jornal voz ativa

6
Informativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celpe. Ano IX. N°23. Agosto, setembro, outubro de 2010 Neste Número A sexta edição do Festival de Inverno da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celpe aconteceu de 4 a 6 de agosto último. Diariamente houve palestras sobre temas, comunicação, valorização da vida e direito dos idosos, ações de cuidados com a saúde e atividades culturais de dança e música, além da expo- sição de produtos, serviços e peças de arte e artesanato. Detalhes na página 3. A Associação está preparando uma festa digna do acontecimento. São 25 anos de boa convivência, apoio e crescente investimento nas áreas de saúde, cultura e lazer voltadas ao bem-estar dos aposen- tados e pensionistas da Celpe. A festança acontece na segunda-feira, 29 de novembro, a partir das 18 horas, no Círculo Militar do Recife. Da programação constam jantar, sorteio de prêmios e baile show com a Orquestra Toque Musical. Haverá sorteio de presentes, distribuição de brindes e outras atrações que estão sendo preparadas para tornar o encontro mais uma agradável promoção social da AAC. Ingresso – Serão distribuídas duas senhas para cada associado, entre os dias 17 e 26 de novembro, na sede da Associação. Venha, traga a sua alegria, a roupa mais bonita e comemore conosco. AAC comemora Jubileu de Prata Semana da saúde acontece em novembro Semana da Saúde da AAC acontece entre os dias 18 e 19 de novembro. Na ocasião serão oferecidas dicas e conselhos para que você viva mais e melhor. A foto mostra a palestra do urologista André Maciel, quando da versão 2009 do evento. Mais detalhes na página 6. •Boa nova para quem se aposentou até 2003 •Veja os convênios oferecidos pela AAC no Recife e interior

Upload: bel-caldas

Post on 07-Mar-2016

243 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo da Associação dos Aposentados da Celpe.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Voz Ativa

Informativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celpe. Ano IX. N°23. Agosto, setembro, outubro de 2010

Nes

te N

úmer

o

Três dias de atrações marcaram Festival de Inverno A sexta edição do Festival de Inverno da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celpe aconteceu

de 4 a 6 de agosto último. Diariamente houve palestras sobre temas, comunicação, valorização da vida e direito dos idosos, ações de cuidados com a saúde e atividades culturais de dança e música, além da expo-sição de produtos, serviços e peças de arte e artesanato. Detalhes na página 3.

A Associação está preparando uma festa digna do acontecimento. São 25 anos de boa convivência, apoio e crescente investimento nas áreas de saúde, cultura e lazer voltadas ao bem-estar dos aposen-tados e pensionistas da Celpe.

A festança acontece na segunda-feira, 29 de novembro, a partir das 18 horas, no Círculo Militar do Recife. Da programação constam jantar, sorteio de prêmios e baile show com a Orquestra Toque Musical.

Haverá sorteio de presentes, distribuição de brindes e outras atrações que estão sendo preparadas para tornar o encontro mais uma agradável promoção social da AAC.

Ingresso – Serão distribuídas duas senhas para cada associado, entre os dias 17 e 26 de novembro, na sede da Associação. Venha, traga a sua alegria, a roupa mais bonita e comemore conosco.

AAC comemora Jubileu de Prata

Semana da saúde acontece em novembroSemana da Saúde da AAC acontece entre os dias 18

e 19 de novembro. Na ocasião serão oferecidas dicas e conselhos para que você viva mais e melhor. A foto mostra a palestra do urologista André Maciel, quando da versão 2009 do evento. Mais detalhes na página 6.

•Boa nova para quem se

aposentou até 2003

•Veja os convênios oferecidos

pela AAC no Recife e interior

Page 2: Jornal Voz Ativa

Três dias de atrações marcaram Festival de Inverno Campelo. Ela enfatizou o convívio social do ido-so na família e fora de casa. “É preciso obser-var que os velhos trata-dos como criança per-dem a autonomia. Isso atrapalha a assistência que lhe é oferecida”.

