lancellot maio/junho 2010

8
Edição: maio/junho 2010 Número 26 Ano III Distribuição Gratuita PROGRAME SUA FÉRIAS CURTINDO O MAIS COMPLETO IATE DE TURISMO DA COSTA BRASILEIRA

Upload: tiago-correia

Post on 30-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Jornal Lancellot Maio/Junho 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Lancellot Maio/Junho 2010

Edição: maio/junho 2010 Número 26 Ano III Distribuição Gratuita

PROGRAME SUA FÉRIAS CURTINDO O MAIS

COMPLETO IATE DE TURISMO DA COSTA BRASILEIRA

Page 2: Lancellot Maio/Junho 2010

Expediente

DEP. COMERCIALIsabel Puel- (41) 3598-2628 / 9665-2628

[email protected]@lancellot.com.br

DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃOExceuni - Aldemir Batista - (41) 3657-2864

[email protected] | [email protected]

TIRAGEM: 5000 exemplaresO Informativo Lancellot é uma publicação periódica com distribuiçãogratuita nos centros comerciais e estabelecimentos credenciados.Os artigos publicados não representam necessariamente a opiniãodeste informativo. É proibido a reprodução total ou parcial do conteú-do publicado sem prévia autorização. O Informativo Lancelot se isen-ta de quaiquer problemas ocasionados pelos artigos ou anúnciospublicados, sendo este de inteira responsabilidade de seus autores.

MARKETING E DISTRIBUIÇÃOSalésio Correia (41) 9665-2628

JORNALISTA RESPONSÁVELFrancisco Leonardo de Oliveira

COLABORADORJornalista Alexandre Melo

Edição 26 | mai/ jun.20102 Edição 26 | mai/jun.2010 15

Estamos selecionando executivos e oferecendo aoportunidade de negócios para investidores,empreendedores, empresários e interessadosem tornaren-se franqueados de sucesso !!!

OBS: temos modalidades para franqueados, supervisores e gerentes de equipe ...

(41) 3024-4455 / (41) 9951-4455 / [email protected]

FRANQUIAS

Na Pousada Parque São Luiz

do Purunã, os dias de

inverno começam com

ar puro, cheiro de

mato, pão caseiro,

bolo de fubá, canto de

pássaro. Depois, é só se entregar ao

tempo que corre manso, e escolher o

prazer mais próprio para cada momento.

[email protected]

Page 3: Lancellot Maio/Junho 2010

Edição 26 | mai/jun.2010 3

Informações e roteiros turísticos:

Departamento Municipal de Turismo

Telefone: (49) 3524.0000

[email protected]

Foto

s: F

ilipe

Com

pian

i, K

árin

Ane

Côr

so, V

iníc

ola V

illag

gio

Gra

ndo

e Wan

essa

Pau

la S

pagn

ol

Na região meio oeste do Estado de Santa Catarina,em meio a vales, montanhas e campos, localiza-se ÁguaDoce. A apenas 350 quilômetros de Curitiba, o Municí-pio é o 6º maior do Estado no que se refere à extensãoterritorial, com uma área de 1313km².

Conta atualmente com uma população de quase 7mil habitantes, miscigenada pelas etnias italiana, alemã eportuguesa. As marcas culturais trazidas por estas etniassobrevivem até hoje, e são notórias no semblante do seupovo, nos seus costumes, arquitetura e linguagem.

Água Doce está a uma altitude entre 800 e 1376metros acima do nível do mar, o que garante um climaagradável no verão e temperaturas baixas no inverno, comcorriqueira ocorrência de geada na maior parte do muni-cípio e neve nos pontos de maior altitude.

As principais atividades econômicas derivam da pro-dução agropecuária, como a criação de gado, suíno, fran-go e ovinos, assim como a produção das culturas de bata-ta, milho, soja, trigo, maçã e frutas de caroço.

O turismo é uma atividade relativamente nova emÁgua Doce, mas a mesma mostra-se muito promissora. Adiversidade e qualidade dos atrativos têm atraído a cadadia mais visitantes, motivados a conhecer a razão queconferiu ao Município, o título de Capital Catarinense daEnergia Eólica.

Os 23 aerogeradores que compõe os Parques EólicosÁgua Doce e Horizonte, fazem parte de uma paisagemfuturista que se contrapõe com a tranqüilidade dos cam-pos de altitude. Devido à freqüência e intensidade dovento, Água Doce se mostrou um dos municípios maisfavoráveis de Santa Catarina à implantação da energiaeólica. Atualmente abriga o maior Parque Eólico do Esta-do, título este que será em breve reforçado pelo investi-mento de mais de 790 milhões, a ser aplicado na constru-ção de mais 86 novos aerogeradores.

