jornal tj- cadeirantes, dia especial em sapiranga

12
jornal com sede em Sapiranga Edição semanal- 04 de Dezembro 2010 Ano II - Edição 153 o imparcial JORNAL TJ SAPIRANGA PG.11 COMUNICADO Comunicamos a todos os leitores e assinantes do Jornal TJ que no perí- odo de 20/12 a 03/12 es- taremos em férias. Nossa edição especial de Natal e Final de Ano será no dia 18/12. Att, À direção Q uem nunca ouviu a espi- rituosa musica que tem como refrão: “Por que você não passa lá... Por que você não passa lá?” Participe deste quadro envian- do e-mail para: [email protected] 51-3559-9076 em 2011, faça sua assinatura semestral ou anual... “MINHAS RODAS SÃO MINHAS PERNAS...” Na semana em que tivemos a passa- gem do Dia Internacional do Portador de Deficiência o TJ trás uma reportagem especial sobre as pessoas que dependem “de rodas” para se locomover. Pg.02 e 03 SAÚDE PG.10 Síndrome de Asperger atinge quem evita conver- sar olhando o interlocutor CARNAVAL PG.04 DESCASO CULTURAL COM O CARNAVAL Unidos sem local para dar início a seus ensaios Dê olho na rua RIO DOS SINOS PG.11 “Prefeituras serão responsabilizadas pela mortandade de peixes”: Diz MP CLASSIFICADÃO PG.08 Quer vender bem? Quer comprar barato? Anuncie gratuitamen- te nos classificados do Jornal TJ PG.11 RS não atinge meta do Ensino Fundamental EDUCAÇÃO PG.11 Arte & Manha www.lojaarteemanha.com.br Acesse nosso novo site 3599.3262 R.20 de Setembro | 36 | SL08 | Centro

Upload: tiago-paim

Post on 08-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

CADEIRANTE, ESPCIAL, SAPIRANGA, REGIÃO

TRANSCRIPT

Page 1: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

jornal com sede em Sapiranga

Edição semanal- 04 de Dezembro 2010Ano II - Edição 153

o imparcialJORNAL TJ

SAPIRANGA

PG.11

COMUNICADO

Comunicamos a todos os leitores e assinantes do Jornal TJ que no perí-odo de 20/12 a 03/12 es-taremos em férias. Nossa edição especial de Natal e Final de Ano será no dia 18/12.

Att, À direção

Quem nunca ouviu a espi-rituosa musica que tem

como refrão: “Por que você não passa lá... Por que você não passa lá?”

Participe deste quadro envian-do e-mail para:

[email protected]

51-3559-9076 em 2011, faça sua assinatura semestral ou anual...

“MINHAS RODAS SÃO MINHAS PERNAS...”Na semana em que tivemos a passa-

gem do Dia Internacional do Portador de Deficiência o TJ trás uma reportagem

especial sobre as pessoas que dependem “de rodas” para se locomover.

Pg.02 e 03

SAÚDE PG.10

Síndrome de Asperger atinge quem evita conver-sar olhando o interlocutor

CARNAVAL PG.04

DESCASO CULTURAL COM O CARNAVAL

Unidos sem local para dar início a seus ensaios

Dê olho na rua

RIO DOS SINOS PG.11

“Prefeituras serão responsabilizadas pela

mortandade de peixes”: Diz MP

CLASSIFICADÃO PG.08

Quer vender bem?Quer comprar barato?Anuncie gratuitamen-

te nos classificados do Jornal TJ

PG.11

RS não atinge meta do Ensino Fundamental

EDUCAÇÃO

PG.11

Arte & Manha

www.lojaarteemanha.com.brAcesse nosso novo site

3599.3262R.20 de Setembro | 36 | SL08 | Centro

Page 2: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ2 REPORTAGEM ESPECIAL

Vida sobre rodas...Reportagem Israel Ávila

No mundo em que vivemos a vida já se torna difícil para ser humanos com pés, mãos e mente sadia, quanto mais para aqueles que são portadores de necessidades especiais. Ontem,

03 de Dezembro, tivemos a passagem do Dia Internacional do Portador de Deficiência.

Pensando nisso e afim de atentar para algumas coisas que parecem sem importância, mas

que é de extrema relevância para esta parte da população acompanhamos um “cadeiran-te” pelo centro da cidade para ver o quanto é difícil a vida de quem não pode andar.

DA HISTÓRIA...

Adoli Luis Richter, 52 anos é morador do Bairro Amaral onde reside com a filha o genro e o neto. Há 11 anos decorrente de uma descarga elétrica perdeu par-te dos movimentos dos membros superiores e a sensibilidade total dos membros inferiores. Um ami-go (Sr.Neri) e o padre lhe deram uma cadeira elétrica, não para que lhe propusesse total conforto, mas sim pois não poderia se locomo-ver sozinho com uma cadeira de rodas simples devido ao problema que tem nas mãos.

Na época a gestão municipal lhe ofereceu fisioterapia gratuita, mas 2 meses após lhe retirou o beneficio. Segundo o próprio seu Adoli caso este fato não tivesse ocorrido provavelmente hoje ele estivesse andando. A partir dai seu Adoli começa a travar a batalha contra outro problema, o precon-ceito:

“Parece que sou invisível!” – diz ele em uma das conversas.

O INÍCIO DO PASSEIO...Marcamos com seu Adoli na Praça da Bandeira. Quando chegamos lá, encontramos com ele nos

aguardando no meio fio da calçada. Questionado o porquê não esperava na sombra, na própria praça ele nos informou que na praça não há rebaixamento em nenhum espaço da calçada, por isso não tem acesso a mesma.

VIDA SOCIAL...

Seguindo pela rua, junto aos carros, ao lado da praça paramos mais uma vez em frente ao Clu-be 19 de Julho, local de grandes festas e eventos sócias da cidade. Local também que seu Adoli não tem acesso, são muitos degraus, e nenhuma rampa. Dos clubes da cidade somente o um possui ram-pa para cadeirantes.

SEGUINDO O PASSEIO...

Seguindo pela avenida principal da cidade muitos buracos nas ruas dificultam a passagem de seu Adoli, sem falar em ter que dividir espaço com carros, bicicletas, motos e carroceiros.

Na esquina da Rua Sete de Setembro com a Av. João Correa encontramos a primeira rampa em causadas (a única no trajeto todo), mas como um pequeno detalhe: ela é tão alta quanto uma calça-da normal, ou seja, não serve pra nada. Seu Adoli comenta: “Não basta ter as rampas, elas precisam seguir medidas especificas para nós. Tem locais que até tem, mas nem sempre estamos acompanhados, e quando elas são íngremes demais a cadeira vira. Já me machuquei na entrada da * (nome de uma farmácia da cidade) a cadeira virou e bati com minha cabeça, não é fácil...”

Pelo mesmo lado da rua também notamos muitos prédios comprometidos com a causa, com rampas adequadas e fita para evitar escorregões. Outros sem nenhuma preocupação com isso: - “Comprar roupas sozinho, por exemplo, não tenho como, quase não há lojas que entrada pra cadeirantes, ou é muita escada ou a parta muito estreita.” – diz nosso entrevistado.

A PREFEITURA...

Na prefeitura possui rampa de acesso na parte exterior. Fomos recebidos pelo integrante da Coordenadoria de Comunicação So-cial Lisandro Lorenzoni que respondeu alguns questionamentos feitos por nossa parte, como: Se um cadeirante quer falar com o prefeito, como fará? Já que o mesmo atende no 3º piso da prefei-tura, que não possui elevador para cadeirantes.

“Nós recebemos o prédio de uma administração anterior a qual não se preocupou com este fator. Estuda-se uma forma de viabi-lizar a construção de um elevador aqui. Referente ao prefeito, ele atende todas as segundas-feiras a população, é preciso que alguém somente agende com a secretária o atendimento para o cadeirante , que tem preferência na fila e assim, o prefeito desce até o térreo para atende-lo” – Diz Lisandro.

A CÂMARA DE VEREADORES...

Atravessamos a rua (com muita dificuldade) e chegamos a Câ-mara Municipal de Vereadores. Na chegada rampa para cadeiran-tes. Logo ao entrar fomos atendidos pelos recepcionistas, detalhe: também portadores de necessidades especiais. Pedimos para falar com o presidente da câmara, Sr. Décio Ivan Civa (o Dídio). Fo-mos encaminhados para a sala de acessória de empresa da câma-ra onde fomos muito bem recebidos. Logo em seguida para nos atender chegaram o vereador já citado acompanhado pelo Diretor Geral da Câmara Joaquim Goulart. Os mesmos questionamentos os quais fizemos a prefeitura também fizemos a eles. Embora as respostas tenham sido bem mais esclarecedoras, como uma con-versa, segundo o próprio seu Adoli.

