judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · judiciário presta suas homenagens em novembro...

8
Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria a pessoas que deram importantes contribuições ao trabalho do Judiciário mineiro. Na foto, o presidente Cláudio Costa preside a solenidade de entrega da Medalha Hélio Costa, na comarca de Belo Horizonte. Depois que o homenageado, governador Antonio Anastasia, recebeu a medalha, houve uma apre- sentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. BH - DEZ/2011 - JAN/2012 ANO 17 - NÚMERO 168 Publicação da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais Páginas 4 e 5 Marcelo Albert

Upload: vonga

Post on 27-Jan-2019

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

Judiciário prestasuas homenagens

Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as MedalhasHélio Costa e Jason Albergaria a pessoas que deram importantescontribuições ao trabalho do Judiciário mineiro. Na foto, o presidenteCláudio Costa preside a solenidade de entrega da Medalha HélioCosta, na comarca de Belo Horizonte. Depois que o homenageado,governador Antonio Anastasia, recebeu a medalha, houve uma apre-sentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

BH - DEZ/2011 - JAN/2012 ANO 17 - NÚMERO 168

Publicação da Secretaria do Tribunal

de Justiça do Estado de Minas GeraisPáginas 4 e 5

Marcelo Albert

Page 2: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Presidente:Desembargador Cláudio Costa1º Vice-Presidente:Desembargador Carreira Machado2º Vice-Presidente:Desembargador Herculano Rodrigues3º Vice-Presidente:Desembargadora Márcia MilanezCorregedor-Geral:Desembargador Alvim Soares

EXPEDIENTE

Secretário Especial da Presidência: LuizCarlos Elói; Assessora de ComunicaçãoInstitucional: Valéria Valle Vianna; Gerentede Imprensa: Wilson Menezes;Coordenadora de Imprensa: Letícia Lima;Editoras: Francis Rose; Patrícia Melillo;Design Gráfico: Narla PrudêncioFotolito e Impressão: GlobalprintEditora Gráfica Ltda.

Ascom TJMG Rua Goiás, 253 – Térreo – Centro, Belo Horizonte/MG CEP 30190-030Tel.: (31) 3237-6551Fax: (31) 3226-2715E-mail: [email protected] TJMG/Unidade Raja Gabaglia:(31) 3299-4622Ascom Fórum BH: (31) 3330-2123Tiragem: 3 mil exemplaresPortal TJMG: www.tjmg.jus.br

E D I T O R I A L

ALMG homenageiamagistrados

02 D E Z E M B R O / 2 0 1 1 - J A N E I R O / 2 0 1 2

Marc

elo

Alb

ert

ParticipeInteressados em divulgar notícias nas próximas edições do TJMG Informativo devem encaminhar omaterial à Ascom pelo e-mail [email protected].

Justo reconhecimentoO TJMG chega ao fim de 2011

com o sentimento de dever cumprido.Muitas foram as realizações e os avan-ços. O início de um novo ano, contudo,guarda consigo múltiplas possibilida-des e perspectivas. E o Tribunal segueem frente, comprometido com a neces-sidade permanente de melhorias e deinvestimentos. A meta do Judiciário mi-neiro é atender cada vez melhor o cida-dão, cumprindo com isso a sua missão.Esta Casa espera que o novo ano tam-bém traga para seus servidores e ma-gistrados o sentimento de esperançanos novos começos e projetos.

Nesta edição, o TJMG Informa-tivo destaca o reconhecimento às pes-soas que colaboraram para o desen-volvimento do Judiciário. O Tribunalmanifesta o seu agradecimento àque-les que emprestaram sua competênciae experiência em prol de uma Justiçamais eficaz e mais próxima da socieda-de. Em sua trajetória, o TJ se orgulhapor encontrar parceiros interessadosem contribuir.

Além dos agraciados, as meda-lhas concedidas em novembro edezembro pelo TJMG são uma home-

nagem desta instituição aos patronosdas comendas: o desembargador HélioCosta e o jurista Jason Albergaria. Asduas medalhas são entregues a cadadois anos.

Hélio Costa, pai do presidenteCláudio Costa, se destacou como pre-sidente do TJMG e como corregedor-geral de Justiça. Graduado em Direitopela UFMG, Hélio Costa nasceu em1914 e ingressou na magistratura em1940. Em 1964, foi promovido adesembargador. Ocupou uma série decargos de destaque e exerceu o magis-tério na PUC Minas e na UFMG.

