jornal vertentes de minas

12
VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 1 Moradores reclamam da falta de pavimentação em ruas Segundo moradores, várias ruas de Jaboticatubas es- tão sem pavimentação desde as últimas chuvas. Em uma delas o esgoto corre a céu aberto. Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, as obras de recuperação e pavimentação das ruas devem começar em breve. Pag 6 Interessados têm até o dia 02 de abril para se inscrever em uma das 112 vagas. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os ven- cimentos chegam até R$ 5.645, 08. Pág. 3 Concurso Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura Municipal de Jaboticatubas Suco de laranja brasileiro fica mais barato nos EUA Pág. 4 Alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do segundo grau da Escola Estadu- al Leônidas Marques Afonso, contam os dias para começar a troca de correspondência. Pág 10 Expectativa para 16º edição do Intercâmbio Cultural BH – Jabó Educação 18º Festa do Pequi atrai grande publico na comunidade de Joana O evento marca o fim da temporada de Pequi. Os visitantes puderam conhecer e provar algu- mas maravilhas da culi- nária da região a base de pequi. Dentre eles bis- coitos, patê, e iogurte. Pág 7 Programa Minas Olímpica beneficia crianças jaboticatubenses Esporte Internacional Festa do Pequi VERTENTES DE MINAS - Número I - Jaboticatubas - 17 de Março de 2012 O programa, desen- volvido pela Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ) em parceria com a Pre- feitura Municipal, é uma reformulação do antigo Minas Olímpica Nova Geração, desen- volvido em 2005. Pág 11 Irregularidades Após morte de Idi Amin funcionários denunciam falhas no zoológico Segundo funcionários da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, o zooló- gico teria tido várias baixas de espécies de animais nos últimos meses. Incluindo a morte de todas as borbo- letas após dedetização no borboletário. Pág 5 Os motoristas precisam ter atenção redobrada para evitar acidentes e danos ao veículo O projeto foi idealizado pelas irmãs Patrícia, Ana Maria e Ilma O programa atende crianças de sete a dez anos e que estejam frequentes na escola Graziele Lopes Graziele Lopes Graziele Lopes

Upload: jornal-vertentes-de-minas

Post on 17-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição número 1 - Data - 17/03/12

TRANSCRIPT

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 1

Moradores reclamam da falta de pavimentação em ruas

Segundo moradores, várias ruas de Jaboticatubas es-tão sem pavimentação desde as últimas chuvas. Em uma delas o esgoto corre a céu aberto. Segundo o Secretário

Municipal de Planejamento, as obras de recuperação e pavimentação das ruas devem começar em breve.

Pag 6

Interessados têm até o dia 02 de abril para se inscrever em uma das 112 vagas. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os ven-cimentos chegam até R$ 5.645, 08.

Pág. 3

Concurso

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura Municipal de Jaboticatubas

Suco de laranja brasileirofica mais barato nos EUA

Pág. 4

Alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do segundo grau da Escola Estadu-al Leônidas Marques

Afonso, contam os dias para começar a troca de correspondência.

Pág 10

Expectativa para 16º edição do Intercâmbio Cultural BH – Jabó

Educação

18º Festa do Pequi atrai grande publico na comunidade de Joana

O evento marca o fim da temporada de Pequi. Os visitantes puderam conhecer e provar algu-mas maravilhas da culi-nária da região a base de pequi. Dentre eles bis-coitos, patê, e iogurte.

Pág 7

Programa Minas Olímpica beneficia crianças jaboticatubenses

Esporte

Internacional

Festa do Pequi

VERTENTES DE MINAS - Número I - Jaboticatubas - 17 de Março de 2012

O programa, desen-volvido pela Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ) em parceria com a Pre-feitura Municipal, é

uma reformulação do antigo Minas Olímpica Nova Geração, desen-volvido em 2005.

Pág 11

Irregularidades

Após morte de Idi Amin funcionários denunciamfalhas no zoológico

Segundo funcionários da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, o zooló-gico teria tido várias baixas de espécies de animais nos últimos meses. Incluindo a morte de todas as borbo-letas após dedetização no borboletário.

Pág 5

Os motoristas precisam ter atenção redobrada para evitar acidentes e danos ao veículo

O projeto foi idealizado pelas irmãs Patrícia, Ana Maria e Ilma

O programa atende crianças de sete a dez anos e que estejam frequentes na escola

Graziele Lopes

Graziele Lopes

Graziele Lopes

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 2 OPINIÃO

Por um longo período de observação, foi possí-vel perceber a necessidade de um veículo de co-municação oficial para informar os cidadãos jabo-ticatubenses sobre diversos assuntos pertinentes na cidade. O tom de seriedade de um jornal redigi-do e desenvolvido por profissionais, em um local onde isso ainda não ocorre, permite um tom de se-riedade e importância para as notícias que correm ainda no boca a boca e facilmente são confundidas com boatos.

Vertente: “Declive lateral de uma elevação, pelo qual correm as águas; encosta. Cada uma das su-perfícies de um telhado”.

A ideia do nome surgiu juntamente com o obje-tivo de criar o jornal, que consiste em reunir as no-tícias da cidade e divulga-las a partir de um meio de comunicação. Então surgiu: “Jornal Vertentes de Minas”. Assim como as águas das chuvas, por exemplo, se juntam e escoam pelos declives do te-lhado, o Jornal Vertentes de Minas reuni e leva in-formações ao máximo de pessoas possíveis.

Jaboticatubas está inserida em diversos circuitos turísticos, sendo o principal deles o Circuito Es-trada Real. A importância do município perante o cenário nacional e internacional merece destaque em todos os sentidos, principalmente entre os pró-prios jaboticatubenses.

O Jornal Vertentes de Minas nasce com a missão de manter a população de Jaboticatubas e região informada, principalmente sobre as notícias locais. Além de promover a geração de debates entre os cidadãos, ajudá-los a ter uma visão mais crítica so-bre o local em que vivem, apresentar aos jabotica-tubens a sua própria cidade.

Artigo

Jornal Vertentes de Minas LTDA Rua Raimundo Alegria Neves, 311, Bom Jesus, Jaboticatubas – MG

CNPJ: 15.026.465/0001-99 / Editora: Graziele Lopes 16.007/MGDiagramação: Ricardo Santos / Colaboradores: José Bonifácio, Paulo Ponce, Rodrigo Siqueira, Rogério Nolasco, João Bosco Sa-les / Impressão: O Tempo Serviços Gráficos / Tiragem: 2.000 exemplares.

Em 1999 chegava à Jaboticatubas o pro-fessor aposentado Raimundo Bernardi-no da Conceição. Poderia ser só mais um “Raimundo, neste vasto mundo”, mas não foi. Logo que chegou, ele assumiu aulas de matemática e física na Escola Estadual Leônidas Marques Afonso, conquistando a simpatia e confiança de todos os seus alunos.

Um pouco mais tarde, a convite de sua esposa, Silvia da Piedade, professora do ensino fundamental, trabalhou voluntaria-mente ministrando aulas de educação físi-ca para estudantes de 1ª a 4ª série na Esco-la Municipal Geralda Isa Lima Rodrigues. Os alunos se encantaram com o professor dedicado e apaixonado pela profissão. “Os alunos o adoravam. Não deixavam de fa-zer as tarefas escolares por medo de não poder participar de suas aulas. Os comen-tários sobre suas aulas começaram a se es-palhar, não demorou muito para que alu-nos de outras turmas começassem a pedir que ele fosse o professor deles também”, lembra Silvia.

