jornal sindirepa-rs ed. 03_04_2012

8
Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul - Ano 10 - Março/Abril 2012 EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA O SINDICATO DA INDÚSTRIA DE REPARAÇÃO DE VEÍCULOS E ACESSÓRIOS NO ESTADO DO RIO GRAN- DE DO SUL convoca todas as empresas para a Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizada na sua sede a Rua Mar- celo Gama nº 99 - Bairro São João, nesta Capital, no dia 23 de abril de 2012, em primeira convocação às 09h30min, em segunda e última convocação 1 (uma) hora após a primeira, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia: a) Conhecer e deliberar sobre os pedidos de revisão de Acordos e Dissídios Coletivos da Categoria Profissional; b) Assuntos gerais. Porto Alegre, 11 de abril de 2012. Enio Guido Raupp Presidente 1º Simpósio de Resíduos nas Oficinas Mecânicas Pag 3 Caravana para Autopar recebe inscrições Página 2 Família Sindirepa realiza confraternização Páginas 4 e 5 Sindirepa Nacional será lançando em Porto Alegre Páginas 6

Upload: carlos-rema

Post on 10-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo Sindirepa-RS, jornal do sindicato da reparação automotiva no Rio Grande do Sul, Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Estado do Rio Grande do Sul - Ano 10 - Março/Abril 2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O SINDICATO DA INDÚSTRIA DE REPARAÇÃO DEVEÍCULOS E ACESSÓRIOS NO ESTADO DO RIO GRAN-DE DO SUL convoca todas as empresas para a AssembléiaGeral Extraordinária, a ser realizada na sua sede a Rua Mar-celo Gama nº 99 - Bairro São João, nesta Capital, no dia 23de abril de 2012, em primeira convocação às 09h30min, emsegunda e última convocação 1 (uma) hora após a primeira,a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

a) Conhecer e deliberar sobre os pedidos de revisão deAcordos e Dissídios Coletivos da Categoria Profissional;

b) Assuntos gerais.

Porto Alegre, 11 de abril de 2012.

Enio Guido RauppPresidente

1º Simpósio de Resíduos nasOficinas Mecânicas

Pag 3

Caravana para Autoparrecebe inscrições

Página 2

Família Sindirepa realizaconfraternização

Páginas 4 e 5

Sindirepa Nacional serálançando em Porto Alegre

Páginas 6

Page 2: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

Rua Marcelo Gama, 99CEP 90540-040 - Porto Alegre/RS

Fone/Fax (51) 3342.6063e-mail: [email protected]

www.sindirepa-rs.com.br

DiretoriaPresidente

Enio Guido Raupp

Vice-PresidenteAdolf Erwin Gerhard Goldberg

Diretor SecretárioPaulo Gilmar Boff

Diretores TesoureirosBenito Guilherme Franche

Luiz Roberto Meister

Diretor ProcuradorAlexandre Ruga

Diretores SuplentesLuis Carlos Goldberg

Neri Paulo Tramontinae Tarso Ughini Zanatta

Conselho FiscalBenony Alves dos SantosDonilia Fernandez Rauppe Roberto Maidana Feijó

Membros SuplentesAntonio Lários Padilha

José Fernando Rodrigues Garcia

Delegados RepresentantesTitulares

Enio Guido RauppAdolf Erwin Gerhard Goldberg

SuplentesNeri Paulo TramontinaTarso Ughini Zanatta

------------------------------------

Jornalista ResponsávelTeresa Maria Schembri(MTB 6240/25/91RS)

Editoração EletrônicaGabinete de Comunicação Integrada

ImpressãoGráfica Relâmpago

Tiragem5.000 exemplares

P a l a v r a d o P r e s i d e n t e

O máximo de nosso esforçoSeguimos em 2012 com

mais vontade ainda de tra-balhar pela nossa categoria.Nossa programação de cur-sos e eventos nunca estevetão cheia! O que nos alimen-ta para seguir adiante é oretorno positivo que temosrecebido em cada ação quedesenvolvemos. E temos si-do considerados um dos sin-dicatos mais atuantes do seg-mento no país! Isso nos en-che de satisfação, mas igual-mente nos compromete ain-da mais em oferecer o máxi-mo de nossos esforços. Maisuma vez repito aqui, nossarazão de existir é a represen-tação da indústria reparado-ra gaúcha. É por ela que lu-tamos, o que beneficia tam-bém o próprio desenvolvi-mento do Estado.

