jornal s'passo ed. 1070

10
ITAÚNA-MG 06 DE DEZEMBRO DE 2014 EDIÇÃO Nº 1.070 R$ 1,50 Página 4 Prefeito tira recursos da Saúde e obras para pagar funcionalismo Página 3 IPTU MAIS CARO ALÉM DA TAXA DO LIXO OSMANDO QUER Todos os dias centenas de trabalhadores, estudantes e aposentados itaunenses que dependem de ônibus enfrentam toda a sorte de dificuldades. Intensificada com o fim do ano, quando o movimento aumenta devido aos preparativos e compras para as festas, a espera pelo transporte coletivo costuma ser longa e fica ainda pior por causa das chuvas, já que praticamente não há abrigos para passageiros. Na região Central, que concentra grande parte do movimento comercial, é difícil encontrar uma guarita, sendo que as poucas que existem são pequenas para atender à demanda e estão em péssimas condições. Página 6 Passageiros ficam ao relento nos pontos de ônibus Dívida pode ser a causa do assassinato nos Lopes Começam obras das creches do Santa Edwiges e Cidade Nova Faiçal Chequer é eleito para a Academia de Letras Guimarães Rosa Membros da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa elegeram o reitor da Universidade de Itaúna, Faiçal David Freire Chequer para ocupar uma das 41 cadeiras da instituição. Página 3 Banco de Leite enfrenta dificuldades com estoque Prefeitura culpa ações sociais pela permanência de mendigos nas ruas Toinzinho interfere na disputa e elege Francis para a presidência da Câmara A atuação do vice-prefeito, Antônio de Miranda Silva foi decisiva para a composição da mesa diretora do Legislativo para o biênio 2015/2016. Toinzinho foi o responsável pelas articulações que garantiram a presidência a Francis Saldanha, que vai administrar a Casa ao lado de Édio Gonçalves, o Edinho de Santanense, e do secretário Gil Máximo. Com o apoio do Executivo, os três tiveram 13 votos cada e não receberam apoio de Hudson Bernardes, Márcio Gonçalves, o “Hakuna”, Joel Márcio Arruda e Adão Batista, o Adãozinho do SAAE. Página 7 Página 8 Página 3

Upload: jornal-spasso

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Está é a sua versão digital do Jornal S'Passo Ed. 1070!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 1 Sábado, 06 de dezembro de 2014

I T A Ú N A - M G 0 6 D E D E Z E M B R O D E 2 0 1 4 E D I Ç Ã O N º 1 . 0 7 0 R $ 1 , 5 0

Página 4

Prefeito tira recursos da Saúde e obras para pagar funcionalismo

Página 3

iPtu maiS caroalém da taxa do lixo oSmando quer

Todos os dias centenas de trabalhadores, estudantes e aposentados itaunenses que dependem de ônibus enfrentam toda a sorte de dificuldades. Intensificada com o fim do ano, quando o movimento aumenta devido aos preparativos e compras para as festas, a espera pelo transporte coletivo costuma ser longa e fica ainda pior por causa das chuvas, já que praticamente não há abrigos para passageiros.

Na região Central, que concentra grande parte do movimento comercial, é difícil encontrar uma guarita, sendo que as poucas que existem são pequenas para atender à demanda e estão em péssimas condições.

Página 6

Passageiros ficam ao relento nos

pontos de ônibus

Dívida pode ser a causa do assassinato nos Lopes

Começam obras das creches do Santa Edwiges e Cidade Nova

Faiçal chequer é eleito para aacademia de letras Guimarães rosa

Membros da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa elegeram o reitor da Universidade de Itaúna, Faiçal David Freire

Chequer para ocupar uma das 41 cadeiras da instituição. Página 3

Banco de Leite enfrentadificuldades com estoque

Prefeitura culpa ações sociais pela permanência de mendigos nas ruas

Toinzinho interfere na disputa e elege Francis para a presidência da Câmara

A atuação do vice-prefeito, Antônio de Miranda Silva foi decisiva para a composição da mesa diretora do Legislativo para o biênio 2015/2016. Toinzinho foi o responsável pelas articulações que garantiram a presidência a Francis Saldanha, que vai administrar a Casa ao lado de Édio Gonçalves, o Edinho de Santanense, e do secretário Gil Máximo. Com o apoio do Executivo, os três tiveram 13 votos cada e não receberam apoio de Hudson Bernardes, Márcio Gonçalves, o “Hakuna”, Joel Márcio Arruda e Adão Batista, o Adãozinho do SAAE.

Página 7

Página 8

Página 3

Page 2: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 2 Sábado, 06 de dezembro de 2014

Marcela França – advogada PrevidenciáriaE-mail: [email protected](37) 9902-5886 / 3213-5675 / 3221-3453

Praça Cilico, 74, Centro, Térreo, Itaúna - MG

Marcela França – advogada Previdenciáriaescritório de advocacia Previdenciária:

Benefícios Previdenciários e Previdenciário empresarial

• Cálculos para a Aposentadoria• Custeio

• Planejamento de Aposentadoria• Aposentadoria por invalidez / Acréscimo de 25%

• Aposentadoria Rural;• Aposentadoria Urbana;

• Aposentadoria por Tempo de Contribuição;• Aposentadoria Especial

• Auxílio Doença;• Auxílio Acidente;

• Acidente de Trabalho; • Acerto de CNIS

• Revisões de Benefícios; • Pensão Urbana/Rural

• Auxilio Maternidade/Auxilio Maternidade Rural• Auxílio Reclusão;

• Amparo Social ao Deficiente;• Amparo social ao Idoso.

MACILMateriais para

construção* Aquecedor Solar

* Porcelanato

Rua Altair Gonçalves Franco, 337

Aeroporto - 3241- 4297

Nas causas até 20 salários mínimos, a lei determina que o segurado pode chegar ao Juizado Especial Federal e fazer a recla-mação de algum problema pre-videnciário, entre outros, sem estar acompanhado de um advo-gado.

Aparentemente, parece ser um procedimento simples. O segu-rado vai ate a Justiça Federal da sua jurisdição, senta e desabafa tudo para o servidor – que nor-malmente tem uma multidão para atender no mesmo dia – responsável por colocar no com-putador a demanda que será resolvida pelo juiz.

Em pouco tempo, o segurado sai de lá com o número do pro-cesso. Embora rápida, a medida pode representar um atraso de tempo na vida de quem o faz. É que do outro lado da demanda existe o INSS que possui advo-gados gabaritados e acostumados em procurar falhas em processos, que garantem a vitória deles na ação.

Mas alguém pode se pergun-tar: se o direito da pessoa for liquido e certo, as chances de vitória são igualmente boas, então não há o que temer? Cor-reto? Errado! Por melhor que seja o direito, existem detalhes pro-cessuais que o cidadão comum não tem obrigação de saber.

O direito pode até ser garan-tido pelas normas do INSS e pelas leis que regem a esfera pre-videnciária, mas pode haver tro-peços em detalhes formais e processuais. A começar pela pró-pria demanda formulada pelo

servidor da Justiça, que não raro contém falhas de elaboração ou pode ser omissa em assuntos importantes da vida do segu-rado, simplesmente pela escassez de tempo de uma conversa prévia e aprofundada.

Outro detalhe que deve ser levado em consideração é que existem algumas matérias previ-denciárias que somente serão apreciadas nas instâncias supe-riores. E para que o processo possa chegar até lá o próprio ordenamento jurídico impõe uma série de obstáculos que devem ser ultrapassados.

O segurado não conhece desses meandros. Se não houver o cui-dado com isso, o direito pode ser excelente e esbarrar na primeira dificuldade. E o processo findar prematuramente.

Investir ao contratar um advo-gado Especialista em Direito Pre-videnciário, para alguns leigos, pode parecer um inconveniente, mas é melhor investir uma parte com a assessoria de um advogado ou correr o risco de perder todo o direito? O cidadão, leigo, pode não saber que causas podem ser conduzidas sem advogados e sim-plesmente ficar no meio do cami-nho, com uma sentença de improcedência...

Não entre em uma contenda jurídica, desamparado de um profissional que estudou, pres-tou e passou na dificílima prova da OAB, especializou-se e per-manece estudando. É impor-tante estar bem representado, para não colocar todo o seu direito a perder.

