jornal secovi - 3ª edição

5

Click here to load reader

Upload: secovi-ceara

Post on 07-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Secovi - 3ª Edição

SECOVI CONTINUA CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DO SETOR IMOBILIÁRIO E GARANTE MAIS SERVIÇOS AOS CONDOMÍNIOS E EMPRESAS FILIADAS

MAIS SERVIÇOS PARA 2015

ESPECIAL

SECOVIJANEIRO 2015

CAMPANHA PUBLICITÁRIA REFORÇA TODOS OS BENEFÍCIOS DE SER UM

PARCEIRO DO SINDICATO

DESTAQUE

SECOVI CONTINUA CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DO SETOR IMOBILIÁRIO E GARANTE MAIS SERVIÇOS AOS CONDOMÍNIOS E EMPRESAS FILIADAS

MAIS SERVIÇOS PARA 2015

ESPECIAL

SECOVIJANEIRO 2015

CAMPANHA PUBLICITÁRIA REFORÇA TODOS OS BENEFÍCIOS DE SER UM

PARCEIRO DO SINDICATO

DESTAQUE

Page 2: Jornal Secovi - 3ª Edição

FORTALEZA-CE, JANEIRO 2015opovo.com.br 32 ESPECIAL SECOVI INSTITUCIONAL2

ESPECIAL SECOVI é um produto da Diretoria Comercial do Jornal O POVO, produzido pelo Núcleo de Conteúdo & Negócios do Grupo de Comunicação O POVO. Não pode ser vendido separadamente Editoras-Executivas: Adailma Mendes e Andrea Araujo | Edição: Adailma Mendes | Textos: Ícaro Paio, Janaina Flor, Janine Nogueira, Larissa Viegas, Lua Santos e Sabryna Esmeraldo | Edição de arte: Andrea Araujo | Design: Ícaro Guerra e Ramon Cavalcante | Foto de Capa: Montagem sobre foto de Kennedy Roberto | Assessoria de Imprensa Secovi-CE: Suzete Nocrato | Diretor-Geral do Comercial: Edson Barbosa | Diretor Adjunto de Projetos e Revistas: Adriano Matos | Gerente de Planejamento: Aline Viana | Área de Produção de Projetos e Revistas: Andreza Leite e Bruna Nunes | Fale Conosco: [email protected]

Diretoria SECOVI: Raimundo Almeida vice-presidente - José Walter Mota vice-presidente de Loteamento - Marcelino Freitas vice-presidente de Compra e Venda - João Carlos Gondim vice-presidente de Locações - Lílian Gonçalves vice-presidente de Condomínios - Flávio Pinto vice-presidente de Shopping Center - Bretis Pimentel vice-presidente de Flats - Wilson Braga vice-presidente de Comunicação e Eventos - Bernadete Espíndola vice-presidente de Administração - Diderot Souza 1º vice-presidente Financeiro - João Cezar Seraine 2º vice-presidente Financeiro - Salim Ary Conselheiro Fiscal - Kalil Otoch Conselheiro Fiscal - Francisco Freitas Cordeiro Segundo Conselheiro Fiscal

DURANTE TODO ANO DE 2015, A CAMPANHA “JUNTE-SE A NÓS”, DO SECOVI EM PARCERIA COM A AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EBM QUINTTO, TRARÁ OS BENEFÍCIOS DE ADERIR AO SINDICATO

CAMPANHA INSTITUCIONAL

EDITORIALATENÇÃO AO MERCADO

O Secovi, com 24 anos de atuação, comemora, mais uma vez, o bom desempenho na prestação de serviços ao mercado imobiliário. Em 2014, o Sindicato ofereceu mais de 160 mil atendimentos, entre serviços na área jurídica, recursos humanos, universidade corporativa, biblioteca, além de atividades do DataSecovi - que realiza pesquisas e estatísticas sobre o setor. A meta, para este ano, é chegar à marca de 200 mil atendimentos, o que representaria o dobro de 2013, tudo para aumentar ainda mais a proximidade com seus representados.

Dentro desse propósito, a Entidade lança também a campanha Junte-se a nós, com a agência de comunicação EBM Quintto. Peças publicitárias serão trabalhadas ao longo de todo o ano para mostrar os benefícios que o Secovi pode oferecer.

E o presidente do Secovi, Sérgio Porto, reforça: “O Sindicato tem uma política forte de subvenção dos serviços que são prestados aos associados. Conclamamos que as empresas e condomínios nos procurem e que se juntem a nós para a tarefa de trabalho pelo mercado”.

