justica de transicao redemocratizacao

21
JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO NO BRASIL PÓS DITADURA MILITAR Aline Salles – [email protected]

Upload: alinesusu

Post on 24-Oct-2015

49 views

Category:

Documents


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Justica de Transicao Redemocratizacao

JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO NO BRASIL PÓS DITADURA MILITAR

Aline Salles – [email protected]

Page 2: Justica de Transicao Redemocratizacao

JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO

É o conjunto de mecanismos para tratar o legado histórico da violência dos regimes autoritários - ONU

Baseado em 4 pilares:- a reforma das instituições; - a reparação às vítimas; - a revelação da verdade factual; e - a implementação de medidas de justiça.

Page 3: Justica de Transicao Redemocratizacao

Histórico das leis de anistia, reparação, verdade e memória

LEI No 6.683, DE 28 DE AGOSTO DE 1979 - concede anistia e dá outras providências. (CRIMES POLÍTICOS OU CONEXOS, CRIMES ELEITORAIS, DIREITOS POLÍTICOS SUSPENSOS E AOS SERVIDORES E AOS DIRIGENTES E REPRESENTANTES SINDICAIS, PUNIDOS COM FUNDAMENTO EM ATOS INSTITUCIONAIS E COMPLEMENTARES)

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 26, DE 28 DE NOVEMBRO DE 1985 – convoca Assembléia Nacional Constituinte e dá outras providências (ART. 4º)

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DE 5 DE OUTUBRO DE 1988 – art. 8º do Ato das disposições constitucionais transitórias (ADCT)

Page 4: Justica de Transicao Redemocratizacao

Histórico das leis de anistia, reparação, verdade e memória

LEI Nº 9140,  DE 04 DE DEZEMBRO DE 1995 - Reconhece como mortas pessoas desaparecidas em razão de participação, ou acusação de participação, em atividades políticas, no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979, e dá outras providências.

MEDIDA PROVISÓRIA No 2.151-3, DE 24 DE AGOSTO DE 2001 - regulamenta o art. 8o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. (REVOGADA)

Page 5: Justica de Transicao Redemocratizacao

Histórico das leis de anistia, reparação, verdade e memória

MEDIDA PROVISÓRIA No 65, DE 28 DE AGOSTO 2002 - regulamenta o art. 8o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. (CONVERTIDA NA LEI Nº 10.559, DE 2002)

LEI No 10.559, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2002 - regulamenta o art. 8o do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências.

LEI Nº 12.257, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 – lei de acesso às informações públicas

LEI Nº 12.528, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 - cria a Comissão Nacional da Verdade no âmbito da Casa Civil da Presidência da República.

Page 6: Justica de Transicao Redemocratizacao

Histórico de decisões judiciais sobre anistia, reparação, verdade e memória TJ/SP , 1ª Cam. Dir. Privado, 2012 –

referenda a decisão de 1ª instância reconhece o cel. Brilhante Ulstra como torturador

20º Vara Cível de SP, 2012 - Indenização de 100 mil reais do cel. Brilhante Ulstra à família de Luiz Eduardo da Rocha Merlino (morto por tortura no DOI-CODI em 1971)

2ª Vara de Registros Públicos do TJ-SP, 2012 – retificação do atestado de óbito de Vladimir Herzog – de suicídio para maus tratos – solicitação da CNV

Page 7: Justica de Transicao Redemocratizacao

Histórico de decisões judiciais sobre anistia, reparação, verdade e memória 2º Vara Federal de Marabá, 2012 –

denuncia aceita contra o major Curió por sequestro qualificado

STF, ADPF 153, 2011 – Lei de anistia de 1979 foi bilateral, fruto do momento histórico e não deve ser revista

CIDH, 2010 – condenação do Brasil no caso Julia Gomes Lund e outros (Guerrilha do Araguaia) a responsabilização por desaparecimentos forçados e identificação dos locais dos corpos

Page 8: Justica de Transicao Redemocratizacao

Lei 6683/1979

Art. 1º É concedida anistia a todos quantos, no período compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes políticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos políticos suspensos e aos servidores da Administração Direta e Indireta, de fundações vinculadas ao poder público, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judiciário, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares (vetado).

§ 1º - Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes políticos ou praticados por motivação política.

§ 2º - Excetuam-se dos benefícios da anistia os que foram condenados pela prática de crimes de terrorismo, assalto, seqüestro e atentado pessoal.

§ 3º - Terá direito à reversão ao Serviço Público a esposa do militar demitido por Ato Institucional, que foi obrigada a pedir exoneração do respectivo cargo, para poder habilitar-se ao montepio militar, obedecidas as exigências do art. 3º.