Os RISCOS de BRIGAR SOZINHO

com o INSS

Depois de receber muitas críticas por tentar se isentar das obrigações com um patri-mônio tombado, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, destruída pelo fogo em outu-bro, a administração do pre-feito Osmando Pereira da Silva decidiu rever a postura e assumir as obrigações que tem e estão previstas em lei. Nesta semana, quase dois meses depois da tragédia, a Prefeitura anunciou que está em fase de elaboração o pro-jeto para reconstrução da igreja, com previsão de entrega para janeiro.

De acordo com a comuni-cação oficial, o trabalho é desenvolvido pela MGTM, empresa que já presta consul-toria ao Município no levan-tamento de ações que pon-tuam a cidade no ICMS Cultural, parcela do Imposto sobre Circulação de Merca-dorias e Serviços destinada para a preservação e manu-tenção dos bens históricos. A iniciativa foi apresentada durante reunião do Conselho Deliberativo Municipal do

Prefeitura promete entregar projeto para reconstrução da Capela do Bonfim até janeiro

Dois meses após incêndio, governo revê postura e decide assumir responsabilidade com o bem tombado como patrimônio histórico municipal

Com exceção do vereador Hudson Bernardes, que cha-mou a atenção para o erro da administração municipal em relação à data limite para apro-vação do projeto, que segundo a justificativa, seria 30 de novembro, portanto, domingo passado, os demais parlamenta-res não teceram qualquer comentário sobre o projeto de lei que institui o Programa de Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial. A falha já havia sido apontada pelo JOR-NAL S´PASSO na edição pas-sada, mas a matéria não foi

substituída e, levada ao plenário, teve aprovação unânime, sem discussões, durante a reunião ordinária de terça-feira, 02.

A medida visa aumentar a pontuação do Município junto ao Instituto do Patrimônio His-tórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG para garan-tia de recursos do ICMS Cul-tural, parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços destinada aos municí-pios para ações de valorização e manutenção dos bens tomba-dos. A proposta do Executivo tramitou em regime de urgên-

cia, mas foi entregue à Câmara com atraso considerável, uma vez que o prazo para a entrega dos documentos expira domingo, 07, e uma minuta elaborada ainda na gestão pas-sada, recebeu adequações e foi reapresentada ao governo muni-cipal em meados de agosto deste ano.

A lei vai formalizar a situação do patrimônio imaterial, que ficará passível de registro para identificação das características específicas das ações, além das comunidades e grupos que as produzem. Nesse sentido, o

melhor exemplo hoje é o Rei-nado, que, apesar da relevância, ainda não tem a devida valori-zação. A cidade teve sucessivas perdas nos últimos anos na divi-são do bolo do ICMS Cultural. Para o exercício de 2014, a pon-tuação da cidade que para o exercício de 2013 tinha sido 7,25, caiu para 2,40. A tabela de classificação deste ano foi baseada nos dados apresentados pelas cidades até o fim de 2012; portanto, o trabalho que deveria ter sido realizado neste ano, vai refletir em 2015 e assim suces-sivamente.

Proteção e Conservação do Patrimônio Imaterial é aprovado sem discussão

Depois de muitas promessas e adiamentos, teve início na terça-feira, 02, a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O projeto é executado pelo Instituto Yara Tupinambá, de Belo Horizonte, e tem à frente a restauradora Carla de Castro, reconhecida como uma das melhores profissionais do segmento no Estado. A Paró-quia de Sant´Ana, que, junto da Associação das Sete Guardas é responsável pelo gerencia-mentos dos recursos destina-dos pelo Município para a revitalização, R$ 300 mil, em depósitos mensais de R$ 15

mil, suficientes para a primeira etapa, contemplando apenas o retábulo-mor, o altar principal, que abriga o Santíssimo. Por isso, a Paróquia de Sant´Ana pretende mobilizar a população e arrecadar os valores necessários para restaurar o Arco do Cru-zeiro, entre outros elementos da parte interna da igreja, que devem custar outros R$ 300 mil, em uma segunda etapa. O convênio que garantiu o mon-tante destinado à obra pela Prefeitura foi assinado entre a entidade e o Município no fim do segundo mandato do ex-prefeito Eugênio Pinto.

Instituto Yara Tupinambá começa restauração do altar principal da Igreja do Rosário

Patrimônio Artístico, Cultu-ral e Ecológico – Codempace.

Ainda não há estimativa do montante necessário para a obra, mas a intenção a partir da conclusão do projeto, segundo a secretária de Edu-cação e Cultura, Maria Vir-gínia Morais Garcia, é pro-mover a união de esforços entre o poder público, a Dio-cese de Divinópolis, a Paró-quia Nossa Senhora de Fátima, responsável pela edi-ficação e a comunidade na

busca dos recursos. Nesse sen-tido, logo após o incêndio, quando o governo afirmou que não tinha responsabili-dade com a capela, um movi-mento liderado pelo empre-sário Helênio Lara foi iniciado com apoio do Ministério Público e do Conselho Regio-nal de Engenharia e Agrono-mia – CREA.

Construída em 1853, a Capela do Nosso Senhor do Bomfim foi tombada pelo patrimônio histórico muni-

cipal em 2006 e completou 161 anos recentemente. A igreja pertence à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Padre Eustáquio, que realizava missas no local uma vez por mês, além de ser des-tino da tradicional peregrina-ção da Sexta-Feira da Paixão feita anualmente pelos cató-licos. Apesar da importância histórica, a edificação não tinha vigilante desde 2010. No local não havia imagens sacras, apenas um crucifixo.

Page 3: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 3 Sábado, 06 de dezembro de 2014

Mesmo diante de muitas crí-ticas, a Câmara aprovou, em reunião extraordinária reali-zada na segunda-feira, 1º, em atendimento à solicitação do prefeito Osmando Pereira da Silva, para a votação do pro-jeto de lei que autoriza o par-celamento de débitos com o Instituto Municipal de Previ-dência – IMP.

A medida causou polêmica principalmente porque vai beneficiar com aposentadorias “polpudas” servidores aposti-lados mesmo diante de pouco tempo de contribuição com os vencimentos nos cargos comis-

sionados. E, existe preocupa-ção quanto ao destino sombrio da entidade, já projetado em estudos atuariais que há mais de dez anos demonstravam que o IMP teria falência decre-tada se não houvesse uma ges-tão técnica e planejada.

O futuro do instituto está comprometido principalmente por causa da “farra do apostila-mento”, que contemplou um grande número de servidores que fizeram concurso público para porteiro, ferramenteiro, calceteiro, auxiliar de serviços gerais, entre outras funções com salários de pouco mais de

R$ 900, mas que terão benefí-cios vitalícios de quase R$ 10 mil, garantidos com um curto período de recolhimento dos tributos de acordo com o ven-cimento real, a partir da apro-vação da matéria votada nesta semana.

A lei autoriza a Prefeitura a dividir a dívida com o regime próprio de Previdência em 240 meses e os débitos dos servido-res em 60 meses.

Os vereadores permitiram ainda à administração munici-pal se responsabilizar apenas pela parte que é devida a ela recolher, sendo permitido ao

funcionalismo autorizar ou não o desconto da contribuição.

A justificativa explicita que o recolhimento dos servidores será feito via folha de paga-mento, “precedida da devida comunicação ao servidor quanto ao valor devido, acom-panhada dos devidos esclareci-mentos, garantidos o contradi-tório e a ampla defesa”. Isto significa que, caso o funcioná-rio não queira autorizar o des-conto, ele pode recorrer à Jus-tiça e, como é praxe os processos se arrastarem por anos, o IMP pode ter mais uma vez prejuízo incalculável.

Vereadores atendem pedido do Executivo e autorizam parcelamento de dívida com Instituto de Previdência

A atuação do vice-prefeito, Antônio de Miranda Silva foi decisiva para a composição da mesa diretora do Legislativo para o biênio 2015/2016. Toinzinho foi o responsável pelas articulações que garanti-ram a presidência a Francis Saldanha, que vai administrar a Casa ao lado de Édio Gon-çalves, o Edinho de Santa-nense, e do secretário Gil Máximo. Com o apoio do Executivo, os três tiveram 13 votos cada e não receberam apoio de Hudson Bernardes, Márcio Gonçalves, o “Hakuna”, Joel Márcio Arruda e Adão Batista, o Adãozinho do SAAE.

