jornal tribuna da regiÃo

12
Ano 5 R$ 2,00 Edição 168 Iturama/MG, quinta-feira, 29 de setembro de 2011 www.jornaltribunadaregiao.com Obras continuam Bairros Diógenes de Souza e Alcides Veríssimo também serão asfaltados Obras de pavimentação nos dois bairros de Iturama estão incluídas na primeira etapa do projeto SOMMA II Desde o último dia 22, máquinas preparam as ruas para receber a malha asfaltica que vai oferecer melhor qualidade de vida aos moradores PÁGINA 9 Às vésperas da prova, Cidinha explica sistema de segurança Acordo entre Prefeitura e MP resulta no plantio de mudas Concurso Público Dia da Árvore Reeleito, Jayme fala sobre avanços em sua gestão De portões abertos, SFS promove 34ª festa de peão Alunos encerram participação no Parlamento Jovem Limeira do Oeste São Francisco Certificados PÁGINA 6 PÁGINA 6 PÁGINA 3 O atual presidente do Sindi- cato dos Trabalhadores de Limei- ra do Oeste, Jayme Antônio dos Santos, fala sobre projetos de sua gestão após vencer a eleição com 90 votos dos 116. O município de São Francisco de Sales completou, na última semana, 34 anos de festa de peão. Ao todo são mais de três décadas de muita alegria que se transformou em tradição, notada como uma das melhores festas da região. Os alunos das escolas esta- duais Antonio Ferreira Barbosa e Dom Alexandre (Alexandrita), e as particulares, Escola Dinâmica An- glo e Colégio Objetivo encerram participação com o recebimento dos certificados. Deputados se reúnem com secretário do MEC Alunos e polícia se unem em Blitz Educativa Semana do Trânsito Instalação do Campus Panfletos e simulações de acidentes foram os métodos usados para reforçar campanha educativa a motoristas PÁGINA 3 PÁGINA 5 PÁGINA 5 Divulgação Precisando de emprego? Confira as vagas disponíveis na página 9 Candidatos de Iturama e região concorrem neste domingo, dia 2, uma das 17 vagas oferecidas pela Câmara de Iturama. Na última reunião da Câmara, vereadora Maria Aparecida Longo, a Cidinha, falou sobre sistema de segurança adotado pela Comissão. PÁGINA 3 Fotos/Daniela Ortolan Prosa Mineira com Cleonaldo Barcelos PÁGINA 4 Considerado uma pessoa querida entre os limeirenses, o fazendeiro fala sobre vida pesso- al, profissional e política. Ações culturais marcam terceira jornada mineira Limeira do Oeste PÁGINA 6

Upload: kelma-lacerda

Post on 26-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


34 download

DESCRIPTION

EDIÇÃO 168

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

Ano 5 R$ 2,00Edição 168 Iturama/MG, quinta-feira, 29 de setembro de 2011 www.jornaltribunadaregiao.com

Obras continuam

Bairros Diógenes de Souza e AlcidesVeríssimo também serão asfaltadosObras de pavimentação nos dois bairros de Iturama estão incluídas na primeira etapa do projeto SOMMA II

Desde o último dia 22, máquinas preparam as ruas para receber a malha asfaltica que vai oferecer melhor qualidade de vida aos moradores PÁGINA 9

Às vésperas da prova, Cidinhaexplica sistema de segurança

Acordo entre Prefeitura e MPresulta no plantio de mudas

Concurso Público

Dia da ÁrvoreReeleito, Jaymefala sobre avançosem sua gestão

De portões abertos,SFS promove 34ªfesta de peão

Alunos encerramparticipação noParlamento Jovem

Limeira do Oeste

São Francisco

Certificados

PÁGINA 6

PÁGINA 6

PÁGINA 3

O atual presidente do Sindi-cato dos Trabalhadores de Limei-ra do Oeste, Jayme Antônio dos Santos, fala sobre projetos de sua gestão após vencer a eleição com 90 votos dos 116.

O município de São Francisco de Sales completou, na última semana, 34 anos de festa de peão. Ao todo são mais de três décadas de muita alegria que se transformou em tradição, notada como uma das melhores festas da região.

Os alunos das escolas esta-duais Antonio Ferreira Barbosa e Dom Alexandre (Alexandrita), e as particulares, Escola Dinâmica An-glo e Colégio Objetivo encerram participação com o recebimento dos certificados.

Deputados se reúnem com secretário do MEC Alunos e polícia se unem em Blitz EducativaSemana do Trânsito

Instalação do Campus

Panfletos e simulações de acidentes foram os métodos usados para reforçar campanha educativa a motoristas

PÁGINA 3

PÁGINA 5

PÁGINA 5

Divulgação

Precisando de emprego? Confira as vagas disponíveis na página 9

Candidatos de Iturama e região concorrem neste domingo, dia 2, uma das 17 vagas oferecidas pela Câmara de Iturama. Na última reunião da Câmara, vereadora Maria Aparecida Longo, a Cidinha, falou sobre sistema de segurança adotado pela Comissão.

PÁGINA 3

Fotos/Daniela Ortolan

Prosa Mineira com Cleonaldo Barcelos

PÁGINA 4

Considerado uma pessoa querida entre os limeirenses, o fazendeiro fala sobre vida pesso-al, profissional e política.

Ações culturaismarcam terceirajornada mineira

Limeira do Oeste

PÁGINA 6

Page 2: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

EDITORIAL

Os compradores de tempo

A três passos das eleiçõesCá pra nós

ARTIGO

Sugestões e críticas sobre a coluna podem ser encaminhadas no e-mail: [email protected]

Tribuna da RegiãoA expressão da notícia no Baixo ValeEXPEDIENTE

Empresa JornalísticaTribuna da Região Ltda.

Rua Ribeirão São Domingos, nº 1032 ,Centro — CEP 38280-000 — Iturama/MG

TELEFAX: (34) 3411-4722E-mail: [email protected]

Site: www.jornaltribunadaregiao.com

Diretora Executiva: Vailde Lacerda [email protected]

Diretor Geral: Henrique Franciscon Neto [email protected]

Departamento comercial: Érica [email protected]

Jornalistas: Dyelen OliveiraMTB: 15.790/MG

Daniela Ortolan MTB: 63.365/SP

[email protected]

Diagramação: Sinforwww.sinfornet.com.brPlano de distribuição:

Iturama, Campina Verde, Honorópolis, Carneirinho, Itapagipe, Limeira do Oeste, União de Minas, São Francisco de Sales,

Fronteira e Santa Vitória.Impressão: Editora J. G. Rio Preto Ltda

Tiragem: 3.000 exemplares.Os artigos publicados e as matérias divulgadas pelas assessorias de imprensa não expressam necessaria-mente a opinião do jornal Tribuna da Região. Estas

publicações obedecem ao propósito de refletir sobre diversas opiniões.

0229 de setembro de 2011Edição 168

OPINIÃO

Iturama está há três passos das eleições municipais. Isso mesmo: faltam apenas 90 dias para dar início ao pleito de 2012 que vai eleger vereadores e o chefe do Executivo dos próxi-mos quatro anos. Apesar de este período estar se aproximando, a disputa já começou há algum tempo.

Muito se comenta sobre os possíveis nomes que vão dispu-tar a Prefeitura, se o atual pre-feito vai tentar a reeleição, pois até o momento, oficialmente, nada foi dito a respeito. Como será esta campanha, já que hou-ve uma divisão entre o atual prefeito e o seu vice?

Sobre a Câmara Municipal, cogitam-se nomes e permanên-cias, mas somente com as ur-nas fechadas e os resultados em mãos será possível fazer uma avaliação.

No entanto, já se pode fazer um julgamento da atual Ad-ministração. Volte ao passado. Você se lembra em quem votou para vereador em 2009? Sabe quais foram as ações que ele fez para melhorar a qualidade de

vida do seu bairro ou da cidade? Para encerrar esse ciclo eleito-ral, dê uma pausa para analisar seu candidato. Acredita que ele é capaz de sanar os problemas emergentes da comunidade até o final deste ano?

Considere que o próximo ano é o começo do “Eu Vou”. “Se você depositar seu voto em mim, eu vou trabalhar por in-vestimentos em todos os seto-res.” Eu vou... Eu vou. E aí, seu representante ficou apoiado no “Eu vou” ou “no faça o bem sem olhar a quem?”

Da mesma forma deve ser feito com o atual gestor munici-pal. Foi possível realizar o pro-metido em palanque? A euforia dos votos ultrapassou o momen-to e foi transcrita em obras para o bem estar dos ituramenses?

Ninguém mais do que você, eleitor, para decifrar as respos-tas de tais perguntas. Neste mo-mento não deixe que as diver-gências políticas interfiram em sua decisão. Analise quem está disposto a fazer a diferença em um cenário que está desacredi-tado.

Sujeira no FacebookO Facebook é uma ótima ferra-menta de comunicação e uma das mais usadas atualmente. Nele, os usuários podem denun-ciar, elogiar e até mesmo criti-car. No entanto, há certas ‘picui-nhas’ políticas que não devem ser levadas a público de forma ridícula, ainda mais quando vai respingar na própria pessoa.

Quem é o culpado?O que não quer dizer que as irre-gularidades, quando comprova-das, não devem ser levadas aos eleitores. Muito pelo contrário, é dever de quem usufrui da infor-mação divulgá-la. Porém, cul-par a mídia por tudo que não vai bem na cidade já é demais. Faça seu protesto ou reclame de for-ma sensata. Não perca a razão.

Está preparado?Quando se entra na vida pública, enfrentar a opinião dos eleitores e da mídia pode ser o maior obs-táculo. Quem está preparado sabe tirar de letra, já quem não está, engole as letras. Então, va-mos ver quem está preparado.

Que seja estímuloAh! E não basta apenas ter von-

tade de trabalhar, é preciso ter humildade para lidar com o povo, que pode parecer alheio aos acon-tecimentos, mas sempre tem al-guém para lhes informar. O Cá pra Nós está aqui pra isso: informar.

Mas, e a tribuna?Já faz algumas reuniões que nin-guém faz uso da Tribuna na Câ-mara Municipal de Iturama. Um dos motivos pode ser a falta de público na Casa de Leis, ou quem precisa, não está depositando fé em alguns legisladores. O que será?

Morde e AssopraO Cá pra Nós também reconhece boas iniciativas do Legislativo, uma delas foi à mobilização para que os alunos de Iturama parti-cipassem do Parlamento Jovem 2011. Isso sim é uma ação que merece lembrança, e aí está.

Utilidade públicaAlgumas ruas já foram recape-adas, enquanto outras recebem ações tapa buraco constantemen-te. A rua G, esquina com a Odilon Antônio de Freitas, próximo a es-cola Maria Sarah, está com gran-des buracos e precisam da ope-ração tapa-buraco urgente. Outra localidade que precisa de uma

ação semelhante é a rotatória da rua Odilon, rumo ao centro.

Em alta velocidadeApesar de o asfalto do Amazonas estar concluído, somente no pró-ximo mês as ruas vão receber as sinalizações. O mínimo que se es-pera dos motoristas durante este intervalo é educação no trânsito. Apesar de estar bem lisinho o as-falto, ali é área urbana e não uma pista de corrida não é mesmo?

Melhorar atendimentoQuando acontece um problema na rede elétrica, logo a comu-nidade sabe que o reparo vai demorar, não pela execução do trabalho, que é rápido, mas pela chegada da empresa responsá-vel. A população cumpre seu de-ver pagando as contas de energia em dia, o mínimo que se espera é um atendimento ágil.

Mais de duas horasNo último sábado, parte do bair-ro Bom Sucesso precisou esperar cerca de duas horas até a chega-da da Companhia Energética. Isso porque os moradores come-çaram a ligar. Tudo bem que era final de semana, mas 120 minu-tos para organizar uma equipe é tempo demais.

Cristovam Buarque

Há um poema de Ralph Waldo Emerson que, em tradução livre, diz mais ou menos o seguinte: “O cavaleiro serve ao cavalo/o organi-zador à organização/o comerciante à sua bolsa/quem come serve ao alimento/este é o tempo do ter/o te-cido serve ao tear e o milho ao seu moinho. As coisas estão na sela e conduzem a humanidade”.

Com mais de cem anos, esta reflexão serve para explicar o pre-sente. Nunca tantos dirigentes se reuniram tantas vezes e por tanto tempo, conduzidos perplexos e im-potentes pelo movimento dos fatos e das coisas ao redor. Ao invés de reorientarem os destinos da huma-nidade, os “dirigentes” - políticos e economistas - agem como simples compradores de tempo, adiando o desenlace da crise.