Page 9: Justica de Transicao Redemocratizacao

Art. 8º ADCT, CF/1988

É concedida anistia aos que, no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição, foram atingidos, em decorrência de motivação exclusivamente política, por atos de exceção, institucionais ou complementares, [...]asseguradas as promoções, na inatividade, ao cargo, emprego, posto ou graduação a que teriam direito se estivessem em serviço ativo, obedecidos os prazos de permanência em atividade previstos nas leis e regulamentos vigentes, respeitadas as características e peculiaridades das carreiras dos servidores públicos civis e militares e observados os respectivos regimes jurídicos.

§ 1º - O disposto neste artigo somente gerará efeitos financeiros a partir da promulgação da Constituição, vedada a remuneração de qualquer espécie em caráter retroativo.

§ 2º - Ficam assegurados os benefícios estabelecidos neste artigo aos trabalhadores do setor privado, dirigentes e representantes sindicais que, por motivos exclusivamente políticos, tenham sido punidos, demitidos ou compelidos ao afastamento das atividades remuneradas que exerciam, bem como aos que foram impedidos de exercer atividades profissionais em virtude de pressões ostensivas ou expedientes oficiais sigilosos.

Page 10: Justica de Transicao Redemocratizacao

Art. 8º ADCT, CF/1988

§ 3º - Aos cidadãos que foram impedidos de exercer, na vida civil, atividade profissional específica, em decorrência das Portarias Reservadas do Ministério da Aeronáutica nº S-50-GM5, de 19 de junho de 1964, e nº S-285-GM5 será concedida reparação de natureza econômica, na forma que dispuser lei de iniciativa do Congresso Nacional e a entrar em vigor no prazo de doze meses a contar da promulgação da Constituição.

§ 4º - Aos que, por força de atos institucionais, tenham exercido gratuitamente mandato eletivo de vereador serão computados, para efeito de aposentadoria no serviço público e previdência social, os respectivos períodos.

§ 5º - A anistia concedida nos termos deste artigo aplica-se aos servidores públicos civis e aos empregados em todos os níveis de governo ou em suas fundações, empresas públicas ou empresas mistas sob controle estatal, exceto nos Ministérios militares, que tenham sido punidos ou demitidos por atividades profissionais interrompidas em virtude de decisão de seus trabalhadores, [...], OU por motivos exclusivamente políticos, assegurada a readmissão dos que foram atingidos a partir de 1979, observado o disposto no § 1º.

Page 11: Justica de Transicao Redemocratizacao

Lei nº 10559/2002

Art. 1o  O Regime do Anistiado Político compreende os seguintes direitos:

I - declaração da condição de anistiado político;

II - reparação econômica, de caráter indenizatório, em prestação única ou em prestação mensal, permanente e continuada, asseguradas a readmissão ou a promoção na inatividade, nas condições estabelecidas no art. 8o do ADCT;

III - contagem do tempo para todos os efeitos, vedada a exigência de recolhimento de quaisquer contribuições previdenciárias;

IV - conclusão do curso ou registro do respectivo diploma para os que concluíram curso em instituições de ensino no exterior, mesmo que este não tenha correspondente no Brasil; e

V - reintegração dos servidores públicos civis e dos empregados públicos punidos, por interrupção de atividade profissional em decorrência de decisão dos trabalhadores, por adesão à greve em serviço público e em atividades essenciais de interesse da segurança nacional por motivo político.

Page 12: Justica de Transicao Redemocratizacao

Lei nº 10559/2002

Art. 4o  A reparação econômica em PRESTAÇÃO ÚNICA consistirá no pagamento de trinta salários mínimos por ano de punição e será devida aos anistiados políticos que NÃO PUDEREM COMPROVAR VÍNCULOS COM A ATIVIDADE LABORAL.

§ 1o  Para o cálculo do pagamento mencionado no caput deste artigo, considera-se como um ano o período inferior a doze meses.

§ 2o  Em nenhuma hipótese o valor da reparação econômica em prestação única será superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Page 13: Justica de Transicao Redemocratizacao

Lei nº 10559/2002

Art. 5o  A reparação econômica em PRESTAÇÃO MENSAL, PERMANENTE E CONTINUADA, nos termos do art. 8o do ADCT, será assegurada aos anistiados políticos que comprovarem vínculos com a atividade laboral, à exceção dos que optarem por receber em prestação única.

Art. 6o  O valor da PMPC, será igual ao da remuneração que o anistiado político receberia se na ativa estivesse, considerada a graduação a que teria direito, obedecidos os prazos para promoção previstos nas leis e regulamentos vigentes, e asseguradas as promoções ao oficialato [...]