Em termos mais am-plos, disse que no Brasil o idoso com mais de 60 anos tem tratamento preferencial em bancos

e ônibus. “Mas gestan-tes e portadores de necessidades especiais também usufruem desses mesmos direitos, o que tornam as filas enormes”. Sálvea ressaltou também o que cha-

ma de os idosos em vários brasis. “Existem várias populações de idosos no País e que de acordo com a região envelhecem de forma diferente dada à cultu-ra e o poder econômico”.

Destacou que são muitas essas diferenças: “O idoso da região Norte, não é o mesmo do Sul e pa-dece de necessidades físicas, sociais e culturais que não são anotadas por aqueles, enquanto as políticas sociais são iguais para todos. O critério que determi-na 60 anos de idade é injusto, em alguns locais as pessoas envelhecem bem antes disso”.

Sobre as mazelas sociais argumentou que o alcoo-lismo, tabagismo e aobesidade são fatores de risco aos idosos e que os analfabetos, sem direito às informa-ções são os mais prejudicados. “A maioria deles mora nas periferias e zonas rurais, próximos da pobreza”.

Sálvea estimulou os exercícios de memória. “Ler é ativar a capacidade cognitiva, pode evitar doen-ças do tipo mal de Alzheimer ou demência. É certo que as mulheres se cuidam mais que os homens e a tendência é o crescimento da população de idosas até 2.050”, previu.

ComunicaçãoA primeira atividade foi a pa-

lestra e dinâmica de grupo apli-cada por Paulo Galdino sob o título “Melhore sua Comunica-ção”. Foram enfocados aspectos motivacionais da comunicação, a inteligência em conter as pa-lavras, o uso correto e oportuno das palavras entre outros.

Sobre essa atividade, o apo-sentado José Gomes da silva, eletricista do DEMS disse: “Ain-da existe muita gente tímida e o palestrante está chamando a atenção para melhorar essa falha das pessoas”.

Outro destaque foi a presença do Grupo Girassol, idosos vinculados à FAAPIPE. Em seguida, foi distri-buído material informativo sobre a palestra.

Valorização da vidaNo segundo dia do Festival, Karina Soares, Airton

Siqueira e Fernando Soares, do Centro de Valoriza-ção da Vida (CVV), apresentaram o tema Mudança e Renovação, com intuito de divulgar o trabalho de apoio emocional prestado pela entidade, sobretudo, para prevenir o suicídio.

Segundo Karina Soares, o CVV existe há 48 anos com trabalho realizado não só no Recife, mas em todo o Brasil. “fazemos um trabalho voluntário, prestando ajuda pelo telefone (3421.7311) durante 24 horas”, explicou. Ela acrescentou que a entidade é mantida hoje, pela equipe de apoio formado por 41voluntários.

Direito dos idosos Este foi o tema mais esperado da programação.

O direito dos idosos foi abordado pela assistente so-cial do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Sálvea

Page 3: Jornal Voz Ativa

Três dias de atrações marcaram Festival de Inverno Finalizando, convocou os aposentados a partici-

parem dos programas oferecidos pelo Núcleo de Ar-ticulação e Atenção Integral à Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa (NAISCI). “Oferecemos cursos da Escola de Estatuto do Idoso, Curso de envelhecimento ativo e de Informática entre outras atividades. Agradeço a oportunidade de vir aqui falar para vocês, é cada vez mais importante passar tais informações que ve-nham a fortalecer o poder de pressão sobre as polí-ticas públicas de direitos dos idosos”, concluiu.

Exposição, comedoria e dançaDurante os três dias do Festival contou com ex-

posição de produtos e planos de saúde, agência de viagens, tradicionais parceiras firmadas com a AAC. Foi montada estrutura de alimentação. O serviço de bar ofereceu hot dog, pastelão, caldo verde, bebidas e refrigerantes. Uma barraca na área de exposições ofereceu cachorrão quente, pasteis e coxinhas.

