lambreta e mereceu apresentam: "qual a graça de laurinda?"

26
Lambreta e Mereceu apresentam proposta para apresentações 2010 realização

Upload: triole-cultural

Post on 08-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Proposta de apresentação do espetáculo

TRANSCRIPT

Page 1: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

Lambreta e Mereceu apresentam

proposta para apresentações

2010

realização

Page 2: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

sobre a dupla 2

A dupla “Lambreta e Mereceu” nasceu do encontro dos dois palhaços Alexandre Simioni e Gerson Bernardes na cidade de Londrina/PR. Ambos se conheceram no projeto “Doutor Palhaço” do SESC Londrina, dirigido por Simioni.

Em 2009, o encontro se torna uma dupla, e começa a produção do espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”.

Este espetáculo foi concebido a partir do espetáculo "Quadros", criado em 2001, por Alexandre Simioni e Carolina Di Deus. Em 2004, o elenco passa a ser formado por Alexandre Simioni, Pedro Rodrigues e Leticia Bombo. Em 2009, em parceria com o ator Gerson Bernardes, o espetáculo ganha nova forma, novo nome e uma personagem principal que só existe na imaginação dos palhaços Mereceu e Lambreta: Laurinda Graça.

Desde 2001 o espetáculo "Quadros" foi apresentado em diversos espaços de Londrina; nos distritos da cidade (Guaravera, São Luiz, Irerê, Paiquerê, entre outros), nas cidades próximas como Cambé, Ibiporã, Rolândia, e cidades paranaenses como Paranavaí, Cascavel, Curitiba, Goioerê, Paranaguá, Antonina, Morretes, Campo Mourão, Umuarama entre outras.

Em 2009, já com este elenco o espetáculo foi convidado para o evento “Novembro em cena”, na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

No final do mês de abril e começo de maio de 2010, o espetáculo fez uma curta temporada de quatro apresentações em praças e locais públicos de Londrina, além de uma apresentação na I Mostra de Teatro Popular de Londrina, organizada pelo FTO – Fábrica Teatro do Oprimido.

Em junho do mesmo ano, apresenta-se no Festival de Teatro do SESC em Paranavaí, sendo que em seguida é contemplado pelo Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo 2010 – FUNARTE. De setembro de 2010 a março de 2011, Lambreta e Mereceu percorreram 10 cidades paranaenses, com o espetáculo “Qual a Graça de Laurinda?”.

Page 3: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

ainda sobre a dupla 3

As cidades agendadas foram preferencialmente abaixo de 100.000 habitantes. Em abril, a dupla realizou uma exposição fotográfica, em parceria com o Centro Cultural Eloyr Pacheco, de Londrina, para exibir o registro fotográfico e em vídeo realizado pelo fotógrafo Lafaiete do Vale, além de ilustrações do cartunista Carlos Nascimento, inspirados nos dois palhaços e suas “viagens” contempladas pelo Prêmio.

Ainda em 2011, a dupla se apresentou no FILO - Festival Internacional de Londrina, em diversas instituições de Londrina e na Mostra de Teatro Popular de Londrina.

Em 2012, o espetáculo realizou duas apresentações no FESCAM, Festival de Teatro de Rua de Cambará. Em junho do mesmo ano fez parte da programação do Festival de Teatro de Maringá.

A dupla faz parte do coletivo Triolé Cultural, que mantém um blog sobre cultura, com diários de bordo, agendas e informações dos espetáculos e eventos criados pelo coletivo. Todo material estão publicados no http://

Desde 2011, como parte das ações do Triolé Cultural, a dupla encabeçou o «Café com Palhaço», um encontro bimestral entre artistas de Londrina, para troca de informações e discussões principalmente sobre a arte do palhaço.

