junho de 2013santacasabh.org.br/files/downloads/santa_casa_noticias_259_baixa-0.pdf · assessor de...

12
INFORMATIVO DO GRUPO SANTA CASA BH Nº 259 JUNHO DE 2013 RODRIGO ALMEIDA PASSEATA DA SAÚDE NA REGIÃO HOSPITALAR página 3 ALMIR GOMES VEREADORES APROVAM PROJETO DE AMPLIAÇÃO DE HOSPITAIS página 3 SHUTTERSTOCK DICAS, NOVIDADES E DIETAS PARA “AQUELES DIAS” página 7

Upload: truonghanh

Post on 14-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

informativo do grupo santa casa bh • nº 259 • Junho dE 2013

RODRIGO ALMEIDA

PASSEATA DA SAÚDE NA REGIÃO HOSPITALAR • página 3

ALMIR GOMES

VEREADORES APROVAM PROJETO DEAMPLIAÇÃO DE HOSPITAIS • página 3

SHUTTERSTOCK

DICAS, NOVIDADES E DIETAS PARA “AQUELES DIAS” • página 7

santa casa notÍcias | Junho dE 20132

ExpEdiEntE

Conselho da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

Provedorsaulo Levindo coelho

1º SecretárioLindolfo coelho paoliello

2º Secretárioroberto otto augusto de Lima

agostinho patrus filho, carlos batista alves de souza, Jésus trindade barreto Júnior, João batista do couto, José Ângelo Lima duarte, José fernando aparecido de oliveira, José rafael guerra pinto coelho, Luiz fellipe de Lima vieira, maria regina calsolari, newton paiva ferreira filho, olguinha géo Leite soares, oswaldo fortini Levindo coelho, reynaldo arthur ramos ferreira, Wladimir Eustáquio costa.

Conselho Fiscalamilcar viana martins, carlos Ediber richard carvalhais, christiano renault, delson de miranda tolentino, João afonso baeta da costa machado, saulo converso Lara.

Secretária da Irmandadeabadia nunes do nascimento

Diretor Clínicohermann alexandre vivacqua von tiesenhausen

Vice-Diretor Clínicofrancisco Eustáquio valadares

Comitê Executivo Operacional

Superintendente-geralporfírio marcos rocha andrade

Superintendente de Assistência à Saúdeguilherme gonçalves riccio

Superintendente de Planejamento, Finanças e Recursos Humanosgonçalo de abreu barbosa

Santa Casa Notíciasinformativo mensal do grupo santa casa bh

registrado no cartório de pessoas Jurídicas de belo horizonte sob o número 911, Livro b, em 10.08.1991

av. francisco sales, 1111 - santa Efigênia - bh - cEp 30150-221Telefone: (31) 3238.8280E-mail: [email protected]

Editor: manoel hygino dos santos (mg 00582 Jp)Jornalistas: almir gomes (17.248/mg) | Juliana guedes (17.658/mg)Estagiário: Lucas freitasRevisão: rodrigo almeida (5.817/mg)Projeto Gráfico: g30 mKt & com Impressão: Editora fapi Ltda | Tiragem: 2500 exemplares

Assessor de Comunicação Institucionalrodrigo almeida

o conteúdo deste informativo pode ser republicado por outros veículos de comunicação desde que citada a fonte: santa casa notícias - grupo santa casa bh.

Receitas (em reais)

Doações via contas da CEMIG 34.773,60 Doações via boletos bancários 8.449,54 Doações em dinheiro 716,00 Doações via sentenças judiciais 259,91 TOTAL 44.199,05 Fonte: Provedoria da Santa Casa BH

Contribua com a Santa Casa BH. Faça contato com a Central de Doações: (31) 3274.7377.

DOAÇÕES – MAIO DE 2013ESPAÇO LEITOR

“Venho agradecer ao Corpo Clínico do Hospital São Lucas pelo tratamento dado ao meu pai Geraldo Eustáquio Moreira durante o período de sua internação, com carinho e comprometimento com o paciente. Continuem assim”.Ednan Cornelio Moreira - Belo Horizonte

“Quero agradecer à Santa Casa BH, aos médicos, enfermeiros, supervisores e auxiliares de limpeza pelos quase 2 meses que minha tia ficou hospitalizada, período que pude ver o trabalho e a dedicação de cada profissional. Fiquei surpreso pelo trabalho de todos. Infelizmente ela não está mais com a gente, mas tenho a certeza que fizeram tudo que puderam. Obrigado”.Gilberto Emilio - Belo Horizonte

Palavra do provedorPrezado(a) amigo(a),

assim, ingressamos na metade de 2013, um ano rico em experiências para todos nós, período durante o qual o grupo santa casa bh tanto trabalhou para servir às mi-lhares de pessoas que precisam de nossa assistência.

Estivemos presentes em todas as reuniões, em âmbito oficial, empresarial ou comuni-tária a que fomos chamados, respondendo às expectativas de uma população que

confia em nossos esforços, capacidade de trabalho e propósitos. o presente ‘santa casa notícias’ oferece uma panorâmica da intensa agenda cumprida.

acompanhamos a tramitação do projeto de lei que dispõe sobre expansão do núme-ro de leitos hospitalares, promovemos o seminário multidisciplinar dos Estagiários da santa casa bh, participamos de encon-tros sobre violência e segurança na região hospitalar, promovemos o iii congresso de internato médico e assistimos à discussão sobre o tema alinhamentos das diretrizes Estratégicas do grupo santa casa bh.

registre-se que novos equipamentos vie-ram enriquecer o acervo do centro de diagnóstico e tratamento, o que há de mais moderno e avançado na geração de imagens e tecnologia. Enquanto isso, o ins-tituto de Ensino e pesquisa scbh promovia o treinamento ‘boas práticas clínicas’, com enfoque na normativa n° 4 da anvisa. no desenvolvimento do processo de acredi-tação das unidades do grupo santa casa bh, sucessivas reuniões foram realizadas, inclusive com o corpo clínico no hospital são Lucas.

Em junho, assistimos manifestações sobre

a situação do país, no campo político e administrativo, que envolveram multidões nas capitais brasileiras e cidades de médio porte. É um momento que deve ser anali-sado em seus devidos termos e avaliado com a serenidade que a situação impõe e a nação precisa para desenvolver-se e res-ponder aos anseios da sociedade.

Em nosso âmbito de ação, como provedor da santa casa bh e presidente da confede-ração das santas casas e hospitais filan-trópicos do brasil, empreendemos várias viagens para discutir, com parceiros dessa luta e com autoridades, meios e maneiras de darmos solução aos problemas ingentes e urgentes que tanto exigem de todos.

Enfim, esperamos que o segundo semestre nos propicie respostas positivas para nos-sos pleitos. a população assim o exige, com justas razões.

saulo Levindo coelhoprovedor

JUNHO DE 2013 | SANTA CASA NOTÍCIAS 3

por um brasil melhor, por um brasil com mais saúde. palavras de ordem de médicos, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, residentes, técnicos em enfermagem e funcionários administrativos que participaram de uma manifestação no dia 26 de junho em belo horizonte. promovida por profissionais de saúde da região hospitalar - formada principalmente por funcionários e colaboradores do grupo santa casa bh - a passeata foi organizada com o objetivo de reivindicar mais investimentos na saúde e apontá-la como questão prioritária dentre os atuais anseios da sociedade brasileira.

realizada na manhã em que belo horizonte foi palco de diversas manifestações populares (na região central, nas imediações do mineirão e nas saídas de rodovias federais), a passeata contou com a adesão de profissionais em troca de plantão e de funcionários em horário de almoço. reunidos inicialmente em frente à santa casa bh, os manifestantes caminharam pela avenida alfredo balena acompanhados por agentes da guarda municipal e fizeram paradas pontuais nas portarias do hospital das clínicas, Escola de medicina da ufmg e hospital João xxiii.

no percurso de volta, seguiram pela rua dos otoni em direção ao hospital amélia Lins até chegar em frente ao hospital são Lucas, onde ganharam o apoio de motoristas e pedestres nos semáforos da av. francisco sales.

saudÁvEL manifEstaÇÃo

a câmara municipal de belo horizonte aprovou, no dia 13 de junho, o projeto de lei 239/13 que permite e incentiva a ampliação operacional de hospitais na capital. de acordo com a proposta, será concedido aumento do potencial cons-trutivo a hospitais pré-existentes instalados em áreas de proteção ambiental Zp-1 e Zp-2.

