juliana irani fratucci de gobbi ensinando regulação da pressão

19
Juliana Irani Fratucci De Gobbi Ensinando regulação da pressão arterial de forma lúdica Botucatu, São Paulo Edição do autor 2016

Upload: lamkien

Post on 08-Jan-2017

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Juliana Irani Fratucci De Gobbi

Ensinando regulação da pressão arterial de forma lúdica

Botucatu, São Paulo Edição do autor

2016

Campus de Botucatu

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉC. AQUIS. TRATAMENTO DA INFORM. DIVISÃO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CAMPUS DE BOTUCATU - UNESP BIBLIOTECÁRIA RESPONSÁVEL: ROSEMEIRE APARECIDA VICENTE - CRB 8/5651

De Gobbi, Juliana Irani Fratucci. Ensinando regulação da pressão arterial de forma lúdica [recurso eletrônico] / Juliana Irani Fratucci De Gobbi. - Botucatu : O Autor, 2016 16 p. 1 E-book Disponível em: http://ibb.unesp.br/#!/departamentos/fisiologia/material-didatico/ ISBN:___________ (recurso eletrônico) 1. Pressão arterial - Regulação. 2. Sistema cardiovascular. 3. Ensino - Meios auxiliares. 4. Jogos. 5. Atividade lúdica. I. Título. CDD 616.132

Campus de Botucatu

Prefácio

O objetivo deste livreto é incentivar a prática de atividades lúdicas dentro da sala de aula de Graduação e aproximar o aluno do objeto de ensino. Esta atividade foi elogiada por alunos da graduação como uma forma de facilitar o aprendizado sobre a regulação da pressão arterial. A ideia nasceu durante os workshops sobre Metodologias Ativas no Ensino de Fisiologia, organizados pela Profa Dra Fernanda Klein Marcondes, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas. Espero que seja proveitoso para muitos professores e alunos e que os ajude a tomar gosto pelo estudo da Fisiologia.

Meu interesse pela Fisiologia começou na graduação quando tive a oportunidade e privilégio de ser aluna do Prof Dr José Vanderlei Menani da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual Paulista que proferia suas aulas dando exemplos do cotidiano e fazendo junto com os alunos esquemas muito didáticos no quadro negro.

Campus de Botucatu

1. Introdução – Finalidade da atividade lúdica – para professores

A regulação da pressão arterial (PA) é um tema interessante, mas

ao mesmo tempo complexo aos alunos de graduação. Muitas vezes eles confundem a relação do que é a causa geradora de uma resposta reflexa com a própria resposta do sistema cardiovascular para o controle da PA.

Com a finalidade de incentivar a compreensão dos mecanismos de regulação da PA elaboramos um jogo de peças onde os alunos escolhem, dentre várias possibilidades, o que representa a causa e a resposta dos mecanismos de controle da PA tendo como incentivo uma situação problema baseada no cotidiano.

A aplicação de jogos para alunos proporcionam uma metodologia atraente para ensinar de forma mais prazerosa, menos monótona, visando facilitar a proximidade do aluno com o objeto de estudo. A possibilidade de um jogo em grupo favorece o espírito de discussão e proximidade entre os alunos, propiciando um momento para que todos troquem opiniões e sanem dúvidas de forma mais rápida, pois ocorre uma interação colega-colega e não apenas a interação hierárquica aluno-professor. A atividade lúdica sempre aproxima o aluno de um momento de brincadeira e curiosidade naturais, o que colabora para a construção do conhecimento num ambiente propício à maior retenção de informações.

2. Como montar o jogo – materiais utilizados – para professores Sugerimos impressão colorida de todas as peças do jogo no mesmo

número de grupos em que a classe será dividida.

As peças podem ser impressas em folha A4 comum (papel glossy ou papel couchê laminado com plástico) e recortadas para facilitar a disposição sobre o jogo, além de criar proximidade da variável com o

Campus de Botucatu

aluno que pode manuseá-la. As peças (em anexo) foram criadas a partir de imagens de livre acesso do Google Imagens e modificadas para as necessidades presentes.

Entregar um pedaço de fita crepe para cada grupo.

Sobre um papel de embrulho (kraft ou pardo) de 1,25x1,50m são colocados do lado esquerdo: distúrbio (causa), ao centro o eixo norteador, a base da regulação reflexa: coração, grandes artérias e encéfalo (para lembrá-los que as respostas reflexas dependem da adequada comunicação entre estas estruturas); e do lado direito: resposta (efeito). Sugerimos um papel de fundo contrastante para que as peças fiquem ressaltadas. Abaixo o modelo do eixo norteador e das peças recortadas:

Cada grupo recebe: um eixo norteador colado com fita crepe pelo lado

de trás na folha de papel Kraft ou pardo, um saco plástico com todas as peças misturadas (independente da resolução do caso), um pedaço de fita crepe e um caso-problema para solucionar. Com auxílio da fita crepe os alunos colarão as respostas para seus casos-problemas no papel com o eixo norteador. Para que os alunos pensem nas respostas o jogo deve ter as peças tanto de aumento quanto diminuição de cada variável. Em anexo estão as peças do jogo.

Campus de Botucatu

Ao final de 15-20 minutos cada grupo compartilha os resultados para a

turma toda, tanto para correções quanto a diversidade de respostas. Uma sugestão é aplicar a troca de casos entre os grupos como uma tarefa de resolução para auxiliar na consolidação do estudo.

3. Instruções para serem dadas aos alunos:

Sugerimos que ss instruções abaixo sejam dadas aos alunos junto com o material do jogo, sugere-se que sejam impressas em papel timbrado do departamento.

Objetivos da atividade lúdica: Entender a participação dos barorreceptores, bem como o que é o

distúrbio (causa) e o que é a resposta (efeito) nos mecanismos para a regulação da pressão considerando os fatores que podem ser modificados (já estudados em aula expositiva): Débito Cardíaco: DC = FC x VS (Frequência Cardíaca x Volume Sistólico) Resistência Periférica Total: RPT (dificuldade que o sangue encontra para percorrer o sistema) Pressão Arterial Média: PAM = DC x RPT

Este é um momento privilegiado de estudo para correlacionar e consolidar os conceitos e informações já apresentados em aula expositiva.

Para nossa atividade cada grupo receberá:

Campus de Botucatu

Uma folha com eixo norteador: o coração, barorreceptores, o encéfalo, o lado esquerdo ressaltado como distúrbio (causa) e o lado direito como resposta (efeito).

Um conjunto de “peças” com desenhos, palavras-chave e setas que indiquem aumento e diminuição de uma determinada variável. Nota: A regulação da PAM sempre é feita entre um balanço de mecanismos de regulação de curto prazo (momento-a-momento) e de longo prazo (mecanismos humorais), num equilíbrio dinâmico.

Fita crepe para que vocês colem (por trás dos esquemas) a escolha do grupo sobre o que é causa (distúrbio sobre o sistema cardiovascular) e efeito (resposta do sistema para voltar à homeostasia).

O grupo terá 15 minutos para resolução do caso com o material fornecido

Finalizando, cada grupo irá expor para a classe seu caso com as respostas da folha padrão (eixo norteador) e as explicações da resolução do problema.

Vocês estão livres para opinarem sobre a atividade. A tabela abaixo pode facilitar o estudo, para ajudar na resolução

responda o que acontece as variáveis abaixo: aumenta, diminui ou não muda.

Caso: FC RPT VS PAM DC

Vamos ao jogo, esquematize com o material fornecido a causa e a

resposta para seu caso-problema. Boa tarefa.

Campus de Botucatu

Exemplo de caso-problema: Érico é um engenheiro que gosta de experimentar comidas diferentes. Um dia numa festa de rua, perto do horário do almoço, resolveu experimentar uma maionese colorida. Após algumas horas Érico sente fortes dores abdominais que culmina com uma intensa diarreia líquida que perdurou até a madrugada quando ele procurou ajuda em um pronto atendimento de saúde, aproximadamente 8 horas após a ingestão. O médico que lhe atende verifica seus sinais vitais, entre eles nota que a PA de Érico está mais baixa que o normal (normal: 120/80 mmHg, atual: 110/70 mmHg), e sua FC está um pouco elevada (normal: 80 bpm, atual: 95 bpm). O médico prescreveu reidratação oral e Érico ficou em observação. Intrigado com a FC ele assim que possível perguntou a(ao) sobrinha(o)que faz Biomedicina o que seria aquilo. Como você explica o ocorrido? Esquematize com o material fornecido a causa e a resposta do ocorrido.

4. Peças do jogo para impressão

Abaixo estão as peças do jogo como modelo para impressão e recorte. As figuras foram extraídas do GoogleImage, e rearranjadas para se adequarem a finalidade do jogo. Estão divididas entre as respostas reflexas, neuro-endócrinas, endócrinas e efeitos mecânicos.

Campus de Botucatu

Modelo do eixo norteador: sugestão de como deve ser entregue a folha

inicial

Campus de Botucatu

Modelos das figuras para serem impressas e recortadas:

Campus de Botucatu

Campus de Botucatu

As setas são para indicar aumento ou diminuição da atividade dos barorreceptores, que devem ser entregues em dobro para verificar se o conceito foi entendido, e após impressão das peças a sugestão é que sejam agrupadas como segue:

Campus de Botucatu

Campus de Botucatu

Campus de Botucatu

Os componentes neuro-endócrinos e endócrinos da regulação da PA também são entregues em duplicata, tanto a opção aumento quanto diminuição, assim o aluno deverá refletir sobre a escolha.

Campus de Botucatu

Campus de Botucatu

Campus de Botucatu

Campus de Botucatu

Agradeço as turmas de Ciências Biomédicas que serviram como

campo experimental para a ideia sobre ensinar de forma lúdica.