Na feira de artesanato foram expostos produtos por Tita’s Artesanato - cestas e embalagens para presentes. A barraca Simone e Cida - pintura em tecidos. Elzita Barbosa – bonecas de pano e colares. Maria Pereira de Souza – pano de prato, crochê e ponto de cruz em panos de mesa. Nilza Serpa – con-juntos de bebê, almofadas em ráfia e chapéus de crochê. Na tradicional barraca da cidade de Triunfo – cachaça em quartinha de barro e rapadura.

Apresentação do grupo de dança de salão da AAC foi uma atração à parte em todos os dias do evento. Foram apresentados números ao ritmo de salsa, merengue e um momento especial de tango.

Musica para todos Durante a programação, diariamente uma atra-

ção musical foi oferecida aos aposentados e pensio-nistas da Celpe. O especial para dançar com Júnior e seus Teclados, o melhor da MPB com Vado Bahia e o show de encerramento com o romantismo do can-tor Paulo Marcio. O presidente da Associação, Ro-berval Souza, apresentou o seu CD “A voz romântica do Recife”, com músicas dos inesquecíveis anos 60.

Sobre a realização do Festival de Inverno da AAC, a aposentada do DEPF, Nilda Francisca, disse: “Essa foi a primeira vez que vim participar. Achei muito bom, além das novidades temos o prazer do reen-contro com ex-colegas”.

Cuidados com a saúdeMantendo a tradição, a AAC disponibilizou seus

profissionais de saúde para oferecer dicas, conse-lhos, aferir a pressão arterial e prevenção de do-enças bucais. Os médicos João Amorim e Écio Wanderley, o fisioterapeuta Gilson Falcão e a cirur-giã-dentista Patrícia Amorim formaram a equipe. Na foto, Dra. Patrícia demonstra as maneiras corretas da prática diária da higiene bucal.

Page 4: Jornal Voz Ativa

Veja os convênios oferecidos pela AAC no Recife e interiorPró-Sorrindo Unidade - ProgressoRua do Progresso, 181 – Boa Vista F: 3231.0751.Unidade– Boa ViagemAv. Domingos Ferreira, 2238, Ed ACA – Boa Viagem F: 3463.0808Unidade– Olinda Av. José Augusto Moreira, 241 – Casa Caiada F: 3432.6611Unidade– Cabo de Santo Agostinho Av. Presidente Getúlio Vargas, 900 – CentroF: 3521.0282Unidade– Paulista Praça Papa João XXIII, 615 – Centro F: 3437.1886Unidade– CaruaruAv. Agamenon Magalhães, 543 F: 3719.6393Unidade– Santa Cruz do CapibaribeAv. 29 de Dezembro, 715 Loja 01 – Via Shopping Centro. F: 3731.1278Unidade – Campina GrandeRua 13 de Maio, 121 – Centro F: (83) 3342.6137Unidade Pro Sorrindo - Oral Face – PetrolinaRua Tobias Barreto, 12 Primeiro Andar – Centro F: (87) 3861.8035Unidade– Carpina Rodovia BR 408 KM 50 – Bairro Novo F: 3621.0688Unidade Pro Sorrindo/Odonto Center – Serra TalhadaRua Enock Ignácio de Oliveira, 913 – 1º Andar F: (87) 3831.1509Unidade Pro Sorrindo - Odonto Center – Afogados da Ingazeira Praça Monsenhor Alfredo Câmara, 171, 1° Andar F: (87) 3838.2173Unidade Pro Sorrindo - Odonto Center – TriunfoRua Getúlio Vargas, 337, sala D. F: (87) 3846.1142

Consultórios Médicos de Casa AmarelaRua Taquaritinga no 78 Casa Amarela – Recife F: (81) 34428503

Climape - Clínica de Imagem de Pernambuco Rua das Ninfas,120 Boa Vista - Recife F: 3423-7398 / 3423-4433

