junho 2011

12
JORNAL CIDADE PAISAGEM Ano XIX - nº 302- Piquete, junho de 2011 - Preço R$1,00 - Distribuição gratuita promocional A SERVIÇO DE PIQUETE E REGIÃO Piquete, tu já estás velhinho, mas tens jeito de menino. Pobre, remendado nos fundilhos, sujo de graxa, orvalhado de suor. Nasceste sob e signo do trabalho e da simplicidade. Surgiste ao léu, medroso e tí- mido nas patas dos cavalos, nos gritos dos domadores e na paciência dos tropeiros. Cresceste, lentamente, ao estalo dos chi- cotes, à luz das fogueiras madrugantes, à la- dainha chuventa nas capas boiadeiras e foste embalado pela música fanhosa dos carros de boi nos solavancos das estradas. Despertaste, um belo dia, na brancura perfumada dos cafezais. Conheceste o luxo dos barões, brincaste com cristais e porcelanas. Te coroaram de palmeiras, mas gemes- te nos gemidos dos escravos. Colheste, nas fazendas, a flor de leite, desabrochando em pétalas de espuma. Mas o teu destino é o da gente operária, que tem sonhos emoldurados de esperança. E ficaste alegre com o trenzinho que te deram de presente. Mas, um dia, ficaste muito triste com um barulho sem poesia que roubou teus filhos. E percebeste, apreensi- vo, que o trenzinho não era de brinquedo. Não ignoras esta verdade: o do en- contro com a morte. É justamente esta Piquete - meu amor Texto publicado no jornal URJE NOTÍCIAS em junho de 1973 Nossas homenagens a Piquete nas palavras do Professor Francisco Máximo consciência do trágico que te unge de he- roicidade. Sei que tu és pobre, mas eu te amo nesta pobreza e nesta carência que te afas- ta do sofisticado. Eu te amo com amor infindo! * a tua paisagem sempre antiga e sem- pre nova, * as tuas madrugadas que cheiram a segredos invisíveis, * a tua paz que escorre feito mel, * as tuas ruas que carregam passos apressados, * o teu silêncio-espantado pelo fogue- tório inocente da URJE e alfinetado pelo ritmo aveludado da Apolo 2001, * a tua graça de menina interiorana. Amo-te, porque és o ventre que aga- salha o útero que me gerou. Amo-te, porque és poesia verde-azulada que me balança nas cordas da inspiração. Amo-te, porque minhas raízes são ca- boclas e longe de ti sinto-me exilado. Gostaria apenas que fosses menos po- bre: que no Morro do Querosene a lâmpa- da expulsasse o lampião. Meu querido Piquete, a URJE, a bem- amada, te cumprimenta e te sorri neste 15 de junho. Parabéns, Piquete bem-amado. Francisco Máximo Fereira Neto Piquete, 120 anos! Parabéns! A nova entrada de Piquete, observada pela imponência da Serra da Mantiqueira. Parabéns à administração pública do munucípio por mais este carinho pela nosssa cidade.

Upload: idelmo-reis

Post on 29-Mar-2016

244 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

ANO XX - EDIÇÃO No. 302

TRANSCRIPT

Page 1: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Ano XIX - nº 302- Piquete, junho de 2011 - Preço R$1,00 - Distribuição gratuita promocional

A SERVIÇO DE PIQUETE E REGIÃO

Piquete, tu já estás velhinho, mas tensjeito de menino.

Pobre, remendado nos fundilhos, sujode graxa, orvalhado de suor.

Nasceste sob e signo do trabalho e dasimplicidade. Surgiste ao léu, medroso e tí-mido nas patas dos cavalos, nos gritos dosdomadores e na paciência dos tropeiros.

Cresceste, lentamente, ao estalo dos chi-cotes, à luz das fogueiras madrugantes, à la-dainha chuventa nas capas boiadeiras e fosteembalado pela música fanhosa dos carros deboi nos solavancos das estradas.

Despertaste, um belo dia, na brancuraperfumada dos cafezais. Conheceste o

luxo dos barões, brincaste com cristais eporcelanas.

Te coroaram de palmeiras, mas gemes-te nos gemidos dos escravos.

Colheste, nas fazendas, a flor de leite,desabrochando em pétalas de espuma.

Mas o teu destino é o da gente operária,que tem sonhos emoldurados de esperança.

E ficaste alegre com o trenzinho que tederam de presente. Mas, um dia, ficastemuito triste com um barulho sem poesia queroubou teus filhos. E percebeste, apreensi-vo, que o trenzinho não era de brinquedo.

Não ignoras esta verdade: o do en-contro com a morte. É justamente esta

Piquete - meu amor Texto publicado no jornal URJENOTÍCIAS em junho de 1973

Nossas homenagens a Piquete naspalavras do Professor Francisco Máximo

consciência do trágico que te unge de he-roicidade.

Sei que tu és pobre, mas eu te amonesta pobreza e nesta carência que te afas-ta do sofisticado.

Eu te amo com amor infindo!* a tua paisagem sempre antiga e sem-

pre nova,* as tuas madrugadas que cheiram a

segredos invisíveis,* a tua paz que escorre feito mel,* as tuas ruas que carregam passos

apressados,* o teu silêncio-espantado pelo fogue-

tório inocente da URJE e alfinetado pelo

ritmo aveludado da Apolo 2001,* a tua graça de menina interiorana.Amo-te, porque és o ventre que aga-

salha o útero que me gerou.Amo-te, porque és poesia verde-azulada

que me balança nas cordas da inspiração.Amo-te, porque minhas raízes são ca-

boclas e longe de ti sinto-me exilado.Gostaria apenas que fosses menos po-

bre: que no Morro do Querosene a lâmpa-da expulsasse o lampião.

Meu querido Piquete, a URJE, a bem-amada, te cumprimenta e te sorri neste 15de junho. Parabéns, Piquete bem-amado.

Francisco Máximo Fereira Neto

Piquete, 120 anos! Parabéns!

A nova entrada de Piquete, observada pela imponência da Serra da Mantiqueira.