“Há um projeto para o próximo ano da instalação de um eleva-dor e melhorias na casa. Mas temos a preocupação com os por-tadores de necessidades especiais, tanto que temos dois jovens estagiando aqui na casa que possuem suas limitações. Isso os en-coraja e dá força, expectativa de vida, e faz com que os outros trabalhadores os tomem como exemplo.” – Diz o diretor.

Realmente é notável a preocupação do prédio com o bem estar com portadores de limitações. Seu Adoli pode entrar no ple-nário, no Tele Centro, na Sala de Reuniões e na biblioteca publica sem maiores problemas. Todos os locais possuem acessos compa-tíveis com os que são necessários por cadeirantes.

Ao sair seu Adoli comenta: “- A câmara está de parabéns, foi o lugar onde fomos mais bem recebidos, em uma sala,... como gente!”

Page 3: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ 3CERTO E ERRADOA programação e a decoração

do natal de Sapiranga que ainda não está ao conhecimento da po-pulação. Em contra partida, todas as cidades vizinhas já iniciaram suas festas de final de ano

O inicio da operação Papai Noel por parte da Brigada Militar que visa dar mais segurança a popula-ção em épocas natalinas.

RETORNO AO PASSEIO...

Retornamos pelo outro lado da rua a Praça da Ban-deira. Estávamos na rua e em contra-mão, o que não é tão errado pois certamente se pudesse seu Adoli andaria pela calçada. Ele nos diz que o que facilita o acesso as calçadas são as entradas das garagens que possuem rebaixamento para os carros. Não fosse isso, seria im-possível o acesso a elas.

Os buracos no caminho dificultam um pouco a passa-gem da cadeira, mesmo sendo elétrica. – “Uma cadeira desta aqui em Sapiranga está custando R$ 7.800,00. Ela funciona com 2 baterias que custam cada R$ 500,00 e cada uma tem duração de 10 meses. Quando não tenho dinheiro minha filha tem que empurrar a cadeira”.

Seu Adoli fala das agencias bancárias: “-todas tem rampas mais poucas são compatíveis para nós cadeiran-tes. Acaba virando brinquedo de crianças.”

No caminho fomos a uma farmácia na qual nosso en-trevistado entrou sem grandes problemas.

O Gerente da mesma Sr. Rudinei Silva dos Santos diz o seguinte: “-Quando ocupamos o prédio já havia essa rampa, mas quando há um dos prédios que não há logo adaptamos uma. Temos muitos clientes cadeirantes.”

DESCASO DA POPULAÇÃO...

Quando chegamos à esquina da Av. João Correa com a Rua Carlos Biehl precisávamos chegar ao outro lado da rua, estávamos na faixa de pedestres e mesmo assim demoramos exatos 12 minutos para poder atra-vessar. Os carros passavam e fingiam ignorar a existência de alguém ali, obvio, pois para atravessar a rua um cadeirante leva um tempo bem maior que um transeunte.

O FIM DO PASSEIO...A Câmara Municipal de Sapiranga

aprovou na sessão da noite de segunda--feira, 29, por unanimidade, o orçamen-to de Sapiranga para 2011. O orçamen-to municipal, cujo montante é de R$ 114.612.442,00, recebeu apenas uma emenda modificativa do vereador João Mores (PT).

Acatada pela da Casa Legislativa, a emenda destina a importância de R$ 15 mil para convênio com entidade sem fins lucrativos. O recurso saiu da dota-ção orçamentária da Secretaria Munici-pal de Planejamento Urbano, amplian-do, com isso, o orçamento da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto.

Um documento protocolado pela bancada do PP, no dia 26 deste mês, denominado de emenda 01, foi levado ao debate na Comissão de Finanças e Orçamento, minutos antes do início da sessão.

Descaso por parte dos moto-ristas na

João Corrêa esquina

com Carlos Biehl.

Câmara de Verea-dores da o exemplo, e tem rampa adequada

para cadei-rantes.

Entradas de gara-

gens são a saída para acesso as calçadas e

lojas.

Agradecimento:Quinta-feira participei da Mostra do Samba-Enredo do Grupo A,

do carnaval de Porto Alegre junto a Protegidos da Princesa Isabel. Quero agradecer a torcida de todos e os pensamentos positivos de todos os amigos em especial a compreensão do amigo Alessandro e o apoio fundamental do Jornal TJ que me incentiva sempre! Valeu...

ÍSRAEL ÁVILA

Page 4: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ4

Palavra do TJ: Não é comum comentarmos nossas

próprias matérias mais tem alguns fatos que passam despercebidos a olhos nus, mas aos nossos não.

Estivemos presente na festividade relatada acima e notamos nos organi-zadores e participantes do evento muita alegria e garra para a realização do mesmo, uma vez que a chuva dificultou um pouco para a entidade, mas em nada diminuiu a animação. Alem da presença desta alegria contagiante também nota-mos algumas ausências. Uma delas foi das autoridades do município, uma vez que o evento era do cunho cultural.

Embora não estejamos próximo ao carnaval ele não deixa de ser uma ati-vidade exercida pelas escolas durante o ano, mas por aqui parece meio esqueci-do. Enquanto varias escolas das cidades vizinhas já ganharam parte da verba destinada ao carnaval para o inicio de seus trabalhos com carros e fantasias, por aqui as que querem fazer alguma coisa recebem nenhum apoio.

Como não nos cabe só questionar, queremos nos disponibilizar a qualquer entidade cultural, seja ela qual for para a divulgação e cobertura deste evento. Nossas paginas sim, sempre foram e se-rão...PARA TODOS.

A chuva não atrapalhou a Fes-ta de lançamento do tema da Escola de Samba Unidos de

Sapiranga no último Domingo, 28/11 na Praça Municipal da Bandeira. Integran-tes da entidade, admiradores do samba e público em geral prestigiou o evento que iniciou ás 16 horas e se estendeu até as 20 horas. A festa iniciou com roda de samba intitulada “Pagode em verde e rosa”. Eram 18 horas quando a bateria da escola começou a tocar embalada por antigos sambas da escola. O presiden-te da entidade Valter Pereira falou um pouco sobre o tema proposto e lançou oficialmente o tema: “A mais bela flor, paixão da Unidos de Sapiranga. Incom-parável, adorável, simplesmente mu-lher...”.

As crianças davam o toque de ale-gria a apresentação que lançou também como novo mestre de bateria da escola o jovem Tallis, que há 7 anos integra a agremiação.

Por Israel Ávila

Quando o Orkut não existia...

DESCASO CULTURAL COM O CARNAVAL

A prática do KickboxingO Kickboxing é um

desporto de combate recorrendo às pernas

(kick) e aos punhos (boxing). É um desporto em pé, não per-mitindo continuar um combate quando um dos lutadores está no chão, embora alguns estilos Muay Thai abram excepções a essa regra.

O Kickboxing é geral-

mente praticado para defesa pessoal, manutenção física, ou como desporto full-contact. No full-contact, os pugilistas mas-culinos combatem em tronco nú, descalços e usam calções de boxe. As pugilistas femini-nas por vezes usam um top e calções.

Em nossa cidade em-bora quase desconhecido exis-

te um campeão neste esporte. O professor Ivanor Xavier, 31 anos, sapiranguense pratica o esporte á 14 anos e entre tantos já recebeu os títulos de: 2 ve-zes campeão brasileiro, 3 anos consecutivos campeão gaúcho, vice campeão pan-americano, campeão sul-americano e vice da copa do Brasil.

De 10 a 12 de Dezem-

bro o esportista irá ao Guarujá, em São Paulo para concorrer no 6º Pan-Americano de Kick-boxing, na categoria 63,5 kg.

O professor agradece o apoio da Phisical, da Onze Boxe, do treinador Tiago Pei-xoto e do Jornal TJ. Interessa-dos em apoiar o lutador podem entrar em contato pelo telefone: 9722 2197.

Após realizar grande festa na Praça da Bandeira para lançamento de seu tema, a Unidos de Sapiranga fica sem local para ensaios e eventos

Uma das marcas da escola é organização. Prova disso é que a programação da

Unidos seguiria com a abertura dos ensaios, hoje 04/12. A escola abriria seu show no Parque Municipal do Imigrante. Além do grupo show da anfitriã a verde e rosa receberia a Es-cola de Samba Império da São Jorge campeã do Novo Hamburgo. E faria uma festa de entrada franca e aberta ao publico.

Embora tudo estivesse pronto e protocolado na prefeitura munici-pal de Sapiranga desde o dia 05 de Novembro, o presidente da entidade, Valter Pereira foi surpreso na ultima quarta feira, 1º/12 com a noticia de que o espaço físico do Parque Mu-nicipal já estaria reservado nas datas para outro evento. Segundo o pró-prio presidente, a quase um mês da entrega do protocolo ninguém ligou informando o fato, e o mesmo só

veio a saber quando foi convidar o Secretario Municipal da Cultura An-tonio Machado para o evento que iria realizar.

A finalidade de uma escola de samba não é causar inconvenientes e sim geral entretenimento e alegria a população, e proliferar a maior cultu-ra popular do país. Por isso em visita ao Jornal TJ o presidente da entida-de faz um apelo a comunidade e aos empresários que queram colaborar com a sedência de um local para seus ensaios e construção de suas alego-rias, pois mesmo com o imprevisão citado a escola não abrirá mão de seu calendário de eventos.

Valter ainda comenta que marcou agenda com o presidente da AECE-PARS (Liga das escolas de samba do estado do Rio Grande do Sul) afim de expor o problema e reivindicar solu-ções, uma vez que a causa é nobre e de cunho cultural.

Unidos sem local para dar início a seus ensaios

No mundo totalmente informatizado e globalizado em que vivemos ficam cada vez maiores as redes sociais. Alguns vão ficando para trás e outros permanecem firme na preferência das pessoas. É o caso do Orkut.

Chega ser difícil lembrar da época em que Orkut não existia, mas são muitos os que lamentam e lembram com frescor.

A verdade é que quando o Orkut não existia os amigos eram sempre reais. Os amores não eram apenas virtuais. Os namoros duravam mais, pois, não tínhamos crises de ciúmes, de desconfiança. O "te amo" era sin-cero, dito somente para aquelas pessoas merecedores, não era um final de depoimento. Crianças se divertiam em parques de diversão. Meninas brincavam de boneca e meninos jogavam bola, nesta época não eram escravas da tecnologia.

Ás pessoas saiam pra se divertir, e não pra pegar geral!

Fotos era tiradas para guardar de recordação de épocas e momentos que não voltariam mais, e não sim-plesmente para virarem álbum.

Seu perfil...aquilo que realmente você é, sua dignidade, seu jeito, sua vida. Hoje é apenas uma musica bonita, um pensamento, uma foto ou um recado dizendo que não “add” sem “scrap”.

Seus vídeos eram locados na locadora, assisti-dos por amores e amigos. Agora, é somente uma pasta baixada do you tube.

Amizades eram lindas, com historias, decep-ções, abraços, choros, risadas... eram como irmãos e não somente mais um na lista...

A galera das turmas 232, 231, 333 e 131 do CIEP c u r -tindo o passeio ao Beto Carrero Word.

Estudante da 6ª série do Instituto Estadual Corenel Genuino Sampaio, Victor Adriel da Silva nos envio um de seus dese-nhos.

Bom... está ai!

Page 5: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ 5POLITICA , MARKETING & ECONOMIA

Soeli de Oliveira

Consultora e palestrante nas áreas de varejo, vendas, atendimento e motivação do Instituto

Tecnológico de Negó[email protected]

Checklist das Tarefas do Vendedor

Dia Nacional da PropagandaO termo propaganda, do la-

tim Propagare, quer dizer mul-tiplicar, espalhar idéias. Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apre-sentar uma informação ou pen-samento.

Por mais comum que possa parecer dizer que a propagan-da é a alma do negocio, isso é a mais pura verdade. Não são só os donos de empreendimen-tos que se preocupam com a propaganda. Hoje, os políticos e até mesmo os governos em seus vários níveis investem na publicidade.

As técnicas da propaganda são variadas, mas hoje em dia, é comum associar o produ-to vendido à estilos de vida e à pessoas famosas. O mundo

estritamente comercial em que vivemos permite que a pessoa seja o que ela tem: o carro que ela tem, assim como as roupas e o tênis que usa, indicam que ela é e isso é bastante aprovei-tado pela indústria do marke-ting.

Além da técnica, muito da sua estrutura e da forma da pro-paganda dependem de regras estabelecidas pela experiência acumulada através dos anos. É preciso saber fazer e orientar sobre quando e como agir para se obter os efeitos desejados.

Em uma época em que a comunicação se tornou algo imprescindível ao processo produtivo, a propaganda rece-be destaque. Pois quem não se “faz mostrar”, não aparece!

A execução das tarefas do dia a dia do profissional de vendas podem e devem ser aprimoradas, desde que o mesmo saiba quais são elas e como efetivá-las. Segue abaixo as atividades típicas das funções de um vende-dor:

Capacitar-seAnalisar o perfil dos clientes e suas necessidadesEstudar os produtos e serviços que vendeExercitar argumentação sobre produtos e serviçosConhecer técnicas de comunicação, vendas e nego-

ciaçãoAvaliar os produtos/serviços dos concorrentes e fa-

zer comparações de modo a desenvolver argumentos de reforço para os seus produtos e serviços

Desenvolver opções de oferta de produtos e serviços para cada cliente

Prospectar Mercado Pesquisar fontes para novos clientes e formas de

atraí-los Ler revistas/publicações do seu setor de atividade Frequentar reuniões e eventos em que possa haver

clientes potenciais Listar clientes a serem contatadosCriar roteiros de visitas antes de sair a campoFazer ligações regulares para buscar novos clientesAbrir OportunidadesPreparar, estudar e treinar novas formas de aborda-

gem Buscar novos clientes por intermédio do telefone ou

em campoFazer apresentações da empresa, demonstrar e expli-

car produtosTreinar roteiros de apresentaçãoExercitar a comunicação e formas de expressãoDesenvolver relaçõesEntrevistar os clientes para saber suas necessidadesPrestar orientação sobre produtos e serviçosContatar ex-clientes ou clientes inativosRespeitar os horários agendados para contatosRetornar todas as ligações e chamadas recebidasDar feedback prontamente às solicitações de amos-

tras/catálogosResponder de imediato às cotações e tomadas de

preçosAjudar a escolher as melhores opções para o clienteManter VínculosPesquisar as novas necessidades dos clientes aten-

didosProcurar saber das mudanças internas dos clientes e

suas formas de decisão de compraFazer visitas e realizar contatos regulares com os

clientes atuaisAcompanhar o uso e o consumo adequado do que

vendeAtualizar o cadastro de clientes e cadastrar novos Manter organizados os materiais de trabalhoAcompanhar as propostas e orçamentos apresenta-

dosTer sempre consigo folhetos e cartões de visita atu-

alizadosElaborar relatórios de atividade que todos entendamColher informações sobre os problemas dos clientesFidelizar ClientesAcompanhar o nível de satisfação dos clientes em

relação aos produtos/serviçosFazer questão de receber pessoalmente as reclama-

ções de clientesAcompanhar as providências relativas às reclama-

çõesDar retorno aos clientes mesmo quando os casos fo-

rem mais complexosManter os clientes informados para evitar que a frus-

tração deles aumente a gravidade das reclamações.

À medida que o profissional perceber cada atividade que realiza como vendedor, compreenderá melhor em que precisa dedicar mais atenção e, mais que isso, terá maior possibilidade de tomar iniciativas para melhorar o seu desempenho.

Lula volta a defender regulação da mídia

Na entrevista a rádios comuni-tárias realizada

na manhã desta quinta-fei-ra, 2, no Palácio do Planal-to, o presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva voltou a defender regras de regula-ção dos meios de comuni-cação e pediu que todos os setores estejam atentos e presentes às discussões que vão se estabelecer nos próximos dois anos para a criação destes marcos. Isso para que nenhum dos

lados saia beneficiado e se chegue a um bom termo no texto.

Fazendo de conta que não sabe que o seu atual ministro do Planejamen-to, Paulo Bernardo, já foi escolhido pela presidente eleita, Dilma Rousseff, como novo ministro das Comunicações, o presi-dente Lula disse que ela certamente vai escolher alguém para a pasta que "tenha também uma afini-dade com a necessidade de democratização nos meios de comunicação".

No final da entrevista de mais de uma hora, um dos radialistas perguntou a Lula se ele achava que as rádios comunitárias "derrubavam avião ou tu-

barão", em uma referência implícita aos grandes gru-pos de comunicação. Lula, então, respondeu: "Eu sin-ceramente não sou técnico especialista para dizer se rádio comunitária derruba avião. Obviamente que qualquer rádio que inter-ferir no sistema do avião pode criar um problema. Mas eu acho que hoje ela preocupa muito mais o tu-barão do que um avião".

Nesta entrevista, os grandes meios de comu-nicação foram alvo de ataques de Lula e dos re-presentantes das rádios comunitárias escolhidos para participar do encon-tro. O presidente Lula começou dizendo que "há uma briga histórica que eu

considero um equívoco: os meios de comunicação confundirem uma crítica que qualquer pessoa faça a eles como um cerceamen-to de liberdade de impren-sa. É a coisa mais absurda, mais pobre do ponto de vista teórico que conheço é alguém achar que não pode receber crítica, que são intocáveis". Em segui-da, vangloriou-se da sua relação com a imprensa, salientando que aprendeu a não se queixar, que nun-ca pediu para ninguém fa-lar bem dele ou ser favorá-vel, e que nunca ligou para ninguém para pedir para não fazer tal matéria, mas ressaltou que queria que "se fale a verdade, que fale aquilo que aconteceu".