O desembargador aposentou-seem 1984. Nos últimos anos, exercia aSuperintendência da Memória doJudiciário Mineiro (Mejud). Hélio Costamorreu em 15 de dezembro de 2011. Odesembargador deixou uma marcaindelével na história da magistraturamineira e será lembrado por sua bon-dade, retidão, honestidade e com-petência.

Jason Albergaria, que morreu em2002, deixou importantes contribuiçõespara as áreas da criminologia, da exe-cução penal e da recuperação de me-

Em solenidade realizada no Expominas, em 10 de novembro, aAssembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) concedeu a Medalha doMérito Legislativo a autoridades, empresários, servidores públicos e re-presentantes da sociedade civil. Estavam presentes o presidente doTJMG, desembargador Cláudio Costa; o ministro dos Transportes, PauloSérgio Oliveira Passos; o governador Antonio Augusto Anastasia e opresidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (foto). Entre os magistra-dos agraciados estavam os desembargadores Nelson Missias deMoraes, Gutemberg da Mota e Silva, Paulo Cezar Dias, Renato MartinsJacob e Peixoto Henriques, que receberam a Medalha Mérito Especial.Os juízes de Direito Bruno Teixeira Lino, Carlos Eduardo VieiraGonçalves, José Américo Martins da Costa, Ricardo Acayaba Vieira, ojuiz do Tribunal de Justiça Militar Fernando Armando Ribeiro e os servi-dores Alípio Braga e Klauber Vinícius da Cunha Ribeiro foram agraciadoscom o grau Mérito. O orador oficial do evento foi o vice-governador doEstado, Alberto Pinto Coelho.

nores infratores. O jurista nasceu emRaul Soares, em 1912, e formou-se emDireito pela UFMG, em 1935. Fez estu-dos primorosos na área processual pe-nal e dedicou-se, com todo empenho, àcausa do adequado e digno cumpri-mento da pena. Foi professor, promo-tor e procurador de Justiça, deputado,curador de menores, diretor de peni-tenciária e do sistema penitenciário.

Esta edição traz ainda matériassobre o 3º Curso Jurídico Regional(Cjur), realizado em Diamantina, no pe-ríodo de 24 a 26 de novembro de 2011.O evento reuniu magistrados de todo oEstado para a discussão de temas re-levantes para a magistratura.

Também há reportagens sobre aexposição Nova Configuração daPaisagem, de Marcelo Albuquerque,que estará na Galeria de Arte do FórumLafayette até 18 de janeiro; sobre asatrações turísticas do município mi-neiro de São Lourenço; e sobre a ini-ciativa da Coordenadoria da Infância eda Juventude do TJMG de tornar a arteacessível às crianças e aos adoles-centes que vivem em instituições deacolhimento da capital.

Page 3: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

03D E Z E M B R O / 2 0 1 1

Dano moral

Patr

ícia

Melil

lo

03

F O R M A Ç Ã O

Sidneia Simões

Em 2011, a Escola Judicial Desem-bargador Edésio Fernandes (Ejef) foi res-ponsável por 196 horas-aula credencia-das pela Escola Nacional de Formação eAperfeiçoamento de Magistrados (Enfam),número seis vezes superior ao exigido,que são 40 horas-aula anuais. Foram mi-nistradas ainda outras 66 horas-aula nãocredenciadas, totalizando 262 horas-aula.Essas informações foram divulgadas pelodesembargador Joaquim Herculano Ro-drigues, 2º vice-presidente e superinten-dente da Ejef, no 3ºCurso Jurídico Regio-nal (Cjur), realizado emDiamantina, no períodode 24 a 26 de novem-bro de 2011.

Na primeira pa-lestra do curso, o presi-dente do Tribunal deJustiça do Paraná, de-sembargador MiguelKfouri Neto, abordou otema gestão judiciária e defendeu a ne-cessidade do diálogo e de proximidade da

administração com os servidores e ma-gistrados. Segundo ele, “não é possível agestão se não há gestão dos talentos,dos recursos humanos, das pessoas”.

O professor e promotor de Justiçade São Paulo Renato Flávio Marcão pro-feriu a palestra “Prisões Cautelares, Li-berdade Provisória e Medidas Cautela-res Restritivas – Lei 12.403/2011”. O pro-

motor e o desem-bargador HerbertCarneiro, que atu-ou como presiden-te da mesa, foramunânimes em afir-mar que a Lei12.403/2011 foi patrocinada peloExecutivo com o objetivo de libe-rar presos.

Outra palestra da programação foi“A Prisão Preventiva no Sistema das Me-

didas Cautelares Pessoais no ProcessoPenal”. O desembargador Geraldo LuizMascarenhas Prado (TJRJ) falou dos no-vos paradigmas da Justiça criminal, emque o magistrado deixa de ser um juiz degabinete para ser o juiz da sala de ses-sões e audiências. Nesse novo modelo, aoralidade está em alta.

Em sua apresentação, o desembar-gador José Mauro Catta Preta Leal(TJMG) criticou a proliferação das escolasde direito e a baixa qualidade do ensino.Ele proferiu a palestra “Títulos de Créditona Vigência do Código Civil”. Fez críticasà cultura do direito processual, que é mui-to forte no Brasil e muitas vezes não levaem consideração o direito material. O de-sembargador Edgard Penna Amorim(TJMG) abordou o controle difuso de in-constitucionalidade. Para ele, é amplo opoder de exercício desse controle pelomagistrado, a começar pelo juiz de primei-ro grau. Como o Brasil tem dimensõescontinentais, defendeu a necessidade dereconhecimento da realidade em que alei foi criada.

Qual é o preço da dor, da aflição,do vexame ou da angústia? É difícil ava-liar economicamente e, por isso, o sofri-mento não é indenizável, argumentou odesembargador substituto Sílvio RomeroBeltrão (TJPE). Para o desembargador, omais apropriado é avaliar o dano moralconsiderando a lesão a um direito da per-sonalidade ou a violação à dignidade dapessoa humana.

A última palestra apresentada no 3ºCjur foi “Ação Civil Pública: aspectos rele-vantes e excessos”, pelo desembargadorAlmeida Melo (TJMG). Ele criticou o STF,por este órgão não aceitar ação civil pú-blica em matéria tributária, o que contrariao princípio da economia processual.

Atuaram ainda como presidentes demesa do 3º Cjur os desembargadoresNelson Missias, Beatriz Pinheiro Caires,Cláudia Maia, Teresa Cristina da CunhaPeixoto e Heloísa Combat, bem como ojuiz auxiliar Wilson Almeida Benevides,representando o corregedor, Alvim Soares.

estão, consti-tucionalidadee dano moral

estão entre as questões apresentadas

G

Outras questões

Magistrados assistem à palestra ministrada pelo desembargador Edgard Penna Amorim e apresentada pela desembargadora Teresa Cristina da Cunha Peixoto

Curso Jurídico traztemas diversos

D E Z E M B R O / 2 0 1 1 - J A N E I R O / 2 0 1 2

Patr

ícia

Melil

lo

Page 4: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

04 D E Z E M B R O / 2 0 1 1 - J A N E I R O / 2 0 1 2

H O M E N A G E N S

Medalh

a H

élio

Costa

/Div

ulg

ação

Duas medalhas outorgadas pelo TJMG no final denovembro e em dezembro de 2011 reconheceram omérito de cidadãos e autoridades que contribuíram parao funcionamento do Judiciário. Em 24 de novembro, foirealizada a primeira edição da Medalha Jason Alberga-ria, que foi criada para homenagear aqueles que se des-tacam por ações ligadas à execução da pena. Em no-vembro e em dezembro, as comarcas do Estado fizerama entrega da Medalha Hélio Costa, uma homenagem àspessoas que prestam relevantes serviços à Justiça.

Homenagear as pessoas que promovem a huma-nização das penas privativas de liberdade, valorizando ainiciativa daqueles que contribuem para o funcionamentode um sistema carcerário que não perde de vista a digni-dade humana é o objetivo da Medalha Jason Albergaria.

Em sua primeira edição, os agraciados foram o governa-dor de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o ex-presidentedo Tribunal desembargador Gudesteu Biber e o advoga-do Mário Ottoboni, idealizador do método da Associaçãode Proteção e Assistência ao Condenado (Apac).

Durante a solenidade de entrega da medalha, opresidente do TJMG, desembargador Cláudio Costa,destacou as qualidades do patrono, professor Jason Al-bergaria, e ressaltou o trabalho dos homenageados emprol da execução digna da pena. “O dr. Jason Albergariafoi um humanista cristão e praticou o humanismo cívico.Os agraciados dessa medalha são, todos eles, compa-nheiros do mesmo sonho do dr. Jason Albergaria”, disse.

O presidente lembrou a importância do programaNovos Rumos, instituído durante a gestão do desembar-

TJ homenageiacolaboradores do Judiciário

Atuação

gador Gudesteu Biber. O programa do Tribunal mineirobusca a humanização no cumprimento das penas com aaplicação do Método Apac, que se baseia no trabalho,na espiritualidade e na valorização humana. “O NovosRumos tem a finalidade de espraiar humanidade no marde misérias em que se transformou o cumprimento daspenas privativas de liberdade e das medidas de inter-nação”, disse o magistrado.

O desembargador elogiou a atuação do governa-dor Anastasia, “um tipo perfeito do homem político daRenascença, pleno de saber e decidido na sua ação efi-caz”. Destacou ainda o trabalho do desembargadorGudesteu Biber, criador do Novos Rumos no âmbito doTJMG, lembrado pela clarividência de seus atos à frentedo Judiciário mineiro. Por fim, o presidente falou deMário Ottoboni e do Método Apac: “Esse método temconsigo a luminosidade e a grandeza das ideias simplesque se transformam em realizações enormes”.

O coordenador do Novos Rumos, desembargadorJoaquim Alves de Andrade, afirmou que JasonAlbergaria é uma fonte de inspiração para o trabalho rea-lizado no programa. “Temos o dever moral de propagarseu legado.” Ele afirmou que os estudos do professorAlbergaria sobre execução penal destacam-se entre osmais eruditos e práticos na sistemática processual penal.

Os homenageados também discursaram eagradeceram a honraria. O governador Anastasia falouda bondade e do amor ao próximo como característicasda personalidade de Jason Albergaria. Anastasia aindademonstrou o desejo de que o método apaquiano sepropagasse e o Estado tivesse menos penitenciárias emais Apacs. Gudesteu Biber relatou o seu orgulho em terconhecido o patrono da medalha, “um homem que viveuà frente do seu tempo”. Já Mário Ottoboni falou daemoção pela homenagem. “Há momentos na vida emque estamos de pé, mas nossa alma de joelhos. É assimque me encontro agora”, disse.

Marc

elo

Alb

ert

O presidente Cláudio Costa e o corregedor Alvim Soares entregaram a medalha ao governador Antonio Anastasia

Page 5: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

patrono o desembargador Hélio Costa é uma altaresponsabilidade”, afirmou o governador, que lembrou,além da carreira na Justiça, asatividades no magistério e defilantropia desenvolvidas pelopatrono, entre elas, o fato deter sido provedor da Santa Ca-sa. Para o governador, as pa-lavras “Justiça”, “cultura” e“educação” sempre devem serassociadas ao desembargadorHélio Costa.

Em seu pronunciamento,o corregedor-geral de Justiça,desembargador Alvim Soares,disse que a outorga da meda-lha ao governador deve simbolizar “a fraterna e harmôni-ca convivência entre o Executivo e o Judiciário, cujos

chefes honram e dignificam a relevância do cargo queexercem”. O corregedor destacou ainda o fato de o home-

nageado ser o primeiro governadorde Estado a receber essa medalha.

Outras comarcas homena-gearam desembargadores doTJMG com a outorga da MedalhaHélio Costa. Foram agraciados Áu-rea Maria Brasil Santos Peres, emSabinópolis; Carlos Augusto deBarros Levenhagen, em Lavras; Dí-dimo Inocêncio de Paula, em Bar-bacena; Guilherme Luciano BaetaNunes, em Leopoldina; Jane Ribei-ro Silva, em Bom Sucesso; e Mau-rício Barros, em Patrocínio. Além

dos desembargadores, diversos juízes foram conde-corados em outras localidades.

