jornal tribuna do trabalhador - edição dezembro 2015

4
Prorrogado prazo de inscrição para III Concurso de Redação e Desenho PÁGINA 4 Inaugurada Rádio Donizal Lopes PÁGINA 4 Foto: Fline Films Paraná, dezembro de 2015 / Ano XXIV - nº 03

DESCRIPTION

Uma avaliação de 2015 e o que podemos esperar do Novo Ano; Túnel do tempo; IAB destaca a importância do afroempreendedorismo no Sul do País. Estas e outras notícias na edição de dezembro do jornal Tribuna do Trabalhador.

TRANSCRIPT

  • Prorrogado prazo de inscrio para III Concurso

    de Redao e Desenho

    Pgina 4

    Inaugurada Rdio Donizal Lopes Pgina 4

    Foto

    : Flin

    e Fi

    lms

    Paran, dezembro de 2015 / Ano XXIV - n 03

  • Palavra do Presidente

    Desde 2012, quando assumi a Presi-dncia do STIQFEPAR, foram muitos os desafios e dificuldades a enfren-tar. Com o apoio de uma equipe forte e bem preparada pudemos vencer muitos obstculos e realizar inmeras conquistas em prol deste Sindicato e dos trabalhadores e trabalhadoras que representamos.

    Vencidos os primeiros momentos de tran-sio tivemos um ano de 2014 relativamente tranquilo nas muitas negociaes. As Conven-es avanaram de modo que pudemos apon-tar ganhos reais para as categorias qumicos, plsticos e de adubos. No entanto 2015 foi um ano bem mais difcil.

    A crise do sistema que afetou a economia de pases considerados desenvolvidos e tam-bm do Brasil refletiu em cada uma das cen-tenas de reunies realizadas ao longo do ano. E no momento em que sentamos com os sin-dicatos patronais para as negociaes das Con-venes Coletivas de Trabalho, sentimos que no poderamos avanar muito, mas jamais permitiramos qualquer retrocesso nos direitos j conquistados. Nos mantivemos firmes e cada um dos mais de sessenta itens de cada uma das CCTs das trs categorias representadas foi tra-tado com toda ateno necessria.

    Podemos dizer que nesse contexto conquista-

    mos ao menos o reajuste relativo inflao dos ltimos 12 meses; 9,88% para qumicos e plsti-cos e 10,33% para adubos. As cestas bsicas tam-bm foram reajustadas e no houve alterao nos valores dos itens referentes a outros benefcios.

    Juntamente a todos os processos internos e externos reunies, assembleias, negociaes, homologaes, atendimentos, promoes, novos convnios e benefcios, a reforma da sede cen-tral ainda caminhamos para comemorar os 60 Anos de histria de nossa entidade, em maro de 2016. Muitos preparativos, justas homenagens e o levantamento dessa caminhada de tantas lutas que vai estar para sempre registrada no livro: Uma grande histria, uma grande famlia, um grande Sindicato, que est sendo preparado por nossa Assessoria de Imprensa.

    assim que nos sentimos: uma grande famlia e ao lado de todos vocs, nossos irmos trabalhadores e trabalhadoras, que queremos seguir dando continuidade nessa caminhada!

    Vamos juntos fazer de 2016 um ano especial em nossas vidas! Vamos seguir acreditando e ba-talhando por isso! com esse esprito que venho conclamar e desejar a vocs maravilhosas festas de final de ano, com bnos renovadas s fam-lias que fazem parte dessa famlia maior! Natal iluminado e Ano Novo repleto de conquistas!

    Uma avaliao de 2015 e o quepodemos esperar do Novo Ano

    Francisco R. S.Sobrinho Presidente do STIQFEPAR

    Tunel do tempo Em 2016 o STIQFEPAR completa 60 Anos. Vamos relembrar alguns momentos dessa trajetria?

    Donizal Lopes em reunio com a Diretoria do Sindicato em sua penltima gesto como Presidente

    Os primeiros Presidentes do STIQFEPAR so homenageados com desenhos que hoje ilustram a Galeria de Presidentes em nosso Sindicato

    Edio do Tribuna do Trabalhador editada em dezembro de 1991

    2Paran, dezembro de 2015

    Presidente: Francisco R. S. SobrinhoProduzido pela Assessoria de Imprensa do STIQFEPAR -

    [email protected] Responsvel: Valria Navarro - JP 2995/11/117 - PR

    Tiragem: 4 mil exemplares - Grfica WL Impresses.