Além do visual que encanta os visitantes, a energiaeólica traz consigo muitas outras vantagens, por ser umaenergia limpa, renovável e de baixo impacto ambiental.Ademais, os parques eólicos são compatíveis com outrosusos e utilizações do terreno, como a agricultura e a cria-ção de gado, além de criar receitas alternativas a agricul-tores que arrendam seus terrenos e exploram o turismo.

Para os amantes de um bom vinho, Água Doce ofere-ce uma das melhores vinícolas do País.

A Vinícola Villaggio Grando está localizada nos cam-pos de altitude da região do Distrito de Herciliópolis, emum planalto que tem características ímpares de solo eclima, próprios para o desenvolvimento de cultivos queresultam em uvas de características únicas. A propriedadevive uma incessante construção, visando caprichos quevêm estabelecer uma perfeita harmonia entre a natureza ea busca humana pela beleza.

Os vinhedos estão estrate-gicamente localizados nos me-lhores terroirs da fazenda, to-dos implantados acima de1300 metros de altitude.

Os locais para implantaçãosão escolhidos a partir de inú-meras pesquisas que englobam:ventos, localização, solo, alti-tude, umidade e principalmen-te, adaptação e qualidade daplanta e da uva. Com o inver-no rigoroso e o clima bem de-finido para cada estação, tem-seuma maturação lenta dos cachos,responsável por colheitas tardias, fi-nalizando-as apenas no mês de maio, oque resulta em vinhos bem estruturados e de vidalonga, incluindo os brancos, além da produção de álcoolnatural, fato que ocorre apenas em regiões propícias aocultivo como esta.

O vinhedo vem sendo aumentado com o intuito de seter plantações suficientes para que sejam abortados todosaqueles cachos em excesso, dando assim à planta, capaci-dade plena de produzir frutos com qualidade vista nasregiões vinícolas já consagradas do mundo.

A região de campos destaca-se também pelas fazen-das centenárias, que com rusticidade e conforto acolhemquem as visita. A mais expressiva destas, é a FazendaNossa Senhora do Belém, que tem como carro chefea gastronomia típica cabocla, com pratos cuidado-samente preparados em fogão à lenha. A fazenda temainda como atrativos, uma Pequena Central Hidre-létrica, uma área de camping dotada de completainfra-estrutura e um Cemitério Centenário, localizadono ponto mais alto da fazenda.

O contato com a fauna e a flora local é outro pontomarcante deste lugar. Destaca-se a presença de espéciesem extinção como bugios, capivaras, veados, lobos-guará,lontras, jaguatiricas, graxains, quatis, cutias, tatus, tuca-nos, corujas, papagaios, gralhas entre outros. Alusivo àflora, se encontram ainda exemplares de espécies como aBracatinga, Canela, Imbuia e Araucária.

Água Doce tem ainda a oferecer, um completo CaféColonial produzido por uma cooperativa de pequenosprodutores artesanais - a COAPPA.

Os tradicionais cafés possuem mais de 45 itens e atra-em visitantes de diversos locais, os quais vêm provar asdelícias confeccionadas pelos associados. Esses produtosdistinguem-se dos demais, por remeterem ao gosto dasiguarias fabricadas pelas antigas gerações, acrescidas deum toque de modernidade.

Também vale a pena visitar o Monumento ao Tropei-ro, escultura que retrata a passagem histórica que deno-minou o Município como Água Doce. O nome escolhidoteve origem de um pequeno incidente, quando os mora-dores da vila dirigiam-se por meio de tropas a MarcelinoRamos, no Rio Grande do Sul, em busca de mantimentos.Em uma destas viagens, a mula do tropeiro João Líbia, aqual estava carregada de açúcar, caiu no rio, perdendotoda sua carga, denominando o rio e posteriormente omunicípio como Água Doce.

Á água é um recurso abundante no Município. Sãoinúmeros rios, belíssimas cachoeiras e nascentes que dãoorigem a importantes rios de Água Doce e região. Desta-cam-se as Cachoeiras dos Rios Cadeado e Roseira, umespetáculo apreciado seja por quem apenas deseja ummomento de relax ou para aqueles que preferem se aven-turar em uma descida radical de rapel ou trilha em meioao campo.

Com tantos encantos, Água Doce prova que não édoce apenas no nome. A cidade deixa ainda o convite:Venha renovar a sua energia, na Capital Catarinense daEnergia Eólica!