HOJE COMEMORAMOS

A MELHOR

SINTONIA

ENTRE CLIENTE

E PRODUTO!

DEPUTADO ESTADUAL – RS –CUSTO - SÁLARIOO subsídio mensal do deputa-

do estadual é de R$11.564,76, mas como cada um tem direito a 13º e recebe ainda dois outros salários, um no início e outro no final de cada ano, totalizando 15 salários, acaba custando R$14.455,95, por mês.

VERBA DE GABINETEChega a R$14.860,00. O valor

serve para custear impressos, des-pesas aéreas e combustíveis, entre outros.

FUNCIONÁRIOSPara pagar os funcionários do ga-

binete, há uma verba que varia de R$40.864,42 para quem usa 9 cargos e R$42.395,07 para quem utiliza 15 – número máximo permitido. O me-nor salário pode ser de R$1.560,00 e maior de R$10.910,09.

COTA DE GASTO COM VIAGENSO valor das diárias: nacio-

nal, R$578,23; dentro do Estado, R$462,58; países do MERCOSUL, limítrofes e da América Central, US$400,00; e países da Europa: 400 euros. Cada deputado pode ter, no Maximo, 84 diárias ao ano. A própria Assembléia calcula que um deputado pode receber, em média R$3.238,06 por mês em diárias.

Com verba de gabinete, verba para pagamento dos funcionários e cota de gastos com viagens, cada um dos 55 deputados gaúchos pode custar mensalmente R$74.949,08, o equivalente a 161 salários mínimos.

Total mensal de gastos por depu-tado

R$74.949,08Total mensal de gastos dos 55 de-

putados - R$4.122.199,40

Total anual de gastos com os de-putados

R$49.466.392,00POPULAÇÃO DA ASSEMBLÉIACargos de confiança – 1.191.Como o limite é de 15 por depu-

tado, no máximo 825 estão nos ga-binetes. Os demais estão lotados nas comissões permanentes, nas assesso-rias das bancadas e na área adminis-trativa.

Concursados - 493Detalhe:atualmente há 600 inati-

vos.Estagiários - 320Terceirizados - 281*Conforme a assessoria de im-

pressa da Assembléia Legislativa, o número de estagiários e terceirizados se mantém igual ao de abril do ano passado.

Fonte: Assembléia Legislativa

PAINEL POLÍTICONELMAR SOUTO PINHEIRO

Page 6: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ6

Aos arredores do mor-ro da Rondônia onde se localiza a Escola de Sam-ba Protegidos da Princesa Isabel não se fala em outra coisa: Tem gente nova no pedaço!

A voz que se ouve a longas distâncias tem tom e cara nova: é Fabio Ananias! Oriundo do Im-pério da Zona Norte o jo-vem interprete tem 28 anos e é natural de Porto Alegre.

O amor pelo sam-ba vem de berço, pois é filho de Antônio Ananias, um dos fundadores do Im-peradores do Samba onde começou sua historia car-navalesca na bateria. Co-meçou como apoio vocal na Escola Estação Primeira de Figueira com “Nego Edu”.

Daí em diante o jovem cantor não parou mais passan-do por varias escolas, entre elas Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e Império da Zona Norte.

Ao falar da Protegidos ele conta em entrevista ao TJ que trata-se da realização de um sonho: “- É uma grande satisfação e orgulho defender essa grande escola... um sonho realizado!”.

Ao falar sobre o pulsar do coração carnavalesco não es-conde a admiração pelo Imperadores do Samba: “o coração como torcedor sempre bateu pelos imperadores do samba, mas hoje é dividido com a escola que me acolhei tão bem, que é a Protegidos, eu adorei a recepção das pessoas da escola muito calorosa isso me faz sentir em casa... eu espero que isso cresça ainda mais!”.

Segundo o “canário” numero um da tricolor de Novo Hamburgo cantar é um dos maiores prazeres da sua vida. Fabio ainda promete sacudir a arquibancada no Domingo de carnaval visando retorno da escola ao grupo especial de Porto Alegre com o microfone número 1, quando a agremiação passa pelo Complexo Cultural do Porto Seco com o tema “São João, acende a fogueira do meu coração”.

Alphorriá

Getúlio Vargas|412|SL6|Centro

9293.3455

Bijous e Acessórios

A lenda do Bambú Chinês

Depois de plantada a se-mente deste incrível arbusto,

não se vê nada, por Aproximadamente 5 anos

exceto lento desabrochar de um diminuto broto, a

Partir do bulbo. Durante 5 anos , todo o

crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu,

Mas... Uma maciça e fibrosa

estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontal-mente pela terra está sendo

construída. Então, no final do 5º ano, o

bambu chinês, cresce até atin-gir a altura de 25 metros.

Muitas coisas na vida pessoal e profissional são

iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo,

esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.

Mas se tiver paciência para continuar trabalhan-

do, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais

esperava... O bambu chinês nos ensina

que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de

nossos sonhos.. Em nosso trabalho, espe-

cialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudan-

ças... De comportamento, de

pensamento, de cultura e de sensibilização.

Para ações devemos sem-pre lembrar do bambu chinês,

para não desistirmos facil-mente diante das dificuldades

que surgirão. Tenha sempre três hábitos:

Persistência, paciência e fé, porque todos merecem alcançar os seus sonhos!!! É preciso muita fibra para

chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita

Flexibilidade para se cur-var até o chão.

UnialcanceNo ultimo sábado, 27/11, a loja Arte e Manha completou mais uma primavera, e foi com clima de primavera que a loja recebeu seus clientes e amigos. Belissimamente decorada com flores, um coquetel era servido enquanto todos aproveitavam pra conferir tudo de mais novo e moderno para o verão.

*Nestes 11 anos a preocupação com as novidades e com o bem estar de cada cliente é o carro chefe do estabelecimento que tem a frente o casal Sidnei Zangalli e Tatiana Benetti .

Arte e Manha FABIO ANANIAS

A voz do morro“Baixa a ponte que eu tô passando!”

Page 7: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ 7

Unialcance

Após fazer sua transição de novo nome o Ins-tituto Unialcance agora está em

novo endereço. Instalado na Rua Campo Salles, 39 o local oferece ambiente primordialmente lindo, para o bem estar de seus alunos e

da população em geral. Atualmente a escola ofe-

rece os seguintes cursos: Infor-mática, Módulo Operacional, De-sign Gráfico, Web Design, Studio Max 3d, Autocad, Hardwarz, Violão, EJA(EAD), Técnico em Enfermagem, Técnico em Segu-rança no Trabalho, Idiomas, In-

glês, Administrativos, Assessoria Administrativa, Departamento de Pessoal e Contabilidade, Ele-trônica de Manutenção e Eletri-cista Instalador .

Atualmente o Instituto Unialcance possui 473 alunos di-vididos nos turnos da manhã, tar-de e noite.

Coordenado pela professora Michele Scolari Rossetto o Técni-co em Enfermagem é um curso a distância com sede em Pelotas e extensão em Sapiranga. As aulas são uma vez por semana e con-forme o semestre são praticadas em Quaiba e Pelotas.

Os estágios são feitos na rede publica da cidade com ob-servação desde o 1º até o 3º semestre. Atualmente o instituto pos-sui uma turma desde março com 10 alunas, sem desistência.

Enfermagem: O curso da Hora!

Professora e algumas alunas do Curso Técnico em Enfermagem

Recreação e diversão Criada pela direção do ins-

tituto que tem a frente Gessi Silva, atualmente está ocorren-do uma gincana com intuito de dar mais informações sobre os cursos, fazer recreação entre os alunos e as famílias e premiar

os vencedores. Nos últimos

dias 29 e 30/11 e 1º/12 a Unial-cance realizou palestras e ativi-dades recreativas em sua sede para as equipes da gincana. Uma imensa roda de musica

foi formada entre alunos e pais. Brincadeiras iam se realizando sala a sala da escola. A ginca-na ocorre até o dia 11/12 e tem como premiação uma rodada de pizza para a equipe vence-dora.