Esse método tem consigo a luminosidade e a

grandeza das ideiassimples que se transformam em realizações enormes” ‘

05D E Z E M B R O / 2 0 1 1 - J A N E I R O / 2 0 1 2

Capital

Os desembargadores Cláudio Costa e Albergaria Costa estiveram na solenidade conduzida pelo juiz Medeiros

Medalha Hélio Costa

Marc

elo

Alb

ert

Marc

elo

Alb

ert

Em novembro e em dezembro, os juízes diretoresdo Foro fizeram a entrega da Medalha Hélio Costa, quehomenageia uma pessoa em cada comarca. O presiden-te Cláudio Costa foi o escolhido em Juiz de Fora. Ele re-cebeu a comenda em 25 de novembro. “A emoção assal-ta-me porque, como sabem, o desembargador Hélio Cos-ta é meu pai. Ele dedicou sua vida ao Judiciário mineiro”,discursou. O presidente afirmou que a distinção feita pelacomarca de Juiz de Fora tem para ele uma significaçãopessoal, que ultrapassa qualquer dimensão imaginável.

Cláudio Costa falou da importância da comarca nouniverso jurídico de Minas Gerais e reiterou seu compro-misso de dotar a comarca de todos os meios necessáriosao seu progresso. “Prometo-lhes guardar no peito ogesto generoso da outorga com que me honraram. Issoé um dever que me vem do coração”, concluiu.

O juiz diretor do Foro da comarca de Juiz de Fora,Edir Guerson de Medeiros, conduziu a cerimônia de en-trega da medalha e elogiou a trajetória do presidente doTJMG. “Para que fosse outorgada essa honraria, não ha-veria necessidade de buscar predicados outros para aconcessão da medalha e muito menos pelo fato de ser ohomenageado filho do grande timoneiro, desembargadorHélio Costa, que na década de 80 dirigiu o TJMG, porquea vida pessoal e profissional do desembargador CláudioCosta, homem probo, honesto, culto, inteligente e damais alta competência, tanto que foi eleito para todos oscargos importantes do Poder Judiciário mineiro, já o cre-denciaria a tal honraria”, disse.

Durante a entrega da Medalha Hélio Costa em Juizde Fora, a desembargadora Albergaria Costa, esposa dodesembargador Cláudio Costa, foi homenageada.

Em Belo Horizonte, a Medalha Hélio Costa foientregue pelo presidente Cláudio Costa e pelo correge-dor-geral de Justiça, desembargador Alvim Soares, nodia 7 de dezembro. O homenageado foi o governadorAntonio Anastasia. “Receber a medalha que tem como

O desembargador Cláudio Costa pres id iu a ent rega da Medalha Jason Albergar ia aos homenageados, Gudesteu Biber, Már io Ot toboni e Anton io Anastas ia

Page 6: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

I N F Â N C I A E J U V E N T U D E

D E Z E M B R O / 2 0 1 1 - J A N E I R O / 2 0 1 206

Francis Rose

Foto

s M

arc

elo

A

Cerca de 300 crianças e adolescentes que vivemem instituições de acolhimento de Belo Horizonte tiveramum dia especial em 12 de dezembro. Elas estiveram pelaprimeira vez no Palácio das Artes, para assistir a umespetáculo de música, dança e artes visuais. Em cena,estavam as crianças que integram o Corpo Cidadão,entidade sem fins lucrativos ligada ao Grupo CorpoCompanhia de Dança. A visita ao Palácio das Artes fazparte dos entendimentos entre a Coordenadoria daInfância e da Juventude, do TJMG, e o Corpo Cidadãopara desenvolver um trabalho conjunto. O projeto entre oTJ e a entidade está sendo formatado e prevê a realiza-ção de oficinas de dança e música para as crianças quemoram em abrigos.

O desembargador Wagner Wilson, superintenden-te da Coordenadoria da Infância e da Juventude, expli-cou que o objetivo do Judiciário mineiro é oferecer opor-tunidades aos jovens acolhidos, de forma a fomentar no-vas perspectivas para cada um deles. “Queremos des-pertar o interesse das crianças para a arte, usando-a co-mo instrumento de transformação. A parceria com o Cor-po Cidadão vai permitir que os jovens frequentem ofi-

cinas de dança e música”, explica. Atualmente, o TJMGjá mantém um projeto que garante aulas de flauta doceàs crianças e aos adolescentes acolhidos. Nesse projeto,os jovens que se destacarem serão encaminhados paraoficinas de outros instrumentos.

A coordenadora-geral do Corpo Cida-dão, Miriam Pederneiras Barbosa, afirmouque o projeto com o TJMG está em fase em-brionária e de formatação. Ela garantiu, con-tudo, que o objetivo do Tribunal mineiro estáalinhado com a proposta de atuação doCorpo Cidadão. “A arte trabalha muitas habi-lidades. O aprendizado vivido pode, posteri-ormente, ser levado para qualquer área. Osjovens da periferia são muito talentosos e sóprecisam de oportunidade”, diz.