    Sindicato dos Trabalhadores nas Indstrias Qumicas e Farmacuticas do Estado do Paran

    R. Nunes Machado, 316, Centro 80.250-000 - Curitiba/PR Tel (41) 3233-7912 Fax (41) 3233-1272

    [email protected]

  • O Instituto Adolpho Bauer destaca a expressividade do afroempreende-dorismo no estado do Paran. De acordo com a pesquisa Os donos de ne-gcio no Brasil: anlise por raa/cor (2003-2013), divulgada em maio deste ano pelo Sebrae Nacional, com base nas informaes da Pesquisa Nacional por Amostra de Do-miclio (PNAD/2013), do Instituto Brasil de Geografia e Estatstica (IBGE), o Paran o sexto estado da federao com o maior nmero de micro e pequenos empresrios e o dcimo com maior quantidade de autode-clarados pretos e pardos, ou seja, os afroem-preendedores. O estado conta com quase um milho e quatrocentas micros e pequenas empresas, sendo destas 353 mil administra-das por negros.

    Para Adilton Jos de Paula, coordenador do Instituto Adolpho Bauer e coordenador institucional do PBAE (Projeto Brasil Afro-empreendedor), as estatsticas do Sebrae re-velam o potencial empreendedor da popula-o negra do sul do pas e a sua importncia para a economia. Ns nos perguntamos por que os estados do sul do pas ainda do pou-ca visibilidade participao da populao negra na formao da sua identidade? Ne-gros e pardos j so a maioria entre micro e pequenos empresrios brasileiros e res-pondem por 50% dos donos de negcio do pas, contra 49% de brancos e 1% de outras etnias. Os estados do Paran, Santa Catari-na e Rio Grande contam com mais de meio milho de afroempreendedores. preciso valorizar a contribuio que essa populao vem dando para a economia. No podemos omitir a capacidade produtiva desse grupo, no podemos esconder o fato de que negros geram trabalho e renda e contribuem para o desenvolvimento do Pas argumenta ele.

    Afroempreendedorismo

    Apesar de ser a maioria no segmento de micro e pequenas empresas, os afroempre-endedores ainda convivem com problemas decorrentes do racismo estrutural e gerados pelas desigualdades raciais presentes na so-ciedade. Os donos de negcios negros tm menos anos de estudos, recebem rendimen-to mensal que equivale a menos da metade

    Ms da Conscincia Negra

    IAB destaca a importncia do afroempreendedorismo no Sul do Pas

    Em 2016 o STIQFEPAR completa 60 Anos. Vamos relembrar alguns momentos dessa trajetria?

    O Sindicato dos Trabalhadores nas Indstrias Qumicas e Farmacuticas do Estado do Paran segue com seus horrios normais de atendimento at o dia 17 de dezembro de 2015.

    Na sexta-feira, dia 18 de dezembro, o horrio de atendimento ser das 9h s 12h.

    Do dia 21 ao dia 23 de dezembro teremos planto das 10h s 17 horas. E nos dias 28, 29 e 30 de dezembro tambm teremos planto das 10h s 17h.

    Retornaremos ao horrio normal de atendimento na tera-feira, dia 05 de janeiro de 2016.

    O Departamento Jurdico do STIQFEPAR encerra suas atividades no dia 18 de dezembro de 2015 e retorna no dia onze de janeiro de 2016; inclusive com relao ao atendimento no escritrio.

    Os plantes na sede do Sindicato e o atendimento junto ao escritrio durante o ms de janeiro/2016 obedecero aos seguintes horrios:

    1) trabalhista: segundas e teras-feiras, das 17h s 18h (desde o dia 11.01.2016);

    2) cvel: s quartas-feiras, das 17h s 18h (a partir do dia 25.01.2016).

    Ateno: horrios STIQFEPAR neste final de ano e incio de 2016

    do recebido pelos donos de negcio brancos. Alm disso, tm menos acesso aos recursos da telefonia e informtica. O afroempre-endedorismo uma realidade brasileira, no entanto, preciso polticas para foment-lo. Hoje, diante desses dados, temos a certeza de que o PBAE cumpre a sua funo social, pois promove capacitao e qualificao empresarial para 1.200 afroempreendedo-res, distribudos em 11 estados brasileiros. Alm disso, oferecemos seminrios, ofici-nas, cursos EAD e acompanhamento por tcnicos e especialistas do Sebrae, os quais auxiliam os afroempreendedores na elabo-rao ou readequao dos seus planos de negcios. Nesse sentido, o PBAE nossa contribuio para reverter esse quadro per-verso de excluso, uma vez que buscamos, por meio de parceiros pblicos governo estaduais e municipais -, fontes de fomen-to e financiamento para projetos e negcios desse pblico, aponta Adilton de Paula.

    Seminrio Nacional Brasil Afroempreendedor

    No prximo dia 14 de dezembro, o Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) vai realizar, em So Paulo, no Palcio de Convenes do Anhembi Auditrio Elis Regina -, o Seminrio Nacional Brasil Afro-empreendedor, evento que reunir os coor-denadores do projeto, parceiros, gestores p-blicos, donos de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais afro-brasilei-ros. Os coordenadores do projeto vo apre-sentar os produtos e resultados construdos ao longo do desenvolvimento deste projeto iniciado em 2013, como a Pesquisa Nacio-nal sobre o Perfil dos Afroempreendedores do Brasil, centenas de planos de negcios e debater as estratgias para a sustentabilida-de dos empreendedores negros e negras em todo o Brasil. No Seminrio, vamos poder mostrar a fora do afroempreendedorismo,

    conhecer melhor o perfil dos afroempreen-dedores, mas tambm dialogar sobre susten-tabilidade, financiamentos e fomentos para esse segmento , adianta Adilton de Paula.