Parabéns à administração pública do munucípio por mais este carinho pela nosssa cidade.

Page 2: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 02Ed. no 302 - junho 2011

Aciap em ação

Suely Brito Villar Torino

Erick RaçõesErick RaçõesErick RaçõesErick RaçõesErick RaçõesÀ querida cidade

de Piquete nossos votosde muita paz,

amor e prosperidade.Parabéns,

Cidade Paisagem!

Lojão de Móveis BibianoPiquete merece

este carinho.Muito amor e prosperidade

para Piquete.Viva a Cidade Paisagem!

Fundado em 15 de novembro de 1990 por Claudinei de Barros Magalhães

CNPJ - 04.441.411/0001-73 - End: Rua Cel José Mariano,228 - CEP 12 620-000 - Piquete-SP Tel.: (12) 31563498 - [email protected]ários: .................................................................................................. Ireana Ferreira de Melo Silva e Arany Norberto da SilvaRedator: .............................................................................................................................................................. Paulo Roberto da SilvaDiagramação: ...................................................................................................................................................... Paulo Roberto da SilvaGráfica: ............................................................................................................... Jornal Guaypacaré Ltda. CNPJ 45.383.528/0001-25Tiragem: ........................................................................................................................................................................ 1.500 xemplaresPeriodicidade: ........................................................................................................................................ Mensal - Circulação Regional

A editoria não é responsável por artigos assinados nem solidária com os conceitos emitidos nos mesmos.

JORNAL CIDADE PAISAGEM

Mas nem por isso eu deixei de ir aobelo desfile dos 120 anos de emancipa-ção politica de Piquete, quando atletas,ex-prefeito, pessoas da comunidade emuitos professores já falecidos e o nossocolega e amigo Prof. Chico Armando fo-ram homenageados.

Ao som de duas bandas, a da ForçaPública do E. de S. P. e a do 5º Bil, osestudantes fizeram bonito para com as pes-soas homenageadas escolhidas, entre tan-tas que levaram o nome de Piquete poreste Brasil, pessoalmente ou através dosensinamentos que ministraram.

E, como foi bom saber de detalhes davida desses notáveis até então desconhe-cidos pela maioria ali presente.

Sem desmerecer os demais, quero meater aos que procurarei resumir o muitoque fizeram por nessa cidade.

Triguinho, que infelizmente não com-pareceu por conta de compromissos comseu time Coritiba-PR e do qual meus ne-tos paranaenses Brunna e Giovanni sãotorcedores fanáticos. Vindo de família hu-milde, sua trajetória brilhante pelos timesFiguerense, São Caetano, Botafogo e San-tos o levou a jogar no Barcelona B daEspanha e depois na Bélgica.

Mas tudo isso não teria valor se elenão continuasse a ser o atleta simples,dedicado à família, buscando sempre suasraízes em Piquete e servindo de exemplo aoutros atletas deste celeiro de craques queé Piquete (Gualberto, Alex, Rafhael, Muri-lo, Pedro, Lucas e outros).

Tomara Deus que surjam muitos Trigui-nhos em meio à criançada que ele presenteoucom camisetas, bolas e bandeira de seu time.

Não poderia deixar de falar também daProfª Marïinha Molta, escritora, poeta edeclamadora, cujo dom fez o nome de Pi-quete brilhar nas Academias de Letras des-te Brasil afora.

Problemas de saúde a afastaram doconvívio social, mas não impediram quesua obra fosse reconhecida e aplaudidapor todos que a conheceram.

E foi um sobrinho desta educadora,Prof Francisco Máximo Ferreira Nettoquem arrancou dos presentes os aplau-sos mais calorosos. Elegante, esguio, pa-

Nem todo mundo cabe no palanquerecendo um jovem de cabelos brancos,num termo “Pierre Cardin”, foi a apoteosedo desfile, homenageado pela EscolaMunicipal Maria Auxiliadora Ramos.

Aplaudido por alunos, ex-alunos, pais,colegas e autoridades, ele era como o “Ve-lho Chico”, “Uma forma cultural de ser”,acenando para todos.

Na sua fé, religiosidade e sabedoriaele será sempre o “eterno professor” res-ponsável pelo falar e escrever corretamen-te das diversas gerações das escolas ondelecionou.

Mas tudo é magia...Amanhã, ele voltará, como nós cole-

gas de profissão, a receber o mísero salá-rio que nos concede o Dr. Geraldo Alcki-min, governador do Estado mais rico doBrasil (São Paulo).

E, ao deputado que fretou o helicóp-tero para ficar nada mais que 20 minutosna festa de aniversário, não foi sequer per-guntado:

- O que farão esses jovens da “EscolaLeonor Guimarães” após terminarem o 3ºano do Ensino Médio?

Cadê os cursos profissionalizantesprometidos, mas não cumpridos?

Mas, em dias de festas, tudo é bonitocomo num sonho e é muito bom sonhar,nem que seja por um dia apenas.

Em tempo:

Boa viagem e breve retorno: à Fer-nanda, filha da Dadinha, que foi para oCanadá onde já se encontra Luiz Augus-to, seu irmão e ao meu filhão Celso, quefoi para a China concluir seu curso deMBA da USP, em parceria com a Itaípu.

Foi só eu dizer que eu não tenho nada deextraordinário que caia dos céus na minha con-ta, que um internauta resolveu arranjar umpatrocinador para pintura de minha casa eminhas viagens ao aeroporto para Curitiba.Aobem informadodito cujo quero dizer que ne-nhum dos meus filhos lá reside.

Não sabia ser tão poderosa....hehehe...