Page 14: Justica de Transicao Redemocratizacao

Lei nº 10559/2002

Art. 6o , § 1o  O valor da PMPC, será estabelecido conforme os elementos de prova oferecidos pelo requerente, informações de órgãos oficiais, bem como de fundações, empresas públicas ou privadas, ou empresas mistas sob controle estatal, ordens, sindicatos ou conselhos profissionais a que o anistiado político estava vinculado ao sofrer a punição, podendo ser arbitrado até mesmo com base em pesquisa de mercado. [...]

§ 6o  Os valores apurados nos termos deste artigo poderão gerar efeitos financeiros a partir de 5 de outubro de 1988, considerando-se para início da retroatividade e da prescrição qüinqüenal a data do protocolo da petição ou requerimento inicial de anistia [...].

Page 15: Justica de Transicao Redemocratizacao

Comissão de Anistia do Ministério da Justiça

Lei nº 10559/2002, Art. 10.  Caberá ao Ministro de Estado da Justiça decidir a respeito dos requerimentos fundados nesta Lei.

Art. 12.  Fica criada, no âmbito do Ministério da Justiça, a Comissão de Anistia, com a finalidade de examinar os requerimentos referidos no art. 10 desta Lei e assessorar o respectivo Ministro de Estado em suas decisões.

§ 1o  Os membros da Comissão de Anistia serão designados mediante portaria do Ministro de Estado da Justiça e dela participarão, entre outros, um representante do Ministério da Defesa, indicado pelo respectivo Ministro de Estado, e um representante dos anistiados.

Page 16: Justica de Transicao Redemocratizacao

Comissão de Anistia do Ministério da Justiça - processos

Números de processos apreciados por ano

Page 17: Justica de Transicao Redemocratizacao

Valores das indenizações da CA

“ ‘É uma lei iníqua e injusta, que trata as vítimas de maneira desigual’, diz o advogado Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. [...] Desde que chegou à comissão, nomeado em 2007 pelo ministro Tarso Genro, Abrão adotou um novo critério para as indenizações mensais.Elas passaram a ser calculadas pela média, não mais pelo topo. Isso derrubou para R$ 2.790 o valor médio das indenizações mensais. Há cinco anos, quando a comissão começou a funcionar, a média foi de R$ 8 mil. Nos anos seguintes, foi de R$ 4.700.” (Época, 16.06.08)

Page 18: Justica de Transicao Redemocratizacao

Comissão de Anistia do Ministério da Justiça - números

Até dezembro/2010: 836 sessões de julgamento 59.163 pedidos de anistia apreciados - 35%

(21.138) indeferidos e 65% (38.025) deferidos Entre os deferidos - 64% (24.454) receberam

a declaração de anistia e a restituição de direitos e 36% (13.571) também foram reparados economicamente nas duas modalidades previstas na Lei n.º 10.559: prestação mensal para aqueles que perderam vínculos laborais, e prestação única para as demais perseguições.

Page 19: Justica de Transicao Redemocratizacao

Ações culturais e educativas da CA – direito à memória e à verdade

Caravanas da Anistia (de Julgamento e Culturais) - Entidades: OAB, CNBB, UNE, MST, ABI,

associações de anistiados, grupos “Tortura nunca mais” etc.

- Estados: SP, RJ, BA, RS, RN, AL, MG, AC etc. Memorial da Anistia Política no Brasil Projeto “Marcas da Memória” – editais para

seleção de filmes, peças, exposições, livros etc. Seminários e conferências regionais, nacionais e

internacionais (formação do IDEJUST, parcerias com as Universidades de Oxford, Cambridge, e organismos internacionais como PNUD e ICTJ)

Clínicas dos testemunhos

Page 20: Justica de Transicao Redemocratizacao

Desdobramentos atuais Ação criminal proposta pelo MPF à Justiça Federal do PA (Marabá)

contra o oficial da reserva “major” Curió pelo desaparecimento forçado de 5 militantes políticos na Guerrilha do Araguaia na déc. de 1970 – juiz rejeitou a denúncia, MPF recorreu

OAB - Embargos de declaração junto ao STF (ADPF 153) – recurso “sustenta ausência de enfrentamento da "premissa de que os criminosos políticos anistiados agiram contra o Estado e a ordem política vigente, ao passo que os outros atuaram em nome do Estado e pela manutenção da ordem política em vigor".

Em decisão inédita Juiz determina a retificação do assentamento de óbito de João Batista Franco Drumond nos seguintes termos:   Local da morte: onde se lê: Avenida 9 de Julho, retificar para : "DOI CODI do II Exército em São Paulo”. Causa da morte: onde se lê traumatismo craniano, retificar para: Decorrência de Torturas físicas.   

Page 21: Justica de Transicao Redemocratizacao

www.mj.gov.br/anistia

Sítio do Ministério da Justiça