A abertura do Café com Palhaço de 2012 aconteceu com o Palhaço Biribinha e Carlos Tangará, no dia 24 de março, para um bate-papo sobre a arte do circo. Sempre ao final do evento, todos são convidados para tomar um café e continuar a conversa informalmente.

triolecultural.blogspot.com

Page 4: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

sobre o espetáculo 4

Dois palhaços disputam o coração de uma palhaça, a qual nem existe de verdade, mas na fantasia da dupla. Tudo de improvável que eles poderiam aprontar para conquistar a amada imaginária foi reunido no roteiro do espetáculo ''Qual a graça de Laurinda?'', que os atores Alexandre Simioni e Gerson Bernardes encenam sempre ao ar livre em ruas ou praças da cidade.

A montagem, concebida para todas as idades, incorpora a linguagem do desenho animado. Não traz diálogos, mas mímica e muita movimentação dos atores. ''Mereceu'' e ''Lambreta'' são os dois palhaços apaixonados. ''Laurinda Graça'' é a palhaça famosa por quem a dupla de marmanjos arrasta asas

Só que eles só a conhecem através de uma foto de jornal (a caricatura mostrada na peça e em todo material de divulgação do espetáculo foi criada pelo ilustrador Carlos Nascimento). E é aí que a dupla arma o circo. Um duelo com armas de água, uma corrida de dois metros rasos, um strip tease, uma luta de boxe e até uma aula de balé são algumas das peraltices protagonizadas pelos pretendentes.

A montagem é uma adaptação da peça ''Quadros'', criada em 2001 por Alexandre Simioni e a atriz Carolina Di Deus. Em 2009, ele decidiu reformular o espetáculo em companhia do ator Gerson Bernardes. ''Antes eram três quadros distintos, sem ligação entre eles. Agora é uma única história que se desenrola em um novo roteiro e algumas gags da encenação original'', conta.

Page 5: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

onde o espetáculose apresentou 6

7 de junho 2012 - 14h Festival de Teatro de Maringá

3 de maio 2012 - 10h e 14hFESCAM - Festival de Teatro de Cambará - PR

24 de novembro 2011 - 14hPraça Mal. Floriano Peixoto - Londrina - PR - Brasilabre a programação da Mostra de Teatro Popular de Londrina

27 de setembro 2011 - terça-feiraBairro Novo Amparo - Londrina - PR - Brasilem parceria com a ONG AME

17 de junho 2011 - sexta-feira - 11h30FILO 2011 - Praça da Bandeira - Londrina - PR - Brasil

14 a 30 de abril 2011exposição fotográfica e Ilustrações do espetáculo "Qual a graça de Laurinda?"Centro Cultural Eloyr Pacheco - Londrina

1 de abril 2011 - manhã e tardeCentenário do Sul - PR

24 de março 2011 - 11h30Londrina Mostra Teatro e Circo 2011Praça do Restaurante Universitário UEL - Londrina - PR

20 de março 2011 - Parque Lacustre - 16hCastro - PR

18 março 2011 - 19hAstorga - PR

23 de fevereiro 2011 - Praça Botafogo - 15hCornélio Procópio - PR

5 de fevereiro de 2011 - Parque Ikeda - 19hAssaí - PR

30 de janeiro 2011 - 16h - Praça Rui BarbosaApucarana - PR

9 de dezembro 2010 - 16h - Bairro União da Vitória 1o. Festival do Nariz Vermelho - Londrina - PR

8 de dezembro 2010 - 20h40Bandeirantes - PR

Page 6: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

onde o espetáculose apresentou 6

7 de dezembro 2010 Porecatu - PR - Abertura do Aniversário da Cidade10h

17 de outubro 2010 14h30 - Happy DayColônia de Férias - Paranavaí - PR17h

28 e 29 de julho 2010Oficina de palhaço para recreadores Paranavaí - PR

4 de agosto 2010Colônia de Férias - Paranavaí - PR17h

28 e 29 de julho 2010Oficina de palhaço para recreadores Paranavaí - PR

24, 25 e 26 de junho 2010Oficina 'O Jogo do Palhaço’Mostra de Teatro Caiuá - Paranavaí - PR