A eleição, durante a reunião ordinária da terça-feira, 02, transcorreu sem surpresas, uma vez que a votação já estava definida desde a tarde anterior, quando as negociações foram concluídas em encontro na casa de Hélio Machado. No entanto, alguns posiciona-mentos chamaram a atenção de quem acompanhou o pro-cesso desde o início, como a postura adotada por Edinho e Gil Máximo, que anunciaram que pretendiam caminhar ao lado de Hudson, Hakuna, Joel e Adãozinho. Pastor Gil che-gou a declarar que não abriria mão de disputar a presidência em favor de Francis, e, nesse sentido, teria o apoio da opo-sição, caso o nome dele fosse escolhido pela ala.

Integrante da base gover-nista, que parecia dividida entre interesses opostos, Leo-nardo Rosenburg, o Léo Bala, também sinalizou que queria disputar o cargo mais alto do Legislativo e chegou a declarar que pretendia fazer parte da

chapa que, teoricamente, seria formada por Edinho e Gil. Ao falar sobre as pretensões, ele lembrou a Frente Parlamentar iniciada e destituída rapida-mente no ano passado, com o propósito de pressionar o chefe do Executivo a respeitar a posição de cada um dos representantes da Casa, que o grupo dizia querer indepen-dente.

Defensor de Osmando

O futuro presidente da mesa diretora, Francis Saldanha, foi o vereador eleito com o maior número de votos para esta legislatura, 1.402. No entanto, ele, que estreou no ano pas-sado em cargo eletivo e que durante a campanha chegou a registrar em cartório uma espécie de “carta de intenções” com os projetos que pretendia viabilizar, pautou sua atuação desde o início em defender na Casa as propostas do Execu-tivo.

Presidente do 13º

Encerrada a votação, os par-lamentares aproveitaram para fazer elogios “rasgados” aos vencedores e não deixaram de parabenizar o atual presidente da mesa diretora, Alex Artur, que deixa o posto no fim do mês, pela condução dos traba-lhos da Casa nestes dois anos. Transparência e diálogo foram as palavras mais direcionadas a Lequinho, que também não deixou de agradecer e tecer considerações a cada um dos colegas, beneficiados no man-dato dele com a instituição do 13º Salário, criado às pressas no fim de 2013.

Toinzinho interfere e coloca Francis na presidência da Câmara

Negociações na véspera da eleição definem nomes da mesa diretora do Legislativo

Dotações orçamentárias des-tinadas a princípio para a saúde e obras, principalmente, foram anuladas pela administração municipal para o custeio da folha de pagamento e, agora, com a necessidade de preparar a Casa para a chamada “moder-nização administrativa”, indeni-zações trabalhistas. Três decretos publicados na edição do Jornal Oficial do Município de terça-feira, 02, dão conta de que mais de R$ 3, 2 milhões serão dire-cionados praticamente a essas finalidades por meio de rema-nejamento.

Com a Prefeitura “inchada” e diante da necessidade de exone-rar todos os servidores comissio-nados para renomear em seguida, em atendimento à mudança na estrutura organiza-cional aprovada recentemente, o que acarreta despesas com os acertos, o prefeito Osmando Pereira vai retirar recursos de áreas prioritárias. Da Saúde, por exemplo, ele anulou dotações direcionadas a instalações e aqui-sição de materiais e equipamen-tos; da Infraestrutura, foram cerca de R$ 1,8 milhão reserva-dos a obras. Também estão pre-vistas transferências de recursos para quitar contratos por tempo determinado e serviços terceiri-

zados. Ainda em agosto, o prefeito

Osmando já havia destinado à folha de pagamento mais da metade dos cerca de R$ 22 milhões garantidos a ele pela Câmara como suplementação. O remanejamento foi aprovado no fim de julho com pressão sobre os vereadores e pratica-mente sem debate. O índice pretendido pelo chefe do Exe-cutivo era de 5%, mas na última hora, o percentual foi aumen-tado para 8% de um Orçamento superestimado, com previsão de arrecadação de R$ 286 milhões. Recentemente, ele pediu auto-rização para remanejar mais 2% de recursos oriundos da taxa de iluminação pública e que foram usados para decoração de Natal e substituição de lâmpadas con-vencionais pela tecnologia LED.

Esse último pedido de rema-nejamento também foi direcio-nado ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE -, que já anulou um total de R$ 1,560 milhão em dotações destinadas a obras e instalações para aplicar os recursos em pagamento de pessoal. O decreto foi publicado no Jornal Oficial do Município desta sexta-feira, 28, e prevê a aplicação dos valores remaneja-dos em contratações por tempo

Prefeito tira recursos da Saúde e Obras para pagar funcionalismo

determinado, vencimentos e vantagens fixas, serviços de ter-ceiros, contribuições e obriga-ções patronais. Outra publica-

ção destina R$ 25 mil da Gestão Ambiental do Projeto Rio São João para quitação de juros sobre dívida por contrato.

Um dos decretos assinados pelo prefeito Osmando que anula dotações orçamentárias da saúde e obras para pagar os funcionalismo

Osmando aguarda aprovação da Câmara para aumentar IPTU em até 800 por cento

Projeto que cria “Taxa do Lixo” também deve ser encaminhado ao plenário em breveDiante da situação favorável

que tem atualmente na Câmara, com a maioria dos vereadores na ala de sustenta-ção, o prefeito Osmando Pereira da Silva não vai enfren-tar dificuldade para aprovar um projeto de lei que vai onerar significativamente os contri-buintes: a atualização da Planta Genérica de Valores do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. A matéria, que está em tramitação, deve ser colocada para apreciação do plenário nos próximos dias e se aprovada, aumenta o tributo em mais de 800% em determinadas regi-ões.

A justificativa da proposição é de que a base de cálculo usada para a cobrança do IPTU é a mesma desde 2002 e que está defasada diante da realidade do

mercado imobiliário, apesar das correções feitas anualmente por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. O último reajuste, em dezembro do ano passado, foi de 5,58%.

Único parlamentar a se posi-cionar publicamente contra o aumento até o momento, Hudson Bernardes apresentou levantamento em que mostrou alguns exemplos embasados nos percentuais a serem aplica-dos. No Morro do Engenho, o valor cobrado atualmente por metro quadrado de terreno, de R$ 24,11, vai passar para R$ 210, o equivalente a 871%, no Três Marias, a elevação do tri-buto chega a 729,34%, enquanto no Pio XII, o reajuste vai aumentar o imposto em 679,25%. Em bairros como o

Irmãos Auler e a Vila Vilaça, a taxa ficará maior respectiva-mente 643% e 528,30%.

“Os cidadãos não podem ser penalizados com este aumento abusivo por eventuais erros dos administradores, sejam eles quais forem. A população de menor poder aquisitivo não é responsável pela especulação imobiliária, concentrada em quem tem maior número de imóveis. Estas pessoas que têm apenas um imóvel, geralmente o financiam em longos anos e

não tem o objetivo de vender o mesmo”, frisou Hudson ao se posicionar em relação à intenção do prefeito Osmando e propor a instituição do IPTU Progressivo, com tributação dos que detêm maior riqueza. Outro projeto que deve ir ao plenário em breve transfere a limpeza urbana para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – e cria a “Taxa do Lixo”, que coloca a despesa total para custeio do serviço na conta dos clientes da autarquia.

Page 4: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 4 Sábado, 06 de dezembro de 2014

O clássico infantil “A Pequena Sereia” estará em cartaz no Teatro Sílvio de Mattos amanhã, 07. O espe-táculo, baseado no clássico “A Sereiazinha”, de Hans Christian Andersen, conta as aventuras da sereia Ariel, que salva um príncipe do afogamento e acaba se apai-xonando por ele. A jovem, filha do Rei Tritão, possui uma linda voz e é invejada por Úrsula, uma bruxa do mar, com quem acaba fazendo um acordo. A partir disso, conquistar o amor do príncipe e salvar o reino de seu pai da bruxa passa ser uma corrida contra o tempo.

A montagem será ence-nada em Itaúna pela Com-panhia Martins Franco, em única apresentação, a partir das 17 horas. Os ingressos podem ser adquiridos ante-

Será neste sábado, 06, às 20h30, no Teatro Sílvio de Mattos, a reapresentação do espetáculo “Romeu e Julieta”. A montagem uniu artistas de Itaúna, Pará de Minas e Ita-tiaiuçu em projeto da Associa-ção Cultural Usina de Sonhos para comemorar os 450 anos do nascimento de William Shakespeare, que é conside-rado o maior nome da drama-

turgia de todos os tempos. A história aborda a saga de dois jovens apaixonados impedi-dos de viver o romance devido a uma antiga rivalidade entre famílias.