Por isso, convido e concla-mo nosso público para quese mantenha informado eparticipe das atividades sin-dicais. Só assim poderemoscontinuar a oferecer às ofi-

2 - Informativo - Março/Abril 2012

E x p e d i e n t e

cinas mecânicas o que real-mente estão precisando.Acesse o site do Sindirepa-RS e fique sempre por den-tro das novidades: www.sindirepa-rs.com.br. De formaespecial, quero destacar doiseventos: o 1º Simpósio so-bre Resíduos nas OficinasMecânicas que acontece nodia 26 de abril e para o 2ºFórum de Debates Sindire-pa-RS sobre Inspeção Veicu-lar Ambiental a ser realiza-do em 26 de julho. Os deta-lhes dos eventos podem serencontrados nos informati-vos. São dois assuntos prio-ritários para nossa categoriano momento, para que nin-guém seja pego despreveni-do depois.

Por fim, quero saudar nos-so parceiro e amigo JoséCarlos Assis da Rosa que, porjusto merecimento, aposen-tou-se e deixou a direção doSenai Automotivo. Foramanos de um trabalho emconjunto que ajudou em

muito a qualificar o mercadoda reparação. Nossos agrade-cimentos e eterna amizade,que tenha muitas alegriasnesta sua nova etapa de vida.Nosso alento é que em seulugar assumiu uma pessoaque, temos certeza, é alta-mente capacitada para con-tinuar a desenvolver, no mes-mo nível esta parceria.

Enio Guido Raupp,Presidente doSindirepa-RS

Como já é habitual, oSindirepa-RS prepara e ofe-rece caravana para visitar aAutopar (Feira Sul Brasilei-ra de Fornecedores da In-dústria Automotiva)que serealiza de 13 a 16 de junho,na Expotrade ConventionCenter, Rodovia Dep. JoãoLeopoldo Jacomel, 10.454,Vila Palmital, em Pinhais

Caravana Sindirepa-RS para a 6ª Autopar(PR). Ela chega a sua 6ª Edi-ção em 2012, sendo a se-gunda maior feira do seg-mento automotivo do país.Os interessados em partici-par podem fazer contatocom o Sindirepa-RS (Fone/Fax: (51) 3342-6063).

A Autopar é evento obri-gatório na agenda das em-presas nacionais e interna-

cionais do setor de autope-ças, reparação e reposiçãoque almejam crescimento efortalecimento de suas mar-cas no mercado brasileiro,bem como desejam estimu-lar a evolução do setor pelainformação dos profissionaisatravés da realização deeventos técnicos que quali-ficam a mão-de-obra.

Page 3: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

Informativo - Março/Abril 2012 - 3

Gestão de Resíduos nas Oficinas Mecânicas:simpósio orienta sobre descarte

O 1º Simpósio Sindirepa-RS so-bre Gestão de Resíduos nas Ofi-cinas Mecânicas ocorre dia 26 deabril, no Plenário Mercosul daFIERGS (Av. Assis Brasil, 8787), emPorto Alegre, das 13h30 às 18h.Tem como público-alvo: empre-sários da reparação de veículos(oficinas mecânicas, autocenters,frotistas, postos de serviços, con-vertedoras) bem como todos osinteressados. A principal propostado evento é orientar e discutir alegislação que regulamenta o as-sunto.

Na mesma ocasião será realiza-do o lançamento do Sindirepa Na-cional e apresentação de sua 1ªDiretoria, com participação dosSindirepas Fundadores e convida-dos especiais.