Ícaro PaioESPECIAL PARA O [email protected]

Janaina FlorESPECIAL PARA O [email protected]

Com o objetivo de expor as van-tagens e benefícios de se as-sociar ao Secovi, a Campanha Junte-se a nós, com a Agência

de Comunicação EBM Quintto, terá peças publicitárias durante todo o ano em diversas plataformas.

Por meio de anúncio de jornal, spot de rádio, vídeo institucional e

folders, o Sindicato espera difundir as vantagens de se juntar ao Secovi, como diz Tavinho Brígido, diretor de atendimento da EBM Quintto. “Foi percebido que muitos condomínios e empresas não aderiram ao Sindi-cato por falta de conhecimento de todos os benefícios que ele oferece, então, desenvolvemos uma campa-nha mostrando justamente as van-tagens”, declara.

Dentre as facilidades oferecidas pelo Sindicado aos filiados estão a Assessoria Jurídica; Secovimed, Se-coviodonto, Universidade Secovi, Bi-blioteca, informativos e revistas, se-minários e congressos, e conta ainda

Janaina FlorESPECIAL PARA O [email protected]

Raquel Perdigão ocupa um cargo de chefia como coordenadora do Secovi. Na entidade desde 2012, iniciou como estagiária

até chegar à função atual, fruto do seu comprometimento e bons resultados. Sobre trabalhar no Secovi, Raquel diz que é uma experiência incrível, “per-mite que o profissional cresça com su-porte adequado”.

Maria Cláudia Fontenelle está no Sin-dicato há dois anos como gerente do Sistema Secovi. Formada em economia, a profissional teve uma carreira de 20 anos em instituições financeiras e na parte administrativa de grandes constru-

toras. “Gosto do que faço porque tenho um bom ambiente de trabalho, principal-mente pelo modo como as coisas são tra-tadas com clareza”, revela. Maria Cláudia destaca comprometimento e responsa-bilidade no desempenho de sua função. “A prioridade é fazer cumprir o Estatuto, sempre com o objetivo de atender aos fi-liados e associados.”

A coordenadora do Secovimed, Lívia Paiva, é formada em administração. Lívia ingressou no Secovi para a parte admi-nistrativa e só depois chegou à chefia do setor. A profissional conta que “é neces-sário muita responsabilidade para manter a qualidade dos serviços a fim de satis-fazer a demanda dos nossos usuários”. E acrescenta que trabalhar no Secovimed é uma experiência de aprendizagem e cres-cimento profissional.

Desenvolver a imagem pesso-al e profissional é essencial para passar confiança e credibilidade no meio corporativo. É com essa perspectiva que o Secovi reformula o uniforme de seus colaboradores para o ano de 2015.

Realizada em parceria com o Instituto de Moda e Consultoria de Imagem (IMCI), essa ação age di-retamente junto aos colaboradores, a fim de que representem melhor a entidade para a qual trabalham. Para a criação final do dresscode, inicial-mente contou-se com palestras mi-nistradas para o público feminino e masculino separadamente.

Com o público feminino, o as-sunto foi sobre tipos de corpos, esti-los de roupas e dresscode sociais. Já para o público masculino, a conversa foi a respeito do uso do terno, estilos de gravata e acessórios.

Juliana Brito é economista, con-sultora de imagem e fundadora do IMCI, uma das poucas empresas que oferece esse tipo de serviço no Norte e Nordeste. Ela explica que a imagem dos colaboradores é de suma impor-tância para a representatividade da empresa no mercado. “É importan-te criar e padronizar o uniforme da empresa. E o que eu faço é criar com ajuda de uma equipe profissional”, completa.

DIV

ULGA

ÇÃO

NOVA IMAGEM CORPORATIVA

SAIBA MAIS SOBRE AS PROFISSIONAISQUE ADMINISTRAM O SISTEMA

CONHEÇA O SECOVI

É NECESSÁRIO QUE AS EMPRESAS E CONDOMÍNIOS NOS PROCUREM E QUE SE JUNTEM A NÓS PARA A TAREFA DE TRABALHO PELO MERCADO

com um corpo técnico de 45 profis-sionais de diferentes áreas.

A campanha tem como objetivo mostrar que o sindicato está de bra-ços abertos para novos associados e filiados. Para isso, é necessário que as empresas e condomínios nos pro-curem e que se juntem a nós para a tarefa de trabalho pelo mercado, par-ticipando de nossas assembleias, en-contros, seminários e reuniões.

