jornal verão activo

8
“Quero ir ao aquaparque, brincar e aprender.” “Gostávamos que no Verão Activo pudés- semos aprender mais sobre a cultura da Madeira.” “Queremos fazer novos amigos, conhecer lugares novos e no final poder dizer que este foi o MELHOR Verão de sempre!”

Upload: katie-correia

Post on 22-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de Julho 2009

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Verão Activo

“Quero ir ao aquaparque, brincar eaprender.”

“Gostávamos que no Verão Activo pudés-semos aprender mais sobre a cultura da

Madeira.”

“Queremos fazer novos amigos, conhecer lugares novos e no final poder dizer que este

foi o MELHOR Verão de sempre!”

Page 2: Jornal Verão Activo

Dados do ConcelhoÁrea 43,8 km²População 8 125 hab.Fundação do município 1501Orago Nossa Senhora da LuzFeriado municipal 8 de Setembro

Ponta do Sol é constituída por 3 freguesias:

• Canhas• Madalena do Mar• Ponta do Sol

Ponta do SolBrasão constituído por:

• Escudo Azul;• Sol de Ouro;• Coroa mural de Prata de quatro torres;• Listel branco com alegenda a negro, emmaiúsculas:

“PONTA DO SOL”

Esmague as bolachas e deite-as para uma tigela.

Junte o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o ovo batido e misture tudo muito bem até obter uma massa moldável.

Molde a mistura em forma de salame e enrole em pa-pel de alumínio.

Leve ao frio até ficar com uma consistência bem dura e que se possa cortar sem desfazer.

Sirva o salame cortado em rodelas, sem o papel de alumínio e decorado a gosto.

Culinária

Rádio Sol

FundacãoJoão Pereira´

No dia 16 de Julho, os par-ticipantes do Verão Activo 2009 visitaram a Rádio Sol. As crianças participaram no programa de entreteni-mento para a popula-ção acompanhadas pelo locutor Sr. Gilberto. Leram quadras criadas por elas alusivas à Ponta de Sol, ao Verão Activo e à rádio, for-mularam adivinhas e inter-pretaram várias canções, incluindo o Hino do Verão Activo.

Nos passados dias 13 e 15 de Julho, as crianças do projecto “Verão Ac-tivo 2009” promovido pela Câmara Municipal da Ponta do Sol visitaram a Fundação João Pereira, numa tentativa de aproximar diferentes ge-rações, mostrando aos mais novos que os mais velhos tam-bém se sabem divertir, e muito! As crianças prepararam actividades especiais para apresentar aos idosos, entre elas um espectáculo de magia, a interpretação de músicas pela tuna do Verão Activo e a leitura de um conto acom-panhado à viola. No final, um lanche retemperou as forças para mais uns minutos de divertimento.

1

Ciências

Page 3: Jornal Verão Activo

CiênciasExplorando o comportamento da luz

Os participantes do Verão Activo, na aula de Ciên-cias tentaram responder às seguintes perguntas:

• Porque não vemos objectos no escuro?• Como se propaga a luz?

Após várias experiências, deduziram que só vemos ob-jectos com luz própria ou quando estão iluminados.Compreenderam também, que a luz se propaga em linha recta e reconheceram o trajecto da luz para vermos um objecto.

InglêsNo “Momento do Inglês” da Escola de Verão, os par-ticipantes organizaram-se em equipas e tiveram a oportunidade de realizar várias actividades:

• jogar ao dominó com peças que continham nomes de objectos relacionados com o vocabulário da casa, ligando as palavras portuguesas às correspondentes em inglês;

• juntar os nomes de diversas profissões à imagem cer-ta e fazer corresponder as imagens de grandes monu-mentos da Europa ao nome do respectivo país;

• no fim ainda houve um concurso de karoke cujo ob-jectivo era cantar em inglês.