Programação prevista

Estará participando o relator daSub-comissão de Resíduos Sólidosda Comissão de Saúde e MeioAmbiente da Assembleia Legislati-va do RS, deputado Jurandir Ma-ciel, abordando sua aplicação noEstado; o representante Ministé-rio do Meio Ambiente, AntonioGaspar de Oliveira, falando sobrea Regulação Federal de Resíduosnas Oficinas Mecânicas; no âm-bito estadual, representando a Se-cretaria Estadual de Meio Ambi-ente o engenheiro Vilson TravaDutra Filho; da Área de Consulto-ria do Centro Nacional de Tecno-logias Limpas Senai/Unido/Unep,

o engenheiro ambiental FelipeSaviczki – técnico de Desenvol-vimento – explanando sobre Téc-nicas de Gestão de resíduos emempresas de Reparação Veicular.O mediador será Sérgio Alvaren-ga, diretor-executivo do Sindire-pa-SP e Executivo da Andap (As-sociação Nacional dos Distribui-dores de Autopeças).

Na segunda parte, a IPS apre-senta o tema sobre TratamentoÓleo e, a Filtros Man, sobre Trata-mento de Embalagens. E o presi-dente do Sicredi União Metropo-litana RS, Alcides Brugnera, apre-senta uma abordagem sobre par-ceria firmada com o Sindirepa-RS,com ênfase nas Linhas de Crédi-tos Especiais.

As inscrições podem ser feitasno Sindirepa-RS, fone (51) 3342-

Os principais resíduosproduzidos numa oficinasão os seguintes:

•Óleos usados•Mistura de hidrocarbonetos•Filtros de óleo/diesel•Amortecedores•Diluentes usados•Lamas de destilação desolventes•Lamas de pintura•Aerossóis usados•Embalagens várias•Desperdícios contaminados•Baterias•Fluídos de refrigeração•Pilhas várias•Para-brisas•Catalisadores•Para-choques•Para-choques compropileno, sem metal•Pneus•Madeira•Sucata ferrosa e não ferrosa•Papel/papelão•Plásticos•Lonas de freio

6063. Número de vagas limitadas.O evento conta com o apoio das

seguintes entidades: Fiergs/Ciergs/Sesi/Senai/IEL, Sindirepa Nacional,Sindipeças, Andap, Igea, GMA,Fepam e Assembleia Legislativa

Os resíduos automotivos

Uma oficina de reparação/ma-nutenção automotiva produz dia-riamente resíduos que requeremuma correta gestão, a fim de mini-mizar seu impacto no meio ambi-ente, constituindo também umaexigência legal a cumprir. Em ter-mos legais, o abandono de resí-duos não é permitido. Qualquerprodutor de resíduos é responsá-vel pelo seu encaminhamentoapropriado.

A gestão de resíduos se iniciapor uma separação adequada dosdiferentes resíduos. É bom lem-brar que basta um litro de óleopara contaminar mil litros de água,ou uma pequena pilha para con-taminar um metro cúbito de solo.

Todos ganham no descarte adequado dos resíduos

O país conta com legislação que regulamenta o tema

A gestão correta de resíduos pro-venientes de oficinas contribuipara um ambiente saudável e de-senvolvimento sustentável.

As oficinas devem apostar naformação de todos os seus cola-boradores neste processo (pinto-res, chapeadores, mecânicos eempregados diversos), pois sãoestes que depositam/separam osresíduos na sua produção. A cons-cientização ambiental é funda-mental para uma melhoria signifi-cativa do ambiente em geral, e éda responsabilidade de todos.

Mais informações pelo fone (51) 3342-6063E-mail: [email protected]

Page 4: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

4 - Informativo - Março/Abril 2012

No dia 31 de março, o Sindirepa-RS concreti-zou um projeto há muito acalentado, reunir aFamília Sindirepa, o que ocorreu em um jantarno Restaurante D’Italiani. A ideia da diretoria foipromover um encontro da categoria de confra-ternização, oportunizando um relacionamentomais estreito entre ela e apresentar as atividadesdesenvolvidas pela entidade aos seus associados.

O presidente do Sindirepa, Enio Raupp, apro-veitou a ocasião para destacar a presença dasesposas dos reparadores, que em 70% das ofici-nas trabalham junto com seus esposos, mas quepouco participam das atividades da categoria. “Eesse é um dos grandes motivos desta reunião”,disse ele.

A seguir, o executivo Renê Zanini apresentouum resumo das atividades propostas para 2012:o Simpósio sobre Gestão de Resíduos nas Ofici-nas Mecânicas que será realizado dia 26 de abril,

Família Sindirepa realizaprimeiro encontro

no Plenário Mercosul, na Fiergs, ocasião em quetambém será instalada a primeira diretoria do Sin-direpa Nacional, entidade que vai unir ainda maiso segmento da reparação em todo o país, umavanço e uma conquista representativa. Igual-mente foi anunciada uma parceria celebrada como Sicredi que vai oferecer linhas de crédito maisbaratas para os reparadores que sejam associa-dos à entidade. Lembrou ainda sobre a grade decursos com preços subsidiados oferecidos peloSenai-RS, através de parceria com a entidade.

Próximos encontros

Os próximos encontros da Família Sindirepaestão marcados para 21 de junho e 6 de dezem-bro. Por fim, foi anunciado o 2º Fórum de Deba-tes Sindirepa-RS sobre Inspeção Veicular Ambientalque tem data marcada para 26 de julho e aconte-cerá na Fiergs. “O sucesso de nosso evento em2011 nos destinou em 2012 um espaço nobrepara sua realização. E não podemos esquecer donosso Baile do Reparador, em sua quarta edição,marcado para 10 de novembro, no TeresópolisTênis Clube, em Porto Alegre.”

Zanini também agradeceu o empenho da Co-missão de Eventos, formada por Luciano Saldanha,Sérgio Galantim, Osmar Gotchesvki, Marcus Blank,João Guilherme e Paulo Scherer, Flávio Telmo,Marco Antônio, Carlos, Santos, Henrique, Vernere Eduardo Oliveira. Após o jantar, os casais apro-veitaram o espaço para dançar uma seleção demúsicas especiais comandadas pelo DJ.Enio Raupp saudou as esposas dos reparadores A bonita decoração criou um ambiente especial no local

Page 5: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

Informativo - Março/Abril 2012 - 5

O jantar da Cadeia Auto-motiva de março foi reali-zado no dia 12. No cardá-pio, além do tempero es-pecial do presidente EnioRaupp, esteve na pauta apreparação do simpósio so-bre a gestão de resíduos ea expectativa para o ano. Opatrocínio desta edição foida Giropeças e da Remot.De acordo com HenriqueSteffen, sócio da Giropeças,o Sindirepa é uma casa queagrega toda a Cadeia Auto-motiva, onde todos se sen-tem bem.

“É um lugar para se sa-ber sobre os assuntos domercado e o que está inte-ressando a cadeia no mo-mento. Só tenho a agrade-cer a boa acolhida que re-cebi, vou procurar partici-par sempre.” A Giropeçasjá tinha patrocinado o en-contro de dezembro, maspor outros compromissos,Steffen não tinha consegui-do ainda participar da noi-

Jantar da Cadeia Automotiva

te. “A cozinha do seoEnio é muito afamadae o ambiente é muitobom, porque todo opessoal se conhece.Fiquei impressiona-do.”

A Giropeças com-pletou 21 anos emabril, sempre forne-cendo peças para motoresde toda a linha diesel e ga-solina.

Presidente Ênio Raupp, Henrique Steffen, da Giros Peças, RenêZanini, executivo do Sindirepa-RS, Eduardo Oliveira, de Remot

Anote na agenda:próximos encontros

dia 23 de abril e14 de maio

A Ikro Componentes Automotivos foi a patrocina-dora da noite Família Sindirepa. Estar perto do aplicadorreparador e marcar presença como marca foram as mo-tivações desta participação. De acordo com HenriqueKrolikowski, gerente de vendas da reposição, a parcerianasceu pelos objetivos em comum entre o sindicato e aempresa. “Queremos qualificar o aplicador, informarsobre o melhor uso das peças e esta nos pareceu umaexcelente oportunidade.”

Com 65 anos de existência, a Ikro chega a sua ter-ceira geração de gestores, fazendo da inovação e datradição de qualidade suas grandes forças para se man-ter no mercado. “Depois que nos aproximamos naAutopar 2011 em Caxias do Sul, vimos que nada maisnatural do que celebrar esta parceira. Estaremos sem-pre apresentando as nossas novidades.”