A parceria da agência com o Seco-vi não é inédita. Brígido conta que, em outro momento, a EBM Quintto foi convidada para desenvolver a cam-panha do Prêmio Master Imobiliário, que é realizado pelo Secovi.

Lívia Paiva Maria Claudia Fontenelle Raquel Perdigão

Page 3: Jornal Secovi - 3ª Edição

FORTALEZA-CE, JANEIRO 2015opovo.com.br 54 ESPECIAL SECOVI

COM BOAS EXPECTATIVAS PARA 2015, MEMBROS DA DIRETORIA DO SECOVI APRESENTAM SEUS PROJETOS E PLANOS PARA O ANO

UM NOVO ANOSabryna [email protected]

Dividido em diversos segmentos, o Secovi conta com uma equi-pe que atua na área imobiliária, atendendo as mais diversas ne-

cessidades. Para maiores êxitos em 2015, os membros desejam investimentos e ações que tragam resultados positivos para o setor.

Outro foco é a divulgação dos traba-lhos e ações do Secovi, sejam eles inter-nos ou externos. O aumento do número de associados também é o desejo de muitos, assim como a promoção de mais eventos. Sempre preocupando-se com a saúde de seus representados. Confira agora as expectativas de alguns vice-pre-sidentes do Secovi:

RAIMUNDO MAIAVICE-PRESIDENTE DO SECOVI

“O Secovi dispõe de itens importantís-simos para se desenvolver. Primeiro a pesquisa, que é de valor muito grande para o Sindicato. Outro projeto é o in-vestimento em capacitação nos con-domínios, especialmente na unidade de limpeza e conservação, orientando aos que estão ingressando nesse setor para lidar com esses problemas. Outra parte muito importante que defendo é buscar, o programa sistemático de investimento em publicidade, divul-gando o que o Secovi vem realizando. Esses são os projetos a serem desen-volvidos pela vice-presidência no ano de 2015 e acho que se trabalharmos sobre esses pontos, avançaremos ai-nda mais neste ano”.

LILIAN ALVES VICE-PRESIDENTEDE CONDOMÍNIOS “Pretendemos aumentar o número de empresas associadas, administradoras de condomínios. É nosso propósito, também, realizar congressos para os administradores, não só para síndicos, mas para o setor específico, como ex-iste em outros Estados. Começar a tra-balhar a ideia de trazer para Fortaleza grandes congressos, como o CONAMI (Congresso Nacional do Mercado Imo-biliário); esse é o nosso maior projeto. Vamos, ainda, trabalhar as pesquisas de mercado. Quero focar muito no DataSecovi, utilizando-o para realizar pesquisas e análises no nosso setor para entender melhor o mercado no Ceará e em Fortaleza”.

PERSPECTIVA

FLÁVIO PINTO VICE-PRESIDENTE DESHOPPING CENTER

“Como vice-presidente, vou fazer com que o Secovi esteja mais em evidência, logicamente aproveitando o segmento do mercado imobiliário, e fazer com que todos os shoppings centers e o público em geral estejam antenados nessa sinergia entre o Secovi e o mer-cado. Vamos orientar, prestar consulto-ria. Vamos fazer com que o mercado de Shopping Center utilize o DataSecovi na busca pelas informações relevantes para o segmento, por exemplo, o valor do metro quadrado, perfil do shopping, dentre outros. Estamos à disposição para capacitação e desenvolvimento dos colaboradores desse segmento. Essa atuação precisa, no entanto, ser divulgada e, principalmente, abraçada pelos empresários do setor.

WILSON BRAGA VICE-PRESIDENTE DE COMUNI-CAÇÃO E EVENTOS

“Em 2015, vamos dar continuidade aos projetos já existentes, como o Jornal Secovi, e vamos acrescentar ao calendário de atividades do Sin-dicato a “Caminhada dos Síndicos”, que tem o objetivo de estimular os síndicos e condôminos a praticarem atividades físicas. Na área de comu-nicação, vamos procurar interagir mais com os nossos filiados, através do lançamento de novas campanhas e, por meio de publicação de notas e publicidade nos principais veículos de comunicação do Ceará, especial-mente nas comemorações de datas importantes para o setor imobiliário”.

