jornal tempo novo ed 1077

16
Foto: Bruno Lyra Foto: Yuri Scardini Serra/ES, 13 a 20/06/2014 - Ano 30 - Edição 1077 - Fundado em 1984 Estrelas do gospel confirmam presença Vem Louvar Serra página 08 Foto: Divulgação Estádio Robertão será leiloado Serra-sede página 14 Bairros terão tapetes de Corpus Chris Feriado página 11 Sueli Vidigal “Estou saindo do mandato por Sérgio Vidigal” página 03 Cidade mergulha no clima da Copa Polêmica Câmara aprova lei contra mudança do Fórum da Serra página 04 Bicanga e Balneário Prefeitura derruba cercas de quiosques página 07 Moradores de Nova Almeida (foto), Eldorado, Barcelona, Porto Canoa, entre outras comunidades se mobilizaram para pintar e enfeitar suas ruas e casas Thalles Roberto página 11

Upload: nilson-machado

Post on 25-Mar-2016

252 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

Na edição desta semana os principais destaques são: cidade mergulha no clima da Copa; estrelas do gospel confirmam presença no Vem Louvar Serra; estádio Robertão será leiloado ; bairros terão tapetes de Corpus Christi; Câmara aprova lei contra mudança do Fórum da Serra; Prefeitura derruba cercas de quiosques.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Foto: Bruno Lyra

Foto: Yuri Scardini

Serra/ES, 13 a 20/06/2014 - Ano 30 - Edição 1077 - Fundado em 1984

Estrelasdo gospel

confirmam presença

Vem Louvar Serra

página 08

Fot

o: D

ivul

gaçã

o

EstádioRobertão

seráleiloado

Serra-sede

página 14

Bairros terão tapetes

de Corpus Christi

Feriado

página 11

Sueli Vidigal

“Estou saindo domandato por

Sérgio Vidigal”página 03

Cidade mergulhano clima da Copa

Polêmica

Câmara aprova lei contra mudança do

Fórum da Serrapágina 04

Bicanga e Balneário

Prefeituraderruba cercasde quiosques

página 07

Moradores de Nova Almeida (foto), Eldorado, Barcelona, Porto Canoa, entreoutras comunidades se mobilizaram para pintar e enfeitar suas ruas e casas

Thalles Roberto

página 11

Page 2: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - MESTRE ÁLVARO 13 a 20/06/2014 PÁGINA 02

TEMPO NOVO Jornal Tempo Novo Ltda ME.www.jornaltemponovo.com.br

JORNAL TEMPO NOVO LTDA MECNPJ: 01.543.441/0001-00Inscrição Estadual: Isento

Inscrição Municipal: 017.199-0

Diretor GeralEci Scardini

Exemplares de arquivoR$ 4,00

Periodicidade: Semanal

Endereço 2ª Avenida, 485 - Ed. Lemos Salles,

2ª andar, sl. 202 - P.R. LaranjeirasSerra/ES - CEP: 29165-390

Tel.: (27) 3082-0242

E-mail:[email protected]

[email protected]

Os artigos e matérias assinadas são da responsabilidade única e exclusiva de seus autores, devidamente nominados no próprio texto, pois podem não representar a opinião do Tempo Novo a respeito do tema abordado.

As pessoas que desejarem ver publi-cadas suas cartas na Coluna do Leitor devem enviar, junto ao material, xerox da Carteira de Identidade e CNPJ. As cartas a serem publicadas serão de livre escolha do próprio jornal, que não se obriga a devolver as que não forem veiculadas.

Registro nº 200.707.86.283 na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo,

em 25 de setembro de 2007Tiragem: 6.500 exemplares

Editor-ChefeBruno Lyra Poltronieri

MTB [email protected]

Edição finalizada às 17h

Impressão:Parque Gráfico A Gazeta

3321-8482

Empresa filiada ao:

O Nó da [email protected]

Pelo visto as decisões polí-ticas mais importantes deverão mesmo é ficar para o apagar das luzes, não fugindo à velha mania brasileira de deixar tudo para a última hora. Esse jogo de poder e de política é excelente para o exercício da inteligência e da paciência e não é recomendado para quem sofre de ansiedade, pois as decisões não chegam logo e nem da maneira que se espera.

As convenções partidárias acontecem a partir deste fim de semana, quando os partidos co-meçam a definir as coligações, os seus candidatos a deputado esta-dual, federal, e quem apoiarão na disputa para o Governo estadual e Senado. O que os convencionais em sua maioria deliberam é dar poderes para a direção estadual negociar com outras siglas essas alianças, que devem ser fechadas até o dia 30, com acréscimo de cinco dias de prazo para enviar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as atas definitivas.

O que está amarrando todo o jogo sucessório é a incerteza da candidatura de Paulo Hartung (PMDB) ao Governo do Estado. Alguns partidos ainda jogam com essa possibilidade, outros nem tanto, e ainda há os que já desistiram de vez. Enquanto isso PH mantém um silêncio de múmia; não emite um único som publicamente sobre o assunto. O ôba ôba em torno de sua can-didatura já esteve bem maior; mas o mercado aposta em três possibilidades: (1) que Hartung

Tradição brasileiraseja candidato ao Senado; (2)fique de fora da eleição; (3) que ele possa ser candidato a deputado estadual, sendo o puxador de votos dessa eleição, se eleger presidente da Assembleia Legislativa e ter uma importante fatia do poder do Estado em suas mãos.

GruposExistem hoje três grupos que

trabalham candidatura majoritária (governador, vice e senador): um blocão puxado pelo PSB, que aposta na reeleição de Casagran-de para governador. Nesse bloco está o PPS, PV e mais 11 partidos menores. Há também um namoro muito forte com o PSDB e con-versas frequentes com o Solida-riedade (SDD), Pros, PTB e PR. Um outro bloco composto pelo PT e PDT tenta também atrair o PR de Mango Malta, que poderá ter um petista como candidato ao Governo. O terceiro bloco é do PMDB que, junto com o DEM, espera o sim ou o não de Hartung.

Existe hoje no jogo para governador: Renato Casagrande, pelo PSB; candidatura posta e irreversível. Guerino Balestras-si, pelo PSDB; que tende a não se consolidar. Uma candidatura do PT, que pode ser o deputado estadual Roberto Carlos ou outro nome que o partido indicar. E a não confirmada candidatura de Paulo Hartung. Paira uma dúvida sobre o que irá fazer o PR.

Para a vaga ao Senado tem o nome de Luiz Paulo Vellozo Lucas, do PSDB, com grandes

chances de fechar com o PSB. Tem o delegado de polícia Fa-biano Contarato, do PR, que procura ainda uma maneira de se viabilizar junto a uma chapa de governador. O ex-prefeito de Vitória, João Coser, é o nome do PT para o Senado e o PV que aposta no nome de Neucimar Fraga, na Chapa de Casagrande. Não é descartada a possibilidade de Hartung disputar o Senado.

IndefiniçõesA vaga de vice não tem

sido muito pleiteada. Na chapa de Casagrande não surgiu ainda um nome para ocupá-la. Pode ser Luiz Paulo Vellozo Lucas no caso de Hartung optar pelo Senado, compondo o bloco com o PSB; pode ser um forte candi-dato a deputado federal pelo PSB como forma de aliviar a chapa de federal ou outro nome que seja fruto das negociações na reta final. Se Hartung optar por não ser candidato nessa eleição, o mercado vê no deputado federal Lelo Coimbra um forte nome para ser vice de Casagrande.

Com tantas indefinições e o prazo se esgotando, os próximos dias serão intensos, ainda mais que diminuíram os tamanhos das bancadas parlamentares, de 30 para 27 deputados estaduais e de 10 para 9 federais. Isso dá um nó no processo e obriga os partidos a refazerem contas para ver se não ficam de fora da próxima legisla-tura, se mantém ou se aumentam as suas bancadas.

Suplentes de vereadores da Serra estão na torcida pela vitória dos titulares: Bruno La-mas (PSB) tem como suplente o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sebastião Sabino, que dificilmente pedirá votos para o socialista, mas certamen-

Torcida organizada: ‘a hora do reserva’ te almeja a cadeira deste.

Sérgio Peixoto (PDT), ex-vereador da Serra, é suplente do colega de legenda, Nacib Haddad, e declarou apoio incon-dicional ao pedetista. Mais que isso, trouxe consigo uma figura de peso na política serrana, ex-

vereador Miguel Arino.Já o vereador Miguel da

Policlínica (PTC) traz como suplente o comerciante João Nas-cimento, que vem a ser o pai do secretário de Serviços, Jolhiomar Massariol. João segue de corpo e alma na campanha de Miguel.

Fura-filaHá algum tempo é púbi-

co e notório o descontenta-mento de alguns vereadores com o atual presidente da Câmara Guto Lorenzoni, em relação à escolha dos projetos de lei que entram para votação. Segundo eles, há projetos tramitando desde o ano passado que nem se-quer foram lidos, enquanto os PL’s de Guto “demo-ram” em média uma semana para serem lidos, votados e aprovados. Se essa prática de Guto já incomodava os vereadores, imagine agora que os dias na Presidência estão contados...

Voz flexível IPor meio de Medida

Provisória (MP) publica-da na quarta-feira (4) no Diário Oficial da União, o programa “Voz do Brasil” terá horário flexibilizado durante a exibição da Copa do Mundo 2014, podendo ser transmitido entre 19h e 22h durante os jogos do

Sopa de letrinhasMais um partido político busca registro junto ao Tribunal

Superior Eleitoral (TSE). Trata-se do Partido Social (PS), que tem intensificado o trabalho de coleta de assinaturas, visando atingir a meta estipulada pelo órgão.

Após o registro, o PS quer disputar as eleições municipais de 2016, e no Espírito Santo, lançar candidatos a prefeito em pelo menos 30 dos 78 municípios capixabas. As informações são do presidente estadual da legenda, professor Maurício Gomes.

Mundial. O período de vi-gência da MP é entre 12 de junho e 13 de julho.

Voz flexível IIO programa Voz do Brasil

está no ar desde 1935 e tem 1 hora de duração, apresentando notícias dos poderes Execu-tivo, Legislativo e Judiciário. A MP prevê ainda que “em casos excepcionais de interes-se público” o horário poderá novamente ser flexibilizado.

Esse cara sou euO governador Renato

Casagrande (PSB) costuma dar trabalho a sua comitiva. Quando não toma o volante do próprio carro e o guia pelas ruas dos municípios do interior, lança mão do microfone em solenidades, passando a conduzir as falas e protocolos oficiais. Em um evento no sábado, em Alfre-do Chaves, o cerimonialista permaneceu sentado en-quanto o governador, muito à vontade, passava a palavra às autoridades presentes.

CondolênciasA coluna lamenta o falecimento da mãe do ex-prefeito

Sérgio Vidigal (PDT), dona Floreny Vidigal, cujo sepulta-mento ocorreu na tarde desta terça-feira (10) e contou com a presença de amigos, familiares e muitas lideranças políticas, entre elas o governador do Estado, Renato Casagrande.

Page 3: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - POLÍTICA 13 a 20/06/2014 PÁGINA 03

ECI SCARDINI

Foto: Divulgação

A senhora atua há 12 anos como parlamentar. Agora, abdica de disputar a reeleição. Por quê?

Vou temporariamente, até por uma opção pessoal, descansar um pouco. Acho que contribuí muito, mas acredito que tenha muito mais a contribuir. Estou saindo do mandato de deputada federal, que agora será disputado por Sérgio Vidigal. Acredito que ele deva ter seu mandato. Eu, por opção, resolvi me afastar temporariamente, mas como soldado do PDT no qual mi-lito há 23 anos, meu primeiro e único partido, também me coloco à disposição,

Como avalia sua atua-ção parlamentar?

Tive uma parcela contri-butiva para o Espírito Santo, inicialmente como deputada estadual, quando a Assembleia atravessou momentos difíceis, com a cassação de deputados; onde fui corregedora da Casa. Depois fui para o mandato de deputada federal e fui muito prestigiada pelo meu partido, acredito que até em função de ser, no primeiro mandato, a úni-ca mulher eleita pela legenda. Tivemos assento em comissões importantes da Casa, como a de Turismo, de Fiscalização, Finanças e Controle das Obras

“Houve um esquema contraa minha campanha em 2010”

A trajetória da de-putada federal Sueli Vidigal (PDT) se con-funde com a política recente da Serra. Ela é esposa do médico Sérgio Vidigal, pre-feito da Serra por 12 anos. Com o apoio do marido, Sueli foi eleita deputada esta-dual em 2002. Quatro anos depois, se elegeu deputada federal e cumpre seu segundo mandato no Congres-so Nacional. Nesta en-trevista, ela fala sobre sua saída da disputa eleitoral em 2014, mas avisa que não está se aposentando.

Estou saindo do mandato, que agora

será disputado por Sérgio

Vidigal

Minha parcela de

contribuição com a Serra

não parou na nova gestão

Públicas; Seguridade Social e Família; Direitos Humanos. Um legado importante foi a aprovação de uma emenda na Comissão de Seguridade Social, onde à época eu era 1ª vice presidente.Isso possibi-litou a construção de centros de tratamento de dependentes químicos em todo o país. A Ser-ra encampou esta ideia e foi a primeira prefeitura, em parceria com o Governo Federal, que conseguiu construir a Fazenda Esperança, em Muribeca, com emenda individual minha.

Outras emendas de sua autoria?

Não poderia deixar de citar a obra do Hospital Ma-terno Infantil, com emenda apresentada por mim à ban-cada. Fizemos uma interlo-cução muito grande, levei o projeto da Serra, pioneira nas grandes ações, e o apresentei ao senador Flexa Ribeiro e ao Ministério da Saúde. A mesma equipe que desenhou o hospital Jayme Santos Neves também planejou este hospital moderno, com 60 leitos para maternidade e 60 pediátricos, também a Arena Cultural Esportiva, em Jaca-raípe; o desassoreamento do Rio Jacaraípe.

Em 2013, os cinco vere-adores do meu partido, além dos vereadores Luiz Carlos Moreira (PMDB) e Tio Pau-linho (PV), receberam R$ 1 milhão em emendas, o que possibilitou que pudessem desenvolver, em parceria com a prefeitura, obras na cidade.

E as emendas de ban-cada?

Também em 2013, uma emenda de bancada destinou R$ 23 milhões para solu-cionar a erosão na praia de Jacaraípe. Em 2014, mais de R$ 3 milhões para a Serra; novas unidades de saúde para os bairros Jardim Bela Vista, Cidade Pomar, Balneário de Carapebus, Nova Almeida, Parque das Gaivotas e Tuba-rão; o recapeamento de São Diogo e de Jardim Limoeiro; duas unidades de saúde em fase de conclusão em Nova Carapina e São Marcos. En-fim, minha parcela de contri-buição com a Serra não parou em função da nova gestão, da qual tenho sido parceira. Destinei R$ 1 milhão para que o prefeito utilizasse na recuperação de galerias em Central Carapina e Lagoa de Jacaraípe, bairros atingidos pelas chuvas. A chegada de 13 Centros Municipais de Educação Infantil foi uma interlocução do meu mandato. Foram destinados mais de R$ 100 milhões, entre emendas individuais e interlocuções com o Governo federal, ao longo dos dois mandatos.

O que a senhora fará após o fim do mandato?

Continuo sendo militante do partido e tenho muito a con-tribuir ainda. Nada impede que eu possa trabalhar em Brasília, já que faço parte da Executiva nacional. Vamos aguardar até julho, após a convenção. Em princípio me afasterei um pouco para me dedicar à vida pessoal, mas não vou sair da vida pública. Tenho um traba-lho importante para o Espírito Santo e todos os 78 municípios do Estado receberam emendas de minha autoria. Fora da

Serra eu recebi 92 mil votos, e olhei a Serra com outro olhar, da minha cidade, mas não dei-xei de atuar em todo o Estado. Estou pronta para o que me for determinado, pois sou como a maioria das mulheres deste país, acostumada ao exercício diário de superação de obstá-culos. Agora eu fiz esta opção de me dar esse tempo, mas isso não é definitivo.

A política na Serra criou alguma mágoa em relação às eleições passadas?

Não existe nenhuma mágoa, até porque quem conhece a palavra de Deus sabe que passado é passado. Lógico que houve um esque-ma contra a minha campanha em 2010. Nada foi provado e tudo foi muito bem orques-trado para desgastar o meu nome e o de Sérgio Vidigal. O que ficou provado é que sou uma mulher de luta e de garra. Não saímos ma-goados nem penalizamos a população. Isso tudo me deu mais força para trabalhar e demonstrar verdadeiramente quem somos nós.

Podemos esperar que o PDT componha o palanque de Dilma Rousseff (PT)?

A direção nacional sinali-za que existe esse apoio. Essa é a direção do nosso partido. A sinalização é de que o PDT caminhe com o PT, e nós, como partidários, seguiremos a orientação do PDT.

A senhora acompanha politicamente seu marido, Sérgio Vidigal, desde 1988, quando ele se elegeu vere-ador. Faria tudo de novo?

Acompanharia do mes-mo jeito. Faria tudo de novo. Antes de ser esposa, mãe e companheira, sou fã, admi-radora do trabalho do meu marido, que é um bom pai, bom marido, bom profis-sional e o maior gestor que a Serra e o Espírito Santo, tiveram o privilégio de ele-ger. Qualquer mandato ele vai exercer com excelência, porque ele é comprometido e o que mais me encanta é a simplicidade dele e seu amor aos semelhantes.

A deputada vai abrir mão da vaga no Congresso em favorde seu marido e mentor político, Sergio Vidigal

Page 4: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - POLÍTICA 13 a 20/06/2014 PÁGINA 04

CONCEIÇÃO NASCIMENTO

Foto: Arquivo TN

Uma semana apos ser eleita por unanimidade presidente da câmara da Serra para o biênio 2015-2016, a vereadora Neidia Maura (SDD) voltou a agradecer ao apoio dos colegas de plenário. “Estou muito feliz porque, após 90 anos, uma mulher preside a Casa. Me deixa mais honrada ainda o fato de ser a única entre os 23 vereadores da atual legislatura. Vou trabalhar com muito afinco para justificar o apoio e a responsabilidade que me foi dada. Agradeço aos pares que em mim confiaram”, afirmou a vereadora.

Neidia recebeu o apoio de 14 vereadores ao longo de todo o debate sobre a nova composição da Mesa Diretora. Ela citou Aecio Leite (PT), Antônio Boy do INSS (PSB), José Raimundo (PSL), Auredir Pimentel (PDT), Pastor Ricardo (PRB), Jorge Luiz (SDD), Toninho da Ambulância (DEM), Nacib Haddad (PDT), Davi Duarte (PDT), Aldair Xavier (PTB), Basílio da Saúde (Pros), Gilmar Carlos (PT) e Gideao Svensson (PR).

PTC – PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO

EDITAL DE CONVOCAÇÃOO presidente da comissão Executiva Estadual do Estado do Espírito Santo, do Partido Trabalhista cristão – PTC, na forma das disposições contida no Estatuto do Partido e Lei Eleitoral vigente; Convoca os membros do Diretório Estadual e todos os filiados do Estado do Espírito Santo, para a CONVENÇÃO ESTADUAL, do Partido trabalhista cristão; que realizar-se-á, no dia 22 de Junho de 2014, tendo inicio as 09:00 horas, e se prorrogará pelo tempo que for necessário; Local Câmara Municipal de Vitoria –ES, Av. Marechal Mascarenhas de Moraes n. 1788, Bento Ferreira, Vitória–Es,Cep. 29.050.940,

ORDEM DO DIA1) Escolha do Candidato a Governador;2) Escolha do Candidato a vice-governador;3) Escolha do Candidato a Senador;4) Escolha do CandidatosSuplente de senador;5) Escolha dos Candidatos a Deputado Federal;6) Escolha dos Candidatos a deputado Estadual;7) Deliberar sobre Coligações;8) Informar sobre valor Maximo de gasto com a campanha eleitoral;9) Criar Comitê financeiro, e escolher seus Membros;10) Indicar Delegado para representar o PTC, junto ao Juiz Eleitoral e coligação;11) Outros assuntos de interesse do Partido.

Vitória – ES, 05 de Junho de 2014,PRESIDENTE ESTADUAL – PTC.

Foto: Divulgação

Neste sábado(14) tem ple-nária do Orçamento Participati-vo (OP), organizada organizada pela Assembleia Municipal do Orçamento (Amo). O evento será realizado no auditório do Hospital Jayme Santos Neves, entre 8h e 12 horas. O objetivo é discutir o cronograma de exe-cução das obras apontadas pela população através do OP.

A Amo traz como coorde-nador geral Jean Carlo Cassia-no, que assumiu a função em novembro de 2013. Ele afirma que importantes obras do OP

Amanhã tem discussãodo Orçamento Participativo

não entraram no calendário de execução.

“Temos atrasos em obras de 2009, por exemplo. Por isso é importante que a população par-ticipe da plenária, já que haverá discussões sobre a forma como a administração municipal con-duz o calendário, tanto de obras iniciadas, em licitação, análise de projeto e, especialmente, as que se encontram paralisadas”, contou Jean.

O prefeito Audifax Barce-los (PDT) confirmou presença no evento.

A construção do novo Fó-rum na Serra centro é um fato já consumado e sem perigo de ir para outro bairro. Essa é a avaliação do deputado estadual Jamir Malini (PTN), que esteve presente em uma audiência en-tre o prefeito Audifax Barcelos (PSB) e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Bizzoto, na sexta-feira passada (dia 6), que contou ainda com presenças de membros da Asso-ciação de Moradores da Serra e do presidente da Câmara, verea-dor Guto Lorenzoni (PP).

Malini destacou que as pa-lavras do presidente do Tribunal foram: “Eu jamais vou passar

Malini faz coro pela permanênciapor cima da assinatura do ex-presidente Feu Rosa, ainda mais ele sendo um serrano autêntico. Também não vejo motivos para o Fórum sair da Serra”. O depu-tado entende que essa afirmação sepulta de vez qualquer tentativa de transferência do Judiciário para Laranjeiras, que acarretaria enor-mes prejuízos para a economia da Serra-sede.

A abordagem que o prefei-to fez ao presidente, segundo Malini, não foi a de cobrar a permanência do Fórum onde está, e sim de quando as obras começam, uma vez que para ele, o prefeito não tem dúvida alguma quanto à localização. O deputado

disse que os líderes comunitá-rios que se fizeram presentes também ficaram satisfeitos com as declarações do presidente e também agradeceram pela de-cisão tomada.

Trevo de Cidade PomarJamir Malini disse também

que esteve reunido com o diretor do Dnit, Halpher Luigi, cobrando a retomada das obras do trevo de Cidade Pomar, na BR 101, que ficou sob a responsabilidade do órgão, mesmo após a concessão da via à Eco 101. A resposta, se-gundo o parlamentar, é de que foi assegurado por Luigi a retomada das obras na próxima sexta (20).

Após o anúncio do prefeito Audifax Barcelos (PSB) de que o Fórum da Serra permanecerá na sede, a Câmara de Verea-dores aprovou Projeto de Lei 127/2014 que obriga a manu-tenção do judiciário na região. A matéria é de autoria do vereador Guto Lorenzoni (PP) e foi apro-vada na segunda-feira (9).

Caso sejam aprovadas pelo prefeito Audifax Barcelos (PSB), obras do respectivo ór-gão ficam restritas ao território da sede, com a respectiva carta de viabilidade. As punições previstas em caso de desobe-diência são multa, embargo da construção e até interdição de funcionamento do órgão.

O vereador Guto Lorenzo-ni destacou que, diante de notí-cias sobre possíveis mudanças de órgãos da sede da Serra, mo-radores e comerciantes ficam atemorizados. “A transferência de qualquer poder em funcio-namento na cidade representa o esvaziamento do comércio e serviços oferecidos no local,

Câmara aprovaprojeto que impede mudança do Fórum

já que a população vive, em grande parte, da economia gerada por pequenas lojas, bares, restaurantes, papelarias e outras atividades”, pontuou Lorenzoni.

Guto disse ainda que a ameaça de mudança do Fórum é capitaneada por autoridades que não têm compromisso com

a Serra, e apenas desejam fa-cilitar o deslocamento para o trabalho.“Se tal fato acontecer, a mobilidade urbana no local pretendido por algumas pes-soas poderá gerar ‘imobilidade urbana’ em Laranjeiras, pois o comércio da região, aliado a outras atividades, gera grande fluxo de veículos”, concluiu.

O projeto é de autoria do presidente da Câmara, Guto Lorenzoni (PP)

Em meio às discussões envolvendo as eleições de ou-tubro, o PSB enfrenta o desafio de escolher novos dirigentes em todos os municípios do país, e também as composições das direções estaduais, seguindo orientações da direção nacional da legenda.

O congresso estadual está marcado para o dia 16 de junho, conforme edital divulgado pelo partido, e lá será eleito o novo diretório da legenda do Esta-

Duelo Audifax x Vidigal até no PSB do. Lembrando que o PSB já escolheu seus representantes dos seus segmentos (negros, mulheres, LGBT, juventude) para atuarem como delegados no congresso estadual.

Na Serra, o PSB tem dois grupos que duelam pela direção do partido: um ligado ao pre-feito Audifax Barcelos e outro com mais afinidade com o ex-prefeito, Sérgio Vidigal. A ideia é uma composição que consiga atender a ambos.

Page 5: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - POLÍTICA / ECONOMIA 13 a 20/06/2014 PÁGINA 05

CONCEIÇÃO NASCIMENTO

POLÍTICA, CULTURA& ATITUDE

Em plena Copa do Mun-do e enquanto a bola rola atraindo quase todas as aten-ções, o calendário da Justiça Eleitoral obriga que os parti-dos políticos e seus candidatos organizem seus times pra cam-panha, autorizada a ir as ruas no próximo dia seis de julho.

Claro que assim de cara nada acontecerá. Nenhum candidato encontrará eleitor

disposto a falar de outra coisa senão sobre a Copa, o sucesso ou o mal humor d’algum infortúnio nos jogos do Brasil.

Tudo bem que na extrema maioria dos amantes do futebol, circule certa desconfi ança, não quanto à qualidade de nosso escrete canarinho. Mas com os rumos da vida nacional. O dia-a-dia das pessoas convivendo com as incertezas do desenvolvimen-to pouco sustentável e suscetível às chuvas e tempestades da economia mundial.

Também perpassa espécie de apatia com os jogadores da seleção brasileira. Em sua maioria atuam distante dos gra-mados e da paixão nacional. Há inclusive quem terá na Copa a oportunidade de jogar no Brasil e a outros, a de voltar aos está-dios (agora arenas) nacionais.

Portanto se não são da Cruz-de-malta ou do Urubu, do Timão ou do Verdão, do Galo ou da Raposa ou ainda do Grenal, perde a graça tor-cer. Então melhor ganhar a Copa e desta forma espantar os maus fl uídos. Do contrário, os torcedores verde-amarelo levarão pras ruas e depois as urnas, toda a decepção de pela segunda vez perder a Taça da Copa em casa.

Pessimismo à parte, en-quanto na Copa, as trinta e duas melhores seleções do mundo encantarão as torcidas fazendo gols; os trinta e três times da eleição, os partidos políticos, tentarão suas torci-das à procura de votos.

Odmar Péricles Nascimento é sociólogo e analista politico

Heliomara [email protected]

Foto: Divulgação

Polo PiracemaO Polo Industrial Pirace-

ma, da San Carlo Empreendi-mentos imobiliários, lançou a sua segunda etapa. O investi-mento foi de R$ 30 milhões. A estimativa é de que o lote-amento atraia investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, após todas as fases concluídas e a instalação das empresas com aquisição de equipamentos. Está situado na Rodovia do Contorno, BR 101, KM 275 – Distrito de Carapina, na Serra.

RepresentaçãoA prestação de serviços

representa 70% do PIB na-cional, sendo o segmento que mais cresce e mais produz empregos formais no País. No Estado, a categoria tem se fortalecido com a forte presença do Sindicato das Em-presas Prestadoras de Serviços do Estado do Espírito Santo (Sindipres) que dará posse ao seu presidente Mario Cesar Ribeiro no dia 25 de junho.

RestituiçãoA Receita Federal di-

vulgou que as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) estão aber-tas desde quarta-feira (11). Apenas neste lote, o Fisco deve pagar R$ 1,95 bilhão aos contribuintes, no dia 16 de junho. Vale lembrar que, de acordo com as regras da

PioneiraDe olho nas oportunidades do setor de Petróleo e gás, a Tereme

Engenharia recebeu a certifi cação da NBR IEC 60079:19, que torna a empresa apta a trabalhar na área de Reparo, revisão e recuperação de equipamentos para operação em atmosferas explosivas. A cer-tifi cação é concedida a empresas que cumprem os procedimentos e metodologia atendendo aos requisitos de segurança exigidos pela norma. A empresa da Serra é a primeira do Estado a receber tal certifi cação.

Receita, as restituições são pagas pela ordem de entrega das declarações que não tive-ram erros ou omissões, depois dos contribuintes idosos e com defi ciência.

ApostaA Caximmi Calçados dei-

xou o CaroneMall de Laranjei-ras para investir na sua segunda loja na Avenida Central. As clientes que já estão acostu-madas com a qualidade dos sapatos das marcas Lança Per-fume, Luisa Barcelos, Ferrucci, entre outras, puderam conferir o novo espaço no último dia 05.

Adega e padariaOs clientes do Extrabom

de Valparaíso puderam con-ferir, no último dia 11, como fi caram as instalações da loja, que ganhou padaria e adega após a reforma.

Roda de CantinaAlunos da Universida-

de Federal do Espírito Santo estão conferindo os descon-tos oferecidos na Roda de Cantina, o concurso que vai eleger o melhor lanche da Universidade. Organizado por estudantes de comunicação social, o Roda de Cantina está em pleno andamento, com dois ou três estabelecimentos em promoção a cada semana. O resultado sai no dia 16 de junho e as votações já estão abertas no site www.universo.ufes.br.

Enquanto a candidatura de Paulo Hartung (PMDB) não é confi rmada, outras legendas tratam de emplacar seus nomes ao Governo do Estado. Hartung não confirma seu nome na corrida eleitoral, mas o go-vernador Renato Casagrande (PSB) anunciou que disputará a reeleição. O senador Magno Malta (PR), que anunciou seu nome para disputar a Presidên-cia da República, não descarta a possibilidade de concorrer à vaga ao Palácio Anchieta.

O PT, que tentava uma vaga na composição majoritária de Hartung ou Casagrande, ago-ra já fala em lançar candidatura própria ao Governo. Ou seja: o cenário político neste momento está “como nuvem, e a cada olhar está de um jeito”.

O PT em princípio cami-nharia com o até então “neutro” Renato Casagrande, mas iniciou conversas com Paulo Hartung, assim que este deu sinais de que poderia ser candidato. En-tretanto, após divulgar carta se colocando à disposição do seu partido, Hartung não emitiu mais sinal que o confi rmasse na corrida pelo Governo do Estado.

Diante da possibilidade de ficar isolado na corrida eleitoral, sem palanque para a candidata Dilma Rousseff,

Sucessão estadual

Silêncio de Hartung mantém suspense

os petistas admitem disputar o Governo estadual, e apresentam os nomes dos deputados Roberto Carlos (estadual) ou Iriny Lopes (federal) para a missão.

Nos bastidores do partido, no entanto, caciques tentam tra-balhar a unanimidade em torno da candidatura de Roberto “por representar bem o PT”. Estes defendem que Iriny “já deu sua contribuição ao partido”.

O presidente estadual do PT, João Coser, não confi rma a pre-ferência da militância por algum nome e faz mistério sobre a de-cisão. “Estamos trabalhando para construir, mas vamos esperar o início da Copa para a bola rolar”.