Mais tarde, o professor Raimundo Ber-nardino, que sempre demonstrou paixão pelo esporte, principalmente pelo hande-bol, formou uma equipe feminina na mo-dalidade e se dedicou de corpo e alma. Ele já não era mais o Raimundo Bernardino da Conceição, mas sim o Tio Rai. Profes-sor incansável e confiante de que os jovens jaboticatubenses poderiam conquistar um futuro melhor através do esporte.

Foi essa confiança que levou o time fe-minino, do qual ele era treinador, a con-quistar, em 2011, os títulos de campeã da Microrregional da Superintendência C, Campeã dos Jogos Escolares, Campeã da Copa SESC e campeã do Festival de Mini--handebol do Banco Mercantil.

No primeiro semestre de 2011 ele se aposentava em seu segundo cargo, mas não deixou de ir à escola, mantinha-se so-lidário e preocupado com a educação dos estudantes. Estava sempre pronto para ajudar no que fosse preciso. A dedicação e trabalho desenvolvido pelo Tio Rai lhe va-leu a condecoração de Cidadão Honorário

Pra sempre Tio RaiEditorialO Jornal Vertentes de Minas

Mande sua sugestão de pauta. Ajude-nos a construir o Jornal Vertentes de Minas.

E-mails:[email protected] [email protected]@jornalvertentesdeminas.com.brredaçã[email protected]

[email protected]

EXPE

DIEN

TE:

Graziele Lopes

de Jaboticatubas, titulo recebido no final do mesmo ano.

Para o tio Rai não havia tempo ruim. Tudo estava maravilhoso, nada era capaz de lhe tirar o sorriso do rosto. Nada o fa-zia desistir de seus objetivos. “Com seu jeitinho especial, ele conquistou velhos, adultos, jovens e crianças. Sempre distri-buía sorrisos alegres e otimistas por onde passava”, este é o tio Rai, descrito por sua esposa e amigos.

Dezembro de 2011 título de cidadão honorário, indicado por Eneimar e Vale-rinho. Concedido como homenagem pelo trabalho desenvolvido.

Em uma manhã de verão o tio Rai nos deixou, sem ao menos se despedir. Fez pessoas de todas as idades chorarem. Como admiradora do seu trabalho, ex--goleira do seu time de handebol e amiga, posso dizer que o mundo perdeu alguém muito especial e com capacidade impar de fazer a diferença, sendo muito mais que um “Raimundo, neste vasto mundo.” Este é o tio Rai, que será eternizado em nossas memórias, junto com nossas me-lhores lembranças.

Cartas à

redação

Siga-nos:

Twitter: www.twitter.com/JornalVMinas

Facebook: www.facebook.com/VertentesdeMinas

Escreva para

a redação e comente

nossas notícias.

Dê a sua opinião.

(31) 8893 8255 / (31) 9134 2722

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 3POLÍTICA

Agência Brasil

A Câmara dos Depu-tados aprovou o proje-to de lei de conversão da deputada Mara Ga-brielli (PSDB-SP), à Me-dida Provisória (MP) 550 que concede sub-venção econômica para bancos federais em fi-nanciamentos de bens e serviços de tecnologia assistiva destinada a pessoas portadoras de deficiência. A MP se-gue agora à apreciação

do Senado Federal.O texto apresenta-

do pela relatora prevê a possibilidade de au-mento do subsídio, es-tabelecido pelo gover-no em R$ 25 milhões anuais, nos próximos orçamentos. De acor-do com o parecer, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Por-tadora de Deficiência (Conade) deverá ser ouvido para definir os produtos e serviços que receberão o benefício.

Agência Brasil

A presidenta do Con-selho de Administra-ção da organização não governamental Trans-parência Internacional, Huguette Labelle, nesta semana no Palácio do Planalto em reunião com a presidenta Dilma Rous-seff, disse que o prazo curto para implemen-tação da Lei de Acesso à Informação brasileira não deverá comprometer a efetividade das novas regras. A Transparência

Internacional tem como objetivo a luta contra a corrupção.

A lei entrará em vigor no dia 16 de maio, 180 dias após a sanção. O prazo é considerado cur-to pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, que coordena a implementação da nova lei. “O tamanho da ad-ministração federal bra-sileira é que algo que jus-tificaria que tivéssemos um prazo como o que teve a Inglaterra, de cin-

co anos. Nós temos que fazer em seis meses, mas vamos fazer”, disse hoje. Hage também participou da reunião entre Dilma e Huguette Labelle.

Para a representante da Transparência Inter-nacional, mudar a legis-lação de acesso à infor-mação pública era a etapa principal. “O fato de me-xer com a legislação é o mais importante. O pra-zo é curto, mas não seria necessariamente melhor se fossem três ou quatro anos. (A implementação)

Vai acontecer a tempo e com capacidade de aprender com as primei-ras fases e continuar a melhorar”, avaliou.

Em casos como o do Brasil, em que um órgão do próprio governo será o responsável por moni-torar o cumprimento da lei, já que a tarefa caberá à CGU, Huguette Label-le disse que é importan-te que haja um instru-mento independente de monitoramento. “Se o controle for feito dentro do próprio governo, é

importante que haja au-ditoria externa dos resul-tados, que seja utilizada para melhoria do pro-grama”, opinou.

Perguntada se a saí-da de sete ministros do governo Dilma após de-núncias de corrupção era um mau sinal para o Bra-sil, Huguette Labelle dis-se que o assunto cabe ao governo brasileiro, mas avaliou que a investiga-ção de cada caso é mais relevante que a quanti-dade de pessoas envol-vidas.

Estão abertas as inscrições para o concurso da Prefeitura Municipal de Jabotica-tubas. São 112 vagas em diferentes áreas e para todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos são de até R$ 5.645, 08. Os interessados poderão se inscrever até o dia 02 de abril através do site: www.seapconcursos.com.br.

De acordo com o edital, o concurso se destina ao provimento de vagas para o quadro permanente da Prefeitura.

As vagas são para administrador de rede, advogado, agente administrativo, agen-te operacional, arquiteto, assistente social, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de saúde bucal ESF, auxiliar de serviços gerais, auxiliar/técnico de enfermagem ESF, cirurgião dentista ESF, eletricista, enfermeiro, enfer-meiro ESF, engenheiro civil, entrevistador, epidemiologista, farmacêutico/bioquí-mico, fiscal de meio ambiente, fiscal de obras, fisioterapeuta, médico, motorista, nutricionista educação, operador de máquinas, pedagogo supervisor pedagógico, professor, psicólogo, secretário de escola, técnico em radiologia, técnico em saú-de bucal ESF e vigilante.

Câmara Federal aprova MP que concede isenção econômica

a produtos destinados a portadores de deficiência

Prefeitura Municipal de Jaboticatubas abre vagas

As inscrições vão até 02 de abril, as taxas variam de R$ 40,00 a R$ 100,00

Concurso

Prazo curto de implementação não compromete Lei de Acesso à Informação, diz Transparência Internacional

A presidenta Dilma Rousseff recebeu Huguette Labelle, no Palácio do Planalto

José Cruz - ABr

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 4 BRASIL

Agência Brasil

Ao tomar posse, na última quarta-feira (14), como ministro do De-senvolvimento Agrá-rio, o deputado Pepe Vargas (PT-RS), disse que sua tarefa é fortale-cer a agricultura fami-liar e buscar a supera-ção da pobreza extrema no meio rural brasileiro. Pepe prometeu que irá ampliar e aprofundar o diálogo com os mo-vimentos sociais. Ele assumiu o cargo em substituição ao também deputado Afonso Flo-rence (PT-BA).