Os fóruns internacionais apare-cem na televisão como reuniões de cardeais - os governantes - auxilia-dos por teólogos - os economistas -, enquanto nas praças os “indigna-dos” movimentam-se por Reforma para o futuro.

De crise em crise, reuniões e pronunciamentos, os governan-tes do mundo demonstram inca-pacidade política para entender a dimensão do problema e incapa-cidade estadista para propor alter-nativas; agem como impotentes atores de uma tragédia grega: não controlam o desenrolar da história,

apenas representam. Ou como co-mandantes de barco sem bússola, navegando em circulos ganhando tempo para ver se surge uma estre-la nova no céu, ou se a tempestade acalma. Não parecem buscar reo-rientação, contentam-se em adiar o desenlace, comprando tempo, deixando as coisas e os fatos con-duzirem os destinos imediatos dos povos.

Semana após semana, discute--se ajuda financeira, corte de gas-tos, aporte a bancos, taxas de juros e paridade cambial. E marcam-se novas reuniões. Não percebem a complexidade da armadilha na en-cruzilhada que a civilização indus-trial enfrenta, ou são impotentes para quebrar as amarras; ou pior, interessados e viciados na realida-de e no curto prazo, não querem mudar o rumo; preferem o desas-tre, à mudança.

Já não há como aumentar os gastos públicos, mas sem eles o bem-estar social desaba e o cres-cimento econômico estanca. Não há como crescer sem vender, nem vender sem financiamento bancá-rio, mas os bancos esgotaram as possibilidades para criar moedas e a capacidade para financiar o consumo. A degradação ambiental mostra os riscos da tragédia eco-lógica, mas a proteção ambiental limita a possibilidade de cresci-mento. A oferta de energia precisa aumentar, mas as grandes represas destroem a biodiversidade, a ener-gia nuclear é uma ameaça a ser evitada e as fontes alternativas são caras. Sem o povo satisfeito não se vence eleições, mas atender os de-sejos do povo agrava a crise. Não há como romper a moeda única na Europa nem as inter-relações co-merciais e financeiras do mundo global, mas a integração sacrifica a população das nações menos ino-vadoras.

Alguns podem pensar numa

saída para a crise global e civiliza-tória, mas seus instintos políticos estão voltados para o eleitor local e as próximas eleições.

De tanto olhar para juros, moe-da, dívida, câmbio e produção, os economistas e políticos não têm capacidade para ver a dimensão completa da civilização global. De tanto querer retomar o ritmo do crescimento da economia, não percebem a necessidade de mu-dar o rumo do futuro. A prisão ao velho paradigma do crescimento a qualquer custo e a qualquer per-fil do PIB impede os governantes de pensarem em alternativas que levem em conta as limitações do modelo que se esgotou depois de cem anos baseado no consumis-mo. Soluções como, por exemplo, elevação do bem-estar pela redu-ção da jornada de trabalho, am-pliação da oferta de bens públicos e garantia de meio ambiente sadio não entram na lógica dos debates dos governantes.

E se propuserem essas solu-ções, seus eleitores não se satisfa-rão, porque desejam, sobretudo, retomar o mesmo caduco modelo esgotado.

Os “indignados” manifestam o descontentamento, mas não carre-gam ainda as cores da bandeira de uma nova civilização. Os jovens não lutam por um mundo diferen-te, mas para garantir no futuro os privilégios dos pais, no passado.

Só um novo modelo nas mãos de estadistas globais poderia trazer esperança de uma reorientação ci-vilizatória. No entanto, nossos di-rigentes e economistas, com raras exceções, continuam prisioneiros de fetiches, mitos, crenças do pas-sado economicista da civilização industrial, condenados a compra-dores de tempo, sem oferecer alter-nativa e esperança.

* Cristovam Buarque é profes-sor da UnB e senador do PDT-DF

ErrataNa matéria “Incêndio em São Francisco de Sales atinge 12 proprieda-des” redigida na edição 167, foi citada a participação dos bombeiros de Frutal quando o correto foram os bombeiros da Usina de Itapagipe. Ainda na mesma edição, o colaborador de São Francisco de Sales ci-tou a dupla Julio Marcio e Renato no encerramento no Dia C, entretan-to não houve nenhum evento artístico de encerramento.

Page 3: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

Iturama

Deputados conseguem avanços na expansão da UFTM Da Assessoria

Parlamentares frisaram para o Secretário que os trâmites para tal instalação se encontram em estágio avançado

OCâmara de Vereadores

Décima quinta reunião aprova único projeto em pauta

Daniela Ortolan

Da polícia para Política

Alunos do Parlamento Jovem recebem certificados de participação em noite solene

Daniela Ortolan

0329 de setembro de 2011Edição 168

POLÍTICA

s Deputados Fede-rais Aelton Freitas e Gilmar Machado,

juntamente com o Reitor da UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mi-neiro, - participaram no dia 20, de audiência com o Professor Luiz Claudio Costa – Secretário de Edu-cação Superior do MEC com o intuito de agiliza-rem a instalação do Cam-pus da UFTM em Iturama. No decorrer das tratativas, os parlamentares frisaram para o Secretário que os trâmites para tal instalação se encontram em estágio avançado e que apenas de-

pendem da autorização por parte do MEC para realiza-rem essa demanda, haja vis-ta a área para a construção e as demais pendências já se encontrarem sanadas. Ao se referir à realização, afirmou o Deputado Aelton: “Já conseguimos implementar nessa gestão conjunta tudo o que é necessário para a implantação do Campus da UFTM em Iturama, es-tando apenas dependentes da autorização por parte do MEC da demanda de pessoal para o desenvolvi-mento das atividades. Essa autorização caminha a pas-sos largos para acontecer ainda no ano de 2012 com previsão de vestibular para

meados do ano vindouro”. Ao término, ficou acordado que os parlamentares farão gestão junto à Casa Civil da Presidência da República para que consigam essa au-torização junto ao Governo Federal e antecipem o cro-nograma vistas à consecu-ção do pretendido.

Na impossibilidade da expansão ocorrer em 2012 ficou acordado com o Se-cretário de Educação Su-perior que no decorrer do primeiro semestre do ano de 2013 está assegurada a tão sonhada expansão, con-tudo, os parlamentares irão trabalhar com afinco no sentido de garantir a expan-são ainda em 2012.

Deputados Federais Aelton Freitas, Gilmar Machado, Reitor da UFTM, Secretário de Educação Superior do MEC, professor Luiz Claudio Costa

Assessoria

Na noite da última segunda-feira, dia 26, fo-ram entregues os certifi-cados de participação do Parlamento Jovem 2011, na Câmara Municipal de Iturama. Participaram do projeto alunos das es-colas estaduais Antonio Ferreira Barbosa e Dom Alexandre (Alexandri-ta), e as particulares, Es-cola Dinâmica Anglo e Colégio Objetivo.

O tema deste ano foi “Drogas: como preve-nir” e contou com a par-ticipação de 53 jovens na fase municipal e sete representantes na fase estadual. Angélica Al-ves Magalhães, aluna da escola Dom Alexandre, disse em discurso, que o principal aprendizado foi a argumentação. “Saber argumentar é não aceitar o que já vem pronto sem questionar se é bom ou não para a sociedade. É muito boa a oportunida-de de opinar e conscien-tizar acerca deste assun-

to”. Já o aluno do Anglo, Luis Felipe Gomes Mo-lina lembrou o trabalho realizado pelos profissio-nais da Câmara de Vere-adores. “Hoje coroamos o trabalho que viemos construindo há meses. Agradeço a Câmara pelo apoio, pois sem o respal-do, não teríamos êxito na capital mineira”, disse.

Para os educadores que participaram do even-to, foi uma oportunidade de muito conhecimento. “Foi com muita alegria que participamos do pro-jeto, porque na escola, é primordial abraçar causas que vem ao encontro da juventude. É o momento dos jovens terem voz e se aproximarem da polí-tica que é tão importante na vida de cada cidadão”, ressaltou Ana Maria de Freitas, diretora pedagó-gica da Escola Dinâmica Anglo.

O projeto Parlamento Jovem foi proposto pela vereadora Maria Apare-cida Longo (PR) em 2010 e aprovado por unanimi-

dade pelos vereadores. Os funcionários da Câ-mara passaram por trei-namento para garantir a orientação aos partici-pantes.

O projetoO projeto Parlamento

Jovem Minas 2011 tem como objetivo estimular a formação de estudan-tes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos poderes, especial-mente o Poder Legisla-tivo, além de prepará-los para a participação polí-tica. Para tanto, são en-volvidas Câmaras Muni-cipais que, por sua vez, mobilizam parceiros e escolas dos ensinos mé-dio e superior, gerando uma rede de educação legislativa no Estado.

Esta é a segunda edi-ção estadualizada do Parlamento Jovem, de-senvolvido pela Assem-bleia Legislativa e pela PUC Minas nos últimos seis anos.

Foi aprovado por una-nimidade na 15ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, que aconte-ceu no último dia 19, o projeto de Lei (71/2011) que autoriza o Poder Executivo do município a abrir crédito adicional especial no orçamento do exercício de 2011. O pro-jeto era o único da pauta.

Durante a reunião, Januário Francisco de Andrade (PTB), cobrou providências quanto à prainha, que foi construí-da no mandato do prefeito anterior, Valdecir Pichio-ni (PTB) e que permanece fechada para populares.

“Precisamos visitar o lo-cal e ver o que precisa ser feito para revitalizá-la. Foi investido muito dinhei-ro e a população não está usufruindo. Deve ser uma medida de urgência”, res-saltou o vereador.

Os vereadores, Adelvan Donizeti Freitas Borges (PTN) e Maria Aparecida Longo (PR), falaram sobre as condições atuais da fei-ra livre que acontece nas manhãs de domingo. Se-gundo eles, o banheiro fica muito próximo ao barra-cão das carnes. A sugestão proposta por eles é que se construam os banheiros e uma área de lazer para as crianças em um terreno da prefeitura, próximo à feira.

Já Gisélia Maria de Freitas (PR) sugeriu a instalação de rastreadores em todos os automóveis da prefeitura para que se tenha um controle de como são usados. Além disso, levantou a questão da contratação de mais médicos para o Hospital do Povo, ressaltando que há apenas um anestesista para atender a cidade e a região.

Todos os vereadores requereram que diretores da CEMIG (Companhia Energética de Minas Ge-rais) dêem explicações sobre o sistema de ilumi-nação pública que, segun-do os vereadores, é falho, deixando a cidade escura.

Aliança pela Vida

Vereadora Cidinha Longo afirma: o concurso público da Câmara é idôneo

Daniela Ortolan

Durante a última ses-são da Câmara Munici-pal, que aconteceu no dia 19, a vereadora Maria Aparecida Longo (PR), prestou esclarecimentos sobre o concurso público para provimento de car-gos na Câmara, que será realizado no próximo do-mingo, dia 2 de outubro.

Segundo Cidinha, uma Comissão Fiscalizadora foi criada para garantir a idoneidade do concurso. Dentre as reuniões, junta-mente com representan-tes do Ministério Público, foi firmado que a empre-

sa organizadora, a Perso-na Capacitação de Fer-nandópolis – SP, enviaria aos cuidados do promotor público Leonardo Gig-non, um pendrive lacrado contendo 100 questões de múltipla escolha para cada tipo de prova.

“O combinado em uma reunião, há duas semanas, foi que a Persona me en-caminharia, até o dia 29 de setembro, o pendrive em um envelope lacrado e rubricado. Só no domingo, em Fernandópolis, esse envelope será aberto na presença dos funcionários da empresa organizadora e da Comissão Fiscaliza-

dora”, confirmou o pro-motor Leonardo Gignon.

No dia da prova, o pró-prio promotor e membros da Comissão Fiscalizado-ra escoltarão o dispositi-vo para a sede da Perso-na em Fernandópolis e, só então, ainda segundo a vereadora, serão sorte-adas as 50 questões des-tinadas para cada prova e começarão o processo de impressão e lacre dos maços de provas e folhas de respostas. Após esse procedimento, as provas chegarão a Iturama para serem aplicadas. A prova será realizada às 16h.

Maria Aparecida Lon-go ressaltou que, até o fim desta semana, a Co-missão Fiscalizadora se reunirá para acertar os úl-timos detalhes do concur-so. “Não vou dizer que o concurso está longe de qualquer problema, mas estamos trabalhando para que nada de ruim aconte-ça. Do que depender da gente [Comissão Fisca-lizadora], o concurso é idôneo”, explicou.

A comissão é formada por Tânia de Fátima Sil-va Mamede, Dr. Cristino Ferreira de Urzedo e Ma-ria Aparecida Longo, ten-do como suplentes, Maria Aparecida Dantas e Val-tuir Tomaz Dias.

Vereadora Maria Aparecida Longo explica o processo de impressão das provas para que não haja fraude

Page 4: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

Fazendeiro, empreendedor e consciente: Cleonaldo se considera um homem realizado

Daniela Ortolan

C

0429 de setembro de 2011Edição 168

COTIDIANO

Prosa Mineira

leonaldo Nunes Barcelos, 67 anos de idade, fazendeiro empreendedor de uma vida inteira. Viúvo há 22 anos de Adagmar, com quem teve

seus três filhos: Venceslau, Lidinéia e Sebastião, que por suas vezes, deram-lhe oito netos. Quando pergunta-do sobre os bisnetos, responde feliz: “Não vai demorar muito. Já tenho netos moços”.

Dono de três fazendas, ou melhor, duas – pois uma já foi destinada aos “meninos”, como trata os filhos, há 20 anos vive com sua atual companheira, a Isabel, 53 anos.

Em uma ligeira pesquisa pela cidade de Limeira do Oeste, o nome “Cleonaldo” era sempre a primeira opção dos entrevistados. A pergunta era: Qual cidadão desta cidade faz o bem sem olhar a quem?

Tribuna da Região: Há quanto tempo vive em Limeira do Oeste?Cleonaldo: Em 72 eu cheguei a Limeira de mudança. Vim de Campina Verde, morava em um sítio, em Itapagipe, município bem próximo.

Tribuna da Região: Quando o senhor chegou já comprou terras ou foi herança de família?Cleonaldo: Minha mulher tinha uma parte e eu comprei uma outra. No total eram 92 alqueires.

Tribuna da Região: Hoje tem quantos alqueires de terras?Cleonaldo: No total, contando com a parte dos meninos (filhos), são 360 alqueires.

Tribuna da Região: O que o levou a trabalhar com a terra?Cleonaldo: Quando eu era pequeno, eu trabalhava com trator, o que eu era muito apegado. Meu pai trabalhava com lavoura, com quem aprendi. Naquele começo trabalhei muito com

lavoura, plantava algodão, plantava milho, arroz. Só depois parti para o gado. Eu tinha gado e milho.

Tribuna da Região: Acha que nasceu para lidar na fazenda?Cleonaldo: Eu acho que sou uma pessoa muito realizada. Eu já mexi com comércio e me dei bem; eu tinha posto de gasolina, loja de materiais para construção. Tudo que eu fiz deu muito certo. Deu certo na lavoura, no comércio, no gado. Por isso me considero uma pessoa muita realizada e de muita sorte.

Tribuna da Região: O senhor se considera um empreendedor?Cleonaldo: Eu me considero e de muito sucesso. Eu comecei com 92 alqueires de chão e, naquela época, tínhamos muita dificuldade. Lógico que eu tive muita sorte também.

Tribuna da Região: Como é o seu dia-a-dia na fazenda?Cleonaldo: Eu já fui muito trabalhador. Na verdade que fui. Dizem que tenho muita sorte, mas a gente trabalhadora é a que tem mais sorte na vida, as coisas caminham melhor. Hoje, já não sou tanto porque a idade já não me permite, mas sempre tive muita disposição para o serviço, sem preguiça de levantar e tocar a vida. Hoje eu planto árvores.

Tribuna da Região: Planta árvores por que acha importante ou por que uma área da fazenda precisa ser regenerada?Cleonaldo: Eu planto arvores por que gosto, porque acho importante. O povo vai desmatando tudo e a gente já sente falta de um ar mais puro. Todo ano planto um pouquinho. Um ano planto mil, no outro, mil e quinhentas...

Tribuna da Região: Pouquinho?Cleonaldo: (risos) Uma área da fazenda já virou mata. A gente vê a mudança que tem no tempo hoje, tudo por causa do desmatamento. O clima mudou, a chuva mudou, o tempo da chuva mudou. Se cada um cuidasse um pouco, nós seríamos bem melhores.

Tribuna da Região: Então o senhor preparou sua velhice?Cleonaldo: Eu acho que a gente tem que ter gosto para trabalhar. Algumas coisas ainda faço, porque ficar parado é muito ruim. Não gosto de cidade. Gosto mesmo é do sossego da fazenda, sem preocupação.

Tribuna da Região: O senhor participa do Sindicato Rural, mas não é apenas um associado, também faz parte do Conselho Fiscal. O que te motiva a atuar desta maneira?Cleonaldo: Toda vida participo do Sindicato. No começo fui logo convidado para ser vice-presidente. Com o tempo, eu queria me afastar, mas me colocaram lá para trás, no Conselho Fiscal. Eles não me deixam sair, toda vez. (risos)

Tribuna da Região: O senhor já foi convidado ou faz parte de algum partido político?

Cleonaldo: Eu não dou conta com política. Já fui convidado a sair a candidato, mas não suporto. Na política tem muita falsidade, muita desonestidade e isso não é pra mim.

Tribuna da Região: O senhor construiu a creche, a APAE e o asilo de idosos da cidade. O que o levou a fazer isso?Cleonaldo: No começo, antes de construir a APAE, eu tinha comprado 100 bezerras brancas para doar para uma entidade. Aí, quando fizeram reuniões falando de doar uma casa para começar a APAE, eu, propus de dar o dinheiro das 100 novilhas para construir uma parte, que era uns 147m², mas ainda faltava uma outra parte – eu tinha dado 100 vacas, mas a obra custou umas 140. No outro ano eu doei o restante e eles construíram o que faltava. Já quanto à creche, é porque eu sempre fui muito preocupado com as crianças e eu fiz questão de construí-la.

Tribuna da Região: E o asilo?Cleonaldo: A ideia era construir um para crianças (um orfanato), mas gente tinha uma dificuldade tremenda de tocar a APAE. Naquela época não tínhamos muita ajuda da prefeitura. Hoje, ainda bem que Pedro Socorro (atual prefeito) tem contribuído bastante, não tem deixado de ajudar. Eu queria uma casa para crianças, mas aí acabei construindo o asilo mesmo. Já fiz a creche, era hora de fazer algumas coisas para os velhos (risos).

Tribuna da Região: Quando o senhor chegou, Limeira do Oeste era o quê?Cleonaldo: Era bem pequenininha, só estava começando. A fazenda fica a 30 quilômetros, então eu vinha aqui a cavalo, de trator, porque a parte de oficina mecânica fazíamos toda aqui, que era mais fácil.

Tribuna da Região: E quais são seus olhos à Limeira hoje em dia?Cleonaldo: Ah, muito diferente. A cidade cresceu bastante, muito por causa da usina. A prefeitura se organizou melhor, a cidade está quase toda asfaltada. Pelo o que ela era, já melhorou demais.

Tribuna da Região: Agora, pensando no desenvolvimento da cidade, o senhor acha que teve muito de “suas mãos” nesse processo?Cleonaldo: Não, acho que não. Foi a parcela de trabalho de muita gente que fez essa cidade crescer. O pouquinho que fiz, acredito que fiz bem, mas não foi muito.

Tribuna da Região: O que o senhor espera para o seu resto de vida?Cleonaldo: Eu me sinto realizado, principalmente por chegar aonde cheguei. Nessa minha idade, já não tenho muita esperança, pelo menos já fiz alguma coisa. Me sinto muito bem na minha fazenda. É o meu lugar.

Page 5: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

Meio Ambiente

Alunos plantam árvores em área de regeneraçãoDaniela Ortolan

Área do antigo matadouro municipal da cidade foi designada pelo Ministério Público para regeneração ambiental

N

Reposição de aulas

Sábados e feriados são agora dias letivos na rede estadual

Da Redação

Recicláveis

Anglo realiza desfile de conscientização ambiental no Dia da ÁrvoreDaniela Ortolan

0529 de setembro de 2011Edição 168

EDUCAÇÃO

o último dia 21, quando foi co-memorado o Dia

da Árvore, os alunos do curso técnico da Escola Agrícola Alípio Soares Barbosa plantaram mudas de várias espécies de ár-vores, na região do antigo Matadouro, na zona rural da cidade.

A área, de aproximada-mente quatro hectares, foi destinada, em acordo en-tre Prefeitura de Iturama e Ministério Público, para regeneração ambiental. O

evento foi o marco inicial da iniciativa.

O engenheiro agrô-nomo da Prefeitura de Iturama, Lindomar Quei-roz, explicou aos alunos as formas que as mudas deveriam ser plantadas e logo colocaram as mãos na terra.

As mudas foram do-adas pela Tiisa (Triunfo Iessa Infraestrutura S.A.) e escolhidas por Lindo-mar, conforme a neces-sidade da região. Foram plantadas mudas de cedro, goiaba, ipê amarelo, bál-samo, acácia e caraíba.

Diego Ferreira Freitas e Alexandre Praxedes, técnicos de Meio Ambiente da Tiisa, ajudam no plantio das mudas

O engenheiro agrônomo Lindomar Queiroz explicou aos alunos como as mudas deveriam ser plantadas

A Escola Dinâmica An-glo, no último dia 21, co-memorou o Dia da Árvore em grande estilo: com um show de conscientização ambiental e criatividade.

O evento contou com o “1º Anglo Fashion Week 2011” – um desfile de roupas confeccionadas com materiais recicláveis, pelas mães dos alunos do ensino Infantil ao Fun-damental, que desfilaram suas criações com elegân-cia e sabedoria. A diretora pedagógica, Ana Maria de Freitas, explicou que cada processo criativo teve a orientação dos professo-res sobre a importância de cada material e da preser-vação do meio ambiente.

Expostos no pátio es-tavam o “Cordel Ecológi-co”, composto por poesias produzidas pelos alunos, além de vários objetos

confeccionados com mate-riais recicláveis.

O aluno Lucas Otavio de Paula Souza Filho, do 7º ano, compôs a paródia “3Rs” (Reciclar, Reutili-zar e Reduzir), da música “É Preciso Saber Viver” do Paralamas do Sucesso.

A música foi composta sob supervisão da professora de Geografia, Ivany Batista da Silva e ensaiados pelo professor de Língua Por-tuguesa Anderson José de Paula.

Do 6º ano do funda-mental ao 3º ano do ensi-

no médio, o trabalho foi desenvolvido por meio interdisciplinar, onde os alunos realizaram pesqui-sas sobre a diferença entre consumista e consumidor, métodos de reciclagem e preservação do meio am-biente.

Para os estudantes das escolas afetadas pela paralisação dos profis-sionais da educação, que atinge parcialmente a rede de ensino estadual mineira, sábados e feria-dos serão dias letivos. A alteração no calendário se deu a partir deste sábado, 24, e vai perdurar até a in-tegralização do ano letivo de 2011. Será utilizado também todo o mês de ja-neiro e parte de fevereiro do próximo ano.

O calendário foi mon-tado de modo a manter os feriados dos meses de ou-tubro e novembro, além de uma semana de descan-so no fim do ano. Durante a reposição, não haverá aulas nos dias 12 de outu-bro e 2 e 15 de novembro. Os estudantes também te-rão recesso de fim de ano, entre o dia 24 de dezem-bro e o dia 1º de janeiro. O calendário toma como

base o dia 19 de setembro como data de reinício das aulas, mas caso alguma escola permaneça parali-sada será necessário um reajuste nas datas.

Para que uma esco-la integralize o ano leti-vo de 2011, é necessário que sejam cumpridos os 200 dias letivos de aulas previstos na legislação. Um dia só é considera-do letivo quando há, em sala, pelo menos 50% dos alunos. Para garantir que a reposição seja feita de forma correta, a Secre-taria de Estado de Edu-cação (SEE) vai acom-panhar a reposição nas escolas. “Vamos fazer o monitoramento por meio dos inspetores escolares, dos diretores das superin-tendências regionais de ensino e também pedimos o apoio do Ministério Pú-blico e da Associação de Pais”, afirma a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Conscientização

Semana Nacional de Trânsito promove Blitz Educativa

Daniela Ortolan

Aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro a Semana Nacional de Trânsito, promovida pelo Conselho de Segurança Pública de Iturama, em parceria com as Polícias Civil e Militar, com o ob-jetivo de conscientizar a população das medidas de direção defensiva.

No dia 21, a Polícia Militar realizou a Blitz Trânsito Educativa em vários pontos da cidade, onde os motoristas foram orientados pelos soldados e também por jovens que se voluntariaram para o evento. Na ocasião foram distribuídos folhetos in-formativos com orienta-ções acerca de uma vida saudável e consciente no trânsito.

A Semana Nacional de Trânsito faz parte da Dé-cada Mundial de Ações para a Segurança do Trân-sito – “Juntos podemos

salvar milhões de vidas”.EstatísticasNo trânsito, a cada 15

minutos morre uma pes-soa, atingindo 1,3 milhões de mortes ao ano e de 20 a 30 milhões de feridos ao ano no mundo. A faixa etária de 15 a 29 anos é a que representa o maior número de mortes em aci-dentes de trânsito.

O Brasil se encontra na 5º colocação no ranking mundial em mortes em acidentes de trânsito, per-dendo apenas para a Ín-dia, China, Estados Uni-dos e Rússia. Em terras brasileiras morrem mais de 35 mil pessoas por ano.

Os principais fatores de risco são: álcool e dire-ção, excesso de velocida-de, o não uso do cinto de segurança, a ausência de capacete, o desuso de “ca-deirinhas” para crianças e falta de infraestrutura das estradas.

Fonte: Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Denatran, Fenaseg, Secretaria de Vigilância em Saúde.

O trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar com os jovens da cidade mobilizou motoristas da cidade na campanha.

Educação

Começam inscrições para exa-mes Supletivos do fundamental

Agência Minas

Os exames supletivos do ensino fundamental e médio – segundo semes-tre de 2011 recebem ins-crições desde o último dia 19. O candidato que busca certificação de con-clusão para o ensino fun-damental deve ter 15 anos completos, ou a comple-tar, até 18 de dezembro de 2011, data do término da realização das provas que

compõem o exame. Já o candidato que deseja se certificar no ensino médio deve ter 18 anos comple-tos, ou a completar, até a mesma data. As inscri-ções devem ser feitas até 9 de outubro de 2011, pela internet, nos endereços: ww.educacao.mg.gov.br/supletivo ou www.suple-tivomg.caedufjf.net. As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de de-zembro de 2011.

Exame Nacional

Cartões de confirmação do Enem já estão sendo entregues

Da Redação

Os cartões de confir-mação de inscrição do Exame Nacional do En-sino Médio (Enem) de 2011 começam a ser en-tregues aos 5,3 milhões de candidatos a partir desta semana. A ope-ração de distribuição iniciou no dia 27 pelas cidades do interior e, na próxima semana, chega-rá às capitais, segundo informou os Correios.

O cartão de confir-mação traz as informa-ções sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários. O

documento precisa ser, obrigatoriamente, apre-sentado no dia do exa-me. As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.

Segundo os Correios, a entrega dos cartões não será afetada pela greve dos funcioná-rios porque, no caso do Enem, foi prepara-da uma “operação es-pecial” com logística específica. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela dis-tribuição das provas do Enem, com apoio das polícias estaduais e das Forças Armadas.

Page 6: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

Comemoração

Festa de peão de São Francisco reúne mais de 80 peõesDa Redação

Com portões abertos, devido à parceria entre Sindicato Rural, Prefeitura e Câmara, evento atrai profissionais de toda região

O

0629 de setembro de 2011Edição 168

CIDADES

município de São Francisco de Sa-les completou, na

última semana, 34 anos de festa de peão, ao todo são mais de três décadas de muita alegria que se transformaram em tradi-ção, notada como uma das melhores festas da região. Além desta comemoração, os moradores puderam prestigiar gratuitamente a festa, graças a parceria do sindicato rural, Prefeitura, com apoio da câmara mu-nicipal. Mais de 12, 5 mil pessoas passaram pelo re-cinto de festa.

A festa deste ano ain-da reuniu mais de 80 pe-ões, entre profissionais e amadores. Eles disputa-ram uma premiação total de R$ 20 mil. O campeão da categoria profissional foi Dark Severino Alves de Estrela da Barra- MG. Ele levou o prêmio de R$ 5 mil. Pela categoria ama-dor, o campeão foi Tiago Alves Ferreira ele recebeu um prêmio de R$ 700,00.

Para abrilhantar a are-na, foram escolhidas a rai-nha da Festa, Kelly Cris-tina, a princesa Thainara Rodrigues e, a madrinha dos peões, Daiany Freitas. As belas jovens esbanja-

ram charme e beleza.AberturaAo falar na abertura, o

prefeito de São Francisco de Sales, Ernani Uemu-ra Barbosa, parabenizou com ênfase a diretoria do Sindicato Rural, comissão organizadora e o público presente, emocionado ao ver as arquibancadas e os camarotes lotados . “ Isso é muito gartificante, para to-dos nós,” comentou Ernani firmando seu compromis-so que, até o final de 2012, o municipio terá muitas obras realizadas nesta ad-ministração.

O presidente do sindica-to rural Ildemar Menezes,

agradeceu primeiramente a Deus por ter dado força a todos colegas da diretoria, comissão organizadora, parceiros, prefeitura e ca-mara muncipal, que deram total apoio para que a fes-ta fosse de portões abertos os quatro dias. “Para nós é muito gratificante contar com o apoio de todos,” ele ainda agradeceu em nome do Sargento Carlos, toda equipe da polícia militar, em especial ao major Ar-naldo.

EncontroJá se tornou tradição no

domingo, após o final da festa de peão, a população se encontrar na avenida 10, para um frevo. Ali se reúnem comitivas organi-zadas e até mesmo as fa-mílias.

Este ano, participaram 11 comitivas, bem orga-nizadas. A polícia militar, mais uma vez, provou sua competência, dando to-tal cobertura para que não houvesse nenhum inciden-te, correndo assim, na me-lhor forma possível. Mais de 22 veículos com som au-tomotivo ficaram na praça. (Colaborou Clayton Sebas-tião Morais Ferreira)

Vencedores: Rodeio em touro profissional:1º prêmio: R$ 5.000.00- Sicoob Credicoopertril e Coopertril- Vencedor Dark Severino Alves, Estrela da Barra- MG2º prêmio: R$ 3.500.00- Dep. Federal Paulo Piau- Vencedor Ranieri da Silva Costa, Itapagipe MG3º prêmio: R$ 2.500.00- Vilma da Balsa- Vencedor Eder Barreto Santos ,Santa Fé do Sul SP4º prêmio: R$ 1.500.00- Divino Rech (Balu Madeira)- Vencedor Danikel de Oliveira Peres, Mineiros GO5º prêmio: R$ 1.000.00- Dr. Margonari Matos- Vencedor Paulo Vitor Oliveira Pires, Goiânia GO6º premio: R$ 200.00- Nutani (Daniel do Bite)

Rodeio Amador1º prêmio: R$ 700.00- Betim Maria São Fco. Leilões- Vencedor Tiago Alves Ferreira, Iturama MG.2º prêmio: R$ 500.00- Helio Silveria e DR. Nagib Maluf- Vencedor Fabrício Felisberto Fernandes, Indiaporã SP.3º prêmio: R$ 300.00- Sabuquinho (compra e venda de gado)- Vencedor Bruno Amaral Soares, Iturama MG. 4º prêmio: R$ 150.00- Escritotio Alfa- Vencedor Elvis Leonardo da Silva Limeira do Oeste MG.5º prêmio: R$ 100.00- Helenice do Sindicato- Vencedor Maílson da Conceição Carneirinho MG.6º ao 10º premio: R$ 50.00- Academia Scorpions

Chapeu 14

Presidente do Sindicato Rural de Limeira do Oeste é reeleito

Daniela Ortolan

O agropecuarista Jay-me Antonio dos Santos foi reeleito a presidente do Sindicato dos Produto-res Rurais de Limeira do Oeste e toma posse em ce-rimônia realizada no pró-ximo sábado, dia 1º.

Jayme atribui a tama-nha diferença de votos (de 90 a 26) aos avanços que conquistou em seu último pleito, que começou em 1º de junho de 2009. “Come-cei pela sede do sindicato, que é uma obra muito an-tiga. Nem a sede do Sindi-cato passava credibilidade e percebi que precisava de um visual melhor, um respeito maior. Por isso reformei toda a casa”, conta. Adquiriu, também, computadores e mobília nova para a sede.

Em seguida, tratou de colocar regras para o uso do Parque de Exposições do Sindicato que, segun-do ele, era um patrimônio que estava sendo destruí-do por populares. Para as festas e reuniões promovi-das no parque, foram com-prados 50 jogos de mesas, talheres e montaram uma cozinha completa.

Os últimos projetos realizados foram a cons-trução, em parceria com

a prefeitura, de uma ave-nida que liga o bairro Boa Vista ao recinto de exposi-ções, que também recebeu uma marquise na entrada e foi totalmente cercado – 1365 metros de alam-brado.

Já para obras maiores, Jayme ressalta: “depende-mos de verbas Estadual ou Federal, pois com recurso próprio do sindicato, sa-bemos que é impossível”. O projeto é mudar a sede de lugar, colocando-a próxima a órgãos como o IMA (Instituto Minei-ro de Agropecuária) e a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Ex-tensão Rural do Estado de Minas Gerais). “Sabemos que isso não acontece do dia para noite, mas é um grande desejo que isso aconteça”, explica.

Hoje o sindicato conta com 183 associados, com planos de aumentar em 30% esse número até o final do mandato. “Perder um produtor rural é como perder um tesouro valio-so. Não importa se ele é dono de terras, basta ter inscrição produtora. Aco-lhemos a todos que quei-ram trabalhar e melhorar”.

A festa de posse será aberta apenas para convi-dados.

Jayme Antonio dos Santos foi reeleito presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Limeira do Oeste

Limeira do Oeste

Ações culturais marcam terceira edição da jornadaDaniela Ortolan

Nos dias 9 e 10 deste mês, a Secretaria Mu-nicipal de Cultura, pro-moveu com sucesso a 3ª Jornada Mineira do Pa-trimônio Cultural, com

um grande público pre-sente na Praça José Cân-dido de Lima.

No dia 9, ocorreu o 3º Encontro de Violeiros, Sanfoneiros e Catireiros, Concursos de Poesias com o Tema: “Quando

a minha história conta a história de todos”, onde artistas locais se apresen-taram.

Após a abertura, houve participação de um grupo de danças da Escola An-tonio Vicente Fonseca, sob a coordenação do professor Frederico. Em seguida, subiram ao pal-co os alunos do curso de violão, que a Secretaria de Cultura oferece gra-tuitamente a comunidade.

O público também as-sistiu aos alunos da pro-fessora Rosa Lúcia e o grupo de catireiros “Os amigos do Catira”, de São Sebastião do Pontal que animaram a festa. O concurso de poesia con-tou em verso e prosa a história de nossa gente.

Para fechar o primeiro dia do evento, Léo e Tel-ma fizeram um forrózão para o público presente. Já no 10, grandiosos sho-ws com as duplas Divanei e Luis Divino e ainda Ro-naldo Filho e Araguaia.

MemóriasOutro evento que faz

parte da jornada é a Ex-posição fotográfica, do-cumentos e objetos anti-gos que contam a história de Limeira do Oeste

Realizada de 12 a 21 de setembro na sede da Secretaria Municipal de Cultura, antiga residên-cia do Fundador José Cândido de Lima, na Avenida Bahia, nº 896.

A exposição contou com peças de algumas pessoas do município, além do acervo da pró-pria secretaria, onde os alunos das escolas mu-nicipais e Estadual pu-deram conhecer a histó-ria de seus antepassados. O grupo da melhor idade pode relembrar os bons e velhos tempos da ci-dade.Os alunos e profes-sores da APAE (Asso-ciação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além de um grande número da população também com-pareceram para presti-giar a exposição, que foi estendida até o dia 21 deste mês. (Colaborou Edinho Queiroz) Marquize contruida juntamente com alambrado

para melhor segurança do local

Page 7: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

Empreendedorismo

Limeira do Oeste ganha supermercado modernoDaniela Ortolan

Favorito tem disposição inteligente de produtos e ainda conta com uma lanchonete para o conforto dos clientes

H

0729 de setembro de 2011Edição 168

ECONOMIA

á 55 dias em ativi-dades a todo vapor, o Supermercado

Favorito de Limeira do Oeste veio para ficar e ino-var. Edmilson Pereira de Souza e Enedino Pereira Filho são sócios nos negó-cios e na vida: são irmãos de sangue e proprietários do empreendimento, con-tando com Lionara Souza Santos, esposa de Enedi-no, como braço direito na administração.

Ao entrar no estabele-cimento, logo se perce-be que o investimento foi

bem empregado, pois a organização inteligente e a qualidade dos produtos são bem parecidos com as das grandes redes de supermercados – fator im-portante para o sucesso, difícil de ver pela região.

O Favorito conta com açougue completo, com todos os tipos de carnes, além de padaria que en-che os olhos – do pãozinho francês aos doces mais incrementados, as estufas sempre cheias de novida-des em guloseimas para todos os gostos. A feirinha também não fica atrás no quesito qualidade, sempre

com produtos frescos dos melhores produtores da re-gião.

Já para aqueles que querem um lanche rápi-do entre uma compra ou outra, o supermercado tem uma lanchonete com variedades de salgados, sucos e refrigerantes. Na área reservada, há mesas e cadeiras para o conforto do cliente.

E quem pensa que su-permercado é apenas para a compra de alimentos, produtos de limpeza e coi-sas para o lar, está muito enganado. No Favorito também tem uma seção

Sem Crise

Receita Federal

Desconto na energia

Conta no vermelho

Aprendam com o Brasil, dizbilionário Eike Batista aos EUA

RF alerta contribuintes sobrecorrespondências fraudulentas

Clientes de baixa renda têmaté sábado para se cadastrar

Brasileiro não se importa com crise e entra no cheque especial

Da Redação

Da Redação

Da Redação

Da Redação

ECONOMIA

Os Estados Unidos de-vem exigir que uma par-cela maior dos produtos que os norte-americanos

A Receita Federal alertou que não envia cartas com pedido de regularização de dados cadastrais. O órgão tam-bém ressaltou que não se

Os consumidores de energia que estão classi-ficados nos critérios de baixa renda e que têm consumo entre 30 quilo-watts-hora (kWh) e 40

Os brasileiros estão fi-cando mais endividados no cheque especial. Nos últimos meses, enquanto

consomem seja produzida internamente para estimu-lar o crescimento do em-prego, como o Brasil tem feito, disse à Reuters o bi-lionário Eike Batista.

comunica com os contri-buintes por meio de e--mail. Segundo a Receita, pessoas físicas e jurídicas têm recebido uma mensa-gem eletrônica intitulada Intimação Eletrônica de Débitos.

kWh por mês têm até o dia 1º de outubro para se inscrever no (CadÚnico) e garantir a manutenção do recebimento dos des-contos previstos na Tarifa Social de Energia Elétri-ca.

a crise econômica dava sinais cada vez piores, aumentou o número de clientes que permanece com a conta corrente no vermelho.

cheia de artigos para quem quer presentear as pessoas queridas.

Lionara conta que é a primeira vez que a cidade ganha um supermercado com essa estrutura mais moderna. “Não existia esse tipo de investimento na área e a população está gostando. É muito bom estar em contato com as pessoas que vêm aqui fa-zer suas compras, porque passamos a fazer parte da vida delas”, conta.

Serviço: Avenida da Saudade, 932 – Centro. Telefone: (34) 3453-1432.

Receita Federal

Carro no Brasil seria mais caromesmo sem o valor do imposto

Da Redação

O preço de alguns carros no Brasil se-ria mais alto do que na matriz das montadoras mesmo se os impostos

que afetam diretamen-te o valor final fossem zerados, como indicam dados das empresas e da Anfavea, a associação dos fabricantes instala-dos no País.

Unidades habitacionais

Mutuários vão ao Rotary assinar últimos contratos do Santa RosaDyelen Oliveira

Os últimos 69 mutuá-rios assinaram contratos do bairro Santa Rosa na manhã do dia 22, na sede do Rotary Clube de Itu-rama na presença do pre-feito de Iturama, Claudio Burrinho, secretários mu-nicipais e representantes da Caixa Econômica Fe-deral (CEF), Usina Coru-ripe e PDCA Engenharia.

Com a liberação do do-cumento eles se juntam ao grupo de 327 pessoas que já passaram por esta etapa em reuniões anteriores no mesmo local. As unidades habitacionais estão sendo construídas devido a uma sucedida parceria entre Prefeitura (com apoio da Câmara), Usina, PDCA Engenharia e CEF por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

No evento, ao usar a palavra, Cássia Regi-na Martins, diretora da PDCA, responsavél pelas obras, anunciou a conti-nuação dos investimentos em Iturama. “Estamos encerrando este modelo, mas já temos projeto no Alcides Veríssimo. Real-mente a cidade tem um

potencial, ela é abençoa-da,” enalteceu.

Já o gerente da CEF de Iturama, Dilson de Freitas Leal, destacou o empenho da Prefeitura em oferecer a população acesso a mo-radia digna. “Para nós, é muito importante partici-par efetivamente da con-cretização deste sonho, que é o da casa própria,” considerou.

Representando todos os vereadores, o presidente da Casa de Leis, Alex Sandro Gonçalves Santos, falou sobre a ótima localização das unidades habitacionais

que facilita o deslocamen-to dos mutuários a parte central da cidade. “O Bair-ro Santa Rosa é um exce-lente local fica próximo ao centro.”

Assim como a diretora da PDCA, o gerente re-gional da CEF, Marciano de Freitas Matos, frisou o crescimento da cidade, ressaltando a expansão do município. Ele também anunciou à adesão de Itu-rama a segunda fase do programa social. “Ele vai beneficiar as famílias com renda de R$ 0 a R$ 1,6 mil,” comemorou o geren-

te ao explicar os direitos dos novos mutuários.

Antes de falar sobre o fechamento do último lote das moradias, Burrinho destacou a conclusão das obras de infraestrutura no bairro Amazonas e ainda anunciou o início do as-falto dos bairros Diogenes de Souza e Alcides Ver-ríssimo. “Estamos conse-guindo fazer com que Itu-rama viva um momento diferente. Nesta obra, os mutuários vão pagar ape-nas pela casa, o terreno foi doado pela prefeitura por meio de parceria.”

Na presença do prefeito, presidente da Câmara, gerente regional da CEF e diretora da PDCA, mutuário assina contrato

Daniela Ortolan

Variedades de produtos e espaço de sobra entre as gôndolas: tudo para o conforto do cliente

Page 8: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

0829 de setembro de 2011Edição 168

VARIEDADESOscar 2012

Tropa de Elite 2 é o indicado brasileiro na disputa por uma vaga ao Oscar

Agência Brasil

Quinze obras foram avaliadas pela Comissão Especial de Seleção e “Tropa 2” foi escolhido por unanimidade

O

Por Dyelen Oliveira

Curta o curto da estaçãoAproveite que a Primavera está ousada nos cortes e invista no corte curto que além da praticidade pode

valorizar ainda mais a sua produção;Quer ver só como essa moda já pegou. As atrizes

Camila Pitanga e Thaís Araújo assumiram os cachos e optaram pelo curto;

No ar na novela Fina Estampa Milena Toscana e Julia Lemmertz também estão com a bola toda com seus looks. Milena está com o ar mais sofisticado e

Julia com uma cabeleira mais despojada;

Outra que continua a lançar moda é a Julia, personagem

interpretada pela atriz Adriana Esteves. Depois de divulgar as botas, e os esmaltes ela ainda tem um corte bem moderno;

Mas não são só as interpretes que gostam na nova tendência.

Assim que acabou a novela Insensato Coração, Deborah

Secco abandonou as madeixas longas e surgiu com um corte

moderno e uma coloração mais escura;

O Hair Style Sylvio Rezende destaca como os grandes protagonistas os cortes retos, repicados, em camadas e na altura dos ombros. Com movimento e leveza, os fios proporcionam ao visual o estilo “descabelada e

elegante”. “É a vez das cores claras e cortes mais curtos que

ressaltam a beleza e revelam toda a sensualidade da mulher brasileira”, finaliza Rezende.

As cores da estaçãoSe os cortes estão arrojados o mesmo acontece com as cores. O Castanho, marrom avermelhado, cobre,

vêm como toda elegância, mas para quem adora mechas pode apostar no loiro platinado e ainda no

bege e douradoSucesso nos salões de beleza e o hit das próximas estações é o Ombre Color - cabelo mais escuro na raiz com pontas mais claras associadas a um corte

degradé- como mostrou Cecília vivida por Giovanna Lancellotti

Se você é daquelas que sempre espera um motivo

especial para mudar o look, chegou a hora. A

estação mais florida do ano chega leve e democrática

tanto no quesito corte como no quesito cor.

Aproveite as novidades e dê boas vindas a Primavera

em grande estilo!

filme Tropa de Elite 2, de José Padilha, é a produção que

vai representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas reservadas para con-correr ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na festa do Oscar 2012 – 84ª Premia-ção Anual, promovida pela Academy of Motion Pictu-res Arts and Sciences.

A escolha foi feita pela Comissão Especial de Sele-ção, que se reuniu na manhã do último dia 20, durante cerca de uma hora, a portas fechadas, no Palácio Capa-nema, na capital fluminense. Tropa de Elite 2 venceu a disputa por unanimidade. O filme, que é líder de bilhete-ria, tendo levado mais de 11 milhões de pessoas aos ci-nemas, vai enfrentar produ-

ções de cerca de 60 países.A Comissão Especial de

Seleção é formada pela se-cretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; pelo presidente da Associa-ção Brasileira de Cinema-tografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; pelo mi-nistro do Departamento Cul-tural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Pere-grino, Nelson Hoineff, Ro-berto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.

De acordo com o Pere-grino, trata-se de um filme “fora da curva”. “Tropa de Elite 2 é tecnicamente muito benfeito, tem uma senhora direção e fotografia brilhan-te. Além de tratar de um tema absolutamente atual, por ser contra a corrupção”, avaliou.

O crítico de cinema Nel-son Hoineff destacou que o filme conquistou sucesso de público ao abordar a cor-rupção na esfera pública. “O Brasil criou uma empatia muito grande com o filme porque ele expressou algo

que todo mundo queria di-zer. O brasileiro não aguen-ta mais a corrupção e esse é um dos motivos do sucesso dessa produção.”

A secretária do Audiovi-sual do Ministério da Cul-tura acrescentou que o di-ferencial é que a produção “tratou bem desse assunto”. “Outros filmes poderiam ter abordado temas contempo-râneos, como a corrupção, mas o Tropa [de Elite 2] fez isso muito bem. É um con-junto muito benfeito”, des-tacou Ana Paula Dourado Santana.

Ela informou que, para decidir o filme que seria in-dicado, os sete membros da comissão avaliaram cada uma das 15 obras inscritas na disputa.

As demais produções brasileiras inscritas foram: A Antropóloga, de Zeca Nu-nes Pires; As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes; Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo; Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini; Estamos Juntos, de Toni Venturi; Fa-mília Vende Tudo, de Alain Fresnot; Federal, de Erik de Castro; Vips, de Toniko

Melo; Histórias Reais de um Mentiroso Vips, de Mariana Caltabiano; Lope, de Andru-cha Waddington; Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini; Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Wal-mor Pamplona; Quebrando o Tabu, de Fernando Gros-tein Andrade; e Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Tropa de Elite 2, que dá sequência ao título original de 2007, narra a história do capitão Nascimento, oficial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que assume um cargo de chefia na Secretaria de Segurança Pú-blica do Estado. A trama re-vela os conflitos causados por grupos de milicianos, forma-dos por policiais e políticos corruptos, que dominaram as favelas cariocas ao tomar à força o controle que antes pertencia aos traficantes.

A cerimônia do Oscar 2012 está marcada para o dia 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Uni-dos. A lista com os indicados em todas as categorias será divulgada em janeiro do ano que vem.

Agenda Programe seu final de semanaCarneirinho UberlândiaSábado- 1 de OutubroAgita Carneirinho17h30 –Agita Carneirinho, Saúde e Esporte;18h – Caminhada;19h – Brincadeiras e dinâmicas;19h30 – Jogos;20h –DJ Kangão.Local: Área de Lazer do Bairro Jardim Primavera

Triângulo Music

Dia 7- SextaLuan SantanaSkankCPM 22Jeito Moleque

Dia 8- SábadoCapital InicialSeu JorgeJoão Bosco e Vinicius NX Zero

Ingressos variamde R$ 33 a R$ 156

Limeira do OesteSábado- 1 de OutubroGrupo Bem Bolado+ DJSRed MusicEntrada gratuita paramulheres até as 23h30

Dicas de leituraMetendo o Pé na LamaCid Castro

Resumo: O livro conta a história real de um jovem de 23 anos vindo do exterior do Brasil que, de uma hora para outra, se vê envolvido na produção do maior festival de rock do mundo, quando sua marca é escolhida quase por acaso, para ser o logotipo oficial do Rock in Rio Festival de 1985...Tempo de EsperasPadre Fábio de Melo

Resumo: Dois personagens, Abner e Alfredo. De um lado, um velho professor que resolveu refugiar-se numa vida simples, abandonan-do todas as glórias da vida acadêmica, e de outro, um jovem estudante de filosofia, cujo sonho é alcançar o que professor resolveu abandonar...

As EsganadasJô Soares

Resumo: Como ator e comediante, o Jô é um grande fazedor de tipos. Sabe como poucos construir um personagem defini-lo como um detalhe e dar-lhe vida com graça e inteligên-cia. Como autor, essa sua maestria se expan-de: os tipos são posto no mundo e, mais do que no mundo, numa trama - e o seu criador...

Saída provisória

Por causa de "Carrossel", Maisa deixa programas infantis do SBT

Folha Online

Menina de ouro da pro-gramação infantil do SBT, Maisa Silva, de 9 anos, vai deixar o "Bom Dia & Cia" e o "Sábado Anima-do" por causa da novela "Carrossel". A apresenta-dora se despedirá das atra-ções no dia 12 de outubro, em um especial do Dia da Criança. No remake do fo-lhetim mexicano, ela será Valéria. "Foi um parto de trigêmeos atravessado", disse Silvia Abravanel, diretora do núcleo infantil do SBT. "Mas ela terá um novo desafio e vai preci-

sar se dedicar à novela." Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro vão comandar os programas de segunda a sábado. Quando acabar "Carrossel", Maisinha voltará às atrações, que costuma levar à liderança do Ibope.

Governo pede suspensão de comercial de lingerie com Gisele

Folha Online

A Secretaria de Políticas para Mulheres do gover-no federal pediu ao Conar (Conselho Nacional de Au-to-regulamentação Publici-tária) a suspensão do cam-panha publicitária "Hope ensina", que traz a modelo Gisele Bündchen mostrando a "melhor maneira" de con-tar más notícias ao marido.

Primeiro, Gisele apare-ce usando roupas normais para falar, por exemplo, que bateu o carro. A estratégia é classificada como "errada" e em seguida a forma "cor-reta" é mostrada: a modelo repete a notícia, usando ape-nas lingerie. "Você é brasi-leira, use seu charme", con-clui a peça publicitária, que está no ar desde o último dia 20.

Page 9: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

Obras

Prefeito anuncia asfalto em mais dois bairros de IturamaDyelen Oliveira

Obras de infraestrutura no Residencial Diogenes de Souza e Alcides Verríssimo serão executadas pelo projeto SOMMA II

D

0929 de setembro de 2011Edição 168

GERAL

CLASSIFICADOS

Fernandópolis.

8 Doméstica5 Costureira1 Caixa1 Cozinheira1 Serviços Gerais2 Dama de Companhia1 Engenheiro Agrônomo1 Técnico Agrícola1 Operador de Patrol de Base1 Motorista com CNH C1 Arte Finalista1 Entregador1 Ajudante de ProduçãoEncanadorArmador de FerragemServente de PedreiroHorário de atendimento: 7:00 as 17:00 Av. Rio Paranaíba, 493 - CENTROTelefone: (34) 3411-3030

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOMINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGOFUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FATGOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - SETASCAD.

9978-2065

Região

Cemitérios rurais de Limeira do Oeste podem desaparecerDa Redação

Historiador defende que a população deve recorrer ao Ministério Público para que áreas sejam identificados e protegidos em suas regiões

U

0924 de março de 2011Edição 155

GERAL

Acesso ao esporteCadeias públicas

Vagas das Escolinhas de Esporte de Base ainda não foram preenchidas

Superlotação leva Comissão a visitar

delegacias no Triângulo Da RedaçãoDa Redação

As aulas nas Escoli-nhas de Esporte de Base mantidas pela Prefeitura de Iturama já foram ini-ciadas neste ano com tur-mas no Futsal, Voleibol e Handball, mas há vagas para novos interessados.

As instruções são mi-nistradas no Ginásio Po-liesportivo Alcides Cos-ta, na rua Avenida JK, s/n.º, Boa Vista, anexo à Secretaria Municipal de Esportes, local também para as inscrições. A pro-posta é oferecer inclusão social e mais opções para que crianças e jovens tenham lazer e oportu-

A Comissão de Segu-rança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Ge-rais está no Triângulo. Pela manhã os deputados vão vi-sitar a Delegacia Regional de Uberlândia. O objetivo é verificar a falta de estrutura do prédio. A comissão vai visitar, também, o 17º Ba-talhão de Polícia Militar. À tarde os deputados seguem para Monte Carmelo. A ca-deia da cidade está superlo-tada e a justiça pediu até a interdição do prédio.

Na cadeia de Mon-te Carmelo a capacidade é para 30 presos, mas já

nidades para o desenvol-vimento de habilidades esportivas.

Além das aulas rea-lizadas não Ginásio Po-liesportivo, a meta é levá--las até os bairros, assim como a realização de campeonatos. “Acredita-mos ser esta uma forma de estreitar o contato da comunidade com a práti-ca esportiva, favorecendo o desenvolvimento físico saudável e o convívio so-cial”, considera o secre-tário municipal de Espor-tes, Vagner José Ferreira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 34 - 3411 9589. (Da As-sessoria)

chegou a 149. Por isso, o Ministério Público pediu a interdição do local. “Está superlotado. Não tem lugar para menor e para mulher. Não dá pra ressocializar quem está naquela condi-ção”, afirma o promotor de Justiça, Hamilton Pires Ri-beiro.

Depois do pedido de in-terdição, os presos condena-dos começaram a ser trans-feridos para presídios da região. Em Prata a situação é a mesma. A cadeia fun-ciona num espaço precário. Sem a menor segurança, se-gundo Norton Batista, pro-motor de justiça. Segundo ele, é um barril de pólvora e a intenção é resgatar presos.

CLASSIFICADOS

Fernandópolis.

1 Engenheiro Civil2 Caseiros1 Vaqueiro2 Ajudantes de Serviços Gerais1 Doméstica1 Atendente Recepcionista1 Eletricista Montador1 Dama de Companhia1 Manicure

Horário de atendimento: 7:00 as 17:00 Av. Rio Paranaíba, 493 - CENTROTelefone: (34) 3411-3030

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOMINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGOFUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FATGOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - SETASCAD.

Computador ADM Athlon ™ XP 1.500 + 1.29 GHz, 256 MD de RAMHD 40 - Monitor LCD 15”

Telefone: 9129-3432

Vende-seImpressora HP deskjet 3320, de cor branca

em ótimo estado. Preço à combinarTelefone: 9129-3432

CorPrataPrataPretoCinzaPrata

VeículoS10 Diesel 4/4S10 Diesel Exe. 4/4SantanaStradaAstr Sedan

Ano09/1008/0904/0406/0700/00

9978-2065

0913 de janeiro de 2011Edição 149

GERAL48 anos de emancipação

SFS comemora aniversário com aquisição de veículoDa Redação

Durante as festas em alusão aos 48 anos de emancipação política, o prefeito Ernani, anunciou entrega de um microônibus por meio do deputado Narcio

A comunidade de São Francisco de Sales recebeu boas notí-

cias no dia em que o Muni-cípio comemorava 48 anos de emancipação política no último dia 30. Na Praça da Rodoviária o prefeito Ernani Uemura Barbosa aproveitou para entregar à comunidade um microônibus adquirido por meio do deputado fede-ral Narcio Rodrigues

E este não foi o único presente que o Governo Municipal preparou para comemorar o aniversário da cidade. Ainda de manhã celebrou-se uma missa, tam-bém houve queima de fogos

e show da banda Milenium.Marcaram presença nas

festividades os vereadores José Borges dos Santos (Ze-zinho do Teofanes), Cilma Maria Verginio de Urzedo, Madalena Uemura Barbosa, Vadico Borges da Silveira (Presidente da Câmara Mu-

nicipal), Mauricio Francisco Pereira Costa (Saulinho) e Benedito Batista Afonso, Padre Izaias, presidente do sindicato rural e Ildemar Menezes.

Emocionado, Ernani agradeceu o apoio da co-munidade que tem confian-

do em seu trabalho frente à Prefeitura. “Hoje estamos aqui para uma confraterni-zação a nossa comunidade festejamos mais uma data natalistica, pois se trata de mais um aniversário de nossa cidade querida,” agradeceu.

CLASSIFICADOS

Fernandópolis.

1 Faxineira1 Babá1 Secretária1 Frentista3 Entregadores1 Caseiro1 Vaqueiro1 Trocador de óleo1 Montador de móveis1 Serviços gerais15 vagas (Cohab)EncanadorPedreiroServenteHorário de atendimento: 7:00 as 17:00 Av. Rio Paranaíba, 493 - CENTROTelefone: (34) 3411-3030

SISTEMA NACIONAL DE EMPREGOMINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGOFUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR - FATGOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS - SETASCAD.

Computador ADM Athlon ™ XP 1.500 + 1.29 GHz, 256 MD de RAMHD 40 - Monitor LCD 15”

Telefone: 9129-3432

Vende-seImpressora HP deskjet 3320, de cor branca

em ótimo estado. Preço à combinarTelefone: 9129-3432

CorVinhoPretoCinzaBranco

VeículoUnoUnoStradaAstra

Ano07/0808/0809/1003/03

9978-2065

Contaminação por bactéria

Sem dieta

Cuidados com as crianças no verão evitam contaminações

Remédio reduz dois números do manequim em seis meses

Agência Minas

Traduzido do Daily Mail

O verão, época de calor intenso e período de férias escolares, é também uma estação propensa para a dis-seminação de infecções que podem acabar estragando a diversão das crianças. Por isso a atenção às medidas de proteção são muito im-portantes.

Segundo o médico do Hospital Infantil João Pau-lo II (HIJPII), da Rede Fhemig, Luciano Amedee Peret Filho, uma infecção comum nessa época do ano é a contaminação por bactérias, principalmente as causadoras de diarreias e vômitos. Apenas no mês de dezembro de 2010, início do verão e das férias esco-lares, 272 crianças foram atendidas no HIJPII com esses sintomas.

O médico do HIJPII explica que é preciso tomar medidas de prevenção para evitar as contaminações. “Essas bactérias são trans-mitidas pelos alimentos e pela água. É necessário ficarmos atentos aos cuida-dos, principalmente com a

Uma substância encontra-da em um remédio para o tra-tamento do diabetes promete revolucionar o mundo das dietas. De acordo com repor-tagem publicada na primeira segunda-feira deste ano, dia 3, o jornal britânico Daily Mail, apresentou os benefícios da liraglutide, capaz de reduzir dois números do manequim de seus usuários em seis me-ses. A droga, que deve ser comercializada em três anos, é duas vezes mais eficiente que qualquer medicamento para perda de peso disponível atualmente.

Além de atuar no controle do diabetes e na perda de peso, a liraglutide é capaz de aumentar os níveis do HDL - o chamado bom colesterol - no sangue e também diminuir a pressão arterial. A fabricante dinamarquesa do medica-

higiene das mãos e procu-rarmos o consumo apenas de alimentos cuja proce-dência seja confiável”.

As bactérias Salmonela ou Stafilococus, algumas das principais causadoras de vômitos e diarreias, produzem toxinas que po-dem contaminar alimentos, como maioneses caseiras, sanduíches e lanches ar-mazenados de forma ina-propriada. Outra ameaça é a bactéria Shiguela, que, segundo o médico Luciano Amedee, é mais invasiva e pode apresentar quadros graves de diarreia com sangue.

O médico Luciano Ame-dee chama a atenção ainda para os cuidados com ou-tras doenças que podem ocorrer nesse período pós--chuva, entre elas a dengue. No caso de locais que estão sofrendo com enchentes, o perigo é a Leptospirose, causada pelo contato com a urina de animais como cães e ratos, infectados pela bac-téria. A doença pode causar icterícia, febre, hemorragia, dor muscular e aumento do fígado e do baço.

mento está conduzindo testes com 5 mil homens e mulheres obesos para aprovar o uso da droga como auxiliar no ema-grecimento.

A esperança da fabricante é confirmar os resultados de testes prévios em 550 volun-tários. Durante a pesquisa anterior, uma parcela dos vo-luntários recebeu doses diárias de liraglutide; outra, pílulas de farinha. Um terceiro grupo foi tratado com medicamentos convencionais para a perda de peso. Os testes se estenderam por seis meses.

Os voluntários submetidos ao tratamento com a nova droga perderam em média 9,5 quilos – mais que o dobro da-queles que tomavam remédios tradicionais. Além disso, 28% deles perderam pelo menos 10% de sua massa corporal e as mulheres perderam até 7,63 centímetros na região da cintura.

Os cuidados para evitar que as crianças sejam contaminadas por bactérias:

- Ter atenção à qualidade da água consumida;- Evitar consumo de alimentos preparados na rua sem

a higiene necessária;- Evitar locais com aglomerações de pessoas e optar

por passeios ao ar livre;- Manter as mãos limpas;- Beber muito líquido;

ma riqueza escon-dida nas fazendas do cerrado mineiro

corre o risco de desapare-cer. São os cemitérios rurais que fizeram parte de uma tradição antiga e que aos poucos foram abandona-dos. São lugares cercados por reservas nativas e belas paisagens, bem diferentes dos encontrados nas cida-des.

Na zona rural de Limei-ra do Oeste, a família do produtor rural Jamil Soares Queiroz doou as terras para a criação do cemitério. “Eu fico muito preocupado com o que pode acontecer, por-que já vi as novas gerações destruindo vários cemité-rios rurais”, se preocupa Jamil, que sempre visita o túmulo dos seus avós enter-rados na região.

Esses cemitérios exis-tem há décadas, provavel-mente desde o início do século 20. Muitos estão localizados dentro de pro-

priedades particulares, o que acaba gerando conflitos sobre a responsabilidade de preservação desses locais.

Mas os espaços pre-servam, acima de tudo, a memória dos povos e das regiões. Em Monte Alegre de Minas, por exemplo, fo-ram enterrados, a cinco qui-lômetros da cidade, heróis anônimos que fizeram parte da história do Brasil: são os Retirantes de Laguna, sol-dados que morreram com varíola, quando retornavam da Guerra do Paraguai, por volta de 1869.

O professor e historiador Gilson Carrijo defende que a população deve recorrer ao Ministério Público para que os cemitérios rurais sejam identificados e prote-gidos em suas regiões. Até o momento, não há dados oficiais de quantos cemité-rios rurais existem no Bra-sil. Em Limeira do Oeste, a Prefeitura já começou um processo de mapeamento e tombamento dessas áreas. (Megaminas)

CorPretoPrataPrataPrataPrata

VeículoGolfStrada 0kmSienaPálioGol

Ano08/0811/1110/1010/1007/07

GOL G4 06/06, cinza metálico, 4 portas R$ 21.000,00

GOL G3 1.6 00/00, vermelho, 4 portas, completo, air bag R$ 18.500,00

GOL G3 - 1.6 Verde 4 PORTAS completo ar 2000 R$ 18.500,00

GOL SPECIAL branco 2 portas VE TE AL 2001 R$ 13.500,00

GOL G3 - PRATA 2004 Promoção 60 pagamentos de R$ 599,00

Uno mille ie Branco 96 VE - R$ 8.500,00

HONDA CB 500 cc 2001 R$ 12.300,00

epois dos morado-res do bairro Ama-zonas comemorar

a chegada do asfalto, ago-ra é a vez dos residentes do Diogenes de Souza (108 e 200 casas) e Alci-des Verríssimo comparti-lhar da mesma alegria. A liberação da obra de infra-

estrutura, que faz parte da primeira etapa do projeto Somma II, foi anuncia-da em coletiva a impren-sa pelo próprio prefeito, Claudio Burrinho.

Divido em duas eta-pas, sendo que a primeira já está em andamento, o projeto vai incorporar na segunda fase o recape do centro, asfalto do Bairro

Santa Helena e outras vias, aonde o asfalto ainda não chegou. Para a primeira etapa, foram liberados R$ 2 milhões com a contra-partida do município no valor R$ 293.600,03 para construção de 42.107m².

Acompanhado de ve-readores e secretários municipais, Burrinho destacou a continuidade

de obras. “Fico muito fe-liz em poder dar a minha parcela de contribuição para o desenvolvimento do município, as pessoas acreditaram, fizemos o compromisso e agora es-tamos aqui para dar início a obra. Isso me emociona muito.” (Com informa-ções da Assessoria de Comunicação)

Máquinas preparam ruas para receber a pavimentação asfaltica

Daniela Ortolan

Prefeito anuncia continuidade do cronograma de obras em Iturama EDITAL nº 4 . 7 9 0 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro:WANDERSON MACHADO DE OLIVEIRA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, supervisor de produção, RG MG 13.414.018 (SSP/MG), exp. em 02/02/04 e CPF 071.015.596-46, nascido em Iturama/MG, a 20/março/1984, com 27 (vinte e sete) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, Av. Cônego Osório, nº 532, centro, CEP 38.280-000, filho de VALDIVINO DE OLIVEIRA, pecuarista e IRACI MACHADO DE OLIVEIRA, do lar, brasileiros, residentes e domiciliados no distrito de Limeira do Oeste/MG, Fazenda Barreiro. e DYELEN FERREIRA OLIVEIRA, brasileira, solteira, maior, capaz, jornalista, RG MG 14.561.696 (SSP/MG), exp. em 17/01/03 e CPF 082.640.436-74, nascida em Iturama/MG, a 29/fevereiro/1.988, com 23 (vinte e três) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, Av. São Benedito, nº 295, centro, CEP 38.280-000, filha de ARISMENDES DE OLIVEIRA, soldador e LUCIA FERREIRA OLIVEIRA, funcionária pública, brasileiros, residentes e domiciliados nesta cidade de Iturama/MG, mesmo endereço do contraente. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 22 de setembro de 2.011. a) Roseli Borges Luiz – oficial.

EDITAL nº 4 . 7 9 1 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV e V, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: AQUILINO GONÇALO DE MACÊDO, brasileiro, divorciado, maior e capaz, rurícola, RG 538.112 (SSP/PI), exp. em 23/04/1999 e CPF 199.392.563-53, nascido em Vaca Brava município de Barras/PI a 07/novembro/1953, com 57 (cinqüenta e sete) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, Rua João Pádua de Queiroz, nº 19, Bairro São Miguel, CEP 38.280-000, filho de ERASMO GONÇALO E ROSA MARIA DE JESUS, brasileiros, falecidos, e MARIA DO DESTERRO CUNHA, brasileira, solteira, maior, capaz, ajudante de produção, RG 1.236.268 (PC/PI), exp. em 07/03/1997 e CPF 816.671.243-15, nascida em Caxias/MA a 12/fevereiro/1971, com 40 (quarenta) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, mesmo endereço do contraente, filha de JOSEFA SOARES DA CUNHA, brasileira, aposentada, residente e domiciliada em Caxias/MA. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG e publicado no jornal local. Iturama/MG, 22 de setembro de 2.011. a) Roseli Borges Luiz – oficial.

Edital nº 4. 7 9 2 - Roseli Borges Luiz, brasileira, oficial, do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas, desta cidade, distrito, município e Comarca de Iturama - Estado de Minas Gerais, FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentando os documentos n°s I – III – IV, exigidos pelo Art. 1.525, da Lei 10406/02 - Código Civil Brasileiro: WEMERSON RAMOS DA SILVA, brasileiro, solteiro, maior e capaz, investigador de policia, RG M 8803871 e CPF 031.546.356-29, nascido em Uberlândia/MG, a 01/setembro/1978, com 33 (trinta e três) anos de idade, residente e domiciliado nesta cidade de Iturama/MG, Rua Pirajuba, nº 372, Ap. 61, centro, CEP 38.280-000, telefone (034) 9682-9987, filho de SEBASTIÃO BARBOSA DA SILVA, encarregado de eletricista e MARIA ELEUSA RAMOS DA SILVA, técnica em enfermagem, brasileiros, residentes e domiciliados ele em Ituiutaba/MG e ela em Uberlândia/MG. e BRUNA RODRIGUES DA SILVA, brasileira, solteira, maior, capaz, técnica em enfermagem, RG MG 13.912.005 (PC/MG), exp. em 17/04/08 e CPF 073.712.146-76, nascida em Uberlândia/MG, a 25/agosto/1.987, com 24 (vinte e quatro) anos de idade, residente e domiciliada nesta cidade Iturama/MG, mesmo endereço do contraente, CEP 38.280-000, telefone (034) 9663-3157, filha de HÉLIO JOSÉ DA SILVA e ELIANA MARCIANO RODRIGUES, falecida, brasileiros, residente e domiciliado em São Paulo/SP. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente Edital, para ser afixado nesta Serventia de Iturama/MG, e publicado no jornal local. Iturama/MG, 26 de setembro de 2.011. a) Roseli Borges Luiz – oficial.

Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais

Saúde da mulher

Saúde intensifica exames preventivos e mamografias

Da Assessoria

Com intuito de intensi-ficar as campanhas de pre-venção a saúde da mulher, a Secretária de Saúde de Iturama mobiliza funcioná-rios para atender a deman-da de exames. Segundo informações da Assessoria de Comunicação, as ma-mografias serão realizadas todos os dias das 7h às 11h, para mulheres acima de 40

anos. Ao comparecer no Ambulatório Municipal, elas devem estar munidas dos documentos pessoais e o cartão SUS. Não é ne-cessário pedido médico e a última mamografia que fez deve ter mais de um ano.

Já os exames de pre-ventivos serão realizados todas as terças e quintas- feiras a partir das 18h, en-tre os meses de outubro e novembro.

Page 10: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

1029 de setembro de 2011Edição 168

ENTRETENIMENTO

O romantismo será o ponto alto do perío-do. Pode ser que você atraia alguém muito interessante e dê parti-

da a uma paixão inesquecível. As atividades ligadas à família estão favorecidas.

Quem diz que o tem-po traz apenas desi-lusões, é que não tem feito outra coisa senão iludir-se. Tenha os pés

no chão e não caia em qualquer conversa. Seja mais realista.

Bom momento para repensar em antigas experiências, seja no terreno amoroso ou profissional, e tentar

aprender com o passado.

Piadas

JOGO DOS SETE ERROS

ENCONTRE PALAVRAS VARIADAS

CAÇA – PALAVRAS

RESPOSTAS CAÇA PALAVRAS:

Girafa - farofa - amora - poleiro - amarelo - pirulito - arara - barata - garoto - arame - marido - careta - peru - peruca - buraco - urubu - coruja

Áries (21/03 a 20/04)

Touro (21/04 a 20/05)

Tudo que puder repre-sentar mudança será bem-vindo. Você que não gosta de ver sua ro-

tina alterada, vai estar ansioso para desligar de coisas velhas e abrir espaço para o novo em sua vida.

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Você, que já é muito sociável e adora um bom bate-papo, terá essas características

reforçadas. Evite as disputas no amor. Se for preciso abra mão. Às vezes, ganha quem perde. Câncer (21/06 a 20/07)

O romance está no ar e, se você estiver só, um novo amor pode che-gar inesperadamente. É preciso abrir espaço

para o lazer, mas sem negligen-ciar as responsabilidades. Saia com os amigos. Leão (21/07 a 20/08)

Você pode ter alguns problemas no amor e, se estiver só, é melhor não iniciar nenhum ro-mance. Aja com os pés

no chão e não se iluda só porque está carente. Corrija o que não está correto. Virgem (21/08 a 20/09)

Libra (21//09 a 20/10)

Escorpião (21/10 a 20/11)

Sagitário (21/11 a 20/12)

Amigos saudosos vão aparecer inesperada-mente e convites para encontros serão irrecu-sáveis. Aproveite! Um

contrato profissional importante poderá surgir numa festa, ou em outro lugar.

Capricórnio (21/12 a 20/01)

Exercícios ao ar livre vão relaxar a tensão ner-vosa. Que tal fazer uma caminhada, ou mesmo ir ao trabalho a pé, ou

de bicicleta? As aulas na academia também são uma boa opção. Aquário (21/01 a 20/02)

Multiplique os seus con-tatos, aproximando-se de pessoas diferentes do seu círculo de amizade. Bom período também para

liberar-se de velhos compromissos, ou situações que não tenham mais sentido em sua vida

Peixes (21/02 a 20/03)

Bom momento para os negócios, princi-palmente se você pre-tende associar-se com alguém. Cuide apenas

de escolher quem esteja à altura de suas expectativas.