Encaminhado para sanção do Executivo, o projeto permitirá a expansão do atendimento e do número de leitos através de novos empreendimentos de instituições de saúde, prin-cipalmente na região hospitalar.

ExpansÃo dE hospitais

relatos e depoimentos que auxiliam no enfrentamento coletivo das adversidades do tratamento oncológico: este é o “Livro da vida”, projeto desenvolvido pela psicopedagoga renata barbosa na unidade pediátrica da santa casa bh. “trata-se de uma coletânea de textos que sensibiliza não só os pais recém-admitidos na unidade, mas a toda a equipe da assistência. É um su-porte a todas as pessoas envolvidas no processo de hospitalização”, explicou a psicopedagoga. o projeto “Livro da vida” vem repercutindo positivamente na adesão ao tratamento, estabelecendo novas relações entre pacientes, suas famílias e a equipe hospitalar. renata barbosa informou que o projeto surgiu mediante encontros de acolhimento com os pais: “nós discutimos sobre a importância de não termos apenas tempo com os filhos, mas que esse tempo fosse de qualidade já que a aprendizagem deve ocorrer em todos os espaços sociocupacionais e nas diversas fases da vida”. disponibilizado no posto de enfermagem da oncologia pediátrica da santa casa bh, o livro contém relatos que só podem ser escritos pelos pais das crianças internadas, mas qualquer pessoa pode ter acesso aos depoimentos.

Livro da vidasessão na câmara municpal de bh: projeto aprovado por unanimidade

MILA MILOwSKI / CMbH

na região hospitalar de bh, “equipe multidisciplinar” em defesa de mais investimentos na área de saúde

RODRIGO ALMEIDA

cerca de 200 pessoas de diversas regiões do país participa-

ram do 26º congresso da clínica neurológica e neurocirúrgi-

ca da santa casa de bh. sob a presidência do dr. paulo pe-

reira christo e do dr. ricardo de souza Quadros, assistentes

da clínica neurológica e neurocirúrgica da santa casa bh, o

evento foi realizado em maio na associação médica de mi-

nas gerais. destaque, no encontro, para a participação dos

neurocirurgiões franceses maurice choux e Laurent pierot.

na solenidade de abertura, a medalha “professor José gil-

berto de souza” foi entregue ao neurologista antonio pe-

reira gomes neto, ao presidente do congresso brasileiro de

neurocirurgia, dr. marco aurélio marzullo, e aos neurocirur-

giões roberto couto meirelles e Luiz gonzaga da silva.

Em um dos módulos apresentados no congresso - “Exercício

profissional” - o superintendente-geral do grupo santa casa

bh, dr. porfírio rocha andrade, apresentou palestra sobre

“modelos de relação entre corpo clínico e hospitais”.

santa casa notÍcias | Junho dE 20134

nEuroLogia E nEurocirurgia

com o objetivo de divulgar projetos de melhoria desenvol-vidos semestralmente nos campos de estágio - ligados a estratégias institucionais que visam o aprendizado e desen-volvimento profissional dos acadêmicos - foi realizado em junho o ii seminário multidisciplinar dos Estagiários da san-ta casa bh. promovido pelo instituto de Ensino e pesquisa santa casa bh, o encontro reuniu, no salão nobre da insti-tuição, coordenadores, gerentes, professores e acadêmicos de instituições parceiras como puc-minas, universo, fumec, pitágoras, fcmmg e newton paiva.

o principal objetivo do evento foi reforçar a importância do trabalho interdisciplinar nos serviços assistenciais e integrar acadêmicos de diversas formações e instituições. participa-ram do seminário cerca de 150 pessoas, entre acadêmicos do estágio obrigatório dos cursos de enfermagem, biome-dicina, farmácia, terapia ocupacional, odontologia e psico-logia.

sEminÁrio muLtidiscipLinar

aLinhamEnto EstratÉgico com chEfEs dE cLÍnica

com a presença de assessores, superintendentes e o provedor da santa casa bh, saulo coelho,foi realizada no salão nobre, no último dia 17 junho, mais uma reunião corporativa com os chefes de clínica, dando continuidade à proposta de alinhamento estratégico junto ao corpo clínico da instituição. durante o encontro, foram apresentados resultados admi-nistrativos e debatidos temas relevantes para o futuro da scbh.