Edição 26 | mai/ jun.201014

GINCA

JEEP

GINCANA SUL

BRASILEIRA

DE CASAIS

JEEPEIROS

O Município de Treze Tílias SC conhecida como o

"Tirol Brasileiro" será em 2010 palco de referência no

encontro das Famílias e Clubes de Jipeiros do Sul do

Brasil unindo a todos num mesmo propósito, levando

aos envolvidos a emoção e a sensibilidade através da gin-

cana automobilística GINCAJEEP.

O GincaJeep é uma gincana familiar especifica que

tem por objetivo promover o intercâmbio cultural do

Será realizada na cidade de Treze Tílias/SC, através do

Treze Tílias Park Hotel, da Secretariaconhecimento, habilidades, inteligência aventuras e de-

safios para casais ou duplas sobre 4 rodas reunindo os

adeptos deste esporte confraternizando e desfrutando

de momentos agradáveis com seus Familiares.

As inscrições e reservas deverão ser realizadas atra-

vés do site www.ttph.com.br ou [email protected]

falar com: Andre depto. de reservas

Maiores informações: [email protected]

O 3º FETATI - Festival Contará com a participação de

grupos teatrais da Terceira Idade, residentes ou não no Estado

de Santa Catarina.de Teatro Amador para a Terceira Idade é

uma promoção da Associação Cultural Comunitária Amigos

de Treze Tílias, onde o projeto está sendo desenvolvido sob a

coordenação do Treze Tílias Park Hotel Ltda.

"UM JEITO ALPINO

SIMPLES DE SER"

Page 4: Lancellot Maio/Junho 2010

Centro atuará na orientação da vista cansada,

a dificuldade para ler da qual ninguém escapará

Unidade pertencente ao Hospital de Olhos do Paraná inaugurada na sexta-feira,

coincidindo com o Dia Nacional de Saúde Ocular e com o Dia do Oftalmologista

O Hospital de Olhos do Paraná crioueste mês um Centro de Orientação emPresbiopia, a popular vista cansada. De-pois dos 40 anos de idade ninguém dadoença. Porém, só percebem os seus si-nais quando já não conseguem ler ou quan-do enfrentam situações constrangedoras.

O novo centro coincide com dadosimportantes divulgados recentementesobre a presbiopia no Brasil. De acordocom censo do IBGE, mais de 26% da po-pulação têm idade acima dos 40 anos.Com basenestes indi-cadores, oC o n s e l h oBrasileiro deOftalmolo-gia estimaque existamaproxima-damente 51milhões de pessoas portadoras de pres-biopia no país. Muitos, no entanto, a des-conhecem.

O oftalmologista Hamilton Moreiraalerta que, mesmo entre as pessoas quebuscam alguma forma de ajuda, o fazemde forma errada e colocam em risco a saú-de ocular, por adquirem óculos com ca-melôs ou sem receita médica.

A criação do Centro de Orientaçãotornou-se necessária para evitar situaçõescomo estas e para provar que o tratamen-

to e a cura da vista cansada estãoacessíveis a uma boa parcela dapopulação.

TRATAMENTOS

Hamilton Moreira diz que o Centrode Orientação terá importante funçãopara informar que um mesmo procedi-mento terapêutico já pode ser aplicadoquando o paciente apresenta outra doen-ça associada à vista cansada.

A cirurgia a Laser, ao mesmo tempoem que corrige a miopia e a hipermetro-pia, livra o paciente da vista cansada, de

acordo com o médico. E pessoas com ca-tarata podem ter melhora da presbiopia,graças ao implante de lentes intra-ocula-res multifocais.

PRINCIPAIS SINAIS

Dificuldade para leitura com maior ni-tidez e conforto, aproximação de luz paraenxergar melhor e necessidade de afastarobjetos para poder objetivar uma visãoadequada. A presbiopia aumenta progres-sivamente até atingir um ponto de falên-cia da visão, a qual obriga o leitor a ir afas-tando o seu objeto até que não consigamais focá-lo.

CAUSAS

Existem várias hipóteses acerca dascausas da presbiopia, mas o que ex-plica melhor ainda é o processo natu-ral relacionado à idade. Esse distúr-bio ocular decorre com a perda dacapacidade de contração do músculociliar associada ao enrijecimento docristalino. Dessa forma, há redução nacapacidade de focar as imagens deperto, como leituras de bulas de re-médio, por exemplo.

