juntas impactamos

14
A iniciativa de reunir mulheres para juntas criarem um calendário que motivasse todos e todas sobre o trabalho cotidiano de garan- tia dos direitos sociais acabou por ser ampliada, porque, para além da motivação, todas passaram a partilhar uma identidade comum, nascida da diferença entre cada uma, da força e da ternura que habitam o dia a dia de trabalho dessas mulheres. Dar visibilidade ao que cada uma delas desenvolve, a partir de açes da sociedade civil e do poder pblico, através de suas estratégias para garantir direitos básicos para pessoas que vivem os desafios de deixar suas casas, deixar aquele lugar de sua identidade social, cultural e po- ltica, e migrar para São Paulo, processo que nem sempre resulta em um caminho tranquilo. O direito de trabalhar e de desenvolver- -se passa tanto pela liberdade de escolha, como pela necessidade de mudança, e às vezes esbarra em situaçes de exploração, seja através do tráfico de pessoas, seja através do trabalho infantil e es- cravo. Por essas razes, pela percepção de que é preciso empatia, respeitando princpios que pactuamos constitucionalmente como fundamentais, com a fé livre e com o propósito e consciência de que, ao nos importarmos com o mundo à nossa volta, impactamos e mudamos nossos próprios caminhos e os caminhos de tantas pessoas, é que essas mulheres dispuseram-se a mostrar seus rostos e suas histórias. Esperamos que cada um, e que todos nós, presen- teados com esse trabalho cheio de propósito, vivamos o dia a dia do ano de 2019, e todos os demais dias do resto de nossas vidas, inspirados pela certeza de que podemos fazer juntos um mundo melhor! Unam-se a esse propósito! Busquem conhecer mais essas mulheres! Compartilhem com elas! Tenham interesse em integrar essa rede de lutas sociais e de trabalho dedicado! Juntas Impactamos Juntas Impactamos #juntasimpactamos facebook.com/juntas.impactamos

Upload: others

Post on 10-May-2022

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Juntas Impactamos

A iniciativa de reunir mulheres para juntas criarem um calendário que motivasse todos e todas sobre o trabalho cotidiano de garan-tia dos direitos sociais acabou por ser ampliada, porque, para além da motivação, todas passaram a partilhar uma identidade comum, nascida da diferença entre cada uma, da força e da ternura que habitam o dia a dia de trabalho dessas mulheres. Dar visibilidade ao que cada uma delas desenvolve, a partir de açoes da sociedade civil e do poder publico, através de suas estratégias para garantir direitos básicos para pessoas que vivem os desafios de deixar suas casas, deixar aquele lugar de sua identidade social, cultural e po-litica, e migrar para São Paulo, processo que nem sempre resulta em um caminho tranquilo. O direito de trabalhar e de desenvolver--se passa tanto pela liberdade de escolha, como pela necessidade de mudança, e às vezes esbarra em situaçoes de exploração, seja

através do tráfico de pessoas, seja através do trabalho infantil e es-cravo. Por essas razoes, pela percepção de que é preciso empatia, respeitando principios que pactuamos constitucionalmente como fundamentais, com a fé livre e com o propósito e consciência de que, ao nos importarmos com o mundo à nossa volta, impactamos e mudamos nossos próprios caminhos e os caminhos de tantas pessoas, é que essas mulheres dispuseram-se a mostrar seus rostos e suas histórias. Esperamos que cada um, e que todos nós, presen-teados com esse trabalho cheio de propósito, vivamos o dia a dia do ano de 2019, e todos os demais dias do resto de nossas vidas, inspirados pela certeza de que podemos fazer juntos um mundo melhor! Unam-se a esse propósito! Busquem conhecer mais essas mulheres! Compartilhem com elas! Tenham interesse em integrar essa rede de lutas sociais e de trabalho dedicado!

Juntas Impactamos

Juntas Impactamos#juntasimpactamos facebook.com/juntas.impactamos

Page 2: Juntas Impactamos

fotos: Chico Max - www.chicomax.com.br | make: Ester Ganev - www.esterganev.com.br