A reforma agrá-ria foi um dos temas abordados por Vargas

no discurso de posse. Segundo o ministro, é preciso combinar a ti-tulação de terras com o suporte técnico no meio rural. “As famí-lias pobres, quando inseridas no programa de reforma agrária, de-vem logo ser atendidas com programas de as-sistência técnica, e as já assentadas, receber estímulo para incre-mentar sua produção”, disse ele. Vargas desta-cou que as políticas de reforma agrária devem ter como meta a supe-ração da pobreza.

O novo ministro de-fendeu também o in-centivo ao aumento da produção da agricultu-

ra familiar, com empre-go de mais tecnologia na produção, e o lança-mento de políticas pú-blicas para a juventude rural. “Queremos for-mar uma nova geração de agricultores familia-res”, disse Vargas. Para ele, o Ministério do De-senvolvimento Agrário é o ministério do desen-volvimento econômico.

No discurso de des-pedida, Afonso Floren-ce fez um retrospecto das ações do ministério ao longo de sua gestão. Ele destacou a impor-tância das ações de reforma agrária, um “projeto de interesse do país”, e falou sobre o papel da agricultura

familiar. “Esse seg-mento econômico não apenas produz ali-mento saudável, mas também alimento ba-rato e contribui para a contenção de preços e a estabilidade econô-mica do país”, disse Florence.

A substituição de Afonso Florense por Pepe Vargas na pasta do Desenvolvimento Agrário foi anunciada na noite de sexta-feira (9). Em nota, a presi-denta Dilma Rousseff agradeceu a partici-pação de Florence no governo e desejou boa sorte ao novo ministro. O motivo da mudança não foi divulgado.

Novo Ministro da Agricultura promete superar pobreza no meio rural

Repórter da Agência Brasil

Israel quer estreitar a cooperação nas áreas de ciência e tecnologia e de segurança nacio-nal. Isso inclui ajuda para montar o esque-ma de segurança das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A informação é do vice--ministro israelense de Relações Exteriores, Daniel Ayalon, que está visitou o Brasil nesta semana. Ele se reuniu com o presi-dente do Senado, José Sarney, e com o vice--presidente da Repú-blica, Michel Temer.

Segundo Ayalon, Israel pode ajudar o

Brasil nas questões re-lacionadas à segurança dos Jogos Olímpicos porque o país dele “tem grande experi-ência na área de segu-rança interna”. O país é um dos que mais in-vestem em segurança interna, por causa dos conflitos com os países árabes vizinhos, que remontam à criação do Estado de Israel, após a 2ª Guerra Mun-dial, e com grupos ar-mados que defendem a criação do Estado Palestino. Nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique (Alemanha), oito terroristas do gru-po Setembro Negro, ligado à causa palesti-na, invadiram o aloja-

mento dos atletas isra-elenses, mataram dois e fizeram nove reféns. Durante a tentativa de resgate pela polícia alemã, todos os reféns foram mortos, junto com cinco sequestra-dores e um policial. O fato ficou conhecido como Massacre de Mu-nique.

Aylon disse que o governo israelense também tem interesse em abrir canais de co-operação com o Bra-sil na área de energia. Ele explicou que Isra-el descobriu, recente-mente, uma reserva de gás natural em alto--mar e que essa é uma área na qual o Brasil já tem experiência.

Pepe Vargas (PT-RS) assume a Pasta no lugar do deputado Afonso Florense (PT-BA)

Agência Brasil

A Receita Fe-deral antecipa a “malha fiscal” nos pedidos de reti-ficação feitos na Declaração de Dé-bitos e Créditos de Tributos Federais (DCTF) que 1 mi-lhão de empresas e entes públicos dos três níveis de governo são obri-gados a apresentar ao Fisco todos os meses, de acordo com a Instrução Normativa 1.258 publicada no Di-ário Oficial da União no último dia 14. A medida entrará em vigor no mês que vem.

O cruzamento para checar as re-tificações já é fei-to, como ocorre com relação à pes-soa física, só que a “malha fina”, como é mais co-nhecida, tem sido feita a posteriori,

com algum atraso. Mas, com a ins-tantaneidade de cruzamentos que a informática permi-te atualmente, com todos os órgãos de fiscalização inter-ligados em tem-po real, a Receita fará investigação imediata quando houver indício de fraude.

A DCTF é obri-gatória a todas as empresas com lucro real e pre-sumido. Ficam de fora só as mini e pequenas empre-sas inscritas no Simples Nacional. Mesmo as em-presas imunes ou isentas têm que fazer a declaração mensal, juntamen-te com autarquias, fundações e órgãos públicos do Exe-cutivo, Legislativo e Judiciário, sejam federais, estaduais, distritais ou muni-cipais.

Agência Brasil

A Comissão de Co-mércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês) revogou as me-didas protecionistas contra o suco de laran-ja brasileiro. As sobre-taxas impostas ao pro-duto nacional estavam em vigor desde 2006, para proteger a pro-dução de laranjas nos Estados Unidos. Na época, os norte-ame-ricanos consideraram que o suco de laranja do Brasil era exportado

a preços inferiores aos do mercado interno, o que caracterizaria prá-tica de dumping.

Segundo a asses-soria de imprensa do Itamaraty, a medida que beneficia os ci-tricultores e exporta-dores brasileiros foi tomada de forma so-berana pelo governo dos Estados Unidos. A decisão, destacou a chancelaria, não faz parte do painel aber-to pela Organização Mundial do Comér-cio (OMC) em 2009, a pedido do governo

brasileiro, que ques-tionava a adoção das medidas protecionis-tas. Na época, a OMC já havia se posiciona-do favoravelmente ao pedido brasileiro.

Mas a decisão faz parte de um acordo internacional que es-tabelece que medidas antidumping devem ser retiradas cinco anos após a entrada em vigor. Para pror-rogar a aplicação de sobretaxas a produtos importados é neces-sária uma reavaliação do caso pela OMC.

Receita antecipa malha fina nas

retificações do IRPJ

Estados Unidos retiram sobretaxa do suco de laranja brasileiro

INTERNACIONAL

Israel se oferece para ajudar o Brasil

na segurança dos Jogos de 2016

Pepe Vargas, Dilma Rousseff, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, durante cerimônia de posse no Palácio do Planalto

Wilson Dias- ABr

Arquivo

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 5MINAS

Funcionários denunciam irregularidades na Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte

Segundo funcionários, o poço artesiano que fornece água para os bebedouros públicos fica próximo à área de depósito de chorume do zoológico

Após a morte do gorila Idi Amin, da espécie Gorilla gorilla gorila, no último dia sete, funcio-nários trouxeram a tona supostas irregularidades na Instituição. Fontes ligadas ao zoológico con-taram ao Jornal Vertentes de Mi-nas, que o plantel de animais está reduzindo a cada ano e nada tem sido feito para reverter a situa-ção. Uma ex-funcionária da Fun-dação, que pediu exoneração do cargo por vários motivos, dentre eles as condições de trabalho e a situação dos animais, afirma que “a diversidade está diminuindo cada vez mais, algumas espécies já não existem no zoológico. A população não fica sabendo, mas quem está lá dentro sabe da real situação”, contou a ex-funcioná-ria que pediu para não ser iden-tificada.

Segundo os funcionários, espé-cies como bisões, impalas, ursos e macacos aranha são alguns dos animais que não existem mais no zoológico. “Outros animais como o mandril e o tigre estão sozinhos há anos, e podem desaparecer do zoológico se continuar como está”, denuncia outro funcioná-rio que também pediu para não ser identificado.

