jornal visão leste - edição 177

8
Edição 176 - Ano XXII - setembro de 2013 - e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br Projeto que cria ônibus noturno é aprovado na Câmara Municipal em primeira votação A Câmara Municipal de São Paulo aprovou no dia 17 de setembro, em primeira discussão, o projeto de lei 062/13 de autoria do vereador Gilson Barreto (PSDB), que implanta linhas noturnas de circulação de ônibus na cidade de São Paulo. Página 3 Novo traçado do Monotrilho pode evitar desapropriações Comerciantes locais têm se mobilizado diante da perspectiva de um enorme prejuízo com as desapropriações de imóveis no Jardim Iguatemi, por causa dessas obras. Página 2 Uma ciclofaixa de lazer na Avenida Aricanduva O sucesso do “Passeio Sobre Rodas” promovido pelo Shopping Aricanduva vem provar mais uma vez que a cidade precisa de espaço para se manifestar. A implantação de uma ciclofaixa de lazer na Avenida Aricanduva traria à população um local seguro para essa atividade física. Página 7 Obras do Complexo Viário Itaquera ganham ritmo Quem passa pelo local já pode acompanhar avanços no mergulho - túnel na Radial Leste, próximo à estação Corinthians- Itaquera - e no conjunto de viadutos conhecido como chuveirinho. Página 8. Alunos fazem mutirão em lar para idosos Alunos do curso de enfermagem da Universidade do Grande ABC (UNIABC) participaram, em 14 de setembro, de uma ação voluntária no Asilo Lar Espírita Doutor Adolfo Bezerra de Menezes, em Ribeirão Pires. Página 4 Restaurante Bom Prato São Mateus completa 10 anos O Bom Prato São Mateus já serviu 4 milhões de almoços, e, desde setembro do ano passado, 75 mil cafés da manhã. Página 6

Upload: jornal-visao-leste-jornal-visao-leste

Post on 13-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 177

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Visão Leste - Edição 177

Edição 176 - Ano XXII - setembro de 2013 - e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br

Projeto que cria ônibus noturnoé aprovado na Câmara Municipalem primeira votação

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou no dia 17 de setembro, em primeiradiscussão, o projeto de lei 062/13 de autoria do vereador Gilson Barreto (PSDB), queimplanta linhas noturnas de circulação de ônibus na cidade de São Paulo. Página 3

Novo traçado do Monotrilhopode evitar desapropriações

Comercianteslocais têm semobilizadodiante daperspectiva deum enormeprejuízo com asdesapropriaçõesde imóveis noJardimIguatemi, porcausa dessasobras. Página 2

Uma ciclofaixa

de lazer na Avenida

Aricanduva

O sucesso do “Passeio SobreRodas” promovido pelo Shopping

Aricanduva vem provar mais uma vezque a cidade precisa de espaço para se

manifestar. A implantação de umaciclofaixa de lazer na Avenida Aricanduvatraria à população um local seguro para

essa atividade física. Página 7

Obras do Complexo ViárioItaquera ganham ritmo

Quem passa pelo local já pode acompanhar avanços no mergulho - túnel na Radial Leste, próximo à estação Corinthians-Itaquera - e no conjunto de viadutos conhecido como chuveirinho. Página 8.

Alunos fazemmutirão em

lar para idososAlunos do curso de enfermagem da

Universidade do Grande ABC (UNIABC)participaram, em 14 de setembro, de umaação voluntária no Asilo Lar EspíritaDoutor Adolfo Bezerra de Menezes, emRibeirão Pires. Página 4

Restaurante Bom Prato

São Mateus

completa 10 anosO Bom Prato São Mateus já serviu

4 milhões de almoços, e, desdesetembro do ano passado, 75 mil cafésda manhã.

Página 6

Page 2: Jornal Visão Leste - Edição 177

Página 2 - setembro de 2013

• Jornalista Responsável: Lilian Calil - Mtb. nº 23.585 • Redatores: Matias Quintino - Mtb. nº 22.016 - [email protected],Ronaldo Junqueira - Mtb. nº 23.219 - [email protected]

• Colaboradores: Gilson Barreto, Alexandre de Souza, Tia Cida, Antonio Pedro Goes, Alfredo Noda• Projeto gráfico: Eudo Dantas - Mtb. nº 34.669 - [email protected]

Distribuído nos bairros:São Mateus, Sapopemba, V. Alpina, Pq. São Lucas, Jd. Grimaldi, Itaquera, Guaianases, Tatuapé, V. Carrão, V. Formosa, Jd. Anália Franco e Penha.