Phisical Academia Rua Manoel de Freitas n 99 – Maurício de Nassau – Caruaru. F: (81) 3722-2330

Hydro Physio Rua João Cursino, 977 – Maurício de Nassau – Ca-ruaru F: 3723-1971

Hospital de Olhos de Caruaru Av. Pedro Jordão 734 – Mauricio de Nassau – Caruaru F:3723-4444

Casa de Saúde Santa Efigênia Rua Gonçalo Coelho, 44 – Caruaru F: 37221592

Clinica e Farmácia de Manipulação Dioclécio Cou-tinho BR 408 – Km 50, 409 – Bairro Novo – Carpina F: 36211069

COPE – Centro Oftalmológico de Pernambuco•Av. Conde da Boa Vista, n° 1512, Recife F:3081-5999•Rua da Imperatriz, n° 131, Boa Vista, Recife. F: 3222-3220•Rua Padre Oseas Cavalcante, n° 88, Centro, Ca-maragibe. F:3458-1969•Av. Getúlio Vargas, n° 1162, Bairro Novo, Olinda. F:3493-0931

CLINOPE – Clinica Oftalmológica de Pernambuco•Rua das Ninfas n°120 , Boa Vista, Recife.•Av. Manoel Borba, n° 237, Boa Vista, Recife. F: 3423-7612 FAX: 3222-2286•Av. Ruy Barbosa, n° 1489, Graças, Recife. F: 3426-0588•AV. Presidente Getúlio Vargas, 376, Bairro Novo, Olinda. F: (081) 3439-1635 FAX: 3429-5689•BR 408, KM 52, n° 371, Bairro Novo, Carpina. F: 3621-0995 •Rua Ernesto Dourado, n° 403, Heliópolis, Gara-nhuns. F: (087) 3761-1004 FAX: (081) 3762-0016•Av. Magalhães França, n° 172-B, Centro, Arcover-de. F: (087) 3821-0505 FAX: (087) 3822-3600•Av. Agamenon Magalhães, n° 1036, 1° Andar, Mau-rício de Nassau – Caruaru. F: 4105-0203

A S.O.S FISIOTERAPIARua Juscelino Kubistchek, 25, Santa Cruz, Carpina

Clínica de radiodiagnóstico e ultrassonografia de Carpina BR 408, KM 50, 409, Bairro Novo, Carpina.

ROVALTelevendas: 3301.5500 / Telefone: 3301.6136•Rua Santo Elias, n° 416, Espinheiro, Recife •Rua Gervásio Pires, n° 234, Boa Vista, Recife •Shopping Center Recife, 1ª etapa, Boa Viagem Recife •Av. Getúlio Vargas, n° 1553 - Loja 1, Olinda •Rua Duque de Caxias, n° 257, Centro, Recife •Rua Coronel Alberto Lundgren, n° 33, Paulista •Shopping Guararapes, Piedade –

CENTRAL DE ÓCULOS Av Manoel Borba, 71 - Boa Vista, Recife. 3221-4197Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem, Recife. F: 3466-0103

Expediente Voz Ativa: Informativo da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celpe. Rua Manoel Bezerra, 111 – Madalena, Recife. CEP: 50610-250. Fones:3445.4362 e 3445.3818. E-mail:[email protected]. Site:www.aacelpe.com.br. Presidente: Roberval José de Souza. Vice-presidente: José Adrião Gomes. Diretor Administrativo e de Patrimônio: Gilberto Alves Medeiros. Diretor Financeiro: Maurício Pereira da Silva. Conselho Fiscal: Titulares: José Romildo Câmara, Dulcinéia Pessoa Chian e Marcos das Cha-gas Ferreira. Suplentes: Noab Martins Carvalho Rocha, Diolinda Cavalcanti Valença e Luiz Germano dos Santos. Produção – P&B Desing e Texto. Pauta: Paulo Caldas e Alice Ferreira. Fotos: Paulo Caldas. Diagramação:Bel Caldas. Tiragem: 2.100 exem-plares. Impressão: Bagaço Design Ltda. Rua dos Arcos, 150-A, Poço da Panela, Recife.