Os funcionários também disse-ram que desde meados de 2011 morreram vários animais dentre eles uma chimpanzé, uma ele-fanta grávida, uma leoa, uma onça preta, duas onças pardas, uma onça pintada, uma tigresa, uma hipopótamo, um cervo no-bre, um cervo do pantanal, um órix, um elande e o gorila Idi Amin, que foi mordido no braço em dezembro, por uma de suas companheiras, gerando uma in-

Agência Minas

A Divisão de Refe-rência da Pessoa De-saparecida da Polícia Civil de Minas Gerais formalizou, na última quarta-feira (14), uma parceira internacional para a investigação e lo-calização de crianças e adolescentes desapare-cidos. A parceria com a organização não gover-namental International Centre for Missing & Exploited Children (IC-MEC), ou Centro Inter-nacional para Crianças Desaparecidas e Explo-radas traduzido para o português, é represen-

Polícia Civil oficializa acordo internacional para localização de crianças desaparecidas

tada pela cientista política Katia Dantas.

O cadastro internacio-nal de crianças e adoles-centes desaparecidos já é realizado na unidade policial. Segundo a re-presentante do ICMEC, Kátia Dantas, outras informações serão gra-dativamente inseridas. “Atualmente, a Rede Global de Crianças Desa-parecidas (GMCN) está presente em 19 países. São eles: África do Sul, Albania, Alemanha, Ar-gentina, Austrália, Bélgi-ca, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, México,

Nova Zelândia, Romênia e Reino Unido”.

A delegada Cristina Co-eli, a frente da delegacia há 11 anos, informou que a partir do cadastro único de pessoas desaparecidas, em 2006, foram solucio-nados 10.179 casos. Des-ses, 4.086 são referentes a localização de crianças e adolescentes. “A parceria possibilita o compartilha-mento de informações e conhecimento para me-lhor compreender o fe-nômeno desparecimento, que nos níveis nacionais e internacionais buscam este entendimento acerca das motivações, causas, consequências, e, sobre-

tudo, na localização das crianças e adolescentes,” destaca a delegada, que ressaltou que a parceria é fundamental para solucio-nar os casos de desapare-

cimentos enigmáticos.Atualmente, a uni-

dade policial tem o re-gistro de 427 crianças e adolescentes desapare-cidos em Minas Gerais.

Cientista política Katia Dantas e a delegada Cristina Coeli

Roberta Greice - Divulgação

fecção que pode ter sido a causa da morte.

Outro fato denunciado foi a dedetização no borboletário em outubro de 2011. Segundo relatos, formigas estavam invadindo o es-paço e carregando as larvas das borboletas. A iniciativa da dire-ção, segundo os funcionários, foi usar inseticida na dedetização, o que causou a morte de todas as borboletas do recinto. No período o borboletário ficou fechado para manutenção.

Visitantes

Funcionários denunciam tam-bém a má qualidade da água ofe-recida aos visitantes. Segundo relato dos funcionários, o poço ar-tesiano que fornece água para os bebedouros públicos fica próximo

à área de depósito de chorume do zoológico. “O correto seria que o depósito fosse feito em concreto, mas na fundação é feito direta-mente no solo, o que possibilita infiltração de fluídos contamina-dos, com risco de contaminação da água do poço”, relata outro funcionário, que também não quis ser identificado.

Ainda segundo informações das fontes, na terça-feira de carna-val (21 de fevereiro) a visitação ao zoológico deveria ser gratuita por ser ponto facultativo, mas a Fun-dação cobrou entrada de todos os visitantes. Os funcionários não ga-nharam o dia como feriado.

Funcionários

Os funcionários relataram que o ambiente de trabalho na Fun-

dação não é agradável e que a Instituição é dirigida de forma autoritária. “Não existe espaço para que estas pessoas possam opinar. Não há reconhecimento do trabalho nem oportunidade de crescimento profissional. A direção nos últimos anos tem trabalhado de forma autoritá-ria e ditadora. Se algum funcio-nário não concorda com uma determinação ele é assediado moralmente, colocado de lado no seu setor e/ou enviado para a corregedoria”, denuncia outro funcionário.

A sobrecarga de trabalho tam-bém foi apontada pelos funcio-nários que afirmam haver 17 va-gas ociosas, mas mesmo assim a diretoria teria deixado vencer, no ano passado, o prazo do últi-mo concurso e não nomeou mais funcionários. A periculosidade das funções desempenhadas por alguns funcionários também foi apontada. Segundo um dos fun-cionários, três dias antes de sua morte, o gorila Idi Amin atacou um veterinário que entrou no recinto após notar que o animal estava muito debilitado e apa-rentemente desacordado.

A direção da Fundação Zoo-botânica nega as denúncias. Se-gundo o diretor da Fundação, Carlile Mendes, o zoológico de Belo Horizonte tem reconheci-mento internacional pelo cuida-do com os animais. Ele acrescen-ta que a morte faz parte do ciclo natural. “Nós temos as melhores técnicas veterinárias, de manejo, de zoologia, de nutrição e dessa questão do bem estar”, afirmou o diretor em entrevista para rá-dio Itatiaia.

Idi Amin teria sido mordido no braço em dezembro gerando uma infecção que pode ter sido a causa da morte

Divulgação

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 6

Rua Dom Carlos Vasconcelos dá acesso aos bairros Sagrada Família e São Vicente

CIDADE

Moradores da Rua Adelina Isabel Marques, no bairro São Vicente, enfrentam dificuldades em transitar na rua que ficou parcialmente in-terditada após as chu-vas. A rua, que ainda não é pavimentada, dá acesso a várias residên-cias. “A rua foi arru-mada há pouco tempo, mas quando chove, muita água desci fazen-do verdadeiras valas no meio da rua, tornando intransitável o local”, relatou o morador, Mar-cos Antônio dos Santos.

Segundo moradores, a água encanada tam-bém não chega a todas as casas. “A Copasa ale-gou que é muito alto e que se ligar o medidor, só vai chegar ar na mi-nha torneira. O jeito foi pegar água emprestada com os vizinhos”, con-tou Marcos Antônio.

Outra dificuldade en-frentada pelos morado-res da rua é falta da rede de esgoto, que corre a céu aberto. “Não tem rede esgoto nas casas. Muitos tiveram que construir fossas”, con-tou Ivone Gabriela San-tos, que também reside no local.

Já na Rua Joana de Melo, no bairro Sagra-da Família, os buracos que estão consumindo o asfalto. A rua, com grande movimento de carros e pedestres, exige atenção redobrada dos motoristas, que fazem manobras perigosas para evitar os buracos. “Ainda não houve aci-dentes, mas está muito perigoso. A minha rua está calçada, mas preci-so passar por aqui, pois

é o principal acesso”, contou o pedreiro Jaci Aparecido Santos.

Comerciantes que não quiseram ser identifi-cados, afirmam que a obra está demorando para chegar e temem que acidentes graves podem ocorrer no local. “Os carros desviam dos buracos e muitas vezes invadem a contramão. Além disso, está provo-cando muita poeira no local”, relatou um co-merciante.

“A poeira tomou conta da minha casa”

Com o grande núme-ro de buracos na Rua Dom Carlos, no Cen-tro, que dá acesso aos bairros Sagrada Família e São Vicente, muitos motoristas optaram por desviar pela Rua Santa Luzia. Como o trecho da rua, usada para o desvio, não é pavimen-tada, os moradores so-frem com a poeira. “Eu limpo a casa de manhã, chega a tarde está tudo tomado pela poeira”, contou a aposentada Anita dos Santos Maia.