Impressão: Gazeta São Paulo - 2954-6218

Av. Mateo Bei, 2618 - CEP 03949-200 - São Paulo - SP - Tel: (011) 2919-0613e-mail: [email protected] - site: www.jornalvisaoleste.com.br

O Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão LO Jornal Visão Leste este este este este é uma publicação da empresaVisão Leste Publicações e Edições Ltda.

(*) Gilson Barreto

O Editor

(*) Gilson Barreto é vereadorde São Paulo pelo PSDB

No dia 26 de setembro, o prefeitoFernando Haddad entregou à CâmaraMunicipal a sua proposta de revisão doPlano Diretor Estratégico do nossomunicípio. Agora chegou a hora de nósvereadores analisarmos esse documentojunto com a população.

Tenho dito que o Plano Diretor é degrande importância para São Paulo. Comele, é possível aumentar a destinação derecursos para resolver os problemas demuitas áreas, sobretudo das maiscarentes.

Desde o início do ano tenho cobradodo Poder Executivo uma maiorparticipação popular em todas essasdiscussões. Na Câmara, a sociedadehaverá de ter mais voz do que emocasiões anteriores. Por exemplo: aversão atual do plano, aprovada nacalada da noite em 2002, acabou por“engessar” a cidade.

E muito pouco se fez depois disso.Governos foram omissos no trabalho deproteção e de estímulo a áreas

Plano Diretor deve permitir maismoradia e trabalho na nossa região

industriais. Várias empresas tiveram dedeixar o município porque nãoencontraram as condições necessáriaspara se manter.

Os pequenos empreendedorestambém são vítimas dessa política doatraso. Para sobreviver, muitostransformaram garagens em comércios.O trabalho informal acabou sendo a saídadessas famílias, diante de tantosobstáculos que impedem a regularizaçãodos seus negócios.

Vivemos a era do improviso, tambémem consequência dessas regrasabsurdas, que dificultam a construção demoradias e a instalação de indústrias emáreas mais distantes da Zona Leste.

Outro problema está no zoneamentoda cidade. Regiões mais distantes,classificadas como áreas rurais e deextração mineral, poderiam sertransformadas em zonas mistas, comautorização para o funcionamento docomércio e da indústria. Desde que sepreserve o meio ambiente, não há razão

para não mantermos os moradores ematividade nessas regiões. A tendência éde que a nossa cidade cresça nessadireção. É preciso conservar a naturezae, ao mesmo tempo, garantiroportunidades.

Todas essas travas legais devem serquestionadas. Por causa delas, milharesde cidadãos são impedidos de trabalharnos bairros em que vivem, e essaslocalidades não conseguem sedesenvolver.

Agora, cabe a todos nós corrigirmosessas distorções, por meio de debates ede audiências públicas no nossoparlamento. Só assim conseguiremos daruma chance para aqueles que queiramproduzir, com mais qualidade de vida paratodos.

Aguardo a sua sugestão, escrevapara mim:

[email protected] .

A nossa região tem muito a ganharcom a construção da Linha 15- Prata doMetrô, que adotará o sistema de Mono-rilho e ligará o Ipiranga à CidadeTiradentes.

No trecho inicial de 2,9 km, a popu-lação contará com as estações VilaPrudente e Oratório. Na primeira, serápossível fazer integração com a Linha 2-Verde. Também será construído o PátioOratório, para estacionamento e manobrade trens. As estações deverão serentregues em janeiro e atenderão 13, 3mil usuários por dia.

Essa é a boa notícia. A ruim é aprevisão de desapropriações de imóveisno Jardim Iguatemi, por causa dessasobras.

Novo traçado do Monotrilhopode evitar desapropriações

Comerciantes locais têm se mobi-lizado diante da perspectiva de umenorme prejuízo. A comunidade recebeuo apoio do vereador Gilson Barreto, quetem participado de reuniões no bairro econversou com o secretário dosTransportes Metropolitanos, JurandirFernandes, em busca de soluções paraesse problema.

Barreto também encaminhou aogovernador Geraldo Alckmin o ofício 146-13, que sugere um novo traçado para oMonotrilho: em vez de passar pelaAvenida Ragueb Chohfi, como prevê oprojeto, a rota acompanharia um trechodo Córrego Aricanduva.

