jornal sao camilo saude - 132

5
Colaboradores e líderes camilianos, gestores, voluntários e pessoas da comunidade que se identificam com a missão deixada por São Camilo de Lellis, santo protetor dos enfer- mos, profissionais da saúde e dos Hospitais, estiveram no último sábado, 14, no Santuário de Nossa Senhora Apareci- da, em Aparecida-SP, para prestigiar uma Celebração Espe- cial em homenagem ao Dia de São Camilo de Lellis, morto em 14 de julho de 1614. A data também celebra os 90 anos da chegada dos primei- ros camilianos no Brasil. Mais de 60 mil pessoas passaram pela Basílica na data, segundo levantamento dos organiza- dores. Os camilianos representaram cerca de 4 mil pessoas, afinal, mais de 70 ônibus seguiram de alguma instituição camiliana em direção ao Santuário. Muita religiosidade, emoção e devoção dos presentes que pela manhã, lotaram o Santuário de Aparecida. A missa das 10h com participação dos padres camilianos foi transmitida ao VIVO pela TV Aparecida e celebrada pelo Presidente da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, S. Eminên- cia, Dom Raimundo Damasceno de Assis. A expectativa dos fieis era de acompanhar a Relíquia Insig- ne com fragmentos do Coração de São Camilo de Lellis, ar- mazenado em Roma e que veio pela primeira vez em visita ao Brasil, após autorização do Governo Geral da Ordem Ca- miliana para a peregrinação da Relíquia em diversas cida- des brasileiras. Era possível perceber a expectativa dos presentes: “Não sei como vou me sentir quando vir o coração de São Camilo. Será uma emoção que não conseguirei conter em mim”. E dentro do Santuário se ouvia: “Parece um milagre eu estar aqui. É muito forte tudo isso. Como pode o coração estar aqui na minha frente?” Acima, Arcebispo Dom Raimundo ergue o Coração de São Camilo. Embaixo, camilianos e fieis prestigiam evento e Provincial, Pe. Leo Pessini. Dia de São Camilo de Lellis é marcado por emoção no Santuário de Nossa Senhora Aparecida Camilianos representaram mais de 4 mil pessoas para prestigiar evento histórico da entidade Edição Especial

Upload: brafil-sites

Post on 10-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Sao Camilo Saude - 132

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Sao Camilo Saude - 132

Colaboradores e líderes camilianos, gestores, voluntários e pessoas da comunidade que se identificam com a missão deixada por São Camilo de Lellis, santo protetor dos enfer-mos, profissionais da saúde e dos Hospitais, estiveram no último sábado, 14, no Santuário de Nossa Senhora Apareci-da, em Aparecida-SP, para prestigiar uma Celebração Espe-cial em homenagem ao Dia de São Camilo de Lellis, morto em 14 de julho de 1614. A data também celebra os 90 anos da chegada dos primei-ros camilianos no Brasil. Mais de 60 mil pessoas passaram pela Basílica na data, segundo levantamento dos organiza-dores. Os camilianos representaram cerca de 4 mil pessoas, afinal, mais de 70 ônibus seguiram de alguma instituição camiliana em direção ao Santuário. Muita religiosidade, emoção e devoção dos presentes que pela manhã, lotaram o Santuário de Aparecida. A missa das 10h com participação dos padres camilianos foi transmitida ao VIVO pela TV Aparecida e celebrada pelo Presidente da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, S. Eminên-cia, Dom Raimundo Damasceno de Assis. A expectativa dos fieis era de acompanhar a Relíquia Insig-ne com fragmentos do Coração de São Camilo de Lellis, ar-mazenado em Roma e que veio pela primeira vez em visita ao Brasil, após autorização do Governo Geral da Ordem Ca-miliana para a peregrinação da Relíquia em diversas cida-des brasileiras. Era possível perceber a expectativa dos presentes: “Não sei como vou me sentir quando vir o coração de São Camilo. Será uma emoção que não conseguirei conter em mim”. E dentro do Santuário se ouvia: “Parece um milagre eu estar aqui. É muito forte tudo isso. Como pode o coração estar aqui na minha frente?”