Na versão do diretor José Roberto Pereira, que também assina a adaptação, Verona, onde viviam os dois enamora-dos está ajustada com algumas tradições e costumes de

Itaúna, como o trem que corta a cidade, expressões regionais, referências a Nossa Senhora de Itaúna e ao Congado, entre outras lembranças da terra. No elenco estão os atores Bruna Falcão, Filipe Corrêa, Geraldo Fonte Boa, Hudson Catavent e Marco Túlio Par-reiras. A iluminação é de Ari Lima e a preparação corporal ficou por conta do dançarino

Ricardo Macedo. De Pará de Minas, além da direção, a peça conta com as atrizes veteranas Carmélia Cândida, Isabel Pra-tes e Romana Campos; os figurinos são assinados pelo ateliê de customização DAAS. A trilha sonora original foi composta pelo músico de Ita-tiaiuçu, Lúcio Guimarães, que executa ao vivo as canções. Os ingressos custam R$ 10.

Espetáculo “Romeu e Julieta” volta ao palco do Teatro Sílvio de Mattos neste sábado

“A Pequena Sereia” promete encantar público infantil na tarde de domingo

Dr. Faiçal Chequer é eleito para a Academia de Letras Guimarães RosaSolenidade em Cordisburgo vai marcar posse do reitor da UIT neste sábado

Estão abertas as inscrições para o Programa Aprendizes, realizado entre a Mineração Usiminas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai – e direcionado à capaci-tação de jovens na faixa etária entre 18 e 23 anos. A partir de janeiro, será oferecido o curso

de mecânico de manutenção diesel, com duração de um ano e dividido em duas fases: teórica e prática, sendo que na segunda, o aluno atua diretamente nas operações da empresa. Durante o período, os participantes rece-bem uma bolsa de um salário mínimo, transporte, seguro de

vida e alimentação.As inscrições podem ser fei-

tas até o dia 11 de dezembro pelo site www.usiminas.com ou por meio da agência Con-sult, em Itaúna, que fica na rua Nô do Jove, 27, Centro. O interessado em participar deve estar cursando ou ter conclu-

ído o ensino médio. É neces-sária a apresentação de docu-mentos pessoais, comprovante de escolaridade, endereço e estado civil. A seleção dos pro-fissionais será feita em várias etapas, entre elas provas, dinâ-micas, entrevista técnica e tes-tes psicológicos.

Mineração Usiminas abre inscrições para Aprendizes

cipadamente por R$ 20 ou na bilheteria por R$ 40 (com meia-entrada garan-

tida aos estudantes e idosos com mais de 60 anos mediante identificação).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 9913 9265 e 8849 0003.

Membros da Academia Cor-disburguense de Letras Gui-marães Rosa elegeram o reitor da Universidade de Itaúna, Faiçal David Freire Chequer para ocupar uma das 41 cadei-ras da instituição. Promotor de Justiça aposentado pelo Ministério Público de Minas Gerais, Faiçal Chequer é tam-bém professor da UIT. “Dou-tor Faiçal foi escolhido pelos relevantes serviços de educa-ção e cultura prestados junto à Universidade. Ele foi indi-cado por dois acadêmicos e aceito por unanimidade pelos cinco integrantes do Conselho Superior da Academia”, conta

o presidente e também acadê-mico, Raimundo Alves de Jesus.

O reitor vai ocupar a cadeira de número 40, patroneada pelo escritor Francisco Rodri-gues Cardoso que antes per-tencia ao Francisco Luiz Rodrigues Cardoso, falecido em maio deste ano. A acade-mia completou em novembro 30 anos de fundação. A sole-nidade de posse será neste sábado, 06, às 19h na sede da instituição localizada, em Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa, que é consi-derado um dos mais impor-tantes escritores brasileiros.

Page 5: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 5 Sábado, 06 de dezembro de 2014

Valo

r: R

$1.0

00,0

0

Ao completar nesta sexta-feira, 05, nove anos de his-tória no mercado itaunense, a CEEL Consultoria e Aná-lises Ambientais comemorou também outra grande con-quista: a inauguração da nova sede, que vai garantir à empresa mais condições para prestar o atendimento de excelência que sempre deu aos clientes. Para celebrar a novidade, a diretoria reuniu clientes e amigos em evento na noite de quinta-feira, 04, quando todos os convidados puderam conhecer as depen-dências do imóvel e come-morar junto aos proprietá-rios e funcionários o início de uma temporada de mais

sucesso para o empreendi-mento.

A nova sede está localizada na rua Mateus Leme, 78, no Parque Jardim e tem uma área de 970 metros quadra-dos, o que torna a empresa uma das maiores consulto-rias em espaço físico no estado de Minas Gerais. A CEEL é especializada em análises físico-químicas e microbiológicas nas áreas de controle ambiental, incluindo exames de água potável, minerais, subterrâ-neas, efluentes industriais, classificação de resíduos sóli-dos, dentre outros. O grupo elabora projetos de aterros industriais e sanitários e,

CEEL ConsuLtoria inaugura nova sEdE

“Este é um momento muito importante para nós. Foram nove anos de muito esforço e muito trabalho

para chegar até aqui. Nossa sede própria sempre foi um sonho e é muito gratificante realizá-lo.

Somos uma empresa que valoriza muito a questão ambiental”, destaca a sócio-proprietária, Eliana

Rodrigues Chagas Barroso.

considerado o maior da área em Itaúna, está sempre em busca de novas tecnologias para ampliar ainda mais a atuação e oferta de serviços.

“No início de 2015 vamos inaugurar o laboratório minerário. Também estamos buscando a certificação junto ao Ministério da Agri-cultura para que possamos fazer análises de alimentos”, adiantou o sócio da empresa,

Jerre Cruz. Além de Minas Gerais, a CEEL atende nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O laboratório é registrado junto aos Conselhos Regionais de Química, Biologia e também ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA, sendo homologado pela norma ISO/IEC 17025 pela Rede Metrológica de Minas Gerais.

“A CEEL está se tornando uma das maiores empresas do setor de Minas Gerais e, com a mudança da sede

podemos atender melhor e com mais qualidade nossos clientes. Em 2015, com o aumento da

demanda de trabalho vamos aumentar nossa equipe. Atualmente são vinte funcionários e devemos dobrar

esse número de profissionais” afirma Jerre Cruz.

Page 6: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 6 Sábado, 06 de dezembro de 2014

REGIONALCentro

Em Itaúna, usuários do transporte coletivo reclamam com frequência de que são desrespeitados diariamente pela concessionária do ser-viço, sem que quaisquer pro-vidências do poder público. Mas, com 2014 prestes a ter-minar, os abusos continuam a evidenciar que nenhuma medida foi tomada para obri-gar a empresa a cumprir as obrigações contratuais que visam garantir dignidade e conforto aos passageiros e às quais deveria estar condicio-nada a concessão. Todos os dias centenas de trabalhado-res, estudantes e aposentados dependem dos ônibus e enfrentam toda a sorte de dificuldades, intensificadas com o fim do ano, quando o movimento aumenta devido aos preparativos e compras para as festas e a espera nos pontos, que costuma ser longa, fica ainda pior por causa das chuvas, visto que praticamente não há abrigos.

Na região Central, que con-centra grande parte do movi-mento comercial, é difícil encontrar uma guarita, sendo que as poucas que existem são pequenas para atender à demanda na área que concen-tra o maior número de pes-soas e estão em péssimas con-dições. “Está difícil, temos que ficar na chuva e no sol, tem pessoas com crianças pequenas ou até mesmo de colo que passam por isso. É uma falta de respeito

Mais um ano chega ao fim com maioria dos pontos de ônibus descobertos na área central

Usuários do transporte público são obrigados a esperar ao relento, sob a chuva e o sol

O Partido dos Trabalhado-res entregou na terça-feira, 02, à Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – que inves-tigou o transporte público um abaixo assinado em que a população cobra atitude do poder público para que sejam implementadas melhorias no serviço. A mobilização come-çou em agosto e desde então foram recolhidas 2.505 assi-naturas de pessoas que exigem providências para a situação vivenciada hoje pelos usuários dos ônibus que fazem as linhas municipais. O preço da pas-sagem, considerado abusivo,

a falta de regularidade dos iti-nerários vigentes e de cumpri-mento dos horários são os focos do movimento.