Malta no páreo

Enquanto isso, o PR já corre para garantir o nome de Magno Malta na convenção nacional da legenda, marcada para 21 de

junho, em Brasília. Caso seu nome não seja aprovado como candidato do partido à Presidên-cia da República, Malta poderá ser o candidato republicano ao Palácio Anchieta, em 2014. “Estaremos fora de qualquer coligação que não garanta o cenário de disputa ao Senado com Fabiano Contarato. Não abriremos mão desta vaga”, dis-se Gideão Svensson, presidente municipal da legenda.

ApostaO ex-senador e ex-prefeito

da Serra João Baptista da Mot-ta (PSDB) acredita em uma composição entre PSB, PSDB e PMDB. “Sempre acreditei em uma aliança entre Casa-grande, Luiz Paulo e Hartung, com o primeiro disputando o Governo; Luiz Paulo na vice e Hartung no Senado”, vaticina.

Foto: Divulgação

Petistas já se movimentam para ter candidatura propria, um sinal de que Hartung pode desistir da disputa com Casagrande

Page 6: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - MEIO AMBIENTE 13 a 20/06/2014 PÁGINA 06

CAMILA FREGONAFREELANCER

Foto: Bruno Lyra

Para comerciantes, a retirada vai facilitar o estacionamento de carros sobre a restinga

O cenário das praias Bi-canga e Balneário de Carapebus amanheceu diferente no último dia 30 de maio. Na tarde ante-rior, equipes da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Sem-ma), acompanhados por uma patrulha da comunidade, estive-ram nos quiosques Romoletto, em Bicanga, e Mangue Beach, em Balneário Carapebus, para retirar cercas que faziam o con-torno dos dois espaços.

Os comerciantes disseram que não foram notificados pela prefeitura e ficaram assustados com a ação. “Eles desceram dos carros já com marretas nas mãos e quebraram tudo que encon-traram pela frente. Pedi que se identificassem e apresentassem o mandato para justificar essa retirada, mas eles me ignoraram e debocharam de mim e do meu marido. Só nos restou registrar a covardia que fizeram com fotos e vídeos, mas mesmo assim alguns agentes tentaram tirar os aparelhos das nossas mãos e debocharam da gente, dizendo que iriam fazer a melhor pose para as fotos. Foi um absurdo, me senti desrespeitada porque não fui tratada como uma cida-dã”, desabafou Catiane Ribeiro Malaquias, que coordena o

Bicanga e Balneário

Prefeitura removecerca de quiosques

Comerciantes ale-gam que a medida tira a proteção contra o estacionamento de carros sobre a restin-ga. Prefeitura rebate dizendo que cumpriu a lei ambiental.

quiosque Romoletto Beach desde novembro de 2013.

À reportagem do Jornal Tempo Novo, Catiane con-tou que em fevereiro recebeu uma notificação solicitando a retirada da cerca, mas após contato com a prefeitura foi orientada para desconsiderar o documento. “Disseram que não havia fundamento para aquilo, pois as cercas protegiam a res-tinga”, afirmou.

Segundo a proprietária, após essa notificação, não houve nenhum outro contato, apenas ação da última quinta-feira (29). “Fiz um Boletim de Ocorrência no mesmo dia e, na manhã seguinte, procurei o diretor da Secretaria de Meio Ambiente da Serra, José Luiz Scaquete, alegando que não recebi nenhu-ma autuação. Ainda na sexta-feira (30), os fiscais voltaram ao quiosque e me aplicaram uma multa de R$ 10 mil. Eu gostaria de saber por que multar se já não havia mais a barreira. Como vou pagar um valor tão alto se estamos no inverno e nem mo-vimento temos?”, questionou.

BalneárioNo mesmo dia, a ação foi

realizada no quiosque Mangue Beach, em Balneário de Cara-pebus. Stefani Dalla Bernardi-na, concessionária do espaço, informou que também não recebeu notificação prévia e os agentes já chegaram retirando os bambus que envolviam o local. “Só sobrou a sujeira para a gente limpar, porque eles quebraram toda a estrutura que havia e os entulhos ficaram aqui”, disse.

Stefani justificou que os bambus não impediam a en-trada do público, apenas pro-

tegiam a restinga para que os carros não a destruíssem. “Antes de iniciar o funcionamento do quiosque, fiz – em conjunto com um biólogo e um engenheiro am-biental – um estudo do impacto ambiental da área, para que não houvesse prejuízos ao meio ambiente. Ao contrário, aqui na região há quiosques totalmente irregulares, que fizeram cons-truções com concreto no espaço. E com eles nada aconteceu...”, contou.

Prefeitura De acordo com a Prefeitura

da Serra, uma ação conjunta de fiscalização, realizada com apoio da Polícia Militar, constatou que a ocupação estava irregular. Se-gundo a nota enviada ao Jornal Tempo Novo, “foi constatada também a supressão da restinga e a criação de animais em área de preservação permanente, o que configura crime ambiental. A comerciante foi autuada, visto que a concessão não permite alteração nas características do quiosque ou qualquer intervenção que impeça a população de ter acesso à praia. A legislação prevê demolição sumária de qualquer tipo de cons-trução irregular, independente de notificação”.

Sobre os possíveis prejuí-zos à vegetação, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que ações de conscientização sobre a importância da restinga são realizadas em toda a orla do município. Quanto ao fato de existirem construções irregulares de concreto, a prefeitura disse que a fiscalização irá averiguar o fato. Alertou ainda que novas ações serão realizadas e se veri-ficada a existência de qualquer construção irregular, também será retirada.

Um acordo de Coopera-ção Técnica entre o Instituto Estadual de Meio Ambien-te (Iema) e a Fundação da Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnoló-gicos (COPPETEC) da Uni-versidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem gerando polêmica. É que a medida está transferindo a análise de processos de licenciamentos ambiental no Estado sob a responsabilidade do Iema para a COPPETEC, localizada no Rio.

Defendido como uma ne-cessidade do Iema em acelerar os pareceres sobre cerca de 4 mil pedidos de licenciamento em tramitação, o acordo é criticado por um grupo de servidores efetivos do Iema e até por representantes da Sociedade Civil.

Dona da “Oiotrem” de Matilde, primeira propriedade rural do ES transformada em Reserva Particular do Patri-mônio Natural, Vânia Caus considera a medida temerária. “Colocar técnicos de fora para analisar licenças no Estado é uma irresponsabilidade am-biental”, assevera.

Do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Regional de Meio Ambiente

O Diretor Presidente do Iema, Tarcísio José Foeger rebateu as críticas. Disse que o acordo foi aprovado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Controladoria. “O Ibama também estabeleceu cooperação semelhante com a COPPETEC para desaguar suas demandas por licenças. Não estamos repassando o processo de licenciamento, é apenas para cooperar com o trabalho de nosso servidor”, afirma.

Segundo Tarcísio, já fo-ram enviados 1,2 mil processos a COPPETEC. “Metade são atividades que nem existem mais. E 90% são licenciamen-tos de impacto local, como postos de combustível. É pos-sível que menos da metade dos 4 mil processos virem licença. Fizemos uma reserva técnica de R$ 8,9 milhões para a co-operação, que possivelmente não será executado ao todo”, adiantou.

Diretor do Iema diz que medida é benéfica

Tarcísio acrescentou que há carência de mão de obra para atender a demanda do órgão, que até pretende abrir concurso e tentar retomar o processo de contratação temporária suspenso judicial-mente. “É necessário cuidado porque uma demanda grande hoje pode não ser a de ama-nhã. Para resolver um passivo de 4 mil licenças, não posso inchar a máquina. Por isto a cooperação com a COPPE-TEC foi o melhor caminho. É bom deixar claro que de 80 a 85% dos profissionais mobi-lizados pela COPPETEC são de instituições capixabas”, salientou.

Tarcísio garantiu que os processos não serão atrope-lados. “A comissão do Iema não trabalhará sozinha, os técnicos do órgão também participarão das análises antes da emissão dos pareceres”, concluiu.

Polêmica

Licenças ambientais do ES são analisadas por entidade cariocaBRUNO LYRA (CONREMA III), que abran-

ge a região de Aracruz, Luiz Carlos Ribeiro, também fez críticas. “Por que não usam técnicos de instituições ca-pixabas. Tenho informações que a COPPETEC faz isto com alunos, gente sem expe-riência”, critica. Luiz também é presidente da Associação de Amigos do Piraquê – Açu.

O presidente da Associa-ção dos Servidores do Iema, Fábio Camilo dos Santos, disse que a entidade solicitou análise jurídica do caso junto ao Sin-dicato dos Servidores Públicos do ES (Sindipúblicos). “Se tiver ilegalidade levaremos o caso para o Ministério Públi-co”, concluiu.

Técnicos do Iema que se opõem à medida não quiseram que seus nomes fossem revela-dos, alagando que podem ser perseguidos. Eles argumentam que por não atuarem aqui os técnicos da COPPETEC não teriam condições de fazer análises adequadas. Também acham inadequado o fato de ter sido instituída uma comissão de apenas seis profissionais do Iema para darem pareceres às licenças analisadas pela entidade carioca.

Consideram ainda que as análises só poderiam ser feitas por funcionários do Iema, e que não concordam com o que classificam como “terceiriza-ção” do serviço.

Page 7: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - ECONOMIA 13 a 20/06/2014 PÁGINA 07

Foto: Bruno Lyra

AYANE KAROLINEFREELANCER

De Goiás para a Serra já vie-ram algumas pessoas para morar ou trabalhar. Mas a novidade do momento é uma franquia que está fazendo sucesso em Laranjeiras: a “Frutos de Goiás”. Especializada em sorvetes e picolés artesanais de frutos típicos do cerrado, mata na-tiva do sertão brasileiro, a unidade superou a expectativa de vendas do proprietário em menos de um mês de funcionamento.

“Mesmo com o inverno que estamos passando, conquistamos vários clientes, e o balanço foi positivo. A ideia é começar agora para chegar ao verão com a marca consolidada entre os serranos”, explica o proprietário do negócio, Elvio de Souza Ramos Filho.

Unidades da loja já foram instaladas em vários locais do Estado, como em Vitória, Vila Velha e Guarapari. Na Serra, é a única. Hoje, ela funciona com três funcionários, além da gerente

Em Laranjeiras

Empresário aposta nos sabores do cerrado Cidade ganha pri-

meira loja da fran-quia, que inova ao trazer produtos feitos com frutas típicas do cerrado brasileiro

Fernanda Ramos, que é esposa do proprietário.

Segundo Elvio, a ideia de abrir uma franquia era antiga, só faltava uma boa oportunidade. “Meu desejo era abrir um negócio com uma imagem firme no mer-cado e que eu não precisasse de muita prática e experiência. Hoje

recebo meu produtos já prontos e a única coisa que monto é o açaí nas taças”, afirma.