22 e 23 de junho 2010Mostra de Teatro Caiuá - Paranavaí - PR

1 de maio 2010Praça Nishinomia - Londrina - PR

29 de abril 2010I Mostra de Teatro Popular de LondrinaPraça da Bandeira - Londrina - PR

27 de abril 2010Praça do Restaurante Universitário Universidade Estadual de Londrina

24 de abril 2010Praça da Bandeira - Londrina - PR

21 de novembro 2009Novembro em Cena - Secretaria de Cultura de IndaiatubaPraça Dom Pedro II - Indaiatuba - SP

20, 21 e 22 de novembro 2009Oficina 'O Jogo do Palhaço’Novembro em Cena - Secretaria de Cultura de Indaiatuba - SP

Page 7: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 7

quadrinhos em homenagem à duplapor Carlos Nascimento

Page 8: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 8

Page 9: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 9

Page 10: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 10

Page 11: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 11

Page 12: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 12

Page 13: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 13

Page 14: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 14

Page 15: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 15

24/04/2010

Palhaços na praça Espetáculo circense 'Qual a graça de Laurinda?' estreia hoje abrindo temporada de apresentações ao ar livre em vários pontos de Londrina

Dois palhaços disputam o coração de uma palhaça, a qual nem existe de verdade, mas na fantasia da dupla. Tudo de improvável que eles poderiam aprontar para conquistar a amada imaginária foi reunido no roteiro do espetáculo ''Qual a graça de Laurinda?'', que os atores Alexandre Simioni e Gerson Bernardes encenam a partir de hoje em uma série de apresentações ao ar livre em várias praças de Londrina.

A estreia será ao meio-dia na Praça Marechal Floriano Peixoto, a popular Praça da Bandeira, localizada entre a Catedral e o Calçadão. A montagem, concebida para todas as idades, incorpora a linguagem do desenho animado. Não traz diálogos, mas mímica e muita movimentação dos atores. ''Mereceu'' e ''Lambreta'' são os dois palhaços apaixonados. ''Laurinda Graça'' é a palhaça famosa por quem a dupla de marmanjos

arrasta asas.

Só que eles só a conhecem através de uma foto de jornal (a caricatura mostrada na peça e em todo material de divulgação do espetáculo foi criada pela Associação dos Quadrinhistas de Londrina). E é aí que a dupla arma o circo. Um duelo com armas de água, uma corrida de dois metros rasos, um strip tease, uma luta de boxe e até uma aula de balé são algumas das peraltices protagonizadas pelos pretendentes.

Simioni explica que a montagem é uma adaptação da peça ''Quadros'', que criou em 2001 em parceria com a atriz Carolina Di Deus. No ano passado, ele decidiu reformular o espetáculo em companhia do ator Gerson Bernardes. ''Antes eram três quadros distintos, sem ligação entre eles. Agora é uma única história que se desenrola em um novo roteiro e algumas gags da encenação original'', conta.

Após a estreia de hoje, a agenda anuncia apresentações no dia 27 de abril, às 12h, no Restaurante Universitário da UEL; dia 29 de abril, às 11h, outra vez na Praça da Bandeira; e dia 1º de maio, às 17h, na Praça Nishinomiya (Aeroporto).

Serviço

- Qual a graça de Laurinda?

Quando - Hoje, 12h

Onde - Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), entre o Catedral e o Calçadão

‘Mereceu’ e ‘Lambreta’ se desdobram em peraltices na disputa pelo coração de uma amada imaginária

Nelson Sato

Reportagem Local

Copyright ©2010 Web Portal Paraná Ltda.

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo da Folha de Londrina para fins comerciais.

Page 16: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 16

28/04/2010

Tragédia e comédia ao alcance de todos I Mostra de Teatro Popular de Londrina começa hoje e prossegue até domingo

Quem nunca foi ao teatro e ficou se achando um estranho numa festa para a qual não foi convidado? Pois é. A organização da ''Mostra de Teatro Popular de Londrina'' tentou evitar esse tipo de situação ao selecionar os espetáculos para sua primeira edição, que começa hoje e prossegue até domingo com apresentações gratuitas.

A programação reúne três peças vinculadas ao Teatro do Oprimido (metodologia criada pelo teatrólogo Augusto Boal que transforma o espectador em protagonista da ação cênica), além de três montagens concebidas para serem apresentadas na rua. ''São peças acessíveis a todos, com enredos e diálogos claros'', diz Paulo Cesar Pires, da ONG Fábrica do Teatro do Oprimido, organizadora do evento.

A peça ''Qual a Graça de Laurinda?'' abre a Mostra hoje, às 11h, na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira), trazendo a atuação dos atores-palhaços Alexandre Simioni e Gerson Bernardes. Às 21h, ocorre a mesa-redonda ''Teatro Popular

em Movimento'' no Teatro Zaqueu de Melo.

Na sexta-feira (quinta não tem programação), a praça volta a receber um espetáculo às 11 horas: ''Homens Livres'', da Cia Teatro de Garagem. Às 21h, o Zaqueu de Melo será palco para a peça ''A Trágica História de Júlia Z'' com o Grupo Oficina de Tea tro do Oprimido (Oto). No sábado, às 11h, o grupo Caos & Acaso leva o espetáculo ''Operário em Construção'' à mesma praça localizada ao lado da Catedral

Às 17h, é a vez da Praça Nishinomiya (do Aeroporto) acolher as peraltices da dupla de palhaços em ''Qual a Graça de Laurinda?''. Às 21h, o grupo Encenação de Teatro mostra o espetáculo ''Dias Contados'' para a platéia do Zaqueu de Melo. Já no domingo, às 10h, a feira livre da Avenida Saul Elkind (Zona Norte) será agitada com a apresentação de ''A Trágica História de Júlia Z''. Às 21h, a Cia Teatro de Garagem encerra a Mostra com a apresentação do espetáculo ''Helena dos Sonhos''.

''Nosso objetivo é possibilitar a troca de experiências entre os grupos que trabalham com teatro popular na cidade e permitir a fruição de espetáculos por pessoas que não costumam ir a teatro'', acrescenta Pires. De acordo com ele, o cronograma da ONG prevê mais 15 apresentações teatrais em praças públicas até o fim do ano, além de oficinas voltadas para os artistas locais.

‘A Trá gi ca His tó ria de Jú lia Z’, com o gru po Ofi ci na de Tea tro do Opri mi do

‘ Dias Contados’, do gru po En ce na ção de Tea tro

Nelson Sato

Reportagem Local

Page 17: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 17

EDIÇÃO DO DIA – Jornal de Londrina EVENTOS

Jornada Sesc destaca Teatro de animação 30/04/2010 | 00:00

A Cia. Gato Xadrez de teatro de animação estreia hoje temporada na Sala de Espetáculos do

Sesc Londrina (R. Fernando de Noronha, 264) com o espetáculo Por que eu sigo os tigres?. O

enredo trata de uma disputa entre a Morte e o Diabo, cujas ambições pairam sobre uma

menina chamada Alice. O grupo foi formado como parte prática do Trabalho de Conclusã o do

curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina. Com 45 minutos de duração, o

espetáculo tem direção e confecção de bonecos de Flávio Bassetti, e traz os atores-

manipuladores Daniela Pagnocelli, Fernanda Hernandes, Flávio Bassetti, Marcel Fatibello e

Maria Emília Cunha. A temporada prossegue amanhã e nos dias 7, 8, 14 e 15, sempre às

21h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.

Mostra de Teatro Popular tem peças gratuitas

A Vila Cultural Casa do Teatro do Oprimido, a Fábrica de Teatro do Oprimido de Londrina e o

projeto Caminhos para um teatro popular realizam, até domingo, a 1ª Mostra de Teatro

Popular de Londrina. A programação destaca hoje a peça Homens livres, com o Teatro de

Garagem, às 11h no Calçadão. Depois, às 21h no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro,

413), o Grupo Oficina de Teatro do Oprimido apresenta A trágica história de Júlia Z. No

sábado, o Grupo Caos e Acaso apresenta Operário em construção, às 11h, no Calçadão.

Depois, às 17h, Lambreta e Mereceu apresentam a peça de rua Qual a graça de Laurinda?.

Para completar, também amanhã, O Grupo Encenação de Teatro apresenta a peça Dias

Contestados. Ao todo, a mostra reúne seis grupos locais e o projeto Caminhos para um

teatro popular tem patrocínio do Promic.

Page 18: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 18

Page 19: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 19

Page 20: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

clipping 20

Page 21: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

fotos 21

Page 22: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

fotos 22

Page 23: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

programa espetáculo 23

O programa do espetáculo foi criado pela AQL - Associação dos Quadrinhistas de Londrina,

coordenado por Carlos Nascimento, sendo o mesmo jornal usado em cena por Lambreta e

Mereceu.

Na capa, em destaque, a figura de Laurinda Graça, a palhaça por quem os dois se apaixonam. Além disso, várias chamadas para “pseudo-matérias”

no interior do Jornal.

No verso, informações sobre a história do circo e do palhaço no mundo e no Brasil, uma sinopse do

espetáculo e a ficha técnica do mesmo.Na parte interna, jogos para as crianças

Ao final do espetáculo, o público recebe gratuitamente este programa, como se fosse uma

edição da “Tribuna do Riso”.

Page 24: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

mapa de palco

tenda3m x 3m

caixa amplificada

operador desom

espaço cênicoaproximadamente

8 m diâmentro

corda paraisolamento do espaçocênico

público

público público

públicopúblico

24

* Tempo para montagem: 2 horas** Duração do espetáculo: 50 minutos

* Tempo para desmontagem: 1 hora

o espaço para montagem pode ser público (praça, calçadão, etc)ou fechado (escolas, quadras, etc).

É importante planejar um espaço adequado para o público, com sombra.

*Materiais providenciados pelo grupo:- tenda;

- caixa amplificada;- corda;

- aparelho cd player;- operador de som;

- 35 m de extensão;- Programa do espetáculo;

* Para apresentações noturnas, é necessário providenciar iluminação adequada. Este ítem não faz parte do material providenciado pelo grupo.

caixa amplificada

Page 25: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

necessidades técnicas 25

1 - Espaço para apresentação adequado. Em caso de espaços

públicos, liberação dos órgãos municipais competentes;

2 - Ponto de energia 110v para ligação do som. Caso o ponto esteja

a uma distância maior que 30 metros do local da apresentação,

será necessário complementar a extensão que providenciamos;

3 - Água para os atores beberem, e para encher um balde, que será

usado no espetáculo;

4 - No caso de apresentações à noite, Iluminação Cênica

(geral branca)para o espaço cênico. Prever ponto de energia que

suporte essa carga, no local;

NÚMERO DE INTEGRANTES:

2 atores

1 técnico

CENÁRIO:

aproximadamente 30 kg (com equipamento de som)

Page 26: Lambreta e Mereceu apresentam: "Qual a graça de Laurinda?"

contato 26

Triolé Cultural é representado por:

ASPA – Associação dos Profissionais de Arte de Londrina

CNPJ 08.968.721/0001-00 CMC 161.638-2

R. Flor da manhã, 110 bloco 12 ap 12 – Londrina – PR 86050-620

CONTATO:

Fernanda Stein

(43) 9975-7801 /

http://triolecultural.blogspot.com

[email protected]