Nos dias 21 e 23 de Jul-ho, o C.EM. – Centro de estudos da Macaronésia recebeu 140 crianças do projecto “Verão Activo 2009” promovido pela Câmara Municipal da Ponta do Sol. O CEM preparou uma actividade especial, denominada “Cientista por UMa Hora”, onde estas cri-anças poderam contactar pela primeira vez com um microscópio, e observar várias preparações, visitar as colecções do ISOPlexis - Banco de Germoplasma do CEM, e ainda outras colecções do Departamento de Biologia (insectos, vertebrados, anfíbios...).

Cientista por 1hora!

AquaparkO Aquapark é um espaço espectacular de diversão que integra uma zona radical, com water slides, pistas rápidas, rio rápido, black hole e uma zona de lazer com uma piscina, Aqualândia, rio lento, restaurante e bar.

2

Page 4: Jornal Verão Activo

MatemáticaAprendendo os ângulosNo dia 9 de Julho, os participantes da turma B do Verão Activo, construíram um leque para auxiliar a sua aprendizagem dos ângulos: nulo, agudo, recto, obtuso, raso e giro. Para testar as aprendizagens foi realizado um concurso.

Aprendendo as figuras geométricasOs participantes da turma A construíram figuras geométricas: Quadrado, Rectângulo, Círculo e o Triângulo. As aprendizagens foram verificadas através do jogo O Rei Man-da: “O rei manda levantar os círculos”.

TangramOs grupos C e D, realizaram no passado dia 9 de Julho uma actividade muito engra-çada na aula de Matemática! Cada participante teve a oportunidade de construir o seu Tangran. Com a ajuda dos professores, recortaram todas as figuras geométricas sem tesoura! Foi uma verdadeira obra de arte! Com estas figuras construíram uma infinidade de imagens, como por exemplo coelhos, gatos, árvores e outros. No fim da actividade, fizémos exemplos problemáticos para os colegas solucionarem.

Torneio das ContinhasNo dia 17 de Julho, as turmas A e B participaram num competitivo “Torneio das Contin-has”. Neste torneio os participantes usaram os seus conhecimentos matemáticos para resolver problemas relacionados com actividades do Verão Activo, com astronomia e geometria e descobrir a resposta das “Adivinhas da Matemática”. Homenagem às equipas campeãs, “Os Wall-e” e “As Rebeldes”, que responderam correctamente a 13 dos 14 problemas, mas também às restantes equipas, visto que todas elas tiveram uma boa prestação.

Os participantes do Verão Activo 2009 realizaram também uma visita à As-sociação de Ténis de Mesa da Madeira onde apren-deram as regras deste desporto, assistiram a uma demonstração feita por atletas internacionais erealizaram um campe-onato de equipas.

Ténis de Mesa

Polícia

Companhia Insular de Moinhos

Nos dias 10 e 14 de Julho, os participantes do Verão Activo 2009 visitaram a PSP - Polícia de Segurança Pública. Chegados ao destino, tiveram uma formação sobre Segurança Infantil, visitaram as instalações e tiveram a oportunidade de estar bem perto dos veículos da Polícia.

Os participantes do Verão Activo 2009, realizaram uma visita de estudo à Compan-hia Insular de Moinhos. No local, fizeram uma visita guiada às instalações da fábrica, descobrindo as-sim o processo de fab-rico das massas e bola-chas lá confeccionadas.

3

No fim da visita, a nossa guia ofereceu um pacote de bola-chas e um pacote de massa a cada um dos participantes

Page 5: Jornal Verão Activo

PortuguêsAs borboletas

A Rubina e o Miguel são dois amigos. Eles gostam muito um do outro e todos os dias vão juntos para a escola onde aprendem imensas coisas novas. No intervalo das aulas brincam com os seus colegas João Octávio e Di-ana.Certo dia, de manhã, quando estavam a fazer os tra-balhos que a professora tinha mandado para casa no dia anterior, a Rubina olhou para uma bela caixa doura-da que estava em cima da estante, pegou-lhe, e juntos abriram-na. No seu interior encontraram: borboletas a voar.A Rubina disse:- Vamos apanhá-las para depois brincarmos com elas!- É melhor não apanhar! - disse o Miguel.- Porquê? – perguntou a Rubina.- Porque temos de deixa-las viver! Se a as apanharmos, elas morrem. Devemos deixa-las viver com os outros ani-mais. – respondeu o Miguel.- Esta bem! – disse a Rubina. – Agora vamos brincar!