BRETIS PIMENTEL VICE-PRESIDENTE DE FLATS

“A expectativa para 2015 é de um crescimento de quase 20% real com um fluxo permanente. É um segmento muito promissor, com boas expectati-vas, em função do apoio permanente que o turismo está tendo com as Sec-retarias de Turismo municipal e estad-ual. Vamos procurar unificar o merca-do, com a melhoria de infraestrutura, com a concretização permanente do fluxo de turismo, bem como ações internacionais para a venda da hote-laria cearense. Pretendemos ainda dar suporte técnico-operacional para os empresários se modernizarem, além da criação de um banco permanente de emprego e qualificação de mão-de-obra para o segmento”.

BERNADETEESPÍNDOLA VICE-PRESIDENTEDE ADMINISTRAÇÃO

“O ano de 2014 foi atípico, notadamente em nossa cidade, que teve que estar apta a sediar um evento como a Copa do Mun-do FIFA. Contou-se, ainda, com um mo-mento de forte repercussão social como as eleições. Mesmo diante de tudo isso, seguramente 2014 teve saldo positivo no mercado imobiliário. Neste ano, o Secovi foi uma Entidade bastante ativa e pre-sente, promoveu palestras, seminários, cursos e treinamentos periodicamente, proporcionando suporte às empresas do mercado de comércio e de serviços imo-biliários, bem como realizando práticas de gestão condominial e assessoria ju-rídica aos seus associados. Frisa-se que o Instituto de Pesquisas e Estatísticas (Da-taSecovi), criado em 1994 pelo Secovi, tornou-se um dos principais indicadores de mídia relativo ao mercado imobiliário. Com isso, as perspectivas para 2015 são assaz animadoras, apontando para a re-tomada do crescimento econômico no setor imobiliário. O Secovi continuará o trabalho de excelência em relação ao Secovimed, à Universidade Secovi e ao DataSecovi”.

DIDEROT SOUZA VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO

Como tesoureiro do Secovi, em 2015, pretendo continuar buscando as mel-hores opções de investimento, que tragam melhor rentabilidade ao Sindi-cato, possibilitando assim, investirmos nos segmentos representados. Con-tinuaremos atuando sempre com muita transparência, seguindo as diretrizes do Estatuto e divulgando trimestral-mente os números aos nossos associa-dos e ainda a divulgação do balanço ao final do ano.

Page 4: Jornal Secovi - 3ª Edição

FORTALEZA-CE, JANEIRO 2015opovo.com.br 76 ESPECIAL SECOVI SERVIÇOS

EXAMES, ACOMPANHAMENTO MÉDICO E PALESTRAS INFORMATIVAS SÃO ALGUMAS DAS AÇÕES REALIZADAS PELO SECOVIMED EM APOIO A CAMPANHAS, DENTRE ELAS, OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

EM PROL DA VIDA

CAMPANHAS

Pela conscientização, prevenção e combate ao câncer de ma-ma e de próstata, respectiva-mente, as campanhas Outubro

Rosa e Novembro Azul mobilizaram pessoas de todo o mundo. O Secovi, mais uma vez, não ficou de fora. “O Secovimed possui um lado de respon-sabilidade social muito forte. Durante todo ano, são feitas campanhas em prol da saúde e bem-estar dos filiados e da população”, afirma Lívia Paiva, coordenadora do Secovimed.

PREVENÇÃOComo forma de motivar o comba-

te ao câncer de mama, durante to-do o mês de outubro, o Secovimed disponibilizou mamografias (exame para diagnóstico por imagem) entre usuárias e filiadas. As pacientes que apresentaram algum resultado, digno de um maior acompanhamento, foram encaminhadas aos especialistas para o devido tratamento.

Já em novembro, a campanha in-centivou homens, acima de 45 anos, ou com histórico familiar de câncer

ETHI

ARC

ANJO

de próstata, a realizar o exame de sangue PSA, que possibilita a pesqui-sa precoce do câncer de próstata em fase inicial. Os pacientes cujos resul-tados do PSA apontaram índices pre-ocupantes foram encaminhados aos médicos urologistas do Secovimed.

CONSCIENTIZAÇÃOAlém dos exames e do encaminha-

mento médico, o Secovimed buscou meios de orientar seus filiados acerca dos temas abordados pelas campa-nhas. Para isso, tanto no período do Outubro Rosa como no do Novembro Azul, o vice-presidente administrati-vo do sindicato, Dr. Miguel Schettini Neto, realizou palestras de conscien-tização sobre como detectar as doen-ças precocemente em administrado-ras como a FZ Imobiliária.

