la sangre nos hermana - sampa

11
La Sangre nos hermana

Upload: la-sangre

Post on 08-Feb-2016

235 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

projeto para biblioteca

TRANSCRIPT

Page 1: La Sangre nos hermana - Sampa

La Sangrenos hermana

Page 2: La Sangre nos hermana - Sampa

Duas mulheres de gerações diferentes e lutas comuns, problematizam tabus relacionados a contextos sociais/culturais a partir do diálogo entre seus processos criativos com sangue menstrual.

As criadoras utilizam o sangue para compor telas, imagens abstratas, vídeos, postais, textos e objetos.

La Sangrenos hermana

Com foco na experimentação do impacto estético sensorial desta produção, as autoras se unem numa ação artística engajada no metabolismo de preconceitos milenares relacionados ao universo feminino.

“trabalhas teu ouro e eu trabalho o sangue. dirás que sangue é não teres o teu ouro e o poeta te diz: compra teu tempo, contempla o teu viver que corre, escuta

teu ouro de dentro”. Hilda Hilst

Page 3: La Sangre nos hermana - Sampa

La Sangrenos hermana

O que move é o desejo de interferir nos processos artisticos/culturais de

des-colonização do imaginário, o desejo de possibilitar

- através de micro-interIvenções na subjetividade -

o nascimento de novas sensibilidades a favor da vida em seu sentido mais pleno.

Filosofia, corpo, sexualidade e produção de subjetividades são temas que transpassam a presente proposta.

Através da utilização de um material produzido naturalmente e a custo zero por seus próprios corpos, La sangre que nos hermana constitui um corpo sem órgãos impregnado por zil universos de referências incorporais.

Trata-se de um processo de criação que se expande para o campo da transdisciplinariedade e das artes integradas.

Page 4: La Sangre nos hermana - Sampa
Page 5: La Sangre nos hermana - Sampa
Page 6: La Sangre nos hermana - Sampa

Como fruto deste “work in progress”, termo que as autoras preferem substituir pela expressão latina “en construcción” – resultará uma série de intervenções [esquizointerferências em espaços públicos e outros espaços culturais], com performances que misturam projeções de vídeo, dança, música, literatura e outros elementos de LiveArt, contando com a participação de outros artistas.

Page 7: La Sangre nos hermana - Sampa
Page 8: La Sangre nos hermana - Sampa

Interferências ciclos-espirais

Page 9: La Sangre nos hermana - Sampa

Atividades Propostas:

1. Projeção área externa da biblioteca > vídeos e imagens animadas em computador a partir do material produzido durante o processo criativo.Durante a projeção serão exibidas sequências de micro-videos acompanhadas por fragmentos pré-produzidos em laboratórios sonoros.Duração - performance 40 min

2. Obra/instalação aberta: as autoras se propõem a iniciar uma obra/instalação aberta na biblioteca, que fique visível ao público aleatório em trânsito no espaço urbano ex-terior a biblioteca. Para esta obra aberta/in-stalação serão deixados materiais (xerox de imagens, cola, tesouras, jornais, um gravador de áudio) para que o público tenha a oportu-nidade de exercer a sua criatividade a partir do contato com a proposta interferindo dire-tamente nesta obra-aberta-instalação.

Permanência: 28 dias em alusão ao período de intervalo entre os ciclos menstruais e aos ciclos lunares. La Sangre

nos hermana

Integrando linguagens e com recursos multimidiáticos a partir do sangue, elemento tão ancestral, primitivo, selvagem e ao mesmo tempo tão presente e vital, Paloma e Evelyn compartilham vídeos e fotografias do processo criativo via conexão translinguagens.

Por conta do estudo de mitos e lendas que envolvem divindades e substancias realcionadas ao divino, ao feminino, a fertilidade, ao profano e ao sagrado. Materiais como terra, mel, parafina, pétalas de flores, folhas de ervas e de árvores, retalhos de tecidos, pedaços de telas de pintura, pedaços de asfalto, sucatas etc´s, permeiam a composição das imagens.

http://lasangrecorre.blogspot.com/

A ideia é promover inter-ferências com o La Sangre em espaços públicos e equipamentos culturais, contemplando projeções de imagens, sons (fruto de pesquisa sonora a partir da temática proposta), e performances integrando translocais – com exibição ao vivo na net.

Page 10: La Sangre nos hermana - Sampa

Laboratório virtual - aberto ao público de modo geral, um ambi-ente virtual onde imagens, videos, textos e reflexões disparadas pela intervenção possam ser debatidas entre os internautas.

Duração: 28 dias. Depois desse período o material produzido seguirá disponível na internet.

Auditório>TENSÃO-PRÉ Esquete de teatro de sombras com o grupo de teatro de sombrar Membrana Experimental Fiat Lux - para o encerramento das atividades.

Duração: 40 min

Roda de tabus - após 28 dias de obra/instalação aberta e laboratório virtual, as autoras propõem a realização de uma roda de debate aberta ao público a partir de temas referentes a preconceitos relacionados ao universo feminino. A idéia é gravar o áudio do encontro para posterior edição e compartilhamento na rede via podcast disponível no blog do processo criativo do “La Sangre” na internet, contribuindo deste modo para a continuidade e reverberação das discussões.

Duração: 1 hora e quinze minutos

Page 11: La Sangre nos hermana - Sampa

La Sangrenos hermana

Para Evelyn, “ a arte cobra sua relevância quando além de ser um instrumento de sua auto-expressão, é uma ferramenta e intervenção social que almeja producir mudanças”.

Para mas informacão, acesse: www.evelynruman.com

Evelyn Ruman, é fotógrafa e arte educadora, formada em artes plásticas e comunicação digital. Desde 1986 realiza trabalhos de intervenção social com fo-tografia. Criou um método que trabalha a auto-estima e identidade, a qual vem aplicando em vários grupos tais como: mulheres de instituições psiquiátricas, meninas em situação de risco social, índios, pessoas de terceira idade, crianças com síndrome de Dawn, mulherescom AIDS. Evelyn faz isso sozinha e também em parceria com ONGs e organizaçõesgovernamentais do Chile e Brasil.

Seu trabalho foi premiado no Brasil e no exterior. Sua obra foi exposta em vários paises:Brasil, Chile, Peru, Mé-xico, Cuba, Espanha, Itália, Bélgica e China.

Paloma Kliss, é escritora, investigadora interdisciplinar, jornalista, poetisa , performer e agente cultural. Atua como arte-comunica-dora e arte-educadora, trabalha na criação e execução de projetos sociais e culturais com diversos parceiros.

Paloma é membro do grupo de Live Art “Factory”, da Rede Tranzmidias, do coletivo “Poesia Maloqueirista” e da l“Membrana Experimental Fiat Lux”coletivo que trabalha, explora as potencialidades do teatro de sombras e cinema-vivo.

Formada em comunicação social e em Sociopsicodrama pela Role Playing Pesquisa e Aplicação. É uma das fundadoras do “O Autor na Praça” proyecto que acontece em São Paulo há 13 anos. Paloma também é uma das fundadoras do Instituto Àgora em Defesa do Eleitor e da Democracia, da Viração.org- projeto de educomunicação e do Instituto de Políticas Relacionais.

Para mais informação acesse: http://9sfora0.blogspot.comhttp://palomitazkaosferas.blogspot.com