julho 2014 | nº 328 | ano xxvi dízimo - paróquia imaculada … · 2015-05-21 · ção de jesus...

10
1740 Mundo Melhor Órgão Informativo da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu - SP Julho 2014 | Nº 328 | Ano XXVI Sugestões para: Equipe Responsável Impressão e Diagramação Home Page: www.matrizimaculada.com.br E-mail: [email protected] (19) 3861.0173 Carlos H. Brandão / Pe. João Paulo F. Ielo Casimiro / Maria Augusta / Selma Inês Ongaro / Marli G. da Luz José A. R. de Araújo / Shirley H. de Araújo Mariana H. de Araújo / Tereza C. D’Ávila Bitencourt Gráfica Marreco Mundo Melhor Jornal Veja também nesta edição: Onde está o teu tesouro?.....................................................................................02 Santificação do Clero.............................................................................................02 Apostolado da Oração..........................................................................................03 Notícias da Paróquia..............................................................................................04 Copa do Mundo.......................................................................................................05 Beata Catarina Tekakwitha.................................................................................06 Julho, mês do dízimo........................................................................................06 Fique por Dentro.....................................................................................................07 São Camilo.................................................................................................................07 Tríduo e Celebração de Corpus Christi............................................................ 08 Rua XV de novembro, 60 - Centro - Mogi Guaçu Rua Duque de Caxias, 168 - Centro - Conchal Rua José Bonifácio, 100 - Mogi Mirim Mogi-Mirim (19) 3806-3205 Rua Rio Grande do Sul, 32 Jd. Centenário - Mogi Guaçu/SP 3861-6585 - 9772-2267 Listas de Casamentos Presentes Peças de decoração Artigos de cama mesa e banho pág. 05 pág. 02 Dízimo É questão de amor a Deus e aos irmãos É questão de amor a Deus e aos irmãos Pag. 04 Pag. 05

Upload: vanminh

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1740

Mundo MelhorÓrgão Informativo da Paróquia Imaculada Conceição de Mogi Guaçu - SP

Julho 2014 | Nº 328 | Ano XXVI

Sugestões para:

Equipe Responsável

Impressão e Diagramação

Home Page: www.matrizimaculada.com.brE-mail: [email protected]

(19) 3861.0173

Carlos H. Brandão / Pe. João Paulo F. Ielo Casimiro / Maria Augusta /

Selma Inês Ongaro / Marli G. da LuzJosé A. R. de Araújo / Shirley H. de Araújo

Mariana H. de Araújo / Tereza C. D’Ávila Bitencourt

Grá�ca Marreco

Mundo MelhorMundo MelhorJornal

Veja também nesta edição:Onde está o teu tesouro?.....................................................................................02Santi�cação do Clero.............................................................................................02Apostolado da Oração..........................................................................................03Notícias da Paróquia..............................................................................................04Copa do Mundo.......................................................................................................05Beata Catarina Tekakwitha.................................................................................06Julho, mês do dízimo........................................................................................06 Fique por Dentro.....................................................................................................07São Camilo.................................................................................................................07Tríduo e Celebração de Corpus Christi............................................................ 08

Rua XV de novembro, 60 - Centro - Mogi GuaçuRua Duque de Caxias, 168 - Centro - ConchalRua José Bonifácio, 100 - Mogi Mirim

Mogi-Mirim (19) 3806-3205

Rua Rio Grande do Sul, 32Jd. Centenário - Mogi Guaçu/SP

3861-6585 - 9772-2267

Listas de Casamentos PresentesPeças de decoração

Artigos de camamesa e banho

pág. 05 pág. 02

Dízimo

É questão de amor a Deus e aos irmãosÉ questão de amor a Deus e aos irmãos

Pag. 04 Pag. 05

2 Mundo Melhor

Paróquia Imaculada Conceição // Julho 2014

Onde está o teu tesouro? Santificação do CleroHá alguns anos as nossas

comunidades realizam durante o mês de julho uma reflexão séria a respeito do Dízimo que sustenta nossas paróquias e nossas comunidades. É um momento para enxergar até onde a generosidade e a partilha povoam nosso coração, nossa mente e nossas atitudes.

Ao falar sobre o Dízimo é preciso lembrar a generosidade infinita de Deus que em seu amor nos dá tudo o que necessitamos para a vida com dignidade. Deus nos amou primeiro e nos fez filhos seus em Jesus Cristo que livremente entregou a sua vida para a nossa salvação; Ele nos amou por primeiro e nos chama a viver como filhos e filhas amados seus. Então, do reconhecimento do amor infinito, carinhoso, envolvente e generoso de Deus por nós, há muitos tempos, como nos conta a Sagrada Escritura, o ser humano agradece a Deus oferecendo-lhe o Dízimo do que ele recebe.

