jovens empreendedores - parceiros da educação · •desenvolver um plano de negócios para...

16
Realização: Professor(es) Apresentador(es): Claudia Roquetto Vera Lúcia Mendes E.E. Professora Olga Benatti Sala 8 / 2ª. Sessão Jovens Empreendedores

Upload: phamkhuong

Post on 27-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Realização:

Professor(es) Apresentador(es):

Claudia RoquettoVera Lúcia Mendes

E.E. Professora Olga BenattiSala 8 / 2ª. Sessão

Jovens Empreendedores

Foco

Projeto elaborado para a disciplina eletiva de

empreendedorismo, com foco nos alunos do 1º e 2º

anos do Ensino Médio.

Contexto de Aplicação

A Unidade Escolar Profª Olga Benatti localiza-se àRua Ibitirama, 1412, no bairro Vila Bela, São Paulo.

A escola conta com diversos espaços deaprendizagem, como laboratórios, sala de informática, salade leitura com equipamento multimídia, 12 salas de aula, 2quadras esportivas e um pátio. É uma escola antiga, quevem passando por diversas melhorias graças às ações dosParceiros da Educação.

A Comunidade escolar é composta por diferentesníveis socioeconômicos, sendo que 34% destes alunos sãomoradores de Comunidades, 33% de classe baixa e 33% declasse média.

Parte da comunidade é presente e atuante com asações da escola.

Participaram do trabalho 22 jovens na faixa de 15 a 17anos, alunos de 1° e 2° anos do Ensino Médio.

Duração do projeto: 1 semestre letivo (março a junho de 2015).

Justificativa

Embora o conceito de empreendedorismo pareçaexclusivamente empresarial, ele se aproxima da educação,pois a escola deve preparar os alunos para o mundo,buscando uma formação autônoma e desenvolvendohabilidades necessárias para que se tornem capazes deorganizar suas ideias, traçar planos e tomar decisões.

Objetivos• Permitir que os alunos possam adquirir conhecimentos sobreos fundamentos da gestão e do empreendedorismo, tendo emvista a busca da excelência de desempenho;• Identificar e desenvolver o comportamento empreendedor einovador dos alunos para estudar, gerar e propagarconhecimento multidisciplinar;• Analisar a concepção de novos negócios, visando àidentificação de oportunidades e análise de sua viabilidade;• Desenvolver um plano de negócios para pequenas empresas.

Coube à disciplina desenvolver competências para a criação,gestão e sobrevivência de novos empreendimentos a partir dasestratégias de trabalho, capacitando os alunos para sereminovadores, enxergando e usufruindo de novas oportunidades.

Desenvolvimento/ Metodologia•Atividades realizadas:

Visualização de vídeos diversos sobreempreendedorismo; Pesquisa sobreempreendedorismo; pesquisa de produtos emercado; Leitura de textos diversos sobreempreendedorismo; Debates; Amadurecimento deideias (produtos); Elaboração de pesquisa sobreprodutos e público alvo; Realização de pesquisa comalunos da escola; Definição de razão social e nomefantasia da empresa; Definição do produto; Definiçãode estratégias de marketing para divulgação doproduto; Realização de propaganda; Pesquisa depreços de matérias primas para cálculo do custovariável; Preenchimento da plataforma Dreamshaper.

Desenvolvimento/ MetodologiaHabilidades trabalhadas:

Reconhecer e aplicar conceitos; extrair informaçõessobre a distribuição das principais atividades denegócios, fluxo material e financeiro; desenvolverhabilidades de cálculo; ler e comparar as principaisformas de empreendedorismo, relacionar informaçõesrepresentadas de diferentes formas e conhecimentosdisponíveis para construir um modelo de negócio;desenvolver habilidades de leitura e escrita; refletirsobre ética e participação social nos negócios;desenvolver ações de marketing voltadas para apromoção de produtos; distinguir diferentes estratégiasde marketing; apreender o significado da relação entreconsumo e consumidor e produção de marketing.

Recursos Utilizados

• Textos diversos sobre empreendedorismo;

• TV e DVD para a exibição de filmes;

• Computadores com acesso à internet para pesquisae preenchimento da plataforma Dreamshaper;

• Apostila Empreendedorismo Sebrae.

Registros

Resultados85% dos alunos participaram ativamente da

disciplina eletiva, observando-se que os objetivospropostos foram alcançados. Os alunos produziramalimentos para venderem durante o projetoResgatando Raízes. Após a realização de pesquisasobre produtos e clientes, os alunos decidiram pelaprodução de doces como brigadeiro, bolos, tortas,mousses e cupcakes, além de suco de fruta natural.

Ao final da festa, os alunos conseguiramvender todos os produtos e os lucros ficaram comeles próprios. Na culminância das disciplinaseletivas, após reavaliação dos resultados do projetoResgatando Raízes, os alunos repetiram a venda dosprodutos com enorme sucesso.

A oportunidade de lucrar, desenvolvendo o próprionegócio, empolgou os alunos que primaram pela qualidadena produção dos doces e no atendimento ao público,observando sempre a higiene no manuseio dos alimentos.

Foi observada uma melhora no rendimento escolar ea mudança de comportamento em relação à aprendizagempor parte de vários alunos.

Muitos atribuíram à eletiva de empreendedorismo amelhora dos resultados das disciplinas da Base NacionalComum, pois passaram a se dedicar mais aos estudos aoenxergarem a importância da educação na realização dosseus sonhos.

Conclusões

Podemos afirmar que o projeto foi um sucesso.Um sinal disso foi o fato de alunos que não haviamparticipado da eletiva pedirem para que a mesmafosse realizada no segundo semestre. Além disso,alguns alunos quiseram participar novamente, poisreconheceram que no início não se dedicaram osuficiente e gostariam de uma nova oportunidade paraaprenderem mais sobre empreendedorismo. Eramalunos com baixo rendimento escolar no 1º bimestre,mas que tiveram melhora significativa dos resultadosno 2º bimestre e atribuíram essa recuperação àrealização da disciplina eletiva de empreendedorismo.