Juntas Impactamos

Page 3: Juntas Impactamos

LÍV

IA F

ER

RE

IRA

- A

UD

ITO

RA

FIS

CA

L D

O T

RA

BA

LH

O

MTb

JANEIRO

Ministério do Trabalho

2 0 1 9

A Auditora Fiscal do Trabalho Livia Ferreira é uma das muitas mulheres engajadas nas açoes de garantia dos direitos humanos, em especial, na promoção da politica publica de combate ao trabalho escravo no Brasil por meio das açoes de inspeção do trabalho. Ainda que pensemos ser essa uma realidade distante dos grandes centros urbanos, ou apenas uma referência do passado, essa auditora do trabalho mostra que esta forma de exploração ainda aflige muitas trabalhadoras e muitos trabalhadores brasileiros e precisa ser eliminada. Defendendo o diálogo social, e convicta de que é preciso respeito à lei para garantia dos direitos individuais e coletivos de todos e todas, segue acreditando que com a união de mulheres e com a capacidade de darmos visibilidade às desigualdades economicas e sociais, promovendo o acesso a direitos, podemos conquistar um pais mais humano e um mundo do trabalho mais digno.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q

DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Page 4: Juntas Impactamos

SIM

ON

E G

OM

ES

- A

SS

IST

EN

TE

SO

CIA

L, M

ON

ICA

QU

EN

CA

- A

SS

IST

EN

TE

SO

CIA

L,

CL

AU

DIA

NE

TT

O -

GE

RE

NT

E D

O E

IXO

TR

AB

AL

HO

, AN

A A

UL

A C

AF

FE

U

- A

SS

IST

EN

TE

SO

CIA

L, J

OS

ICL

EID

E B

AR

BO

SA

- A

SS

IST

EN

TE

SO

CIA

L

MISSÃO PAZ

FEVEREIRO2 0 1 9

Integrando as açoes de impacto da sociedade civil, esse grupo de mulheres atua no atendimento de migrantes, refugiados e apátridas, vindos de diferentes paises (são mais de 84 nacionalidades). Cada uma delas contribui em açoes voltadas à inclusão social e laboral dentro da desafiadora dinamica de uma grande cidade como São Paulo. Conectando-se, ainda, com outras organizaçoes sociais pelo pais, o trabalho dessa equipe inclui o acolhimento das familias dos migrantes, refugiados e apátridas e, principalmente, o fortalecimento de oportunidades e da cidadania no mundo do trabalho. Acreditando na união, na partilha de ideais e na força transformadora da solidariedade, seguem, todos os dias, mudando profundamente as suas vidas e a vida de tantas outras pessoas.

DIA DA JUSTIÇA SOCIAL

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28

S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q

Page 5: Juntas Impactamos

PA

TR

ÍCIA

BE

ZE

RR

A -

VE

RE

AD

OR

A N

A C

IDA

DE

DE

O P

AU

LO

, CR

IST

INA

F

ILIZ

ZO

LA

GE

ST

OR

A D

E P

RO

JET

OS

SO

CIA

IS D

A A

LIA

A E

MP

RE

EN

DE

DO

RA

, L

UC

IAN

A S

LOS

BE

RG

AS

- A

DV

OG

AD

A E

PR

ES

IDE

NT

E D

A C

OM

ISS

ÃO

DE

E

RR

AD

ICA

ÇÃ

O D

O T

RA

BA

LH

O A

LO

GO

AO

DE

ES

CR

AV

O D

A O

AB

/SP

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

ALIANÇA EMPREENDEDORA

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

MARÇO2 0 1 9

Esse trio de mulheres tão diferentes nos mostra o quanto as possibilidades de promoção de direitos sociais podem acontecer a partir de multiplas atuaçoes e frentes de trabalho. E nesse mosaico, rico em iniciativas e diverso em formas de linguagem, que podemos contar com leis municipais sobre direitos sociais que, de um lado, garantem o respeito ao trabalho decente e, de outro, punem economicamente quem explora o trabalho de pessoas. Através da atuação das organizaçoes sociais, podemos contar com projetos capazes de melhorar as condiçoes de trabalho de mulheres e migrantes, além, e também, com açoes de diálogo institucional, dentro e fora do Estado de São Paulo, para que advogados e estudantes reconheçam e atuem efetivando as possibilidades juridicas de garantia e respeito aos direitos do trabalho. Diante de distintas visoes e campos de atuação profissional, é possivel promover o fortalecimento de politicas publicas de direitos humanos.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D