Juliana Carlota Marcos SilvaTurma B

Resumo

Crianças que dormem menos são mais propensas à obesidade As crianças que dormem pouco têm mais probabilidade de tornarem jovens obesos.Um estudo realizado pela Universidade de Evaston reve-la que o risco de obesidade diminui em 36% em crianças dos 3 aos 8 anos e 30% entre os 8 e os 13 anos.A pesquisa baseou-se nos índices de massa corporal e o padrão médio de tempo de sono.Cafeína não afecta gravidez Uma equipa de investigadores dinamarqueses desco-briu que as mulheres que bebem duas ou três chávenas de café por dia não sofrem riscos acrescidos de parto prematuro ou bebés nascidos com peso inferior ao nor-mal.Esta pesquisa contrariou os estudos anteriores que diz-iam que a cafeína poderia causar problemas na forma-ção do feto.

Alícia VargemLina CastanhoTurma D

4

Expressões

DNL

No passado dia 16, os participantes do Verão Activo tiveram a opor-tunidade de estar num concerto dos DNL - Dark New Light, uma banda da Ponta do Sol.

KartingMoto 4

Page 6: Jornal Verão Activo

5

Barco da Marinha RG3Na visita ao RG3 no Funchal, os participantes tiveram a oportunidade de fazer slide e uma visita guiada às instalações onde viram máquinas de guerra.

Sanas JúniorNesta actividade, as crianças do Verão Activo tiveram a oportunidade de ter uma formação sobre socorro no mar, visitar as instalações e ainda andar de barco e sen-tir muitas emoções fortes!

Biblioteca de Verão

Page 7: Jornal Verão Activo

Biblioteca de Verão

6

Acampamento

Actividade com os Pais

No passado dia 25 de Julho, realizou-se a Actividade com os Pais. A concentração de par-ticipntes iniciou-se às 8h30 no parque de estacionamento. A primeira paragem foi na Enc-umeada para tomar café. De seguida, os pais dos participantes fizeram uma caminhada até à Bica da Cana que durou aproximadamente duas horas. Já na Bica da Cana, deu-se início aos jogos lúdico-tradicionais. Após todos os concorrentes terem terminado as provas seguiu-se o almoço-convívio que foi muito animado.

Page 8: Jornal Verão Activo

Passatempos1 - A Joana foi a uma papelaria comprar um Tangran.O jogo custa 17 euros e a Joana levou 30 euros.Quanto dinheiro sobrou?

Carolina Santos (Grupo D)2 - Coloque os símbolos de + e - .

7 _ 7 = 14 _ 7 = 21 _ 6 = 27João Pedro (Grupo D)

Passatempos:1-R: 30 - 17 = 13 Sobrou 13 euros. 2- R: + / + / + 3 - A letra A. 4 - R: A ferrugem.

Peça de Teatro“A História da Astronomia”

Inserido na festa de Encerramento das Actividades de Verão do mês de Julho de 2009, os participantes do Verão Activo, irão representar uma Peça de Teatrointitulada “A História da Astronomia” de forma a cel-ebrar também o ano Internacional da Astronomia.A peça inicia-se com um diálogo entre um grupo de amigos do Verão Activo, que estão a realizar um acampamento. Daqui surgem curiosidades que fazem parte do seu imaginário. Com o de-senrolar da história são feitas grandes aprendiza-gens sobre os cientistas e astrónomos que con-tribuíram para o avanço da ciência, bem como sobre o sistema solar, as galáxias e o Universo.

Adivinhas3 - Qual é a coisa qual é ela que está no meio do mar e no fim da terra?

Sara Diana (Grupo C)

4 - Qual é a coisa qual é ela que entra na panela e já não sai?

João Pedro (Grupo D)

Sudoku Sinopse

Solução: