keep in touch

36
Patricia Rodrigues_4389 Sara Guerreiro_4181 Ideias Criativas para negócios de Sucesso Iniciativa e Empreendedorismo Unidade Curricular de Seminários_ APM3

Upload: patricia-rodrigues

Post on 26-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Trabalho de seminários

TRANSCRIPT

Page 1: Keep in touch

Patricia Rodrigues_4389 Sara Guerreiro_4181

Ideias Criativas para negócios de Sucesso Iniciativa e Empreendedorismo

Unidade Curricular de Seminários_ APM3

Page 2: Keep in touch

Introdução

Enquadramento

Apresentação do Negócio

Novo Conceito de Comércio Online

Publicidade

Análise SWOT Logótipo

Exemplo de Layout

Gestão do Website

Page 3: Keep in touch

Introdução

Page 4: Keep in touch

Fazendo uma análise aos dias que correm apercebemo-nos que cada vez menos existe a necessidade de nos deslocarmos para satisfação das nossas necessidades, pois devido aos meios tecnológicos, o ser humano tornou-se mais prático e sedentário. Com isto deparámo-nos com inúmeros websites que existem em volta do comércio online. Estes encontram-se de maneira dispersa e pouco divulgada, podendo trazer ao insucesso da empresa/ negócio em questão. Pois quando se trata da venda de algo que não é conhecido no mercado é difícil criar fidelidade com o cliente/ utilizador. Foi então que surge a ideia de criarmos um Shopping online que vem juntar estes pequenos negócios, coabitando em apenas um endereço, que neste caso é electrónico. Assim torna mais fácil a sua divulgação tal como a sua localização usando meios tecnológicos avançados que irá fazer com que o utilizador se sinta virtualmente noutro espaço.

Page 5: Keep in touch

Enquadramento

Page 6: Keep in touch

Em tempos passados, as particularidades do vestuário funcionavam como a distinção ou descriminação de um individuo na sociedade, mas hoje, para além de um retrato da sociedade, a moda consegue também representar novas formas de pensar e agir, no domínio do individual, o homem submete-se à moda. A roupa passou a ser uma marca de individualidade, pois o consumidor quer a diferenciação que a roupa pode dar, e simultaneamente, a inserção/adequação num grupo social, sendo por isso um impulso ambivalente.

A palavra moda, vinda do latim modus significa modo, maneira

Page 7: Keep in touch

Enquadramento

Page 8: Keep in touch

No entanto, como qualquer outra área que está em constante evolução, com a exploração de novas ideias e conceitos. Actualmente, num contexto em que a abundancia e diversidade de informação é tanta, a moda é mais uma forma de comunicação. Os media são um factor de grande importância para a popularização dos vários modos de vestir, pelo que, a moda conseguiu revelar ainda mais importância a partir da década de 90, para além da distinção entre classes.

“Certo é que a partir da década de 90 que a moda começou a ser percebida como um negócio e não como uma futilidade.”

KEGLER, Luiza; ARAUJO, Denise Castilhos

Novas ideias e conceitos

Page 9: Keep in touch

Enquadramento

Page 10: Keep in touch

A internet, como meio de comunicação em constante evolução é hoje um dos meios mais utilizados pelos interessados e seguidores das tendências que surgem e inovam constantemente. A fácil criação e gestão de blogues fizeram com que fosse criada uma nova forma de comunicação e divulgação de produtos, serviços e profissões, pois a rápida actualização de artigos permite que seja disponibilizada mais informação, versatilidade e discussão de juízos sobre diferentes temáticas. Dentro do vasto número de páginas Web existentes, ultimamente é possível ver um aumento considerável dos blogues sobre moda. Dois casos de sucesso em Portugal são Mónica Lice – Mini-saia e Ana Garcia Martins – A Pipoca mais Doce.

Blogues de moda aumentam no nosso país

Page 11: Keep in touch

Apresentação do Negócio

Page 12: Keep in touch

Criação de uma empresa que presta serviços num website em forma de Shopping virtual; - Esta ideia surge no combate à quantidade de websites disponíveis na Internet, passando a encontrarem-se apenas em um único núcleo.