Acima, Arcebispo Dom Raimundo ergue o Coração de São Camilo. Embaixo, camilianos e fieis prestigiam evento e Provincial, Pe. Leo

Pessini.

Dia de São Camilo de Lellis é marcado por emoção no Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Camilianos representaram mais de 4 mil pessoas para prestigiar evento histórico da entidade

Edição Especial

Page 2: Jornal Sao Camilo Saude - 132

Página 2

A entrada dos padres camilianos, seguida do Coração de São Camilo pelos corredores do Santuário foi emocionante. Entre eles estavam o Presidente da São Camilo, Pe. Leocir Pessini, Superintendente da São Camilo, Pe. Justino Scatolin, Pe. Ni-versindo Cherubin e outras lideranças camilianas do segmen-tos religioso. Ao redor, fieis em oração, em agradecimento e em devoção à imagem da Relíquia, conduzida por padres Camilianos no cor-redor que levava ao altar. A imagem de Nossa Senhora Apare-cida foi conduzida pelas irmãs camilianas. Lágrimas e muitas preces marcaram a abertura da celebração. Durante a missa, o presidente da celebração lembrou a atua-ção e participação dos camilianos no Brasil que hoje possuem mais de 50 hospitais administrados, equipamentos sociais, instituições de educação e missões religiosas em busca de um país mais igual. Dom Raimundo também destacou a Campanha da Fraternidade de 2012 que discute a saúde pública.

Integração Camiliana em Simpósio após Missa

Após a Celebração, no auditório do Santuário, religiosos, líderes com seus familiares e leigos ligados aos Camilianos se reuniram para o Sim-pósio sobre São Camilo e Camilianos no Brasil. Em torno de 600 pessoas assistiram as apresentações, cânticos e palestras. Após as boas vindas feita pelo Pe. Leocir Pessini, uma Mesa Redonda foi formada com o te-ma: Conhecendo São Camilo de Lellis e os Camilianos. A Vida, obra e Espiritualidade foi abordada pelo Pe. Leo Pessini, segui-do do Pe. Carlos Pigatto que relembrou toda a trajetória dos primeiros missionários camilianos no Brasil. O Pe. Anísio Baldesin destacou a atu-ação da Pastoral da Saúde e os trabalhos do ICAPS, Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde no complemento da assistência ao enfermo.

O objetivo do Simpósio foi, além de apresentar as obras da entida-de, lembrar o principal objetivo dos camilianos, o de um tratamen-to médico de respeito e humanização. “Esperamos muito por esse dia, tão importante e essencial na vida de nós camilianos. É hora de refletir e repensar no que temos feito em prol do nosso próxi-mo. Em como podemos praticar os princípios camilianos em nosso dia a dia”, afirmou o Pe. Leocir Pessini.

Auditório lotado durante Simpósio

Mais de 4 mil camilianos em Aparecida

Padres Camilianos Irmãs Camilianas

Momento mais emocionante do evento: entrada da Relíquia conduzia por camilianos ao altar

Page 3: Jornal Sao Camilo Saude - 132

Página 3

Após intervalo um nova mesa Redonda foi formada para destacar as Obras, Paró-quias e Seminários dos Camilianos no Brasil. O Pe. Niversindo Antônio Cherubin coordenou a Mesa que teve as seguintes apresentações: “A formação de profissio-nais da Saúde”, proferida pelo Pe. Christian de Paul de Barchifontaine e a “Pastoral Universitária”, pelo Pe. Alberto Marques. Em seguida, o Pe. Justino Scatolin lembrou a Assistência à Saúde e Assistência Social praticada pelos camilianos em seus hospitais e unidades sociais. O Pe. Arlindo Toneta e Pe. Mateus Locatelli reforçaram “Paróquias e Vocações”, assim como sua importância para uma melhor qualidade na assistência ao enfermo. Ao final do Simpósio, o Pe. Leocir Pessini agradeceu a todos os presentes e para-benizou a todos os camilianos pelo trabalho e empenho em fazer da São Camilo essa entidade referência. O Pe. Justino Scatolin também parabenizou os adminis-tradores presentes pelo dia 14. Para encerrar a solenidade, o coração de São Camilo foi erguido para a plateia que congratulou o momento com muitos aplau-sos.