O nosso Dízimo é uma oferenda de ação de graças a Deus e nós o oferecemos em nossa Comunidade Paroquial que é o lugar onde nos reunimos com nossos irmãos para celebrar a eucaristia, encontrar os irmãos, repartir com eles as nossas dores e alegrias e também festejar as conquistas de nossos irmãos e irmãs. Dízimo não é pagamento nem obrigação, pois se não é generoso e livre também não é agradecimento a Deus por seus benefícios concedidos a nós.

Um ensinamento de Jesus aos discípulos é sobre o apego

aos bens e ao dinheiro quando nos afirma que “é melhor conquistar um tesouro no céu, onde ladrão não rouba nem ferrugem não corrói”, “pois onde está o teu tesouro aí estará também o teu coração” (Mt 6,19-21).

Nos dias de hoje, quando as loterias prometem prêmios fabulosos, somas astronômicas, a avareza cresce entre os que desejam ganhar muito dinheiro. Para alguns o dinheiro parece o oxigênio! O espírito avarento quer ganhar e não repartir, é o espírito consumista do ter sem olhar a necessidade dos outros. Nesse caso, quem perde dinheiro perde a vida. A prática do Dízimo, ao contrário, revela quem é o Deus do dizimista, a quem ele ama sobre todas as coisas e em quem deposita a sua confiança. O dizimista sabe também que o dízimo não compra nada e nem paga um melhor lugar no céu.

O nosso Dízimo reflete nosso amor a Deus nosso Pai e se manifesta na nossa generosidade para com a nossa comunidade em suas necessidades e no serviço de caridade para com os mais necessitados. É questão de amor a Deus e aos irmãos.

Cada um dê o seu Dízimo conforme a generosidade de seu coração. E lembre-se: - Quem ama a Deus oferece o seu Dízimo com alegria!

Pe. João Paulo Ferreira Ielo

No dia em que celebramos a Festa do Sagrado Coração de Jesus é também o Dia Mundial de Orações pela Santificação do clero conforme nos pedia o querido São João Paulo II en-quanto era nosso Papa. E ao longo dos anos nós padres e nosso povo aprendemos a nos reunir e pedir ao Senhor, Bom Pastor, que nos ajude em nos-sa santificação para que nos-so povo seja conduzido por pastores santos à semelhança de Cristo, o Pastor do coração transpassado por amor de to-dos nós.

A nossa jornada de oração pela santificação do clero foi uma manhã rica em partilha, encontro e testemunho. Os pa-dres nossa sub-região pastoral (Arquidiocese de Ribeirão Preto

e as Dioceses de São João da Boa Vista, Jaboticabal e Franca) participamos de encontro dia 26 de junho no Santuário da Mãe Rainha em Poços de Cal-das-MG e tivemos a presença amiga, carismática e entusias-mada de Dom Angélico Bernar-dino, Bispo emérito de Blume-nau. Recebemos a graça de nos encontrar com os amigos de longe e de perto; celebramos o perdão no sacramento da Peni-tência e concelebramos a San-tíssima Eucaristia junto aos nos-sos bispos. Que o Sacratíssimo Coração de Jesus nos ensine as suas virtudes para que em tudo possamos servir com alegria e entusiasmar nosso povo em sua missão evangelizadora.

Pe. João Paulo F. Ielo

3

Fevereiro 2014

Mundo Melhor

Paróquia Imaculada Conceição // Julho 2014

Ana Paula Cassiano FrancatoPsicóloga CRP 06/93776

Crianças, Adolescentes e Adultos

Atendendo vários convênios

Tel: (19) 3861.4739e-mail: [email protected]

Centro Médico IntegralR. Nunes Pedrosa, 313 - Bairro do Lote

Mogi guaçu - SP - Cep 13840-103

Apostolado da Oração

* Camuflagem de cicatrizTel: (19) 3841.5249 | facebook.com/CleideSouzaR. José Oscar de Melli, 974 - Jd. Itamaracá - Mogi Guaçu/SP

22/06Mateus Armani

Emanuela dos Santos MouraRafaella Ferreira Borba

Isaac Henrique MarangoniLara Bandeira Colombo

Gabriela Lee Paixão da Costa

Nossos irmãos mais novos

Junho mês do Sagrado Cora-ção de Jesus, cuja festa é co-memorada na oitava de Cor-pus Christi.

Em nossa paróquia inicia-mos com o Tríduo, com a pre-sença dos zeladores e comuni-dade e o ponto culminante foi a solenidade do Sagrado Cora-ção de Jesus e dia de orações pela Santificação do Clero. Os dois primeiros dias teve como pregador padre João Paulo e os temas abordados foram: Coração de Jesus e a Alegria do Evangelho, Coração de Je-sus: Fonte de Reconciliação.