Atento às reivindicações, o vereadortem acompanhado o governador, o secre-

tário dos Transportes Metropolitanos e opresidente do Metrô , Luiz AntonioCarvalho Pacheco, em vistorias a essasobras.

É importante que o governo doEstado leve em conta as sugestões dequem vive o dia a dia do bairro e queatenda, na medida do possível, os apelosdos empreendedores e dos repre-sentantes da região.

O trabalho do Metrô está adiantado,não há tempo a perder. Seria dece-pcionante trazer melhorias para o trans-porte à custa do fechamento de esta-belecimentos comerciais, com o desem-prego que isso sempre provoca. Comoreza o ditado, não adianta cobrir a cabeçae descobrir os pés.

Page 3: Jornal Visão Leste - Edição 177

setembro de 2013 - Página 3

A Câmara Municipal deSão Paulo realizou, em 26 desetembro, uma cerimônia deencerramento e de entregade diplomas de gratidão e decertificados de reconheci-mento a voluntários da 12ªedição do Mutirão de Cirurgiada Catarata - Etapa Leste.

Promovida pelo CentroComercial Leste Aricanduva,a Cesmo Oftalmologia, oInstituto São Paulo de AçãoVoluntária, o Espaço GilsonBarreto e dezenas de outrosparceiros, a campanha gra-tuita é considerada a maisimportante dessa modalida-de no Estado. Destinada apessoas a partir de 50 anos,é a única que realiza em umsó dia todos os exames pré-operatórios. A iniciativa temrecebido ao longo dos anosprêmios de responsabilidadesocial e conquistado reco-nhecimento em outros paí-ses.

Em sua 12ª edição,realizada no estaciona-

Câmara Municipal homenageiavoluntários da 12ª Campanha da Catarata

mento coberto do CentroComercial Aricanduva, emSão Paulo, o mutirão rece-beu, em 19 de maio, maisde 10 mil pessoas, entrepacientes, acompanhantes,médicos e voluntários. No

evento foram feitos 3.830atendimentos, incluindo osdiagnósticos de outras en-fermidades. Os pacientes,previamente inscritos, foramatendidos no estacionamen-to coberto do shopping,

A Câmara Municipal deSão Paulo aprovou no dia 17de setembro, em primeiradiscussão, o projeto de lei062/13, que implanta linhasnoturnas de circulação deônibus na cidade de SãoPaulo. De autoria dovereador Gilson Barreto(PSDB), o projeto passarápor uma segunda votação.Aprovado novamente,seguirá para sanção doprefeito.

O texto prevê o aten-dimento das linhas com aintegração entre os ter-minais e locais de maiormovimentação durante anoite, com um intervalomáximo de 20 minutos entreas partidas. Também serãocriadas linhas radiais quepartirão dos terminaiscentrais para os bairros,com intervalos de até 40minutos.

A medida beneficiará ospaulistanos em diversas

Projeto que cria ônibus noturno é aprovadona Câmara Municipal em primeira votação

situações, seja por proble-mas de saúde ou no des-locamento para o trabalho,caso dos plantonistas,funcionários de serviços deemergência, guardas notur-nos, porteiros, garçons efuncionários de casasnoturnas.

Segurança e emprego“Com essas novas

alternativas de horário,milhares de pessoaspoderão usufruir da vidanoturna da cidade comsegurança. A medidaproporcionará mais lazer eaquecerá a economia,criando mais empregos egarantindo os atuais”, afirmao vereador.

O projeto tambématende a demandacrescente de passageirosque deixam de dirigir à noitepor causa da “Lei Seca” eajuda a contribuir na adesãoda campanha “Se beber não

dirija”, que conscientiza aspessoas a não dirigirem sobefeito do álcool.

Outros paísesVárias grandes cidades

de outros continentesoferecem um ou mais

pontos centrais para ondeas linhas convergem emhorários específicos aolongo das 24 horas. É assimem Barcelona, Paris eoutros centros. A populaçãode Londres, por exemplo,superior a 8 milhões de

pessoas, conta com umgrande número de linhasnoturnas, caracterizadas porum “N” antes do número. Otempo de espera em geralnão passa de 30 minutosdurante a semana e é aindamenor nos fins de semana.

transformado nesse dia emum grande consultóriooftalmológico. Após osexames, aqueles que re-ceberam o diagnóstico decatarata já saíram com a

cirurgia agendada. O muti-rão agendou 1.720 cirurgiasgratuitas para a correção dacatarata, um problemaocular que pode levar àcegueira.

A cerimônia contoucom a presença derealizadores,apoiadores e dezenasde homenageados

Page 4: Jornal Visão Leste - Edição 177

Página 4 - setembro de 2013

Olá, tudo ok?Então, maravilha. Eu quero pensar que

em nossos dias os nossos governos aindamantêm na ativa o seu ministério e a suasecretaria de Educação. Parece que sim.Então, aqui está a pergunta que não quercalar: está ou não na hora de estabeleceruma autêntica e verdadeira revolução naeducação? A resposta, novamente, é "sim".Quais são então os ingredientes necessáriospara que essa revolução seja uma felizrealidade?

Vontade política, nova estrutura nocalendário anual do ensino fundamental,médio ou superior? Ou talvez saber quaissão as cabeças pensantes do corpodocente, para podermos tirá-las docongelador?

Por vezes pensamos e não repensa-mos, escolhemos os nossos governantes enão levamos propostas, idéias, reivin-dicações, nem sequer cobramos quando nosagridem com leis absurdas que levam a umestado de escravidão e miséria.

Ouvimos o todo tempo que o Brasil é opaís mais rico da América Latina, maspoucas vezes dissemos que temos o maiorexército de paupérrimos e que importamosmão de obra, talvez por termos um ensino

deficiente, a educação nem sempre começaem nossos lares. Por essas e por outras, seinstalou o caos na cidade de São Paulo, queé a maior capital da América Latina.

Sou ou não um bom cidadão? Meusfilhos estão sendo preparados para servencedores ou não? Se eles já cresceram,não será preciso dizer urgente que eles sãomeus grandes amigos e que precisamosfalar mais, nós precisamos abraçá-los, sermais cúmplices, mais confidentes e acimade tudo amigos para sempre? Para o meufilho tenho que ser o amigão de todas ashoras, se o ensinar aprenderei a ser um bomcidadão e bom amigo. Assim, serei maisfeliz, jamais viverei obstinado colocando ascifras na frente da minha vida.

Por vezes, não damos esmolas porqueo nosso pretexto é de que o pedinte é usuáriode drogas ou é alcoólatra. Aí me pergunto:que tal ter balas no bolso, dar àqueles quenos pedirem uma moeda? As coisas maissimples podem ser também muitoimportantes em nossos vidas. Uma simplesbala abre um sorriso de quem a recebe,pense nisso.

Seguindo essa linha de pensamento, euquestiono qual é a importância que o cidadãotem para os parlamentares? Talvez para

alguns poucos o cidadão seja a razão dassuas lutas pela igualdade social. Aqui,parece que nem todos aceitam as idéias dopresidente do Uruguai, José Mojica. Uns ochamam de demagogo, outros, de louco. Euo chamarei de o grande idealista do Século21.

Tenho ouvido falar do projeto MaisMédicos, do Governo Federal. Eu mepergunto: por melhores condições de vidapara a população, será que ajudaria ou nãoinvestir na saúde, que hoje tem saláriosdefasados, fora o problema dos saláriosinsuficientes para sustentarmos nossafamília?

Por conta dessa situação, suicídios eabandonos de lares acabam sustentando amídia sensacionalista. Preciso, a começarpor mim mesmo, ser idealista, mente aberta,dizer um basta a tudo aquilo que não sejabenéfico para a sociedade. Preciso chegaraté a ONG do meu bairro e questionar sobreo trabalho que ela tem em prol de um mundomelhor, preciso ser patriota e bom cidadão.

Deus abençoe, até a próxima.

Revolução na Educação e Revolução no Amor.

Já estão em anda-mento as obras de reur-banização da AvenidaMateo Bei, a principal dobairro de São Mateus. Anova planta prevê ainstalação de floreiras,reforma da Praça José

Reurbanizaçãoda Mateo Bei

Soares de AlmeidaJúnior, que também serádestina-da à comer-cialização de produtosartesanais, padroniza-ção dos espaços paraambulantes e nova ilumi-nação.