CapacitaçãoPro�ssional

com qualidade,dedicação

e conteúdo de verdade

R.Campos Salles | 39 | Centro 3559.4387

Page 8: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ8

IMÓVEIS

VENDO –casa 8x9 de alvenaria/esquina/calçamento. Bairro Oeste R$ 55.000,00. Aceita chácara no negocio – Jorge 8444 2140VENDO OU TROCO – terreno com casa no lot. Floresta, São Luiz, por terreno com casa no Amaral. Tratar com Cristina 9125.0399/3529.8813/3039.4815VENDO – Campo Bom – CHÁCARA 1.500 M² Á 1 KM DA RS 239 – VALOR R$ 50.000,00 - LUCIANO (51) 9778 4455 VENDO –terreno no colina verde, bair-ro Amaral, 12x25m². R$ 8mil. Tratar 9837.1523 com euclidesVENDO –Casa no bairro Amaral próximo ao posto ferrabrás, 3Q.,2BH.,GAR.,PISCINA C/QUIOSUE,SALA,PORTÃO ELET.Aceito carro, parcelo 20% do valor. R$ 75 mil.Tratar com Milton 8128.6642/9937.5974VENDO –terreno 10x26 nos pinheirinhos, Amaral. Tratar 9236.1322/9261.3438VENDO BARBADA – terreno com es-critura na rua candido Randon, perto da escola polivalente, rua asfaltada, terreno alto. Tratar com Sérgio pelo 78115303VENDO –terreno bairro pinheirinho, terreno grande com casa de alvenaria, com possibilidade de aumento. Tratar 78115303 com Sérgio.VENDO –terreno 300m² com crédito pré aprovado pela caixa. Roberto 9833.3029VENDO – terreno 300m², rua Alidi C.Spolaor, R$20 mil, atráz da AABB. Tra-tar com Edson 9953.9141VENDO –Chácara na Colina Verde, rua Bentivi com 1 hec e 900m, com casa. Aceito casa ou terreno em Sapiranga. Tratar com Jovelino pelo 9642.0354VENDO –terreno no bairro São Luiz, atráz da AABB. Tratar com Edson 9953.9141VENDO OU TROCO –terreno com casa em Nova Tramandaí, 900m do mar. R$ 35 mil. Tratar 9626.5370 com Noeli.VENDO OU TROCO – casa no bairro Oes-te, próximo de mercado, posto saúde e escola. Tratar 8223.5036/8223.2628VENDO –terreno em Parobé com es-critura, rua Alcides d Rosa, lot. Paraíso, 11X30m, LIGAR: 9719-5087VENDO –casa na rua Epitácio Pessoa, nº 13 esquina com Felix da Cunha, 14X28m, valor 140.000,00, próximo ao PARCÃO. FONE: 3559-5246ALUGO –casa em Araricá R$150,00. Tra-tar com Luiz 8179.4925VENDO–residência em Parobé, com 2 Q. de casal, 1 solt., sala, banh, alarme, mais de 100 pés de arvoredo, água de poço, portão eletr., toda cercada. Tratar com Antonio 9703.0748VENDO– casa de alvenaria 6x13m com terreno 14x25 mts. Rua Lajes 330. Perto CIEP.Valor 36 mil, aceito troca, 98131859VENDO – Casa com: Sala, cozinha, 4 quartos, garagem p/ 2 carros, churras-queira, lavanderia, bem pintada, linda casa, rua asfaltada, ônibus na porta, 200m do colégio. Bairro São Luiz. Tratar com Rogério - 9743-3337 ou 8159-5485

VENDO – Casa com terreno na Rua La-ges nº 160 - Amaral Ribeiro. R$ 22.000,00 Aceito troca, aceito carro. Tratar: Celso - 9699.3473 / Selma - 3599.3164VENDO – 6 mil m² área terra em Ro-lante mascarada com casa de alvenaria com 6 quartos, 2 banheiros, sala + 1 casa de madeira, açude, galpão 10x7m. Aceito carro ou outra propriedade. Fone 9903.9384 - 9154.9146 após 17:30. VENDO – Casa no bairro São Luiz - José Alsindo de Mello, 102, casa mista, 2 quar-tos, patioc fechado com garagem, portão eletrônico + 1 casa nos fundos com es-critura. Pode ser financiada pela caixa. Aceito troca por casa em outro bairro ou terreno. Tratar: 9772.5235VENDO OU TROCA – 2 casas de alvena-ria terreno medindo 12 de frente e 30 de fundo. Terreno de esquina no Operária. Rua Tancredo Neves, 566. Tratar com Elfrides. Fone: 9935.0852 VENDO – terreno20x20 escriturado pronto para construir, ótimo para co-mércio, vendo inteiro ou metade. Bairro São Luiz em frente ao campo do flavinho. Tratar 9236.9122VENDO – 3 hectares de terra na rua Can-si, bairro Centenário, zona rural. Tratar com Delci pelo 9640.0089 VENDO – terreno 10x20, na São Luis em frente ao campo do flavinho, pronto para construir. Aceito carro. Tratar 8138.6228VENDO OU TROCO – ótimo terreno com 420 m², exc. localização, frente av. mauá. R$ 132.600,00. Financio até 60x. Tratar 9166.5602

DIVERSOS

VENDO – Vende-se frutas medicinais – Frusales R$ 5,00 cada. Ademar 9724 8259/3218 5600VENDO – fruteira com tudo dentro. Acei-ta carro ou terreno na troca. Fone: 9855-0602 – Com Chico VENDO – 1 máquina de fabricar sorve-te e picolé - * fabrica 15 lts de sorvete a cada 45 min e 252 picolés a cada 30 min, motor industrial bloco 4.ACOMPANHA:- 9 formas c/ catraca- 1 alinhador de palitos- 1 batedeira p/ bater a calda dos sorvetes e picolés- 1 selador p/selar os saquinhos de picolé- 30 baldes p/ sorvete de 10 lts cada- 5 carrinhos p/ vender picolé na rua- toda instalação elétrica, trifásica c/ chave automática.ACEITO CARRO DE ANO 96 A MAIS.PREÇO DE BARBADA!TRATAR: Rua Rocha Pombo, 105, bairro São Jacó ou pelos fones 9685.3082-8179.4939VENDO – compressor 5.2, jogo de rodas step de santana, chaci de fusca com mo-tor e documento. 1 Freezer consul 310l, novo.Tratar 9684.9767VENDO – Vendo 8m2 de plaquetas de revestimento branco (plaqueta que imita tijolo branco) - R$ 100,00.Contato Marli-ze - 8433-0135VENDO – Vende-se uma moto com baú, 5 freezers e 40 caixa de vasilhame de cer-veja.Tratar pelo telefone: (51) 9603 7125 ou 99337849

VENDO – aspirador de pó para lavagem de carro. Tratar 9847.8204VENDO – videolocadora completa. R$ 7 mil. Porem me faz uma proposta, talvez algo seu me interessa. Tratar 9317.9277 . Motivo: desocupar o local urgênte.VENDO – Vende-se uma galoneira, um computador com móvel e impressora e um carro (uno – 96) com vidro elétrico. Fone (51) 8167-8114 com EvaVENDO – máquina Brastemp, 5kg, óti-mo estado. Tratar 3599.3568 Eucita. VENDO – Reboque Baú, 1,5m por 1m e 80cm de altura. Ano 2005, branco, semi-novo. Valor R$ 2.400,00 – 3559-4308/81193484 VENDO – fogão R$80,00; pia c/ inox R$ 130,00; mesa c/ 4 cadeiras. R$ 80,00. Tra-tar 9694.1882VENDO – acento de elevação para carro sem uso. R$ 100,00. Tratar com Paulo 9896.3692VENDO – cachorro linguicinha puro. Tra-tar 9635.8213VENDO – Maquina de Sorvete Italiano com 1 ano de uso. Aceito moto no negó-cio. Tratar: 99724352VENDO – consórcio carta R$5.400,00 por R$2 mil. Assume R$96,00 prestação. Tratar com Carlos 9808.3079VENDO – consórcio contemplado R$2.900 a vista. Tratar 9724.5982VENDO – Lavadora e extratora SOTECO--BR TRATAR : 3559-6504 ou 84644123VENDO – 10 Meia tesouras, 4 metros de ferro e 26 telhas de Zinco. Tratar: 96824374VENDO – Galoneira semi Industrial. Tra-tar - Eva: 8167.8114 VENDO – sorveteria e lancheria com ou sem equipamento no centro de Sapiran-ga. Aceito carro ou moto. Motivo outro negócio. Tratar 9876.3305VENDO – aparelho de massagem para fazer em casa. Tratar 9893.7978VENDO – TV 20” com controle Philips R$ 250,00 / DVD Sony com controle R$ 100,00. Fone: 98449433VENDO –forno de padaria turbo a gás, 10 esteiras, divisória. Tratar 3559.5385 com JairVENDO –Baú de caminhão 80 mt-cb, com duas portas grandes trazeiras, com caixa de ferramenta e cozinha completa. R$ 30 mil. Tratar 9847.5257 com Osma-rinoVENDO –2 camas de ferro, 1 refrigerador consul, 1 roupeiro 6 portas. R$ 500,00 tudo. Tratar 9157.0924 com Hélio

CHÁCARAS

VENDO – chácara 1 hec, com luz, poços artesianos, 2 açudes e cabana, cancha de bocha e praça. R$ 60 mil. Tratar 8428.1093VENDO –chácara nas 4 colonias, campo Bom, com casa e galpão. Aceito cami-nhão ou Kombi. Tratar 9905.5941 VENDO OU TROCO – chácara de 2 hec e meio com moradia próximo ao centro da

cidade, em Santo Cristo, por Sapiranga. Falar com Vanderlei 9679.5510VENDO OU TROCO – chácara de 640m² , com casa em Sapiranga na rua dos eu-caliptos, 94 na São Luiz, perto da Olaria. R$40 mil. Tratar 9648.3160

CARROS & MOTOS

VENDO – onibus mercedes, em bom estado, documnetado, motor casa, 71, direção hidr., 10m e meio de comp., com banheiro de 2x1 todo em fibra. Com caixa séptica. Aceito carro no brique. Contato 8140.7453/9960.7110VENDO – Carro FOX prata – Ano/modelo 2004, com direção hidráulica , desemba-çador traseiro e ar quente. R$ 22.900,00 Fone: 9999-7348 com Célio JuniorVENDO – Corsa ano 94 – 1.0 branco. Em ótimo estado – 98886635 Com RogérioVENDO – Corsa Super, 4 portas, ano 98/99, preto, a.q , l.t, trava, em óti-mo estado R$ 14.000,00 Contato: 82217052/96734251VENDO – Palio 97 Branco, Trava elet., alarme, DVD. R$ 9.000,00 + 7x de R$ 800,00 – 9171 7254 / 3529 - 1094 VENDO – Carro UNO MILLE Ano 93 Vermelho – com gasolina. R$ 5.800,00 – 9694-1304 c/ Alessandro..VENDO –corsa,2003. Tratar 9388.2962 com Luciano.VENDO – Moto Yamaha preta ano 2008 R$ 4.200,00 fone: 9984 0125 ou 9889 8333 com LuisVENDO – gol 89, Parati 89, Opala 89. Vendo ou troco por moto. Olair 9904.2674VENDO OU TROCO – santana,94, di-reção, por moto de menor valor. Tratar 9893.7978VENDO – YBR 2005 - 25.000 km, R$ 3.000,00. Tratar: 9679.5510VENDO – Titan Mix Ano 2010 / R$ 7.500,00 com baú – 9202-8970 – com FransciscoVENDO – moto Neo , preta, 2007 mod. 2008. R$1.500,00 + 28 prest. de R$ 189,00. Tratar 8154.0882VENDO OU TROCO –Moto Fan 14.000 km por material de construção. Tratar 3039.4815 / 8182.2225VENDO – moto I/TRAXX JH125 G ano 2005 mod 2006,cor vermelha,R$ 2.800,00.Fone: 3529-1041 / 8125-9663 VENDO – moto titan, 150, ES, azul, igual a zero, doc em dia. R$ 4.400,00. Tratar com Martin 8177.9430VENDO – moto titan, 150, KS, 2007/2007, vermelha, 10.600 km, estado de nova. Tratar 9835.5415 VENDO – titan 150 ESD,2006 cor prata.R$4.800,00. Aceito proposta 9341.7020 com Junior VENDO – moto honda 150, modelo 2005, azul metálica.R$3.800,00.Adriano 8186.8808VENDO – moto YBR,2004/05, preta, KS,R$3.200. Tratar 9888.6635 com Rogé-rioS E CAMINHÕES

VENDO – monza, 89, modelo 90, cinza met., vid. el., tratar 9925.0225VENDO – ipanema 94/95, IPVA pago, ótimo estado. Tratar 9925.6040VENDO – Honda CG 150 titan KS, 2007, com 15 mil km.R$ 4.300,00 Tratar com Adilson pelo 9837.7989VENDO –fiesta , completo, prata, hatch.R$ 22 mil. Tratar 9724.5982VENDO –santana, 89, super inteiro. GL. R$ 6 mil, recebo moto . Tratar 9739.7159 EdsonVENDO –scort, 98, gasolina, prata, 4 portas, direção hidráulica e ar. R$ 9.500,00. Tratar 8544.7834VENDO –vectra , 94, azul, 4 portas, com-pleto. R$ 12.500,00. Tratar 9888.6635VENDO – Fusca branco 75, ótimo estado, doc em dia, valor R$4 mil. Tratar 9848-8381 c/ JoelVENDO – Parati 99 R$ 14.900,00. Tratar: 9679.5510VENDO – Gol ano 88, branco alcool R$ 4.800,00. Fone: 96431437. Tratar com VolmarVENDO – tempra,93, completo, IPVA pago, banco de couro. R$ 5.500,00 + 8x 221,50. Tratar 9657.5343VENDO – Passat Branco,ano 83, Impe-cável R$ 2.300,00. Tratar com Cristiano 98651142.VENDO – gol ano 90, em ótimo esta-do a gasolina, alarme e trava. Contato 91872001 / 92686827. VENDO – gol , 90, bom estado, carro de garagem. Barbada. Tratar 8149.6764 VENDO – gol prata , 96, quadra-do, seg. dono. R$ 8.700,00. Marli 3039.4815/8136.6973VENDO –corsa branco com couro, AL, TE, RL, GNV, PE, AQ, R$ 12.500,00 . Tratar 8148.3039 VENDO – comodoro, 80 4 cilindro , 2 portas, gas, verde. R$2.600,00 + R$ 1143,00 de doc. MOt. aperto. Tratar 9903.7706 SidinaraVENDO – santana, 92, modelo 93 cor grafite, com trava e alarme. R$10 mil. Tratar pelo 8202.0850/8111.9244 VENDO – Gol branco GL ano 91, modelo 92, em bom estado. Valor: R$ 6.900,00. Documentação ok. Tratar com Marcelo. 9868-7541 ou 9163-1497 .

COMERCIAL

VENDO –Vendo lancheria comple-ta. R$ 8.000,00. Aceita carro na troca. 92936698 NoemiaPROCURA-SE –pessoa para dividir es-paço na área da beleza. – FONE 9923 9079VENDO –lan house mais locadora no bairro Oeste, com móveis e computa-dores, locadora com aprox. 1321 filmes. R$ 15 mil. Aceito proposta. Sapiranga. 9764.1838 com BrunoVENDO –loja de roupa feminina e mas-culina no centro de Sapiranga, loja in-formatizada, programa de estoque com código de barras. Motivo mudança de cidade. Tratar 9829.9758

VENDO –Locadora com 550 dvd’s mais prateleiras. R$ 5 mil.Aceito troca. Tratar 9284.3734 com Jaimir.VENDO – empresa de vigilância com 15 anos de CNPJ. Aceito carro. Tratar com Luiz 9839.8422/8101.8539VENDO – Loja de confecção masculina, feminina e infantil. Móveis de madei-ra, cabides, manequim e espelho. R$ 6.000,00. Fone: 3559.8355 - 8181.1175 VENDO – loja de confecção em Sa-piranga, masc. e fem., completa ou só estoque. Tratar 9662.0647-3039.2464

OPORTUNIDADE

PROCURO – entregador de Jornal. Tra-tar 9893.7978CONTRATO – Casa do Pastel contrata garçonete. Interessadas entrar em conta-to na av. joão correa , 1563.OFEREÇO-ME – para serviço faxineira,lojas, escritórios e apartamento pequenos sextas e quartas a tarde. Tra-tar com MAria. Fone 9390.6602, valores 25,30 e 35.PROCURO – Serviço doméstica ou fa-xina. Tratar com Dani pelo 9839.8422 / 8101.8539 / 9671.0131SERVIÇO – tercerizo serviço de calçado, preparação , costura e manuais. Tratar 9173.3232OFEREÇO-ME – para serviço de faxineira em lojas, escritórios, casas. R$35,00 tar-de. Tratar Solange 85559076/98959673OFEREÇO-ME – para serviço de debrua-gem de calçados. Tratar 3529.6521 Luci-mara ou MarcosPROCURO –pessoas que queiram ven-der lingerie consignada, ótimas comis-sões, só paga o que vender, lingerie de ótima qualidade, levamos em casa. Tra-tar 9694.1882CONTRATO – Aposentados que sai-bam trabalhar com montagem de cilos ou tubulação. Trab. DS, ventos. Fone: 9842.0138 - 3559.6060 OFEREÇO-ME – para trabalhar como faxineira, doméstica. Tratar com Eva 9688.6032OFEREÇO-ME – para trabalhar como doméstica, acompanhante de idosos por meio turno, também como auxiliar de cozinha. Tratar com Ivone 9945.4736OFEREÇO-ME – para trabalhar como dama de companhia para idoso, casa ou hospital. R$ 25,00 dia e noite. Tratar 9924.1444 com CloidiFAXINAS – diarista por 40,00 o dia todo 30,00 meio turno, lojas e escritórios. Tra-tar com Maria 9276-3929 - Ou trabalho de segunda á sábado por salário mínimo.

CLASSIFICADÃO portaldesapiranga.com

ANUNCIE GRÁTIS

Page 9: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ 9

HoróscopoAries (21/03-20/04) - Tenha um plano B para o

caso de mudança imprevista de planos. Discordâncias com amigos tendem a se agravar - questões de base se tornam quase insuperáveis. Humor instável atrapalha setor afetivo e amoroso.