Coração de Jesus precisa lem-brar o Cristo crucifi cado, deve-mos olhar para o Seu coração, pois daí brota nossa alegria. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus não pode ser fora do con-texto da comunidade, é fonte de conversão para todos nós, é desafi o do mundo de hoje sem fé, fé carente, que deve ser pro-funda para levar ao crescimen-to. Neste dia também comemo-rou São João Batista o precursor de Jesus Cristo, que veio para preparar sua vinda, que hoje

nos ajude a preparar o caminho que nos leva a Jesus. João sig-nifi ca Deus é bom.É função do apostolado da oração preparar o caminho para esta vinda. A alegria que sustenta nossa vida é de quem confi a em Deus.

No segundo dia do tríduo o evangelho chamou a atenção para que tomemos cuidado com as pessoas, por exemplo, aquele que bajula, tem má in-tenção, não podemos julgar porque podemos ser falsos pro-fetas, estes não alimentam mise-ricórdia nos outros, fala bonito e não tem atitudes. Jesus nos diz: quem tem fé produz frutos de fé, quem tem amor produz

amor a Jesus Cristo e aos ir-mãos.

O tema do terceiro dia: Co-ração de Jesus: Perdão e Paz teve como pregador padre Sebastião. Jesus nos revela o coração, o rosto misericordio-so e amoroso de Deus nosso Pai. A sua compaixão vê a pes-soa acima do pecado e nós também somos convidados a apostar nas pessoas em suas capacidades, buscas e desejos. Acreditar no bem, no amor, na bondade e misericórdia de Nosso Pai.

Neste dia a nova zeladora Ma-ria das Graças Gonçalves Perei-ra, fez o ato de Consagração ao Divino Coração de Jesus prome-tendo dedicar-se à defesa dos Vossos interesses e a propaga-ção da Vossa glória.Recebeu a fi ta larga e o manual do Coração de Jesus para recordar e honrar o Sacratíssimo Coração de Vos-so Filho Unigênito pelas mãos de padre Sebastião.

A solenidade foi presidida pelo padre João Paulo e con-celebrada pelo padre Sebas-tião. Padre João Paulo falou

sobre nossa vocação de fi lhos de Deus e da importância de vivermos esta vocação. O amor antecipa sempre, amou e ensi-nou todo ser humano a amar, assim como Jesus Cristo quan-do esteve entre nós.

O apostolado é oração pela Igreja, Clero, família, doentes, in-justiçados, oprimidos, afl itos, do-entes, ...

Sagrado Coração de Jesus nos ajude a sermos disponíveis para com os irmãos e a ser misericor-diosos.

Participe do Apostolado da Oração

1ª Quinta-feira do mês – Hora Santa 15h

1ª Sexta-feira do mês – Reu-nião com o Diretor Espiritual

padre João Paulo às 14hSanta Missa e Benção com o

Santíssimo Sacramento 15h

CONVITESOração das Mil Misericórdias

17/07/14 – 5f às 15hs

Rosangela Bernardi Sinico

4 Mundo Melhor

Paróquia Imaculada Conceição // Julho 2014

Drª. Ana Paula Pereira LimaCRM-SP 109662

3851.8700

Como faz todos os anos, no dia 21 de junho próximo passado, a Con-gregação Mariana de Mogi Guaçu se reuniu na Igreja Matriz Imaculada Conceição, às 19h, para agradecer e louvar a Deus, com a santa Missa, na festa do seu padroeiro São Luiz Gon-zaga, patrono da juventude e contou com a presença de muitos congrega-dos e suas esposas.

A celebração foi presidida pelo Pa-dre João Paulo que enalteceu o traba-lho dos marianos ao longo de todos esses anos. Eles se reúnem não por

Notícias da ParóquiaTerço dos Homens

Congredados Marianos

No mês de Junho nos dias 9 e 23 as 19h30, os Homens do Terço se reuni-ram na Matriz Imaculada Conceição, onde rezamos o Santo Terço ,cantan-do e louvando a Deus e a Nossa Mãe Maria Santissima pela infinita miseri-córdia para conosco.

Com a presença de um bom nu-mero de participantes agora estamos nos reunindo na casa de Nossa Mãe Imaculada.

O terço dos Homens tem como objetivo agregar todos os homens

de nossa comunidade para através da recitação do Terço aumentarmos a nossa Fé . Após rezarmos o Terço, ouvimos e refletimos um trecho do Evangelho o que nos da força para caminharmos com Cristo, na Evange-lização.

Todo homem tem um carinho mui-to especial por sua Mãe, seja também um filho de Maria, participando do Terço.

Odacir.