Além de da alternativa de sa-borear os produtos no local, a Fru-tos de Goiás oferece embalagens personalizadas para viagem. Outra facilidade é o cartão fidelidade, que, ao ser inteiramente preenchido, tem

como cortesia picolés ou sorvetes. A loja fica no início de Laranjeiras, entre o Exagerado e o Rangão Lanches, e funciona das 13h às 23h. Os preços variam entre R$ 3 e R$ 3,50, entre os picolés. O quilo do sorvete é R$ 41,90. Já quem prefere açaí, vai desembolsar de R$ 10 a R$ 12.

InvestimentoA franquia é um bom negó-

cio para quem quer investir, assim como Elvio. Mas antes de decidir, é preciso estar atento a alguns fatores, como identificação com o ramo e aptidão para “tocar” o empreendimento. “Avalie cuida-dosamente o que o franqueador te apresenta. Observe se os padrões condizem com a realidade do mercado da região. Além disso, faça um bom plano de negócios e avalie o que pode dar certo ou errado”, indica o gerente da Uni-dade de Acesso a Mercados do Sebrae/ES,Rafael Nader.

Sobre a Frutos de GoiásA marca nasceu na região

central do país e vem se espa-lhando rapidamente pelos es-tados brasileiros, com sorvetes e picolés de frutas típicas da região, bem como as das frutas tradicionais que já existem no mercado

Os clientes têm à sua dis-posição mais de 60 sabores, são produtos naturais e com 90% de fruta. Há também al-guns sabores na linha diet, com 0% de açúcar. Alguns sabores específicos da região de Goiás são araticum, buriti, cagaita, ca-jámanga, cajuzinho do cerrado, mangaba, murici, pequi, tama-rindo, entre outros. Também há sabores tradicionais.

A funcionária Ádna Rangel é uma das três pessoas empregadas com a abertura do empreendimento

Page 8: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - CULTURA & LAZER 13 a 20/06/2014 PÁGINA 08

Sala 01 - MALÉVOLA / DUBLADO - Horário: 14:40, 16:40, 18:40, 20:40

Sala 02 - X-MEN – DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO / 3D / DUBLADO - FILME 3D - Horário: 14:00, 18:30

Sala 02 - NO LIMITE DO AMANHÃ / 3D / DUBLADO - FILME 3D - Horário: 16:30, 20:55

Sala 03 - X-MEN – DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO / DUBLADO - Horário: 13:50, 16:10, 18:35, 21:00

Sala 04 - O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2 / DUBLADO - Horário: 14:30, 17:30, 20:30

Ingressos 2-DSEGUNDA-FEIRA E QUARTA-FEIRA R$ 14,00 Inteira – R$ 7,00 Meia – Todos

Pagam Meia – Preço Único R$ 7,00

PROGRAMAÇÃO 29/05 a 04/06/2014 (Quinta a Quarta-feira)

TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA Sessões Iniciadas Até as 17:00 hs Inteira R$

8,00 - Meia R$ 4,00Sessões Iniciadas Após as 17:00 hs Inteira R$

10,00 - Meia R$ 5,00

SEXTA, SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS

Sessões Iniciadas Até as 17:00 hs Inteira R$ 12,00 - Meia R$ 6,00

Sessões Iniciadas Após as 17:00 hs Inteira R$ 14,00 - Meia R$ 7,00

Ingressos 3-DSEGUNDA-FEIRA E QUARTA-FEIRA R$ 20,00 Inteira – R$ 10,00 Meia – Todos

Pagam Meia – Preço Único R$ 10,00

TERÇA-FEIRA E QUINTA-FEIRA R$ 14,00 Inteira – R$ 7,00 Meia

SEXTA, SÁBADO, DOMINGO E FERIA-DOS

R$ 18,00 Inteira – R$ 9,00 Meia

Foto: Divulgação

O Laranjeiras Shows e Eventos promove a primeira edição do Vem Louvar Serra, que acontece no dia 21 de ju-nho - sábado, a partir das 19h, com grandes nomes da música gospel. Entre as atrações estão o cantor Thalles Roberto, já conhecido e querido pelo públi-co gospel capixaba, Anderson Freire, Academia de Sonhos e Átila D’Paula.

Ícone do golpel, Thalles integrou o time da banda mi-neira de pop – rock Jota Quest por cinco anos.

Tempos depois, o artista voltou para o segmento cristão. Foi quando compôs e gravou, em Belo Horizonte, seu pri-meiro CD e DVD intitulados “Na Sala do Pai”. Distribuídos pela Graça Music, os trabalhos tiveram vendas expressivas em tempos de pirataria. O CD já ultrapassou a marca de 100

Vem Louvar Serra

Estrelas do gospelem Laranjeiras

mil cópias vendidas, rendendo ao cantor discos de Ouro e de Platina. O DVD bateu a casa das 25 mil cópias, sendo mais um Disco de Ouro. Outro trabalho de Thales, o CD Raízes, uma co-letânea de clássicos do gospel, ultrapassou a marca de 40 mil cópias vendidas rendendo mais um Disco de Ouro.

Recentemente, no Chevro-let Hall, em Belo Horizonte, Thalles gravou mais um projeto, sendo o primeiro ao vivo: CD e DVD ‘Uma história escrita pelo dedo de Deus’, que contou com a presença de mais de 5600 expectadores.

Autor e intérpreteJá o cantor Anderson Freire

acaba de lançar o disco produ-zido por ele mesmo e gravado em Vitória. Com o título ‘Iden-tidade’, o álbum traz 13 faixas de sua autoria, algumas em parceria.

Anderson é atualmente um dos compositores gospel mais gravados e um dos intérpretes de maior sucesso comercial no segmento. Seus dois CDs solo conquistaram Disco de Ouro

(Identidade e Raridade) e Plati-na (Raridade). Foi indicado ao Grammy Latino 2013, como Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, e conquis-tou o Troféu Promessas 2013, da Rede Globo, como Melhor Cantor.

Fé na arteEnquanto isso, a Academia

de Sonhos é um projeto que visa à utilização das artes como fer-ramenta de aproximação com o próximo. A trupe, formada por artistas de várias linguagens, utiliza a dança, o circo, o teatro e a poesia como formas de ex-pressão religiosa.

Pra finalizar a noite de louvor, o cantor Átila D’Paula, com o lançamento de seu CD.

Ingressos para o show estão à venda por R$ 25,00 (meia – 1º lote), R$ 30,00 (meia – 2º lote) nas lojas Cantares (Shopping La-ranjeiras), Loja HBS (Laranjeiras, Glória, Campo Grande e Shopping Vitória) e site da Blueticket.

O Laranjeiras Shows fica atrás do Terminal de Laranjeiras - Rua 1 A, 80 - Civit II, Laranjei-ras. Informações: 9 9608-3188.

Junho chegou. E com ele as deliciosas festas juninas onde o Brasil urbano revive as tradições de seu recente passado rural. E por aqui não é diferente. Amanhã (14) acontece a 39ª Festa Junina da Emescam no Pavilhão de Carapina, a partir das 19h. Dentre as atrações, tem o forró com grupo Falamansa, que vem ao Estado apresentar seu novo CD, “Amigo Velho”.

Sábado de ‘arraiás’ em Carapina e Vitória O público também poderá curtir o som de Evandro e Raniery, MC Jefinho Faraó, Grupo Du Avesso e a DJ Jéssica Mallmann, que se apresentarão num palco montado no local.

N ã o p o d e r i a m f a l t a r na programação a tradicional quadrilha, comidas e bebidas típicas, que serão servidas em 12 barracas, além do Bar Central. Os ingressos já estão à venda nas

lojas Outlast da Praia do Canto e Shopping Praia da Costa.

Dose duplaTambém amanhá, no Ilha

Shows, em Vitória, tem festa: é o Arraiá UP, que promete agitar os festejos de São João com shows da dupla Nando & Michel e grupo SambAdm. A festa terá duas edições, uma com horário às 14h e outra a partir das 20h.

Cantor do arrocha-sensação nacional ‘Vai no Cavalinho’, Gasparzinho do Brasil (foto), estará na Serra-sede, nesta sexta-feira (13), a partir das 22h, no Espaço Mestre Álvaro. A noite terá ainda participação de André & Daniel, Fábio Camargo e DJ Wellington. Ingressos à venda no supermercado Rede Show, da Serra-sede; Bar do Sarué, em São Domingos e Bar do Sérgio, em Fundão. Mais informações pelo 9 9952-9865.

Arrochando ocavalinho na Sede

Sexta-feira (20), às 22h30, o cantor e compositor gaúcho Hum-berto Gessinger, ex-Engenheiros do Hawaii, estará em Vitória, na Arena Vitória – Álvares Cabral apresentando seu show ‘Insular’, vigésimo álbum de sua carreira.

Gessinger assume, além dos

Humberto Gessinger na Capital no final de junho

vocais, o baixo, teclados, harmô-nicas e acordeon, acompanhado por Rodrigo Tavares (ex-Fresno), na guitarra, e Rafael Bisogno (da cena nativista gaúcha) na bateria. Ingressos estão à venda nas lojas Cristalis Acessórios e Óticas Londres.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após 15 anos sem se apre-sentar nos palcos do Espírito Santo, o pianista capixaba Hér-cules Gomes fará apresentação única no Theatro Carlos Gomes, nesta sexta (13), às 20 horas. Reconhecido mundialmente, o artista já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior, como o XV CCPA Jazz Festival, em Assunção (Paraguai), o 25º Festival Internacional Jazz Plaza,

Astro do piano no TeatroCarlos Gomes nesta sexta

em Havana (Cuba), o Festival Brasil Instrumental, em Tatuí (São Paulo), e o Cascavel Jazz Festival, em Cascavel (Paraná).

A apresentação será um concerto de piano solo e no repertório, canções do disco que Hércules lançou em 2013 “Pianismo”. Os ingressos para o show custam R$ 10 e R$ 5 (meia entrada) e estarão a venda na bilheteria do Theatro Carlos Go-mes, a partir do dia 1° de junho.

A apresentação do ex-Engenheiros do Hawai acontece dia 20

Thalles Roberto é sucesso de público por onde passa. Na Serra, o show será no Laranjeiras Show

Page 9: Jornal Tempo Novo Ed 1077
Page 10: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - CULTURA & LAZER 13 a 20/06/2014 PÁGINA 10

Foto: Divulgação

Atual formação do Bem Tivi: Wanderson Boquinha, Vinicius Caranguejo e Márcio Gobbette

Artur Nogueira e Banda AR3 – Os serranos estarão na sexta-feira (13) a partir das 21h, no Bar Meu Boteco, no bairro República, em Vitória, com muita MPB e pop rock.

Suzi & Thais Martins – A dupla apresenta MPB, voz, violão e percussão sábado a partir das 21h, deste sábado (14) no Reciclagem Bar, em Jardim Camburi, Vitória.