TESTE SUA VISÃONa faixa dos 40 anos

- Tente ler um texto colocando-o, no máximo, 40 centímetros de distância dos olhosNa faixa dos 50 anos

- tente ler um texto colocando-o, no máximo, 70 centímetros de distância dos olhosNa faixa dos 60 anos

- Tente ler um livro colocando-o, no máximo, 1 metro de distância dos olhosRESULTADO

Se a imagem aparecer desfocada, ainda que ligeiramente, em qualquer dos casos, este pode serum sinal de vista cansada. Você deve consultar um médico para ter o diagnóstico preciso.

Edição 26 | mai/ jun.20104 Edição 26 | mai/jun.2010 13

ESCULTORGOTFREDO THALER

Gotfredo Thaler nasceu em Treze Tí-lias em 1º de fevereiro de1940. Neto dofundador da cidade Andreas Thaler, é osegundo filho de Andrä Thaler, que veioda Áustria com seu pai, aos 18 anos,ajudar na construção da recém fun-dada "Dreizehnlinden". Agricultorcom alma de artista, que nas horasde folga esculpia e pintava, Andrä in-centivou o filho a seguir a carreira ar-tística, depois de reconhecer nele umtalento nato, ao ver a obra que escul-pira com apenas dez anos de idade.Sempre foi o seu maior admirador.Gotfredo seguiu os conselhos do pai.Com talento, perícia e muita sensibi-lidade subtrai da madeira os exces-sos e transforma um rústico troncode cedro em figuras sacras monumen-tais.

Em 1967 foi para a Áustria conhecera terra natal de seus pais e também aper-feiçoar as suas técnicas de escultura. Tra-balhou ao lado do famoso prof. Bachle-chner.

São 59 anos de profissão dedicados àescultura, principalmente à Arte Sacra,durante os quais esculpiu mais de 300obras que decoram Igrejas de todo o Bra-sil. A mais famosa é o Cristo Crucificadode 4 m da Igreja Dom Bosco, em Brasília- DF.

Em Curitiba pode-se ver seus traba-lhos em vários lugares. No Bairro ÁguaVerde, na Capela Santa Catarina de La-boure encontra-se um Crucifixo estili-zado, doado por Antonio e Ursula de Oli-veira e na Paróquia Sagrado Coração de

Grandes escultores

catarinenses em

Treze Tílias

A emoção de transformar madeira em arte passa de geração a geração

Jesus há um São Francisco de Assis com1,90m de altura e um Sagrado Coraçãode Jesus de 4m, doados por Dr. Oc-távio Aladio Vaz. Na Vila Auer, Paró-quia São Judas, encontra-se um SãoJudas Tadeu, 1,80m e na Araucária,Paróquia São Judas Tadeu e Nossa Se-nhora de Fátima, uma Nossa Senhorade Fátima e um São Judas Tadeu de1,60m de altura, ambos doados porEunice Koga e Osmar Verussa. Na Pa-róquia da Contenda, em São José dosPinhais encontra-se um Cristo Redentorde 3,5m, doado por "Seu Zico".

O escultor ensinou um pouco de suaarte para as filhas Ingrid e Ellen e as duasseguem a profissão.

INGRID THALERARTISTA PLÁSTICA

A artista plástica catarinense IngridThaler nasceu em Treze Tílias em 1976.Cresceu em uma família de escultores,onde o pai, Gotfredo Thaler, aprendera oofício com o avô, Andrä. Como filha, ti-nha acesso direto ao ateliê e às ferramen-tas do escultor e isso despertava seu in-teresse. Desde muito cedo brincava comos formões e macetes, entalhando peque-

nas tábuas ou tacos de madeira e aos 11anos de idade iniciou seu aprendizado jun-to ao pai/mestre.TRABALHOU NO ATELIÊ ATÉ 1994

Em 1995 iniciou o Curso de Bacha-relado em Artes Plásticas em Florianó-polis-SC e no mesmo ano recebeu umabolsa de estudos do governo do Südtirolpara aperfeiçoar suas técnicas na Itália.Entre 1995 e 1996 frequentou a EscolaProfissional para Escultores em Madeiraem St. Jakob - Ahrntal - Südtirol - Itália.

Retornou ao Brasil e ao Curso de Ar-tes, onde obteve orientação de José LuizKinceler, Rosana Bortolin, Luis CarlosCanabarro, entre outros mestres.

Formou-se Bacharel em Artes Plás-ticas - Opção: Escultura e Cerâmica - Tí-tulo concedido pelo Centro de Artes daUniversidade do Estado de Santa Catari-na em 2001, quando recebeu a nota má-

xima na apresentação de seu Trabalho deConclusão de Curso, orientado pela pro-fessora Dagmar von Linsingen, que abor-dava o tema da vida e da obra do escultorGotfredo Thaler, seu pai.

Apesar de ter andado pelos caminhosda arte contemporânea durante os anosde faculdade, ainda em 2001 regressoupara Treze Tílias para trabalhar com es-cultura em madeira, sua paixão.

Nas suas esculturas o tema mais pre-sente é a figura feminina. Aos poucos ospequenos pedaços de madeira transfor-mam-se nas mãos da artista e, com traçosesguios e feições delicadas suas mulhe-res dão vida a eles. Algumas de suas obraspodem ser visualizadas pelo site:www.ingridthaler.com.br

ELLEN THALERARTISTA PLÁSTICA

Filha caçula do escultor GotfredoThaler, como suas irmãs, criou-se juntoaos cavacos de madeira e ao trabalho gran-

dioso do pai. Fez-se escultora, assimcomo, Ingrid Thaler.

Formou-se Bacharel em Artes Plás-ticas pela Universidade do Estado de SantaCatarina UDESC, onde esteve em conta-to com a arte contemporânea. Na facul-dade envolveu-se principalmente com afotografia, onde criava um trabalho mui-to diferente da arte que herdara do pai,mas tão quão carregado de espiritualida-de. Trabalha atualmente no ateliê do pai,desenvolvendo a escultura e a tradiçãoda família.

ATELIERGotfredo Thaler trabalha em Treze Tí-

lias há mais de 50 anos. Seu atelier, naRua Leoberto Leal, 260, recebe visitan-tes de todo o Brasil. Nele encontra-seum acervo com algumas de suas obras,das filhas Ellen e Ingrid e de seu pai An-drä.

Os trabalhos são realizados a partirde encomendas que eles recebem de Igre-jas ou de particulares de todo o país, e atémesmo da Europa.

O acervo e o atelier dos artistas es-tão abertos ao público e podem ser visi-tados todos os dias da semana, inclusivedomingos e feriados.

O contato pode ser feito através dotelefone (49) 3537-0123, por [email protected] pessoalmente no ateliê.

Aguardamos a sua visita.

Page 5: Lancellot Maio/Junho 2010

Pousada Caminhos da Neve

Av. Irineu Bornhausen, s/nº (próximo à Cooperativa Sanjo - a 1 km do Centro

CEP: 88600-000 - São Joaquim - SC - e-mail: [email protected]

www.pousadacaminhosdaneve.com.br - (49) 3233-0385

Edição 26 | mai/ jun.201012 Edição 26 | mai/jun.2010 5

Pousada Caminhos da Neve, localizada

em São Joaquim é uma delícia no inverno.

Nem bem começou a estação mais fria do

ano e os termômetros nessa pequena ci-

dade catarinense já chegaram a regis-

trar seis graus negativos e sensação tér-

mica muito abaixo disso. A tão espera-

da neve já deu o ar da graça, colocando a

cidade em destaque e atraindo milha-

res de turistas. Meteorologistas já estão

considerando este como o outono mais frio

dos últimos anos na cidade.

Porém, como é próprio das cidades de

interior, São Joaquim tem elementos que

a tornam aconchegante e a Pousada Cami-

nhos da Neve recebe seus turistas com o

calor das bebidas quentes, como o choco-

late, o quentão de vinho e o chá-de-maçã,

encontrado nos seus belíssimos cafés co-

loniais preparado na própria cozinha

da fazenda, têm um saber especial.

Para vencer o frio, o visitante pode ain-

da se proteger com as roupas de lã, casa-

cos, luvas, gorros e mantas confeccionados

artesanalmente na cidade.

A Pousada localizada num área verde

com 18 hectares proporciona a você e sua

família uma cavalgada acompanhados por

um guia.

Fundada em 1997, administrada com

muito carinho pela família, compõe-se por

16 aptos de luxo, onde 14 delas com cale-

fação e duas com calefação e lareira.

Page 6: Lancellot Maio/Junho 2010

GAROPABA-SC

Edição 26 | mai/ jun.20106 Edição 26 | mai/jun.2010 11

O município de Garopaba está localizado aproxima-damente 90 km da capital de Santa Catarina (Florianó-polis), faz limite ao sul com Imbituba, ao norte e oestecom o município de Paulo Lopes e a leste com o OceanoAtlântico. Garopaba possui duas entradas principais,acesso rodoviário pela BR 101 ao sul e a ao norte pelaGRP 10 pelo município de Paulo Lopes. Acesso rodoviá-rio BR-101 entrada ao sul do município através da SC-434 por 15 km e entrada ao norte via Paulo Lopes pelaGRP 010.