Missa da Família

Como acontece todo 4º sábado do mês, no dia 28 de junho celebramos a missa da Família. Como família de Deus, nos reunimos para louvar e agradecer a Deus pelas nossas famí-lias; onde juntos com o Padre Sebas-tião refletimos que a exemplo de Pe-dro e Paulo devemos ser rocha firme e luz em nossos lares rocha firme como Pedro e luz de Evangelização como Paulo.

No final da missa como de costu-

me, o Padre Sebastião deu uma bên-ção especial aos casais aniversarian-tes do mês de junho.

Você e sua família também estão convidados a participar da missa da Família todo 4º sábado do mês as 19h.

Quem sabe ainda você pode ser sorteado e levar a Sagrada Família para passar um mês em sua casa.

Roberto e Márcia Pastoral Familiar

saudosismo mas para permanecerem unidos na oração e na prática da cari-dade. Apesar de seus cabelos brancos os congregados estão em plena ativi-dade em suas paróquias, engajados nas diversas pastorais. Além disso, se reúnem em todas as terças-feiras para visitas aos companheiros adoentados e também para a oração do terço que, ora fazem nas casas, ora nas capelas da cidade. E ainda nos meses de mar-ço e setembro participam de uma manhã de espiritualidade.

Virgilio

Terço Luminoso

No dia 27 de junho, sexta-feira,na Matriz Imaculada Conceição, a Pasto-ral da Catequese, Padre João Paulo e Padre Sebastião comemoramos com os catequizandos: São João, São Pe-dro e Santo Antonio, rezando o Santo Terço. Cada catequizando recebeu uma vela e rezando o Creio, Pai Nos-so, o Glória ao Pai e a Ave Maria re-presentaram as continhas do Terço.

Foi uma comemoração simples mas significativa.

Com este evento encerramos o primeiro semestre da Catequese e lembramos aos catequizando que as férias são referentes aos encontros e não na participação da Santa Missa.

Catequista Cássia

Férias!!!Quem é que não gosta de férias? Nas férias, a gente consegue descansar; sair com os amigos; passar mais tempo com a família; brincar; viajar; e fazer muitas outras coisas divertidas, mas você já pensou em usar seu período de férias para praticar o bem e a caridade?Muitas vezes, na correria do dia-a-dia, com a escola, provas, compromissos e atividades, a gente acaba esquecendo que há muitas pessoas passando por situações difíceis e que precisam de apenas um pequeno gesto de carinho para superarem suas dificuldades e manterem seu ânimo para seguir em frente.Nessas férias, vamos procurar aproveitar nosso tempo livre, para praticar a caridade, não só com nossos amigos e nossa família, mas também com as pessoas que precisam de um consolo e um carinho. Vamos praticar a caridade e espalhar a alegria, o amor e a paz, da maneira como Jesus nos ensinou! Desejamos boas férias à todas as crianças! E não se esqueçam! Deus não tira férias de nós, por isso, mesmo que estejamos de férias da catequese, devemos continuar rezando, indo às missas e agradecendo a Ele por tudo que Ele faz por nós!Mariana Hildebrand de Araujo

JULHO

HORA DE COLORIR!!!

Vamos colorir o desenho da Família Feliz

ATENÇÃO! TODO SÁBADO ÀS 12H MUNDO MELHOR CRIANÇA NA MUNDO MELHOR FM 87,9

• Alarmes

• Câmeras

• Cancelas

• Cerca Elétrica

• Portões Eletrônicos

• Vídeo Porteiro

• Computadores

• PABX

• Parabólicas

• Ronda Eletrônica

• Telefonia

• TV por assinatura

• Alarmes

• Câmeras

• Cancelas

• Cerca Elétrica

• Portões Eletrônicos

• Vídeo Porteiro

• Computadores

• PABX

• Parabólicas

• Ronda Eletrônica

• Telefonia

• TV por assinatura

Monitoramento24 Horas

3861.6234

ALARMES

www.acsalarmes.com.br

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE

JULHO

05 - Ettore Ortiz de Campos Valim08 - Carlos Augusto Caveanha Assenço11 - João Vitor Gomes Ferreira 17 - Maria Augusta Marques Samsonas (Catequista)22 - Leonardo de Carvalho

Oração pelas crianças

Peçamos por todas as crianças do mundo;Para que, apoiadas no amor e na palavra de

Deus, sejam a esperança e o sorriso de todos aqueles que sofrem e passam por alguma

Dificuldade.Amém!

ATIVIDADEComplete o caça-palavras com as palavras

em destaque na frase:

Alguns levaram crianças para que Jesus tocasse nelas. Mas os discípulos as

repreendiam. Vendo isso, Jesus ficou zangado e disse:

“DEIXEM AS CRIANÇAS VIR A MIM NÃO LHES PROÍBAM,

PORQUE O REINO DE DEUS PERTENCE A ELAS. EU

GARANTO A VOCÊS: QUEM NÃO RECEBER COMO

CRIANÇA O REINO DE DEUS, NUNCA ENTRARÁ NELE”.