Data/hora - 02/07/2011 - 13h Local - Clube TerranaIngressos antecipados pelos tel 3156 3498 e 8147 7500

Reserve seu ingresso para o VIII Festival do CostelãoFogo de Chão de Piquete

O Estado de São Paulo, através da Secretaria de Turis-mo e da TUR SP - Empresa Paulista de Turismo eEventos estará realizando lançamento da primeira edi-ção do Rotas de São Paulo, um guia onde foram seleci-onamos os 106 principais municípios turísticos doEstado (além da capital), divididos em oito capítulos,cada um representando um eixo rodoviário. Piquetepertence à Rota Vermelha que nos liga a Campos doJordão e a Pindamonhangaba, cidades do Circuito Man-

tiqueira de Turismo. Este projeto Rotas de São Paulo apresenta as verdadeiras atrações turís-ticas paulistas: sua riqueza cultural, as praias exuberantes, a saborosa e diversificada gastrono-mia, as pousadas de charme e as trilhas em meio à natureza. Nestes meses de julho e agostoreceberemos ônibus durante quatro dias por semana com turistas do nosso estado para visitaro nosso município.

Atenção Associados Unimed/Lorena:Em breve, atendimento personalizado.

Marcação de exames médicos e informações, na ACIAP.

Atenção! O Jantar de Confraternização da ACIAP foi adiado.Associado, sua presença será muito importante

para o fortalecimento de nossa Associação Comercial e Empresarial.Em breve, nova data! Mais informações: tel 3156 1012

01 ............................................................................................. Aparecida T. Pereira dos Reis09 ................................................................................................ Guilherme de Souza Ribeiro10 ............................................................................... Maria Aparecida Gonçalves Monteiro15 ............................................................................................................... Ana Rosa de Jesus20 ................................. Fabrício Christiano Ramos (Plano Assist. Familiar N.S. de Fátima)23 ........................................................ Luís Fernando Sene ( Shock Componentes Elétricos)24 ........................................................................................................ Benedita Leite Pacheco26 ............................................................................................. Idelmo Donizete R. dos Reis27 .......................................................................................................... Dalila R. Alves Primo30 ............. Maria Inez da Silva Faria e Rudney Domingues de Paula ( Gênesis Informática)

Parabéns aos associados aniversariantes do mês de julhoParabéns aos associados aniversariantes do mês de julhoParabéns aos associados aniversariantes do mês de julhoParabéns aos associados aniversariantes do mês de julhoParabéns aos associados aniversariantes do mês de julho

Page 3: JUNHO 2011

02/07 .................................................................................. Regina Célia dos Santos.04/07 ............................................................................... Suélen Aparecida da Silva.09/07 ............................................................................... Gláucio de Oliveira Ramos.10/07 ........................................................................... Stephanie Ribeiro de Amorin.11/07 .............................................................................. Maria Luíza Alves da Silva.12/07 .................................................................................... Antônio Carlos Ribeiro.19/07 ............................................................................................... Marcos Vinícios.19/07 ......................................................................... Arnaldo César Vieira de Paula.22/07 ......................................................................... Camila Gonçalves Magalhães.22/07 ............................................................................... Ana Maria Gouvea (Teka).25/07 ........................................................................ Maria Helena de Oliveira Pinto.27/07 ................................................................................ Gabriela Rodrigues Alves.

JORNAL CIDADE PAISAGEM

Coment á r io s . . .Claudinei de Barros Magalhães - E-mail: [email protected]

Pag 03Ed. no 302 - junho 2011

Nesta edição vence o períodode dez anos do meu direito de es-crever nesta coluna; portanto, apartir do próximo mês, esta pági-na deverá ser destinada para ou-tros serviços, a critério da dire-ção do jornal. Desejo muito su-cesso a este veículo de comunica-ção e a todos os seus colabora-dores.

A direção do SupermercadoPolys realizou uma belíssima festajunina no dia 15 de junho, ocasiãoem que o evento foi concorrido emuito farto.

O empresário Xeroso acaba deadquirir uma propriedade ao ladoda sua sede, cujo espaço deveráservir para ampliar ainda mais oambiente para os seus clientes.

O empresário Wagner Wande-lei Caetano de Abreu conseguiu li-berar junto ao DNPM diversosdecretos de lavra e já realizou umnegócio de alta monta que lhe pro-porcionará oportunidade de inves-tir nas suas empresas gerando em-pregos e investimentos para o nos-so município.

Comenta-se pela cidade quefoi realizada uma pesquisa recen-te no município demonstrando queo único aliado do prefeito foi ochefe de gabinete, Joaquim AlvesJúnior (PTB), tecnicamente empa-tado com os demais candidatos daoposição. Vamos aguardar as ar-ticulações para ver qual candida-to poderá sair na frente.

O pré-candidato a prefeito,Xeroso, tem sido vítima de ata-ques de seus adversários que, aoque parece, estão preocupadoscom a sua facilidade de granjearapoios em virtude da sua históriade menino pobre que se tornouempresário, gerador de empregose que acredita no município dePiquete, tendo em vista que inves-te maciçamente na cidade.

Mesmo após Xeroso afirmarque não concorda com a adminis-tração atual, querem, a qualquercusto, atrelá-lo ao prefeito, esque-cendo-se de que ele concorreu aduas eleições em oposição ao pre-feito.

Alguns dirigentes do PSB dePiquete participaram de um se-minário do partido realizado naCâmara Municipal de São Josédos Campos, dia 18/06, ocasiãoem que a Deputada Federal, Kei-ko Ota, participou do eventobrindando os presentes com oseu conhecimento e incentivandoa todos rumo as eleições de2012.

Na qualidade de Presidente doPartido Democratas em Piqueteinformo a todos que apesar de euestar participando de reuniões deoutras legendas o Partido Demo-cratas ainda não definiu se lança-rá candidato a prefeito ou se apoi-ará algum candidato de outro par-tido. Neste ano, ainda estamosouvindo os diversos pré-candida-tos para definir a nossa posição.Todos tem chance, basta nos con-vencer que suas propostas são asmelhores pra Piquete.

“Há pedras em seu caminho? Recolha-as e construa seu castelo!”

Parabéns aos aniversariantes de julho

Despedida

Comenta-se a boca pequena queapenas três candidatos concorrerão aseleições de 2012 para o cargo de pre-feito. Trata-se da arquiteta Ana MariaGouvea – Teka, PT, do chefe de gabi-nete do prefeito, Sr. Joaquim Alves Jú-nior, PTB e do empresário, AgnaldoAlmeida Mendes – Xeroso, PSDB.