A repositora Lidiane da Silva também mora rua Santa Luzia, com o marido e o filho de cin-co meses, que está com rinite alérgica devido a poeira do local. “Já levei ele ao médico que me disse que o problema dele era alergia. Estou sempre limpando a casa, mas não adianta, a poei-ra tomou conta. As jane-las e os móveis ficam to-mados pelo pó deixado pelos carros e caminhões que passam por aqui”, relata Lidiane.

Moradores reclamam da falta de pavimentaçãoEm uma das ruas o esgoto corre a céu aberto nos caminhos deixados pelas enxurradas

Segundo o Secretário Municipal de Plane-jamento, João Marcelo Duarte, já foi realizada a licitação e dada a ordem de serviço para pa-vimentar 30 ruas em Jaboticatubas, incluindo a Ruas Santa Luzia e Adelina Isabel Marques onde também será feita a rede de esgoto.

Ainda segundo o Secretário, a Prefeitura Mu-

nicipal de Jaboticatubas aguarda a aprovação da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públi-cas (SETOP), para realizar o recapeamento da Rua Joana de Melo. “Realizamos a pavimentação de 40 ruas no município e outras 30 serão pavimentas até o fim do ano”, esclareceu João Marcelo Duarte.

Quanto à falta de água na residência da Rua

Adelina, a assessoria de comunicação da COPA-SA, informou por a solução do abastecimento de água nas partes altas da cidade, ocorrerá a partir da execução de obras para aumentar a oferta de água no município. Ainda segundo a Compa-nhia, o projeto está em fase de elaboração, mas ainda não há previsão para execução das obras.

Esgoto corre a céu aberto na Rua Adelina Izabel Marques no bairro São Vicente

A rua no bairro São Vicente, que ainda não é pavimentada, dá aces-so a várias residências.

Buracos na Rua Joana de Melo obrigam motoristas a realizar ma-nobras arriscadas.

Lidiane da Silva reclama que po-eira deixada pelos carros, além de sujar toda a casa, está prejudican-do a saúde do filho

Obras

6

Graziele Lopes

Graziele Lopes

Graziele Lopes

Graziele Lopes

Graziele Lopes

Anuncie AQUI.

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 7CIDADE

A tradicional Festa do Pequi, realizada anualmente no inicio de março na comu-nidade da Fazenda Joana, atraiu público de Jaboticatubas e ci-dades de vizinhas. O evento, organizado pela Associação Co-munitária Fazenda Joana e Cruzes, terá a arrecadação rever-tida para reforma do salão comunitário. Se-gundo o presidente da Associação, Bráu-lio Vieira, o objetivo da reforma é oferecer para os moradores do local, atividades culturais, cursos de artesanato e compu-tação, dentre outros.

O evento, que hoje é considerado pelos organizadores como um grande sucesso, já passou por dificul-dades e quase deixou de ser realizado. “Al-

Festa tradicional da comunidade de Joana marca fim da temporada de Pequi

A Festa que está em sua 18º edição marca o fim da temporada da fruta típica do cerrado e abundante na região

ExposiçãoOs visitantes pu-

deram conhecer e provar algumas maravilhas da culinária da re-gião a base de pequi. Dentre eles biscoitos, patê, iogurte, rosquinha, ge-ladinho, pudim, doce além da própria fru-ta, que após cozida é muito apreciada.

gumas edições deram prejuízos. Houve um ano que choveu no dia da festa e tivemos um público ruim, conse-quentemente, não con-seguimos arrecadar o bastante para cobrir os gastos. Mas não desistimos, acredita-mos e hoje podemos comemorar os resulta-dos que permanecem positivos a cada ano”, contou Inês Porto, vice-presidente da As-sociação.

Os visitantes pu-deram experimentar pratos a base da fruta homenageada, dentre eles a galinhada com pequi. “Pequi na ga-linhada é diferente e muito saboroso. Estou experimentando pela primeira vez e vou tentar fazer em casa”, contou a comerciante luziense, Michele Al-meida. Fabiana Matos

veio de Belo Horizon-te com a família para prestigiar a festa. “O ambiente é agradável, tudo muito tranquilo e bem organizado. Gos-to de eventos voltados

para a parte cultural. Tem muitas coisas que eu não sabia que podiam ser feitas com pequi, como iogurte, por exemplo”, obser-vou.

Organização

Os membros da As-sociação Comunitária Fazenda Joana e Cru-zes e outros voluntá-rios enfeitaram, orga-nizaram e trabalharam durante a Festa que ocorre ao lado da Igre-ja da comunidade. A tesoureira da Associa-ção, Rosimeire Apare-cida, conhecida como Meirinha, acredita na força do trabalho em equipe para alcançar bons resultados.

“Realizamos uma

verdadeira ‘Opera-ção Formiguinha’. Todos trabalharam com muito empenho e dedicação. Estamos todos felizes pelo tra-balho realizado. Cada um fez o máximo para ajudar e quan-do paramos para ob-servar o resultado, já havíamos conseguido realizar todo o traba-lho, desde a prepara-ção da comida que foi servida à organização e enfeite do espaço do evento”, relatou Mei-rinha.

Membros da Associação Comunitária Inês Porto, Bráulio Vieira, Rosimeire Aparecida

7

Graziele Lopes

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 8 CULTURA

HORÓSCOPOPrevisão para a segunda quinzena de março

Áries andará muito distraído e este mês todo o cuidado é pouco, já que estará suscetível a pequenos acidentes e complicações que vão gerar aborrecimentos. Tente ganhar tempo antes de tomar decisões fundamentais. No setor sen-timental seja mais meigo e menos brusco ao manifestar o que quer impor na sua relação, tenha alguns cuidados, pois o seu parceiro pode não estar preparado para mudanças. No setor profissional terá muito trabalho e alguma tendên-cia para não concluir tudo dentro do tempo previsto, tente organizar-se melhor e pedir ajuda se necessário ao longo de todo o mês. Na saúde não se coloque em situações de risco, seja prudente.

Touro será muito prático durante o mês de Março, tem uma conjuntura muito auspiciosa que dá força suficiente para conduzir a sua vida de acordo com o que é melhor para você. Esteja aberto a novos desafios. No setor sentimental é hora de passar da palavra à ação, Março é um mês em que deve investir nesta área da sua vida, mesmo que tenha de impor-se o seu parceiro vai estar receptivo ao que quer. No setor profissional mostre que tem capacidade e que está preparado para assumir as funções que vão ser confiadas. Economicamente pode obter recursos para a resolução de problemas econômicos. Na saúde é importante que reponha as suas energias descansando mais.

Gêmeos terá um mês sereno em que poderá contar com respostas favoráveis e assim terá oportunidade de resolver alguns dos seus problemas, não desista de objetivos mais antigos, pois tudo continua a ser possível. No setor senti-mental tudo acontecerá de forma harmoniosa, pode contar com bons momentos junto ao seu parceiro e deve confiar na força dos sentimentos. Se está sozinho novos conhecimen-tos querem surgir! No setor profissional pode sentir mais di-ficuldades no inicio do mês, mas com o passar dos dias vão surgindo novas soluções que vão permitir desfechos favo-ráveis. Economicamente é uma boa hora para fazer gastos que melhorem a sua qualidade de vida. Na saúde tendência a insônias.

Câncer terá um mês cheio de energia em que vai conseguir aproveitar tudo o que surgir para melhorar a sua vida, há que ser positivo e não temer mudanças, tudo será para melhor e força de vontade não vai faltar! No setor sentimental atra-vessa uma boa fase, ainda que não deva fazer planos muito sérios quanto ao futuro, aproveite, divirta-se e viva o mo-mento. Mostre mais alegria quando está com o seu parceiro. No setor profissional terá muitas solicitações, de vários lados e vai sentir-se realizado por ser tão útil em diversas situa-ções e com inúmeras pessoas. Economicamente não são de prever problemas. Seria bom para a sua saúde e bem-estar que tenta-se divertir-se mais.