Touro (21/04-20/05) -Semana vai terminando sob o influxo tenso e criativo de Marte e Urano, que pede mais abertura e flexibilidade do que obediência a normas rígidas. A partir da tarde, sintonia fina com seu parceiro, muito amor!

Gêmeos (21/05-20/06) - Desacordo com clien-tes tendem a se tornar mais agudos hoje, projetando no futuro conclusões inesperadas. Como você é versátil, nada com que se preocupar! Finanças em destaque - revisões e pagamentos.

Câncer (21/06-21/07) - Clima astral sinaliza des-controle de energia, possível desgaste físico, inclinação a se acidentar. Descuido e falta de atenção comprometem rotina e cumprimento de tarefas. Ciúmes merecem um papo bem honesto! Transformação.

Leão (22/07-22/08) - Impacto da introspecção - que é necessária - na rotina, porque será mal compre-endido. Preserve seu espaço, cuide de assuntos íntimos, os outros que esperem porque hoje você precisa se equilibrar. Amor em baixa.

Virgem (23/08-22/09) - Lua e Vênus estimulam novos conhecimentos, a pesquisa e o estudo; isso pode ser bom em geral, mas no trabalho abrirá portas. Se tenciona viajar ou estudar fora, chegam noticias boas. Surpresas perto de você.

Libra (23/09-22/10) - Se você cuida direitinho de suas contas, pode obter hoje uma informação importante que se traduzirá em mais segurança financeira. Um ajuste ou pequena mudança serão bem vindos. Zeloso e ciumen-to no amor.

Escorpião (23/10-21/11) - Altos e baixos emo-cionais, muitas ideias, distração em dose dupla, necessida-de de recolhimento e intuição profunda. Diminua o ritmo externo para atender o que é essencial. Descanse mais, medite, crie algo novo.

Sagitário (22/11-21/12) - A impaciência será prejudicial, porque você está inclinado a se acidentar e a ter problemas com outras pessoas. Desconfie de soluções apressadas. Remorsos pesam. A rotina pode ser chata, mas tenha cuidado.

Capricórnio (22/12-20/01) - Falta de ritmo ou divergências com colegas de trabalho geram surpresas de-sagradáveis, não comprometa seus recursos sem conhecer todos os riscos. Equipamentos podem ter avarias. Cobran-ças afetivas cansam.

Aquário (21/01-19/02) -Suscetível a criticas, você também está antenadissimo com temas candentes. Encarregue alguém de ajudar na avaliação de propostas e estratégias. Acidentes devido a distração, cuidado. Amor em alta.

Peixes (20/02-20/03) - Descompassos e contra-dições continuam determinando hesitação em assuntos domésticos. Fica difícil coordenar a vida desse jeito! Confli-to com chefes, autoridades ou parceiro. Noticias de longe, romantismo, sedução.

Fonte: uol horóscopo

Previsão do Tempo

*Atenção! Esta tendência é resultado de modelos matemáticos e não tem interferência direta dos

meteorologistas. Estes valores podem variar muito de um dia para o outro.

05/12/10 -DomingoMax:25º C | Min:15º C

Sol com algumas nuvens. Não chove

06/12/10 - Terça feiraMax:25º C | Min:11º C

Sol com algumas nuvens. Não chove.

07/12/10 - Quarta Max:27º C | Min:13º C

Sol com algumas nuvens. Não chove

PIADA

INFO:

Presidente Fundador: Tiago L. Paim

Redação: Tais Costa, Tiago Paim, Usiel de Oliveira, Israel Àvila

GRÁFICA:Gráfica e Editora Sentinela

ASSINATURAS: 3559-9076 / 3559-4358

ÁREA COMERCIAL: TAIS COSTA | TIAGO PAIM

TL PAIM PUBLICIDADE ME 09.518.455/0001-78

www.grupotj.com.br

“Em nossa empresa não há fronteiras para

a comunicação!”

Abrangência: Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz

Manchas de Coca-ColaManchas provocadas por Coca-Cola

são das mais difíceis de serem removidas. É preciso agir rápido para não deixar o refrigerante estragar o tecido. Primeiro,

esfregue um pouco de manteiga sobre o lo-cal. Depois lave a peça com bastante água

quente e sabão em pó.

Truques da Vovó

O bêbado entra em um velório e já começa a cantar e bater palmas:

-Parabéns prá você. . . Nesta data querida. . .Um homem veio em sua direção e diz:-Amigo, por favor, não faça isso! O senhor deve ter en-

trado no lugar errado. . .-É, acho que entrei na festa errada mesmo. Esse bolo está muito grande!

Aluga-se casa em Cidreira.

2 quartos com gara-gem. 100 metros do mar

fone: 9642 0354

PAPAI NOELFaz-se serviços de Papai

Noel c/ 20 anos de experiên-cia – fone: 8547 3582 com Tito

Page 10: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ10

Raquel Mello

Técnica em Óptica e OptometriaEstudante OPTOMETRIA na ULBRA

[email protected]

DEGENERAÇÃO MACULAR

Síndrome de Asperger atinge quem evita conversar olhando o interlocutorOLHE NOS MEUS OLHOS!

"Olhe nos Meus Olhos" é o relato de John Elder Ro-binson sobre a síndrome de Asperger, que atinge um grande número de pessoas, apesar de muitas nem sabe-rem que sofrem do mal.

Considerada como um certo tipo de autismo (e por conta desta definição, muitas discussões foram gera-das), só foi reconhecida oficialmente pelo DSM (Ma-nual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) na edição de 1994, o que comprova como muitas crian-ças foram erroneamente orientadas ou sequer ouvidas, ao apresentarem os sintomas.

Entre as principais características do Asperger, ou dos "aspies", como se nomeiam, o denominador co-mum entre elas é a dificuldade da pessoa em interagir com o mundo social. Isso quer dizer que os sintomas, em suas diferentes manifestações, provocam a exclu-são emocional, a dificuldade de interpretar conversas e a não compreensão de gírias, ironias e sentimentos do outro. E aqui não é questão de exagero, pois o dese-nho de uma cara alegre ou brava para eles diz a mesma coisa: nada.

Por conta disso, a síndrome muitas vezes pode ser interpretada de outra forma. Ao não entender uma ironia, por exemplo, a pessoa pode ser chamada de ingênua, enquanto a dificuldade de lidar com as abs-trações dos sentimentos pode gerar rótulos de "fria" e insensível. Por outro lado, os aspies também demoram a compreender a ideia do social, principalmente por outra característica típica, que é o interesse restrito a determinada coisa, sejam livros, números, tecnologia ou futebol. Logo, para eles falar somente destes assun-tos particulares é "natural".

Um dos motivos que levou Robinson a escrever a obra foi exatamente esta falta de conhecimento -- po-pular e especializado -- a respeito do tema. O próprio autor conviveu com a síndrome de Asperger durante a infância, tempos em que ela não havia sido "desco-berta".

O relato de Robinson mistura passagens cômicas em meio a memórias das crises que o acometeram por muito tempo. A "conversa" com o leitor torna o tema de simples compreensão, e a partir dos relatos de histó-

rias fica fácil identificar comportamentos e como eles alteram o hábito das crianças em relação ao mundo em que vivem.

O título, "Olhe nos Meus Olhos", diz respeito a um dos sintomas mais comuns. Geralmente, pessoas com síndrome de Asperger não conseguem conversar "olhando" para quem está dirigindo a palavra. Além disso, quando mantêm contato visual, possuem difi-culdades em "ler" o que as expressões faciais querem dizer.

Ainda hoje, muitos diagnósticos geram confusão, por conta da manifestação dos sintomas em cada in-divíduo. Obviamente, os que estão em busca de uma resposta devem procurar diferentes profissionais até sentir segurança no que for apresentado, mas a leitura e a troca de recordações que Robinson convida, pode ser um primeiro grande passo para a compreensão e con-forto. Pois, como relata em seu blog pessoal, depois de diagnosticado, ele passou a entender e ser entendido, trabalha e é muito feliz.

O que é?A mácula é uma pequena área localizada na

parte posterior do olho que nos permite ver deta-lhes finos com clareza. A degeneração macular é uma lesão na mácula que afeta tanto a visão para longe quanto a visão para perto, podendo dificul-tar ou até mesmo impedir a realização de algumas atividades, como ler, escrever ou costurar.

Quais os sintomas?A degeneração macular é uma lesão na mácula

que afeta tanto a visão para longe quanto a visão para perto, podendo dificultar ou até mesmo im-pedir a realização de algumas atividades.

Quais são as causas?As causas exatas de seu aparecimento não es-

tão ainda elucidadas e, atualmente, não existe ne-nhum tratamento comprovadamente eficaz.