No dia 12, foi dado mais um passo para aproximaros jovens da arte. E eles aprovaram. “O espetáculo doCorpo Cidadão foi uma experiência única. Eu fiquei

TJ quer levar a arte aos abrigosapaixonada”, disse Jéssica, 15 anos, da AssociaçãoFraternal Amigos do Menor. Para Aline, 16 anos, foi umasurpresa ver crianças e adolescentes tão envolvidoscom a dança.

Duzentos e cin-quenta jovens, dos 600que frequentaram as ofici-nas do Corpo Cidadão aolongo de 2011, se apre-sentaram no espetáculoOríkì. Ritmos variados emuito movimento aborda-ram a formação do povobrasileiro, com suas raí-zes africanas e diversida-de cultural. A palavra“oríkì”, de origem africana,da língua iorubá, é uma

saudação, usada para inspirar o recém-nascido nomomento de seu nascimento. Além das crianças acolhi-das, jovens de escolas públicas e de projetos sociaisassistiram ao espetáculo.

Habilidades

O espetáculo Oríkì , com r i tmos var iados e mui to movimento, fo i apresentado por 250 jovens que f requentaram as of ic inas do Corpo Cidadão em 2011

Queremosdespertar ointeressedas crianças

para a arte, usando-acomo instrumento detransformação”‘

Renata

Cald

eira

Page 7: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

nhecida como Trem das Águas, de SãoLourenço a Soledade de Minas, aos sá-bados, domingos e feriados, também fi-gura entre as opções de lazer. A viagemdura duas horas, com uma parada emSoledade. O artesanato e a culinária tam-

bém são atrativos deSão Lourenço, fa-mosa por seus quei-jos, biscoitos, doces,cachaça e licores.

A história dacidade remonta aoséculo 17, quandobandeirantes procu-ravam transpor aserra da Mantiqueirae chegar à bacia dorio Verde. O local on-de está o Parquedas Águas fazia par-

te de uma grande fazenda de proprieda-de de João Francisco Viana. Um dos fi-lhos do proprietário, que tinha o costumede percorrer o local em busca de caça,encontrou a nascente de uma água cris-

Conhecida pelo seu parque deáguas com propriedades terapêuticas emedicinais, São Lourenço guarda muitosencantos, atraindo turistas de todas asregiões. Localizada no sul de Minas Ge-rais, no chamado Circuito das Águas, a406 km de BeloHorizonte, é con-siderada a maisimportante estân-cia hidromineraldo país.

Os visitantespodem conhecer acidade através depasseios a cavalo,em charretes outrenzinho. Entre osatrativos culturaisestão a Casa deCultura de SãoLourenço, onde a história da cidade écontada por meio de uma exposição defotos antigas, e a Ermida Senhor do BomJesus do Monte, primeiro santuário dacidade. O passeio de maria-fumaça, co-

T U R I S M O

07D E Z E M B R O / 2 0 1 1 - J A N E I R O / 2 0 1 2

Vanderleia Rosa

Atrações

Renata

Cald

eira

As águas abençoadas de São Lourençotalina, de sabor agradável, que ganhou fa-ma nas redondezas por suas proprieda-des. Somente em 1927 é que se cria omunicípio de São Lourenço.

O Parque das Águas, formado porfontes de águas carbogasosas e balneá-rio, é o grande atrativo natural da cidade.São 430 mil m2 de alamedas e gramados,um lago com 90 mil m2 de água cristalinapara passeios de barco ou pedalinho eáreas de recreação ao ar livre. São setefontes de água mineral, cada qual comuma propriedade terapêutica e medicinal.A cidade oferece outras atrações cultu-rais, como o Memorial Tancredo Neves,com elevador panorâmico e vista total dacidade, a Fundação Cima’s, com plantasmedicinais e acervo de Salvador Dalí, e otemplo da Sociedade Brasileira deEubiose, que mostra o lado místico deSão Lourenço.

No calendário da cidade, há várioseventos culturais durante o ano. Entre

eles, o Encontro Nacional de Corais, o En-contro Nacional de Automóveis Antigos, oCampeonato Brasileiro de Balonismo e aFeira Mineira de Artesanato Rural. So-mam-se a esses as festas religiosas, abarqueata ecológica e o Festival de Inverno.

