l atino

10
Jaquelini Luz, Lívia Assunção e (latino) e teoria das mediações

Upload: jaquelini-l-luz

Post on 05-Aug-2015

52 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jaquelini Luz, Lívia Assunção e

Luísa Wink

(latino)

e teoria das mediações

PRINCIPAIS AUTORES

Jesús Martín-Barbero nasceu na Espanha. Doutor em Filosofia, Antropologia e Semiótica. Teve seu trabalho reconhecido no campo da Comunicação.

Atualmente, vive na Colômbia, seu reduto desde 1963. Um grande pesquisador da Comunicação e Cultura, elevando-o ao expoente nos Estudos Culturais contemporâneos.

Néstor Garcia Canclini nasceu na Argentina. É antropólogo e filósofo. Um de seus livros lançados no Brasil com o título Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade abriu uma nova linha para estudos culturais.

Recebeu o título de pesquisador emérito do Sistema Nacional de Pesquisadores do México, além de outros.

PRINCIPAIS AUTORES

Em meados dos anos 70, a televisão e o rádio eram os principais instrumentos de modernização sociológica, cultural e social. Estas lógicas, concebidas pelos estrategistas norte-americanos, exerceram um papel importante nos processos de estruturação das “modernidades” da segunda metade do século XX.

Contextualizando

Influências Durante a década de 1970, a América Latina foi

tomada por uma onda de governos militares autoritários que alteraram o contexto socio-político-econômico, em contra partida, acabaram contribuindo para o surgimento de tendências de combate a repressão e movimentações culturais inéditos.

A progressiva rigidez dos governos eventualmente gera a inconformidade do povo, fragilizando a estrutura governamental e causando sua queda.

“As profundas alterações que vêm ocorrendo na vida social dirigem o olhar dos intelectuais que individualmente têm elaborado análises críticas sobre a vida social e cultural contemporânea. É esse tipo de engajamento político que se dá nos estudos culturais latino-americanos e os diferencia tanto do momento inicial da vertente britânica.” (ESCOSTESGUY)

As diferenças

interdisciplinaridade

Os estudos culturais latino-americanos têm como base, também, a interdisciplinaridade, não podendo ser confinados a apenas uma disciplina.

Sociologia;Antropologia;Semiótica;Comunicação;

Teoria das mediações

No período pós-guerra, o qual deu início à era modernização dos grandes centros urbanos e contribuiu para o êxodo das zonais rurais pobres em direção às cidades, intensificando as diferenças sociais nas áreas metropolitanas.

Nas cidades, essa população começa a ter acesso aos meios comunicação de massa, como o rádio e a TV. Isso gerou a teoria das mediações.

Teoria das mediações

Os estudos culturais identificaram uma necessidade de investigar como e através de que, em seu cotidiano, cidadãos comuns de fato usam os meios de comunicação e produzem sentido a eles.

A pesquisa mudou o foco das análises da produção e do conteúdo ideológico das mensagens para focar na recepção, nos usos e apropriações que os cidadãos fazem dos meios na vida cotidiana.

A relação entre consumo e cidadania torna-se gradativamente aparente, e o antigo lugar de “reprodução” da força de trabalho transformava-se em um espaço de produção e apropriação simbólica.

Enquanto uma classe só pede informação à televisão, porque vai buscar em outra parte o entretenimento e a cultura – no esporte, no teatro, no livro, outras pedem tudo só à televisão.

Teoria das mediações