A pré-candidata do PT apesar de che-gar em segundo lugar nas eleições de 2004e 2008 perdeu lideranças importantes dasua base. Lígia, que foi sua vice em 2004e Xeroso em 2008 não estão com ela. OsVereadores Claudinei da Delegacia e Gato,principais políticos que a apoiaram em2008, já manifestaram apoio para o can-didato do PSDB. Resta agora saber quem

realmente vai apoia-la para analisarmosas suas chances.

O pré-candidato da base do prefeitodeverá ser apoiado pelo PMDB, PRP,PTB, PHS, PDT, PP, PSL PSDC, e pelasua experiência nas articulações tem gran-de chance de obter uma boa votação, comgrande possibilidade de chegar na frente.

Xeroso, assessorado por lideranças doPSDB, PR e PV é o que está conseguin-do a adesão de lideranças importantes dosdiversos bairros da cidade e se continuarcrescendo o apoio a sua candidatura po-derá surpreender a todos se elegendo pre-feito e inaugurando uma nova era da poli-tica de Piquete. Ou seja, um jovem em-preendedor sem vícios da politicagem.

O Rotary Club de Piquete realizamensalmente o sorteio de dois kitschurrasco, visando angariar recursospara a reforma da sua sede e parasuas obras sociais. Diversos muníci-

Kit Churrasco Rotary Piquetepes já foram contemplados. No últi-mo sorteio realizado dia 08 de junhoos felizardos foram: Agripina Silva(sorteio) e Nelson Domingues (maiorlance).

Supermercado Polys

O Rotary Club de Piquete, dia 29/06/11, empossará o seu novo ConselhoDiretor para a gestão 2011/2012, que fica assim constituído:Presidente: ------------------------------------------ Claudinei Luiz de Moraes.Vice-Presidente: ---------------------------------------- Marcos da Silva Faria.Secretário: ----------------------------------------- Damares Barbosa de Faria.2° Secretário: ------------------------------------ Edmilson Dimonclair FerreiraTesoureiro: ----------------------------------------------- Marcos da Silva Faria2° Tesoureiro:----------------------------------------- Rudinei Gomes de LimaDiretor de Protocolo: ---------------------- Claudinei de Barros Magalhães2° Diretor de Protocolo: ----------------------------- José Ferreira de Sousa.Diretor de Patrimônio: ----------------- Benedito de Carvalho (Nê Peixão).Instrutor do Clube: -------------------- Fabiano Cristóvão Souza de Araújo.

Rotary Club empossará novo Conselho Diretor

Supermercado Xeroso

Mineração Caetano

Pesquisa eleitoral

Candidaturas

PSB/ PIQUETE

DEM/ PIQUETE

Eleições 2012

Page 4: JUNHO 2011

Ed. no 278 - Junho 2009

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 04Ed. no 302 - junho 2011

Os DoutOs DoutOs DoutOs DoutOs Doutororororores Chares Chares Chares Chares CharlesleslesleslesAAAAA.Mac.Mac.Mac.Mac.Machado, clínico ghado, clínico ghado, clínico ghado, clínico ghado, clínico gerererereral,al,al,al,al,e Are Are Are Are Arrrrrrison Alan de Casison Alan de Casison Alan de Casison Alan de Casison Alan de Castrtrtrtrtro,o,o,o,o,

especialisespecialisespecialisespecialisespecialisttttta em Ora em Ora em Ora em Ora em Ortttttodontia,odontia,odontia,odontia,odontia,congcongcongcongcongrrrrratulam-se com osatulam-se com osatulam-se com osatulam-se com osatulam-se com os

cidadãos piqcidadãos piqcidadãos piqcidadãos piqcidadãos piqueueueueuetttttenses nos 1enses nos 1enses nos 1enses nos 1enses nos 12020202020anos de emancipaçãoanos de emancipaçãoanos de emancipaçãoanos de emancipaçãoanos de emancipação

político-adiminispolítico-adiminispolítico-adiminispolítico-adiminispolítico-adiministrtrtrtrtrativativativativativa dea dea dea dea dePiqPiqPiqPiqPiqueueueueuettttte, a Cidade Pe, a Cidade Pe, a Cidade Pe, a Cidade Pe, a Cidade Paisagaisagaisagaisagaisagem.em.em.em.em.

Belos soBelos soBelos soBelos soBelos sorrrrrrrrrrisos parisos parisos parisos parisos paraaaaatttttooooodos os piqdos os piqdos os piqdos os piqdos os piqueueueueuetttttenenenenenseseseseses!s!s!s!s!

Que o Grande Arquitetodo Universo abençoe

Piquete nos seus 120 anos!

Direito escamoteado

A QuitandaMineira

congratula-secom o povopiquetense

pelo transcorrerdos 120 anos

da emancipaçãopolítica

do município.

Quitanda MineiraA quitanda da Vera

Você merece,Piquete. Parabéns!

São 120 anosde muita luta,

amor e carinhopor esta cidade.

SupermercadoPeg-Pag Regina

Loja MaçônicaSão Miguel

A humanidade desenvolveu tal su-tileza no escamoteamento do direito quealgumas pessoas chegam mesmo a sen-tir-se inferiores.

Isto, mesmo em países democráticose cristãos.

A democracia ensina: todos sãoiguais perante a lei.

O cristianismo estabelece que todossomos irmãos, criados pelo pai de Je-sus Cristo.

Hoja, fala-se tanto em direitos hu-manos que, de repente, nos detemos in-trigados: será que estamos no lugar cer-to? Será que se prepara uma mudançaradical de trajetória?

Aprendemos que somos cidadãos.Que tudo o que existe no país pertencea todos os cidadãos. Que todos os ci-dadãos aptos têm o dever de trabalharpara produzir riquezas.

A riqueza advinda do trabalho, bemcomo a riqueza da natureza pertence aopovo.