Segundo Lívia Paiva, cerca de 40, entre funcionários e filiados, compareceram às palestras, apro-veitando o momento de conscienti-zação, inclusive, para tirar dúvidas. “É importante a conscientização sobre a necessidade do diagnósti-

Fachada ganha iluminação especial no Novembro Azul

Fachada ganha iluminação especial no Outubro Rosa

Funcionários da FZ Imóveis participam de palestra sobre o Outubro Rosa

TOTAL DE ATENDIMENTOS DE ALGUNS SETORESJURIDICO 53643

COMUNICAÇÃO 52078

ADMINISTRATIVO 20916

UNIVERSIDADE SECOVI 9415

RH 7623

SECOVIMED 5069

SECOVIODONTO 3143

DATASECOVI 1880

CAMPANHA 1634

GAPRE 177

MARKETING 107

SMED ADM 5789

TOTAL 161474

COLHENDO OS RESULTADOS A EQUIPE DE 45 COLABORADORES QUE INTEGRA O SISTEMA SECOVI, DISTRIBUÍDA EM MAIS DE DEZ SETORES, ULTRAPASSOU, NO ÚLTIMO ANO, A META DE ATENDIMENTOS PLANEJADA

TRABALHO EM PARCERIA

A empresa Studart RH é parceira do Secovi para otimizar as ações internas do setor de Recursos Humanos do Sindicato. À frente da direção da empresa, Gisele Studart, psicóloga e também atual diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-CE), afirma que, entre os objetivos da empresa, está oferecer trabalho diferenciado aos seus clientes na atração, seleção, retenção e desenvolvimento de pessoas dentro das organizações.

“O Secovi já era cliente, porém a parceria de oferecer um pacote de serviços de RH como benefício aos associados é recente”, explica Gisele. “É um trabalho dos mais promissores, pois a instituição, como nenhuma outra, preocupa-se em oferecer, divulgar e incentivar as empresas para que consigam prosperar por meio das pessoas, pois são essas o principal diferencial competitivo das organizações, sejam estas pequenas, médias ou de grande porte.”

A diretora pontua, também, alguns serviços custeados pelo Secovi para o acesso de seus associados. “Seleção, avaliação de perfil, cliente oculto (avaliação de seus corretores), diagnóstico, pesquisas de clima, treinamentos e projetos especiais em consultoria da Studart RH.” Os serviços, de acordo com Gisele, visam qualificar o desempenho das pessoas e, por consequência, da própria empresa, que passa a ter uma melhoria em sua gestão.

Com atendimentos prestados a condomínios e empresas do ra-mo de incorporação, shopping centers, flats, empresas de com-

pra e venda, imobiliárias e loteadoras, o Secovi prestou, em 2014, 161.474 aten-dimentos, de acordo com Darli Baião, consultora de Gestão de Pessoas e da Qualidade do Sistema Secovi.

Ainda de acordo com Darli, o total de atendimentos atingiu a meta plane-jada. “Planejamos a meta de 150.000 e com esse resultado ultrapassamos a meta em mais de 7%. Ressalto que, a meta de 2014 representou 50% a mais da meta de 2013, que era 100.000”, especifica.

Para superar a meta, este ano, espe-ra-se atingir a marca de 200 mil atendi-mentos, o que representaria o dobro em relação a 2013. Para isso, Darli explica que os investimentos em equipamentos e estratégias são de fundamental impor-tância para a concretização das expecta-tivas como aumento no leque de servi-ços do Secovi, bem como novos cursos para atingir outros segmentos. “Nossa principal meta é, acima de tudo, aumen-tar nossos atendimentos pessoais, com

o intuito de criar uma maior proximida-de com nossos associados e filiados.”

Sempre que necessário, investimos em novos equipamentos de informáti-ca, assim como, mobiliários, consultó-rio odontológico móvel, com o intuito de otimizar nosso tempo de trabalho, satisfazer nossos filiados e, consequen-temente, melhorar nossos resultados. O Planejamento Estratégico foi elaborado, setor por setor, com o objetivo de tra-çarmos nossas metas para 2015 (base-adas na previsão orçamentária realizada conjuntamente). Além disso, organiza-mos nosso calendário com as principais datas comemorativas, bem como even-tos e datas importantes ao Sindicato.

