jornal zoontechne 3

6
Ano I - nº 3, Edição quinzenal, 6p. novembro/1 2011 ESPAÇOdoSÓCIO Eleição ocorrerá em 2012 A presença dos sócios da SBZ na Reunião da ALPA (Associação La- tino-Americana de Produção Ani- mal), chamou a atenção de todos os demais países presentes no evento. Os brasileiros, em geral, foram responsáveis pelo envio de 603 resumos dos 971 registrados pela Comissão Organizadora. Tal expressividade é reflexo do esfor- ço efetuado no nosso país frente ao compromisso em desenvolver a ciência zootécnica. Por conse- quência, a SBZ mantém-se como a maior entidade científica ligada à produção animal atuante no continente latino americano. Convênio entre SBZ e ALPA é assinado no Uruguai o sócio da SBZ é, desde o último dia 26 de outubro, também membro da As- sociação Latino Americana de Produção Animal-ALPA. O con- vênio tem 5 anos de duração e visa ampliar o intercâmbio entre os países latinos. Os sócios da SBZ, à partir de agora, terão desconto no valor da inscrição para partici- parem das reuniões da ALPA, e o mesmo vale para aqueles que são associados à ALPA e que desejar- em participar das Reuniões Anuais da SBZ. Prof. Ernesto Riquelme, em seu último ato como Presidente da ALPA (Gestão 2009 até 2011), acom- panhado do atual Presidente da SBZ, Almir Silva, na cerimônia de assinatura do convênio entre as duas entidades científicas. A eleição do 3º Vice-presidente da SBZ e Coordenador da Reunião Anual do ano de 2015 será constituída no primei- ro semestre de 2012, devendo os candidatos após terem suas propostas homologadas pela Comissão Eleitoral apresentarem pessoalmente às mesmas na próxima reunião anual, que como é de conhecimento geral, ocorrerá em Brasília-DF. Esta decisão foi tomada pela diretoria e visa possibilitar que os sócios conheçam os candida- tos e seus propósitos. A votação continuará sendo on line. Todas as informações sobre prazos serão divulgadas neste veículo, assim como serão disponibilizadas aos sócios no Portal da SBZ, ainda ano vigente. Esperamos, assim, atender às expectivas de grande parte dos nos- sos sócios que clamavam por um processo que valoriza a liberdade de escolha e que eventualmente estimula os candidatos a trabalharem bem seus propósitos, uma vez que serão defendidos em plenária. Um abraço cordial a todos! Prof. Almir Vieira Silva - Presidente da SBZ

Upload: thiago-jabur

Post on 24-Feb-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal da SBZ

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Zoontechne 3

Ano I - nº 3, Edição quinzenal, 6p. novembro/1 2011

ESPAÇOdoSÓCIOEleição ocorrerá em 2012

A presença dos sócios da SBZ na Reunião da ALPA (Associação La-

tino-Americana de Produção Ani-mal), chamou a atenção de todos os demais países presentes no evento. Os brasileiros, em geral, foram responsáveis pelo envio de 603 resumos dos 971 registrados pela Comissão Organizadora. Tal expressividade é reflexo do esfor-ço efetuado no nosso país frente ao compromisso em desenvolver a ciência zootécnica. Por conse-quência, a SBZ mantém-se como a maior entidade científica ligada à produção animal atuante no continente latino americano.

Convênio entre SBZ e ALPA é assinado no Uruguai

o sócio da SBZ é, desde o último dia 26 de outubro, também membro da As-

sociação Latino Americana de Produção Animal-ALPA. O con-vênio tem 5 anos de duração e visa ampliar o intercâmbio entre os países latinos. Os sócios da SBZ, à partir de agora, terão desconto no valor da inscrição para partici-parem das reuniões da ALPA, e o mesmo vale para aqueles que são associados à ALPA e que desejar-em participar das Reuniões Anuais da SBZ.