    Sobre o PBAE

    O Projeto Brasil Afroempreendedor (PBAE) indito e o nico do pas voltado exclusivamente para a promoo da igualda-de racial e do protagonismo e fortalecimento de micro e pequenas empresas geridas por negros e negras. Lanado em 2013, o pro-jeto realizado em 11 estados (Rio Gran-de do Sul, Santa Catarina, So Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Gois, Amap, Maranho, Bahia, Paraba e Pernambuco) e objetiva dar oportunidade de crescimento e desenvolvimento econmico para empresas e empreendimentos conduzidos por afro--brasileiros, para que estes possam dar um salto de qualidade em seu sistema de orga-nizao, aumentar sua lucratividade e se tor-narem casos de sucesso.(Fonte: www.institutoiab.com.br)

    3Paran, dezembro de 2015

  • Foram prorrogadas at o dia 23 de dezem-bro as inscries para o III Concurso de Redao e Desenho do STIQFEPAR, evento organizado pelo IAB (Instituto Adolpho Bauer) e destinado aos filhos e filhas dos traba-lhadores e trabalhadoras nas indstrias plsticas, qumicas, farmacuticas e de adubos. Quere-mos dar oportunidade para que mais pessoas participem desta terceira edio e, por isso, re-solvemos dar um tempo maior para o envio dos trabalhos, disse Francisco R.S. Sobrinho, presi-dente do Sindicato.

    Este ano o Concurso prope uma viagem na

    histria de nosso Sindicato, com o tema: STI-QFEPAR: 60 Anos Unindo os Trabalhadores. O objetivo envolver as famlias dos trabalha-dores e trabalhadoras para que faam parte da grande comemorao dos 60 Anos de nosso Sin-dicato, trazendo essa reflexo e fazendo com que as crianas e jovens expressem suas impresses por meio dos desenhos e redaes, incentivando a participao comunitria e a criatividade.

    So trs categorias a serem premiadas: ca-tegoria nica Redao: alunos de 8 e 9 anos do Ensino Fundamental; categoria I Desenho: alunos de 3 ao 5 ano do Ensino Fundamen-

    tal e categoria II Desenho: alunos de 6 e 7 anos do Ensino Fundamental. Para ambas mo-dalidades os prmios sero: notebook para os primeiros lugares, Xbox one para os segundos lugares e celular para os terceiros colocados.

    Nesta edio especial do Concurso a pre-miao acontece no dia 18 de maro de 2016, durante o Jantar Danante em comemorao ao aniversrio de 60 anos do STIQFEPAR. Portanto, no perca tempo, corra agora mesmo at o computador mais prximo, acesse o site do STIQFEPAR (www.quimicospr.com.br) e realize sua inscrio!!!

    No dia 30 de novembro foi inaugu-rada oficialmente a Rdio Web Donizal Lopes, da Federao dos Trabalhado-res nas Indstrias do Estado do Paran. O evento ocorreu na sede da FETIEP, onde est instalado o Estdio da R-dio, agora batizada em homenagem ao falecido presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indstrias Qumicas e Farmacuticas do Estado do Paran (STIQFEPAR), Donizal Lopes.

    Gisele Lopes, filha de Donizal, es-teve presente no ato da inaugurao, representando a famlia do homenagea-do. Compondo a mesa estavam tambm Luiz Gin, Presidente da FETIEP, Fran-cisco R.S. Sobrinho, vice-presidente da FETIEP e Presidente STIQFE-PAR, Mrcio Kieller, Secretrio Ge-ral da CUT-PR, Hilmar Adems, Di-retor de Comunicao da Fetropar, Hilmar e Nelsinho Bonardi, represen-tante da Confederao Nacional de Trabalhadores nas Indstrias (CNTI). O objetivo da Rdio Donizal Lopes oferecer uma nova forma de comuni-cao com os sindicatos, com os traba-lhadores e a sociedade em geral, sen-

    do instrumento para divulgar as ideias e as lutas da classe trabalhadora, bem como propagar a cultura, proporcionan-do lazer e entretenimento por meio de uma programao ecltica. Queremos que a voz do trabalhador seja ouvida por milhares de pessoas, e o uso da rede

    hoje essencial para alcanarmos este intento, declarou o Presidente da FE-TIEP, Luiz Gin. Ns vamos abrir nos-sa rdio para os movimentos sociais, as organizaes da sociedade civil, que no tm espao nos meios de comuni-cao convencionais, completou ele.

    Prorrogadas inscries para III Concurso de Redao e Desenho

    Inaugurada oficialmente aRdio Donizal Lopes

    4Paran, dezembro de 2015