Alunos do curso deenfermagem da Univer-sidade do Grande ABC(UNIABC) participaram, em14 de setembro, de umaação voluntária no AsiloLar Espírita Doutor AdolfoBezerra de Menezes, emRibeirão Pires. Na ocasião,os estudantes colocaramem prática os conheci-mentos adquiridos em salade aula.

Cerca de quarentapessoas arrecadaram, diasantes, doações comomantimentos e remédiospara levarem ao local. Ogrupo também elaborouatividades físicas e re-creativas com os velhinhos

Alunos de enfermagem fazemmutirão em lar para idosos

em um trabalho de hu-manização e integraçãodos idosos com socie-

dade, enfatizando a me-lhora da qualidade devida.

Alfredo Noda

Page 5: Jornal Visão Leste - Edição 177

setembro de 2013 - Página 5

Alexandre de Souza

Às vésperas do prazo final para queos cidadãos interessados em integrar oConselho Participativo Municipal, que seráimplantado em cada uma das Sub-prefeituras da capital, as regras que regu-

lam o processo eleitoral sãomodificadas pela Prefeitura.

O Conselho Participa-tivo foi criado pela Lei n.º15.764/2013 e regula-mentado pelo Decreto n.º54.156/2013, como infor-mado na coluna da últimaedição.

É difícil entender o quepassa pela cabeça dosorganizadores deste pro-cesso, pois já foram edi-tadas novas regras modi-ficando o processo deescolha dos candidatos.

Como alertamos, alegislação em vigor veda oexercício, entre outras, dafunção de representante ouconselheiro, por pessoas

que incidam nos casos de inelegibilidadeprevistos na legislação federal. Nestesentido, a Prefeitura, ao publicar o editalde inscrição dos candidatos ao Conselho

Conselho Participativo: alterações nas regras do jogo *território correspondente de cadaSubprefeitura. Em outras palavras,mantido o número de 43 conselheiros,poderão ser eleitos moradores do distritode São Mateus para representar o distritoSão Rafael, moradores do Iguatemi pararepresentar o distrito de São Mateus e viceversa, moradores do distrito São Rafaelpara representar São Mateus e vice versa.

A nova regra pode causar distorção nacomposição dos Conselhos Participativos,pois não haverá garantia de participaçãode moradores de cada distrito nocolegiado. Cada distrito de umaSubprefeitura possui demandas distintas,as prioridades nem sempre são asmesmas.

Os Conselheiros que serão eleitos nofinal deste ano terão uma árdua missão,de trabalhar em prol da coletividade,representando por vezes uma região(distrito) que desconhece a realidade.

Independentemente dos desafios, éimportantes que a sociedade civil seorganize e a participe desse processo,caso contrário teremos o ConselhoParticipativo formado tão-somente porcabos eleitoras, sem qualquer compro-misso com a sua região

Participativo Municipal, incluiu na relaçãode docu-mentos a serem apresentadospelos candidatos, item 4, 4.5, aapresentação da “declaração de nãoincidência nas hipóteses de vedaçãoprevistas no Decreto Municipal n.º 53.144/2012”, corrigindo assim uma falha nalegislação.

As mudanças não pararam por ai. Foieditado o Decreto n.º 54.360/2013 em 19/09/2013, que alterou novamente as regraspara eleição dos membros que vão formarsua composição. Era previsto que osconselheiros seriam eleitos por distrito quecompõe a área da Subprefeitura. Dessaforma, haveria a possibilidade de garantira presença de moradores de cada distritoda Subprefeitura no Conselho Participativolocal.

Usando por exemplo a área daSubprefeitura de São Mateus, iríamoseleger para o Conselho ParticipativoMunicipal representantes de cada um dostrês distritos: São Mateus (14) , São Rafael(16) e Iguatemi (13), no total de 43conselheiros. Por essa regra, estariaassegurada a representatividade de cadadistrito da Subprefeitura de São Mateus.

Agora, pela regra imposta pelo novodecreto, os conselheiros serão eleitos pelo

Maiores de 60 anosterão à disposição doisassentos nos 2.800 ônibusrodoviários que operam 670linhas intermunicipais emSão Paulo; matéria vai parasanção do governador

O projeto de lei doGoverno do Estado (454/2013) que estabelecegratuidade para idosos nosônibus intermunicipaisrodoviários de São Paulo foiaprovado por unanimidadena Assembleia Legislativa.Com o benefício, os maioresde 60 anos terão à dis-posição dois assentos nos2.800 ônibus rodoviáriosque operam 670 linhasintermunicipais. O texto da

Aprovada lei que reduz de 65 para 60 anosa gratuidade a idosos nos ônibus rodoviários

lei aprovada vai para sançãodo governador GeraldoAlckmin em até 15 dias.Para que a redução passea vigorar, segundo a le-gislação, serão necessáriosmais 90 dias.