NOSSA PRINCIPAL META É, ACIMA DE TUDO, AUMENTAR NOSSOS ATENDIMENTOS PESSOAIS

co precoce do câncer de mama e de próstata. Fazer a prevenção e ter o diagnóstico precoce é fundamental, pois quanto antes a doença for des-coberta, maior a chance de sucesso do tratamento.”, alerta.

Todos os que desejarem mais in-formações ou palestras informativas, para condomínios e empresas, podem entrar em contato diretamente com o Secovimed pelo e-mail [email protected].

Page 5: Jornal Secovi - 3ª Edição

8 ESPECIAL SECOVI

1. Nome do Contribuinte - É importante que seja preenchido conforme o cartão do CNPJ, para evitar distorções e/ou duplicidade.

2. Endereço - Preencher com todos os dados, de forma a garantir o recebimento dos informativos, boletins e comunicados do Sindicato.

3. CNPJ - Importante para identificação do seu recolhimento em nossos arquivos.

44. Valor - a) Para condomínio: a contribuição mínima no valor de R$ 179,32; b) Para empresa: o cálculo terá por base seu capital social, sobre o qual será aplicado a alíquota indicada na tabela para cálculo da Contribuição Sindical, na Guia de Recolhimento, sobre o valor encontrado, adicionar a parcela em Reais, constante da mesma tabela.

55. Multa e Juros - O pagamento em dia da Contribuição Sindical evita a cobranção de multa e juros, previstos no Art. 600 da CLT (multa de 10% nos 30 primeiros dias, com adicional de 2% por mês subsequente de atraso, além de juros de mora de 1% ao mês e correção monetária), bem como o encaminhamento para protesto, e ainda garante a participação gratuita nos eventos: Seminário Integrado para Síndicos e ERECON - Encontro Regional de Condomínios.

SERVIÇOS

ATENÇÃO À GUIA DE RECOLHIMENTO SINDICAL

NOVAS AGENDAS

A nualmente, as empresas e condomínios associados ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de

Imóveis (Secovi-CE) precisam pagar a Contribuição Sindical a fim de se manter em dia com o Sindicato e, também, dispor dos diversos bene-fícios que o Secovi oferece. A Guia de Recolhimento Sindical é um do-cumento que é emitido para fins de cobrança da Contribuição Sindical. É somente por meio da guia que as empresas ou condomínios afiliados devem efetuar o pagamento da refe-rida taxa. “É através desse documen-to que as empresas e condomínios se legitimam junto ao Sindicato”, acrescenta Maria Cláudia Fontenelle, gerente do Secovi.

A profissional aponta, ainda, os inúmeros benefícios que os usuários que pagam a Guia de Recolhimen-to têm junto ao sindicato. “Além de ser uma obrigatoriedade prevista na Constituição, é através do pagamento

dessa guia que o filiado poderá usu-fruir de todos os serviços oferecidos pelo Sindicato, tais como: assesso-ria jurídica, biblioteca, pesquisas de mercado, informativos e jornais”.

“Essa guia destina-se à cobrança da Contribuição Sindical de 2015”, explica ainda a gerente. A cobrança da Contribuição Sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ela possui natureza tributária e é recolhida pe-los empregadores sempre no mês de janeiro. O Secovi envia a Guia cerca de dez dias antes do vencimento a toda a sua base de representados, e ela pode ser paga até 31 de janeiro. Porém, nos primeiros dias de janeiro, a Guia pode ser ainda retirada pelo site do Secovi (www.Secovi-ce.com.br). “A guia po-derá ser paga a partir do seu recebi-mento até o dia 31 de janeiro de 2015 sem juros e multas. Após o vencimen-to, a guia poderá ser retirada através do site, porém acrescida de encargos”, finaliza Maria Cláudia.

Foram disponibilizadas para os filiados do Secovi e usuários do Se-covimed as agendas de 2015. Os con-domínios e empresas que pagam a contribuição sindical podem receber o produto, que vem com espaços pa-ra planejamento e anotações de reu-niões, lembretes de aniversários, além de indicadores econômicos e cálculo para contagem de dias. A agenda vem na cor cinza, e conta com calendários dos anos de 2015, 2016 e ainda, 2014, bem como indicações de datas come-morativas e feriados nacionais.

EMPRESAS E CONDOMÍNIOS ASSOCIADOS AO SECOVI DEVEM EFETUAR O PAGAMENTO DA GUIA ATÉ O FINAL DE JANEIRO A FIM DE SE LEGITIMAR JUNTO AO SINDICATO E GARANTIR BENEFÍCIOS