Page 5: Jornal Voz Ativa

Mensagem do presidenteConcluímos nosso segundo

mandato com a mesma garra e disposição de quem assume o cargo pela primeira vez. A experi-ência adquirida nessas duas ges-tões nos confere autoridade para recomendar ao candidato que vier postular a presidência algu-mas das posturas que garantiram o êxito da nossa gestão.

Para obter bons frutos na ad-ministração da AAC, é preciso regar com carinho entre outros valores, o compromisso com a classe dos aposentados e pensio-nistas da Celpe, o perfil criativo empreendedor e a determinação de realizar os projetos. É preciso, sobretudo, contar com uma equi-pe laboriosa, da mesma forma comprometida e coesa.

Foi fazendo uso de tais valores que estamos desenvolvendo um trabalho profícuo, dirigido unica-mente para o bem-estar dos que formam o nosso quadro social. Foi usando tais instrumentos que avançamos e obtivemos conquis-tas nas áreas de benefício à saú-de, cultura e lazer, amparo jurídi-co e atividades institucionais.

Seria cansativo enumerar to-das essas ações, contudo é neces-sário lembrar as alternativas cria-

das nas áreas de cardiologia clínica e fisioterapia, mantendo os espaços no atendimento clínica geral e odontoló-gico. Fora da sede, celebramos inú-meros convênios com clínicas privadas no interior e na Região Metropolitana do Recife, além da criação da Sema-na da Saúde, dois dias de práticas e exames preventivos e palestras sobre as regras do bem viver.

Incrementamos significativamente atividades de cultura e lazer. Abrimos as portas do mundo com o acesso à internet, através dos cursos de informática, e a terapia consagrada do movimento corporal praticada pelo nosso grupo de dança de salão. O programa de passeios e viagens, anteriormente restrito a peque-nos percursos, ultrapassou fronteiras e nos levou à Foz do Iguaçu e a deslizar pelo Atlântico à Ilha de Fernando de Noronha, numa viagem inesquecível.

Ainda no âmbito de cultura e lazer criamos o Festival de Inverno da AAC, três dias de exposições de arte, artesanato, palestras, exibição de números de dança e shows musicais. Promovemos duas grandes festas anuais: a celebração do Dia do Aposentado, em janeiro e a festa de São João, ambas reunindo em clima de reencontro, considerável nú-mero de participantes.

Ampliamos as parcerias com escritórios de advocacia, resultando inúmeras causas ganhas na Justiça, buscamos as óticas, empresas de turismo e prestadores para facilitar o acesso de produtos e serviços.

É interessante lembrar nossos esforços no âmbito institucionais, a participação em entidades associativas de aposentados e pensionistas e o engajamento em grandes temas nacionais em benefício da classe.

Concluindo, agradecemos o apoio e o incentivo daqueles que de-ram crédito à nossa gestão, em especial, aos que contribuíram para que fosse possível amparar os menos favorecidos.

Cuidados com a saúde

• Clínica Geral - Dr. João Euclides Amorim - Segun-da à quinta-feira de 09h às 12h. • Cardiologia - Dr. Écio Ferreira Wanderley - Sexta-feira de 13h30 às 16h30. • Odontologia - Dra. Patrícia Barbosa Amorim - Se-gunda à sexta-feira de 08h às 12h. • Fisioterapia - Dr. Gilson Alves Falcão - Segunda e quarta-feira de 08h às 12h, sexta-feira de 13h30 às 16h30.• Marcação de consultas com Carol ou Nadege pe-los telefones: 3445.3818 / 3445.4362

Apoio jurídico

• Advocacia - Dra. Euvânia Maria Cruz Muñoz- Segunda e quinta-feira de 13h às 17h.