Qual é o tratamento?Não existe nenhum tratamento comprovada-

mente eficaz. Para prevenção, o primeiro passo é uma dieta balanceada. As vitaminas e mine-rais devem ser administradas como suplementos na dieta em quantidades determinadas de acordo com o requerimento diário recomendado. Estas doses suplementares não causam nenhum dano aparente, todavia doses elevadas de vitaminas que contém quantidades várias vezes superiores ao requerimento diário recomendado, podem não ser completamente seguras. Existem numerosos auxílios ópticos, tais como óculos com lentes as-féricas, lentes de magnificação, circuitos fechados de “TU” e mesmo recursos dentro da área da in-formática com software e hardware específicos. Também o laser frio tem sido utilizado em al-guns poucos casos, associados à verteroporfirina (TTT).

Aprenda AlemãoDeutsch Lernen

Abschnitt 09Edna Neusatz Muniz

Por que você não passa lá?

DIE ZAHLEN = OS NÚMEROS 13 – DREIZEHN14 – VIERZEHN15 – FUNFZEHN16 – SECHZEHN17 – SIEBZEHN18 – ACHTZEHN19 – NEUNZEHN20 – ZWANZIG

Page 11: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

JORNAL o imparcial TJ11

Ingredientes- 1 kg de batata descascada e ralada no ralo grosso- 1 cenoura ralada- 3 colheres (sopa) de cheiro verde pica-dinho- sal e pimenta dedo de moça picada a gosto- 125 g de requeijão- 300 g de queijo meia cura ralado - 250 g de maionese- 1 cebola grande ralada- 300 g de frango cozido e desfiado (ou 300 g de linguiçacalabresa picada)- queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo1 - Numa tigela coloque 1 kg de batata descascada e ralada e lave muito bem em água corrente até que a água saia transparente. Escorra bem. Adicione 1 cenoura ralada, 3 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho, sal e pimenta dedo de moça picada a gosto. Misture bem e reserve.2 - Coloque numa outra tigela 125 g de requeijão, 300 g de queijo meia cura ra-lado, 250 g de maionese, 1 cebola gran-de ralada, misture bem e reserve.3 - Num refratário redondo (30 cm de di-âmetro) coloque metade da mistura de batatas com cenoura (reservada acima) espalhando bem, metade do creme de queijo, 300 g de frango cozido e des-fiado (ou 300 g de lingüiça calabresa picada), a outra metade da mistura de batatas com cenoura e a outra meta-de do creme de queijo. Polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e leve ao forno quente pré-aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos. Sirva em seguida.

Batata Cremosa

RS não atinge meta do Ensino Fundamental em 2010

Uma das cin-co metas do m o v i m e n t o "Todos pela Educação" é

que todos os alunos tenham o Ensino Médio concluído até os 19 anos. Para isso, os estudan-tes precisam terminar o Ensino Fundamental com, no máximo, 16. Mas, segundo o relatório da organização, o Rio Grande do

Sul foi o único Estado brasilei-ro a não atingir a meta.

Apenas 64% dos adolescen-tes gaúchos nessa faixa etária terminaram o fundamental no ano passado. A meta estabele-cida, no entanto, era de 71%. O secretário estadual da Educação considera natural que algumas metas não sejam alcançadas. Para Ervino Deon, no geral, o Rio Grande do Sul está muito

posicionado. Algumas vezes, acima da média brasileira.

O objetivo do "Todos pela Educação" é que 95% dos jo-vens brasileiros de 16 anos concluam o Ensino Médio até 2022. O país se manteve no intervalo de confiança do le-vantamento em 2009. No total, 63% dos adolescentes comple-taram o fundamental dentro da meta de 64.

Das 27 unidades da federa-ção, o Rio Grande do sul está na 17ª posição quando o assunto é investimento. Mesmo com um gasto de R$ 2,3 mil por aluno, a maioria dos Estados desem-bolsa mais verbas para a edu-cação. Segundo o acompanha-mento da instituição, nenhum dos Estados atingiu as metas de aprendizagem para todos os di-ferentes níveis de ensino.

“Prefeituras serão responsabilizadas pela mortandade de peixes”: Diz MP

O Ministério Pú-blico estuda a possibilidade de responsabil izar

criminalmente as prefeituras do Vale do Paranhana, que não têm saneamento básico adequa-do e despejam o esgoto direta-mente no rio dos Sinos. O MP acredita que a mortandade de peixes provocada pela falta de oxigênio na água, registrada na última quarta-feira (1º), pode ter sido causada pela poluição.

Na quarta, a BM delimitou o trecho crítico de falta de oxi-gênio que causou a mortandade de peixes verificada durante no local.Antes e depois do trecho, o nível de oxigênio estava nor-malizado. Isso leva a crer, se-gundo Daniel Martini, que a

chuva da segunda e terça-feira "lavou" o esgoto pluvial e clo-acal das cidades mais altas do Vale do Paranhana, formado por Igrejinha, Parobé, Riozi-nho, Rolante, Taquara e Três Coroas.

Em Sapiranga, medições indicaram índice de 0,4 ml de oxigênio por litro de água, en-quanto o normal para a região

varia de 5 a 6 mg/l. O Ministério Público con-

tratou um laboratório para con-firmar as causas da morte dos peixes. O mínimo para sobrevi-vência deles é de 2 mg/l.

O rio dos Sinos, juntamente com o Gravataí, está entre os três mais poluídos do Brasil. Os dois perdem apenas para o rio Tietê, em São Paulo.

Por que você não passa lá?

Quem nunca ouviu a espi-rituosa musica que tem

como refrão: “Por que você não passa lá... Por que você não passa lá?”, pois é dona Ruty Kult, 77 anos, moradora da Av. João Correa, 2141 está se

perguntando por que até hoje a prefeitura não passou lá pra ta-par o buraco que abril em frente ao seu portão.

A aposentada ligou a 15 dias informando

que um carro passou em sua

calçada e a mesma havia cedi-do. A secretaria de obras esteve no local dias depois e abriu dois pequenos buracos em frente ao seu portão. Pequeno fica por conta de nossa edição pra ame-nizar o caso, pois na real segun-

do a foto acima trata-se de um buracão!

Segundo dona Ruth al-gumas pessoas à noite

caíram no local, pois a ilumina-ção também é precária. A me-nos de um metro de seu portão,

ela também diz que tem difi-culdade de passar pra entrar em sua própria casa.

[email protected] - Envie sua sugestões, críticas ou reclamações

A democracia esta na imprensa livre...A agitação que ela provoca é que mantém as águas puras.

Thomas Jeferson

Homens de Perto 2

O programa Cultura e Diver-são encerra o ano de 2010 com um dos melhores espetáculos de humor do circuito gaúcho. Homens de Perto 2 chega a Sa-piranga no dia 11 de dezembro, sábado. A peça teatral sobe ao palco Centro Municipal de Cul-tura Lúcio Fleck às 21 horas. O programa é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Despor-to.

Page 12: JORNAL TJ- CADEIRANTES, DIA ESPECIAL EM SAPIRANGA

AMAR!

HOMENAGEAR!REALIZAÇÃO!

3559.9076

PERDOAR

JORNALTJ.com

Reserve seu espaço no

especial de Natal no dia 18/12.

Uma edição dedicada especialmente à você!

fraternidade

renovaçãofestas

Paz

solidariedade

amor

dar carinhounião

amizade

novidades

alegria

presentear

boas surpresas

felicidadefamília

dar risada

chorar

uniãoesperançanamorar

beijar

abraçarviajar comprar

benfeitorias

Natal é tempo de...

Lançamento da Operação Papai Noel

Na ultima quinta-feira 02 de Dezembro foi lançada em Sapiranga a Operação Papai Noel. O objetivo é potencializar o policia-mento nas áreas comerciais, garantindo ao cidadão/cliente a tranqüilidade com sen-sação de segurança, inibindo desta forma a ação de marginais, descuidistas que se aproveitam da situação conflitante da épo-ca.

A operação segue até a 1ª quinzena de Janeiro.

o imparcialwww.jornaltj.com

Israel Ávila

TRI...Quando o Orkut não existia...

PG.04

Soeli Oliveira

Marketing...C h e c k l i s t das Tarefas do Vendedor

PG.05

Nelmar Pinheiro

Política...Quanto

custa um Deputado

PG.05

Raquel Mello

Visão...Degeneração

Macular

PG.10

Câmara aprova orçamento 2011 de Sapiranga

A Câmara Municipal de Sapiranga aprovou na sessão da noite de segunda-feira, 29, por unanimidade, o orçamento de Sapiranga para 2011. O orçamento municipal, cujo mon-tante é de R$ 114.612.442,00, recebeu apenas uma emenda modificativa do vereador João Mores (PT).Acatada pela da Casa Legislativa, a emenda destina a importância de R$ 15 mil para convênio com entidade sem fins lucrativos. O recur-so saiu da dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, ampliando, com isso, o orçamento da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto.Um documento protocolado pela bancada do PP, no dia 26 deste mês, deno-minado de emenda 01, foi levado ao debate na Comissão de Finanças e Orçamento, minutos antes do início da sessão.