Acolhe lojas virtuais com marcas não conhecidas; - Dar a conhecer outras marcas criando uma expansão no comércio individual passando a ser

acessíveis às massas.

Lojas apenas de vestuário; - Este Website iria focar-se apenas no comércio de vestuário, para facilitar ao utilizador a sua busca.

Apresentação virtual da loja e produtos; - Teria como particularidade de todos os restantes sites de venda online a apresentação virtual da

loja e produtos, criando grande interactividade na navegação pelo mesmo.

Publicidade. - Esta área ficaria a cargo da empresa, garantindo sempre a divulgação das lojas e produtos através de um pagamento mensal.

Page 13: Keep in touch

Novo Conceito de Comércio Online

Page 14: Keep in touch

Segundo dados da Marktest, as compras na internet aumentaram quase 670% entre o ano 2000 e 2008, adianta ainda que os portugueses preferem páginas nacionais, onde as visitas aumentaram 925%. Apesar de apenas 35% dos cibernautas portugueses já fizeram compras online, a internet é um meio ao qual os portugueses recorrem cada vez mais para compras e serviços e 90% dos que já o fizeram, afirma querer voltar a experimentar. O que leva os portugueses a não aderir a este meio para compras está relacionado com preocupações e desconfiança, pelo que preferem a compra directa onde podem ver e adquirir um produto de forma mais segura. Para comprar online de forma segura basta ter alguns cuidados, principalmente com pessoas ou empresas menos honestas que se aproveitam de sites e lojas já existentes, ou capazes de interceptar e descodificar dados no momento da sua transmissão.

Tendências

Page 15: Keep in touch

Novo Conceito de Comércio Online

Page 16: Keep in touch

Público-Alvo

Publico-alvo: jovens A maioria dos cibernautas portugueses é da faixa etária jovem, com idades entre os 15 e os 34 anos, com uma divisão equilibrada em género. Pode-se ainda concluir que a sua maioria (97%) são estudantes.

Page 17: Keep in touch

Novo Conceito de Comércio Online

Page 18: Keep in touch

Visita Virtual

Através das páginas Web criadas para cada loja, o usuário pode visualizar os produtos e colecções disponibilizados pelos lojistas. A imagem desses produtos seria fotografia do produto sem qualquer manipulação, pelo que pode ter uma noção muito aproximada da realidade; enquanto que a navegação por secções/expositores seria feita através de uma imagem dinâmica em 3D, aproximando-se do que acontece num espaço físico real.

Page 19: Keep in touch

Novo Conceito de Comércio Online

Page 20: Keep in touch

Digitalizadores

“Outra virtualidade já prevista é a dos digitalizadores do corpo humano que podem nos próximos anos tornar-se comuns nas lojas de roupa. Imaginemos este cenário: em vez de despir e vestir, podemos provar digitalmente as peças de vestuário. O passo seguinte será dado pela combinação entre o digitalizador e o vídeo que permitirá experimentar virtualmente a roupa, mesmo antes da sua manufactura. Em breve, quando estivermos às compras online teremos o nosso modelo virtual em 3D que nos dirá se a roupa nos fica bem, sem sequer experimentarmos. Mas é ainda o «faça você mesmo» das revistas de moldes do passado que agora está a ser desenvolvido através de software que nos permitirá criar o nosso próprio guarda-roupa. A próxima geração de catálogos interactivos incluirá programas CAD simples, que colocam à disposição ferramentas com moldes, cores e texturas, permitindo ao utilizador/cliente desenhar a sua própria roupa.”

L.Duarte Cristina. Moda, colecção O que é, Editora Quimera, 2004 L.DUARTE, Cristina – O que é Moda. Lisboa, Quimera Editores, 2004

Page 21: Keep in touch

Publicidade

Page 22: Keep in touch

Formas de Divulgação

Recolha de contactos electrónicos - Envio de Newsletters

Páginas em Redes Sociais - Facebook - Twitter - Etc. Anúncios em motores de busca - Google - Yahoo - Etc. Anúncios no Windows Live Messenger

Page 23: Keep in touch

Publicidade

Page 24: Keep in touch

Publicidade Integrada

Toda a publicidade inserida no Website é da responsabilidade da nossa empresa, quanto à sua concretização. Os lojistas têm a possibilidade de ter maior destaque no Website, o que terá um custo mais elevado. Esse mesmo método também é utilizado para o uso de banners. Neste Website não será aceite publicidade de outras marcas/ lojas. Isto acontece para que o utilizador não se foque em outros conteúdos, apenas nos produtos expostos.