O povo escolhe alguns cidadãospara gerir as riquezas do país de tal modoque ninguém fique sem a sua parte. Te-mos, então, os governantes e os funci-onários públicos. Os governantes sãoeleitos, e os funcionários públicos pres-tam concurso.

Os governantes e os funcionáriospúblicos não produzem riquezas. Sãoassalariados, são pagos pelo povo atra-vés de impostos.

Uma parte dos empregados do povoconstitui o legislativo, que estabeleceuma série de normas que regem o com-portamento do povo e de seus empre-gados para que nada possa prejudicar avida do país.

No atual estágio de desenvolvimen-to dos seres humanos ainda existem ho-mens em armas.

A autoridade civil do mais alto car-go, assessorada por um conselho for-mado por civis e militares, decidirá quan-do fará uso da força – sempre em bene-fício do povo, porque os militares sãopessoas do povo, pagas pelo povo.Mesmo os voluntários, quando em ação,têm sua manutenção garantida pelopovo.

O uso da força é exceção, porqueexistem juízes e diplomatas que envidamesforços para obter pacificamente o re-lacionamento com outros povos. Juízese diplomatas também são pagos pelopovo.

Um povo pode ser rico ou ainda es-tar caminhando para a riqueza.

Os responsáveis pelo atos que vãomelhorar a vida do povo devem estarsempre muito atentos para que a repar-tição do muito ou do pouco que o país

possui se faça com equanimidade emtodos os setores. Todo povo dever teralimentação, moradia, educação, saúdee lazer atendidos satisfatoriamente.

Se houver pluralidade étnica, todosos grupos terão liberdade para desen-volver sua cultura, seus costumes, in-clusive religião.

Se, por descuido de alguma entida-de do governo, alguma pessoa se sen-tir lesada, poderá fazer valer seus direi-tos e será atendida sem protelação.

Para mim, país é isto. Povo é assim. Não se pode admitir indigência de

qualquer natureza.O ser humano é livre. Se achar que

deve submeter-se a prolongados jejuspara modificar características de suaaura, poderá fazê-lo. Mas nunca passarfome por lhe ser negada alimentação. Aautoridade máxima do país não podeinfringir as normas estipuladas, porqueseu poder é emprestado, é conferidopelo povo.

Se o militar, o diplomata ou o juiz dei-xarem de cumprir suas funções podemser afastados.

Da mesma forma, os pais que aban-donam os filhos, o professor que nãoensina, o médico que falta ao plantãoserão chamados a explicar-se.

Tantos anos falando em democraciae ainda temos discursos inflamados fa-lando de direitos humanos.

Por que, até hoje, há criaturas quese julgam iluminadas, únicos capazes dedirigir um povo como se fosse um ban-do de zumbis?

Por que, até hoje, existem militaresque atiram contra o povo que os con-tratou para garantir seus direitos con-tra a ganância de outros povos?

Por que, ainda hoje, existem povosque se dão direito de invadir um país edestruir o que foi construído com es-forço em centenas e até milhares deanos? E não se responsabilizam por seusatos? E não admitem que os responsá-veis por carnificinas sejam levados atribunais internacionais?

Afinal, democracia é uma ilusão ouuma farsa.

Qual o direito que o homem tem? Ode perder uma perna porque o solo sa-grado de seu país foi minado pelo inva-sor? O de ver seus reservatório de águadestruído por um míssil de um povo quediz protege-lo de seu próprio povo? Ode ver um demente sanguinário destruiruma etnia inteira?

A conclusão é cruel.O direito existe. Para ser escamo-

teado.

Abigayl Léa da Silva

Page 5: JUNHO 2011

Ed. no 278 - Junho 2009

A QuitandaSão Miguel sente-sefeliz por participardas homenagens

a Piquete,em sua data magna.

PARABÉNS,PIQUETE,

pelos 120 anosde emancipação

político-administrativa!

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 05Ed. no 302 - junho 2011

Parabéns,Piquete!

Bar do BoiPonto de encontro dos piquetenses, em Delfim Moreira.

LOJA REGINA& REGINA

CALÇADOSMuito amor e carinho

por esta cidadeque abriga um povo

maravilhoso.Parabéns, Piquete!

Av. Conselheiro RodriguesAlves, 92 Tel. 3156.1399

eSupermercado Genaro

Agradecemosa preferênciae desejamos a

Piquete anos e anosde prosperidade.

Ao longo dos 120 anosAo longo dos 120 anosAo longo dos 120 anosAo longo dos 120 anosAo longo dos 120 anosde Piquete, Vezaro e famíliade Piquete, Vezaro e famíliade Piquete, Vezaro e famíliade Piquete, Vezaro e famíliade Piquete, Vezaro e família

orgulham-seorgulham-seorgulham-seorgulham-seorgulham-sede ter compartilhadode ter compartilhadode ter compartilhadode ter compartilhadode ter compartilhado

com seu povo o caminharcom seu povo o caminharcom seu povo o caminharcom seu povo o caminharcom seu povo o caminhardessa gloriosa jornada.dessa gloriosa jornada.dessa gloriosa jornada.dessa gloriosa jornada.dessa gloriosa jornada.

Salve, Piquete!

Padaria e mercadinhoPadaria e mercadinhoPadaria e mercadinhoPadaria e mercadinhoPadaria e mercadinhoVezárioVezárioVezárioVezárioVezário

RPG (Reeducação Postura Global) -Ortopedia -Respiratória -

Neurologia - Reumatologia

Parabéns,Parabéns,Parabéns,Parabéns,Parabéns,Piquete!Piquete!Piquete!Piquete!Piquete!

ESCOLA PROFESSOR LEOPOLDO MARCONDES DE MOURA NETTO

A Escola Professor Leopoldo Marcondes de Moura Netto participou do desfilecívico em homenagem ao 120º aniversário de emancipação política do município,quando homenageou o Jogador Triguinho. Mantendo a tradição da escola, osalunos, futuros cidadãos do município, desfilaram com esmero abrilhantando oevento. Parabéns a Piquete pelo seu aniversário.