Além desses, também fre-quentemente são lembradas a falta de guarita nos pontos e de informações sobre trajetos. A postura do chefe do Execu-tivo itaunense é criticada pelos militantes. “Eximir-se de responsabilidade é traba-lhar contra Itaúna, é não construir oportunidades para a população”, comentou o presidente do PT, Jerry Maga-lhães, ao anunciar o início da manifestação.

Abaixo-assinado

Confeccções Feminina e Masculina

NOvO ENdEREçO

Rua Tácito Nogueira, 150 - Centro - Itaúna

(37) 3241-1402

Que o trânsito de Itaúna é caótico, principalmente nas ime-diações da Praça Doutor Augusto Gonçalves e nas avenidas Jove Soares e Getúlio Vargas, não é nenhuma novidade. O tráfego cada vez mais intenso com o aumento expressivo da frota nos últimos anos é fonte de diversos transtornos provocados pelo grande fluxo nos principais cor-redores da cidade e também pela falta de vagas de estacionamento, outro problema agravado desde a suspensão dos serviços do Rota-tivo.

Os reflexos negativos ficam ainda mais evidentes nesta época do ano, de preparativos para as festas e aumento do movimento no comércio, sendo a região cen-tral uma das áreas que mais sofre

com essa realidade. Motoristas enfrentam dificuldades para tra-fegar e estacionar os veículos, o que acaba prejudicando também os lojistas. A empresária da área da saúde, Stella Lages Viana conta o que enfrenta todos os dias. “Está cada dia mais difícil o trânsito na cidade e, se é com-plicado dirigir, estacionar é ainda mais, são poucos locais e quando encontramos, o preço costuma ser alto”, explica.

Outro fator que preocupa é a distração e o desrespeito dos motoristas “Vejo muita gente dirigindo e falando ao celular. Ninguém colabora, muitos não sinalizam, param em lugares proibidos, em filas duplas e não dão passagens aos motociclistas”, protesta o motoboy Warley Alves

de Sousa. Nos horários de maior circulação de veículos a situação complica ainda mais e os moto-ristas precisam ter atenção e paci-ência. “Nos horários de pico a situação é terrível. Os órgãos competentes deviam ficar mais atentos e até multar mais os infra-tores. Talvez a proibição de veí-culos pesados no Centro em determinados horários ajudaria bastante”, completa Warley.

Frota de quase 52 mil veículos

Além do crescimento consi-derável da frota nos últimos anos, a falta de planejamento do trânsito, que é totalmente desordenado, contribui para o comprometimento da mobili-

dade urbana devido à grande quantidade de carros e motoci-cletas em circulação. Com menos de 90 mil habitantes, Itaúna tem hoje tem 51.125 veículos emplacados na cidade, conforme dados apurados junto ao Departamento Nacional de Trânsito – Denatran. Até novembro do ano passado o número de emplacamentos fei-tos na cidade era de 48.999 unidades, portanto, o cresci-mento foi de aproximadamente 4% em apenas 12 meses. Em maior número estão os automó-veis, que são 28.294 e em seguida veem as motocicletas, em 11.366 placas. Caminhone-tes, caminhões, motonetas, entre outros, correspondem ao restante da frota.

Trânsito caótico no Centro causa transtornos para motoristas e passageiros em meio aos preparativos para as festas

enorme”, desabafa a opera-dora comercial Stefanie Caro-line Gonçalves Pereira. A professora, Ângela Mariano, moradora do bairro Santa-nense, também reclama: “Sempre que vou ao Centro tenho que ficar esperando muito para voltar para casa. Os ônibus demoram e ainda tenho que ficar exposta ao tempo. Um absurdo”.

Além de as guaritas serem insuficientes, as existentes permanecem em situação pre-cária, às vezes até sem cober-tura. Apesar do preço da tarifa, de R$ 2,40, e das cláu-sulas que impõem à conces-sionária a obrigação de cons-

truir dez abrigos por ano, nada é feito para melhorar a qualidade do serviço. Mesmo depois de muitas cobranças e reclamações, os passageiros continuam obrigados a espe-rar pelos ônibus ao relento e sem nenhum conforto. Usu-ários reclamam também da altura dos veículos em relação ao tamanho das calçadas, dos atrasos constantes em todas as linhas, o que inclusive já foi alvo de reportagem do JORNAL S’PASSO, e, evi-dentemente, do preço da pas-sagem, que conforme apurou a “CPI do Transporte Público”, não deveria custar mais que R$ 2,26.

A Prefeitura, que deveria cobrar uma solução e exigir mudanças da empresa, fecha os olhos para a realidade. Apesar das constantes quei-xas da população, a atual administração recusa se mobilizar contra o problema e chegou a descartar o rela-tório da Comissão Parla-mentar de Inquérito que, instaurada pela Câmara, comprovou as irregularida-des. Os documentos reuni-dos pela CPI foram anexa-dos em processo movido pelo promotor Enéias Xavier Gomes, que questiona na Justiça a qualidade dos ser-viços prestados à população.

Datas Disponíveis - 02/01 à 08/01

incluindo: viagem de ida e volta, hospedagem, café da manhã,

almoço e jantar e 1 dia com churrascoConsulte outras datas na agência

/ 9918-0763

[email protected]

Karla LimaDespachante Imobiliário* Convenção de condomínio

* Regularização de documentos junto à prefeitura, Receita Federal,

Cartórios e outros(37) 9914-9620 (vivo)(37) 9197-9876 (tim)

Rua Manoel Gonçalves, 91 sala D - Centro - itaúna

Rua Manoel Gonçalves, 27Centro - Itaúna (37) 3242-1992

PARA QUE A REPORTAGEM vÁ ATÉ SEU BAIRRO FALE

COM A REdAçÃO: 3241 - 2189

Rua Canadá, nº 20, Bairro Pio XII, Itaúna

www.contabilidadejfranco.com.br

Tel.: (37) 3249-3650

CONTABILIDADE J. FRANCO

Page 7: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 7 Sábado, 06 de dezembro de 2014

O Banco de Leite do Hos-pital do Hospital Manoel Gonçalves de Itaúna enfrenta problemas com o estoque do produto, atualmente man-tido pelas doações de apenas três mulheres. A falta de cam-panhas de mobilização para chamar atenção das mães e conscientizá-las da importân-cia e da necessidade do ato é considerada um fator agra-vante para a situação, princi-palmente porque o processo para a retirada do alimento é simples e pode ser feito até mesmo em casa.

“Muitas comparecem ape-nas uma vez e não voltam mais. E, nesse sentido, é pre-ciso destacar que as doadoras nem precisam ir até a uni-dade, sendo que o cadastro pode ser feito pelo telefone. Nós disponibilizamos os reci-pientes e buscamos em casa. O procedimento é muito simples”, orienta a técnica de enfermagem Cristina Apare-cida de Sousa, uma das fun-cionárias do setor. Com a reserva em baixa, o alimento é suficiente apenas para ser fornecido a uma parte dos recém-nascidos cujas mães não têm condições de ama-mentar enquanto estão no berçário da própria Casa de Caridade. Se houvesse mais adesões, o produto recolhido em Itaúna poderia contribuir até mesmo com o atendi-

mento da demanda em cida-des vizinhas.

“É preocupante a situação porque são muitos bebês que precisam e com uma mobili-zação maior, teríamos condi-ções de ajudar a alimentar muito mais crianças”, comenta a técnica de enfer-magem. Segundo a profissio-nal, quem se dispõe a doar chega a entregar um vidro de 400 a 700 mililitros de leite a cada quatro dias. Conge-lado, o produto dura até 15 dias, sendo que depois dessa etapa, feita em Belo Hori-zonte, a validade pode chegar a seis meses. Antes de ser dis-ponibilizado para uso, o ali-mento passa por várias análi-ses.

O imóvel em que funciona o Banco de Leite passa por reformas para melhor aten-der as doadoras e a previsão é de que a estrutura seja rei-naugurada antes do Natal. O setor também oferece curso gratuito de gestantes e já recebe inscrições para a formação de novas turmas, que terão aulas a partir de 26 de fevereiro. A unidade fun-ciona em edificação anexa ao Hospital Manoel Gonçalves, na avenida Dr. Miguel Augusto Gonçalves, de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 16h. O telefone para mais infor-mações é 3249-5300.