Ikro, patrocinadorada confraternização

Sindirepa-RS realizou um antigo projeto com este evento

Page 6: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

6 - Informativo - Março/Abril 2012

No próximo dia 26 de abril, du-rante o 1º Simpósio sobre Resíduosnas Oficinas Mecânicas, realizadoem Porto Alegre, os Sindirepas dosEstados de São Paulo, Minas Gerais,Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro,Goiás, Pernambuco, Bahia e MatoGrosso assinarão a oficialização edarão posse à primeira diretoria docolegiado nacional. As novas deman-das que acompanham o setor dareparação levaram as entidades aformar uma voz única que defen-da seus interesses.

O assunto que vinha sendo dis-cutido há quatro anos tomou for-ma em abril do ano passado duran-te a Automec em São Paulo, quan-do assinaram protocolo de inten-ções para a criação de entidade na-cional, acordo que marca uma novaera da reparação de veículos no Bra-

Colegiado de Sindirepas seráinstalado em evento em Porto Alegre

E n t i d a d e N a c i o n a l

sil.O novo órgão também vai tratar

de assuntos de interesse da catego-ria, contribuindo para o desenvolvi-mento das empresas de reparaçãono País. Temas como a regulamen-tação das oficinas e programas vol-tados ao aperfeiçoamento da capaci-tação profissional serão discutidosnesse fórum.

A ampliação da inspeção am-biental veicular para outros estadosbrasileiros, e o aumento da frotacirculante que aquece o mercado dareparação de veículos são fatoresque demandaram a criação de umarepresentação nacional.

Descentralização

Para o presidente do Sindirepa-SP,Antonio Fiola, a união das entidades

fortalecerá o setor,reforçará a suaimagem nacio-nalmente e pro-moverá a inte-gração entre asregiões, contri-buindo para odesenvolvimento da categoria quepossui 93 mil empresas e é respon-sável pela geração de mais de 700mil empregos diretos. A entidade na-cional é uma reivindicação antiga dosSindirepas e garantirá representaçãonacional que visa aumentar a visibili-dade e fortalecerá a imagem do se-tor de reparação de veículos junto aoconsumidor.

O presidente do Sindirepa-BA,Reginaldo Rossi, considera um mar-co importante a oficialização da en-tidade fora da tradicional centraliza-

ção em São Paulo uma demonstra-ção de que as entidades estão pen-sando de forma coesa e estão ma-duras suficientes para que o cole-giado seja rotativo, fazendo com seatenda realmente aos interesses dossindicatos localizados em todo o ter-ritório nacional. “É claro que SãoPaulo tem peso, uma vez que a in-dústria ali se concentra, mas o even-to de oficialização acontecendo emPorto Alegre reflete a força da iden-tificação em comum dos membrosda entidade.”

Page 7: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

Informativo - Março/Abril 2012 - 7

A troca de direção das unidadesAutomotiva e Visconde de Mauá doSenai-RS (Serviço Nacional deAprendizagem Industrial) foi muitomais que uma simples mudança decomando. Pela primeira vez, essasunidades serão dirigidas por mãosfemininas. Mas a nova diretora Suza-na Sartori não é uma novata. Elaconta com 17 anos de experiênciano dentro do Sistema Fiergs, quan-do ingressou como estagiária, pas-sando por outras unidades, comoCanoas e na Região do Vale do Si-nos.

Formada em Administração deEmpresas com pós em Educação eMBA em Gestão de Escolas Técni-cas, Suzana Sartori tem muitos de-safios pela frente, pois esses centrosprecisam estar atualizados em rela-ção à demanda do mercado: sejapela parte da indústria, que apre-senta sempre inovações tecnoló-gicas, seja na outra ponta, a forma-ção de mão de obra, que precisaabsorver essas novas formas. Mas elagarante que estímulo e dedicaçãopara isso não lhe faltam.

No Senai-RS Automotivo, espe-cífico, são atendidos 400 alunos/dia, e no Visconde de Mauá, queatua na formação em diversos se-tores, 1,2 mil. “Não dá para negarque dá um friozinho na barriga”,revela ela, que ainda coordena 37colaboradores no Automotivo e 84,

O peso da responsabilidade de formarpessoas em mãos femininas

F o r m a ç ã o P r o f i s s i o n a l

no Mauá. “Felizmente, tenho umaequipe muito boa de trabalho.” Maso tal “friozinho” não tem nada a vercom fragilidade, refere-se ao seucomprometimento com a ativida-de. “Estamos lidando com pessoase sua formação, e isso é uma gran-de responsabilidade. Claro queocorrerão dificuldades a serem su-peradas durante o trabalho, masisso é uma proposta desafiadora.”