Então, Jesus abraçou as crianças e abençoou-as, pondo a mão sobre elas.

(Marcos 10, 13-16)

*

** *

*

*

*

*

*

A O

R

E

I

N

O

D

E

D

E

U

S

S

C

R

I

A

N

Ç

A

S

*

*

Rua José Pedrini, 186 - CentroMogi Guaçu - SP - 19 3818.3232

Anuncie Aqui

5

Fevereiro 2014

Mundo Melhor

Paróquia Imaculada Conceição // Julho 2014

www.mecseguros.com.brAv. Mogi Mirim, 317 - Centro

[email protected]

Aconteceu no dia 1º de julho a reunião do CPP (Conselho Pastoral Paroquial juntamente com o Pe. João Paulo, Pe. Sebastião e coordenadores de pastorais.

Entre a prestação de contas, avalia-ções e planejamento paroquiais, Pe. João Paulo entregou a cada coorde-nador, o Documento da CNBB nº 100 “Comunidade de Comunidades uma nova paróquia” o livro que os bispos escreveram durante a 52ª Assembléia Geral em Aparecida. Estudaremos o que os bispos falaram da Igreja e as mensagens do Papa Francisco.

Nossa Comunidade está sempre atualizada.

Marli

Notícias da Paróquia

Copa do Mundo

Celebração da Água

CPP em estudo

Esta celebração foi realizada duran-te a missa das crianças no dia 29 de junho. Os jovens que serão crismados em novembro participaram desta ce-lebração junto com seus padrinhos de batismo. Em oração pedimos a Jesus que é água viva, que os laços destes jovens e seus padrinhos sejam sempre

fortalecidos no amor e na fé em Jesus Cristo. A cada celebração realizada estes jovens crismandos reafirmam o desejo de ser apóstolos de Jesus, e em novem-bro quando serão crismados dizer o seu “Sim” a Deus.

Catequista Shirley

Ufanismo uma ovaFaço parte disso nãoVou fazer a minha trovaExaltando a seleção

Grande povo varonilMesmo com a pilantragemTorcer contra o BrasilÉ tremenda molecagem

Impossível de saberSe terá queima de fogosCertamente irei verOs 64 jogos

Neste mês dos namorados Corações irão a milBaterão descompassados Vendos jogos do Brasil

Desta vez “num to” brincando Impossível ter falácia Estrear logo ganhandoDa tão sólida Croácia

Mexicano está em preceSem saber o que fazerComo sempre acontece Do Brasil Irá perder

Ao vencer com paciência Jogos plenos de emoções Deveremos na sequenciaRespeitar os Camarões

Nas oitavas de finalMostraremos o que mandaNo terreiro do quintalPegaremos a Holanda

Gabriel Delfino FT, PhDCREFITO: 149409-F

Membro Internacional da Associação Americana de Fisioterapia - APTA

Rua João Baptista Calmazini, 20 Pq. Cidade Nova, Mogi Guaçu. (19)3569-5929

Fisioterapia Especializada em:

• Ortopedia E Traumatologia: Pré E Pós Operatório

• Tratamento Da Coluna Vertebral

• Dores De Origem Musculoesquelética

• Dor Crônica

*Atendimento Individual.

A seguir nosso fadárioNas batalhas desta guerraPerigoso adversárioPoderá ser a Inglaterra

A seguir nosso destino Nas batalhas desta guerraNão temer um desatinoA vencer a Inglaterra

Disputar outra finalNossa grande esperançaPassaremos com moralPela Alemanha ou França

Disputar outra finalE bailar com nossa manhaPassaremos com moralPela França e Alemanha

Conquistar a bela taçaEuforia sem igualSó vencer com muita raçaArgentina ou Portugal

No intuito de alegrar A torcida feminina Na final é golear Portugal ou Argentina

Terminado tal embate De maneira genialCampeão sem um empateTorcedor faz carnaval

Com o término dos jogosO Brasil é campeãoJá não soltam mais os fogosMas voltou a recessão- que pena – / Bartho

6 Mundo Melhor

Paróquia Imaculada Conceição // Julho 2014

Dr. Christian Fernando Costa CassianoCirurgião Dentista

Implantodontia - Clínico Geral e OrtodontiaRua Chico de Paula, 1036 - Centro - 13840-001 - Mogi Guaçu - SP - Fone/Fax: (19) 3831.5484 / 3861.2183

Beata Catarina Tekakwitha

Julho, mês do Dízimo

Padroeira da Ecologia e do Meio Ambiente 14 de Julho

Buscar a santidade deve ser o nosso objetivo maior, e a conquis-tamos passo a passo no cotidiano das coisas simples, na vida em fa-mília, no trabalho realizado com e por amor. É bem verdade que o co-roamento fi nal de nossas virtudes se dará no céu e é o próprio Senhor

que nos dirá: “Vinde benditos, gozar da coroa da glória!”. O próprio Se-nhor coloca santidade ao alcance de todos, sem distinção, “ser do Se-nhor” é para todos!