Prof. Ernesto Riquelme, em seu último ato como Presidente da ALPA (Gestão 2009 até 2011), acom-panhado do atual Presidente da SBZ, Almir Silva, na cerimônia de assinatura do convênio entre as duas entidades científicas.

A eleição do 3º Vice-presidente da SBZ e Coordenador da Reunião Anual do ano de 2015 será constituída no primei-ro semestre de 2012, devendo os candidatos após terem

suas propostas homologadas pela Comissão Eleitoral apresentarem pessoalmente às mesmas na próxima reunião anual, que como é de conhecimento geral, ocorrerá em Brasília-DF. Esta decisão foi tomada pela diretoria e visa possibilitar que os sócios conheçam os candida-tos e seus propósitos. A votação continuará sendo on line. Todas as informações sobre prazos serão divulgadas neste veículo, assim como serão disponibilizadas aos sócios no Portal da SBZ, ainda ano vigente. Esperamos, assim, atender às expectivas de grande parte dos nos-sos sócios que clamavam por um processo que valoriza a liberdade de escolha e que eventualmente estimula os candidatos a trabalharem bem seus propósitos, uma vez que serão defendidos em plenária. Um abraço cordial a todos!

Prof. Almir Vieira Silva - Presidente da SBZ

Page 2: Jornal Zoontechne 3

Zoontechne2 novembro/1 2011

Portal da SBZ - Atualizações

O portal da Sociedade Brasileira de Zootecnia está passando por um processo gra-dual de atualização, com a reorganização das informações divulgadas. Observem que do lado esquerdo da página inicial estão dispostas as notícias relacionadas

às reuniões anuais, à direita informações referentes à Revista Brasileira de Zootecnia, e por fim, na parte central da página são apresentadas questões relacionadas à divulgação e gestão da própria SBZ. Esta nova formatação facilita a busca das informações por parte dos interessados. O Portal continuará em desenvolvimento, garantindo maior eficiência e acessibilidade dos internautas.

A visualização das informações presentes no Portal foi facilitada pela redução estra-tégica de informações e valorização dos espaços preservados. Esta evolução foi possível graças a análise dos profissionais que compõem a Assessoria de Comunicação da SBZ.

Nova formatação do Portal da SBZ.

Page 3: Jornal Zoontechne 3

Zoontechne Zoontechne novembro/1 2011 3

OCentro de Convenções Ulys-ses Guimarães CCUG irá acolher à 49a Reunião Anual

da SBZ, entre os dia 23 e 26 de julho de 2012, em Brasília – DF. O Centro foi projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes e está localizado no SDC - Setor de Divulgação Cultural - Eixo Monumental. É o 3º maior centro de convenções do país, podendo rece-ber simultaneamente 9,4 mil pessoas sentadas. Possui 54 mil m² de área construída com possibilidade de mon-tagem de 11.400 m² de exposição. Fica próximo à hotéis, a quinze minu-tos do Aeroporto Internacional de Bra-sília, além de ser referência na rea-lização de eventos, palestras, feiras, shows ou congressos. Possui subdivisão em alas:

a Sul, climatizada, é destinada para montagem de exposições e feiras com 10,2 mil metros quadrados. A Ala Oeste, com um vão livre de 2 mil metros quadrados no térreo e qua-tro auditórios, oferece múltiplas fun-ções: teatro, cinema, entre outros. Na Ala Norte, há o Auditório Master, com capacidade para 3 mil pessoas, 13 salas moduláveis, área multiuso, camarins, sala VIP e sala de impren-sa. Este auditório, com três modelos de poltronas ergonômicas, foi ainda adaptado para receber portadores de necessidades especiais (rampas, ele-vadores, telefones, sanitários, entre outros). Possui equipamento de som com tecnologia de ponta e cabea-mento para instalação de áudio visual embutida. A Ala Norte dispõe ainda

de sistema que potencializa os sinais de telefonia móvel, de ar condicio-nado central, com controle setorizado independente. O Centro de Convenções de Brasília, foi inaugurado em 1978, como um centro de cultura, e per-manece como um dos principais pon-tos turísticos da cidade.Fonte: http://dfcriativa.com.br

Centro de Convenções Ulysses Guimarães é palco da

49ª Reunião Anual da SBZ

O auditório do Centro de Convenções Ulysses Gumarães tem capacidade para mais de 9 mil lugares.