Page 6: Juntas Impactamos

AN

DR

EIA

ALV

ES

- S

EC

RE

RIA

DO

EIX

O T

RA

BA

LH

O, J

AN

AIN

E S

ILV

A -

AT

EN

DE

NT

E D

O

DE

PA

RT

AM

EN

TO

DE

DO

CU

ME

NT

ÃO

, IS

AB

EL

LU

Z -

VO

LU

NT

RIA

DO

CE

NT

RO

PA

ST

OR

AL

DE

M

ED

IAÇ

ÃO

E D

O M

IGR

AN

TE

, ED

NE

IDE

GA

LD

INO

- S

EC

RE

RIA

DA

PA

RO

QU

IA T

ER

RIT

OR

IAL

MISSÃO PAZ

ABRIL2 0 1 9

Conectadas por causas sociais, doando tempo através do trabalho, inclusive voluntário, e partilhando dos desafios de inclusão de migrantes, refugiados e apátridas no mundo do trabalho, essas mulheres buscam promover o acesso a documentos de identificação, orientação sobre melhoria da gestão financeira e bancária, bem como, através de açoes de mediação e formação para cidadania, estabelecer possibilidades de maior respeito à inclusão dessa população em oportunidades de educação, moradia, mobilidade e trabalho que, efetivamente, permitam uma vida digna para os que migram com suas familias e para todos nós, que há décadas vivemos com nossos próprios desafios de sermos filhos, netos e bisnetos de migrantes vindos de diferentes paises e estados brasileiros. Buscam, com esse trabalho, o fortalecimento dos laços familiares daqueles que já estão juntos, mas também auxiliam outros familiares, que por motivos de conflitos e guerras, ainda não conseguiram estar reunidos como uma familia, para que possam sonhar e conquistar o reencontro com aqueles que amam.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T

DIA DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ - MISSÃO PAZ

Page 7: Juntas Impactamos

FAB

IAN

A G

AL

ER

A S

EV

ER

O -

DE

FE

NS

OR

A P

ÚB

LIC

A

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO

MAIO2 0 1 9

Diferente do que podemos pensar, mulheres podem e vão para campo atuar em casos judiciais que visam promover o acesso à justiça. Entre os mais diversos temas e realidades sociais, a defesa de direitos das mulheres, de povos indigenas e quilombolas, de trabalhadores e trabalhadoras migrantes, dentro e fora das grandes cidades, formam o conjunto de deveres e de direitos constitucionalmente garantidos. Mas esse acesso à justiça e a direitos não se apresenta apenas pela atuação em açoes judiciais; ele depende também da capacidade de articulação institucional. Com visão sobre a importancia do acesso e proteção aos direitos humanos, a função dessa defensora publica ultrapassa o mundo das palavras, atingindo a realidade e a vida de muitas pessoas, fazendo com que direitos e deveres escritos na Constituição Federal possam ser concretizados e entendidos como ferramentas de maior promoção da igualdade entre todos.

DIA DA DEFENSORA PÚBLICA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S

Page 8: Juntas Impactamos

EL

IAN

A N

OG

UE

IRA

- J

UÍZ

A D

O T

RA

BA

LH

O

MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO - SP

JUNHO2 0 1 9

Atuando como juiza do trabalho, conheceu realidades e desafios que a conduziram para um caminho profissional de ampliação da sua função institucional, o que ocorreu através da criação da rede de promoção dos direitos à infancia e juventude na cidade de Franca/SP. Sensibilidade, serenidade e sabedoria é o que a caracterizam. Sua atuação impacta o mundo onde vive. Como juiza do trabalho, analisa e julga processos que buscam garantir direitos por meio do cumprimento da lei. Mas sua experiência transcendeu sua função como servidora publica, quando, ao julgar muitos casos de trabalho infantil, teve a percepção da importancia de ver fortalecidos os laços familiares, a autoestima e a oportunidade de uma educação como meio de transformação da vida de crianças e jovens explorados pelo trabalho infantil. Dessa percepção, seu trabalho transformou-se em açoes de cooperação entre diferentes representantes do poder publico e da sociedade civil, que resultaram em dados que demonstram a redução dos indices de acidentes do trabalho com jovens e da incidência da exploração do trabalho infantil.

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D

Page 9: Juntas Impactamos

RE

GIN

A S

ILV

A -

PR

OC

UR

AD

OR

A D

O T

RA

BA

HO

, S

AB

RIN

A M

EN

EG

ÁR

IO -

PR

OC

UR

AD

OR

A D

A R

EP

ÚB

LIC

A

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL - SP

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO-SP

JULHO2 0 1 9

A atuação dessas mulheres pode ser entendida por meio de diferentes palavras, mas vale destacar uma: estratégia! Representando instituiçoes de grande relevancia no Brasil - e ocupando cargos que visam o combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas - as procuradoras do Ministério Publico do Trabalho e Federal, na região sudoeste do Estado de São Paulo, atuam de forma cooperativa tanto para a investigação, quanto para a ação judicial e acolhimento de vitimas. Elas entendem ser importante a garantia de acesso a atendimentos de saude, assistência social, proteção dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras e, principalmente, da cooperação com representantes da sociedade civil que auxiliam e promovem tais direitos. Assim, atuam de forma a ir além da investigação, conduzindo seu trabalho para que diferentes frentes de proteção possam ser acionadas, dando mais efetividade tanto ao processo judicial, como para a retomada da dignidade perdida pelas vitimas através da exploração humana.