Em julho o Espírito Santo se torna a capital brasileira do forró pé de serra. Isso porque em Itaúnas, histórica vila li-torânea cercada por dunas em Conceição da Barra, acontece a 14ª edição do Festival Nacio-nal de Forró (Fenfit). Ao todo 21 bandas de todo o Brasil se apresentam no local. São grupos de São Paulo, Rio de Janeiro,

A jornalista, publicitária e marqueteira política Jane Mary Abreu é adepta das filosofias que unem espiritualidade e medita-ção. Essas experiências pessoais e dicas de auto ajuda dão o tom de “Tudo é perfeito do jeito que é”, primeiro livro de Jane. São 260 páginas de um material com competente arte final, diagra-mação bem feita, o que torna a leitura mais agradável.

Já o conteúdo segue a fór-mula semelhante aos livros de auto ajuda, que explodiram no mercado editorial brasileiro na última década: o pressuposto de que situações e dificuldades do cotidiano possam ser en-frentadas com receitas caseiras simples.

O talento místico e conse-lheiro que Jane agora comparti-lha com pessoas comuns já ser-viu a políticos capixabas. Ela foi a principal marqueteira do casal Sérgio e Sueli Vidigal, Ricardo Ferraço, Bruno Lamas, Geraldo Luzia (Juninho), Gerson Camata, entre outros. Toda experiência acrescida pela rodagem que possui em redações de jornais, tv’s e agências de comunicação e marketing.

Mineira autointitulada “ca-pixaba de coração”, a marquetei-ra se diz apaixonada pelas coisas simples da vida. “É possível encontrar a felicidade e realiza-ção pessoal cavando o próprio quintal de casa”, assevera.

Livro

Marqueteira aposta em auto ajuda

Jane frisa também que já andou por lugares místicos, co-nheceu “grandes mestres espi-rituais”, falou com milhares de pessoas através de artigos publi-cados em jornais e por meio de mensagens veiculadas na internet pelo projeto Bom Dia Coração. Na visão da autora, a principal tarefa do ser humano é fazer a sua própria luz brilhar, cuidando das pequenas coisas do dia a dia com amor, saudando tudo que chega e abençoando tudo que está indo embora.

À vontade “Sempre tive vontade de

escrever um livro, mas como tinha muitas perguntas na mente, não me sentia à vontade para compartilhar minhas perplexi-dades com as pessoas. Hoje eu ainda não tenho todas as per-guntas, mas acho que já posso olhar nos olhos de uma pessoa e dizer: olha, eu ainda não conheço a estrada toda, mas já passei por alguns caminhos que me trouxe-ram muita felicidade. Você quer compartilhar essa experiência comigo? O objetivo do livro é exatamente este - compartilhar a vida com pessoas que não se contentam só em comer, dormir e pagar contas.”

A assessoria da marqueteira disse que ela foi surpreendida pelo repentino sucesso do livro, que já teria vendido “mais de mil cópias”.

Onde conseguir

“Tudo é perfeito do jeito que é” pode ser adquirido através do site www.janemary.com.br ou no site da Livraria Saraiva www.livrariasaraiva.com.br/produto/7370273 ou na Livraria Saraiva, do Shopping Vitória.

O livro de Jane Mary possui mais de 260 páginas e traz receitas caseiras

para se ter uma vida melhor

Forró pé de serra

Bem Tivi é a Serra no Festival de Itaúnas

A banda de bairro de Fátima será a única do ES a participar da mostra competitiva de um dos mais importan-tes festivais do gênero

ANA PAULA BONELLI

Pernambuco, Bahia, Recife, Portugal e Minas Gerais. O único representante do Espírito Santo é da Serra.

São os meninos do Forró Bem Tivi, de Bairro de Fátima, que se classificaram para a dis-puta e correm atrás do prêmio de R$ 5 mil. O Fenfit também é uma excelente vitrine para os artistas que atuam no segmento. Para tentar bater os concorren-tes, os serranos entram para a competição com a música ‘Rio Norte’.

O Bem Tivi possui larga experiência quando o assunto é fazer a poeira levantar no salão. Já são 14 anos de carreira e um álbum lançado, o “Voa Bem Tivi”, que deu à banda uma ex-tensa agenda de shows no ES e estados vizinhos. O disco possui

dez faixas e foi confeccionado com o apoio da Lei de Incentivo Cultural Chico Prego.

Voo Além disso, os forrozeiros

fizeram turnês por toda a região Sudeste. Entre as músicas de trabalho estão o sucessos ‘Teu Amor’, ‘Vida Leva’ e ‘Pra Mim’, numa mistura de canções autorais e de ícones brasileiros do pé de serra.

Em 2011 e 2012, alçaram voos mais altos, chegando à Eu-ropa. Por lá, estiveram na Fran-ça, no evento Espírito Poitou, e na Espanha, onde participaram do Hay Espiritu Madrid. O For-ró Bem Tivi é Vinicius Caran-guejo, voz e triângulo ; Márcio Gobbette, sanfona, e Wanderson Boquinha, zabumba.

Sexta-feira (13) tem festa para Santo Antônio de Pádua, em Bicanga. Na agenda, a tradicional puxada e fincada do mastro, além de congo e religiosidade.

A programação terá início às 19h, quando os fieis de Bicanga, saem da igreja do balneário para buscar os católicos de Mangui-

Fincada do mastro em Bicanga na sexta-feiranhos, na ponte que liga os dois bairros. De lá, os religiosos se-guem de volta cantando e rezando para o templo, onde acontece a missa.

Logo após, às 21h, é o con-go que entra em ação. Da casa, de Vani Gomes, responsável pelo congo mirim da comuni-

dade, saem as bandas de congo Santo Antônio de Pádua e Cul-tura Congo.

Os conguistas seguem para a frente da igreja, onde entoam canções costumeiras do ritmo e puxam o mastro de Santo Antô-nio. A noite será finalizada com a fincada do mastro.

Page 11: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - GERAL 13 a 20/06/2014 PÁGINA 11

RODRIGO DA COSTAFREELANCER

Foto: Yuri Scardini

Amigo leitor,A Copa do Mundo, que começou ontem (12) e vai até o dia

13 de julho, tem sido utilizada pelos cibercriminosos como tema para enviar e-mails com links maliciosos a fim de obter dados pessoais e principalmente de cartões de crédito das vítimas.

Segundo a empresa de segurança Karpersky, os cibercri-minosos, aproveitando a realização do torneio de futebol no Brasil, enviam e-mail com links maliciosos anunciando falsas promoções e sorteios de ingressos para os jogos.

Quando o usuário desavisado clica inadvertidamente nos referidos links, é imediatamente redirecionado para sites arbi-trários que induzem o internauta a fornecer dados pessoais e credenciais de cartão de crédito.

Os usuários, acreditando que foram sorteados e que receberão prêmios em dinheiro, televisores e até mesmo ingressos para os jogos, fornecem voluntariamente as informações que os crimino-sos necessitam para realizarem as clonagens de cartões de crédito.

Para passar mais credibilidade nas mensagens fraudulentas, os criminosos utilizam a imagem de jogadores, de personali-dades e até do próprio mascote oficial do evento, o “Fuleco”.

Sugerimos que, para não cair em golpes como esses, o usuário deve visitar sites das empresas participantes para se certificar de que a promoção é mesmo válida. Em caso de dú-vida, use o telefone ou canais de contato oficiais da empresa para se certificar.

Além disso, não se cadastre em sites que solicitam o número do cartão de crédito completo, juntamente com o código de ve-rificação de segurança (que se encontra atrás do cartão). Todos os sites falsos pedem isso. Se esses dados forem informados, o cartão será fácil e certamente clonado.

Portanto, fique atento e curta a Copa do Mundo com se-gurança.

Um bom final de semana a todos!

Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais. Contatos para palestras: eduardo.virtual@

hotmail.com

Dia 19 de junho é dia de Corpus Christi, evento católico que celebra a tradição da Euca-ristia. A festa é conhecida pela confecção de lindos tapetes em ruas de várias cidades do Brasil. Na Serra não vai ser diferente. Várias comunidades católicas estão mobilizadas para produzir os seus tapetes.

É o caso de Porto Canoa, onde os católicos fazem seus or-namentos há cinco anos. Por lá, os tapetes são confeccionados numa parceria com os alunos da Escola Hilda Miranda Nascimento. Os festejos começarão às 13h, com uma carreata, seguida por um trio elétrico animado por música cristã com o grupo Querubins.

A carreata seguirá por 11 comunidades atingidas pela Pa-róquia, que inclui os bairros Maringá, Mata da Serra, Tubarão, Pantanal, Serra Dourada I, II e III, Novo Porto Canoa, Eldorado e Porto Canoa.

No palco principal, que será instalado anexo à Matriz, haverá uma tarde de louvor, animada pe-los grupos de oração da paróquia. Após o momento de louvor, será celebrada a Santa Missa, presi-dida pelo padre Pedro Camilo,

Corpus Christi

Comunidades daSerra farão tapetesANA PAULA BONELLI com transmissão ao vivo pelas

rádios América FM 101,5 e FM Líder 91,1.

Para encerrar a festa, acon-tecerá um grande show com o cantor e compositor paulista Diego Fernandes. A paróquia São Paulo Apóstolo fica na rua dos Perdizes, nº 53.

Outras comunidadesNa Serra-sede, a paróquia

de Nossa Senhora Conceição também terá programação. No local, começam a ser confeccio-nados por volta das cinco horas da manhã cerca de doze tapetes. A ornamentação da rua que fica em frente à Igreja Matriz é feita por fieis das comunidades locais há mais de vinte anos. Às 17h, acontece a tradicional missa de Corpus Christi.

Em Laranjeiras, na comu-nidade São Francisco de Assis, que fica nas proximidades ao Terminal de Laranjeiras, reali-zará missa às 8h, com caminhada pelas ruas do bairro, logo após a comunhão. A paróquia também investirá na ornamentação dos tapetes que ficarão expostos em frente ao templo.

Em Barcelona, a Paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria também exibirá os tradi-cionais tapetes.

A copa começou e, assim como o restante do país, a Serra entrou no clima. Prova disso é a decoração das ruas, muros e casas, ornadas com pinturas, faixas e bandeiras. Depois de um período pré-copa morno, às vésperas do evento, os serranos se mobi-lizaram e fizeram bonito na decoração de vários bairros.

Decoração de ruas

Serranos mergulham no clima da Copa

Tradicionais pin-turas e decorações co-meçaram tímidas, mas explodiram nos dias que antecederam a abertura da Copa do Mundo no Brasil

Foi o caso de Barcelona, onde os moradores fizeram até concurso da rua melhor decorada e pintada. O prêmio, um churrasco para 40 pessoas em um dos jogos do Brasil. Além do churrasco terá telão e DJ para animar o intervalo e após o jogo.