Nosso testemunho do mês é Ca-tarina Tekakwitha, um belo sinal do amor de Deus para com os índios pele-vermelha da América do Nor-te, e que foi beatifi cada pelo Papa João Paulo II, em junho de 1980.

A Beata Catarina Tekakwitha, a primeira Virgem Iroquesa, nasceu em 1656 na tribo Agniers ou Moha-wks, na região que hoje correspon-de ao Estado de Nova Iorque, e de-pois foi para o Canadá. Esta jovem pele-vermelha, pobre e analfabeta, mas rica da graça de Deus e sábia da sabedoria da Cruz, fez voto de virgin-dade perpétua, e morreu com apenas 24 anos. Ela ensina-nos que, aos olhos de Deus, tem valor a fé viva e operosa, a doação de si à vontade do Senhor, e o amor pelo próximo levado até ao sacrifício e ao perdão.

Mais do que uma colabo-ração, o Dízimo é um gesto de amor, gratidão, fé, partilha, e, so-bretudo, agradecimento a Deus.

Sabemos que é com esta partilha que a nossa igreja se mantém viva, já que o Dízimo é um gesto que deve partir de nós para devolver a Deus, com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que Ele próprio nos dá. Só assim, a comunidade pode-rá realizar a missão a partir das três dimensões do Dízimo: Reli-giosa, social e missionária.

O Dízimo nos educa para a gratidão e para a generosidade. Ele nos leva a abrir os horizon-

Na homilia do Papa João Paulo II, durante a proclamação de sua beatifi cação, no mesmo em que foi beatifi cado José de Anchieta, disse: “Esta admirável coroa dos novos beatos, dom benefi cente de Deus à Sua Igreja, é completado por esta doce, frágil, mas também forte fi -gura de jovem mulher que morreu quando tinha apenas 24 anos de idade: Catarina Tekakwitha, o Lírio dos Mohawks, a donzela iroquesa, que na América do Norte do século XVII foi a primeira a renovar as mara-vilhas de santidade de Santa Escolás-tica, Santa Gertrudes, Santa Catarina de Sena, Santa Angela Merici e Santa Rosa de Lima, precedendo no sofri-mento do Amor, a sua grande irmã espiritual, Teresa do Menino Jesus.

Gastou a sua curta vida em parte na região que é agora o Es-tado de Nova Iorque e em parte no Canadá.

Era amável, gentil e diligente pessoa, empregando o tempo a tra-balhar, rezar e meditar. Na idade de 20 anos recebeu o Batismo. Mesmo quando seguia a sua tribo, nas esta-ções da caça, continuou as suas de-voções, diante de uma rugosa cruz talhada por ela mesma na fl oresta.

Quando a família insistiu para que se casase, ela respondeu muito se-rena e calmamente que tinha Jesus como único esposo. Esta decisão, atendendo às condições sociais das mulheres nas tribos índias naquele tempo, expôs Catarina ao risco de viver como fora da casta e na po-breza. É gesto corajoso, desusado e profético. Em 25 de março de 1697, aos 23 anos, consentindo o seu di-retor espiritual, Catarina fez voto de perpétua virgindade; e pelo que sabemos, a primeira vez que tal voto fora feito entre os Índios da América do Norte.

Os últimos meses de sua vida demonstraram ainda mais, a pura manifestação da sua fé, sólida, de-cidida, humilde, calma resignação e de radiante alegria, embora no meio de terríveis sofrimentos. As suas últimas palavras, simples e su-blimes, sussurradas no momento da morte, resumem, como nobre hino, uma vida da mais pura caridade: ‘Je-sus, eu Vos amo!’”

Sua vida é resposta para a per-gunta que sempre ouvimos: “É pos-sível ser santo leigo?”

Maria Ângela Vedovello

tes da nossa mente, a abrir o nosso coração e nossas mãos. O Dízimo nos lembra que, além do nosso pequeno mundo, exis-te uma multidão de irmãos e ir-mãs, filhos e filhas do mesmo Pai, precisando de nossa soli-dariedade. O Dízimo nos ajuda a reconhecer que tudo recebe-mos de Deus por pura gratidão, e nos leva a partilhar uma pe-quena parte do muito que rece-bemos.

Senhor fazei de mim um Di-zimista consciente, alegre e ge-neroso.