Escola de Educação ProfissionalSenai Automotivo - Porto Alegremantém parceria de cooperaçãotécnica com as principais monta-doras e empresas produtoras decomponentes automotivos. Isso pos-sibilita que a escola mantenha seus

aos novos alunos equilibrando aentrada de tecnologia no mercadocom a disposição de assistência téc-nica compatível.

Já a Escola de Educação Profissi-onal Senai Visconde de Mauá, inau-gurada em 1942, é a primeira uni-dade Senai do Estado e também dopaís. A escola desenvolve cursos nasáreas de Alimentação, AutomaçãoIndustrial, Eletroeletrônica, Informá-tica, Manutenção Industrial, Metal-mecânica, Segurança do Trabalho,entre outras. A sua estrutura dispõede oficinas de cozinha, panificação,marcenaria, mecânica de manuten-ção, mecânica multifuncional, ele-trodomésticos, refrigeração, elétricaindustrial, elétrica predial e pinturaindustrial. Possui também laborató-rios de metrologia, CNC, informáti-ca, pneumática, hidráulica, eletrôni-ca e CLP, entre outros.

A troca de comando oficial dasunidades ocorreu dia 6 de março.Na ocasião, Suzana Sartori, quesubstitui José Carlos Assis da Rosaque se aposentou, lembrou que foiele quem lhe deu um crédito deconfiança ao assumi-la como su-pervisora administrativa da Unida-de Canoas, quando ela ainda eraauxiliar administrativo, em 1999.“Foi o final de um processo seletivorigoroso e ele era o gestor da uni-dade. E agora, justamente, venhopara substitui-lo.”

docentes atualizados frente aos pro-dutos e tecnologias aplicados nosveículos automotivos. A cooperaçãoproporciona que a escola receba osveículos, motores, transmissões eoutros componentes automotivosmodernos disponibilizados ao mer-cado, os quais são utilizados para odesenvolvimento dos cursos que ofe-rece.

O Senai Automotivo possui 13salas de aula, sete módulos-oficinas,oficina de chapeação e pintura, bi-blioteca e videoteca. No Senai au-tomotivo existem diversos convêni-os com montadoras para poder ofe-recer cursos e atualizações aos pro-fissionais que estão no mercado e

Suzana Sartori ladeada por José Carlos Assis da Rosa e José Zortéa (D);Enio Raupp (E) e demais conselheiros do Senai

Page 8: Jornal Sindirepa-RS Ed. 03_04_2012

Ter acesso a novidades econhecer novas formas detrabalho são algumas dasmotivações para se buscaratualização profissional. Noscursos do Senai Automotivoem parceria com o Sindire-pa-RS, realizados anualmen-te, são contemplados nãoapenas os que estão ingres-sando no mercado de traba-lho, mas também visa man-ter em dia os que já atuamfamiliarizados com as novastecnologias que o segmentoautomotivo apresenta. Pau-lo Gilmar Boff, proprietárioda Valência Auto Centro, éum dos sempre buscam es-tar em dia com as novida-des do mercado automotivo.Ele participou, por exemplo,do Curso de Injeção Eletrô-nica e Esquema Elétrico,ocorrido em março, atravésdo convênio sindical. “Tenhopor hábito participar de pa-lestras e cursos que me tra-gam informações que me-lhorem a realização de meu

8 - Informativo - Março/Abril 2012

Manter-se atualizado sempreC r e s c i m e n t o

trabalho”, conta ele. “O am-biente favorável e tranquilocontribui para que a gentesempre aprenda”, explica eleem relação ao Senai.

A preocupação em ofe-recer bons serviços faz comque Boff esteja sempre pro-

curando qualificação. “Bus-quei até um curso de comoatender de forma eficienteao telefone. Quero me co-municar cada vez melhorcom meus clientes. Quandoentendo o que precisam éum passo a mais para umserviço bem executado e sa-tisfação do público”, argu-menta. “Não adianta ser in-teligente e não ter informa-ção. Sem conhecimento nãose chega a lugar algum.”