Em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Piquete, no dia 10 dejunho do corrente, em homenagem ao transcurso dos 120 anos de emancipação

político-administrativa do município, foram entregues as seguintes honrarias àspersonalidades abaixo::

Título de Cidadão Honorário de Piquete:

Reverendíssimo Monsenhor João Bosco de CarvalhoSenhor Tenente Coronel Márcio Santos e Silva

Doutor Júlio Mário de Medeiros BorgesSenhor Fabiano Cristóvão Souza Araújo

Senhor José Pedro MarianoSenhor Joel Ligiero Vargas JuniorSenhor Sidio Benedito Marcondes

Prêmio Placa de Prata

Senhor Braz D’Ávila RodriguesSenhor José de Azevedo

Câmara Municipalde Piquete

Page 6: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 06Ed. no 302 - junho 2011

Carta do LeitorSr Editor

A questão educacional continua irresolvi-da no Brasil, e no item qualidade, bastanteproblemática. Logo no início do primeiro man-dato do governo Lula (2003-2006) foi desen-volvido um plano de rápido incremento de fre-quência à escola, e as estatísticas foram acres-cidas de números de alfabetizados, além dapromoção de medidas que permitissem valo-res numéricos crescentes nos índices de apro-vação nas séries da grade escolar. Pois bem.As estatísticas no setor educacional foram van-gloriadas: passaram a ser orgulho nacional.

Entretanto, uma análise mais profunda re-vela que nem tudo está conforme o que seespera nas condições do aproveitamento damão-de-obra, fator dos mais relevantes na for-mação da juventude.

Publicação ligada à Confederação Naci-onal das Indústrias conclui que o jovem che-ga ao mercado de trabalho sem as mínimascondições desejadas para que seja especi-alizado em uma atividade produtiva ou, pelomenos, treinado para tanto. O ensino defi-citário e a própria alfabetização precária têmdeixado a desejar.

Programas improvisados e professoresdespreparados, desmotivados e mal pagospodem estar nas causas da discussão das ra-zões do problema. Afinal, educação é frutode um trabalho conjunto entre a família e aescola. Esperar que apenas o setor públicoresolva o problema é questionável. Mandarapenas à criança o material necessário é pou-co. De outro lado, é importante considerar osalto econômico provocado por um país in-dustrializado. O descompasso entre as de-mandas de mão-de-obra e o da qualidade doensino não deve portanto, ser tratado comouma razão pessimista. Pelo contrário, umarevisão bem fundamentada de nossas neces-sidades poderia abrir uma considerável saída,principalmente quando o país se propõe,como emergente, a se promover por eventosgrandiosos como a Olimpíada e a Copa doMundo de Futebol e, pelos interesses bas-tante demonstrados de se alinhar entre osmembros do Conselho de Segurança da ONU.Não sem deixar de lado o empenho de DilmaRousseff, na China, em abril do corrente, em

celebrar acordos importantes do ponto devista dos negócios de importação-exporta-ção e tecnológicos. As melhores intençõesforam declaradas e combinada a transferênciade setores industriais chineses para o Brasil.E a mão-de-obra a ser empregada?

Os chineses alegam que toda a propala-da eficiência de seus empreendimentos eco-nômicos se deve a uma poderosa infraestru-tura baseada na educação. São vitoriososnas estatísticas desse campo de atividades.Batem o Brasil de longe, como a mídia ex-pôs amplamente no evento da visita oficialda presidente Dilma.

Eles se orgulham do rigor aplicado nas es-colas e no cuidado das mães em casa. Umasino-americana publicou um livro que tem pro-vocado fervorosas reações. Trata-se de AmyChua, autora de um best-seller denominado,na tradução do inglês, “Hino de batalha damãe tigre”, no qual, relativamente aos filhos,recomenda vigilância estrita e exigência dosmelhores resultados. Ela, com duas filhas, alegater sido educada com o mesmo rigor que apli-ca. A tradução do livro está nas livrarias. Pa-rece não ter provocado muita discussão poraqui, dado que recomenda o controle da televi-são – número de horas e qualidade –, e a co-brança das notas altas, sem concessões, isto é,“sem dó, nem piedade”. O tema teria sidoignorado? A quem interessa discuti-lo?

Neste mês do aniversário da emancipaçãopolítica de Piquete, seria importante meditarsobre a questão educacional básica, a do ensi-no fundamental e médio. Afinal, em meio àscontradições fecunda-se o território da espe-rança, ou seja, a busca de escolas que realmen-te possam formar cidadãos e, portanto, pes-soas com responsabilidade.

Aguardemos, Sr. Redator. Afinal DonaDilma se diz adepta de melhorias na educaçãoe no padrão salarial dos professores. Istoporque a escolha das funções do magistério,principalmente na educação fundamental emédia, tem sido a última a ser feita, e quasesempre, por exclusão, isto é à falta de qual-quer outra.

Dóli de Castro Ferreira

O doce de coco azedou, o vinho se tor-nou vinagre e a água da chuva regou o limona calçada. Macetava cada peça de roupacontra a tábua, como se fincasse um prego namadeira. E aquela coisa mal parava em pé. Ti-nha de fazer malabarismos com os calços quecolocara com o fio que se enrolava no balan-ço dos braços. Calça jeans, tome. Camisa lis-trada, pronto. Bermuda branca, vinco. Vinco?Vinco o escambau.

- Mãe, mãe, tô com fome.Olhou para o garoto e imaginou-se dando

um bico no filho. Ele voou como uma bola efoi cair dentro da televisão. Teve a impressãode que nada lhe acontecera, pois ele caíra nagrama, espanara a poeira e já corria para batera falta. “Gooooooooooool”, gritou sem que-rer. O marido virou-se e disse que tinha sidopara fora. Ela balançou a cabeça como se qui-sesse espantar os maus pensamentos.

- Calma, meu amor, estou terminando. Brin-ca mais um pouquinho, que já vou.

Olhou para o sofá... Ele estava lá, senhorde si e do controle remoto. Fechou os olhos ese lembrou do primeiro encontro, do primeiroolhar, do primeiro beijo. Não via mais o prínci-pe que tanto a encantara. No calor frio daque-las roupas esturricadas, passava a limpo suaprópria vida. Talvez o ferro tivesse outra ser-ventia... “Casamento, coisa besta, seu!”

- Que foi que você resmungou, mulher?- Nada, não, meu amoooor.O filho saíra à feição do marido. Era tudo

na mão. Eles só se divertiam, e ela só se con-

Homem é Homem, Mulher é Mulhersumia nos afazeres domésticos. Pequenos egrandes tiranos. Pálida luz de uma sementeque, antes de germinar, morrera.

- Mãe, tô com dor de barriga.Parou com a roupa e foi cuidar do filho:

banho, troca de roupa, lanche, quarto de dor-mir. E a noitinha prometia engolir mais uma vezseus sonhos.

- Precisamos conversar. Isso não tá certo,não. Você passa o dia todo na frente da televi-são, enquanto eu, em pleno sábado, fico comtodo o trabalho da casa.

- Mas você quer o quê? Você não é mu-lher? Eu trabalhei a semana inteira...

- E eu não fiz nada? É isso que você acha?Eu não faço nada?

- Não foi isso que eu disse, não. Só achoque homens são homens e mulheres são mu-lheres. Cada qual nasceu para uma coisa.

Antes que pudesse responder, ouviu avinheta de chamada de sua novela preferida.Olhou para a tela e esqueceu-se de tudo. Foise sentando e se acomodando. Nada maisimportava. Estava hipnotizada pelos galãs,pelas casas esplendorosas, pelas vidas ide-ais. Quanta fartura, meu Deus!

O marido percebeu a deixa, depositou ocontrole remoto no sofá, levantou-se e, comose estivesse invisível, saiu pela porta da rua.Foi para o bar beber com os amigos, afinalhomem é homem, não é?

Numa tardinha brusca de outono, umquarentão de súbito faleceu.

No céu, São Pedro o recebeu. Digitou oCPF do mesmo no computador celestialpara que a janela de sua vida se abrisse.

Como no céu o trânsito de pessoas éintenso, a história do homem alongou-se.

Depois de mil anos, São Pedro levou-oa um recinto enorme e mostrou-lhe milharese milhares de cruzes, e falou:

- Homem, a sua história é igual às demais.Você, quando esteve na Terra, foi pessoa sim-ples e de boa qualidade. Algumas vezes clau-dicou, o que é normal. Você está credenciadoa ir para o Paraíso. Esta é a sua cruz. O cami-nho não é longo, porém, para se chegar láterá que atravessar um enorme rio.

O homem não teve escolha, colocou acruz no ombro e seguiu o caminho que lhefora indicado.

Andou. A estrada era entre loureiros-rosa e vinhas, o chão de piso inexplicável.Aves canoras e animais saltitantes alegra-

O peso da cruzvam o percurso. Não havia noite.

Depois de ter andado muito e muito, acruz começou a lhe pesar. Parava, limpava osuor e continuava a caminhada. Resolveucortá-la para aliviar-lhe um pouco o peso. Eo fez. Caminhou mais um tantão. Lá na fren-te sentiu novamente o peso da mesma, nãotitubeou, deu-lhe outro corte.

Foi adiante. A cruz, agora leve, não lhefoi difícil chegar ao rio. Deteve-se em suamargem - águas cristalinas e caudalosas. Amúsica, o sossego e a paisagem exuberantedo local indicavam-lhe que ali era o Paraíso.

E era mesmo. Só que o homem, para atin-gi-lo, tinha que atravessar o rio. A cruz seriaa ponte, porém como ele a cortara, os peda-ços fizeram-lhe falta.

Todos nós temos uma cruz para levar.No transcorrer do caminho temos que agircom sabedoria para que o peso da mesmaseja diminuído.

Parabéns, Piquete!Rua São Benedito, 126, Vila Esperança - tel (12) 3156 2099

[email protected]

Edival da Silva Castro

Edwalds Marques [email protected]

Data/hora - 02/07/2011 - 13h Local - Clube TerranaIngressos antecipados pelos tel 3156 3498 e 8147 7500

Reserve seu ingresso para o VIII Festival do CostelãoFogo de Chão de Piquete

Page 7: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 07Ed. no 302 - junho 2011

PParabéns, Piquete!

Tirolesa Garganta do Dragão

Km 1, estrada dos Marins.

Venha viveresta grande

aventura nascomemoraçõesdos 120 anos de

Piquete.

Parabéns!

Artesanato São Miguel

Avenida Luiz Arante Júnior, 281, centro - Piquete/SP Tel (12) 3156 1220

Em Piquete, consulte o Dr Rodrigo Galvão Salles. Av Conselheiro Rodrigues Alves, 45, sala 5, Centro, Piquete. Tel (12)3156 3608

A partir de uma certa idade começamoscom maior freqüência a recordar momen-tos que vivemos. Normalmente esses mo-mentos têm muito da nossa infância e pré-adolescência. Recordamos dos amigos deinfância os quais se mudaram para outrascidades; dos colegas da escola que nuncamais vimos e de outras pessoas nem noslembramos mais, enfim, muitas são as re-cordações e os esquecimentos também.

No entanto, algumas pessoas nuncasaem de nossa memória. Por exemplo, nãome esqueço nunca do Prof. Leopoldo, o“Sô Lopoldo”, como era chamado pormuitos, sempre enérgico e habilidoso nacondução da sua escola.

Outra pessoa que me recordo com fre-qüência é do Salvador. Foi ele quem, commuita habilidade e dedicação, ensinoumuitos piquetenses a arte de jogar fute-bol. Dos amigos de infância me recordodo Élcio Maduro, que se destacava pelasua inteligência; do Adriano Gentil (sar-gento Adriano), que com muito esforçorealizou seu sonho de ingressar na vidamilitar. Pessoas que deixaram suas mar-cas mesmo tendo permanecido tão pou-co tempo entre nós.

Outra lembrança que nos ocorre mui-tas vezes diz respeito à maneira como fo-

Minhas lembranças

mos educados por nossos pais. Quandonos tornamos pais, repetidamente conta-mos aos nossos filhos como eles eramrígidos, que antes não tínhamos a liber-dade que hoje eles têm, não tendo acessoàs facilidades da vida moderna, enfim,sempre achamos que “as coisas” erammais difíceis.

Também nos recordamos muito dascomemorações e das festas em nossa ci-dade: das quermesses, das festas juninas,das festas da escola, da dor sentida nabarriga ao lembrar que no próximo dia tí-nhamos de desfilar, pois seria 15 de ju-nho, aniversário de Piquete.

Recordar é mesmo viver.

Joaquim Alves Junior

Page 8: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 08Ed. no 302 - junho 2011

Parabéns, Piquete,pelos 120 anos

de emancipação!

A Renaplast parabeniza Piquetepelo transcurso dos 120 anos de emancipação

e orgulha-se em contribuirpara o seu progresso. Parabéns, Piquete!

O Deputado Estadual, Estevam Gal-vão, esteve presente no desfile come-morativo aos 120 anos de emancipaçãopolítico-administrativa de Piquete. Devi-do a inúmeros compromissos, o deputa-do veio de helicóptero e permaneceuquase uma hora na Praça Duque de Caxi-as onde se realizou o desfile. Na oportu-nidade, em seu discurso, agradeceu aospiquetenses pelos 691 votos obtidos nacidade nas últimas eleições e fez ques-tão de frisar o carinho e apreço que tem

Deputado Estevam Galvão prestigia aniversário de Piquetepelo povo de Piquete e, ainda, disse quecontinuará lutando para obter recursospara o município junto ao governo esta-dual. Dentre outros benefícios, já trouxepara Piquete, no ano passado, algunscursos da ETEC que foram ministradosna Escola Leonor Guimarães, além deobter recursos para a construção da UBSdo Bairo dos Marins. Neste ano,oDeputado destinou 130 mil reais para re-forma de praças publicas, além de 100mil para reformas dos PSF’s do Bairro

Santa Isabel e Santo Antônio. Recente-mente, intermediou um encontro com oGovernador de São Paulo, Geraldo Al-ckimin, quando estiveram presentes Pre-feito Otacilio, seus vereadores de basee o Secretario da Saude, Carlos Ávila.Na ocasião, foi lamentada a ausencia doVereador Rubinho Pedreiro, ,que junta-mente com Carlos Avila, trabalharampara o Deputado nas ultimas eleições.Nessa reunião, foi destinado, pelo go-vernador, o valor de 2,7 milhoes de re-

ais para a contrução de paredão paracontenção lateral do rio Piquete, desdeAv. Tancredo Neves até a frente do Hos-pital, dos 2 lados do rio; foi também apro-vado o recapeamento da Rodovia Cris-tiano Alves da Rosa ,que liga Piquete aCachoeira Paulista, e, que, segundo oDeputado, em seu discurso, disse que aobra já estava em fase de licitação. ODeputado assistiu parte do desfile e re-tornou a São Paulo para cumprir outroscompromissos.

Supermercado XerosoOnde você encontra tudo o que precisa.

Parabéns, Piquete!

RENAPLAST - IND E COMÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA

2º Festival do CamarãoDia 1º de julho, a partir das 20 h

Venha saborear os seguintes pratos:Bobó de camarãoCamarão à baiana

Strogonoff de camarãoCamarão empanado

Camarão fritoCamarão ao molho branco

Reserva pelo tel 3156 1887

Bovinu’s apresenta

Page 9: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 09Ed. no 302 - junho 2011

Neste ano, o desfile em comemoração aos 120 anos de Piquete trouxe como tema homenagens a personalidades ilustres da terra.Foram homenageados as seguintes personalidades: Prof Francisco Máximo Ferreira Netto, Prof Leonor Guimarães, Sra Maria Magdalenade Jesus, Sebastião Augusto Rodrigues, “Gugu”, Prof Leopoldo Marcondes de Moura Neto, Sr Carlos Vieira Soares, Sr Luiz Vieira Soares,Prof João Evangelista do Prado, Prof Dulce Bittencourt Damico, Prof e poeta Mariinha Mota, Sr Luciano da Silva, “Triguinho”, Dr JoséAmoroso, Sra Eunice Prado Nunes, Prof Nelo Pelegrine, Sr Manoel Pedro Espíndola, Sr Salvador de Souza e o tropeirista SinésioFerreira.Abrilhantaram o desfile,com seus harmoniosos acordes, a Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior,sediada em São José dos Campos, e a Banda do 5º Batalhão de Infantaria Leve, sediada em Lorena. Esteve presente o Deputado EatadualEstevam Galvão, que nutre um carinho muito especial por Piquete e que muito tem feito a seu favor. Abaixo, flashes do desfile:

Desfile cívico em comemoração aos 120 anos de Piquete

Page 10: JUNHO 2011

D I S K - E N T R E G A3 1 5 6 1 3 5 2 / 3 1 5 6 4 6 5 0

A Família Farmavale congratula-secom a população piquetense

pelo transcorrerdo 120º ano da emancipação

político-administrativa do município

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 10Ed. no 302 - junho 2011

Farmavale - Loja 1 - Rua do Piquete, 35, Centro. Tel 3156 1352 / 3156 4650 - Loja 2 - Av Luiz Arantes Jr, 29, Centro, Tel 3156 3403

D I S K - E N T R E G A3 1 5 6 1 3 5 2 / 3 1 5 6 4 6 5 0 / 3156 3403

Compre com os cartões acimaem tres vezes s/ juros.

Mantemos convênios com:

Em breve, Prefeitura de Piquete

J. Armando, Imperflúor, IMBEL,Sindicato Lorena,APEESP,

Maxion e Topfral.

. L . L . L . L . Losartan 50mgosartan 50mgosartan 50mgosartan 50mgosartan 50mg

Page 11: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 11Ed. no 302 - junho 2011

Page 12: JUNHO 2011

JORNAL CIDADE PAISAGEM Pag 12Ed. no 302 - junho 2011