- Quarta-feira de 08h às 12h.• Marcação de consultas com Mary MedeirosFones: 3445.3818 / 3445.4362

Cultura e lazer• Dança de salãoInscrições pelos fones: 3445.3818 / 3445.4362• Curso de Informática Inscrições pelos fones: 3445.3818 / 3445.4362• Semana da Saúde e comemoração do aniversário da Associação.Mês de novembro – dias 18 e 19

Associação dos Aposentados e Pensionistas da Celpe. Rua Manoel Bezerra, 111 – Madalena.

www.aacelpe.com.br. Email – [email protected]

Page 6: Jornal Voz Ativa

Criada para difundir cuidados e mostrar novas prática para o bem-estar dos associados, a Semana da Saúde da AAC acontece entre os dias 18 e 19 de novembro. Durante esse período, das 9h às 17h, os participantes terão a oportunidade de aferir a pressão ocular e arterial, verificar o nível de glicose do sangue e de ouvir palestras com temas voltados para psicologia, nutrição e urologia.

O Serviço Social da Indústria SESI vai promover atividades recreativas e palestras sobre o bem viver do aposentado. Está programada ainda exposição e demonstração de produtos para saúde, cosméti-cos e nutrientes da Racco.

Semana da saúde acontece em novembro

Mary homenageada no Dia da SecretáriaMaria José Medeiros, Mary, recebeu justa homena-

gem da Diretoria e colegas da AAC quando do Dia da Secretária. Aposentada desde 1994, trabalhou com destaque na Presidência e Vice-Presidência da Celpe e na Diretoria Financeira. “Estou aqui há 12 anos, trabalhando na função de secretária com muito amor e ainda assessoro a advogada Euvânia Muñoz”.

Durante a homenagem, Mary recebeu presente surpresa, um conjunto de joias (brinco e colar), além dos abraços e felicitações. “Tudo de muito bom gos-to, fiquei emocionada”, afirmou.

Descanso e belezas naturais Três dias de descontração, descanso e lazer fo-

ram o saldo do passeio Campo e Mar, promovido pela AAC, de 11 a 13 de setembro.

No roteiro, Engenho Angico, em Itambé, local pró-prio para curtir o clima e o sossego da vida no campo.

Na sequência, uma esticada até João Pessoa, de bons restaurantes e belas praias. O ponto alto foi o show Por do Sol, na Praia do Jacaré onde é apresen-tado o Bolero de Ravel.

Boa notícia para quem se aposentou de 1998 a 2003 Os segurados da Previdência Social

o que se aposentaram até dezembro de 2003, com carta de aposentadoria limitada pelo teto do INSS, têm pos-sibilidade de revisão do benefício, de acordo com Supremo Tribunal Fede-ral (STF).

Para a assessora jurídica da AAC, Euvania Muñoz, a perspectiva de revi-são prende-se ao fato de que em ju-nho de 1998 o teto do benefício subiu de R$ 1.081,50 para R$1.200,00 e, em dezembro de 2003, subiu para R$ 2.400,00 e o INSS não considerou a elevação do limite para fins de fixação do valor das aposentadorias que ultrapassaram e que fo-ram limitadas pelo Teto.

“A decisão do STF contempla todas as aposentadorias limitadas pelo teto: especial, por invalidez, pensionistas, por tempo de contribuição e aquelas revisadas pela URV.

Nesse caso é necessário trazer os cál-culos para verificação se os valores foram limitados pelo teto”, explica a advogada.

Documentos - São necessários os seguintes documentos: CPF e RG, comprovante de residência, a carta de concessão com o salário de be-nefício limitado ao teto, extratos do benefício, contrato, procuração e de-claração de pobreza.

Agenda - Para mais informações, orientação e entrega dos documentos, o associado deve agendar com Mary sua visita à AAC pelos telefones da entidade.

Euvania Muñoz acrescenta que a Assessoria Jurídica da AAC continua dando apoio aos casos das demais revi-sões de benefícios, FGTS, bi-tributação, e ações particula-res nas áreas trabalhista, tributária cível e de família.