HoróscopoFonte: GB Edições

O mau-humor está poluindo sua vida. Evite ser agressivo e controle-se. Afinal, se quiser ser compreen-

dido, deve ser o primeiro a dar o exemplo. Um importante encon-tro amoroso poderá acontecer.

O viúvo bebumNo boteco, o bêbado desa-

bafava com um amigo: — Tive três mulheres... As

três morreram... — Sério? — pergunta o

amigo, assustado — Mas como isso pôde acontecer? — A primeira comeu cogu-

melo envenenado... — Cogumelo envenenado?

Que azar... E a segunda? — Também comeu cogu-

melo envenenado! — Tá brincando!? Vai di-zer que a terceira também comeu cogumelo envene-

nado? — Não... A terceira teve que morrer na porrada

mesmo, porque não quis comer cogumelo envene-

nado! Mulher solteira

A mulher vai a um super-mercado e compra: uma

escova de dentes, um tubo de pasta de dentes, um pa-cote de cereal pequeno, um pacote de refeição congela-

da para umapessoa.

Ao passar no caixa, o rapaz querendo puxar papo

diz:— Aposto que você é

solteira!E a mulher, com um cinis-

mo acentuado:— Ah é? Como foi que

você adivinhou?— É que você é feia pra

caramba!Ganhador da loteria

O homem chega esbafori-do em casa.

- Mulher, arruma as suas coisas que eu ganhei na

loteria!- Nossa, meu bem, que

bom! Eu coloco roupa de frio ou calor?

- Bota o que você quiser! - responde o marido. - Des-de que você se mande des-sa casa até a meia-noite!

Ingredientes1 pitada de Sal1 colher de chá de Canela em pó1 colher de sopa de Fermento em pó1/2 xícara de chá de Açúcar2 xícaras de Farinha de Trigo3/4 xícara de chá de Leite4 colheres de sopa de margarina cremosa derretida1 Ovo batido1 xícara de chá de Maçã vermelha descascada e bem picada ou ralada no ralo grosso1/2 xícara de chá de Uva-passa

Modo de Preparo:Leve ao forno médio (200ºC) preaquecido por 10 minutos e asse por 25 minutos ou até que dourem a superfície. Sirva quente.Junte a maçã e a uva passa e mexa até que a massa esteja úmida, não misture demais. Coloque em forminhas de empada untada até 2/3 de sua capacidade. Em uma vasilha, coloque o ovo, o leite, a margarina e misture bem. Acrescente a farinha, o açúcar, o fermento, a canela e o sal. Servir em porções.

Empadinhas de Maçã

Dicas para o larBrotos de bambuSão muito utilizados

principalmente pela colônia japonesa. Os brotos de bambu têm uma textura durinha e um sabor levemente adocicado.

Como preparar os brotos de bambu

Pique-os ou corte-os em fatias. Refogue durante 1 a 2 minutos ou utilize cru em saladas.

Erva-DoceA erva doce é uma hortaliça

com um sabor delicado de aniz e que parece um pé de salsão muito fechado, com algumas folhas bem delicadas. Também é conhecido como funcho e pode ser encontrado fresco quase o ano inteiro. Ao comprar, escolha a erva-doce com talos brancos e sem manchas marrons.

Como preparar a erva-doce

Retire a base da erva-doce e corte em gomos ou prepare como o salsão. Cozinhe igual ao salsão ou sirva crua em saladas. A erva-doce combina muito bem com peixe, e é deliciosa com um molho de queijo, creme de leite ou de tomates.

ATENÇÃO: OS RESUMOS DOS CAPÍTULOS ESTÃO SUJEITOS A MUDANÇAS EM FUNÇÃO DA EDIÇÃO DAS NOVELAS

Quinta-feiraTeodora fica nervosa com a revelação de Wallace. Guaracy repre-ende Dagmar e Quinzé. Griselda paga parte da franquia do seguro da carro de Juan. Um sujeito mal-encarado invade um dos aparta-mentos de Íris e ela decide ir embora de Nova Iorque. Carolina e Renê Junior ficam escondidos um a espera do outro no Le Velmont. Severino percebe o interesse de Vanessa em Renê. Paulo é frio ao falar com Esther. Danielle tenta conquistar Pedro Jorge. Renê Ju-nior e Carolina marcam de se encontrar novamente. Griselda ter-mina a obra no Le Velmont. Amália consegue fazer os cremes de dona Zilá e se emociona. Letícia e Carolina se arrumam para ir ao programa de Luciano Huck.

Sexta-feiraWallace garante a Teodora que vai vencer a luta. Luana prevê que duas hóspedes ficarão na casa que foi de dona Zilá. Antenor liga para Patrícia, que desliga o telefone sem falar uma palavra. Amália pergunta se Griselda perdoaria Antenor se ele mudasse seu jeito. Letícia mente para Juan quando ele pergunta se eles são vizinhos. Rafael pede para Leandro levar a moto de um cliente a um ferro velho para trocar as peças do veículo. Pedro Jorge liga para os avós e depois se desentende com a tia. Leonardo avisa a Dagmar que vai à luta de Wallace com o ingresso que Renê Junior lhe deu. Teodora vê o marido levar a mão ao peito e fica preocupada.

SábadoPaulo sai da Fio Carioca nervoso e deixa Esther arrasada. Vilma fica enlouquecida ao ver seu carro e Letícia e Carolina se emocio-nam. Teodora fica tensa com o início da luta e não percebe a pro-ximidade de Marcela. Clint estranha o comportamento de Wallace. Danielle tenta convencer Pedro Jorge a morar com ela. Juan olha para a varanda do apartamento de Letícia, mas não a vê. Deusa se insinua para Antenor. Paulo se desculpa com Esther e promete con-versar com ela depois da festa de Renê e Tereza Cristina. Antenor dribla a segurança para entrar na festa e Crodoaldo entra em pânico ao saber. Vanessa se insinua para Renê. Griselda esvazia os bolsos e deixa de lado o comprovante do seu jogo de loteria.

Quinta-feiraDoutor Tadeu afirma que Rafael está curado e Ícaro comemora. Naomi tem alucinações novamente e Ícaro acredita que ela precisa ser internada. Áureo fala para Josué que vai se casar com Celeste e o segurança resolve sair da cidade. Cleonice marca casamento com doutor Eliseu e Celeste demonstra inveja. Cleonice visita Élcio e leva roupas de homem para ele vestir. Herculano provoca Xavier por Elaine ser homem. Abner pressiona Élcio a se casar com Ra-quel por causa da gravidez e ele aceita. Júlia conta a Abner que encontrou uma pista de seus pais. Dulce fala para Júlia que Diogo a pediu em casamento.

Sexta-feiraJúlia descobre que a fundação tem presidente secreto. Ícaro rejeita Amanda e ela decide acabar com Naomi. O representante de seu patrocinador diz a Júlia que ela está no caminho certo para comple-tar o titanossauro, mas não sabe nada sobre seus pais. Júlia denun-cia John por desvio de verba da fundação e o representante avisa que ele pode ser preso. Doutor Eliseu e Cleonice se casam e ela entrega o buquê para Natália. Júlia fala para Dulce que, comple-tando o titanossauro, encontrará seus pais. Isaías faz um discurso e Cleonice o repreende. Wilson estranha desânimo de Melissa com o casamento dos dois.

SábadoDulce se recusa a ir morar no hotel e Guilherme decide se mudar sozinho. Salomé discute com Natália. Marcos nota que o clima en-tre a mãe e Natália não está bom e pede conselhos a Bira. Wilson suspeita que Augusta seja cúmplice de Élcio e a convoca à dele-gacia. Melissa rompe o noivado com Wilson. Aquiles vê Irene no SPA e demonstra interesse por ela. Minerva descobre que Isaías vai fazer um discurso na praça e trama sabotar o evento. Minerva aconselha Xavier a se casar com uma mulher de verdade para se livrar das provocações. Ícaro pede a guarda de Rafael a Amanda. Dulce desabafa com Júlia e diz temer que Guilherme se deslumbre com o dinheiro do pai. Guilherme conversa com Alice sobre Dulce.

FINA ESTAMPA

Resumo das Novelas

Morde e Assopra

A Vida da Gente

Quinta-feiraVitória explica a Eva que entrou em contato com uma agência de adoção. Jonas se enfurece com o valor exigido pelos fiscais para abandonar a investigação. Ana apresenta Alice para Manuela. Eva conta para as filhas a ideia de Vitória para que a gravidez não atra-palhe a carreira da tenista. Marcos repreende Vitória por não elo-giar Sofia na natação e as outras mães ficam encantadas com ele. Rodrigo e Ana tentam conversar, mas se desentendem novamente. Nanda implica com Cris e Jonas não gosta. Manuela não consegue explicar para a avó por que a irmã terá que viajar.

Sexta-feiraEva não deixa Ana e Rodrigo conversarem. Manuela fica chocada ao ver Rodrigo beijar uma garota no show. Ana e Eva chegam à Patagônia e vão à agência de adoção. Manuela conta para irmã que viu Rodrigo com outra. Iná faz perguntas sobre Ana para Manuela, que fica sem saber o que dizer à avó. Eva vai com a filha à casa de um possível casal que irá adotar sua neta assim que nascer. Ana troca correspondências com Manuela durante toda a sua gestação. Jonas elogia o desempenho de Rodrigo na empresa. Cris se muda para a mansão. Nanda critica o comportamento de Rodrigo. Alice mente para Suzana para viajar.

SábadoIná conta para Manuela sobre o sonho que teve com Ana e um bebê. Eva leva a filha para o hospital. Verônica fotografa o nascimento de Júlia e Ana não olha para a filha. Eva avisa a Manuela que a sobri-nha dela nasceu. Ana pede para ficar sozinha. A tenista vê Júlia e desiste de entregar sua filha para Verônica, que se desespera. Rodri-go encontra Manuela e pergunta por Ana. Manuela avisa a Vitória que Ana teve a bebê. Marcos conversa com Dora sobre suas crises com a esposa. Verônica e o marido contam a Eva que Ana não quer entregar Júlia para eles. Ela tenta convencer a filha a cumprir o acordo, mas não consegue.

Page 11: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

1129 de setembro de 2011Edição 168

SOCIAL

Mais uma estrela chegou para brilhar. Maria Gregória nas-ceu no dia 15, data muito esperada pelo papai Oscimar Custódio e pela ma-mãe Hortência, que conheceram o rosti-nho da filha. Saúde a pequena e para-béns aos papais!

Camila Melo foi fotografada pelas lentes do talento itura-mense Rogério Vasconcelos, que atualmente está no México

está de nova ida-de desde o dia 18

recebeu o cari-nho da família e amigos no dia 17

A educadora, Ivany Batista da Silva, é a única finalista de Iturama para o Processo Seletivo de Certificação Ocupacional para o exercício de cargo de provimento em comissão desti-nado a responder pelas Superintendencias Regionais de Ensino da Secretaria de Estado de Educação.

A superintendente tem como objetivo desenvolver ações voltadas à educação de todas as escolas de nível infantil até ensino médio da sua Jurisdição, regional de Uberaba, com ên-fase em projetos voltados para desenvolvimento da Educação de Qualidade. A última fase do processo seletivo, que contou com quatro etapas, acontecerá em Belo Horizonte e definirá se Ivany será a única representante da cidade até então a ocupar o nível máximo de hierarquia no ramo educacional da região.

foi abraçada no dia 23, pela passa-gem da data

comemora mais um ano de vida amanhã, dia 30

também acolheu mais um aniversá-rio no dia 25

Bem vinda!

CLICADA

Susi Ramos

Jhiuly Martins

Destaque da Educação

São Francisco de Sales em festa

Bruna Bizone

Saulo Maia

Álbum de Família

Igor Sampaio

de União de Minas comple-tou idade nova no dia 26

abre mais uma pá-gina em sua vida amanhã, dia 30

João Borges

Henrique Franciscon

Ações culturais em Limeira do Oeste

o Marcão reuniu os amigos para brin-dar mais um ani-versário no dia 25

José Marcos

Page 12: JORNAL TRIBUNA DA REGIÃO

1229 de setembro de 2011Edição 168

ESPECIAL