CAROLINA PIVA

sintonia entre a alta direção e corpo clínico: todos pela santa casa bh

ALMIR GOMES

Junho dE 2013 | santa casa notÍcias 5

promovido pelo centro de Especialidades médicas santa casa bh, foi realizado no dia 8 de junho o “5° seminário do cEm”. o evento reuniu cerca de 80 funcionários no salão nobre da santa casa bh, abordando temas como “Qualidade, conceitos e métodos na busca da acreditação em serviço de saúde”, trabalho em Equipe, comportamento seguro, humanização no atendimento e segurança do paciente. a superintendente adjunta do cEm-scbh, dra. maria nunes Álvares, explicou que os seminários constituem uma oportunidade única de incen-tivar e capacitar funcionários: “as pessoas sempre gostam do conteúdo apresentado. Esse foi mais um encontro de suces-so”, completou. o gerente operacional e administrativo da unidade, andrelino machado, destacou o exemplo prático de integração e trabalho em equipe: “no mesmo evento, reunir-mos pessoas de diferentes níveis hierárquicos trocando infor-mações e falando de suas rotinas”. durante o seminário, fun-cionários de setores administrativos encenaram a peça “fala que eu não te escuto”, sobre humanização, atendimento fun-cionário-paciente e a importância de ouvir. os funcionários

do centro de diagnóstico e tratamento do cEm-scbh também apresentaram o vídeo “acreditacem”, filmado durante o tra-balho como uma paródia sobre atendimento humanizado.

v sEminÁrio do cEm scbhTALITA PORFÍRIO

dra. maria nunes Álvares: incentivo e capacitação de funcionários

realizada há mais de 40 anos na pediatria da santa casa bh, a tradicional “canjica de são João” deste ano contou com a apresentação do grupo folclórico meninas de sinhá, formado por mulhe-res da terceira idade do bairro alto vera cruz. conforme a fundadora do grupo, valdete da silva cordeiro, o objetivo das meninas de sinhá é resgatar brincadeiras de roda e levar alegrias às pessoas que as assistem, além de promover bem estar às próprias integrantes. além da própria canjica, crianças e familiares receberam salgadinhos e doces. a canjica de são João é uma pro-moção da unidade de cirurgia pediátrica da santa casa bh que, todo ano, também comemora o aniversário do renomado cirurgião pediátrico dr. manoel firmato.

canJica dE sÃo JoÃo

o conselho comunitário de segurança pública (consep 3) - que reúne representantes de hospitais, entidades e comerciantes da região hospitalar de bh -

realizou no colégio arnaldo, no dia 18 de junho, mais uma assembleia aberta ao público para discutir questões de segurança e propor soluções no combate

à violência. Estiveram presentes moradores, comerciantes e a comunidade em geral dos bairros floresta, santa Efigênia e funcionários (3ª região da pmmg).

vioLÊncia E sEguranÇa na rEgiÃo hospitaLar

ALMIR GOMES

reunindo funcionários de diversos setores do grupo scbh para discutir melhorias e atividades cotidianas da instituição, foi realizada em maio mais uma edição do “café com o provedor”. confira os nomes dos sorteados para a próxima edição do encontro que será realizada no dia 3 de julho: adriana fernandes, arenilda aparecida romano silva, caciane sá de souza couto, cristiane miranda gomes, daniela pereira de faria, débora Luiza de oliveira, denise ferreira perdigão, Elizangela de melo araújo, Erasmo carlos fonseca, Érica santos ameduro, isabel pamplona corte real forn, Jovana gondim de castro, Leidiane Jaques da silva nascimento, Leila freitas felipe, Luciana passos da silva, Lucília guerra pimentel Querino, meime matos medrado, poliana taise azevedo da silva, regiane donata da silva, reginara de fatima gomes, rosa helena duarte de oliveira, rosimeire dias.

cafÉ com o provEdor

29ª edição do “café com o provedor”

ALMIR GOMES

santa casa notÍcias | Junho dE 20136

CURSOSEXTENSÃO

• Cateter Central de Inserção Periférica• Eletrocardiograma• Estomaterapia• Exames Laboratoriais• Monitorização Hemodinâmica• Pedagogia Hospitalar e Saúde Coletiva• Reanimação Cardiopulmonar

ÊNFASE

• Ênfase em Controle de Infecção Hospitalar• Ênfase em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto• Ênfase em Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal

• Ênfase em Urgência e Emergência

ESPECIALIZAÇÃO

• Assistência no Transplante de Órgãos e Tecidos• Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto• Gestão em Centro Cirúrgico e CME’s

aliviar as desagradáveis manifestações re-sultantes da tensão pré-menstrual (tpm). na busca deste objetivo, pesquisadores das universidades de harvard e massachusetts (Eua) descobriram que adicionar fontes de ferro (não heme) e zinco, na alimentação diária, reduz os sintomas da tpm. segundo a pesquisa, mulheres que consumiam ali-mentos com esses minerais possuíam 40% menos de probabilidade de desenvolver a tpm em comparação com mulheres que não seguiam a dieta. o ferro não heme está pre-sente em amêndoas, feijão, lentilhas, frutos secos e vegetais de folhas verdes. Já o zinco pode ser encontrado no camarão, carne bo-vina, peixes e nas oleaginosas.

segundo a dra. maria inês miranda Lima, chefe da clínica ginecológica i da santa casa bh, a tpm é o nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação. a principal causa está as-sociada à produção de serotonina, substância produzida pelas células nervosas que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. “a serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humoradas. Quando ele cai, ficamos mal-humoradas e queremos comer doces para compensar”, explicou. para a ginecologista, a intensidade da síndrome é muito variável entre as mulheres e nem todas a manifestam: “depende do humor de bases, dos níveis de serotonina e de diversos outros fatores”, afirmou.

os sintomas da tpm são variados: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade. dores de cabe-ça e cólica são outras reclamações frequentes. algumas mulheres também choram com facilidade e “explo-dem” sem motivação real. a assistente administrativa adriana souza, que trabalha no bloco cirúrgico do 2° andar, informou que a cada mês fica com um sintoma diferente: “algumas vezes fico emocional demais, fragilizada. Em outras, fico distraída”. a auxiliar administrativa viviane de rezende, entretanto, contou que quase não sente a tpm: “só fico um pouco inchada e com cólica, dificilmente fico irritada ou nervosa”.

de acordo com a dra. maria inês Lima, além da ingestão dos alimentos ricos em zinco e ferro, é recomen-dada a prática do exercícios físicos. “Exercício aeróbico, jogar tênis, andar a pé ou de bicicleta em volta do quarteirão, arrumar o jardim ou dançar. o importante é descarregar a tensão e a ansiedade”, completou.

Junho dE 2013 | santa casa notÍcias 7

tEnsÃo prÉ-mEnstruaL: tEr ou tEr, Eis a QuEstÃo

DICAS

• Aprenda a conhecer-se. Fique atenta ao que está sentindo: verifique por quantos dias os sintomas aparecem antes da menstruação e se desaparecem com a sua chegada.

• Não use a TPM como desculpa e nem tão pouco desista de amenizá-la. Se você tem TPM’s intensas, aindicação é tratamento médico.

• Evite compromissos importantes nos dias de tensão: você pode tomar atitudes erradas ou precipi-tadas. tente adiá-los. Em breve, a normalidade retorna.

oscilações de níveis de serotonina durante o ciclo menstrual: mil faces do humor

SHUTTERSTOCK

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO de 20138

aLinhamEnto das dirEtriZEs EstratÉgicas

a assessoria de planejamento e gestão realizou, no dia 13 de junho, uma reunião para “alinhamento das diretrizes Estratégicas” do grupo santa casa bh. su-perintendentes, gerentes e coordenadores compare-ceram ao salão nobre da instituição para discutir o planejamento estratégico do grupo. além da exposi-ção de dados atualizados do orçamento 2013 - e da apresentação do cronograma para o “desdobramento do balanced scorecard” (bsc) - também foram apre-sentados durante o encontro alguns projetos corpora-tivos recentes, como a “conscientização sobre a im-portância da gestão de pessoas”, “dimensionamento do Quadro de pessoal”, “conscientização sobre o con-sumo” e “catálogo de compras”.

COM A PALAVRA, OS SUPERINTENDENTES:

Dr. Porfírio Andrade, superintendente-geral: “vamos juntos alinhar ideias, trabalhar melhor e nos preparar para eventuais mudanças de cenário inerentes ao nos-so negócio”.

Gonçalo Barbosa, superintendente de Planejamen-to, Finanças e Recursos Humanos: “estamos entre os 50 maiores grupos econômicos de minas gerais. para este ano, temos boas oportunidades de investimento. como responsáveis pelos nossos resultados, continua-remos a planejar nosso crescimento”.

novos carrinhos tÉrmicos para modernizar e agilizar o atendimento, serviço de nutrição e dietética da santa casa bh promoveu, em junho, a substituição de 13 carrinhos térmicos de ali-mentação por 34 novas unidades.

conforme a gerente do snd, vanessa ferreira, “os anti-gos engenhos já não comportavam o atual número de re-feições fornecidas pelo hospital, que cresceu muito com a implantação do projeto mil Leitos sus”. atualmente, o serviço de nutrição e dietética produz 10 mil refeições por dia para pacientes, acompanhanhantes e médicos residentes. a aquisição dos novos carrinhos foi financia-da pelo programa pro-hosp, do governo estadual.

novos carrinhos térmicos para entrega de 10 mil refeições por dia

ALMIR GOMES

com o objetivo de proporcionar o intercâmbio de conhecimen-tos e experiências, explorar o espírito crítico e investigativo dos alunos, valorizar produções científicas e oferecer um diferencial para o estudante na concorrência pela residência e/ou especia-lização, foi realizado nos dias 5 e 6 de junho o “iii congresso de internato médico - cirurgia geral” promovido pelo instituto de Ensino e pesquisa santa casa bh. durante a abertura do con-gresso, que reuniu cerca de 90 acadêmicos do internato médico

no salão nobre, o provedor saulo coelho entregou ao chefe ho-norário da viii clínica cirúrgica da santa casa bh, dr. calil fouad nicolau cury, uma placa em homenagem e reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da instituição. “me sinto honrado em receber esta homenagem. Eu sou parte in-tegrante da santa casa há mais de meio século e me identifico com os ideais que norteiam a instituição: caridade, solidarieda-de e cooperação”, declarou dr. calil.

iii congrEsso dE intErnato mÉdico

dr. saulo coelho (esq.) e o homenageado dr. calil fouad nicolau cury

ALMIR GOMESALMIR GOMES

JUNHO DE 2013 | SANTA CASA NOTÍCIAS 9

natação, caminhadas, corridas, futebol, ginástica, ciclismo ou outros esportes e atividades físicas são alternativas que combatem o sedentarismo e tornam a vida mais saudável, contribuindo na prevenção de doenças e promovendo o bem-estar físico e psicológico.

o sedentarismo faz mal à saúde. sem atividades físicas, as pessoas correm risco de desenvolver obesidade ou doenças nos sistemas circulatório e cardiovascular. antes de iniciar a prática de algum esporte, a indicação é procurar a orientação de profissionais da saúde e ajustar hábitos alimentares gradativamente.

de acordo com a chefe de clínica médica da santa casa bh, dra. télcia vasconcelos, a realização de atividades físicas regulares trazem benefícios ao corpo. “a atividade física é importante para a circulação, principalmente para a saúde das artérias, coração e cérebro, sendo fundamental para a manutenção e funcionamento desses órgãos e sistemas. também auxilia no controle da hipertensão arterial e diabetes. além de evitar outras doenças, uma pessoa ativa consegue controlar seu quadro circulatório, cardíaco e respiratório com mais facilidade, bem como alcançar melhores estados de bem-estar físico e psicológico”, afirmou.

de 30 a 40 minutos de atividade física leve ou moderada, durante 5 dias por semana, ou atividade intensa em 3 dias, é suficiente para manter ossos, músculos e articulações funcionando de forma saudável. para pessoas que trabalham em mesas de escritórios, intervalos para fazer alongamentos, caminhar e tomar água contribuem para evitar o cansaço no dia a dia. se precisar subir ou descer alguns andares, utilize as escadas. ou desça do ônibus um ou dois pontos antes do destino e caminhe até o trabalho. pequenas atividades também fazem a diferença. segundo a dra. télcia, “pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou em uma mesma posição devem parar de 2 em 2 horas para realizar algum tipo de atividade física ou alongamentos. além disso, é importante ficar atento à postura”, recomendou.

mExa-sESHUTTERSTOCK

atividades físicas regulares: manutenção da saúde e promoção de qualidade de vida

Estão abertas as inscrições para os cursos de pós-graduação (es-pecialização, extensão e ênfase) da santa casa bh. as inscrições para os 7 cursos de extensão oferecidos - com carga horária variando entre 15 e 60 horas e investimento de r$ 150,00 a r$ 490,00 - vão até o dia 11 de outubro e devem ser feitas pelo portal santacasabh.org.br.

ministrados por corpo docente altamente capacitado, os cursos ofertados pelo instituto de Ensino e pesquisa santa casa bh agregam temas em consonância com a demanda do mercado. assistência no transplante de Órgãos e tecidos, Enfermagem em terapia intensiva adulto e gestão de assistência em centro cirúrgico e cmE são os cursos disponíveis na área de especialização. urgência e Emergência, controle de infecção hospitalar, Enfermagem em terapia intensiva neonatal e Enfermagem em terapia intensiva adulto compõem os cursos da área de ênfase. o instituto oferece também o curso “pedagogia hospitalar - Ênfase na humanização da saúde” com o objetivo de propiciar reflexões sobre as implicações da proposta de humanização hospitalar para práticas vivenciadas nos hospitais.

as aulas de especialização e ênfase se iniciam no dia 30 de agosto e as inscrições, no valor de r$ 50,00, podem ser realizadas até o dia 16 de agosto também pelo portal santacasabh.org.br. as matrículas devem ser feitas pessoalmente na secretaria do iEp-scbh (rua domingos vieira, 590 - santa Efigênia) até o dia 21 de agosto. informações complementares pelo telefone (31) 3238.8974 ou pelo e-mail [email protected].

pÓs-graduaÇÃo santa casa bhRODRIGO ALMEIDA

instituto de Ensino e pesquisa scbh: oferta de 14 cursos de pós-graduação lato sensu

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO de 201310

JUNHO DE 2013 | SANTA CASA NOTÍCIAS 11

Em substituição à unidade da rua piauí - que nos últimos anos prestou atendimento presencial aos seus clientes - a operadora santa casa saúde inaugurou sua nova central de atendimento no bairro funcionários, com espaço físico ampliado e instalações modernas.

transcrição de pedidos de procedimentos para guias tiss, 2ª via de boleto, negociação de débitos em atraso, inclusão de débito automático, movimentação em contratos (inclusões/exclusões), informações, dúvidas, sugestões e reclamações são alguns dos serviços prestados na nova central: av. ca-randaí 149, quase esquina com av. francisco sales.

dando continuidade ao projeto de revitalização interna do hospital são Lucas, 4 apartamentos localizados no 2º andar, integrantes da unidade cirúrgica, foram reformados e já estão em funcionamento desde o início de junho. segundo a geren-te do hospital, Lívia neves teixeira, o projeto já totalizou 12 apartamentos reformados, além de áreas de apoio do andar como abrigo de resíduos e copa. os apartamentos são climati-zados com mobiliário de alto padrão.

tombado pelo instituto do patrimônio histórico e cultural, o hospital são Lucas também iniciou um projeto de revitalização externa em janeiro deste ano. aprovado pela Lei municipal de incentivo à cultura, o projeto prevê a limpeza da fachada, a restauração de marquises e a a recuperação do pó de pedra, revestimento usado na fachada conhecido como “sírex” que marcou época no início do século xx em belo horizonte.

rEvitaLiZaÇÃo do hospitaL sÃo LucasALMIR GOMES

apartamentos revitalizados com alto padrão de hotelaria hospitalar

nova cEntraL dE atEndimEnto

o instituto de Ensino e pesquisa santa casa bh, em parceria com o Laboratório bristol mayers squibb, promoveu no dia 11 de junho o “treinamento em boas práticas clínicas” com enfoque na normativa nº 4 da anvisa. seguindo um padrão de qualidade científica e ética internacional, a aderência a esse padrão assegura a credibilidade dos dados de estudos clínicos. o treinamento foi ministrado pela farmacêutica thalita macedo e contou com a presença do comitê de Éti-ca em pesquisa com seres humanos (cEp), responsável em avaliar se o estudo pode ser realizado na instituição, além de representantes de cada centro de pesquisa - oncologia, endocrinologia, cardiologia, oftalmologia, neurologia, ne-frologia, reumatologia e clínica médica. os temas aborda-dos foram “instrução da normativa nº 4 anvisa” e “como transformar o bom no melhor”.