A empresa que faz o percurso deBelo Horizonte a São Lourenço é aExpresso Gardênia Ltda. A viagem duracerca de seis horas, e a passagem custaR$ 83,73. Há três horários de embarque –7h30, 12h30 e 23h. A cidade oferecevárias opções de hospedagem, de pou-sadas mais simples a hotéis sofisticados.

Conhecida pe lo seu parque de águas com propr iedades terapêut icas e medic ina is , São Lourenço at ra i tur is tas de todas as reg iões

Mais informações:Serviço Autônomo e Turismo(Servitur) - (35) 3332-5236

Parque das Águas -(35) 3332-3066

Prefeitura Municipal de SãoLourenço - (35) 3349-8439

artesanato e aculinária tambémsão atrativos de

São Lourenço, famosapor seus queijos,biscoitos, doces,cachaça e licores

O

Page 8: Judiciário presta suas homenagens · 2013-12-13 · Judiciário presta suas homenagens Em novembro e dezembro de 2011, o TJMG outorgou as Medalhas Hélio Costa e Jason Albergaria

C U L T U R A

08 D E Z E M B R O / 2 0 1 1 - J A N E I R O / 2 0 1 2 Remetente: Assessoria de Comunicação Institucional - TJMG | Rua Goiás, 253 - Térreo - Centro - Belo Horizonte - MG - CEP 30190-030

IMP

RE

SS

O

A paisagem urbana é o tom da exposição NovaConfiguração da Paisagem, de Marcelo Albuquerque,que pode ser vista na Galeria de Arte do Fórum Lafayet-te até 18 de janeiro de 2012. A curadoria é de NanaD’Armond.

Por meio de pinturas e desenhos, Marcelo Albu-querque reproduz paisagens urbanas –cortes das mine-rações, loteamentos, estradas, edifícios– de forma poéti-ca e irônica. Em suas aquarelas, as ações do homem se

Suza

na d

e Ol

iveira

Aug

usto

harmonizam com o ambiente. Devido à criação de perso-nagens urbanos, Marcelo foi selecionado para expor noSalão Internacional de Humor de Piracicaba, em SãoPaulo (2008), quando apresentou cartuns e charges emque favelas e edifícios se comunicavam como cidadãos.

Marcelo esclarece que a mostra não tem o caráterde denúncia quando retrata a exploração dos recursosnaturais nas montanhas cortadas ou a expansão urbana.“Consiste em uma investigação do surgimento de formas

Rosana Maria

e do potencial de transformação, construção e configu-ração de uma nova paisagem”, diz o artista.

Pintor, desenhista, ilustrador e professor, MarceloAlbuquerque iniciou sua carreira em 1998. É bacharelem pintura pela Escola de Belas Artes da UFMG e espe-cialista em história da arte pela PUC Minas. Ministroucursos e oficinas em festivais de inverno e foi professorsubstituto da UFMG, onde atualmente faz mestrado emartes visuais.

Para publicar a sua foto no Click do Leitor, envie a imagem e o texto para o e-mail [email protected].

Fazer turismo pela Europa, pelo Havaí, pelo Caribe, porpraias brasileiras é aquele programa. Mas uma viagemvisitando e levando ajuda à Guiné-Bissau, África negra,um dos países mais pobres do mundo, é um desafio.Clima equatorial, calor de até 50 graus, tempestade deareia vinda do Saara, não há luz elétrica, rede de esgo-to, hospitais, e as estradas são precárias. A economiabaseia-se no comércio da castanha de caju e do algo-dão. Fiz essa viagem em abril de 2006, com um grupomissionário, conhecemos pessoas de várias etnias,cada uma com cultura e costumes próprios. A foto é deuma feira, sábado de manhã, na cidade de Bula, a 40 kmda capital, Bissau.Voltamos para a cidade de Có numavan com várias pessoas e todo tipo de mercadoria. Foiinteressante essa experiência. Mesmo com condição devida difícil, os guineenses são hospitaleiros, alegres e,sorridentes, cumprimentam: “bom dia, boa tarde e volteoutra vez”.

Suzana de Oliveira Augusto - Fórum Lafayette

C L I C K D O L E I T O R

Túlio

Tra

vagli

a

A exposição, composta por pinturas e desenhos, traz paisagens retratadas de forma poética e irônica

Paisagensurbanas na

Galeria de Arte