Para Boff, os bons instru-tores são os que transmitemseu conhecimento com emo-ção, fazendo a turma ficarintegrada. “É muito bom fa-zer um curso em que o ins-trutor domine o assunto.” Elediz que os resultados dos cur-sos aparecem quando eleresolve um defeito com maisrapidez e facilidade. “Issotambém traz muita satisfaçãoe acontece porque se utilizamnovos produtos, novas técni-cas ou mesmo novas manei-ras de trabalhar.”

Dando continuidade aoPrograma de Treinamentopara os profissionais da re-paração automotiva gaú-cha, projetou-se iniciar apartir de março os cursosabaixo relacionados, colo-cados à disposição do setorcom base na procura pelosmesmos durante o ano de2011. O calendário nãoestá fechado, permitindo in-clusão de novos cursos con-forme for a demanda.

A divulgação antecipadado calendário possibilitaráum melhor agendamento

CURSO CARGA HORÁRIA PERÍODO

Injeção Eletrônica Peugeot 15 horas 19/03 à 23/03

Injeção Eletrônica Bicombustível 15 horas 16/04 à20/04

Eletricidade Automotiva 15 horas 23/04 à 27/04

Suspensão e Geometria 30 horas 21/05 à 01/06

Interpretação de Esquemas 15 horas 13/08 à 17/08Elétricos Automotivos

Cursos 1º semestre 2012C a l e n d i á r i o

por parte dos profissionaisda reparação automotiva,porém, estes não deverãodeixar para fazer sua ins-crição na última hora, poisos cursos são fechados comlimitação de participantes.Entre em contato o maisbreve possível e garanta des-de já a sua vaga.

É importantíssimo salien-tar que estão programadoscursos para atender o inte-rior do RS. O chamamentofeito anteriormente desper-tou interesse de reparado-res das mais diversas re-

giões. “Continuamos per-manentemente à disposiçãodos interessados para dispo-nibilizar os cursos que de-sejarem”, afirma o executi-vo Renê Zanini.

Ressaltamos os cursospossuem conteúdo progra-mático base, porém, serãoadequados às necessidadesregionais.

“Se você necessita se atu-alizar tecnicológicamente,manifeste sua intenção aoSindirepa-RS, que certa-mente, buscaremos umaforma de atendê-lo.”

“Não adianta serinteligente e não ter

informação. Sem conhe-cimento não se chega alugar algum”, diz Boff

Com 542 marcas expositoras, a 3ª Automec Pesa-dos & Comerciais - Feira Internacional Especializadaem Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pe-sados e Comerciais ocorrida de 10 a 14 de abril seconsagra como principal evento para realização denegócios e atualização sobre tendências no segmen-to de peças para veículos pesados.

Durante o evento, os profissionais do setor pude-ram receber informações sobre as mais recentesmudanças do setor, como na fabricação de veículospesados a diesel a partir da sétima etapa do Progra-ma de Controle da Poluição do Ar por Veículos Auto-motores – Proconve P7.

Como não podia deixar de ser, o Sindirepa-RS en-viou uma caravana para visitar a feira, com custo dotransporte e hospedagem subsidiados pela ReedExhibitions Alcantara Machado, parceria fundamen-tal que viabiliza a realização desta viagem, pelo quala entidade agradece. O grupo e se surpreendeu coma massiva participação de expositores da China eTurquia neste evento bem especializado. “O bom devisitar um novo local é que sempre aprendemos algonovo”, comentou Vilmar Rocha da Maia, de Guaíba.Já Jorge Henrique Abreu, de Barão do Triunfo, pro-curou conhecer as principais novidades da feira. ”Éótimo para a gente poder fazer contatos e ficar atu-alizado.” Importadores de nove países como Rússia,Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Equador e Áfricado Sul marcaram presença nas Rodadas de Negóci-os realizadas.

F e i r a

Sindirepa-RSparticipa com caravanada Automec Pesados

Material recolhido serve de consulta na hora do trabalho

Parte da Comitiva Sindirepa-RS se reuniu na entrada da feira