Leão terá um mês de Março muito positivo, muitos assuntos podem passar pela sua mão e tudo terá um desfecho favorá-vel aos seus interesses. Os seus amigos serão importantes ao longo deste mês, portanto quando for necessário dê o seu apoio. No setor sentimental não terá problemas em dizer o que deseja, mas convém ser mais brando nas palavras para que não surjam problemas desnecessários na sua re-lação. Se está sozinho este pode ser um mês de aventuras! No setor profissional terá crescimento, pois conseguirá sur-preender todos e até a si próprio com a capacidade imediata de resolução de problemas. Economicamente controle bem os seus gastos pessoais. Na saúde atenção à sua alimenta-ção, não ingira alimentos muito condimentados.

Virgem terá um mês calmo em que não deve tomar decisões rápidas, tudo deve ser ponderado antes de avançar, agindo assim vai conseguir alcançar o que deseja. Não se incomo-de muito se não conseguir o que quer à primeira, tudo che-gará no tempo certo. No setor sentimental tente dedicar mais tempo à sua família e aposte mais nos momentos a dois, já que vão servir para aliviar a sua cabeça e fazê-lo sentir-se mais feliz. No setor profissional poderá ser chamado para intervenções inesperadas, mas tudo indica que vai sair-se bem e terá o reconhecimento dos seus superiores. Economi-camente o mês será tranquilo mas evite excessos. Na saúde cuide mais de si.

Libra vai alcançar pequenas vitórias ao longo do mês de Mar-ço que o vão deixar cheio de força para enfrentar os próxi-mos tempos. Estabeleça novas metas de acordo com o que é possível fazer, seja bastante realista. No setor sentimental poderá sentir-se surpreendido por exigências ou alterações de comportamento do seu parceiro que não correspondem à sua vontade, vá com calma e seja prudente ao falar para que tudo se resolva. No setor profissional pode contar com me-lhorias, tudo vai se resolver com mais facilidade do que nos meses anteriores, aproveite tudo o que surgir par - a inovar e melhorar o seu negócio ou forma de trabalhar. Economi-camente evite gastos. Na saúde atenção aos seus ouvidos.

Escorpião pode contar com novidades positivas ao longo do mês de Março que vão dar mais força para dar o melhor de si em tudo o que se propor a fazer. Dedique algum tempo para si próprio e para organizar o seu lar. No setor sentimen-tal passará por uma fase em terá obrigatoriamente de fazer modificações, exponha as suas preocupações e converse com o seu parceiro sobre situações que não são confortá-veis para você. No setor profissional poderá passar por mo-mentos complicados até terminar tudo a que se propôs, mas chegará ao fim com sucesso. Economicamente evite gastos superiores ás suas possibilidades. Na saúde há tendência para constipações.

Sagitário está num momento forte em vai conseguir dar o melhor de si ao longo do mês de Março, estará muito empol-gado em conseguir atingir as suas metas e tudo indica que vai conseguir, já sabe que nada se fará sem esforço ou sa-crifício. No setor sentimental vai tomar muitas iniciativas que visam estimular a sua relação e será isso que vai conseguir. Se está sozinho não desanime! Aproveite para sair mais e distrair-se em breve tudo muda. No setor profissional poderá ter de se impor com os seus colegas, mesmo que isso cause conflitos, não faça o que não compete a si, mas sim aos outros. Economicamente não são de prever problemas. Na saúde cuide da sua boca e dos seus dentes.

Capricórnio deve viver este mês de Março de forma calma, ponderar bem os passos a dar, pois tudo vai acontecer ape-nas quando tiver de ser, deve deixar andar sem provocar an-siedade. No setor sentimental mesmo sentindo necessidade de ter mais tempo apenas para si, não se afaste totalmente do seu parceiro, converse e explique os motivos que o levam a ter esse comportamento. No setor profissional conte com algumas demoras no inicio do mês, mas não desanime, com passar do tempo vai conseguindo alcançar bons resultados. Economicamente tendência ao surgimento de despesas quando menos esperar. Na saúde, fase de cansaço e des-motivação, arranje mais tempo para si.

Aquário terá um mês positivo em que vão surgir oportu-nidades boas para conseguir o que quer, pondere bem para não cometer erros já cometidos no passado, agin-do assim terá crescimento. No setor sentimental tudo vai correr bem na sua relação, ambos estarão de acordo quanto aos desejos para a vida a dois e podem dar-se passos mais sérios. Se está sozinho tendência novos e promissores acontecimentos. No setor profissional vai ser surpreendido com o surgimento de novas propostas que deve analisar com cuidado, ainda que tudo indique que seja bastante bom. Evite gastos descontrolados. Na saú-de trate mais das suas pernas.

Peixes vai ter um mês com compromissos e de tempos em tempos pode sentir-se cansado devido ao ritmo intenso, va-lorize mais todos os momentos que tenha para descansar e recuperar energias, mas tudo indica que é um mês de cres-cimento. No setor sentimental as emoções estarão fortes e viverá momentos agradáveis com o seu parceiro, apesar de ter pouco tempo para a sua relação, aproveite intensamente. Se está sozinho pode voltar a apaixonar-se! No setor profis-sional terá muita energia para levar o que quer para a frente, nada vai impedir de alcançar os seus objetivos e sentir-se realizado. Economicamente compre algo para si próprio. Na saúde tendência a tendinites, tenha mais cuidados ao fazer exercício físico.

Áries - 21/03 a 20/04

Aquário - 21/01 a 19/02

Câncer - 21/06 a 21/07

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Escorpião - 23/10 a 21/11

Leão - 22/07 a 22/08

Libra - 23/09 a 22/10

Peixes - 20/02 a 20/03

Sagitário - 22/11 a 21/12

Touro - 21/04 a 20/05Virgem - 23/08 a 22/09

Gêmeos - 21/05 a 20/06

O músico Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro e se consagrou um dos maiores músicos de todos os tempos. Se estivesse

vivo completaria 115 anos no próximo mês. Ele compôs várias músicas dentre elas “Carinhoso” e “Abraçando o Jacaré”. Pixinguinha foi consagrado

o maior compositor de choro de todos os tempos, maior flautista do Brasil e o maior expoente da música brasileira, ao lado de Villa-Lobos.

Em comemoração a data do seu aniversário será promovida a mostra “É Pixinguinha”, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF).

Os visitantes poderão conhecer um imenso acervo do cantor e compositor, como a flauta e o saxofone usados pelo musico, além de documentos pessoais, passaporte, gravatas, chapéu,

discos, condecorações, fotografias e vídeos. Pixinguinha já era musico profissional desde os 14 anos. Sofreu preconceito ao longo da

carreira, por ser negro, mas venceu todos os obstáculos e conquistou o prestígio de seus fãs.

Pixinguinha é homenageado em Exposição no Distrito Federal

O musico é autor de várias músicas dentre elas “Carinhoso” e “Abraçando o Jacaré”

MPB

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 9CULTURA

Na década de 80, com o país ca-minhando para o fim da Ditadura Militar, a cidade de Jaboticatubas caminhava para ser a Capital da Banana. Na época, a cidade con-centrava a maior área de bananei-ras plantadas de Minas Gerais e também era a principal fornecedo-ra da fruta para a Central de Abas-tecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas). A fazenda da Ritinha, na região do Rio Vermelho, era uma das maiores produtoras da região.