A cidade de 18 mil habitantes, durante a alta tempo-rada, chega a receber cerca de 100 mil turistas, confor-me dados da SANTUR (2009).

Garopaba é rica em belezas naturais, são 9 praias(Gamboa, Siriú, Central - Garopaba, Vigia, Silveira, Fer-rugem, Barra, Ouvidor e Vermelha), lagoas, sítios ar-queológicos, morros, dunas, cachoeiras. É conhecidanacionalmente como a capital catarinense do surf, porpossuir diversas praias idéias para a prática do surf,entre elas Silveira conhecida pelo seu paredão de pe-dras, estando entre umas das melhores ondas do Brasile a Ferrugem pela sua constância de ondas. Além disso,o centro histórico da cidade é um atrativo a parte, agruta nossa senhora das Lurdes, o casarão açoriano e aigreja matriz são Joaquim. Que fazem da cidade umdos principais pólos turísticos do estado, conhecida pelasua tranqüilidade e belezas naturais e históricas.

Os esportes radicais também são presentes na locali-dade, Caminhadas em grupo, visita a cachoeiras, esca-ladas, arvorismo, cavalgada, windsurf, kitesurf, trilhas,bike...

Além disso, dos meses de julho a novembro a cidaderecebe a visita das baleias francas, quando esses mamí-feros buscam a Costa Catarinense, em buscam águasmais quentes para parir e amamentar seus filhotes. Abaleia Franca chegam a medir 18 metros e pesar 60tonelada , possibilitando na cidade o turismo de obser-vação de baleias tanto terrestre quanto embarcado comempresas especializadas na localidade.

GAROPABA-SC Viva Esta Natureza!

Page 7: Lancellot Maio/Junho 2010

Localizado na região do Contestado é o

maior produtor de vinhos do Estado de

Santa Catarina. A produção de vinhos

representa a base da sua economia.

.A construção da Estrada de Ferro São

Paulo - Rio Grande do Sul teve relevante

papel no surgimento de Pinheiro Preto,

iniciando por volta de 1917, quando

alguns trabalhadores fixaram-se ao longo

da ferrovia. Muitos desses moradores

acabaram permanecendo no local,

mesmo após a construção do trecho

construído no Vale do Rio do Peixe. Depois

coma chegada de alguns colonos, vindos

da Itália, de posse de pequenas áreas,

começaram a explorar a agricultura.

Edição 26 | mai/jun.2010 7

Tudo começou em 1.969, quando um jovem casal trouxe em suas baga-gens seus sonhos, que se relacionava com a continuidade da produção viní-cola de seus pais. A principal atividade agrícola da família sempre foi ocultivo da uva. No início o vinho era elaborado de uma forma bastanterudimentar.

Em 1.999 surge a Vinícola da Serra, situada na Linha Boa Esperança- Pinheiro Preto (SC), uma empresa familiar tendo como objetivo ela-borar vinhos artesanais aliados a tecnologia, dedicação, paixão e res-ponsabilidade.

Atualmente além de vinhos finos e vinhos de mesa a empresa elaboraprodutos artesanais como a grappa, cachaça, licores, doces, compotas, fru-tas cristalizadas e suco de uva, complementando com a representação decosméticos todos à base de óleo de semente de uva e extrato de vinho.

A Vinícola oferece visitação mostrando o processo de elaboração dos vinhoscom a passagem subterrânea pelo túnel do tempo (espaço onde a história dafamília é contada através de telas), cave de envelhecimento, degustação evenda dos produtos.

O horário de Atendimento da Vinícola da Serra:Segunda-feira à sábado 8:30h às 11:30h - 13:30h às 17:30h;Domingos, feriados e excursões atendimento com agen-

damento.

VINÍCOLA DA SERRA

Vinícola da Serra Ltda

Linha Boa Esperança - Pinheiro Preto - SC - CEP: 89.570-000

Fone(49) 3562-1340 / 3562-1249

e-mail: [email protected]

Edição 26 | mai/ jun.20106

Page 8: Lancellot Maio/Junho 2010

Edição 26 | mai/ jun.20108 Edição 26 | mai/jun.2010 9

Ita com todo seu charme torna-se sinônimo

de turismo neste inverno em Santa Catarina