boas prÁticas cLÍnicas

investindo cerca de r$ 700 mil, a santa casa bh re-cebeu 6 novos equipamentos que serão utilizados no setor de endoscopia do centro de diagnóstico e tratamento. no dia da entrega dos 3 endoscópios, 2 colonoscópios e 1 duodenoscópio, os diretores ailton rodrigues, da inter medical, e Eduardo miranda, da pentax, se reuniram na provedoria com o provedor saulo coelho, o superintendente-geral, dr, porfirio andrade, e a gerente do cdt da santa casa bh, ana paula furtado. segundo ailton rodrigues, “os pacien-tes contarão com o benefício de desfrutar do que há de mais moderno em termos de geração de imagens e tecnologia que, atrelado aos treinamentos e suporte técnico, garantirá a excelência necessária no campo de atuação”.

novos EQuipamEntos para o cdt

central de atendimento santa casa saúde na av. carandaí

ALMIR GOMES

SANTA CASA NOTÍCIAS | JUNHO de 201312

REMETENTE | grupo santa casa bh | av. francisco sales, 1111 | santa Efigênia | belo horizonte - mg | cEp 30150-221

ausEntE

nÃo ExistE o nº indicado

informaÇÃo Escrita por tErcEiros

mudou-sE

nÃo procurado

dEsconhEcido

EndErEÇo insuficiEntE

rEcusado outros:

assinatura E nº do cartEiro:

PARA USO DOS CORREIOS

FECHAMENTO AUTORIZADO – PODE SER ABERTO PELA ECT

a funerária santa casa bh, fundada em 1900, consolidou-se como uma unidade assistencial relevante na história de belo horizonte. há décadas, realiza sepultamentos gratuitos para pessoas carentes e indigentes da capital. Em 2012, a média foi de 106 sepultamentos gratuitos por mês. renovando seu compromisso com o poder público, desde março deste ano a funerária santa casa bh ficou também responsável pelo transporte gratuito de corpos de pessoas carentes e indigentes, para o imL, quando há solicitação de necrópsia (exame que determina a causa da morte do indivíduo) dos hospitais risoleta tolentino neves, João xxiii e santa casa bh. conforme o gerente da unidade, Jefferson florêncio, este serviço contribuiu para diminuir o número de desconhecidos que chegavam ao imL. “antes de encaminhar os corpos ao instituto,

fazemos um trabalho prévio de identificação, buscando documentos dos falecidos e agilizando os processos no imL, explicou.

transportE funErÁrio gratuito

com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais para trabalhar no setor funerário, estão abertas as inscrições para a próxima turma do curso de tanatopraxia (prepa-ração de corpos) promovido pela funerária santa casa bh. as inscrições seguem abertas até o preenchimento das vagas oferecidas, com início das aulas no dia 24 de julho. os interessados em participar devem ser maiores

de idade e estar cursando o ensino médio. ministrado por profissionais do grupo santa casa bh, o curso aborda áreas como tanatopraxia padrão, tanatopraxia para ne-cropsiado, tanatopraxia avançada, embalsamento e em-balsamento internacional. informações e inscrições: av. bernardo monteiro, 367 - santa Efigênia. telefones: (31) 3213.4001 / 3252.7103.

curso dE tanatopraxia

representantes de hospitais filantrópi-cos de todo o país - reunidos no último dia 26, em brasília - revalidaram em assembleia, por unanimidade, o nome de saulo Levindo coelho (atual provedor da santa casa bh) como presidente da confederação das santas ca-sas de misericórdia, hospitais e Entidades filantrópicas (cmb) do brasil.

após o encontro, todos se reuniram com o ministro da saúde, alexandre padilha, para discutir assuntos em evidência no setor: equalização das dívidas dos filan-trópicos, reajuste da tabela sus e royalties do petróleo.

prEsidÊncia da cmb

acrEditaÇÃo - Em junho, no auditório do hospital são Lucas, membros do corpo clínico do grupo santa casa bh participaram de treinamento sobre o projeto acre-ditação e sobre os “protocolos assistenciais por Linha de cuidado” que serão construídos, por cada clínica da instituição, na próxima etapa do projeto.

ALMIR GOMES