Com poucas doadoras e estoque em baixa, Banco de Leite tem dificuldades para atender à demanda

Conforme adiantou o JORNAL S´PASSO na última edição, o Ministério da Saúde prorrogou até o dia 12, o prazo para a campanha de vacinação contra a polio-mielite e sarampo. Devem receber a dose crianças entre seis meses de vida e menores de cinco anos de idade e para a imunização, as unidades de saúde na cidade vão funcio-nar de segunda a sexta-feira, das 07h às 16 horas. É impor-tante apresentar o cartão de vacinação para acompanha-mento dos profissionais do setor.

A meta estabelecida é de imunização de 95% do público-alvo. Em Itaúna a cobertura contra a pólio

estava em 73,07% e no caso do sarampo, 68,94%, con-forme os últimos dados divulgados pela comunica-ção oficial. A poliomelite é uma doença infectoconta-giosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afe-tam o sistema nervoso, pro-vocando paralisia irreversí-vel, principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma enfermidade viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelha-das, coriza e conjuntivite.

Campanha de vacinação contra poliomelite e sarampo vai até dia 12

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na quarta-feira, 03, capacitação sobre a febre Chikungunya para médicos e enfermeiros da

Rede de Atenção Primária. O encontro reuniu profissionais dos setores de epidemiologia, zoonoses, saúde da família, dentre outros, totalizando

cerca de 40 participantes. Foram repassadas orientações sobre o manejo da doença aos profissionais do município com o objetivo de preparar

Profissionais da Saúde recebem capacitação sobre febre Chikungunya

estes profissionais para lidar em eventuais situações da doença na cidade.

A Chikungunya é uma doença infecciosa febril que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sinto-mas são febre acima dos 39 graus com início repentino, dores intensas nas articula-ções de pés e mãos, dores de cabeça e musculares, man-chas vermelhas na pele, den-tre outros. O período de incubação é de dois a 12 dias e o vírus pode afetar pessoas de qualquer sexo ou idade, mas os sinais tendem a ser mais intensos em idosos e crianças. Portadores de doen-ças crônicas têm mais chances de desenvolver formas graves da doença.

Legislativo quer incentivar doações

Dois projetos de lei aprova-dos por unanimidade nesta semana na Câmara Municipal propõem medidas para cha-mar a atenção da população e mudar a situação do Banco de Leite do Hospital Manoel Gonçalves. Uma das matérias institui a Semana de Incen-tivo ao Aleitamento Materno, a ser realizada na primeira semana de agosto, com o objetivo de conscientizar as lactantes sobre a importância e a necessidade do volunta-riado. A outra acrescenta ao calendário da cidade a Semana Municipal de Doa-

ção de Leite Humano, pre-vista para os primeiros dias de outubro, anualmente.

“Somos sabedores de que há casos de mães que não podem amamentar seus filhos por vários fatores como doenças, risco nutricional, uso de drogas ou medica-mentos excretáveis através do leite, dentre outros. E o recém-nascido necessita do leite materno, que além de ser o alimento ideal, mor-mente nos primeiros dias de vida, ainda combate vários tipos de doenças”, foi a jus-tificativa do proponente. A Prefeitura ficará responsável pela programação e desenvol-vimento das atividades.

Nós partilhamos do orgulho da Universidade

de Itaúna, inegavelmente a maior instituição de nossa

cidade, e nos unimos a todo corpo discente e docente para parabenizar o Reitor

Faiçal por sua posse na Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa.

A GráficA TAmóios congratula-se com o reitor da Universidade de itaúna, professor faiçal chequer pela posse na Academia

cordisburguense de Letras Guimarães rosa.

mAis UmA viTóriA, mAis UmA conqUisTA!

Parabenizamos o magnífico Reitor da Universidade de Itaúna, professor Faiçal David Freire Chequer, por sua eleição como membro da Academia

Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa.

Médicos repassaram orientações recebidas durante treinamento em Belo Horizonte para possíveis casos da doença na cidade

Page 8: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 8 Sábado, 06 de dezembro de 2014

Supermercado IE

3241-6271 Av. Vicente Nogueira Penido, 126 - Cidade Nova

onde você encontra o Jornal S’PaSSo gratuitamente

Rua Cassiano Dornas, 212 - Centro

3241-3527Edifício 5ª Avenida

3241-2720R. Gonçalves da Guia, 39

3242-4368| 3241-2002Praça Dr. Augusto Gonçalves, 152

3242-2044R. Dr. José Gonçalves,417

Açougue Teixeira

3243-4322Rua Geralda Feliciana Ramos, 286 - Jadir Marinho

O Flamengo Futebol Clube de Itaúna participou da Copa Dadazinho realizada em Belo Horizonte e disputada por 32 equipes de diversos estados e com participação de equipes profissionais como Palmeiras, de São Paulo Grêmio e Inter-nacional, do Rio Grande do Sul; Vasco, do Rio Janeiro; Atlético e América, de Minas Gerais, entre outros. E, os resultados obtidos pelos atletas itaunenses foram significati-vos, sendo que o time Sub-14

obteve a classificação em pri-meiro lugar invicto da Chave D.

Bem representado, o futebol de Itaúna ficou em destaque, com o Flamengo entre as oito melhores equipes da competi-ção, saindo somente no mata a mata contra o América mineiro, no estádio Arena Gregório do Santa Cruz, em Contagem. O time já está convidado para as fases esta-dual e internacional da Copa Dadazinho 2015.

Flamengo de Itaúna é destaque em competição de nível nacional

Representando Itaúna na disputa do Campeonato Mineiro Petiz /Infantil de Verão de Natação, a equipe do Tropical Tênis Clube foi um dos destaques da competição. A disputa, realizada em novembro, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, reuniu atletas de diversas par-tes e a delegação itaunense conquistou nove medalhas no total, sendo duas de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

Com este resultado, o Tropical é campeão mineiro nos 50 metros livre feminino e 100 metros peito feminino, com a jovem Thaís Fernandes. Parti-ciparam da disputa Beatriz de Queiroz, Giovana Myhrra, João Eduardo Nogueira, João Pedro Moreira, Leonardo Fonseca, Maria Eduarda Nogueira, Matheus Santos, Thaís Fernanda e Vinícius Silva. A equipe é coordenada pelo técnico Carlos Geraldo.

Natação do Tropical ganha nove medalhas de ouro, prata e bronze

Que a grande quantidade de moradores de rua na cidade é problema antigo e sério de Itaúna ninguém discorda. E para colocar a questão em debate, a Prefeitura reuniu departamentos da Secretaria de Assistência Social e repre-sentantes de entidades que desenvolvem atividades dire-cionadas a eles. Mas, a admi-

nistração não apresentou propostas concretas para ten-tar resolver a situação. Em vez disso, culpou os grupos que desenvolvem ações de cari-dade em benefício dos men-digos pela permanência dos mesmos na cidade. A visão dos órgãos que deveriam ser responsáveis por realizar tra-balhos voltados a essa parcela

Prefeitura culpa ações sociais pela permanência de mendigos nas ruasCasa de apoio mantida pela Paróquia de Sant´Ana para oferecer

alimentação e banho é classificada de chamativo para andarilhosda população ficou evidente também em comunicado ofi-cial sobre o encontro encami-nhado à imprensa.

Os trabalhos sociais foram classificados pela administra-ção como “chamativo para andarilhos” sob a justificativa de que Itaúna é considerada por eles como um bom lugar para ficar, uma vez que na cidade há local que serve ali-mentação e oferece condições para que tomem banhos diá-rios. A afirmação é referente à Casa de Apoio ao Irmão de Rua Santana, criada em 2013 pela paróquia central e man-tida por meio de doações.

Em resposta, o pároco, padre Francisco Cota, o prin-cipal responsável pela inicia-tiva, afirmou que quem tem fome vai continuar tendo acesso à comida no local e ainda que a intenção é arran-jar condições para também

abrigar os andarilhos. “Não vamos impor condições para alimentar ninguém. Nós damos condições para essas pessoas, oferecemos café, banho e refeição, só não damos abrigo porque não temos infraestrutura, mas pretendemos caminhar para isso. Eu acho que temos que olhar muito a questão social, nós estamos numa situação de direitos humanos degra-dantes. Essas pessoas estão assim porque perderam qualquer perspectiva de viver com dignidade, mesmo que você mostre para elas que vai tratá-las da depen-dência das drogas, conseguir um emprego, uma pessoa só se constrói de dentro para fora, não de fora para dentro. A sociedade constrói o men-digo, mas a sociedade não quer sentir o cheiro do men-digo”, frisou.