Page 25: Keep in touch

Gestão do Website

Page 26: Keep in touch

Relação Lojista - Empresa Pagamento inicial e contrato de fidelização Pagamento mensal da alojação e divulgação da loja Comissão de vendas

Relação Empresa – Lojista Manutenção do site Publicidade e divulgação Aplicação Multimédia para as lojas virtuais

Relação Lojista - Cliente Venda directa com cliente Entrega do produto ao domicílio Responsabilidade dos Pagamentos Existir sempre produtos disponíveis Qualidade de produto Entregas nos devidos prazos Variedade de produtos e tamanhos Actualização de saldos/ promoções

Termos e Condições

Page 27: Keep in touch

Gestão do Website

Page 28: Keep in touch

Custos: • Custo mensal do servidor • Pagamento a funcionários de Manutenção

- Engenheiro Informático (Responsável pela programação e funcionalidade do Website) - Técnico Superior de Multimédia (Responsável pelas aplicações Multimédias) - Arquitecto de Informação (Responsável pelos sistemas de gerenciamento de conteúdo)

Lucro: • Pagamento mensal dos lojistas • Comissão de vendas

Custos e Lucros Mensais

Page 29: Keep in touch

Análise SWOT

Page 30: Keep in touch

Análise Interna

Pontos Fortes Pontos Fracos

-Apresentação virtual da loja e produtos -Uso de Digitalizadores -Pesquisa avançada e personaliza -Local seguro de vendas -Concentração de várias lojas numa só -A loja não perde a sua marca -Profissionais na gestão do site -Inclusão / Exclusão -Termos e condições -Variedade de marcas e preços -Muita interactividade -Menos despesas (luz/ alarmes/ etc) -Existir troca e reembolso -Informação actualizada do stock -Disponibilidade do lojista para informações adicionais -Possibilidade de diversos modos de pagamento

- Concorrência de marcas conhecidas - Custo de portes de envio - Incertezas quanto aos tamanhos/ modelos - Processo de troca

Page 31: Keep in touch

Análise Externa

Oportunidades Ameaças

- A moda ganha grande importância nos nossos dias - Produtos online 24 horas por dia; - Serviços Web ganham mais afluência - A web abrange um nr ilimitado de utilizadores - As pessoas já n tem tempo para ir as compras - Uso do cartão de crédito torna-se mais segura para pagamentos - Vantagem espaço / tempo

- Uso da tecnologia para a venda

- Muita concorrência na internet - Gosto pelo acto de fazer compras (experimentar a peça)

Page 32: Keep in touch

Logótipo

Page 33: Keep in touch

Keep in´touch “Manter em contacto” – o nome deste Website tem um sentido ambivalente, em que o utilizador consegue ter acesso às novidades e produtos existentes em todas as lojas e, simultaneamente, adquire os mesmos através de um “click” – toque virtual. O saco simboliza um icon de Compras.

Page 35: Keep in touch

Redes sociais

Logótipo

Destaque de Marcas

Escolha Personalizada

Visita Virtual

Publicidade Integrada

Page 36: Keep in touch

http://mini-saia.blogs.sapo.pt/

http://apipocamaisdoce.clix.pt/

KEGLER, Luiza; ARAUJO, Denise Castilhos de - A moda e a mídia: a função

metalinguística das telenovelas e revista feminina de moda http://www.alojadaslojas.com/ http://www.elojas.com.pt/noticias/compras-online-portugueses-preferem-paginas-nacionais

http://www.easylogics.com/artigos/comercio-electronico/sim-e-seguro-comprar-online

http://www.laredoute.pt/

Bibliografia