minerais podem ser comparados ao engenheiro civil responsvel pela obra. Na ausncia deste profissional, a construo corre o risco de desabamento.

    Na criana, a ausncia desses nutrientes prejudica o bom crescimento e funcionamento do organismo, alm de aumentar o risco de doenas, como gripes, resfriados e infeces.

    As vitaminas que, em sua maioria, diminuem o risco do aparecimento de doenas, so encontradas nas frutas e vegetais. Os minerais so inmeros e podem ser encontrados em vrios alimentos, mas na fase de crescimento podemos destacar a necessidade aumentada de clcio que garante o bom crescimento e sade dos ossos.

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    Conhecendo esses trs grupos de alimentos, fica fcil entender o conceito de uma boa alimentao. Basta incluir um alimento de cada grupo em cada refeio do dia para que nossa dieta seja adequada. A roda de alimentos ressalta a incluso de um alimento energtico (carboidratos e gorduras), um alimento construtor (protenas) e um alimento regulador (vitaminas e minerais) em cada refeio.

    Se no conseguirmos incluir todos os grupos a cada refeio, basta no se esquecer de inclu-los mais tarde. Por exemplo, se no caf da manh consumimos o leite (construtor) e o po (energtico), podemos comer a fruta antes do almoo.

    J que os reguladores costumam ser os mais esquecidos, bom ter sempre em mente que 3 pores de frutas e 4 pores de vegetais por dia so o princpio para a boa alimentao. No entanto, bom lembrar que existem inmeras vitaminas e minerais distribudos em vrios alimentos: se consumirmos, por exemplo, trs bananas ao dia, teremos deficincia de algumas vitaminas que no esto presentes na banana. Portanto, ter uma alimentao colorida e variada, sem repetir os mesmos alimentos nas vrias refeies garante uma dieta mais balanceada.

    Imaginando que diferentes frutas contm vrios tipos de nutrientes, podemos distribu-las em uma tabela que as separa pela quantidade de nutrientes que oferecem. Poderamos at dar uma medalha para cada grupo e classificar as frutas em trs categorias:

    ouro (com mais nutrientes)

    prata (intermedirias)

    bronze (com menos nutrientes)

    Uma boa dica incluir uma fruta do grupo da medalha de ouro entre as trs pores que devemos consumir por dia.

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    Goiaba (1 unidade)Papaya ( unidade)Morango (1 xcara)Laranja (1 unidade)Kiwi (1 unidade)Manga ( unidade)Melancia (2 xcaras)Melo (1 xcara)Carambola (1 unidade)

    Pssego (2 unidades)Limo (1 unidade)Abacaxi (1 xcara)Nectarina (1 unidade)Uva (1 xcara)Banana (1 unidade)Ameixa (2 medidas)Cereja (20 unidades)Pera (1unidade)Ma (1unidade)

    Abacaxi em lata (1 xcara)Frutas em lata ( xcara)Ameixa seca (3 unidades)Pssego em calda ( xcara)Uva passa (1/3 xcara)Figo (2 unidades)

    OURO

    PRATA

    BRONZE

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    No comeo, no gostava do lanche, mas depois de um tempo comecei a gostar. O lanche foi bom de vrios jeitos: eu fiquei mais saudvel e aprendi a ter uma alimentao balanceada. Eu mudei a minha postura alimentar, comecei a pensar antes de pedir ou comer alguma coisa. Marina Mendes Gandour

    Este ano, o lanche nos deu vrios alimentos diferentes, gostosos e saudveis. De todos eles, o que mais gostei foram os sanduches e os sucos. Depois de tudo que aprendemos sobre alimentao e sade, meu lanche ser mais equilibrado, ainda com os deliciosos sanduches.

    Joana Brando Zeller

    Foi chato pelo conceito de sabor, mas para nossa sade exterior e interior, foi timo! No tive dificuldades. Valeu Vera Cruz! Philippe Perel

    Gosto do lanche da

    escola, principalmente

    porque tem todos os

    nutrientes que nosso corp

    o

    de criana precisa.

    Ceclia Franco Cardoso

    da Silva

    Depoimentos

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    Diferentemente dos ou

    tros anos, que ns

    trazamos o lanche de

    casa, neste ano

    a escola forneceu o la

    nche. Nem todos

    gostaram do lanche, m

    as a maioria gostou.

    Ele muito nutritivo e

    gostoso. Foi muito

    importante a escola te

    r colocado esse lanche

    ,

    porque muitas pessoas

    traziam porcaria e

    comiam correndo e co

    m pressa. J nesse ano

    ,

    tem um horrio reserv

    ado antes do recreio

    para tomar lanche com

    calma.

    Rodrigo Kalaidjian, G

    abriel Markus Ortiz, En

    zo Codazzi

    Corra de Mendona,

    Lucas Xavier da Cunh

    a

    No primeiro semestre, eu no gostava muito do lanche, mas agora eu gosto, porque tem mais opes. A nica coisa que eu no gosto que toda 4 feira tem sanduche. Agora, eu penso: se comer muito chiclete faz mal, eu como menos.Mait Toffoli da Silva

    Esse novo lanche que a escola est oferecendo est me ajudando a experimentar coisas novas, tipo o melo, que eu no gostava e quando experimentei adorei! Agora fico com mais energia para comer.Rogrio Delfino Alves Jnior

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    Aa com iogurteIngredientes 500g de aa congelado 2 copos de iogurte 5 bananas maduras morango (opcional)Modo de fazer

    Bater todos os ingredientes no

    liquidif