DIA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q

Page 10: Juntas Impactamos

CA

RL

A A

PA

RE

CID

A A

GU

ILA

R -

AS

SIS

TE

NT

E S

OC

IAL

, N

EL

I A

NJO

S -

ES

TU

DA

NT

E D

E S

ER

VIÇ

O S

OC

IAL

E V

OL

UN

RIA

CAMI

AGOSTO2 0 1 9

Açoes humanas são exprimidas através de verbos e, para essa dupla, verbos como abrigar, cuidar, atender, orientar e servir definem muito bem seu trabalho. Mas essas açoes ainda são insuficientes para delimitar a dedicação e o propósito presentes em seu dia a dia. Entre suas açoes cotidianas, promovem orientação de acesso a documentos, cursos de lingua portuguesa, cursos de modelagem, informática e capacitação de lideranças femininas, criando uma rede de apoio mutuo entre mulheres por toda a cidade de São Paulo. E tem mais, acreditando na participação das mulheres e na sua voz ativa, seguem fazendo diálogos nacionais e internacionais sobre o tema da migração, participando de encontros com governos e sociedade civil. Representando iniciativas voltadas à gestão de projetos de formação profissional, educação, cidadania e promoção dos valores e da cultura de multiplas etnias e nacionalidades, conseguem desenvolver os potenciais individuais e coletivos de uma população que busca uma oportunidade de vida mais digna e próspera em nosso pais.

Centro de Apoio e Pastoral do Migrante

DIA NACIONAL DO VOLUNTARIADO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S

Page 11: Juntas Impactamos

LIV

IA L

EN

CI

- C

ON

SU

LTO

RA

JU

RÍD

ICA

, LE

TIC

IA C

AR

AV

AL

HO

- A

SS

ES

SO

RA

D

E A

DV

OC

AC

Y, E

LVIR

A G

ON

ZA

LE

S -

SE

CR

ET

ÁR

IA D

O C

EN

TR

O P

AS

TO

RA

L E

DE

M

ED

IAÇ

ÃO

DO

MIG

RA

NT

E, C

AR

OL

INA

FE

RR

EIR

A -

AS

SE

SS

OR

A D

E I

MP

RE

NS

A

MISSÃO PAZ

SETEMBRO2 0 1 9

Acreditando que através do diálogo, do pluralismo politico, da defesa de interesses, da mediação de conflitos e do amplo acesso à informação, instrumentalizando a cidadania e fortalecendo a democracia, essas mulheres trabalham e ultrapassam o espaço de sua atuação institucional. Cientes dos desafios e da fundamental importancia das politicas publicas de migração no Brasil, seguem dispostas a promover o diálogo social e politico em todo o pais, atuando junto ao Poder Executivo e Legislativo, principalmente perante o Congresso Nacional, defendendo leis mais justas e humanas para migrantes, refugiados e apátridas, como também dando visibilidade a tratados internacionais de direitos humanos. Através da comunicação, promovem o acesso à informação clara sobre a migração, em especial, revelando as barreiras e as superaçoes que permeiam a trajetória de pessoas que, expulsas de seus paises por conflitos armados, perseguiçoes, ausência de oportunidades e de segurança, buscam um lugar para viver em paz.