Page 4: Jornal Zoontechne 3

Zoontechne4 novembro/1 2011

VOCÊ e a REVISTA da

SBZ GUIA DA

REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA

Formatação geral

Quando submetido à avaliação na RBZ, o manuscrito deve estar em formato DOC 97/2003 ou rtf e conter no máximo 25 páginas.O número de páginas e o custo final do artigo somente podem ser calculados depois que o artigo foi submetido à revisão linguística e diagramação, pois varia muito conforme o número e a distribuição das tabelas e figuras.

Como elaborar o resumo (página 1)

Na página 1 do manuscrito, devem constar, nesta ordem: título, au-tores, resumo, palavras-chave e notas de rodapé.

Título do manuscrito

O título dever ser formatado em Times New Roman 12, negrito, centralizado, espaçamento entre linhas 1,5 cm. O limite máximo é de 20 palavras, incluindo preposições e artigos.

Não usar caixa alta ou letras maiúsculas em nomes comuns. Usar maiúscula apenas na letra inicial do título e em nomes próprios. Títulos em geral não devem conter caracteres especiais (itálico, símbolos, sobrescritos, equações), portanto, evite colocar nomes científicos, abreviações e outros.

Rodapé dos autores

O objetivo na nota de rodapé dos autores é identificar a origem da pesquisa e o contato do autor respon-sável, por isso, não é permitido descrever titulação ou status social dos autores.

Como formatar um manuscrito para a RBZ (Parte 1)

ATENÇÃO: Prazo para submissão de manuscritos para 2011

Conforme normas da Revista Brasileira de Zootecnia - RBZ, os manuscritos submetidos em 2011 devem ser traduzidos obrigatoriamente para a língua inglesa após sua aprovação (responsabilidade dos autores). O prazo para as submissões de manuscritos será encerrado no dia 20 de dezembro de 2011. O sistema será aberto em 6 de fevereiro de 2012, quando serão aceitas somente submissões de manuscritos em inglês. As versões em inglês devem ser realizadas por pessoas com fluência no idioma (native speaker) e serão aceitas versões tanto no inglês norte-americano como no inglês britânico.

Contamos com a colaboração de todos.Atenciosamente,

Prof. Marcelo Teixeira RodriguesEditor-chefe da RBZ

Continua na próxima edição

Page 5: Jornal Zoontechne 3

Zoontechne Zoontechne novembro/1 2011 5

recomendaSBZ

ANUNCIE NO zoontechne

[email protected]

INTEGRAÇÃO LAVOURA - PECUÁRIA - FLORESTA

Autor: Rogério Peres Soratto, Ciro Antonio Rosolem, Carlos Alexandre

Costa CrusciolAno: 2011

Editora: FepafPreço: R$ 20,00

www.fepaf.org.br

APPLIED EQUINE NUTRITIONAND TRAINING

Equine nutrition and training conference (ENUTRACO) 2011

Autor: Arno LindnerAno: 2011

Wageningen Academic Publishers

Preço: € 55.00

www.wageningenacademic.com

ANIMAL WALFARE IN ANIMAL AGRICULTURE

Husbandry, Stewardship, and Sustainability in Animal Production

Autor: Wilson G. Pond, Fuller W. Bazer, Bernard E. Rollin

Ano: 2011Editora: CRC Press

Preço: $ 89,95

www.amazon.com

MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Autor: Rosangela F. SviercoskiAno: 2008