O benefício é uma açãoda Artesp (Agência deTransporte do Estado deSão Paulo) e integra oPrograma São Paulo Amigodo Idoso do Governo doEstado de São Paulo, lan-çado em 2012. O trabalhoenvolve ações de váriassecretarias voltadas à pro-teção, à educação, à saúdee à participação da popula-ção acima de 60 anos deidade no território paulista.

As empresas de ônibusintermunicipal deverãoreservar os assentos emlocais de fácil acesso parao embarque e o desem-barque. Para usufruir dagratuidade, o idoso deverá

apresentar um documentode identidade e fazer suareserva junto às empresascom até 24 horas deantecedência do início daviagem. Decorrido esseprazo, os idosos poderão

embarcar caso a empresaainda não tenha vendido obilhete correspondente aesses assentos.

A nova lei prevê multade 200 UFESPs (R$ 3.874)em caso de descum-primento, que será aplicadaem dobro no caso de rein-cidência. Atualmente, agratuidade já é garantidapara pessoas acima de 65anos e pessoas com de-ficiência nas 476 linhasintermunicipais suburbanas.Anualmente são benefi-ciados cerca de setemilhões de idosos acima de65 anos e pessoas comdeficiência nos 1.700 ônibusdo sistema.

Page 6: Jornal Visão Leste - Edição 177

Página 6 - setembro de 2013

Tia Cida

São dezenas de quilômetros decorredores de ônibus anunciados a cadasemana na capital. Apresentados comogrande solução para o problema damobilidade urbana, eles também con-templam a incoerência das políticas

públicas na questão.Até poucos meses

atrás, era grande o in-centivo à compra de umautomóvel com a reduçãodo IPI, amplos prazos,facilidades de financia-mentos, o bombardeio dapublicidade e os discursosoficiais colocando a açãocomo positiva. Hoje já nãoencontra mais o respaldonecessário.

O transporte individualpassou a ser depreciado edescobriu–se que a ci-dade de 459 anos depuxadinhos e remendosnão comporta o número decarros que são despe-jados diariamente em

suas ruas, e que o “ovo de Colombo” seriao incentivo ao transporte coletivo com acriação de corredores exclusivos paraônibus.

Corredor exclusivo para ônibus:falta de uma política de transportes

A iniciativa é louvável e tem mostradoalgum resultado, porém, sua implantaçãoé “meia boca”, sem compromisso até omomento com uma política de transportesque leve em consideração a necessidadeda população como um todo, já que exclui

as demais soluções para a circulação nacidade.

O que vemos atualmente são ada-ptações mal feitas que se limitam às faixascontínuas pintadas às pressas por cima deburacos e deformações do asfalto, e sobreas placas de sinalizações delimitando oshorários de “corredor exclusivo para ôni-bus”.

A medida também passa pela utili-zação de veículos longos, biarticulados,triarticulados e que ao fim destas faixasexclusivas são obrigados a manobrar porruas estreitas ou angulares num roteirodescuidado e mal planejado. A falta decontrole no fluxo de tráfego e na demandade passageiros acaba deixando grandeslacunas, e revela a falta de articulação comoutros sistemas de transportes, o quesugere num futuro próximo ou na mudançade governo a descontinuidade do projeto.

Ônibus, metrô, trem, monotrilho, carro,motocicleta, bicicleta, skate, patinete epedestres fazem parte da mobilidadeurbana e carecem de espaço nesse uni-verso, com soluções que possam seintegrar no cotidiano da cidade propor-cionando à população uma melhor quali-dade de vida.

Salada de alface etomate, macarrão comvagem e cenoura, lomboassado ao molho de laranjae suco de frutas vermelhas.De sobremesa, maçã e umtradicional bolo de aniver-sário. Este é o cardápio dealmoço que comemora os10 anos de inauguração doRestaurante Bom Prato SãoMateus, na zona leste dacapital.