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta semana o início da constru-ção de duas creches, uma para atender à região do Santa Edwiges e outra para a comu-nidade do Cidade Nova, que há muitos anos reivindica a instalação de uma unidade educacional. Serão atendidas 240 crianças de zero a três anos em horário integral, sendo 120 em cada um dos bairros, que segundo a secre-tária, Maria Virgínia Morais Garcia, apresentam uma demanda significativa pelas vagas.

O valor da obra no Santa Edwiges é de R$ 1.793.807,93 e o imóvel será erguido na rua Manoel Ribeiro Nicuta, número 228; já a creche do Cidade Nova, localizada na rua Ernesto Vernúcio, 315, vai custar R$ 1.774.509. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional do Desen-volvimento da Educação – FNDE. A previsão é que as unidades sejam entregues à

Educação anuncia início de obras das creches do Santa Edwiges e Cidade Nova

Previsão é de que unidade do Aeroporto funcione a partir de fevereiro

população em setembro do ano que vem.

Em fase final

A creche do bairro Aero-porto, iniciada na administra-ção de Eugênio Pinto e que teve

as obras paralisadas por longo período, está prestes a ser inau-gurada. A previsão, conforme informações obtidas pela reportagem junto à Secretaria de Educação, é de que a uni-dade esteja em funcionamento a partir de fevereiro. A edifica-

ção, que foi abandonada em fase de acabamento e chegou a ser depredada por vândalos, foi retomada na atual gestão e, depois de consumir mais de R$ 1 milhão em recursos, precisou de outros R$ 430 mil destina-dos à finalização.

A Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado está passando por pequenas adaptações para atender à ampliação do Tempo Inte-gral. Duas salas e a biblioteca foram divididas para aumen-

tar o número de salas. O programa é uma iniciativa do governo federal, por meio do “Mais Educação”, que é o aumento da jornada escolar das redes públicas de ensino municipal e estadual. Além

do ensino regular, os alunos passam mais tempo nas insti-tuições de ensino para parti-ciparem de outras atividades que englobam acompanha-mento pedagógico, educação ambiental; esporte e lazer;

direitos humanos em educa-ção; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educa-ção econômica.

Escola Dr. Lincoln Nogueira é adaptada para ampliação de Tempo Integral

Promessa antiga feita às comunidades da região, a creche do Aeroporto teve obras paralisadas

As maiores conquistas são resultado de trabalho incansável e do esforço

pelo bem comum. Por isto, o professor Faiçal Chequer merece mais esta honraria.

Itaúna saúda e se orgulha de ter entre seus cidadãos mais

ilustres a figura impar de Faiçal Chequer imortalizado pela Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa.

Comercial Roger Mitre

Page 9: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 9 Sábado, 06 de dezembro de 2014

Indústria de Rações Patense Ltda., por determinação do Conselho Estadual de Política Ambiental – COPAM, torna público que solicitou, através do Processo n.º 00245/1999 a Licença de Instalação Corretiva (LIC), para Ampliação do Processamento de Subprodutos de Origem Animal, para sua unidade industrial de Itaúna/MG, localizada na Rodo-via MG 431, km 37 - Zona Rural.

Com o tema “Conciliar: Bom para todos, melhor para você”, que traduz bem o sig-nificado e o objetivo da cam-panha, o Conselho Nacional de Justiça realizou entre os dias 24 e 28 de novembro a Semana Nacional de Conci-liação. Mais uma vez, a Comarca de Itaúna partici-pou da mobilização e teve resultado considerado expres-sivo, com a designação de 283

audiências e 73 acordos efe-tivados, o equivalente a 25,8%, das ações e um mon-tante de R$ 93.344,90. No total foram atendidas 447 pessoas.

“Esse número é conside-rado muito positivo para nós. Separamos alguns processos mais antigos, que estavam parados há muito tempo para tentar acelerar as decisões e conseguimos sucesso em um

número considerável de cau-sas, o que é muito favorável”, comentou a escrivã do Juizado Especial, Míriam Leitão. A juíza Regina Célia Silva Neves foi a responsável pela condu-ção dos trabalhos.

A Semana Nacional da Con-ciliação é promovida anual-mente e visa dar celeridade ao trâmite de processos em anda-mento na Justiça Federal, Estadual ou do Trabalho. Os

acordos são permitidos em quase todos os casos como pensão alimentícia, acidente de trânsito, guarda de meno-res, entre outros, de forma mais amigável, por meio do diálogo entre as partes. Casso a proposta não seja cumprida, a ação pode voltar para a Jus-tiça. Em relação aos crimes contra vida e situações que se enquadram na Lei Maria da Penha não é possível conciliar.

Comarca atende mais de 400 pessoas em 200 audiências na Semana da Conciliação

Investigações apontam dívida como principal causa de assassinato no povoado de Lopes

Um homem foi morto a tiros na noite desta terça-feira, 02, na comunidade rural de Lopes. De acordo com relatos de tes-temunhas à Polícia Militar, a vítima estava em frente de casa, quando três homens encapuza-dos desceram de um carro anunciando um assalto. Os bandidos armados com revól-veres não roubaram nada e ati-raram várias vezes contra Anderson José Honorato, de 38 anos, que, atingido por 11 dis-paros, morreu a caminho do Hospital Manoel Gonçalves. Os criminosos continuam fora-gidos. A Polícia Civil investiga o crime e já apurou algumas informações. “Já sabemos que a vítima estava com muitas dívi-das com várias pessoas diferen-tes e recebia muitas ameaças de morte nos últimos tempos. Estamos apurando o caso para que possamos localizar os sus-peitos”, afirmou o delegado Wesley Castro em conversa com a reportagem do JORNAL S´PASSO.

Crime no Morada Nova

No fim da manhã de domingo, 30, outro crime vio-lento havia sido registrado na Rua Zé Manga, no bairro Morada Nova, onde dois homens foram alvejados. Segundo a Polícia Militar, as vítimas estavam dentro de um carro quando dois indivíduos

OCORRÊNCIAS

se aproximaram em uma moto, sendo que o que estava na garupa sacou o revólver e efetuou os tiros. Alexandre Oliveira Santos, de 33 anos, atingido na cabeça e perto do nariz, morreu ao dar entrada no Pronto Socorro, no Hospi-tal Manoel Gonçalves. O com-panheiro dele, de 27 anos e cujo nome não foi revelado, tomou tiros no ombro e barriga e até o fechamento desta edição continuava internado sem risco de morte. O delegado da Polí-cia Civil, Wesley Castro, disse que ainda está investigando e que a Polícia Civil vai se empe-nhar para localizar os suspei-tos”, garantiu.

Um rapaz de 23 anos cau-sou pavor entre pacientes do Hospital Manoel Gonçalves ao ser descoberto de posse de uma arma de fogo dentro do quarto. Acionada, a PM compareceu à unidade de saúde e constatou a denún-cia, localizando um revólver calibre 38, com numeração raspada. Ele era acompa-nhante do homem que foi ferido por tiros no Morada Nova e foi preso em fla-grante. “Conforme depoi-mento, o jovem foi infor-

Preso com arma no Hospital

mado de que os autores dos tiros iriam até o hospital para matar o amigo e tinha a inten-ção de protegê-lo”, contou o delegado, Wesley Castro.

Após percorrer várias ruas da área central da cidade e invadir a contramão das vias públicas, um homem foi abordado por policiais mili-tares na rua Silva Jardim, sentido Centro. Ele ainda tentou fugir, mas bateu no canteiro da pista. Durante buscas foi encontrado com o motorista uma porção de maconha e medicamentos. Antes de ser localizado, ele

havia batido no portão da sede do Corpo de Bombeiros e chegou a abastecer o veí-culo em um posto de com-bustíveis, saindo sem pagar. O rapaz, de 29 anos, foi preso em flagrante. Segundo a PM, a proprietária do carro compareceu à delegacia e relatou que já teve um rela-cionamento com o suspeito e que ele pegou o veículo sem autorização.