Editora: Editora UFVPreço: R$ 70,00

www.editoraufv.com.br

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARNES

Fundamentos e Metodologias Autor: Eduardo Mendes Ramos e

Lúcio Alberto de Miranda GomideAno: 2009

Editora: Editora UFVPreço: R$ 99,00

www.editoraufv.com.br

GESTÃO AMBIENTAL NA SUINOCULTURA

Autor:Milton Antônio SeganfredoAno: 2007

Editora: EmbrapaPreço: R$ 35,00

www.livrolink.com.br

Page 6: Jornal Zoontechne 3

Zoontechne6 novembro/1 2011

COMISSÃO EDITORIAL - Diretoria da SBZ 2011-2012 / REDAÇÃO - Adriano Padilha / DIAGRAMAÇÃO - Igor Gurjão [email protected]

CURIOSIDADES

Os sons dos animaisArrulhar: pombo.Azoiar: abelha e mosquito.Balir: carneiro.Berrar: cabra.Bramar ou bramir: urso, tigre ou veado.Cacarejar: galhinha.Chilrear: pássaros.Coaxar: sapo.Cricrilar: grilo.Crocitar: corvo.Ganir: cachorro.Gorjear: pássaros.

Grasnar: pato, marreco, cisne e ganso.Grunhir: porco e javali.Guinchar: porco, cachorro, morcego e gavião.Ladrar: cachorro.Latir: cachorro.Miar: gato.Mugir: boi.Piar: pássaros.Relinchar: cavalo.Rosnar: cachorro e lobo.Rugir: leão.

Sussurrar: inseto.Trilar ou trinar: pássaros.Uivar: lobo.Ulular: hiena.Urrar: leão.Zumbir: insetos.Zurrar: burro.

Fonte: www.idealdicas.com/nome-dado-aos-sons-dos-bichos/

Comer ovos previne a cegueiraIngerir um ovo ao dia provoca um efeito positivo no organismo, elevando ao dobro os níveis

de um tipo especial de antioxidante que ajuda a proteger a retina do olho.

Apesar de ser uma das fontes mais baratas de vitaminas, proteinas e minerais, permaneceu toda a década baixo um manto de dúvidas e suspeitas. Supostamente, o consumo do ovo teria que ser evitado por causa do aumento do colesterol. Porém, recentes estudos tem se encarregado de der-rubar estes mitos. Agora chegou-se à conclusão de que o consumo moderado de ovos ajuda a prevenir a deterioração ocular após os 40 anos.

Contra a corrente Depois de passar anos dedicados à investi-gação cientifica, o doutor Ronald McNamara deu uma virada radical na sua vida ao assumir como diretor do Centro Nacional de Nutrição do Ovo, onde tem se en-carregado de atacar os mitos a respeito do alimento. Um dos maiores triunfos foi obtido este ano, quando uma equipe de experts da Escola de Medicina de Harvard concluiu que a ingestão de um ovo por dia não aumenta o risco de infarto ou doenças cardíacas. O estudo foi feito em mais de 100.000 pessoas du-rante 5 anos. “Comer ovos, especialmente a gema de forma moderada, é uma boa medida para prevenir pro-blemas na retina, porém esta não é a única receita”, diz o especialista e ainda acrescenta que existem ali-mentos tanto ou mais ricos em carotenóides, com a cenoura, os tomates e em geral todos os vegetais de cor vermelha.

Mais ainda, os países que mostram maiores taxas de consumo de ovos são os que apresentam as menores taxas de morte por doenças cardiovas-culares, derrubando assim o mito que nasceu anos atras nos Estados Unidos e que logo percorreu o mundo. “Se você come frutas, verduras, cereais ou ovos, está recebendo todas as vitaminas, minerais e proteínas que necessita o corpo, além de diminuir o risco de padecer de doenças cardíacas, cegueira e outros males”.

Fonte:www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/comer-ovos-previne-a-cegueira.html

Foto: http://atelierdaspoesias.blogspot.com

MITOS E VERDADES