Pe. Leocir Pessini

Convidado pelo Pe. Leocir Pessini, o Dr. Paulo Franji, cardiologista e verea-dor da cidade de São Paulo, destacou a vitalidade do coração e a importân-cia dos médicos buscarem sempre os ensinamentos camilianos em suas funções diárias. O Coração de São Camilo esteve no auditório durante todo o Simpósio. “Os pacientes não podem ser números nos prontuários, é preciso buscar a inspiração camiliana, como nesse momento que estamos diretamente em contato com o coração de São Camilo. Só podemos trazer saúde à pessoas que amam gente. É indissociável o carinho e o cuidado na assistência médi-ca”, afirmou.

Médico destaca “O Coração” em Simpósio

O Coração Além de ser definido como o órgão da sensibilidade, o coração se manifesta segundo sentimentos, temperatura, emoções e precisa trabalhar de manei-ra menos ou mais intensa de acordo com cada manifestação corporal. Bom-beia aproximadamente 5 litros de sangue no corpo humano e realiza em torno de 70 batimentos a cada minuto. Além disto, é o símbolo do amor e da sensibilidade. É caracterizado por São Camilo de Lellis como o símbolo da humanização, por isso, sua tradicional frase: “Mais coração nas mãos, irmãos”.

Dr. Franji destaca relevância da essência camiliana para classe médica

Page 4: Jornal Sao Camilo Saude - 132

Página 4

A Regional Centro Sudeste presente

Representada por administradores, colaboradores e lideranças da Pastoral da Saúde, os hospitais camilianos da Regional Centro Sudeste prestigiaram o evento histórico da entidade. Alguns com faixas, outros com camisetas, bandeiras e outros com objetos que parabenizavam a São Camilo. Todos com o mesmo objetivo: celebrar os ensinamentos do santo e a existência da entidade nesses 90 anos no Brasil. O diretor geral da São Camilo, Domingos Sávio, acredita que o evento cumpriu seus objetivos. “Todos se emocionaram, colocaram suas intenções e preces. Todos conheceram mais sobre a essência de ser camiliano e praticar a missão da entidade em sua vida, em seu trabalho. Seremos mais fortes a partir desse dia. Estamos de parabéns”, finalizou.

Rondonópolis (MT) - A Pastoral da Saúde e a diretoria do Hospital Regional organizaram nos dias 10 e 11 de julho uma programação religiosa e especial em homenagem aos 90 anos dos camilianos no Brasil, ao Dia de São Camilo e também pelo primeiro ano do Hospital sob gestão camiliana. Uma missa em ação de graças foi realizada com a presença de colaboradores, dire-toria e comunidade. Um culto também marcou as comemorações. Aproximadamente 140 pes-soas prestigiaram o evento. A missa foi celebrada por Dom Juventino Kestring que lembrou a importância das falas e atitu-des de São Camilo durante sua vida e missão. A Irmã Zenilda foi convidada para parabenizar a Irmã Elza Giovanella, a quem tem o nome homenageado pelo próprio Hospital Regional. Du-rante o culto, o médico ortopedista e Pastor, Dr. Leolino Neto destacou a importância e as melhorias que a São Camilo tem feito ao longo desse um ano de administração.