Outro bairro que entrou na brincadeira foi Novo Porto Canoa. Quem passou pela rua Ana Nery foi sur-preendido pelas pinturas no chão, bem como contornos de vários desenhos que ainda seriam tingidos, e isso tudo feito na noite do último dia 04 de junho.

Um dos responsáveis pelo trabalho é Paulo Vitor, que mora na rua. Ele disse que os amigos resolveram de última hora e que ainda iriam colocar as faixas e bandeiro-las. Um telão e um churrasco comunitário no local em dias de jogo também era plane-jado.

MutirãoEm Eldorado a turma da

rua Itabapoana também se mobilizou, com a decoração feita desde o último dia 25 de maio. O cozinheiro Marlon Alves disse que o trabalho foi feito em mutirão e que alguns retoques seriam feitos até o jogo de estréia na última quinta (12) contra a Croácia.

A dona de casa Andréia Passos disse que mesmo com a pouca animação que estava no começo, foi só ver a rua toda decorada com as faixas que se animou com a copa e que vai torcer muito.

Nova AlmeidaEm Nova Almeida a mo-

bilização também é grande. A rua do Limão, por exemplo, tem cerca de 1,5km de decoração. No balneário também há concurso para eleger a decoração mais bonita. O próximo jogo do Bra-sil será nesta terça (17) às 16h contra o México em Fortaleza.

Na rua do Limão, em Nova Almeida, os moradores se mobilizaram para decorar o local

COMUNICADOMRV EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA torna público que requereu da SEMMA, através do processo n° 91.875/ 2011, Licencia-mento Ambiental (LMO) para a Implantação do Cond. Resi-dencial Multifamiliar TopLife Aruba, situado á Rua Cristóvão Colombo,90, Área A-3, Bairro São Diogo II, Distrito de Cara-pina, Serra - ES.

Page 12: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - COMUNIDADE 13 a 20/06/2014 PÁGINA 12

CAMILA FREGONAFREELANCER

A pouca iluminação da rua Rio Grande do Sul, no bairro Estância Monazítica, tem provocado a sensação de insegurança entre as pessoas que residem próximo ao local. De acordo com os moradores, o trecho com aproximada-mente 250 metros possui apenas dois postes, o que eles

Voltado para a população de baixa renda que reside em áreas de risco ou de preserva-ção ambiental, o programa de habitação popular do municí-pio é alvo de questionamento dos que se inscreveram nele por conta da demora na cons-trução e entrega das casas.

É o caso de Beth Quares-ma, que mora num imóvel alu-gado em Barcelona. Ela disse que foi inscrita no programa em março de 2012, onde teria o compromisso de pagar um valor mensal de R$ 25 após se mudar para a casa. “Na época disseram que as casas seriam entregues em março de 2013. Já estamos em junho de 2014 e nada. Tive que ficar dois dias na fila para conseguir o cadastro” relata.

Beth disse também que já esteve na prefeitura mas não conseguiu informações precisas de quando a tão sonhada casa será entregue. Na mesma situação está Elza Marques, que mora na casa

Rua escura impõemedo em Jacaraípe

Via que dá acesso a dois condomínios recém inaugurados tem apenas duas lâm-padas numa extensão de 250 metros

consideram insuficientes para iluminar o local.

“Só há um poste na entrada da rua e outro mais próximo da portaria dos condomínios. Boa parte da via fica às escu-ras”, conta Mauro Domingos, morador do local. De acordo com ele, a rua Rio Grande do Sul é sem saída e atende cerca de 600 famílias que moram nos residenciais Parque Viva Jaca-raípe e Parque Juara, entregues no fim do ano passado. “Desde que mudei para cá, em novem-bro, vivencio este problema. Já entrei em contato com a prefei-tura por e-mail e por telefone, mas até agora não tive nenhum retorno”, afirma.

MedoO medo tem mudado até

a rotina de alguns moradores, que têm evitado sair de casa à noite.

“Eu acho a iluminação pre-cária, as lâmpadas não deixam a rua clara para a gente andar. Vários assaltos têm acontecido aqui por causa disso. Eu tenho evitado sair sozinha depois das 18 horas para não correr riscos. Acredito que se a rua ficar mais clara, isso vai intimidar a ação dos bandidos”, pondera a mo-radora Edineires Santos Vieira.

A Prefeitura da Serra infor-mou, por meio de sua assessoria de imprensa, que será realizado levantamento das necessidades da via na próxima semana. Se houver condições técnicas para a instalação de novos postes de iluminação, a concessionária responsável será acionada.

Demora na entregaé alvo de reclamação

Casas populares

RODRIGO DA COSTAFREELANCER

dos filhos. Ela também disse ter feito sua inscrição em março de 2012. “Não vejo a hora de ir para minha própria casa, ter minha independên-cia”, sonha.

Em nota à reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra disse que possui o registro da demanda habitacional do município e que em todos os casos são analisados critérios do progra-ma Minha Casa, Minha Vida, que são: não possuir imóvel; ter renda familiar de até R$ 1600,00; residir em área de risco ou de preservação am-biental; morar no município há pelo menos dois anos; estar cadastrado nos programas habitacionais da cidade; ter o maior número de membros na família e possuir pessoas com deficiência ou idosos na composição familiar.

A nota não informa quan-do as casas de Beth e Elza serão entregues. Pelo jeito, elas e outras pessoas inscritas ainda terão de esperar mais para poder entrar numa casa em que possam chamar de sua.

Pedestres e ciclistas têm sofrido e sido expostos a riscos diariamente com a imprudência de motoristas no bairro Mora-da de Laranjeiras, na Avenida Paulo Pereira Gomes. No local carros passam sobre a ciclovia e estacionam na calçada, prin-cipalmente nas proximidades de uma academia.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura,

Carros em ciclovia e calçada

Prefeitura da Serra vai apertar o cerco uma equipe de Trânsito esteve no local e notificou os proprie-tários de veículos estacionados irregularmente. A assessoria in-formou ainda que são aplicadas aproximadamente 60 multas por mês na via, e realizadas cerca de 120 abordagens educativas. Mas não disse se tais proce-dimentos estão associados à pratica de transitar na ciclovia e estacionar na calçada.

Ainda assim, o trajeto será incluído na ronda diária dos agentes de trânsito. O Departamento de Fiscalização pode ser acionado pelo telefone 3252-2937.

A denúncia foi feita pela ciclista Elenuse Gonçalves Moraes no final de maio. Na ocasião, a Prefeitura da Serra prometeu enviar uma equipe ao local para averiguar o problema.

ComunicadoA empresa Hoffman Com. de Mat. de Const. Ltda EPP torna público que requereu à Semma (Secretaria de Meio Ambiente da Serra), a LAS – Licença Ambiental Simplificada para atividade de armazenamento de madeira e telha, no endereço da rua Érico Veríssimo, 342, área A, Jardim Limoeiro, Serra-ES.

ComunicadoD A LTO E C O M E R C I A L LTDA - EPP, torna público q u e r e q u e r e u j u n t o à SEMMA, através do Processo nº 42.802/2014, a Licença Ambiental para a atividade de Comercio Varejista e Depósito de Material de Construção, no bairro Serra Dourada II – Av. Goiânia – 10, Serra-ES.

ComunicadoCidade Verde Serra Empreendi-mentos Imobiliários S/A torna público que está requerendo à SEMMA as Licenças Municipais Prévia e de Instalação (LMP e LMI concomitante) para a ati-vidade de parcelamento de solo urbano sob a forma de Loteamento localizado próximo ao planalto Serrano B, município da Serra/ES.

Page 13: Jornal Tempo Novo Ed 1077
Page 14: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - ESPORTE / COMUNIDADE 13 a 20/06/2014 PÁGINA 14

AYANE KAROLINEFREELANCER

Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

ANA PAULA BONELLI

Foto: Divulgação

Vitória Turial é moradora de Praia de Carapebus

A alegria que os amantes do futebol vivem nestes dias de Copa do Mundo contrasta com o futuro sombrio que ameaça o tradicional Serra Futebol Clube, pentacampeão capixaba e time de maior torcida na cidade.

Após chegar ao quadrangular final da Série B e perder o acesso na última rodada ao ser goleado

Estádio do Serra será leiloado

Especulada desde o fim do ano passado, a ameaça se tornou real. O estádio do tricolor na Serra-sede será lei-loado no próximo dia 07 de julho.

em casa pelo obscuro Sport de Domingos Martins, o tricolor pode ter o estádio leiloado.

Segundo o presidente do clube, Carlos Henrique Cân-dido, dívidas trabalhistas com o INSS e Fundo de Garantia, resultaram no leilão marcado para o próximo dia 7 de julho. “Estamos correndo atrás de apoio, tanto do poder público como privado, para sanar os débitos. Ainda não tivemos retorno de ninguém”, afirma.

E os problemas não param por aí. Segundo Cândido, o clube também deve R$ 20 mil a ser quitado até o fim do mês com jogadores que disputaram a Série B. Após o término do Campeo-nato, o técnico Aldeir Martins e todos os membros da Comissão Técnica, além de jogadores em-prestados, foram dispensados. O time não jogará a Copa Espírito Santo, que acontece ainda este ano. Cerca de 20 jogadores, que pertencem ao clube, permanecem com vínculos, mas não estão treinando.

Buraco Projetos extracurriculares

que o clube fazia com crianças e adolescentes no campo foram interrompidos, além de trei-nos. “Não temos como manter. Estamos atrás de pessoas que possam ajudar, acreditando no nosso trabalhando e ajudando a manter as tradição do Serra”, destaca Cândido.

Ainda de acordo com o presidente do Serra, o time vai jogar o Campeonato Capixaba da Série B no próximo ano, com ou sem estádio. Porém, devido a todos os problemas atuais, ainda não foi possível iniciar um planejamento.

BoatoA única coisa positiva na

semana é o boato de que o Serra e o Rio Branco podem ser convi-dados pela Federação de Futebol do ES para participarem da Série A em 2015. Porém, por meio da Assessoria de Imprensa, a enti-dade desconhece o fato e afirma que permanece o sistema atual de classificação. O campeão foi o Sport/ES, com o segundo co-locado, o Atlético/ES, que ficou com a última vaga para subir à Série A.

O Espírito Santo é um celei-ro de atletas. E a Serra não fica atrás. Em Jacaraípe, os lutadores Esquiva e Yamaguchi Falcão foram destaque nacional durante as Olimpíadas de Londres. Em Praia de Carapebus, a estrela é a ginasta Vitória Turial, que com apenas dez anos já coleciona conquistas no ES e no Brasil na ginástica rítmica. Mas a falta de apoio pode interromper os sonhos da atleta.

Neste final de semana, ela compete no Campeonato Esta-dual de Ginástica Rítmica, que acontece na sexta (13) e no sábado (14), no Ginásio Jayme Navarro de Carvalho - antigo Deares, em Vitória. Vitória representa o Clube dos Oficiais.