Após este levantamento, a cida-de passou a ser foco de interesse

sobre o assunto. A Prefeitura Mu-nicipal mantinha um convênio com Universidade Federal de Mi-nas Gerais (UFMG), que enviou vários universitários de diferentes cursos, acompanhados de profes-sores, para a cidade, que passou a ser conhecida como “o quintal verde” de Belo Horizonte. O que atraiu a atenção de todo Estado devido ao seu grande potencial turístico, já que a cidade abriga em seu território cerca de 80% do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Na época foi criada a Associa-ção dos Produtores do Médio Es-pinhaço, presidida por Nelson Ri-gotto, que tinha fazenda na região, localizada na cidade de Taquaraçú de Minas. Com a criação da Asso-ciação, a região começou a se de-senvolver, trazendo progresso sig-nificativo para a cidade.

“Visitei várias cidades para co-nhecer os trabalhos desenvolvidos. Notei que em todos os lugares a Feira de Gado era promovida pelo Sindicato Rural. Em Uberaba, por exemplo, tinha a Associação do

Boi Zebu, que promovia eventos a nível internacional”, relembrou Raimundo Valério Dias Lage, co-nhecido como Cel. Valério, prefei-to de 1983 a 1988.

Uma das principais festas que ocorria na cidade, era a Festa da Banana. Nada mais justo já que a cidade era destaque nacional devido à produção da fruta. No evento, realizado no Parque de Exposição, eram ministrados cur-sos e concurso de receitas a base da banana, com premiação para os vencedores.

Memória

Jaboticatubas recebe título de Capital da Banana na década de 80

Jabotur - Divulgação

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 10 EDUCAÇÃO

O ano letivo ainda está no começo, mas os alunos do 9º ano do ensino fundamen-tal e do 3º ano do se-gundo grau da Esco-la Estadual Leônidas Marques Afonso (LE-MAF), já estão na ex-pectativa para parti-cipar do Intercambio Cultural BH – Jabó. O projeto idealizado pelas irmãs e profes-soras de Língua Por-tuguesa, Ana Maria Pereira de Siqueira, Ilma Pereira Nunes Moreira e Patrícia Auxiliadora Pereira Marques, consiste na correspondência in-terescolar, via cartas, entre estudantes du-rante o ano letivo. “É um projeto de grande relevância. Incentiva os alunos a escrever, resgata a escrita ma-nual, que tem sido esquecida na era da informática. E ainda permite a socializa-ção entre as escolas. É motivo de orgulho seguir com o projeto que sempre será in-centivado pela esco-la”, afirma o diretor da LEMAF, João Bos-co Marques.

O Intercâmbio Cul-tural BH – Jabó 2012 irá envolver alunos de escolas de Belo Hori-zonte, Jaboticatubas, Santana do Riacho, São José de Almeida e Serra do Cipó. Mui-tos irão participar pela primeira vez, como os alunos do 9º ano Ga-briela de Souza, Sin-tia de Castro, Lohane Rosa e Matheus Vic-tor. “Espero conhecer uma pessoa bacana com quem eu possa continuar a amizade.

17 de março45 a. C – Batalha de MUNDA, atual Sul

da Espanha. Após esta vitória, o General Jú-lio César tornou-se o senhor incontestado de Roma, ao vencer os conservadores romanos. No ano seguinte, 44 a.C. César foi assassina-do no Senado, pelos derrotados naquela Bata-lha. Eram os chamados “Idos de Março”.

1945 – Nasce a cantora Elis Regina. Grande nome da música brasileira. “São as águas de março em meu coração, é pau, é pedra...”. E por ai vai.18 de março

1945 – Os Estados Unidos bombardeiam Berlim, Capital Alemã. Foram mais de 1.250 bombas lançadas. 19 de março

1942 – Nasce José Serra. Político brasileiro. Tentou por duas vezes a Presidência do Brasil. Quando Ministro da Saúde, foi um dos responsá-veis pela introdução dos medicamentos chama-dos de “genéricos”, no Brasil. São mais baratos e têm os mesmos efeitos dos que os tradicionais.20 de março

1916 – O físico Albert Einstein publica sua descoberta a cerca da “Teoria Geral da Relati-vidade”. Einstein fugiu da Alemanha, pouco antes a 2ª Guerra Mundial. Fez bem! 21 de março

1932 – O governo Vargas cria a C.T.P.S. A nossa conhecida Carteira de Trabalho. Impor-tante documento para garantia dos direitos trabalhistas.

22 de março 1941 – Os alemães bombardeiam covarde-

mente mais um navio brasileiro. Era o Taubaté. A lista de navios brasileiros afundados pelos na-zistas é grande. Perdei um primo em um deles.23 de março

1955 – Falece, no Rio de Janeiro, Artur Bernardes, que foi o 12° Presidente do Bra-sil (1922 a 1926). Seu governo foi obrigado a decretar “estado de sítio” (trata-se de uma suspensão temporária de direitos e garantias constitucionais dos indivíduos e é decretado em situações de urgência). Foi contrário à as-censão de Antônio Carlos Ribeiro de Andra-da ao governo de Minas Gerais mas não pode evitá-la. Claro, Andrada é sempre Andrada.

Alunos estão na expectativa para a 16º edição do Intercâmbio Cultural BH – Jabó

José Bonifácio (Bonico)Professor Universitário e Historiador

Bonico

U – 571 A BATALHA DO ATLÁNTICO

Sinopse: O capitão de um submarino americano e sua tripulação acabam de receber folga, quando uma ordem os faz retornar imediatamente ao serviço. Numa missão totalmente secreta, eles têm que se disfarçar como nazistas e se infiltrar num submarino alemão avaria-do. Com incríveis explosões, fogo inces-sante e torpedos velozes, este filme é um suspense repleto de ação, e conta uma das batalhas mais violentas da Segunda Guerra Mundial.

INDICAÇÃO CULTURAL

PrêmiosO Intercâmbio Cultural BH – Jabó recebeu

vários prêmios, dentre eles o 1º lugar na Mostra de Língua Portuguesa promovida pelo SESC nos de 2003, 2004 e 2005. Em 2004 também ganharam o Prêmio Paulo Freire e no mesmo ano o Projeto foi apresentado no Fórum Inter-nacional de Educação, em Porto Alegre.

Em 2005 o Projeto recebeu o Prêmio Péter Murányi, um dos mais cobiçados entre os pa-íses abaixo da linha do Equador devido a sua importância na comunidade cientifica interna-cional. As três irmãs, idealizadoras do Projeto, também foram convidadas para uma entrevis-ta no “Programa Jô Soares”. “Foi maravilhoso receber o Prêmio e ver o nosso trabalho sendo reconhecido. A entrevista no Programa do Jô ajudou a divulgar o Intercâmbio, que até então poucas pessoas conheciam”, lembra Ana Maria.

Quero trocar telefone, e-mail e contatos nas redes sociais quando nos conhecermos, para manter o contato”, con-tou Gabriela.

A ansiedade é outro desafio que os alunos terão que enfrentar. Até mesmo os alunos vete-ranos no projeto já con-tam os dias para conhe-cer o correspondente. “Participei pela primei-ra vez em 2009 e posso definir o intercâmbio como um evento fan-tástico para os alunos. Eu tenho contato com o meu corresponden-

te, nos tornamos gran-des amigos. Estou na expectativa para este ano, que acredito que será tão bom quanto nos anteriores”, contou a aluna do 3º ano, Laís Nayara.