Na manhã de quinta-feira, 04, no bairro Parque Jardim, um adolescente de 17 anos foi apreendido por policiais militares. Ele pilotava uma motocicleta e depois de desobedecer a ordem de parada de policiais militares, desrespeitou a sinalização na rua Ouro Preto e bateu em um carro, momento em que foi contido. O menor sofreu

escoriações leves, mas recu-sou atendimento, sendo encaminhado para a Dele-gacia. A moto foi levada para o pátio credenciado ao Detran e teve a documenta-ção recolhida, sendo lavra-das quatro multas devido às infrações cometidas. O motorista de 49 anos envol-vido no acidente não teve ferimentos.

Menor é apreendido por militares no Parque Jardim

Após cair sobre de uma altura de aproximadamente quatro metros sobre a linha férrea, no bairro Leonani, uma mulher de 43 anos per-deu a vida na noite desta quarta-feira, 03. De acordo com a Polícia Militar, ela estava aprendendo a pilotar moto e perdeu o controle da direção no cruzamento das

avenidas Vó Norvina com Lenhita. Andréia Vaz Pereira foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hos-pital Manoel Gonçalves, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a PM, a motocicleta que a vítima conduzia foi retirada do local pelos familiares e não foi localizada.

Motociclista inabilitada morre em acidente bairro Leonane

Motorista é preso por direção perigosa e com drogas

Foto

: San

tana

FM

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou nesta semana a tabela e a escala de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA -, para o próximo ano. Em 2015 o tributo terá redução média

de 3,7% para os mineiros em comparação com o valor que foi cobrado neste ano. O contribuinte que decidir qui-tar o imposto à vista já pode fazer o pagamento do total com 3% de desconto.

De acordo com o crono-

grama da SEF, a escala de pagamento para aqueles que optarem por parcelar começa no dia 19 de janeiro de 2015, contemplando veículos com placas de final 1. Já o contri-buinte que decidir quitar o imposto à vista antes desse

prazo terá 3% de desconto. O pagamento poderá ser feito diretamente nos termi-nais de autoatendimento ou guichês dos bancos autoriza-dos. Para isso, basta informar o número do Renavam do veículo.

Fazenda disponibiliza tabela do IPVA e contribuintes já podem pagar imposto à vista com desconto

Page 10: Jornal S'Passo Ed. 1070

Página 10 Sábado, 06 de dezembro de 2014

Paciente do ORTODONTISTADR. FABIANO MONTEIRO GUIMARÃES

CROMG 22878

Paciente do ORTODONTISTADR. FABIANO MONTEIRO GUIMARÃES

CROMG 22878

Paciente do ORTODONTISTADR. FABIANO MONTEIRO GUIMARÃES

CROMG 22878

Paciente do ORTODONTISTADR. FABIANO MONTEIRO GUIMARÃES

CROMG 22878

Av. Jove Soares, 831 - Centro | (37) 3242-1057e-mail: [email protected]

VOCÊ SABIA? O Empório tem uma grande variedade de cestas de Natal, presente ideal para seu amigo oculto,

funcionários, amigos e familiares.Você mesmo monta sua cesta, do seu gosto,

com petiscos variados, castanhas, vinho, espumante, cerveja, sucos diferenciados, produtos diet,

sem glúten e sem lactose, cestas de temperos para amantes de cozinha e muito mais.

S O C I A I S www.jornalspasso.com.br

Av. Jove Soares, 1020 - Centro | 37 9861-4783

SuA mAiS novA e SAudável opção dA CidAde!* Sucos naturais / vitaminas

* Salgados assados* Sanduíche natural* Açaí e muito mais

Direção: Nutricionista Geisilene Aparecida

E se o assunto é eleição, Car-los Drumond de Andrade já dizia: “Uma eleição é feita para corrigir o erro da eleição ante-rior, mesmo que o agrave”. Uma verdade absoluta.

Nossa amiga, Maria José Dornas Barbosa, pessoa de grande caráter e um ser humano maravilhoso conta mais um ano de vida no próximo dia 12. Parabéns e que você seja sempre esta pessoa especial.

O assessor do deputado Nei-der Moreira, Lacimar Cezário, popularmente conhecido como Três troca de idade no dia 13. E no dia 17 o empresário Jorge Vasconcelos dos Reis, da Ótica Visual e o médico Euler Diniz. Felicidades a todos!

Vamos repetir uma frase de Eça de Queiróz a pedido de um leitor do JORNAL S´PASSO, que acompanha a política itaunense. “Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo”.

O vereador Francis Saldanha é o novo presidente da Câmara Municipal. O vice presidente é Edinho de Santanense e o secre-tário é o vereador Gil Máximo. A eleição (sic) foi na terça feira e a chapa pronta foi apresentada aos outros parlamentares para que, democraticamente, pudessem ratificá-la. Assim se faz uma perfeita e invejável democracia.

Dr. Faiçal Chequer,

Sua posse como membro da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa faz jus a sua inegável contribuição

ao conhecimento.

Câmara

O Tempo e as Estrelas é o novo livro do poeta e prefeito de Itaguara, Alisson Diego, lançado pela Editora Novo Século. O livro tem prefácio de Vilma Guimarães Rosa, filha de João Guima-rães Rosa e ilustrações do artista plás-tico Francisco Rivero. O cotidiano com originalidade e transcendência é a proposta do autor.

Lançamento

Uma conquista para ser registrada é a formatura no curso de Direito da nossa amiga Gislene de Cássia. Mãe excepcional e uma pessoa sem-pre pronta a ajudar os seme-lhantes, Gislene colhe os fru-tos do sucesso daqueles que se permitem recomeçar e vencer. Parabéns!

Conquista

Os últimos preparativos para a festa do Troféu Evidência já foram providenciados e a edição 2014 da festa promete ser um grande sucesso. Dentre as atrações culturais, vários artistas itaunenses estarão se apresentando. Novamente o mestre de cerimônia será o apresentador do Alterosa Esportes, Leopoldo Siqueira e três programas de televisão serão gravados durante o evento.

Evidência

Nós temos bananas

Sem opinião. Sem pala-vra. Sem ação. A turma é pau mandado com orgulho e não precisa nem de emenda para “banar” a cabeça...

Natal político

Época de Natal... Tempo de paz... na política itau-nense sobram as vaquinhas de presépio e no caminho da manjedoura, dentre os bichos, imperam os burri-nhos... E ao invés de um santo, nasce a incompetên-cia.

Para refletir

“A democracia é apenas a substituição de alguns cor-ruptos por muitos incom-petentes.”

Troca-troca

Interesse fraternal é daquele vereador que espera a boquinha pro irmão. E em troca oferece aquilo que tem (sic) pior, que deram pra ele...

Rua Gonçalves da Guia, 109 . Centro 37. 3241-2843

[email protected]/lookotica

Feliz natal e um próspero Ano novo!

O casal Geovane Silva e Rita Silva (Metamorfose Ateliê) com a filha Giovana Silva

O lindo Davi é filho de Josilene Menezes

A Miss e o Mister Itaúna serão escolhidos neste sábado, às 21h30 no Clube União (Órbita). Beleza e carisma são os atributos que contarão pon-tos para as 10 candidatas que concorrem ao título de Miss e para os cinco candidatos a Mis-ter. A atual Miss Itaúna, Ariana Bello e o Mister Itaúna, Bren-ner Souza passarão a faixa aos novos escolhidos, que vão representar a cidade em grande estilo. O evento é coordenado por Joel Camargos.

O tenista itaunense João Pedro Lopes Ferreira, filho dos nossos amigos Cíntia e Frank Ferreira é o número

1 do Brasil em sua categoria e foi convocado para disputar campeonato sul americano. Aos 13 anos ele é

talentoso e coleciona títulos. João Pedro está disputando torneios nos Estados Unidos, onde fará toda pré-temporada como preparação para 2015.

Parabéns ao nosso maior atleta das quadras!

Nossa amiga Maria Helena Corgozinho está de volta com a tradicional Casa do Papai Noel de Itaúna, desta vez no bairro de Lourdes, na rua Nonô Ventura, 37. O local funciona de quinta a domingo, das 19h30 às 22 horas e a entrada custa R$ 2,00 (adulto) e R$ 1,00 (criança). Toda a renda será revertida para a compra de cestas básicas.