Depois disso, o objetivo é treinar forte para a competição que acontecerá na Bulgária no final deste mês – de 24 a 30 no Torneio International Tourna-ment “Memorial 78”.

Segundo a mãe e apoiadora da serrana, Fabrícia Turial, os gastos para uma viagem são muito altos. “Estamos pedindo ajuda para comprar a passagem que custa R$ 4 mil, mais as despesas que giram em torno de R$ 1,9 mil. Se algum empresá-rio quiser apoiar, a logomarca da empresa vai estampada nos trajes que serão usados por ela durante todo o ano nas compe-tições que ainda estão por vir”, explica Fabrícia.

Ginasta serrana

Pequena guerreira em busca de apoio

Quem tiver interesse pode entrar em contato direto com a mãe da menina por meio do telefone 9 9645-9958.

Próximas competiçõesEste ano Vitória estará

competindo no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmi-ca “Ilona Peuker”, de de 12 a 16 de novembro, em Manaus (Amazonas); Campeonato Bra-sileiro de Ginástica Rítmica em Contagem (Minas Gerais), de 26 a 31 de agosto e Copa Pana-mericana de Clubes, na Bolívia, em novembro.

ConquistasEm 2013, Vitória Turial

participou do Campeonato Esta-dual de Ginástica Rítmica, onde conquistou na primeira fase o 2º Lugar e na segunda fase, o 1º lugar geral; também foi vice-campeã da categoria Pré-Infantil no Torneio Regional Sudeste, que envolve atletas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

No mesmo campeonato, na categoria Pré-Infantil Nível l, ocupou o segundo lugar no apa-relho Mãos Livres e terceiro no Arco Geral. Foi vice-campeã da categoria Pré-Infantil Nível l do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, em Caxias no Rio Gran-de Sul, na categoria Pré-Infantil, ficou com o primeiro lugar no aparelho Mãos Livres e segundo no Arco Geral. Foi ainda campeã do Torneio Nacional da categoria Pré-Infantil.

Nos últimos anos foram construídas novas arquibancadas de concreto no Robertão

Meia hora. É neste tempo que o serrano poderá descobrir se possui alguma Doença Sexu-almente Transmissível (DST), incluindo teste de HIV. Também é possível realizar testes de gravidez.

Tudo é feito na hora. Para ser atendido, o usuário deve se dirigir ao Centro de Testagem

Testes de gravidez e DST’s em meia hora e Aconselhamento (CTA), que fica em Rosário de Fátima, munido de documento com foto e comprovante de residên-cia. O Teste Rápido (TR) pode ser feito também nas Unidades de Saúde, só que neste caso, a prioridade é para gestantes.

O TR pode diagnosticar gravidez; doenças sexualmente

transmissíveis, como sífilis e o vírus do HIV, e também Hepa-tite dos tipos B e C.

O CTA fica na rua: Ho-mero Pimentel Lopes, 78, Rosário de Fátima e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30 (em dias normais). Mais informações pelo telefone 3338-7010.

Page 15: Jornal Tempo Novo Ed 1077

Jornal Tempo Novo - ESPORTE 13 a 20/06/2014 PÁGINA 15

AYANNE KAROLINEFREELANCER

Foto: Henrique Montovanelli

Nesta sexta (14), as duas seleções “abraçadas” pelo Es-pírito Santo fazem sua estreia na Copa do Mundo. Austrália e Camarões estão no Estado se pre-parando e permanecem por aqui até encerrarem sua participação no Mundial.

A Austrália, primeira a pisar em solo capixaba, joga contra o Chile às 19hs na Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso. Durante a semana uma boa notícia: um dos destaques da equipe, o meia Mark Bresciano que estava lesionado, está prati-camente recuperado e deve jogar na estreia.

Já Camarões, liderado pelo astro Samuel Eto’o, abre sua participação na Copa contra a forte equipe do México. O jogo será às 13h, na Arena Dunas, em

O Campeonato Capixaba acabou, mas os torcedores terão mais um torneio de futebol pro-fissional para assistir depois da Copa do Mundo. A Copa Espírito Santo começa no dia 9 de agos-to, com 11 times participantes. Entre eles, o Grêmio Esportivo Laranjeiras (GEL), do município. Já o mais tradicional da cidade, o Serra Futebol Clube, ficou de fora. A diretoria do Cobra-coral alega problemas financeiros.

O fim de semana será de mais um desafio fora de casa para o Rio Branco Cabritos pela Super Copa São Paulo de Futebol Americano. E equipe serrana é a única representante capixaba na competição. Neste sábado (14), o jogo é contra o Palestra Cor-sários, em São Paulo, valendo a liderança da Divisão.

Para a partida, a penúltima da fase classificatória, o Cabritos não contará com alguns titulares, que estão lesionados. “São muitos jogos daqui pra frente e será com-plicado, porque não dá tempo de

Para os amantes de corrida, vem aí mais uma prova em solo serrano. O Circuito do Aço – Corrida e Passeio Ciclístico vai acontecer neste domingo (15), em Jardim Limoeiro. O evento é realizado pela ArcelorMittal Tubarão e abrangerá um percurso de 10 quilômetros.

A largada será em frente à portaria principal da empresa, às 8h para corredores e às 9h para ciclistas. A chegada será na Associação Esportiva dos Em-pregados de Tubarão (AEST), em Manguinhos.

Serão três categorias: co-munidade em geral, empregados

Um dos astros da seleção australiana, Tim Cahill, exibecamisa personalizada que ganhou da Desportiva Ferroviária

Copa do Mundo

Gringos “capixabas” estreiam hoje

Camarões e Aus-trália seguem treinan-do, respectivamente, nos estádios Kléber Andrade e Engenheiro Araripe, em Cariacica.

Natal. A equipe está no grupo A, mesmo do Brasil.

Euforia Vestindo verde e amarelo,

Camarões animou a torcida capi-xaba no primeiro treino aberto no Estado. Cerca de 1500 torcedores entraram no Kleber Andrade,

em Cariacica, e gritaram muito, principalmente para Eto’o e Alex Song.

Segundo a assessoria de im-prensa da Federação Capixaba de Futebol, não há atividades abertas ao público marcadas para este fim de semana, nem para Camarões nem Austrália.

Copa ES 2014

Gel dentro, Serra foraNo grupo A estão o Gel, Rio

Branco, São Mateus, Real Noroes-te, Linhares e Tupy-ES. No grupo B, Desportiva, Vitória, Cachoeiro, Atlético-ES e Castelo. As equipes jogam entre si dentro da chave, em turno e returno. Os dois primeiros colocados passam às semifinais, que serão decididas em dois jogos. Os vencedores se enfrentam nas finais, também em dois jogos. O campeão garante vaga na fase preliminar da Copa do Brasil 2014.

Futebol Americano

Para manter a famade intruso indigesto

recuperar a musculatura. Mas esta-mos treinando forte e acreditamos no time”, explica a presidente do clube, Viviam Pontes.

O representante capixaba já está classificado para a próxima fase e segue na liderança isolada da Divisão Leste da Conferência Metropolitana, com três vitórias e apenas uma derrota. Porém, uma vitória neste fim de semana pode ser essencial para definir se o time passa em primeiro ou segundo colocado, o que altera a relação dos adversários que virão pela frente.

Rio Branco Cabritos vem mostrando sua força no torneio e já garantiu a classificação antecipada para a próxima fase

Foto: Jana Aguiar

O Kléber Andrade, reconstruído pelo Governo do ES ao custode R$ 130 milhões, é o mais novo palco do futebol capixaba

Foto: Bruno Lyra

Com 98 anos de história o Estrela ainda não tinha con-quistado o título de Campeão Capixaba. Mas, a luz alvinegra brilhou no último domingo, quando venceu o Linhares por 1 a 0 e faturou o título inédito. No primeiro jogo as duas equi-pes empataram em 0 a 0.

Além do troféu, o time levou para Cachoeiro de Itape-mirim o direito de representar o Estado na Série D do Campeo-nato Brasileiro, que começa em julho. Em 2015, a equipe joga as Copas do Brasil e Verde.

A campanha na primeira fase foi quase impecável. Das 18 rodadas, o time liderou em 14, terminando em 3º lugar. Na fase final, passou pelo São Mateus e faturou o título sobre o time de melhor campanha no 1º turno, o Linhares.

Domingo de corridade rua e passeio ciclístico

das unidades da Arcelor Mittal Tubarão e Cariacica, além de paratletas. No total, 500 pessoas vão correr.

Este ano, a entrega do kit dos corredores será feita durante Noite de Massas, na AEST, neste sábado (14), das 17 às 21 horas, durante um jantar com muito carboidrato. Dentre as atrações da corrida estão Brinquedolândia para as crianças, música e massagem para os atletas.

Serão premiados os três primeiros colocados de cada ca-tegoria (feminino e masculino). Entre os ciclistas participantes, serão sorteadas duas bicicletas.

Futebol capixaba

Estrela brilha na ‘hora H’

ComunicadoSOLARIS EQUIPAMENTOS E SERVICOS S.A., torna público que requereu à SEMMA, através do Processo nº 44.916/2009, Renovação de Licença de Operação para a atividade de Aluguel de Maquinas, Equipamentos Comerciais e Industriais e Manutenção, na localidade de Jardim Limoeiro, Rod. Norte Sul, SN – Quadra 15 – Lote C, Serra-ES.

Page 16: Jornal Tempo Novo Ed 1077

SOCIAIS - 13 a 20/06/2014

Os sócios Antônio Moreira e Cristina Klein recepcionandoos convidados na inauguração da Criare Serra.

Alunos da creche Jurandir Gama Borges, de Cascata, vestidos a caráter, durante a festa Família na Copa. Cada criança representou um país diferente que estará no Brasil durante o mundial de futebol.

Reunião de protetores da causa animal no 2º Café com Prosa: Humberto Salla rodeados pelas amigas Ácima de Sales Campos,

Patricia Oliveira e Iara Grudka Coelho.

Remegildo Gava Milanez, Shirley Cavalieri Milanez, Mariân-gela Avellar e Francisco Centoducatte na comemoração de

18 anos do Hospital Metropolitano.

A madrinha Nathália Loureiro não se cansa de mimar os trigêmios Pietra, Paulo Neto e Lara.

O casal Renato e Erika Venâncio felizes com a chegada do primeiro

filhote. Felicidades!

Danilo Otoni Perusia, competente assessor da juíza Telmelita Guimarães, recebeu os cumprimentos de seus colegas de trabalho

pela passagem de mais um aniversário, dia 09.

Parabéns para Anderson Ramos, que faz aniversário nesta sexta, 13, e para o filho Arthur, que festeja no dia 15. A comemoração será ao lado da

mamãe.