Pastoral do Dízimo

7

Fevereiro 2014

Mundo Melhor

Paróquia Imaculada Conceição // Julho 2014

São Camilo: assistência corporal e Espiritual aos doentes

Fique por Dentro

Camilo foi o ideal do enfermeiro. Numa época cheia de preconceitos teve o santo a compreensão admi-rável da verdadeira e inteligente assistência aos enfermos. Exigia ri-goroso asseio. Obrigava os doentes a tomarem freqüentes banhos e ele próprio e os enfermeiros, lavavam e os penteavam com todo carinho.

Dava instruções práticas aos re-ligiosos, ensinando-os a cuidar tan-to dos leitos como das enfermarias e dos próprios doentes. Desejava saber se o faziam com amor, com carinho e dedicação. Quando os do-entes mais repugnantes chegavam ao hospital num estado miserável, cuidava primeiro de deixá-los bem asseados para começar o tratamen-to. Camilo de Léllis fez uma revolu-ção na assistência hospitalar de seu tempo. O Santo Fundador queria, inseparáveis os cuidados do corpo e da alma, pois costumava dizer neste mundo não há homem algum que não tenha a alma unida ao corpo.

Nada podia faltar aos doentes sob a direção dos Ministros dos Enfermos, Camilo velava com ri-gor a boa alimentação e as dietas dos seus pobres e os enfermeiros deviam dar-lhes na boca como se fizessem ao próprio Jesus Cristo. As-sim Camilo entendeu que para fazer o bem às almas é mister primeiro dar o necessário ao corpo que pa-dece. Ao socorrer os doentes Cami-lo deixava sempre uma mensagem espiritual, uma exortação à paciên-cia, à conformidade com a vontade de Deus. Tinha muito cuidados para que os doentes não morressem sem os últimos sacramentos. São Cami-lo tornou-se padre para poder de modo especial socorrer espiritual-mente os enfermos e agonizantes.

Camilo nasceu na Itália e deu início a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) reconhecida

Fazer o bem, faz bemTrabalho voluntário, do-

ações, palavras de conforto, gentilezas. . . pequenas atitu-des que além de ajudar o pró-ximo trazem benefícios para si próprios e também para sua saúde.

Pesquisas confirmam que ajudar alguém além de propor-cionar benefícios para a alma, reduz o estresse combate a in-sônia e a depressão.

Para muitos profissionais da saúde ser generoso é um santo remédio para sentir-se melhor e mais feliz.

Para a psicóloga Olga Inês Tessari, o ser humano é um ser social e sente prazer quando de alguma forma ajuda alguém.

O trabalho voluntário é um ótimo remédio; uma pesquisa realizada durante 10 anos por professores da Universidade de Harvard, nos Estados Uni-dos, envolveu cerca de 2.700 pessoas. Os estudos aponta-ram que o serviço voluntário

faz bem ao coração e ao siste-ma imunológico, além de au-mentar a expectativa de vida e a vitalidade.

Eles notaram que as pessoas que tem gestos generosos ao perceber a felicidade e a grati-dão dos outros liberam no cé-rebro a endorfina responsável pela sensação do prazer.

Ela diminui a sensação de dor e as chances de ficar do-ente. Outro ponto importante da pesquisa foi a melhora no funcionamento imunológico de quem ajuda.

Você sabia que em Portu-gal, o voluntariado é um as-sunto de peso? A AMI (Asso-ciação Médica Internacional) é um forte exemplo, ela atua no mundo todo para acabar com a pobreza e outros problemas sociais. É formada por volun-tários que colaboram em Cam-panhas, promovem eventos e angariam fundos, ajudando quem precisa.

Fique de olho nisto!As pessoas solidárias e ge -

nerosas são mais atraentes diz pesquisa.

Estudo feito na Inglaterra comprovou que pessoas bon-dosas são mais atraentes e que questões como doar sangue e ser voluntário de hospitais são as principais características para se tornar mais bela.

Pratique o bem e seja mais feliz e mais bonito!

Selma

pela Igreja como: “Nova Escola da Caridade”. Camilo morreu em Roma em 14 de julho de 1614. Ele é con-siderado o Patrono dos Médicos, enfermeiros, proficionais da saúde e enfermos. (resumo extraído do Li-vro “Vida de São Camilo)

Vera – Pastoral da Saúde

Tríduo em Louvor a São Camilo na Igreja Matriz

11/07 – Sexta-feira15h - São Camilo e a alegria do

serviço aos enfermos

12/07 – Sábado19h – A caridade apaga uma

multidão de pecados

13/07 – Domingo7h - A Semente da Boa Nova

14/07 – Segunda – Dia de São Camilo de Léllis

16h – São Camilo de Léllis e a caridade a Cristo nos que sofrem.

