laboratÓrio de redaÇÃo – 2013 6 - fb...

3
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2013 6 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias OSG.: 68570/13 PROPOSTA I (ENEM) A presente coletânea alinha textos que se referem à investidura do proletariado como classe revolucionária (texto I), à atual desinvestidura revolucionária dessa mesma classe (textos II, III e IV) e às vitórias do capitalismo sobre as forças que o antagonizavam (textos V e VI). Considerando a leitura dessa coletânea e os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, escreva texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O ATUAL TRIUNFO DO CAPITALISMO: CONSEQUÊNCIAS E PERSPECTIVAS, apresentando proposta de intervenção. Texto I Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa aliaram-se numa sagrada perseguição a esse espectro, o Papa e o Czar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemães. (...) Já é tempo de os comunistas exporem abertamente perante o mundo todo, sua maneira de pensar, os seus objetivos, as suas tendências, e de contraporem ao conto da carochinha sobre o espectro do comunismo um manifesto do próprio partido. (...) Os comunistas recusam-se a dissimular suas visões e suas intenções. Declaram abertamente que os seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social vigente até aqui. Que tremam as classes dominantes em face de uma revolução comunista. Nela os proletários nada têm a perder senão as suas cadeias. Eles têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos! Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista. Texto II Laerte, Folha de S. Paulo, 02 de julho de 2012. Texto III Laerte, Folha de S. Paulo, 30 de junho de 2012. Texto IV Laerte, Folha de S. Paulo, 29 de junho de 2012.

Upload: phamnguyet

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2013 6 - FB Vestibularfbvestibular.fariasbrito.com.br/sites/default/files/arquivos/2013/... · PROPOSTA III (OUTROS VESTIBULARES) Redija um editorial

LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2013 6

Linguagens, Códigos e suas TecnologiasOSG.: 68570/13

PROPOSTA I (ENEM)

A presente coletânea alinha textos que se referem à investidura do proletariado como classe revolucionária (texto I), à atual desinvestidura revolucionária dessa mesma classe (textos II, III e IV) e às vitórias do capitalismo sobre as forças que o antagonizavam (textos V e VI).

Considerando a leitura dessa coletânea e os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, escreva texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O ATUAL TRIUNFO DO CAPITALISMO: CONSEQUÊNCIAS E PERSPECTIVAS, apresentando proposta de intervenção.

Texto I

Um espectro ronda a Europa – o espectro do comunismo. Todas as potências da velha Europa aliaram-se numa sagrada perseguição a esse espectro, o Papa e o Czar, Metternich e Guizot, radicais franceses e policiais alemães. (...)

Já é tempo de os comunistas exporem abertamente perante o mundo todo, sua maneira de pensar, os seus objetivos, as suas tendências, e de contraporem ao conto da carochinha sobre o espectro do comunismo um manifesto do próprio partido. (...)

Os comunistas recusam-se a dissimular suas visões e suas intenções. Declaram abertamente que os seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social vigente até aqui. Que tremam as classes dominantes em face de uma revolução comunista. Nela os proletários nada têm a perder senão as suas cadeias. Eles têm um mundo a ganhar.

Proletários de todos os países, uni-vos!Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista.

Texto II

Laerte, Folha de S. Paulo, 02 de julho de 2012.

Texto III

Laerte, Folha de S. Paulo, 30 de junho de 2012.

Texto IV

Laerte, Folha de S. Paulo, 29 de junho de 2012.

Page 2: LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2013 6 - FB Vestibularfbvestibular.fariasbrito.com.br/sites/default/files/arquivos/2013/... · PROPOSTA III (OUTROS VESTIBULARES) Redija um editorial

Laboratório de Redação – 2013

2 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OSG.: 68570/13

Texto VPLEBISCITO

Venceu o sistema de Babilônia E o garção de costeleta

Copacabana, 15-4-1946Oswald de Andrade, O escaravelho de ouro, 1946.

Texto VI

Vivemos num mundo conquistado, desenraizado e transformado pelo titânico processo econômico e tecnocientífi co do desenvolvimento do capitalismo, que dominou os dois ou três últimos séculos. Sabemos, ou pelo menos é razoável supor, que ele não pode prosseguir ad infi nitum. O futuro não pode ser uma continuação do passado, e há sinais, tanto externamente quanto internamente, de que chegamos a um ponto de crise histórica. (...)

Não sabemos para onde estamos indo. Só sabemos que a história nos trouxe até este ponto. (...) Contudo, uma coisa é clara. Se a humanidade quer ter um futuro reconhecível, não pode ser pelo prolongamento do passado ou do presente. Se tentarmos construir o terceiro milênio nessa base, vamos fracassar. E o preço do fracasso, ou seja, a alternativa para uma mudança da sociedade, é a escuridão.

Eric Hobsbawm, Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991.