O ganho cultural e intelectual dos alu-nos vai além da troca de cartas e o encontro com o corresponden-te. O resgate do ato de comunicar através da escrita proporciona aos estudantes uma nova experiência, já que muitos utilizam a internet ou o telefone para este fim e gran-de parte deles nunca recebeu uma carta. “Os alunos dão a alma para escrever, motiva-dos por estarem escre-vendo para um leitor

real. Essa foi a melhor maneira encontrada para incentivar os alu-nos a escrever de for-ma autônoma e criati-va. É possível observar também, o espirito de união que toma con-ta da turma durante a execução do projeto”, afirma Patrícia Auxi-liadora.

O estudante do 3º ano Leonardo dos Santos, define bem o espirito do projeto. “O Intercâmbio ajuda a expressar, atra-vés da escrita, o que esta sendo banalizado com a internet. Auxilia na lei-

Matheus Victor, Lohane Rosa, Gabriela de Souza e Sintia de Castro participam pela primeira vez

tura, ajuda na nossa for-ma de expressar, além de permitir conhecer novos amigos e novas culturas. A carta gera expectativa tanto para

quem escreve quanto para quem recebe. É muito bom saber que alguém gastou um pou-co do seu tempo para escrever especialmente para você”, contou o es-tudante.

O Projeto

O projeto acontece em dois momentos, ao longo do ano os alunos participantes do projeto trocam cartas com estu-dantes de outras escolas. Pelas regras, eles não podem trocar número de telefone, e-mails ou endereço de perfil nas redes sociais. “Fazemos um acordo de cavalhei-ros e eles respeitam”, contou Ana Maria.

A curiosidade de conhecer o correspon-dente termina no en-contro entre todas as escolas, realizado no fim do ano. O evento envolve apresentações culturais, danças e a confraternização entre os alunos, que também visitam pontos turísti-cos da cidade que abri-ga o evento.

Alunos do 3º ano aguardam ansiosos o início da troca de correspondência

Graziele Lopes

Graziele Lopes

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 11ESPORTE

Após treino separado, o meia Montillo voltou a

treinar com os titulares do Cruzeiro. O jogador,

que estava sendo poupado, recuperou das dores no púbis e deve entrar em cam-

po contra a Caldense. O atacante Wellig-

ton Paulista também retorna ao time, após

cumprir suspenção nos dois últimos jogos.

Segundo o técnico do Cruzeiro, Vagner Manci-ne, a Raposa irá manter o esquema 4-3-3. “É impor-

tante dizer que a equipe tem que ter várias formas

de jogar, não dá para você ficar somente com um esque-ma de jogo e ficar maçante”,

afirma o treinador.

AMÉRICA ATLÉTICO CRUZEIRO

Montillo volta aos treinos e deve ser escalado para próximo jogo

Massa Alvinegra será decisiva contra o Villa Nova, diz Cuca

Fábio Junior é homenageado por 100 partidas pelo Coelho

Dezenas de crianças em Jaboticatubas participam do programa Minas Olím-pica Geração Esporte. O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude (SEEJ) em parceria com a Prefeitura Municipal, é uma reformulação do an-tigo Minas Olímpica Nova Geração, desenvolvido em 2005. Para participar, a criança deve ter entre sete e treze anos e estar frequente na escola. “O Projeto tem grande contri-buição no desenvolvimen-to das crianças no tocante ao esporte a socialização, além de trazer benefícios para a saúde. O esporte, em geral, agrega muitos valores para a vida, sen-do capaz de vencer várias barreiras, como as drogas, por exemplo”, ¬afirma a coordenadora munici-pal do projeto, Elisangela Gonçalves da Silva.

Crianças de Jaboticatubas são beneficiadas pelo programa Minas Olímpica

Os alunos participam de várias atividades esportivas como o futsal, handebol e futebol americano

Os alunos participam de várias atividades esportivas como o futsal, handebol, fu-tebol americano, basquete, vôlei, dentre outras. “Os trabalhos são desenvol-vidos por períodos e os alunos trabalham todas as modalidades. Nesta etapa estamos trabalhando ativi-dades voltadas para a gi-nástica e o atletismo”, expli-ca a monitora Luciane Félix Moreira.

As crianças veem no pro-grama uma oportunidade de vida melhor, se tornam mais responsáveis e têm melhoria significativa no comportamento, segundo a coordenadora. Os pequenos atletas não faltam às aulas e estão sempre atentos as atividades desenvolvidas. “O que mais gosto de jogar é futsal, mas gosto de todos os jogos. Quando crescer quero ser jogador de futebol

ou cantor sertanejo”, contou Pedro Arthur de 7 anos.

A Coordenação recebe da SEEJ, todo o material necessário no treinamento dos alunos. Segundo a coor-denadora, Elisângela Gon-çalves, todos os gestores e monitores envolvidos no programa, recebem treina-mento periódico e cursos de qualificação. Além das ativi-dades esportivas, os alunos recebem lanches variados,

fornecido pela Prefeitura Municipal. Também traba-lham no projeto em Jaboti-catubas o gestor Cristiano Marques e o monitor Cris-tiano Batista.

Aos interessados em participar do programa, há vagas para o turno da tarde para meninos e me-ninas de 10 a 13 anos. Bas-ta procurar a coordenação na quadra poliesportiva.

EventoA coordenação do pro-

jeto planeja realizar nos próximos meses uma pro-va de atletismo mirim, que irá envolver toda a comu-nidade. Objetivo é que além dos alunos a família e a comunidade em geral participem. “Vamos de-senvolver atividades para todas as idades, para que todos possam participar e conhecer mais o Progra-ma”, conta a coordenado-ra do projeto.

Em Jaboticatubas dezenas de crianças participam do programa Minas Olímpica Geração Esporte

Os alunos participam

de várias atividades

esportivas, dentre elas

o futebol americano

Graziele Lopes

O atacante do América, Fábio Júnior, foi homenageado pelos 100 jogos defendendo a

camisa americana. O jogador está no Amé-rica desde 2010. A comemoração ocorreu antes do início do jogo contra o Boavista. Fábio Junior não marcou na partida, que

terminou em 2 a 1 para o Coelho, mas teve grande contribuição na classificação do

time para a segunda fase da Copa do Brasil. “O importante foi a classificação. Hoje foi real-mente uma emoção muito

grande. Espero que os próximos jogos

sejam mais tran-quilos”, afirma

Fábio Júnior. O América

enfrenta o Boa neste sábado,

na Arena do Jacaré,

em Sete Lagoas.

O técnico Cuca acredita no apoio da tor-cida para vencer o Villa Nova neste domin-

go, em Nova Lima. O Galo é líder isolado do Campeonato Mineiro com 18 pontos e

100% de aproveitamento. “A gente sabe das dificuldades que se tem em jogar lá. É um

campo acanhado, a torcida fica em cima, mas, por ou-tro lado, vamos ter a nossa torcida presente também”,

aposta Cuca. O Atlético tam-

bém se classifi-cou, na última

quarta--feira, para a segunda

fase da Copa do Brasil em jogo

contra o Cene que termi-nou com o placar de 3 a 1

para o time alvinegro.

VERTENTES DE MINAS Jaboticatubas - 17 de março de 2012 12CACHOEIRA GRANDE

A Cachoeira Grande, no Rio Cipó, é um dos cartões postais do Parque Nacional da Serra do Cipó. A cachoeira está localiza-da na entrada do Parque Nacional, tem queda de água de 10 me-tros e um paredão de aproximadamente 60 metros de extensão.

Aeroporto de Confins

Lagoa SantaMG 010

Belo HorizonteVitóriaBR 262

Serra do Cipó - MG 10 - Km 95

Rio de JaneiroBR 040

São PauloBR 381