Galeria de fotos

1 2 3 4

5 6 7 8

9 10

Comemorações Especiais nos Hospitais da Regional

8 - Itu, Resplendor, Caxambu e Timóteo / 9 - Mariana / 10 - Adneia e Vanide / 11 - Taubaté

Missa e Culto para comuni-dade e Hospital

20/07: Solange Baumann (Contadora - Nova Mutum) 21/07: Everton Marcos (Diretor Administrativo - Campo Verde) 21/07: Vera Lúcia Vignoli (Coord. Recepção - Salto) 22/07: Madalena Costa (Governanta - Timóteo) 23/07: Edimilson Sousa (Corrd. Tesouraria - Formosa) 23/07: Flávio Ferreira de Lima (Gerente Financeiro - Salto)

1 - Salto / 2 - Campos do Jordão / 3 - Aimorés / 4-Cel. Fabriciano / 5 - Timó-teo / 6 - Formosa / 7 - Pas-toral da Saúde de Mariana e Itabirito

Page 5: Jornal Sao Camilo Saude - 132

Campos do Jordão (SP) - Na última segunda-feira, 16, foi realizado um almoço livre para os colaboradores em come-moração ao Dia de São Camilo de Lellis no Hospital Leonor Mendes de Barros. O evento teve como equipe organizado-ra a Administração e Equipe UAN.

Mariana (MG) - O Hospital Monsenhor Horta preparou uma semana de atividades para homenagear São Camilo de Lellis. Como em todos os anos, a Pastoral da Saúde, direto-ria e Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) organizaram os eventos. Uma exposição do Mural Itinerante dava detalhes sobre a vida do santo e o que deixou como legado. Dos dias 09 a 11 de julho, foi realizado um Tríduo a São Camilo nos setores e exibido filme sobre sua vida no auditório. No dia 12, foi realizada a quinta-feira da saúde com aferi-ção de pressão arterial e orientações aos pacientes na recepção do HMH. Também foram distribuídas orações de São Camilo e realizada Missa em Ação de Graças. Um lan-che especial encerrou a Semana que também comemora o Dia do Administrador Hospitalar.

Para acompanhar todas as notícias sobre o mês de Peregrinação da Relíquia de São Camilo de Lellis no Brasil, acesse: http://www.saocamilo.br/reliquia.php

Acima, missa no HMH e abai-xo quinta-feira da Saúde

Almoço Livre no HLMB

Formosa (GO) - No Hospital São Camilo, aos colaboradores que não puderam ir até Aparecida, foi realizada missa pelo Pe. Dilmo em ação de graças aos ensinamentos de São Camilo de Lellis.

Missa no HSC

Aimorés (MG) - Foi celebrada uma missa em louvor a São Camilo de Lellis na Igreja Matriz Nª Senhora do Carmo, à pedido do Hospital São José e São Camilo. O momento celebrou a missão de Camilo no serviço aos enfermos, já que a vida do santo foi uma resposta às palavras de Jesus: “ide de aldeia em aldeia, pregai o Evangelho, curai os enfermos”. E foi servindo aos enfermos que São Camilo se tornou santo e hoje sua vida é um apelo aos profissionais de saúde: “Façam do serviço aos enfermos um instrumento de santificação.

Missa do HSJSC na Matriz

Nova Venécia (ES) - No dia 11 de julho foi realizada missa em homenagem a São Camilo de Lellis que contou com a presença de colaboradores, pacientes, agentes da Pastoral da Saúde do Hospital São Marcos e a comunidade veneciana. Celebrada pelo Pe. Antônio, da Paróquia de Guriri (ES), a missa contou a história de São Camilo de Lellis e emocionou a todos os presentes. Na oportunidade, foi realizada uma homenagem à diretora, Gilmara Sossai, e ao assistente, Elson de Farias, pelo Dia do Administrador Hospitalar.

Comunidade presente

Timóteo (MG) - No dia 19 de julho foi realizada na capela do Hospital e Maternidade Vital Bra-zil, uma missa em homenagem a São Camilo de Lellis com participação de colaboradores, Pas-toral da Saúde e Grupo de Seresteiros Camilianos que também fizeram uma procissão com a imagem do santo. O evento foi realizado pelo GTH em parceria com a Responsabilidade Social.

Procissão no HMVB

Comemorações Especiais nos Hospitais da Regional