PROPOSTA II (ENEM)

Considerando a leitura da coletânea a seguir e os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, escreva texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A PRESENÇA DA ECONOMIA VERDE NO COTIDIANO DOS BRASILEIROS, apresentando proposta de intervenção.

Texto I

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) defi ne Economia Verde como uma que resulte em melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que reduz, de forma signifi cativa, os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso efi ciente dos recursos e inclusão social.

Do ponto de vista prático, a Economia Verde é aquela cujo crescimento de renda e empregos é conduzido por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e a poluição, que aumentam a efi ciência do uso dos recursos e da energia e evitam a perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Esses investimentos devem ser catalisados e apoiados por reformas de políticas, mudanças nos regulamentos e direcionamento de despesas públicas.

www.unep.org

Texto IIECONOMIA VERDE BUSCA AVANÇO NA RIO +20

Meta é diminuir impacto de produção e locomoção: agricultura, transportes, energia, lixo, indústria e água são estratégicos

Um dos temas eleitos pela ONU para a Rio + 20 é a Economia Verde, conceito que designa um modelo de desenvolvimento baseado em baixa queima de carbono, efi ciência no uso dos recursos e inclusão social. Grosso modo, a ideia é “esverdear” a economia, estudando soluções de investimento nos setores verdes – e em outros originalmente não tão amigos do ambiente.

Apesar do grande desafi o, já existem avanços. Nos setores da agropecuária e do transporte, por exemplo, o Brasil tem projetos com bons resultados no sentido de reduzir as emissões de gás carbônico.

www.estadao.com.br, 26/1/2012.

Texto IIIECONOMIA VERDE: PRESERVAR O PLANETA PODE DAR LUCRO

A caminho da Rio + 20, governos, empresas e pesquisadores debatem como fazer a guinada para um modelo que não esgote o meio ambiente e que seja economicamente atrativo

O Rio de Janeiro, na posição de quem deve dar exemplos como sede da conferência, criou uma subsecretaria estadual para a economia verde, ligada à secretaria de Meio Ambiente. Para a subsecretária Suzana Kahn, a economia, até aqui, caminhou desprezando a limitação dos recursos naturais e criou problemas que vão além dos países, dos continentes, como problemas climáticos, desequilíbrios de abastecimento e elevação do risco de desastres naturais. Esse é o quadro não sustentável do crescimento econômico, que precisa ser revisto com urgência.

http://exame.abril.com.br, 15/4/2012. Adaptado.

Page 3: LABORATÓRIO DE REDAÇÃO – 2013 6 - FB Vestibularfbvestibular.fariasbrito.com.br/sites/default/files/arquivos/2013/... · PROPOSTA III (OUTROS VESTIBULARES) Redija um editorial

Laboratório de Redação – 2013

3Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

OSG.: 68570/13

Vicentina, 14/02/13Rev.: RM

Texto IV

www.juniao.com.br/weblog/archives/charge_cartum/index.html

PROPOSTA III (OUTROS VESTIBULARES)

Redija um editorial para ser publicado em importante jornal de sua cidade, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I

Há, nas sociedades contemporâneas em geral, um abandono das formas de boa convivência. É como se a gentileza tivesse sido banida dos arranjos sociais. Basta observar as pessoas no trânsito: é uma guerra constante entre motoristas, pedestres, autoridades fi scalizadoras. Nas trocas comerciais, é semelhante: quando é que somos bem tratados? E em repartições públicas? Parece que toda vez temos que implorar por bom atendimento. Isso é um refl exo da perda de algo fundamental para o bom andamento de uma sociedade: a necessidade da gentileza, do cuidado e da atenção com o outro.

Tiago Boldariniy

Texto IITEXTO VERBO-VISUAL DO ARTISTA PROFETA GENTILEZA (1917-1996)

Texto III

O que é ser Gentil pra você? Qual a importância da gentileza na sociedade? A gentileza existe? Como?Pergunta postada no YahooBrasil-Respostas, acesso em 9/2010

Creio que ser gentil é, primeiro, reconhecer que o outro existe e importar-se com ele ou ela, depois buscar compreender esse outro, e fazê-lo (fazê-la) sentir-se bem. Acho que a gentileza continua a existir, moro no interior de SP, e presencio gentileza todos os dias. Mas parece que quanto mais acelerado o ritmo de vida, e quanto mais acirrada a competição do ambiente, menos espaço há para a gentileza.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Para saber se ainda existe gentileza, entre no Metrô de São Paulo entre 6 e 7 da manhã ou entre 18 e 20 horas da noite. Você vai ver a gentileza sendo colocada em prática!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Acho que gentileza existe somente entre os que se conhecem ou têm alguma afi nidade! Mas gentileza mesmo acredito que não existe mais. Se existe, eu não vejo muito não.

Respostas postadas no Yahoo-Brasil-Respostas, acesso em 9/2010.