Diariamente, a unidade

Restaurante Bom Prato São Mateuscompleta 10 anos com cardápio especial

Unidade já serviu 4 milhões de almoços e 75 mil cafés da manhã

serve 300 cafés da manhãe 1,6 mil almoços. Em 10anos, o Bom Prato SãoMateus já serviu 4 milhõesde almoços. Desde setem-bro do ano passado, quandoa unidade também come-çou a disponibilizar re-feições matinais, 75 milcafés da manhã foramservidos. Além da comidasaborosa e nutritiva, oatrativo do programa é opreço: R$ 0,50 no café da

manhã e R$ 1 no almoço.O Bom Prato São

Mateus possui ainda umposto do Acessa SP, cominternet gratuita e cursos decapacitação no Via RápidaEmprego.

SERVIÇO: Bom Prato SãoMateus - Av. Mateo Bei, 2.604,São Mateus, São Paulo-SP.Horário do café da manhã: apartir das 7h. Horário doalmoço: a partir das 11h

Do Portal do Governo do Estado

Page 7: Jornal Visão Leste - Edição 177

setembro de 2013 - Página 7

DVD/BLU RAY

O sucesso do “PasseioSobre Rodas” promovidopelo Shopping Aricanduvavem provar mais uma vez quea cidade precisa de espaçopara se manifestar. Forammais de 6 mil ciclistas,skatistas, patinadores e todasas rodas que coloriram aAvenida Aricanduva deamarelo. Jovens, idosos,crianças, pais e filhos, casaise grupos de amigos presti-giaram o evento num dia quecomeçou chuvoso até poucoantes da largada.

Diante do sucesso doevento, já em sua 9ª edição,a pauta de discussão maiscomentada entre os espor-tistas foi sobre a ideia deimplantação uma ciclofaixade lazer na AvenidaAricanduva. Assim como érealizada na AvenidaCarvalho Pinto, também na

Zona Leste, aos finais desemana.

O risco é grande aospedaleiros que se arriscam adesafiar o trânsito das ruas eprincipais avenidas da região,não há estudos para uma rotasegura ou uma ciclorota sina-lizada. É comum atletas se-rem vítimas da truculência efalta de respeito de motoristas

e que tem causado diversosacidentes.

Apesar do empenho dovereador Gilson Barreto(PSDB) em defender osestudos da construção deuma ciclovia de ligação entreo Parque do Carmo e aRadial Leste através daAvenida Aricanduva, a obranão é vista como prioritáriapelos nossos governantes,que não reconhecem a bici-cleta como meio de transpor-te ou contexto de mobilidade.

Resta então a neces-sidade de uma grande mobi-lização para que a implan-tação de uma ciclofaixa delazer na Avenida Aricanduvase torne uma realidade e quepossa proporcionar aopúblico do Passeio SobreRodas e toda a população umlocal seguro para desen-volver essa atividade es-portiva.

Titeuf – O FilmeAdaptação cinemato-

gráfica da história do famosopersonagem dos quadrinhos edesenhos animados fran-ceses, Titeuf (Donald Reignoux),cuja vida anda de mal a piorquando não é convidado paraa festa de aniversário de Nadiae seu pai está prestes a serdeportado. Direção: Zep. Elen-co: Donald Reignoux, MélanieBernier, Emilie Blon-Metzinger,Jean Rochefort, MichaelLonsdale, Zabou Breitman,Jean-Luc Couchard, DanielleHazan, Nathalie Homs.

Meu Pé de Laranja LimaZezé (João Guilherme de

Ávila) tem quase oito anos evive com sua família pobre nointerior. Ele é sensível, ele éprecoce, ele é um contadorde histórias: ele é umproblema! Seu esportefavorito é trans-formar suacasa e a vizi-nhança emcenário para suastraquinagens. E elas não sãopoucas. Seu refúgio preferidoé um pé de laranja-lima. Écom ele que desa-bafa ascoisas ruins que lheacontecem, divide suasolidão ou comemora umaboa novidade, como a ami-zade com Manoel Valadares(José de Abreu), o “portuga”.Amizade que fará com queZezé dê a Manoel um mundode fantasias e criatividadeque ele nunca imaginoupossível.