Capela Nª. Sª. Aparecida

08 Julho/2014

Acontece em Julho05 Sáb Santo Antonio Maria Zacarias06 Dom XIV Domingo do Tempo Comum07 Seg 16h - Missa das Almas na Capela Nª. Sª. Aparecida08 Ter S. Agostinho Zhao Rong e companheiros Louvor a Nossa Senhora da Imaculada 14h – Visita na Santa Casa 16h – Missa na Santa Casa 19h30 – Missa na Comunidade S. João Evangelista09 Qua S. Paulina - Peregrinação à Aparecida11 Sex S. Bento, Abade 15h – Início do Tríduo em Louvor a São Camilo na Matriz 19h30 – Encontro com a Pastoral Familiar12 Sáb 19h - Tríduo em Louvor a São Camilo na Matriz13 Dom 7h - Tríduo em Louvor a São Camilo na Matriz 9h30 – Imposição do Escapulário com as crianças da Catequese14 Seg São Camilo de Léllis 16h – Missa em louvor a S. Camilo de Léllis na Capela Nª. Sª. Aparecida 19h30 – Terço dos Homens na Matriz 19h30 – Formação para os Evangelizadores15 Ter São Boaventura 19h30 – Formação para os Evangelizadores16 Qua Nossa Senhora do Carmo 19h30 – Formação para os Evangelizadores17 Qui Santo Inácio de Azevedo e Companheiros 15h – Oração das Mil Misericórdias na Matriz 19h30 – Encontro com Equipe Central de Liturgia18 Sex 15h – Missa com os Missionários da Mãe Rainha na Matriz 21 Seg S. Lourenço de Brindisi 16h - Missa das Almas na Capela Nª. Sª. Aparecida22 Ter Santa Maria Madalena 19h30 – Missa na Comunidade São José23 Qua Santa Brígida 19h30 – Encontro das Famílias na Matriz24 Qui São Sarbélio Makhluf25 Sex São Tiago, Apóstolo e São Cristovao Dia do Motorista Missa dos Motorista - 19h30 - Matriz26 Sáb São Joaquim e Sant’Ana – Dias dos Avós 9h – Encontro com pais das crianças da Catequese 19h – Missa da Família na Matriz 28 Seg 19h30 – Terço dos Homens na Matriz29 Ter Santa Marta 19h30 – Missa na Comunidade Sagrada Família30 Qua São Pedro Crisólogo31 Qui Santo Inácio de Loyola 19h30 – Encontro com Ministros, Equipes de Liturgia e Hostiários

Liturgia Dominical de Julho

06/07XIV Domingo do Tempo Comum

Zc 9,9-10Sl 144

Rm 8,9.11-13Mt 11,25-30

13/07 XV Domingo do Tempo Comum

Is 55,10-11Sl 64

Rm 8,18-23Mt 13,1-23

20/07 XVI Domingo do Tempo ComumSb 12,13.16-19

Sl 85Rm 8,26-27Mt 13,24-43

27/07XVII Domingo do Tempo Comum

1 Rs 3,5.7-12Sl 118

Rm 8,28-30Mt 13,44-52

Tríduo e celebração de Corpus Christi

Os dias que antecederam a belíssima celebração de Corpus Christi for marcado pela tríduo onde re�etimos sobre a Eucaristia com o nosso pároco, padre João Paulo. As celebrações aconteceram na Matriz Imaculada Conceição, nos dias 16, 17 e 18 de junho às 19h 30m com os temas: “Eucaristia e alegria do Evangelho”,” Eucaristia não é premio, mas remédio” e “Eucaristia: alimento da Igreja em missão” respectivamente.No dia 19 iniciou-se a grande festa do Corpo e do Sangue de Cristo às 15 h. Uma grande multidão de �éis lotou a Igreja Matriz da Imaculada Conceição. Fervoro-sos e entusiasmados iniciamos a Eucaristia presididapelo nosso pároco padre João Paulo concelebrada pelo padre Sebastião. Padre João Paulo re�etiu com todos os �éis a importância de se viver a Eucaristia. Jesus é o pão vivo descido do céu, o pão da vida eterna. Após a santa missa participamos da procissão pelas ruas, ao redor da nossa igreja, abrilhantada pela Corporação Musical Marcos Vedovello. Foi notável o zelo, o capricho e a beleza do tapete confeccionado pelos artistas e cooperadores da nossa paróquia. Após a procissão, padre João Paulo nos abençoou com o Santíssimo Sacramento.

Peçamos a Deus que fortaleça e mantenha �rmes na caminhada e na missão de evangelizar os padres João Paulo e Sebastião. Agradecemos a todos os nossos irmãos e irmãs que participaram de todas as celebrações e a todosos que trabalharam dedicando o seu tempo para que tudo acontecesse de maneira tãosublime, tão bonita e plena de sinais que seguramente nosajudou no fortalecimentoda nossa fé rumo a pátria celeste. A todos vocês o nosso carinho, respeito e gratidão. Deus vos abençoe e recompense.

Adilson Fuliaro