DIA INTERAMERICANO DAS RELAÇOES PÚBLICAS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S

Page 12: Juntas Impactamos

RO

SA

NA

BA

EN

ING

ER

- P

RO

FE

SS

OR

A E

RE

PR

ES

EN

TA

NT

E

DA

TE

DR

A S

ER

GIO

VIE

IRA

DE

ME

LO

UNICAMP

OUTUBRO2 0 1 9

Professora universitária por profissão e uma mulher inquieta por vocação, desenvolveu através do curso de Migraçoes Internacionais, em parceria com o Ministério Publico do Trabalho da 2a Região, no Estado de São Paulo, um projeto inovador. Este estudo expandiu o conhecimento sobre os fluxos migratórios para o Brasil. Isso aconteceu porque essas instituiçoes acreditam que o acesso à informação, produzido pelas mentes inquietas nas Universidades, pode e deve ser ampliado ao máximo. Nasce dai uma parceria que revela dados sobre o tema da migração e do trabalho. Entre as análises produzidas, através da análise da história das migraçoes - e com a projeção sobre as futuras dinamicas da migração - essa iniciativa é agora partilhada para além dos espaços acadêmicos. Surpreendente, e contendo uma grande variedade de informaçoes, o Atlas sobre Migraçoes permite que diferentes frentes de estudo possam utilizar essa riqueza do conhecimento cientifico e critico para o desenvolvimento de outras linhas de pesquisa e do conhecimento.

DIA DA PROFESSORA

Universidade Estadual de Campinas/SP

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q

Page 13: Juntas Impactamos

CL

AU

DIN

E S

HIN

DA

NY

KU

MB

I -

AT

EN

DE

NT

E D

E R

EG

UL

AR

IZA

ÇÃ

O M

IGR

AT

ÓR

IA,

RU

TH

CA

LL

ISA

YA

AQ

UIS

E -

MU

LTIP

LIC

AD

OR

A S

OC

IAL

- T

OM

AS

A N

AN

CY

S

ALV

A G

UA

RA

CH

I -

MU

LTIP

LIC

AD

OR

A S

OC

IAL

CAMI

NOVEMBRO2 0 1 9

Força, laços de ternura, superação, inspiração e união são algumas das palavras que caracterizam quem são essas mulheres migrantes. Donas de suas histórias, acreditando que a trajetória vivida por cada uma é fonte de motivação para mudar suas vidas e as vidas de outras mulheres, caminham juntas por toda a cidade de São Paulo, participando e promovendo rodas de conversa, cursos de formação e orientação sobre cidadania, debates sobre o combate à violência contra as mulheres e ensinando, por seu próprio exemplo, como o amor por si mesma pode ser a melhor lição de mudança de vida! Além disso, trabalham para que todas as mulheres com quem convivem e com quem partilham experiências possam criar, pela solidariedade e pela cooperação, uma rede que lhes permita criarem seus filhos, trabalharem, estudarem e desenvolverem todos os potenciais de sua cidadania e formação feminina, fazendo com que entendam que sua vontade é a força que as levará para o seu lugar de plena realização.

Centro de Apoio e Pastoral do Migrante

DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S

Page 14: Juntas Impactamos

CH

RIS

TIA

NE

NO

GU

EIR

A -

PR

OC

UR

AD

OR

A D

O T

RA

BA

LH

O, T

AT

IAN

A S

IMO

NE

TT

E -

PR

OC

UR

AD

OR

A D

O T

RA

BA

LH

O, C

ATA

RIN

A V

ON

ZU

BE

N -

PR

OC

UR

AD

OR

A D

O T

RA

BA

LH

O,

FE

RN

AN

DA

TE

IXE

IRA

- P

RO

CU

RA

DO

RA

DA

RE

BL

ICA

, PR

ISC

ILA

SC

HR

EIN

ER

- P

RO

CU

RA

DO

RA

D

A R

EP

ÚB

LIC

A, S

TE

LL

A S

CA

MP

INI

- PR

OC

UR

AD

OR

A R

EG

ION

AL

DA

RE

BL

ICA

DEZEMBRO2 0 1 9

Potência e atitude são as forças que motivam esse grupo seleto de mulheres para, todos os dias, cuidarem de suas familias e combaterem as mais diversas formas de violação aos direitos humanos. Casos relativos a pedofilia, trabalho escravo, corrupção e evasão de divisas, são alguns dos desafios de cada uma dessas mulheres. Mas o que faz com que se destaquem em suas atuaçoes profissionais são as habilidades humanas que conquistaram com suas experiências de vida. Ocupam e transformam um mundo que antes era predominantemente masculino. De um lado, atuando diretamente em fiscalizaçoes e operaçoes contra o crime organizado e responsabilizando grandes empresas pela prática das mais variadas formas de exploração do trabalho, e de outro, promovendo a garantia de direitos de mulheres, migrantes, refugiados e apátridas. Com essa dinamica, criam um equilibrio entre a atuação profissional e suas vidas pessoais. E sem duvida, abrem as frentes de trabalho e de inspiração de vida para novas mulheres, hoje e amanhã, também buscarem por suas potências!

DIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL/ SP

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO E DA 15ª REGIÃO - SP

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T