Meu Pé de Laranja Limaé uma história de amor e

amizade tão tocante quantoo mais improvável dosencontros.Direção: MarcosBernstein. Elenco: JoãoGuilherme Ávila, José deAbreu, Caco Ciocler, EduardoDascar, Fernanda Vianna,Emiliano Querioz. Elenco:João Guilherme Ávila, Joséde Abreu, Caco Ciocler,Eduardo Dascar, FernandaVianna, Emiliano Querioz.Gênero: Drama.

Uma ciclofaixa de lazerna Avenida Aricanduva

Page 8: Jornal Visão Leste - Edição 177

Página 8 - setembro de 2013

O centro da cidade possui edificaçãohistóricas do século XIX

A Igreja Matriz de Itatiba foi construídaentre 1833 e 1853. Em 1991, o Vaticanoconcedeu à paróquia o título de BasílicaMenor Nossa Senhora do Belém.

O museu Padre Francisco de PaulaLima, instalado no edifício colonial Solar dos

Godoys Moreiras,foi construído em1875 e conta ahistória da cidadeatravés de fotos eobjetos antigos.

Parque FerrazCosta localizadona região centralda cidade, possuitrilhas para ca-minhadas, qua-dras esportivas,pista de cooper e aestação ciênciascom o planetáriomunicipal

Localizado naSerra da Jurema, omunicípio de Ita-tiba possui umavariedade de pa-trimônios histó-ricos, como mu-

seus, prédios antigos e praças. Com isso,a cada ano a cidade atrai novos turistas,que também aproveitam a visita para se

Conheça Itatiba, a Suíça PaulistaConhecida pelo seu clima temperado durante todo o ano, a cidade que fica a 90 km de São Paulo,

atrai muitos turistas por seus patrimônios culturais

divertir no bosque ou no Paraíso das Aves.Itatiba tem

grande destaquenos setores têxtil,metalúrgico, quími-co e de "Desen-volvimento Susten-tável", adotado pe-las empresas paragerar crescimentosem perder a quali-dade de vida.

Dentre os pontos turísticos estão aPraça da Biquinha, Bosque Ferraz Costa,

Avenida 29 de Abril, Paraíso das Aves e oMuseu Temático, quefica instalado em umCasarão Colonial cons-truído em 1875.

A "Suíça Paulista",como é conhecida porconta do seu clima tem-perado o ano todo e seubaixo índice de polui-ção, fica a menos de 90

km da Capital, e pode ser acessada porduas rodovias, Bandeirantes ou FernãoDias. Do Portal do Governo do Estado

Com o objetivo de melhorar aacessibilidade das milhares de pessoasque transitam diariamente pela região doPolo Institucional de Itaquera, as obrasdo Complexo Viário, coordenadas pelaDersa, avançaram 59%, no último mêsde agosto. Quem passa pelo local já podeacompanhar avanços no mergulho - túnelna Radial Leste, próximo à estaçãoCorinthians-Itaquera - e no conjunto deviadutos conhe-cido como chu-veirinho.

A obra foidivida em trêsetapas. A pri-meira é a Inte-gração do Sis-tema Viário daAvenida RadialLeste ao futuroPolo Institucionalde Itaquera, quedeve ser con-cluída em março de 2014. A segundaetapa, iniciada em abril de 2013, écomposta das alças viárias que farão aligação entre a avenida José PinheiroBorges (Nova Radial) e a avenida JacuPêssego, em Itaquera.

Obras do Complexo Viário Itaqueraavançaram 59% em agosto

Túnel na Radial Leste, próximo à estação Corinthians-Itaquera, e o conjunto de viadutosconhecido como chuveirinho já começam a ganhar forma

Na terceira etapa, que tem previsãode conclusão em abril de 2014, seráconstruída uma passarela que fará aligação da região Norte do bairro deItaquera ao futuro estádio, sobrepondo os

trilhos do Metrô e da CPTM e as AvenidasRadial Leste e José Pinheiro Borges. Atravessia facilitará a circulação daspessoas que se dirigem ao estádio e aoPolo Institucional Itaquera.

Parque Ferraz Costa localizado na região central da cidade, possui trilhas para caminhadas, quadras esportivas, pista decooper e a estação ciências com o planetário municipal

O museu Padre Francisco de Paula Lima,instalado no edifício colonial Solar dosGodoys Moreiras, foi construído em 1875e conta a história da cidade através defotos e objetos antigos.

O centro dacidadepossuiedificaçãohistóricas doséculo XIX

O conjunto das obrascom previsão de entrega

para abril de 2014